???global.info.a_carregar???
Conceição Costa is a PhD in Communication Sciences - Media Studies from FCSH-Universidade Nova de Lisboa. She is an Associate Professor at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHLT) and a Principal Researcher at CICANT (DOI 10.54499/UIDB/05260/2020) in Lisbon, Portugal. She is a lecturer at Bachelor degrees, Master degrees and Doctoral degrees at ECATI, teaching curricular units related with Communication and Technology namely: Human-Computer Interaction (Informatics Engineering bachelor degree); Research Methodologies (Game Design Master degree); Media and Education in the Master of Teaching Visual Arts for the 3rd cycle of Basic and Secondary School; Social Marketing and Advertising (Cinema, Video and Multimedia Communication bachelor degree); Media and Literacies in PhD in Communication Sciences. She was a member of the COST Action ISO906 (2010-2014) and has been involved in several European publications about children, media literacy and Game-Based Learning. Her main research interests are media and children, particularly how media consumption and creation create opportunities for learning, expressions of identities(s) and citizenship. She was the Principal Investigator of GamiLearning project (UTAP-ICDT/IVC-ESCT /0020/2014) funded by FCT and the coordinator of ECFOLI in Portugal (ERASMUS+) and MILT- Media Literacy for Living Together, funded by the "Media Literacy for All Programme" of the European Commission and of GBL4deaf - Game-Based Learning for Deaf Students funded by FCT and LISBOA2020. She is a research member of the bYou project of Minho University (PTDC/COM-OUT/3004/2020) funded by FCT. Currently she is the PT coordinator and a research member of EPIC WE - Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments: youth imagining, creating and exchanging cultural values and heritage through game-making funded by Horizon Europe.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Conceição Gonçalves Costa
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Costa, Conceição

Identificadores de autor

Ciência ID
3A1F-9BBA-3AD5
ORCID iD
0000-0002-3544-722X

Endereços de correio eletrónico

  • conceicao.costa@ulusofona.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217515500 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2013/07/11
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Estudos dos Media e do Jornalismo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Marcas, Literacia Mediática e Expressões da Identidade dos Pré-Adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom C/distinção
2006
Concluído
Sistemas de Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Master degree
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005/07/01
Concluído
Master of Arts in Business Communication and Public Relations (Mestrado)
European University Barcelona, Espanha
"A MODEL FOR INTEGRATED MARKETING COMMUNICATIONS ON THE INTERNET MARKETPLACE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
3,35 numa escala de 0 a 4.
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/02 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2007/09/01 - 2018/12/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/07/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2013/09/01 - 2018/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal
2004/09/01 - 2013/09/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2002/03/01 - 2003/09/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/01/01 - 2003/07/31 Carreiras / Categorias Subsistentes Link Consulting, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/01/01 - 1999/12/31 Director de Unidade Orgânica Centro Multimédia do INESC, Portugal
INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/10/01 - 1996/12/31 Project manager at Multimedia Center of INESC INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/03 - 2026/02 EPIC-WE -Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments
Investigador
Aarhus Universitet, Dinamarca

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
Horizon 2020 Framework Programme

Horizon 2020
Em curso
2018/07/01 - 2019/06/30 MILT - Media Literacy for Living Together
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - Atual RePeME - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [And after the pandemic? Recovery, continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal]
ILIND/F+/EI/03/2022
Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal

Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Em curso
2023/01/02 - 2026/01/01 Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility
2022.07939.PTDC
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/02 - 2025/01/01 CEEC Institutional
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/03/29 - 2024/02/29 bYou - Study of the experiences and expressions of children and young people about the media
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/01/03 - 2024/01/02 PlayersAll: media agency and empowerment<br>
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/05/01 - 2023/04/30 ASDigital
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
European Commission
Em curso
2018/05/01 - 2022/04/30 GBL4deaf - Game-Based Learning for Deaf Students
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 COPELABS - Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrada nas Pessoas
UID/Multi/04111/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/05 - 2018/04 Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT
Concluído
2015/03 - 2017/02 ECFOLI - ECO FOR LIFE
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
European Commission
Concluído
2010/10/01 - 2014/03/31 iDTV-SAÚDE: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interactiva
UTA-Est/MAI/0012/2009
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/04/05 - 2014/02/04 MOBSERV- FACILITATOR SYSTEMS IN MOBILE SERVICES USE
PTDC/CCI-COM/115897/2009
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Universidad de Salamanca Departamento de Administración y Economía de la Empresa, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/03/30 - 2011/09/29 ADOPT_DTV: Barreiras à adopção da televisão digital no contexto da transição da televisão analógica para o digital
PTDC/CCI-COM/102576/2008
Autoridade Nacional de Comunicacoes, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/05/01 - 2011 Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by majority and disadvantaged groups in Portugal and the USA
UTAustin/CD/0016/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal

The University of Texas at Austin, Estados Unidos

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Porto Editora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 ComuniMEDIA - Mobile media, community and social capital (PTDC/CCI-COM/109887/2009).
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT
Concluído
2007/12/10 - 2010/06/10 MEDIACULT-PT - Participatory culture and media usage
PTDC/CCI/70893/2006
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Diana; Pereira, Sara; Costa, Conceição; Jardim, Carolina. "Children, young people and participation in and through the media: A systematic literature review.". Trabalho apresentado em Conference of the International Association for Media and Communication Research - IAMCR, Beijing, 2022.
    Publicado
  2. Costa, C.. "ECGBL Preface". 2022.
  3. Marcelino, L.; Costa, C.; Santos, C.. "Using Mathematics Game-based Intervention on Children with Special Educational Needs: Preliminary Findings". 2022.
  4. Marcelino, Lilia; Costa, Conceição; Neves, José Carlos; Andreas Melo; Fernando M. Soares. "Conducting a Usability Playtest of a Mathematics Educational Game with Deaf and Hearing Students". Trabalho apresentado em Videojogos 2020, Mirandela, 2020.
    Publicado
  5. Costa, Conceição; Marcelino, Lilia. "Games User Research with Deaf Students: Research Design and Preliminary Results". Trabalho apresentado em ECGBL2020 - 14th Conference on Game-Based Learning, Birmingham, 2020.
    Publicado • 10.34190/gbl.20.108
  6. Costa, Conceição; Sousa, Carla; Tyner, Kathleen. Autor correspondente: Costa, Conceição. "Níveis de Literacia Mediática em estudantes do 2º e 3º ciclos do ensino básico em Portuga". Trabalho apresentado em 5º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Aveiro, 2019.
    Publicado
  7. Costa, C.; Marcelino, L.; Neves, J.; Sousa, C.. "Games for education of deaf students: A systematic literature review". 2019.
    10.34190/GBL.19.113
  8. Sousa, C.; Cardoso, D.; Costa, C.; Tyner, K.. "Making games, making literacy: A case-study in formal educational contexts". 2018.
  9. Costa, C.; Tyner, K.; Henriques, S.; Sousa, C.. "Digital game creation for media and information literacy development in children". 2017.
  10. Costa, Conceicao; Tyner, Kathleen; Henriques, Sara; Sousa, Carla; Costa, Maria. "GAMES FOR MEDIA AND INFORMATION LITERACY - DEVELOPING MEDIA AND INFORMATION LITERACY SKILLS IN CHILDREN THROUGH DIGITAL GAMES CREATION". 2017.
    doi: 10.21125/edulearn.2017.1627
  11. Costa, Maria. "Social Network Analysis and digital learning environments: a framework for research and practice using the Sapo Campus platform". 2016.
    10.21125/inted.2016.1239
Artigo em revista
  1. Carla Patrícia Gonçalves e Sousa Mira; Costa, Conceição. Autor correspondente: Carla Patrícia Gonçalves e Sousa Mira. "Mapping the Inclusion of Children and Youth With Disabilities in Media Literacy Research". Media and Communication (2022): https://doi.org/10.17645/mac.v10i4.5769.
    Acesso aberto • 10.17645/mac.v10i4.5769
  2. Luz, F.; Costa, C.. "Games and culture: Notes on design, art and education". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 4-5. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85097507498&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/ijfma.v5.n1.edit
  3. Costa, Maria. "Game creation to promote media and information literacy (MIL) skills in basic education teachers". Revista Lusófona de Educação (2019): http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle46.09.
    10.24140/issn.1645-7250.rle46.09
  4. Costa, Maria. "Introductory Note". Revista Lusófona de Educação (2019): http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle46.06.
    10.24140/issn.1645-7250.rle46.06
  5. Costa, Maria. "Ana Paiva talks with Conceição Costa". Revista Lusófona de Educação (2019): http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle46.11.
    10.24140/issn.1645-7250.rle46.11
  6. Costa, C.; Tyner, K.; Henriques, S.; Sousa, C.. "Game creation in youth media and information literacy education". International Journal of Game-Based Learning 8 2 (2018): 1-13. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044026898&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/IJGBL.2018040101
  7. Costa, C.; Tyner, K.; Rosa, P.J.; Sousa, C.; Henriques, S.. "Development and validation of the media and information literacy scale for the 2nd and 3rd cycle of basic education in Portugal,Développement et validation de l’échelle de littératie médiatique et informationnelle pour des élèves du deuxième et troisième cycles de l’enseignement primaire au portugal,Desenvolvimento e validação da escala de literacia mediática e informacional". Revista Lusofona de Educacao 41 41 (2018): 11-28. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057459183&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle41.01
  8. Teodoro, A.; Brás, J.; Gonçalves, M.N.; Tyner, K.; Costa, C.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 41 41 (2018): 5-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057491820&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle41.edit
  9. Sousa, C.; Costa, C.. "Videogames as a learning tool: Is game-based learning more effective?,Les jeux vidéo comme outil d’apprentissage: L’apprentissage basé sur le jeu est-elle plus efficace?,Os videojogos como ferramenta de aprendizagem: A aprendizagem baseada em jogos é mais eficaz?,Los videojuegos como herramienta para el aprendizaje: ¿es más eficaz el aprendizaje basado en juegos?". Revista Lusofona de Educacao 40 40 (2018): 199-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064683083&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/ISSN.1645-7250.RLE40.13
  10. Tyner, K.; Costa, C.. "Anne mette thorhauge from the department of media, cognition and communication at the University of Copenhagen talks with Kathleen Tyner and Conceição Costa about opportunities and challenges as games are integrated into the formal learning environment". Revista Lusofona de Educacao 41 41 (2018): 235-237. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057446887&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle41.15
  11. Sousa, Carla; Cardoso, Daniel; Costa, Conceicao; Tyner, Kathleen. "Making Games, Making Literacy: A Case-Study in Formal Educational Contexts". PROCEEDINGS OF THE 12TH EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING (ECGBL) (2018): https://publons.com/wos-op/publon/31963806/.
  12. Costa, C.; Sousa, C.; Rogado, J.; Henriques, S.. "Playing digital security: Youth voices on their digital rights". International Journal of Game-Based Learning 7 3 (2017): 11-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020739077&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/IJGBL.2017070102
  13. Henriques, Sara; Sousa, Carla; Costa, Conceicao; Costa, Maria. "DRIVERS AND MOTIVATIONS TO GAME-BASED LEARNING APPROACHES - A PERSPECTIVE FROM PARENTS AND TEACHERS". INTED Proceedings (2017): https://publons.com/wos-op/publon/32246453/.
    10.21125/inted.2017.1342
  14. Costa, Conceicao; Car, Viktorija; Papadimitriou, Sofia. "Good practices and emerging trends in media and information literacy". Public Policies in Media and Information Literacy in Europe: Cross-country Comparisons (2017): https://publons.com/wos-op/publon/32246454/.
    10.4324/9781315628851-8
  15. Costa, C.; Tyner, K.; Henriques, S.; Sousa, C.. "A review of research questions, theories and methodologies for game- based learning". Journal of Content, Community and Communication 4 (2016): 2-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85036458042&partnerID=MN8TOARS.
  16. Costa, Maria. "Elementary school goes online - making sense of peer-to-peers and peer-to-content interactions with SNA". MERJ (The Media Education Research Journal) 03:01 (2012): http://merj.info/wp-content/uploads/2012/07/MERJ_3-1-Contents.pdf.
  17. Damásio, M.J.; Henriques, S.; Costa, C.. "Virtual communities and social activities: Reframing the online experience". International Journal of Web Based Communities 8 2 (2012): 159-176. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859402182&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJWBC.2012.046257
  18. Damásio, M.J.; Henriques, S.; Costa, C.. "Belonging to a community: The mediation of belonging". Observatorio 2012 Special Is (2012): 127-146. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029626330&partnerID=MN8TOARS.
  19. Damásio, Manuel José; Henriques, Sara; Costa, Conceição. "Sense of Community and Social Capital: The Role of the Internet in Shaping Social Dynamics". MedienJournal 34 3 (2010): 49-62. http://dx.doi.org/10.24989/medienjournal.v34i3.187.
    Publicado • 10.24989/medienjournal.v34i3.187
  20. Costa, Conceição; Manuel José Damásio. "How media literate are we? The voices of 9 years old children about brands, ads and their online community practices". OBS* 4 4 (2010): https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/421.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.15847/obsOBS442010421
Capítulo de livro
  1. Costa, Conceição; Tyner, K.; Sousa, Carla. "Evaluation of the effectiveness of game creation by youth for media and information literacy". In Global Perspectives on Gameful and Playful Teaching and Learning, 193-209. IGI, 2019.
    Publicado
  2. Costa, Conceição; Sousa, Carla. "Media and Information Literacy (MIL) for social integration of Portuguese youth". In Media and information literacy in critical times: Re-imagining learning and information environments, editado por José Manuel Pérez Tornero; Guillermo Orozco, 103-116. 2019.
  3. Costa, Maria. "Good Practices and Emerging Trends". Reino Unido, 2017.
    10.4324/9781315628851
  4. Costa, Conceição. "Brands, Media Literacy and Pre-teenagers". In Agents and Voices A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, 123-135. Suécia: Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media, 2015.
    Publicado
  5. Jorge, Ana; Luis Pereira; Costa, Conceição. "Media Education Practices in Portugal. A Panoramic View.". In Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, 165-169. Suécia: Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media, 2015.
    Publicado
  6. Costa, Conceição. "Marcas, literacia mediática e pré-adolescentes". In Agentes e Vozes - Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha, 121-134. Suécia: Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media, 2014.
    Publicado
  7. Livingstone, S.; Wijnen, C.W.; Papaioannou, T.; Costa, C.; Mar Grandío, M.D.. "Situating media literacy in the changing media environment: Critical insights from European research on audiences". 2013.
    Publicado • 10.4324/9780203523162
Poster em conferência
  1. Rosa, P. J.; Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Sousa, Carla. Autor correspondente: Rosa, P. J.. "Development and Validation of the Media and Information Literacy Scale (MILS) for the 2nd and 3rd Cycle of Basic Education in Portugal". Trabalho apresentado em XVI European Congress of Psychology, Moscow, Russia, 2019.
  2. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Henriques, Sara; Sousa, Carla. Autor correspondente: Costa, Conceição. "Measuring media and information literacy (MIL) among students aged 9 to 14 years old from Portugal and Austin". Trabalho apresentado em 7th European Communication Conference - ECREA 2018, 2018.
  3. Costa, Maria. "ARE VIDEOGAMES A WASTE OF TIME?". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1484
  4. Costa, Conceição; Henriques, Sara; Sousa, Carla; Tyner, Kathleen. Autor correspondente: Costa, Conceição. "Games for Media and Information Literacy Learning: Objectives, Research Design and recent Outcomes". Trabalho apresentado em UT-Austin I Portugal Conference, 2016.
    10.13140/RG.2.2.11137.45923
Relatório
  1. Costa, Conceição; Sousa, Carla; Alves, Pedro. Autor correspondente: Costa, Conceição. 2017. State of Art in Web Forms (2012-2017) - A literature Review in HCI field. https://lightweightform.io/wp-content/uploads/2018/07/State-of-Art-in-Web-Forms-HCI-Field.pdf.

Outros

Outra produção
  1. COGNITIVE FOUNDATIONS OF MATHEMATICS LEARNING IN DEAF STUDENTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. 2019. Lilia Marcelino; Carla Sousa; Conceição Costa. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2019.1425.
    10.21125/edulearn.2019.1425
Software
  1. Fernando Manuel Madeira dos Santos Soares ; Catarina Matias; João Frade; Costa, Conceição; PRADIANTE, VERA; Inês Ribeiro. "DeskTop Adventure". Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação. Windows PC. 2023.
  2. Andreas Melo; Fernando Manuel Madeira dos Santos Soares ; Costa, Conceição; José Carlos Neves; Marcelino, Lilia; Pereira dos Santos, Carlos; João Frade; Guilherme Saturno. "SPACE ADVENTURE: DEFEND THE PLANET!". 1.20. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação. PC, Windows. 2021.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/30 Consumo e produção mediática de crianças e jovens: uma leitura a partir do inquérito do projeto bYou IV Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital
UVA (Segóvia, Espanha)
2023/01/28 Para uma Educação Inclusiva! Reflexões sobre o Projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos Educação e Transição Digital
CEBI (Alverca do Ribatejo, Portugal)
2022/10/06 Using Mathematics game-based intervention on children with special educational needs. ECGBL2022
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
2022/09/13 Children’s media worlds in their own words: results of a quantitative study with Portuguese young audiences. 1st International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/11 Children, young people and participation in and through the media: A systematic literature review. IAMCR
Tsinghua University and Xi'an Jiaotong - Liverpool University (Beijing, China)
2022/05/29 The Development of Media Literacy Skills in Children and Youth with Disabilities ICA
(Paris, França)
2017 Os Videojogos na Educação – A perspetiva de Pais, Professores e Estudantes 4º Congresso de Literacia Media e Cidadania
GILM (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03/01 - Atual Aprendizagem baseada em Jogos na Educação Especial: o impacto do videojogo no desempenho da matemática, no desenvolvimento psicomotor global e comunicacional em crianças com discalculia e/ou com PEA, do 1º e 2º ciclo.
Coorientador
PHD in Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2017 - 2017 O Impacto do uso das redes sociais no ensino de desenho.
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/10/06 - 2022/10/07 Chair of the ECGBL2022 (2022/10/06 - 2022/10/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
ACI Global Corp, Estados Unidos
2017/06/06 - 2018/04/19 Play2Learn conference on 19 of April in Lisbon, Portugal. The Conference is the culminating event for GamiLearning, an international research project funded by the Foundation for Science and Technology (FCT) in Portugal and supported by the UT-Portugal project at The University of Texas at Austin. Over the last three years, we’ve conducted research about the uses of digital game creation in the classroom to support critical and participatory dimensions of media literacy for children ages 9-14 in Portugal and in the US. (2018/04/19 - 2018/04/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/12 LIVROS INTERATIVOS DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Arguente
JOÃO MIGUEL SANTOS SIMÕES FERREIRA REAL (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2022/04 Literacia mediática e criatividade - a criação e a produção como base para a participação do público jovem
Arguente principal
Ana Filipa Pereira Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Estudo sobre programas audiovisuais: a preferência dos jovens
Arguente principal
Raquel Caldeira Godinho (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 As Novas Formas de Consumo Audiovisual: Os Hábitos Televisivos dos Portugueses
Arguente principal
Benazir Moez Cassamali Ussene (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 Literacia visual e comunicação Jorge Luís Pacheco Barcelos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 EMOVERE, Como podemos usar as emoções e a computação afetiva no design de um jogo Andreia Filipa dos Santos Batista (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Personas, de utilizadores a jogadores, Empatia e experiência Ana Rita das Neves Caçador (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 Os usos sociais do smartphone por migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil
Arguente principal
Denise Gomes de Moura (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 MY CROHN´S DISEASE ON REAL-TIME INFORMATION – USER EXPERIENCE IMPROVEMENT THROUGH CROSS-PLATFORM APPLICATIONS
Arguente
CLÁUDIA ALEXANDRA CUNHA PERNENCAR (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 "Lusófona-Prof Mobile, Aplicação Móvel de apoio aos docentes da Universidade Lusófona"
Arguente principal
TIMÓTEO DE ALMEIDA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2015 Sapo campos Escolas: aprendizagem, ensino e pessoas em rede.
Arguente
Maria De Fátima Gomes Pais Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Do Print para Tablet. Estudo de caso da Revista Proteste NUNO JOSÉ SANTOS CAROLO MOURA SEMEDO (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/10/06 - 2022/10/07 ECGBL 2022: 16th European Conference on Games Based Learning Universidade Lusófona
2020/09/24 - 2020/09/25 ECGBL 2020: 14th European Conference on Games Based Learning The University of Brighton, UK
2019/10/03 - 2019/10/04 ECGBL 2019 : 13th European Conference on Games Based Learning Departments and Institutes in Collaboration are the Maersk Mc-Kinney Moller Institute and The Department of Sports Science and Clinical Biomechanics
2019/06/26 - 2019/06/28 MILT conference – Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation CICANT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2018/10/04 - 2018/10/05 ECGBL 2018 : 12th European Conference on Games Based Learning the SKEMA, Sophia Antipolis, France
2018/04/19 - 2018/04/19 Play2Learn Forum Picoas and Conference Center, PT Foundation and ULHT
2017/10/05 - 2017/10/06 ECGBL 2017 : 11th European Conference on Games Based Learning FH JOANNEUM University of Applied Science, Graz, Austria

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017 - Atual Expert review for COST Actions

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02 - Atual Metodologias de Investigação e Jogos Mestrado em game design e media jogáveis (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014/02 - Atual Media e Educação: As Práticas Educativas e as Tecnologias da Informação e da Comunicação [Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do E. Secundário Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2006/09 - Atual Human Computer Interaction Informática de Gestão & Engenharia Informática Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2006/09 - Atual Atelier de Publicidade e Marketing Cinema e Artes dos Media (Licenciatura)
2024/01/16 - 2024/01/17 Media and Literacies Literacies go hand in hand. The role of (digital) media and its creation in the acquisition of multiple skills for better citizenship and inclusion. Media, Sociedade e Cultura I (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014/03 - 2022/12 UX para jogos digitais Videojogos (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01/01 - Atual SOPCOM-Sociedade Portuguesa de Comunicação member of working group Communication and Education
2014/01/02 - Atual ECREA member
2010/06/01 - Atual IAMCR member of working group Communication and Education

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/01/01 - 2021/12/31 The main objective of the Communication and Education Working Group is to reinforce the sub-area of Media Literacy and its fundamental framework in the field of Communication and Media studies.
Coordenador
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Cogent Social Sciences (2331-1886)

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/01/02 - 2022/04/30 Lília Marcelino - Mentorship for Young researchers Lília Marcelino
2021/09/01 - 2022/02/28 Catarina Matias - Mentorship for Young researchers Catarina Matias
2021/09/01 - 2022/02/28 Inês Ribeiro - Mentorship for Young researchers Inês Ribeiro
2019/12/01 - 2021/08/31 Fernando Soares - Mentorship for Young researchers Fernando Soares
2020/12/01 - 2021/08/01 Vera Pradiante - Mentorship for Young researchers Vera Pradiante
2019/01/08 - 2021/05/08 Andreas Melo - Mentorship for Young researchers Andreas Melo
2020/02/24 - 2021/04/30 João Frade - Mentorship for Young researchers João Frade
2019/07/19 - 2021/04/30 Guilherme Saturno - Mentorship for Young researchers Guilherme Saturno
2016/04/04 - 2018 Carla Patrícia Sousa- Mentorship for Young researchers Carla Patrícia Sousa
2015/10/01 - 2017/08/31 Sara Henriques - Mentorship for Young researchers Sara Henriques
2015/07/01 - 2016/06/01 Marta Santos - Mentorship for Young researchers Marta Santos