Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maira Lavalhegas Hallack
Nomes de citação
- Hallack, Maira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3C12-1130-B37D
- ORCID iD
- 0000-0002-9748-1474
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/01/27 - 2025/01/12
Em curso
|
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia da Ciência
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
|
|
2020/01/20 - 2020/02/05
Concluído
|
Curso de Revisão Avançado (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2020/01/06 - 2020/01/15
Concluído
|
Revisor de texto iniciante (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2014/03/01 - 2019/06/30
Frequentou
|
Física (Bachelor)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
|
2015/02/25 - 2017/11/21
Concluído
|
Educação (Master Universitario)
Especialização em Ensino de Ciência
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Entre alegorias da divulgação e da ficção científica: Leituras do paradoxo EPR " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/02/26 - 2017/02/10
Concluído
|
Física (Licence)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2º |
2016/02/26 - 2016/12/07
Concluído
|
Tradução Inglês-Português (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brasil
|
|
2015/02/25 - 2016/03/28
Concluído
|
Museologia e Patrimônio Histórico (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brasil
|
|
2015/01 - 2015/05
Concluído
|
Física. (Carga horária: 630h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Física
Universidade de Concordia, Canadá
|
Aprovada |
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluído
|
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Sociologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
|
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluído
|
Ciências Sociais (Bachelor)
Especialização em Antropologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
|
2010/03 - 2010/06
Concluído
|
Espanhol Intermediário II. (Carga horária: 60h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Línguas
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
Aprovada |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/03/06 - Atual | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | Universidade de Ribeirão Preto, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil |
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil | ||
2017/03/01 - 2017/07/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2016/02/11 - 2016/07/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdade de Medicina do ABC, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/04 - 2019/12/04 | Assistente Técnico (Assistente Técnico) | Faculdade de Medicina do ABC, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/03/25 - Atual | Editor board | Asian Journal of Complementary and Alternative Medicin, Estados Unidos |
2020/01/27 - Atual | Pesquisador Colaborador | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014/08/25 - 2018/06/30 | Professor Particular | Professor Particular, Brasil |
2017/02/26 - 2017/07/06 | Monitor em Docência do Ensino Superior | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2014/09/01 - 2016/12/21 | Estágio | Escola Estadual Adalberto Nascimento, Brasil |
2016/01/04 - 2016/02/01 | Estágio | Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa |
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa | ||
2015/03/03 - 2015/06/30 | Docência de Espanhol | Curso Popular de Línguas, Brasil |
2015/03/03 - 2015/06/30 | Professor de inglês | Cidadão Pró-Mundo, Brasil |
2014/06/01 - 2014/07/01 | Estágio | Université de Liège, Bélgica |
2014/03/01 - 2014/06/01 | Estágio | Studiecentrum voor Kernenergie, Bélgica |
2014/01/04 - 2014/03/01 | Estágio | Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa |
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, República Checa | ||
2010/03/04 - 2013/12/12 | Explicador de Crianças Afásicas | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2013/03/08 - 2013/06/30 | Professor de Ingês | Cidadão Pró-Mundo, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/01 | Educação além dos dizeres pedagógicos O nosso objetivo com esta proposta é para que os alunos/pacientes não se distanciassem de seus direitos escolares, possibilitando uma continuidade no aprendizado, mesmo que afastados das escolas. Os estudantes hospitalizados apresentam debilidades causadas pelas enfermidades e, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem devido às ausências constantes na escola regular. Além do mais, o hospital é um ambiente que gera angústia, ansiedade e privação do ambiente cotidiano e das pessoas do seu convívio. | ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
|
2019/01 | EPR's Paradox: Reading: Alice in Quantumland? Esta pesquisa se propõe a examinar a possibilidade de utilizar leituras do edição de “Alice no País dos Quantum” ao considerar a discussão sobre se a mecânica quântica (MQ) é uma teoria completa no início do século XX. O foco é sobre dois artigos escritos em 1935: o primeiro é de Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen (EPR), que consideravam um paradoxo na teoria da MQ e que eles concluíram ser uma teoria incompleta e o segundo artigo, escrito por Niels Bohr em resposta ao artigo EPR. | ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
|
2017/04 | Discurso Museus Ciências: Um estudo de caso museu Catavento em São Paulo Este artigo é baseado nas teorias Análise do Discurso da vertente francesa, sendo um dos percussores foi Michel Pêcheux, e de museologia. Através delas, buscamos compreender o discurso do museu científico Catavento do município de São Paulo. Pretendemos que este trabalho fomente o debate entre cultura, ciências e discurso científico, proporcionando apenas algumas considerações e análises de um exemplo de museu científico dentro de um contexto de uma grande cidade. | 4º Encontro de Divulgação de Cultura e Ciência
(Campinas, Brasil)
|
2012/10 | Uma breve leitura de Divulgação Científica sobre o paradoxo Eintein, Podolsky e Rosen com ingressantes na universidade Apresentamos, num primeiro momento, uma síntese do paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen (paradoxo EPR), procurando esboçar suas possibilidades para a física escolar. Já num segundo momento, como maneira de sondar essas possibilidades, pautados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos como calouros de uma universidade produziram sentidos sobre o assunto a partir da leitura de fragmentos de um texto | EPEF - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física
(Campinas, Brasil)
|
2012/09 | Leituras de radiação no Ensino Médio Buscamos compreender possíveis interpretações sobre a leitura individual e mediada de um trecho referente à radiação ionizante, por alunos do ensino médio de uma escola estadual de Campinas ¿ S.P. Com base em questões respondidas por escrito, analisamos a interpretação dos alunos usando a noção de repetição formulada por Eni Orlandi. Concluímos que: 28% fez repetição empírica; 35%, formal; 28%, histórica. Respostas equivocadas diminuíram após a mediação. | III CIAD - Colóquio Internacional de Análise de Discurso na UFSCAR/São Carlos
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Burkina Faso)
|
2012/03/01 | Leituras de Ficção Científica no Ensino Médio: Paradoxo EPR Buscamos compreender como alunos de Ensino Médio interpretam textos de divulgação e ficção científica. Estudamos a leitura apoiada na noção de repetição (empírica, formal, histórica) segundo Orlandi (2006). Numa Escola Estadual de Campinas, na aula de física em diferentes salas do primeiro ano do Ensino Médio, propusemos a leitura de um capítulo que de algum modo abordasse o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen. | Encontro de Divulgação Científica e Cultural II
LabJor - Unicamp (Campinas, Brasil)
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Sociedade Brasileira de Física Sociedade científica que tem a missão de fomentar o desenvolvimento da física no Brasil, congregar os físicos e professores de Física do Brasil; prestar apoio, fomentar e promover as atividades de pesquisa e ensino em Física; .incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais do Brasil e de todo o mundo. | Membro Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/08 - 2017/09 | Organização do evento VIII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.
Trata-se de evento com características de interação entre conferencista e plateia com atividades de mesa redonda,
conferências, temas livres, orais e, pôsteres, bem como, atividades interativas do tipo: ¿pergunta e tempo máximo de
resposta¿ pela plateia por sistema digital. Participei da preparação do evento, elaboração do folder e organização e apoio
às mesas. Organização do local de exposição dos pôsteres. Apoio aos conferencistas.
Membro
|
Distinções
Outra distinção
2021 | Trabalhos Voluntários
Journal of Cancer Biology of Therapeutics, Estados Unidos
|
2019 | Trabalhos Voluntários
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brasil
|
2017 | Trabalhos Voluntários
Tranmina, Brasil
|