Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Abreu Mendes
Nomes de citação
- Mendes, S. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 391B-62C6-0165
- ORCID iD
- 0000-0002-7037-2710
Endereços de correio eletrónico
- sofia.a.mendes@gmail.com (Profissional)
- sofiamendes@por.ulusiada.pt (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Sofia_Mendes13 (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/01 - 2024/07
Em curso
|
Data Analysis in Social Sciences (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2017/07/25
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Education and Development
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The state of the art of an art without state: Contribution to the study of school psychology in Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction. |
2015/10/15 - 2015/12/31
Concluído
|
Research internship under the supervision of Jon Lasser (Outros)
Especialização em School psychology
Texas State University, Estados Unidos
|
|
2012/01/01 - 2012/04/30
Concluído
|
Global Education and Development Studies under the supervision of Rune J. Simeonsson (Outros)
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos
|
|
2010/11/23
Concluído
|
Masters in Themes of Psychology (Mestrado)
Especialização em Developmental and Educational Child Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Contribution to the assessment of parental education interventions in families at psychosocial risk." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2005/07/19
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Minerva, Portugal |
Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo (CIPD) , Portugal | ||
2008 - 2010 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | Scientific Coordination and Teaching in the Advanced Specialization in School and Educational Psychology | Instituto CRIAP, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11 - Atual | Researcher | Fundação Minerva, Portugal |
Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo (CIPD) , Portugal | ||
2017/08/31 - 2021 | School Psychologist | Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Portugal |
2009/09/29 - 2011/08/31 | School Psychologist | Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Portugal |
2008/10/30 - 2009/08/31 | School Psychologist | Agrupamento Vertical de Escolas de Valongo do Vouga , Portugal |
2007/10/19 - 2008/08/19 | School Psychologist | Agrupamento Vertical de Escolas do Mindelo , Portugal |
2006/01/06 - 2007/03/07 | Psychologist in the community project "Despertar," funded by the PROGRIDE program | Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento do Vale do Ave, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/01/01 - 2015/12/31 | The state of the art of an art without state: Contribution to the study of school psychology in Portugal
SFRH/BD/78646/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/08 - 2015/12 | Research internship
175/2015
|
Fundação Luso-Americana |
2012/01 - 2012/04 | Transatlantic Cooperation Project - Graduate Concentration in Global Education and Developmental Studies (GEDS) | Comissão Europeia/Departamento de Educação EUA |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2024/12/31 | Centro de Psicologia da Universidade do Porto- CPUP
UID/PSI/00050/2013 -UID/PSI/00050/2019
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/01 - 2022/03/31 | Mindfulness to students success (M2S): Relating executive functions and writing through a mindfulness app to promote childrens
cognitive, social, and health-related outcomes
PTDC/PSI-GER/28404/2017
Outra
Universidade do Porto, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/09/01 - 2022 | The Me and Us of Emotions: Program for promoting socio-emotional skills in children in the school context
241055
Investigador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Portugal Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/23 | Recuperação de aprendizagens: Escola inclusiva [Learning recovery: inclusive school] | Conferência - Recuperação de aprendizagens
Grupo de Trabalho Acompanhamento do Plano de Recuperação das Aprendizagens, Comissão de Educação e Ciência (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/08 | Teachers mental health and wellbeing project phase 2: Conducting and analysing teacher interviews and ecomaps | 44th Annual Conference of the International School Psychology Association
Universidade de Bolonha (Bolonha, Itália)
|
2023/07/06 | Examining the landscape of intervision and supervision practices for school psychologists in Portugal | 44th Annual Conference of the International School Psychology Association
Universidade de Bolonha (Bolonha, Itália)
|
2023/06/20 | Connecting coasts: School climate perceptions in Portugal and the United States | X Congresso Internacional de Intervenção Psicológica: Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade
Universidade Lusíada Porto (Porto, Portugal)
|
2023/01/07 | Abordagem multinível: contributos da investigação-ação [Multi-tiered approach: contributions of action-research] | Entre Pares - A intervenção da psicologia em contexto escolar: desafios e oportunidades
Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses & Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
da Direção Regional de Educação (Funchal, Portugal)
|
2022/12/13 | Como otimizar o papel do psicólogo com intervenção em contexto escolar enquanto especialista e elemento transversal? [How to optimize the role of psychologists in schools as specialists and cross-disciplinary contributors] | Identidade(s) da Psicologia - Fórum Regional do Centro
Direção Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Coimbra, Portugal)
|
2022/09 | A revisão do Código Deontológico é sua [The revision of the Code of Ethics is yours] | 5º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses - O tempo da Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09 | Contributos para a revisão do referencial para a intervenção dos psicólogos em contexto escolar [Contributions to the revision of the framework for the intervention of psychologists in schools] | 5º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses - O tempo da Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2019/04/26 | Pensar o papel dos psicólogos nas escolas a partir dos sistemas multinível de suporte [Rethinking the role of psychologists in schools based on multi-tiered support systems] | Seminário Educação, Diversidade e Inclusão: Contributos da Intervenção Psicológica
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Loulé, Portugal)
|
2019/03/21 | (Re)equacionar a intervenção dos psicólogos nas escolas a partir dos modelos multinível de suporte [(Re)assessing the role of psychologists in schools within a multi-tiered systems of support framework] | II Encontro de Psicólogos Educacionais da Região Autónoma dos Açores
Ordem dos Psicólogos Portugueses - Delegação Regional dos Açores (Ilha Terceira, Portugal)
|
2018/11/16 | (Re)conceptualizar a intervenção psicológica em contexto escolar a partir dos sistemas multinível de suporte [(Re)assessing the role of psychologists in schools within a multi-tiered systems of support framework - presentation available at https://www.youtube.com/watch?v=iyEBfNzi5hY&t=7s ] | IV Encontro IDEA: Investigar Hoje para Construir Amanhã
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/28 | Pensar o papel dos psicólogos em contexto escolar a partir dos sistemas multinível de suporte [Considering the role of psychologists in the school from multi-tiered systems of support] | Conferência Contributos da Psicologia nos Contextos Educativos
Ordem dos Psicólogos Portugueses - Delegação Regional da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018/09 | Pensar a prática psicológica em contexto escolar a partir dos sistemas multinível de suporte [Reflecting on psychological practice in schools through multi-tiered support systems] | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
|
2018/09 | História e trajetória dos Serviços de Psicologia e Orientação [History and trajectory of psychology and guidance services] | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
|
2016/09 | Oportunidades e desafios à psicologia escolar [Opportunities and challenges to school psychology] | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | With whom do we work and why? School psychologists and community liaison | 38th Annual Conference of International School Psychology Association: School psychology 3.0 – A world full of connection
International School Psychology Association (Amesterdão, Países Baixos)
|
2016/05 | Consultoria em meio escolar: Desafios aos psicólogos e às escolas [School consultation: challenges for schools and psychologists] | Jornadas de Trabalho sobre Práticas de Consultoria em Contextos Educativos: Uma Abordagem Centrada na Cooperação
Direção Geral de Educação (Porto, Portugal)
|
2015/11 | An overview of school psychology services in Portugal | International Research Conference for Graduate Students
Texas State University (San Marcos - Texas, Estados Unidos)
|
2015/07 | A intervenção psicológica em meio escolar: Práticas e desafios no contexto português [Psychological intervention in the school environment: Practices and challenges in Portugal] | 2º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015/03/06 | Oportunidades e desafios à psicologia escolar: o que nos diz a investigação [Opportunities and Challenges in School Psychology: Insights from Research] | 4º Fórum dos Psicólogos Escolares
Universidade Portuguesa Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/12/09 | O psicólogo em contexto escolar: atuações, desafios e oportunidades [The psychologist in the school context: actions, challenges, and opportunities] Webinar available at https://www.youtube.com/watch?v=FfYq-OqVY_8 | O psicólogo em contexto escolar: atuações, desafios e oportunidades
Direção Geral de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2014/09 | Desafios éticos e psicologia escolar [Ethical challenges and school psychology] | IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2014/06 | All different or all the same? Exploring diversity of professional patterns in Portuguese school psychology | 36th Annual ISPA Conference: Children’s rights and needs: Challenges to school, family and society
International School Psychology Association (Kaunas, Lituânia)
|
2014/03/16 | Psychology in portuguese schools: A survey of professional characteristics, actual and desired roles | International Collaborative Research Symposium
University of Nebraska Kearney (Estados Unidos)
|
2014/03/11 | Regresso ao presente: Desafios e oportunidades para a intervenção psicológica em contexto escolar [Return to the present: Challenges and opportunities for psychological intervention in the school context] | Seminário Psicólogos nas Escolas: Desafios para a Intervenção e Investigação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013/09 | Psicólogos escolares portugueses: Percursos e necessidades de formação [Portuguese school psychologists: Paths and training needs] | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/07 | Perceived autonomy, job satisfaction and professional challenges of portuguese school psychologists | 35th Annual ISPA Conference Annual ISPA Conference: The future of school psychology services: Linking creativity and children's
International School Psychology Association (Porto, Portugal)
|
2013/07 | School psychology as a profession in Portugal | 35th Annual ISPA Conference: The future of school psychology services: Linking creativity and children's needs
International School Psychology Association (Porto, Portugal)
|
2012/10 | Psychology and guidance services in Portugal: Preliminary results from a national survey | II Meeting of the Network of European Psychologists in Educational Systems (NEPES)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/01/10 | Contribution to the evaluation of parenting interventions in families at psychosocial risk | Winter School on Evidence-based Parent Education Programs and Best Practices to Promote Positive Parenting
Universidad de la Laguna (Santa Cruz Tenerife, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/23 - 2020/12/10 | Literacy, Numeracy, and Motor Skills: A Study with Pre-School Age Children
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/09/20 - 2020/10/27 | School Misbehavior: Elementary Students' Perspectives on Typologies, Attributions, and Strategies
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/24 - 2023/02/24 | Jornadas de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar 2023 - Alcobaça [2023 Symposium on Psychology and Guidance in the
School - Alcobaça] (2023/02/24 - 2023/02/24)
Outro (Coorganizador)
|
Direção-Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2023/01/31 - 2023/01/31 | Jornadas de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar 2023 - Guimarães [2023 Symposium on Psychology and Guidance in the
School - Guimarães] (2023/01/31 - 2023/01/31)
Outro (Coorganizador)
|
Direção-Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2020/11/13 - 2020/11/13 | Sessões de trabalho sobre o Decreto Legislativo Regional n.º11/2020/M, dirigida aos psicólogos em contexto escolar na Região
Autónoma da Madeira [Workshop Sessions on Regional Legislative Decree No. 11/2020/M for School Psychologists in the Autonomous
Region of Madeira] (2020/11/13 - 2020/11/13)
Outro (Coorganizador)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal Secretaria Regional de Educação, Portugal |
2019/04/26 - 2019/04/27 | Seminário Educação, Diversidade e Inclusão: Contributos da Intervenção Psicológica [Seminar on Education, Diversity, and Inclusion:
Insights from Psychological Intervention] (2019/04/26 - 2019/04/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2016/09/28 - 2016/10/01 | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses [3rd Congress of the Order of Psychologists of Portugal] (2016/09/28 - 2016/10/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2014/11/27 - 2014/11/27 | Resolução de problemas com base em equipas: Como liderar equipas de professores e administradores a responder às necessidades
dos alunos [Team-Based Problem Solving: How to Lead Teacher and Administrator Teams in Addressing Student Needs] (2014/11/27 - 2014/11/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012/10/11 - 2012/10/11 | Conferência Europeia em Educação Inclusiva e Psicologia [European Conference on Psychology and Inclusive Education] (2012/10/11 - 2012/10/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012/10/10 - 2012/10/11 | 2º Encontro da Rede Europeia dos Psicólogos no Sistema Educativo - NEPES [2nd Meeting of the European Network of Psychologists
in the Educational System (NEPES)] (2012/10/10 - 2012/10/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | Assessment and Counseling in Educational Psychology | Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021/09 - Atual | Psychology of Learning | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
2021/09 - Atual | Psychology of Language | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021 - Atual | Family Psychology | Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2018/01/01 - Atual | School Consultation: Foundations for Professional Practice, promoted by the Portuguese Psychologists' Order, as part of the professional development program "Valoriza-me". | Consultoria em contexto escolar: Fundamentos para a prática profissional | |
2021/09 - 2023/07 | Developmental Psychopathology | Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2021/09 - 2023/07 | Research Methods in Educational Psychology | Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/06 - Atual | Portuguese Psychological Association | Member of the Council of Specialties in Educational Psychology |
2013 - Atual | International School Psychology Association (ISPA) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Committee for the Revision of the Portuguese Psychologists' Code of Ethics
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2018/01/01 - 2019/07 | Technical Committee of the 2018 Census of the Portuguese Psychologists Association
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/09/17 - Atual | Frontiers in Educational Psychology | Frontiers Media SA |
Distinções
Outra distinção
2015 | Catterall Fund
International School Psychology Association, Países Baixos
|
2015 | FLAD overseas research internship grant
Fundação Luso-Americana, Portugal
|
2012 | Overseas training grant under the GEDS - Global Education and Development Studies program.
Jönköping University, Suécia
University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos |
2011 | Doctoral Scholarship - Foundation for Science and Technology
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|