???global.info.a_carregar???
TELMO MARQUES Pianista, compositor, nasceu no Porto em 1963. Estudou com Fernanda Wandschneider, Hélia Soveral, Fernando Lapa, Cândido Lima, Jean Martin, Carlos Cebro, Fernando Puchol, Paul Trein, Miguel Ribeiro Pereira e Robert Houlihan. Terminou em 1988 o antigo Curso Superior de Piano do Conservatório de Música do Porto com nota máxima. É licenciado em piano pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Prémio Eng. António de Almeida - melhor classificação); Master of Arts pela Universidade de Roehampton, Reino Unido; Doutorado em Computer Music pela Universidade Católica Portuguesa (summa cum laude). Mantém uma actividade de concertista em recitais, ações de formação e concertos pedagógicos. Dirigiu a Orquestra Jazz de Matosinhos Júnior (OJM junior). Desenvolve a sua atividade de pianista e compositor tanto em Portugal como no estrangeiro: Madrid, Barcelona, Tenerife, Paris, Hamburgo, Frankfurt, Düsseldorf, Luxemburgo, Genève, Zurich, Macau, Hong Kong, Tokyo e Osaka são alguns exemplos. Recebe encomendas de obras para o teatro, meios publicitários, organismos culturais e artistas independentes ¿ PORTO 2001 Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, Quarteto de Cordas de Matosinhos, Orquestra Jazz de Matosinhos, etc. Conta com mais de 100 participações discográficas como intérprete, compositor e arranjador. Algumas das suas obras estão publicadas em partitura pelas editoras AVA editions, BIM editions e Molenaar editions. É professor Adjunto na ESMAE onde leciona as disciplinas de Análise Musical, Técnicas Composicionais, e Composição. A sua atividade de investigação é desenvolvida no centro de investigação CEIS20 da Universidade de Coimbra como membro integrado. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Piano; Composição; Ensino; Análise musical; Improvisação; Práticas pedagógicas; Produção Áudio; Jazz.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Telmo Marques

Nomes de citação

  • Marques, Telmo

Identificadores de autor

Ciência ID
3914-26C9-E94D
ORCID iD
0000-0002-2940-8590

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Folclore

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/07/17
Concluído
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Informática Musical
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Geometria Serial: Um Modelo Compositivo para Composição Algorítmica Assistida por Computador" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude
2005
Concluído
Master in Music Education (Mestrado)
University of Roehampton Department of Social Sciences, Reino Unido
"WHAT IS A MUSIC PRODUCER? Determining Concepts Toward Better Curricular Content in the PTM (Production and Music Technologies) Course" (TESE/DISSERTAÇÃO)
65%
2002
Concluído
Licenciatura em Piano (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"Sem Tese de Licenciatura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
1988
Concluído
Curso Superior de Piano (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Sem Tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/07/26 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2003/09/01 - 2015/07/25 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/03/01 - 2015/08/31 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/01 - Atual Investigação Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2009/09/01 - 2020/03/31 Investigação Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
1999/09/01 - 2001/08/31 Prof. acompanhador Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2009 - 2011/12/31 Sistemas composicionais dinâmicos e adaptativos controlados por movimento
UTAustin/CD/0052/2008
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011/12/31 Sistemas composicionais dinâmicos e adaptativos controlados por movimento
UTAustin/CD/0052/2008
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

The University of Texas at Austin, Estados Unidos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Telmo; Ferreira-Lopes, Paulo; Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR). Portuguese Catholic University |. "Symmetrical and Geometrical Cycles in Twelve-Tone Composition: Developments Toward a New Model". Trabalho apresentado em ICMC/SMC, Atenas, 2014.
    Publicado
  2. Rui Dias; Carlos Guedes; Telmo Marques. "A Computer-Mediated Interface For Jazz Piano Comping". 2014.
    10.5281/zenodo.850615
  3. Telmo Marques; Paulo Ferreira-Lopes. "Symmetrical And Geometrical Cycles In Twelve-Tone Composition: Developments Toward A New Model". 2014.
    10.5281/zenodo.850573
  4. Marques, T.; Ferreira-Lopes, P.. "Symmetrical and geometrical cycles in twelve-tone composition: Developments toward a new model". 2014.
  5. Telmo Marques; Paulo Ferreira-Lopes. "Symmetrical and Geometrical Cycles in Twelve-tone Composition: Developments Toward a New Model". 2014.
  6. Rui Dias; Carlos Guedes; Telmo Marques. "A Computer-mediated Interface for Jazz Piano Comping". 2014.
  7. Dias, R.; Guedes, C.; Marques, T.. "A computer-mediated interface for jazz piano comping". 2014.
  8. Rui Dias; Carlos Guedes; Telmo Marques; Georgios Sioros. "Gimme 'Da Blues: A Jazz/Blues Player And Automatic Comping Generator For iOS Multitouch Devices". 2011.
Artigo em revista
  1. Telmo Marques; Paulo Ferreira-Lopes. "George Perle’s Twelve–Tone Tonality: Some Developments for CAC using PWGL". Journal of Science and Technology of the Arts 5 1 (2013): https://doi.org/10.7559%2Fcitarj.v5i1.91.
    10.7559/citarj.v5i1.91
Tese / Dissertação
  1. Barbosa, José Carlos Gonçalves. "Processos musicais envolvidos na elaboração de linhas de acompanhamento para contrabaixo jazz". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12286.
  2. Marques, Manuel Alfredo Cepa. "A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10594.
  3. Quintas, Alexandre Dahmen. "A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisação". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8530.
  4. Azeredo, João Maria Soares Pote Perry. "A pertinência dos conteúdos e matérias de produção áudio e musical na elaboração de um currículo de ensino especializado da música". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8523.
  5. Baschera, Vinícius Cecchin. "Ação e reação: a catalogação de uma nova técnica de mãos, suas vertentes e possibilidades". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/8503.
  6. Marques, José Telmo Rodrigues. "Geometria serial : um modelo compositivo para composição algorítmica assistida por computador". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/18567.
  7. Castro, Luís Carlos Pinto de. "Relatório de estágio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8775.
  8. Rodrigues, Fernando da Costa. "Semana Aberta do Jazz´15: implementação de hábitos de audição de música jazz ao vivo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8749.
  9. Dias, Ana Maria dos Santos Lopes Valente. "Análise musical como estratégia auxiliar de ensino nas aulas de Instrumento : um estudo de caso no CCM sobre o recurso dos professores a esta estratégia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/20679.
  10. Marques, Manuel Alfredo Cepa. "Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/8893.

Outros

Outra produção
  1. Serial Geometry: Analysis and development of a new compositional model. 2016. Marques, José Telmo. http://hdl.handle.net/10400.14/23985.
  2. A computer-mediated Interface for Jazz Piano Comping. 2014. Rui Dias; Carlos Guedes; Telmo Marques. http://hdl.handle.net/2027/spo.bbp2372.2014.087.
  3. George Perle’s Twelve–Tone Tonality: Some Developments for CAC using PWGL. This paper presents a description and some developments on Perle’s theory and compositional system known as Twelve-Tone Tonality, a system that, because of its characteristics and fundamentals, is currently associated with Schoenberg dodecaphonic system. Some research has been made in the last few decades in order to develop his model in a Computer Assisted Composition (CAC) environment. After som. 2013. Marques, Telmo; Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR). Portuguese Catholic University | Porto |; Ferreira-Lopes, Paulo; Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR). Portuguese Catholic University |. http://artes.ucp.pt/citarj/article/view/91.
Distinções

Prémio

2002 Prémio Engº António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
1977 2º Prémio "Edgar Willems"