???global.info.a_carregar???
Maira Lavalhegas Hallack. Concluiu o(a) Master Universitario em Educação em 2017/11/21 pelo(a) Universidade Estadual de Campinas, Laurea Specialistica em Museologia e Patrimônio Histórico em 2016/03/28 pelo(a) Centro Universitário Clarentiano, Laurea Specialistica em Tradução Inglês-Português em 2016/12/07 pelo(a) Centro Universitário Clarentiano, Licence em Física em 2017/02/10 pelo(a) Universidade Estadual de Campinas, Licence em Ciências Sociais em 2012/01/27 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Bachelor em Ciências Sociais em 2012/01/27 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Frequenta o(a) Doutoramento em Filosofia pelo(a) Universidade de Lisboa Centro de Filosofia desde 2020/01/27. É Investigador Auxiliar Convidado (carreira) no(a) Universidade de Ribeirão Preto e Pesquisador Colaborador no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 21 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identification

Personal identification

Full name
Maira Lavalhegas Hallack

Citation names

  • Hallack, Maira

Author identifiers

Ciência ID
3C12-1130-B37D
ORCID iD
0000-0002-9748-1474

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
French Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Italian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020/01/27 - 2025/01/12
Ongoing
Filosofia (Doutoramento)
Major in Filosofia da Ciência
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
2020/01/20 - 2020/02/05
Concluded
Curso de Revisão Avançado (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/06 - 2020/01/15
Concluded
Revisor de texto iniciante (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/03/01 - 2019/06/30
Attended
Física (Bachelor)
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2015/02/25 - 2017/11/21
Concluded
Educação (Master Universitario)
Major in Ensino de Ciência
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
"Entre alegorias da divulgação e da ficção científica: Leituras do paradoxo EPR " (THESIS/DISSERTATION)
2010/02/26 - 2017/02/10
Concluded
Física (Licence)
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2016/02/26 - 2016/12/07
Concluded
Tradução Inglês-Português (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brazil
2015/02/25 - 2016/03/28
Concluded
Museologia e Patrimônio Histórico (Laurea Specialistica)
Centro Universitário Clarentiano, Brazil
2015/01 - 2015/05
Concluded
Física. (Carga horária: 630h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in Física
Universidade de Concordia, Canada
Aprovada
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluded
Ciências Sociais (Licence)
Major in Sociologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brazil
2007/02/05 - 2012/01/27
Concluded
Ciências Sociais (Bachelor)
Major in Antropologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brazil
2010/03 - 2010/06
Concluded
Espanhol Intermediário II. (Carga horária: 60h). (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in Línguas
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Aprovada
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2018/03/06 - Current Invited Auxiliary Researcher (Research) Universidade de Ribeirão Preto, Brazil

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brazil
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brazil
2017/03/01 - 2017/07/10 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2016/02/11 - 2016/07/01 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade de Medicina do ABC, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2017/09/04 - 2019/12/04 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Faculdade de Medicina do ABC, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2021/03/25 - Current Editor board Asian Journal of Complementary and Alternative Medicin, United States
2020/01/27 - Current Pesquisador Colaborador Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/08/25 - 2018/06/30 Professor Particular Professor Particular, Brazil
2017/02/26 - 2017/07/06 Monitor em Docência do Ensino Superior Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2014/09/01 - 2016/12/21 Estágio Escola Estadual Adalberto Nascimento, Brazil
2016/01/04 - 2016/02/01 Estágio Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, Czech Republic
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, Czech Republic
2015/03/03 - 2015/06/30 Docência de Espanhol Curso Popular de Línguas, Brazil
2015/03/03 - 2015/06/30 Professor de inglês Cidadão Pró-Mundo, Brazil
2014/06/01 - 2014/07/01 Estágio Université de Liège, Belgium
2014/03/01 - 2014/06/01 Estágio Studiecentrum voor Kernenergie, Belgium
2014/01/04 - 2014/03/01 Estágio Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, Czech Republic
Ceské Vysoké Uceni Technické Fakulta elektrotechnická, Czech Republic
2010/03/04 - 2013/12/12 Explicador de Crianças Afásicas Universidade Estadual de Campinas, Brazil
2013/03/08 - 2013/06/30 Professor de Ingês Cidadão Pró-Mundo, Brazil
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Hallack, Maira; Lavalhegas, Maria Cristina. "Educação além dos dizeres pedagógicos.". Paper presented in ICCAA 2019 - International Conference Childhood and Adolescence, Porto, 2019.
    Accepted
  2. Hallack, Maira; Cochrane, Linda; Manzoor, Shamaila. "EPR's Paradox: Reading ?Alice in Quantumland?.". Paper presented in ICCA 2019 - International Conference on Childhood and Adolescence, Porto, 2019.
    Published
  3. Hallack, Maira; Fantova, Vladyslava. "Inactivation of Candida Albicans by corona discharge in system with rotating electrode.". Paper presented in 26th Symposium on Plasma Physics and Technology, Praga, 2014.
    Published
  4. Hallack, Maira; ALMEIDA, M. J. P. M.. "Leitura de um pequeno texto de Divulgação Científica por ingressantes na Unicamp". Paper presented in Encontro Nacional de Ensino de Física, Maresias, 2012.
    Accepted
Conference poster
  1. Hallack, Maira. "Leituras de "As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes".". Paper presented in ICCA - 2017International Conference on Childhood and Adolescence. 2017., 2017.
  2. Hallack, Maira; Motta, Dionéia Serrat. "A temporalidade no sujeito discursivo: um estudo de caso de sujeito com hidrocefalia.". Paper presented in ICCA - 2017 International Conference on Childhood and Adolescence., 2017.
  3. Hallack, Maira. "Construção do tempo: Um estudo de caso de um sujeito hidrocefálico". Paper presented in Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  4. Hallack, Maira. "Física como cultura: Paradoxo EPR.". Paper presented in Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  5. Hallack, Maira; ALVES, S. I.; FONSECA, F. L. A.. "Evaluation of glucose in selenium-supplemented infant patients using non-linear optical method (Z-scan).". Paper presented in XII SIMPOSIO DE LASER E SUAS APLICACOES, 2017.
  6. Hallack, Maira. "Leituras em aulas de física: Um estudo de caso em uma escola pública.". Paper presented in XV Semana da Educação UFSCAR, 2017.
  7. LAVALHEGAS HALLACK, MAIRA; P. M. de Almeida, Maria José. "Interpretações Sobre Radiação Ionizante: uma breve leitura no ensino médio.". Paper presented in PIBIC XXIV - Congresso de Iniciação Científica da Unicamp., 2016.
    10.19146/pibic-2016-51096
  8. Hallack, Maira; ALVES, S. I.; FONSECA, F. L. A. "Técnica de Z-scan: Parâmetros Bioquímicos de Crianças Portadoras de Tumores suplementadas com Selênio.". Paper presented in Escola de Inverno do IFGW: Física em Medicina e Biologia., 2015.
  9. Hallack, Maira; ALVES, S. I. ; FONSECA, F. L. A.. "Validação da Técnica Z- Scan Determinação de lipídeos em amostras sanguíneas de crianças com leucemia e tumores sólidos suplementadas com selênio". Paper presented in Simpósio do Grande ABC, 2014.
  10. Hallack, Maira; ALVES, S. I; FONSECA, F. L. A; SILVA, E. A. O.. "The Validation of the Z-scan technique for the determination of plasma glucose.". 2013.
  11. Hallack, Maira. "Ficção científica: Leitura sobre radiação no Ensino Médio.". Paper presented in Apresentações de Iniciação Científica e Ensino de Física (IFGW), 2013.
  12. Hallack, Maira; Alves, Sarah I.. "Validação da técnica de Z-scan para determinação plasmática do colesterol.". Paper presented in III Congresso de Iniciação Científica Universidade Federal do ABC., 2013.
  13. Hallack, Maira. "Holo- Imagens". Paper presented in Apresentações de Iniciação Científica e Ensino de Física (IFGW), 2012.
  14. Hallack, Maira; ALMEIDA, M. J. P. M. "Leitura de Divulgação Científica sobre o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio". Paper presented in I Encontro de Divulgação Científica da Unicamp, 2011.
Journal article
  1. Hallack, Maira. "Discurso Científico: Um estudo de caso do museu Catavento Cultural no município de São Paulo". Ebok (2017):
    Published
  2. Silva, André Coelho; Almeida, Maria José Pereira Monteiro; Hallack, Maira Lavalhegas. "Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade". Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32 1 (2014): 53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p53.
    10.5007/2175-7941.2015v32n1p53
Newspaper article
  1. Hallack, Maira; Alves, Sarah I.; Sonego DRN,. "The use of Z-scan technique for determination of biochemical parameters in children with solid tumors or leukemias supplemented or not with selenium", Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2019, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30769164.
    https://www.journals.elsevier.com/photodiagnosis-and-photodynamic-therapy
  2. Hallack, Maira; do Nascimento Alves SPIM. "Application of the Z-scan technique for the detection of CFCDNA (cell-free circulating DNA) and urine DNA (uDNA) in patients with bladder cancer", Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2019, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30822568.
    https://doi.org/10.1016/j.pdpdt.2019.02.022
Thesis / Dissertation
  1. Hallack, Maira. "Entre alegorias da divulgação e da ficção científica: Leituras do paradoxo EPR". Master, Universidade Estadual de Campinas, 2017. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/330985/1/Hallack_MairaLavalhegas_M.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/01 Educação além dos dizeres pedagógicos O nosso objetivo com esta proposta é para que os alunos/pacientes não se distanciassem de seus direitos escolares, possibilitando uma continuidade no aprendizado, mesmo que afastados das escolas. Os estudantes hospitalizados apresentam debilidades causadas pelas enfermidades e, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem devido às ausências constantes na escola regular. Além do mais, o hospital é um ambiente que gera angústia, ansiedade e privação do ambiente cotidiano e das pessoas do seu convívio. ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
2019/01 EPR's Paradox: Reading: Alice in Quantumland? Esta pesquisa se propõe a examinar a possibilidade de utilizar leituras do edição de “Alice no País dos Quantum” ao considerar a discussão sobre se a mecânica quântica (MQ) é uma teoria completa no início do século XX. O foco é sobre dois artigos escritos em 1935: o primeiro é de Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen (EPR), que consideravam um paradoxo na teoria da MQ e que eles concluíram ser uma teoria incompleta e o segundo artigo, escrito por Niels Bohr em resposta ao artigo EPR. ICCA - 2019 International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
2017/04 Discurso Museus Ciências: Um estudo de caso museu Catavento em São Paulo Este artigo é baseado nas teorias Análise do Discurso da vertente francesa, sendo um dos percussores foi Michel Pêcheux, e de museologia. Através delas, buscamos compreender o discurso do museu científico Catavento do município de São Paulo. Pretendemos que este trabalho fomente o debate entre cultura, ciências e discurso científico, proporcionando apenas algumas considerações e análises de um exemplo de museu científico dentro de um contexto de uma grande cidade. 4º Encontro de Divulgação de Cultura e Ciência
(Campinas, Brazil)
2012/10 Uma breve leitura de Divulgação Científica sobre o paradoxo Eintein, Podolsky e Rosen com ingressantes na universidade Apresentamos, num primeiro momento, uma síntese do paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen (paradoxo EPR), procurando esboçar suas possibilidades para a física escolar. Já num segundo momento, como maneira de sondar essas possibilidades, pautados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos como calouros de uma universidade produziram sentidos sobre o assunto a partir da leitura de fragmentos de um texto EPEF - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física
(Campinas, Brazil)
2012/09 Leituras de radiação no Ensino Médio Buscamos compreender possíveis interpretações sobre a leitura individual e mediada de um trecho referente à radiação ionizante, por alunos do ensino médio de uma escola estadual de Campinas ¿ S.P. Com base em questões respondidas por escrito, analisamos a interpretação dos alunos usando a noção de repetição formulada por Eni Orlandi. Concluímos que: 28% fez repetição empírica; 35%, formal; 28%, histórica. Respostas equivocadas diminuíram após a mediação. III CIAD - Colóquio Internacional de Análise de Discurso na UFSCAR/São Carlos
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Burkina Faso)
2012/03/01 Leituras de Ficção Científica no Ensino Médio: Paradoxo EPR Buscamos compreender como alunos de Ensino Médio interpretam textos de divulgação e ficção científica. Estudamos a leitura apoiada na noção de repetição (empírica, formal, histórica) segundo Orlandi (2006). Numa Escola Estadual de Campinas, na aula de física em diferentes salas do primeiro ano do Ensino Médio, propusemos a leitura de um capítulo que de algum modo abordasse o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen. Encontro de Divulgação Científica e Cultural II
LabJor - Unicamp (Campinas, Brazil)

Association member

Society Organization name Role
2010 - Current Sociedade Brasileira de Física Sociedade científica que tem a missão de fomentar o desenvolvimento da física no Brasil, congregar os físicos e professores de Física do Brasil; prestar apoio, fomentar e promover as atividades de pesquisa e ensino em Física; .incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais do Brasil e de todo o mundo. Membro Associado

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2017/08 - 2017/09 Organização do evento VIII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Trata-se de evento com características de interação entre conferencista e plateia com atividades de mesa redonda, conferências, temas livres, orais e, pôsteres, bem como, atividades interativas do tipo: ¿pergunta e tempo máximo de resposta¿ pela plateia por sistema digital. Participei da preparação do evento, elaboração do folder e organização e apoio às mesas. Organização do local de exposição dos pôsteres. Apoio aos conferencistas.
Member
Distinctions

Other distinction

2021 Trabalhos Voluntários
Journal of Cancer Biology of Therapeutics, United States
2019 Trabalhos Voluntários
Centro Universitário de Ciências da Saúde do ABC, Brazil
2017 Trabalhos Voluntários
Tranmina, Brazil