???global.info.a_carregar???
With a PhD in Communication Sciences from University of Minho, a Master's degree in Communication & Image and a degree in Marketing & Advertising by IADE, Alexandre is a Professor at FCSH/Universidade Nova de Lisboa, invited Professor at Universidade Católica Portuguesa, and integrated researcher of the Research Unit ICNOVA from Universidade Nova de Lisboa. Throughout his career, Alexandre had the opportunity to work for several multinational advertising agencies, in Portugal and Brazil, such as TBWA, Saatchi & Saatchi, Ogilvy, W/Portugal, W/Brazil, Lowe&Partners, or BrandiaCentral as a Senior Creative Copywriter. Author of many seminars on communication, regularly participates in different conferences and lectures in both business and academic contexts. It is the former Communications Director of the Portuguese Federation of Krav Maga, Text Editor of the Surf Magazine SOUP and occasionally collaborates with many other academic and professional media. Between 2012 and 2014, was the Tutor of the EUROBEST Young Marketers Academy and in the beginning of 2014, was appointed CEO of RESTART, an Institute of Creativity, Arts and New Technologies. In 2018 was re-elected member of the Directors Board of EDCOM - European Institute for Commercial Communications Education and since 2021 is also member of the Research Committee.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandre Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Alexandre
  • Duarte, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
3819-8239-4DA5
ORCID iD
0000-0002-2665-864X

Moradas

  • Av. de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014/03/06
Concluído
Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Estratégica e Organizacional
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"A atração da educação: o impacto do estereótipo nacional na intenção de escolha do destino de estudo no contexto do ensino superior europeu: o caso de Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Comunicação e Imagem (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
"REAGIR, Projecto integrado de Comunicação para doentes com Insuficiência Renal Crónica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2004/09/01 - 2022/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duarte, Alexandre. "The Attraction of Education: National Stereotypes and Study Destination Choice". Trabalho apresentado em Senses & Sensibility’19: Lost in (G)localization, LISBOA, 2019.
    Publicado
  2. Duarte, Alexandre. "The Attraction of Education: National Stereotypes and Study Destination Choice". 2017.
Artigo em revista
  1. Alexandre Duarte; Teresa Brito. "importância do marketing olfativo nas marcas de moda". Comunicação Pública (2023): https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/734.
    10.34629/CPUBLICA.734
  2. Alexandre Duarte; Romina Surugiu; Madalina Moraru; Valentina Marinescu. "Digital empathy in online education: A comparison study between Portugal and Romania". Comunicar (2023): http://dx.doi.org/10.3916/c76-2023-09.
    10.3916/c76-2023-09
  3. Alexandre Duarte. "The Concept of Success in Youth Sport: The Role and Responsibility of the Trainer". Journal of Biomedical Research & Environmental Sciences (2023): https://www.jelsciences.com/articles/jbres1703.pdf.
    10.37871/jbres1703
  4. Alexandre Duarte. "The coach's role in training and education of a sports practitioner in the context of the problematic of doping in sport". Global Journal of Addiction & Rehabilitation Medicine (2023): https://juniperpublishers.com/gjarm/GJARM.MS.ID.555703.php.
    10.19080/GJARM.2023.07.555703
  5. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "TikTok Practices among Teenagers in Portugal: A Uses & Gratifications Approach". Journalism and Media (2022): https://www.mdpi.com/2673-5172/3/4/41.
    https://doi.org/10.3390/journalmedia3040041
  6. Beatriz Pinto; Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "La influencia de los YouTubers en los niños (8-12 años): actualidad y marcas". Doxa Comunicación. Revista Interdisciplinar de Estudios de Comunicación y Ciencias Sociales (2022): https://doi.org/10.31921/doxacom.n36a1638.
    10.31921/doxacom.n36a1638
  7. Duarte, A.. "Chatvertising - how chatbots are shaping the future of advertising". Comunicação Pública 17 32 (2022): https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/329.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34629/cpublica.329
  8. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "How Portuguese adolescents relate to influencers and brands on TikTok". Journal of Digital and Social Media Marketing (2022): https://www.henrystewartpublications.com/jdsm/v10.
  9. Duarte, Alexandre. "TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal". Revista Chasqui (2021): https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/4419.
    https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i147.4419
  10. Alexandre Duarte; Kirstie Riedl. "‘Virtually’ the same learning outcomes. A case study of a virtual client briefed communication project across borders". Revista ICONO 14. Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes (2021): https://doi.org/10.7195/ri14.v19i2.1724.
    10.7195/ri14.v19i2.1724
  11. Duarte, Alexandre; Dias, Patricia. "TikTok: uses and motivations among teenagers in Portugal". Chasqui (2021): https://publons.com/wos-op/publon/55214679/.
  12. Duarte, Alexandre. "Gilles Lipovetsky, Jean Serroy (2010). A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70". (2012): http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/916.
    10.17231/comsoc.19(2011).916
  13. Duarte, Alexandre. "Gilles Lipovetsky, Jean Serroy (2010). A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70". (2011): https://revistacomsoc.pt/article/view/1605.
    10.17231/comsoc.19(2011).916
  14. Alexandre Duarte. "Gilles Lipovetsky, Jean Serroy (2010). A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70". (2011): https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).916.
    10.17231/comsoc.19(2011).916
  15. Duarte, Alexandre. "Gilles Lipovetsky, Jean Serroy (2010). A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70". (2011): https://revistacomsoc.pt/article/view/1605.
    10.17231/comsoc.19(2011).916
Artigo em revista (magazine)
  1. Alexandre Duarte; Mariana Maia. "Nutritional Advertising: Marketing or Cheating?", 2023, https://suntextreviews.org/doi/pdf/10.51737/2766-4600.2023.063.
    10.51737/2766-4600.2023.063
Capítulo de livro
  1. Alexandre Duarte; João Moreira. "Ativismo Criativo Como Fator Impulsionador da Mudança Social". 2024.
    https://doi.org/10.21814/uminho.ed.125.6
  2. Duarte, Alexandre; Paulo, Rita. "The Impact of Real-Time Marketing in the Engagement of the Brand “Control” on Instagram". In Connecting With Consumers Through Effective Personalization and Programmatic Advertising, 182-202. Estados Unidos: IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-9146-1.ch010
  3. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "Digital Wellbeing in the Workplace Environment". In Definition, Dimensions, Strategies, and Best Practices. 2023.
    10.4018/978-1-6684-7353-5.ch001
  4. Alexandre Duarte; Joana Fernandes; Claudia Pernencar. "How Customer Rating on Digital Restaurant Guides Influence Consumer Satisfaction". In The Zomato Platform Experience. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8868-3.ch007
  5. Alexandre Duarte; Simão Chambel. "Brand Activertising". In From Profit-Purpose to Social Positioning. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8351-0.ch009
  6. Alexandre Duarte. "The relationship between brands and consumers". 2023.
    https://doi.org/10.4324/9781003382331-2
  7. Alexandre Duarte; Rita Paulo. "The Impact of Real-Time Marketing in the Engagement of the Brand “Control” on Instagram". Estados Unidos, 2023.
    10.4018/978-1-6684-9146-1.ch010
  8. Duarte, Alexandre. "The impact of CEO Activism in Brand Reputation: the PROZIS Case". In The Normative Imperative Sociopolitical challenges of Strategic and Organizational Communication, editado por evandro oliveira; gisela gonçalves, 161-168. Covilhã: LabCom, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.25768/654-941-1
  9. "Empathic Brands: Proposing a Model for Its Measure and Evaluation". 2022.
    10.4018/978-1-7998-9790-3.ch010
  10. Alexandre Duarte; Kirstie Riedl. "Perceived Learning Effectiveness and Student Satisfaction: Lessons Learned From an Online Multinational Intensive Program". In Handbook of Research on Teaching Strategies for Culturally and Linguistically Diverse International Students, editado por Clayton Smith, 326-344. Canadá: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8921-2
  11. Alexandre Duarte; Kirstie Riedl. "Perceived Learning Effectiveness and Student Satisfaction". In Lessons Learned From an Online Multinational Intensive Program. 2022.
    10.4018/978-1-7998-8921-2.ch017
  12. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "Post-Pandemic Changes in the Consumption Habits of the Portuguese". 2022.
    https://doi.org/10.52305/UNJX4854
  13. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "Post-pandemic changes in the consumption habits of the Portuguese". 189-207. Nova Science Publishers, Inc., 2022.
Edição de livro
  1. Alexandre Duarte; Patrícia Dias; Teresa Ruão; José Gabriel Andrade. Perspectives on workplace communication and well-being in hybrid work environments. IGI Global Publishing. 2023.
    10.4018/978-1-6684-7353-5
Livro
  1. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. Social Brand Management in a Post Covid-19 Era. 2023.
    https://doi.org/10.4324/9781003382331
  2. Alexandre Duarte. A atração da educação - factores influenciadores da escolha dos alunos. 2018.
Recurso online
  1. Duarte, Alexandre. Celebrity’s branding: the Kardashian-Jenner Clan Phenomenon. 2021. https://www.academia.edu/s/bcf3e85dcd.
    https://doi.org/10.20935/AL3140
  2. Duarte, Alexandre. Social Brands: the future of Branding?. 2021. https://www.academia.edu/3408754/_A_marca_Tu_.
    https://doi.org/10.20935/AL455
Resumo em conferência
  1. Duarte, Alexandre. "How to measure the "inspiration" of an Insight - an exploratory approach". Trabalho apresentado em Senses & Sensibility’19: Lost in (G)localization, LISBOA, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Duarte, Alexandre. "A atração da educação: o impacto do estereótipo nacional na intenção de escolha do destino de estudo no contexto do ensino superior europeu: o caso de Portugal". 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/24 "O Impacto do ativismo dos CEO na sociedade portuguesa: um estudo comparativo entre a geração X e a geração Z." XIII Congresso da SOPCOM
Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (Braga, Portugal)
2023/09/22 CEO Activism in Portugal: a view from inside EUPRERA 24th Annual Congress
EUPRERA (Praga, República Checa)
2023/07/06 The impact of CEO Activism in Brand Reputation: the Prozis Case. The normative Imperative - sociopolitical challenges of strategic and organisational communication
ECREA (Lisboa, Portugal)
2022/04/11 Novas estratégias em educação: uma exigência das novas realidades do mercado laboral XII Congresso da SOPCOM
SOPCOM (LISBOA, Portugal)
2021/12/07 A relação entre a geração millennials, os micro influenciadores e o consumo de produtos sustentáveis II Jornadas Internacionais de Publicidade - D.O.P DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PUBLICITÁRIA
SOPCOM/GT Publicidade (Grupo de Trabalho de Publicidade da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação) (Viana do Castelo)
2021/09/30 It's a Brand? It's a Place? No, it's Oporto's case 2ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding
ICNOVA (Lisboa)
2021/09/30 Nation Branding: the impact of Surveillance on a country's reputation 2ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding
ICNOVA (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2023/12/14 EXPLORING THE IMPACT OF BRAND AWARENESS ON BRAND EQUITY: A FOCUS ON SECRID
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2023/12/14 O IMPACTO DO FEMVERTISING NAS ATITUDES DAS CONSUMIDORAS PORTUGUESAS: O CASO DA WOMEN’SECRET
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/01/03 - 2023/12/12 Comunicação de crise durante a pandemia de Covid-19 - Uma comparação qualitativa das conferências de imprensa dos chefes de governo luxemburguês e francês em 2020 e 2021
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2023/12/12 THE INFLUENCE OF TIKTOK IN PORTUGUESE MILLENNIALS’ FOOTWEAR CONSUMER BEHAVIOUR
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2023/12/05 The A.I. revolution: evaluating Impact and Consequences in Copywriting
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/09/01 - 2023/11/28 MÚSICA NA PUBLICIDADE: O EFEITO DOS JINGLES NA ATITUDE SOBRE O ANÚNCIO E A MARCA, NA RECORDAÇÃO E NA INTENÇÃO DE COMPRA
Orientador de Carolina Pereira Silva
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/09/01 - 2023/11/21 O impacto do rebranding na perceção de confiança dos consumidores - o KuantoKusta como estudo de caso.
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/01/09 - 2023/07/04 Relatório de Estágio na Canela Comunicaciones, S. L.: o Storytelling nas Relações Públicas
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2023/02/06 A relevância e o impacto dos influenciadores digitais no consumo de marcas de luxo: o caso Chiara Ferragni
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2023/02/01 HOW THE COUNTRY-OF-ORIGIN EFFECT INFLUENCES PORTUGUESE CONSUMERS' PERCEPTIONS AND BEHAVIOURS: THE CASE OF «PORTUGAL SOU EU» CAMPAIGN
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2023/01/11 THE BIRTH OF GEN FREE¿: MEASURING HOW CREATIVE ACTIVISM CAN GENERATE CHANGE
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2023/01/03 OS EFEITOS DA QUALIDADE DA RELAÇÃO, E DA COMUNICAÇÃO E ENGAGEMENT NO INSTAGRAM NOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO DE ADEPTOS DE FUTEBOL: O CASO SPORT LISBOA E BENFICA
Orientador de Marta Araújo
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2022/04/08 ECO- CONSCIOUS CONSUMERISM IN PORTUGAL: AN ANALYSIS ON GREEN CONSUMER BEHAVIOUR
Orientador de Raquel Sofia Maroco de Sá
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019/09/01 - 2022/03/14 PUBLICIDADE ENGANOSA: NÃO, OBRIGADO.
Orientador de Mariana Duque Maia
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020/09/01 - 2022/03/04 QUE VARIÁVEIS INFLUENCIAM O MERCADO CERVEJEIRO ARTESANAL: ATRIBUTOS DA CERVEJA OU COMUNICAÇÃO?
Orientador de Mafalda de Azevedo Mendes
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019/09/01 - 2022/01/17 A influência dos YouTubers na formação da opinião de crianças dos oito aos doze anos, sobre temas da atualidade
Orientador de Ana Beatriz Martins Rijo Pinto
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/30 - 2021/12/10 O IMPACTO DO REAL TIME MARKETING NO ENGAGEMENT DA MARCA CONTROL NO INSTAGRAM
Orientador de Ana Rita Branco Paulo
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/09/01 - 2021/04/22 O IMPACTO DOS MICRO INFLUENCIADORES SOBRE OS MILLENNIALS NO CONSUMO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS Estudo de caso: Mustique
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/04/12 OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA E AVALIAÇÃO DOS CONSUMIDORES NOS GUIAS DIGITAIS DE RESTAURAÇÃO– CASO ZOMATO
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/04/09 DESIGN THINKING: BASE DE UM MODELO DE REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM MARKETING
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/03/23 KARDASHIAN PHENOMENON: A FAMILY’S BRANDING CONSTRUCTION: HOW IS THE KARDASHIAN – JENNER CLAN INFLUENCING PEOPLE?
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/03/16 MARCAS EMPÁTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA A MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DA EMPATIA NO SETOR AUTOMÓVEL
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/03/09 O IMPACTO DAS SOCIAL BRANDS NO QUOTIDIANO DO CONSUMIDOR – O CASO DA THE BODY SHOP
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/03/03 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING OLFATIVO NAS MARCAS DE MODA: O CASO ABERCROMBIE & FITCH
Orientador
Mestrado Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/02/11 The Unique Place Methodology - A methodology to develop advertising strategies at copiaincolla
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09/01 - 2020/11/04 Análise e Comparação da Carreira de um designer em regime freelancer e de Agência
Orientador
Mestrado em Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018/01/01 - 2020/01/31 How to measure the ´inspiration´ of an insight: an exploratory approach
Orientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017/09/30 - 2019/01/25 Criação, concepção e comunicação de uma marca de prancha ecológica para surf adaptado
Orientador
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/13 Ativação de uma Marca através do Marketing Digital: caso "Os Bonitos"
Arguente principal
Sara Filipa santos Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/10/27 GABINETES DE COMUNICAÇÃO DOS HOSPITAIS CENTRAIS PORTUGUESES: MAIS-VALIAS ORGANIZACIONAIS E DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Arguente principal
António José Pinto Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/06/27 O humor como fonte de informação e catalisador para a participação política - o caso de Isto é Gozar com Quem Trabalha
Presidente do júri
David José Coelho Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/11/23 Agradecemos por tudo, não nos desculpamos por nada - A Campanha de Comunicação para a Marca TAP Air Portugal
Arguente principal
Filipa Serra da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Distinções

Título

2024 Coordenador do Grupo de Trabalho de Publicidade da SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2022 Research Committee member
EDCOM - European Institute for Commercial Communication education, Bélgica