???global.info.a_carregar???
Maira Lavalhegas Hallack. Concluiu o(a) Master Universitario em Educação em 2017/11/21 pelo(a) Universidade Estadual de Campinas, Laurea Specialistica em Museologia e Patrimônio Histórico em 2016/03/28 pelo(a) Centro Universitário Clarentiano, Laurea Specialistica em Tradução Inglês-Português em 2016/12/07 pelo(a) Centro Universitário Clarentiano, Licence em Física em 2017/02/10 pelo(a) Universidade Estadual de Campinas, Licence em Ciências Sociais em 2012/01/27 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Bachelor em Ciências Sociais em 2012/01/27 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Frequenta o(a) Doutoramento em Filosofia pelo(a) Universidade de Lisboa Centro de Filosofia desde 2020/01/27. É Investigador Auxiliar Convidado (carreira) no(a) Universidade de Ribeirão Preto e Pesquisador Colaborador no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 21 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maira Lavalhegas Hallack

Nomes de citação

  • Hallack, Maira

Identificadores de autor

Ciência ID
3C12-1130-B37D
ORCID iD
0000-0002-9748-1474

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/01/27 - 2025/01/12
Em curso
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia da Ciência
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
2020/01/20 - 2020/02/05
Concluído
Curso de Revisão Avançado (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/06 - 2020/01/15
Concluído
Revisor de texto iniciante (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/03/01 - 2019/06/30
Frequentou
Física (Bachelor)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2015/02/25 - 2017/11/21
Concluído
Educação (Master Universitario)
Especialização em Ensino de Ciência
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Entre alegorias da divulgação e da ficção científica: Leituras do paradoxo EPR " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/02/26 - 2017/02/10
Concluído
Física (Licence)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2016/02/26 - 2016/12/07
Concluído
Tradução Inglês-Português (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brasil
2015/02/25 - 2016/03/28
Concluído
Museologia e Patrimônio Histórico (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brasil
2015/01 - 2015/05
Concluído
Física. (Carga horária: 630h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Física
Universidade de Concordia, Canadá
Aprovada
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Sociologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluído
Ciências Sociais (Bachelor)
Especialização em Antropologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
2010/03 - 2010/06
Concluído
Espanhol Intermediário II. (Carga horária: 60h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Línguas
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Aprovada
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/06 - Atual Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Universidade de Ribeirão Preto, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil
2017/03/01 - 2017/07/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2016/02/11 - 2016/07/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Medicina do ABC, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/04 - 2019/12/04 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Faculdade de Medicina do ABC, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/25 - Atual Editor board Asian Journal of Complementary and Alternative Medicin, Estados Unidos
2020/01/27 - Atual Pesquisador Colaborador Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/08/25 - 2018/06/30 Professor Particular Professor Particular, Brasil
2017/02/26 - 2017/07/06 Monitor em Docência do Ensino Superior Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2014/09/01 - 2016/12/21 Estágio Escola Estadual Adalberto Nascimento, Brasil
2016/01/04 - 2016/02/01 Estágio Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa
2015/03/03 - 2015/06/30 Docência de Espanhol Curso Popular de Línguas, Brasil
2015/03/03 - 2015/06/30 Professor de inglês Cidadão Pró-Mundo, Brasil
2014/06/01 - 2014/07/01 Estágio Université de Liège, Bélgica
2014/03/01 - 2014/06/01 Estágio Studiecentrum voor Kernenergie, Bélgica
2014/01/04 - 2014/03/01 Estágio Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa
2010/03/04 - 2013/12/12 Explicador de Crianças Afásicas Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2013/03/08 - 2013/06/30 Professor de Ingês Cidadão Pró-Mundo, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Hallack, Maira; Alves, Sarah I.; Sonego DRN,. "The use of Z-scan technique for determination of biochemical parameters in children with solid tumors or leukemias supplemented or not with selenium", Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2019, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30769164.
    https://www.journals.elsevier.com/photodiagnosis-and-photodynamic-therapy
  2. Hallack, Maira; do Nascimento Alves SPIM. "Application of the Z-scan technique for the detection of CFCDNA (cell-free circulating DNA) and urine DNA (uDNA) in patients with bladder cancer", Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2019, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30822568.
    https://doi.org/10.1016/j.pdpdt.2019.02.022
Artigo em revista
  1. Hallack, Maira. "Discurso Científico: Um estudo de caso do museu Catavento Cultural no município de São Paulo". Ebok (2017):
    Publicado
  2. Silva, André Coelho; Almeida, Maria José Pereira Monteiro; Hallack, Maira Lavalhegas. "Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32 1 (2014): 53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p53.
    10.5007/2175-7941.2015v32n1p53
Poster em conferência
  1. Hallack, Maira. "Leituras de "As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes".". Trabalho apresentado em ICCA - 2017International Conference on Childhood and Adolescence. 2017., 2017.
  2. Hallack, Maira; Motta, Dionéia Serrat. "A temporalidade no sujeito discursivo: um estudo de caso de sujeito com hidrocefalia.". Trabalho apresentado em ICCA - 2017 International Conference on Childhood and Adolescence., 2017.
  3. Hallack, Maira. "Construção do tempo: Um estudo de caso de um sujeito hidrocefálico". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  4. Hallack, Maira. "Física como cultura: Paradoxo EPR.". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  5. Hallack, Maira; ALVES, S. I.; FONSECA, F. L. A.. "Evaluation of glucose in selenium-supplemented infant patients using non-linear optical method (Z-scan).". Trabalho apresentado em XII SIMPOSIO DE LASER E SUAS APLICACOES, 2017.
  6. Hallack, Maira. "Leituras em aulas de física: Um estudo de caso em uma escola pública.". Trabalho apresentado em XV Semana da Educação UFSCAR, 2017.
  7. LAVALHEGAS HALLACK, MAIRA; P. M. de Almeida, Maria José. "Interpretações Sobre Radiação Ionizante: uma breve leitura no ensino médio.". Trabalho apresentado em PIBIC XXIV - Congresso de Iniciação Científica da Unicamp., 2016.
    10.19146/pibic-2016-51096
  8. Hallack, Maira; ALVES, S. I.; FONSECA, F. L. A. "Técnica de Z-scan: Parâmetros Bioquímicos de Crianças Portadoras de Tumores suplementadas com Selênio.". Trabalho apresentado em Escola de Inverno do IFGW: Física em Medicina e Biologia., 2015.
  9. Hallack, Maira; ALVES, S. I. ; FONSECA, F. L. A.. "Validação da Técnica Z- Scan Determinação de lipídeos em amostras sanguíneas de crianças com leucemia e tumores sólidos suplementadas com selênio". Trabalho apresentado em Simpósio do Grande ABC, 2014.
  10. Hallack, Maira; ALVES, S. I; FONSECA, F. L. A; SILVA, E. A. O.. "The Validation of the Z-scan technique for the determination of plasma glucose.". 2013.
  11. Hallack, Maira. "Ficção científica: Leitura sobre radiação no Ensino Médio.". Trabalho apresentado em Apresentações de Iniciação Científica e Ensino de Física (IFGW), 2013.
  12. Hallack, Maira; Alves, Sarah I.. "Validação da técnica de Z-scan para determinação plasmática do colesterol.". Trabalho apresentado em III Congresso de Iniciação Científica Universidade Federal do ABC., 2013.
  13. Hallack, Maira. "Holo- Imagens". Trabalho apresentado em Apresentações de Iniciação Científica e Ensino de Física (IFGW), 2012.
  14. Hallack, Maira; ALMEIDA, M. J. P. M. "Leitura de Divulgação Científica sobre o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio". Trabalho apresentado em I Encontro de Divulgação Científica da Unicamp, 2011.
Resumo em conferência
  1. Hallack, Maira; Lavalhegas, Maria Cristina. "Educação além dos dizeres pedagógicos.". Trabalho apresentado em ICCAA 2019 - International Conference Childhood and Adolescence, Porto, 2019.
    Aceite para publicação
  2. Hallack, Maira; Cochrane, Linda; Manzoor, Shamaila. "EPR's Paradox: Reading ?Alice in Quantumland?.". Trabalho apresentado em ICCA 2019 - International Conference on Childhood and Adolescence, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Hallack, Maira; Fantova, Vladyslava. "Inactivation of Candida Albicans by corona discharge in system with rotating electrode.". Trabalho apresentado em 26th Symposium on Plasma Physics and Technology, Praga, 2014.
    Publicado
  4. Hallack, Maira; ALMEIDA, M. J. P. M.. "Leitura de um pequeno texto de Divulgação Científica por ingressantes na Unicamp". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Ensino de Física, Maresias, 2012.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Hallack, Maira. "Entre alegorias da divulgação e da ficção científica: Leituras do paradoxo EPR". Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2017. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330985/1/Hallack_MairaLavalhegas_M.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/01 Educação além dos dizeres pedagógicos O nosso objetivo com esta proposta é para que os alunos/pacientes não se distanciassem de seus direitos escolares, possibilitando uma continuidade no aprendizado, mesmo que afastados das escolas. Os estudantes hospitalizados apresentam debilidades causadas pelas enfermidades e, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem devido às ausências constantes na escola regular. Além do mais, o hospital é um ambiente que gera angústia, ansiedade e privação do ambiente cotidiano e das pessoas do seu convívio. ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
2019/01 EPR's Paradox: Reading: Alice in Quantumland? Esta pesquisa se propõe a examinar a possibilidade de utilizar leituras do edição de “Alice no País dos Quantum” ao considerar a discussão sobre se a mecânica quântica (MQ) é uma teoria completa no início do século XX. O foco é sobre dois artigos escritos em 1935: o primeiro é de Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen (EPR), que consideravam um paradoxo na teoria da MQ e que eles concluíram ser uma teoria incompleta e o segundo artigo, escrito por Niels Bohr em resposta ao artigo EPR. ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
2017/04 Discurso Museus Ciências: Um estudo de caso museu Catavento em São Paulo Este artigo é baseado nas teorias Análise do Discurso da vertente francesa, sendo um dos percussores foi Michel Pêcheux, e de museologia. Através delas, buscamos compreender o discurso do museu científico Catavento do município de São Paulo. Pretendemos que este trabalho fomente o debate entre cultura, ciências e discurso científico, proporcionando apenas algumas considerações e análises de um exemplo de museu científico dentro de um contexto de uma grande cidade. 4º Encontro de Divulgação de Cultura e Ciência
(Campinas, Brasil)
2012/10 Uma breve leitura de Divulgação Científica sobre o paradoxo Eintein, Podolsky e Rosen com ingressantes na universidade Apresentamos, num primeiro momento, uma síntese do paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen (paradoxo EPR), procurando esboçar suas possibilidades para a física escolar. Já num segundo momento, como maneira de sondar essas possibilidades, pautados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos como calouros de uma universidade produziram sentidos sobre o assunto a partir da leitura de fragmentos de um texto EPEF - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física
(Campinas, Brasil)
2012/09 Leituras de radiação no Ensino Médio Buscamos compreender possíveis interpretações sobre a leitura individual e mediada de um trecho referente à radiação ionizante, por alunos do ensino médio de uma escola estadual de Campinas ¿ S.P. Com base em questões respondidas por escrito, analisamos a interpretação dos alunos usando a noção de repetição formulada por Eni Orlandi. Concluímos que: 28% fez repetição empírica; 35%, formal; 28%, histórica. Respostas equivocadas diminuíram após a mediação. III CIAD - Colóquio Internacional de Análise de Discurso na UFSCAR/São Carlos
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Burkina Faso)
2012/03/01 Leituras de Ficção Científica no Ensino Médio: Paradoxo EPR Buscamos compreender como alunos de Ensino Médio interpretam textos de divulgação e ficção científica. Estudamos a leitura apoiada na noção de repetição (empírica, formal, histórica) segundo Orlandi (2006). Numa Escola Estadual de Campinas, na aula de física em diferentes salas do primeiro ano do Ensino Médio, propusemos a leitura de um capítulo que de algum modo abordasse o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen. Encontro de Divulgação Científica e Cultural II
LabJor - Unicamp (Campinas, Brasil)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Sociedade Brasileira de Física Sociedade científica que tem a missão de fomentar o desenvolvimento da física no Brasil, congregar os físicos e professores de Física do Brasil; prestar apoio, fomentar e promover as atividades de pesquisa e ensino em Física; .incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais do Brasil e de todo o mundo. Membro Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/08 - 2017/09 Organização do evento VIII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Trata-se de evento com características de interação entre conferencista e plateia com atividades de mesa redonda, conferências, temas livres, orais e, pôsteres, bem como, atividades interativas do tipo: ¿pergunta e tempo máximo de resposta¿ pela plateia por sistema digital. Participei da preparação do evento, elaboração do folder e organização e apoio às mesas. Organização do local de exposição dos pôsteres. Apoio aos conferencistas.
Membro
Distinções

Outra distinção

2021 Trabalhos Voluntários
Journal of Cancer Biology of Therapeutics, Estados Unidos
2019 Trabalhos Voluntários
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil
2017 Trabalhos Voluntários
Tranmina, Brasil