???global.info.a_carregar???
Invited assistant professor at NOVA-FCSH. Integrated Researcher and Vice-Coordinator of the Transcultural, Literary, and Post-Colonial Studies Group at CHAM - Center for Humanities. Ph.D. in Portuguese Studies - Portuguese Language Teaching, Master's in Teaching Portuguese as a Second and Foreign Language, and Postgraduate in Public Policies. Coordinator/scientific reviewer and co-author of textbooks and teaching aids in the areas of Portuguese as a non-native language (for general and specific purposes) and explicit language knowledge, published by Porto Editora and by Camões, Institute of Cooperation and Language, I.P. Expert, lecturer, and trainer in Portuguese as a second and foreign language, with experience in Portugal, Guinea-Bissau, and East Timor. Supervisor of academic works at the undergraduate, master's, and doctoral levels. Research interests: Teaching portuguese as second and foreign, language, public education policies, and Portuguese-language Literatures.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susete Albino

Nomes de citação

  • Albino, Susete

Identificadores de autor

Ciência ID
331A-43EA-77CC
ORCID iD
0000-0001-5765-1857
Researcher Id
https://cham.fcsh.unl.pt/en/research-groups-presentation.php?p=1421

Endereços de correio eletrónico

  • susetealbino@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/10/20
Concluído
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Ensino do Português
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Políticas Educativas, cooperação e desenvolvimento em Timor-Leste desde a independência (2002-2015)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2018
Concluído
Pós-Graduação em Políticas Públicas (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2013/10 - 2014/05
Concluído
Formação Especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor ) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
17
2007
Concluído
Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aprendizagem do Português em Angola: para uma Didáctica do Texto Literário no Subsistema de Ensino Geral Regular – 1.º Ciclo do Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2005
Concluído
Ramo de Formação Educacional em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses (Diploma de especialização)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2003
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Licenciatura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/04/01 - 2016/08/31 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/01 - Atual Vice-coordenadora do grupo de de investigação "Estudos Transculturais, Literários e Pós-coloniais " CHAM Centro de Humanidades, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Docente no Ensino não Superior Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Portugal
Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Portugal
2020 - Atual Investigadora integrada CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2008 - Atual Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: A34 Francês; A46 Português/Língua Portuguesa; B107 Educação Especial; C05 Didáticas Específicas PLNM Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/31 Docente no Ensino não Superior Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras, Portugal
Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras, Portugal
2023/06 - 2023/08 Consultora na área da avaliação Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2019/09/01 - 2021/12/31 Perita em Língua Portuguesa - Projeto PFMO - Coordenação científico-pedagógica da produção de conteúdos de língua portuguesa para o ensino de português técnico (manuais e conteúdos digitais) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2021/05/01 - 2021/06/30 Consultora na área da avaliação Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2016 - 2020 Assistente de investigação CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Docente no Ensino não Superior Agrupamento de Escolas da Parede, Portugal
2019/05/01 - 2019/06/30 Consultora na área da avaliação Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Docente no Ensino não Superior Agrupamento de Escolas de Alvide, Portugal
2016/04/01 - 2016/12/01 Professora convidada Instituto de Estudos Diplomáticos - Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste, Timor - Leste
2013/02 - 2015/10 Consultora na área da avaliação da proficiência linguística Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2013/11/01 - 2013/12/01 Consultora pedagógica - Assistência às Reformas para a Qualidade e Equidade da Educação na Guiné-Bissau Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2012/08/01 - 2012/12/01 Supervisão pedagógica - "Supervisão e Acompanhamento da Reforma Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico em Timor-Leste - Área Curricular de Português Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2007/09/01 - 2012/07/01 Docente no Ensino Não Superior Agrupamento de Escolas de Vialonga, Portugal
2008/10 - 2012/02 Formadora/tutora do curso on-line de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa - Ensino a Distância Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2009/09/01 - 2010/09/01 Consultora pedagógica e formadora de Português Língua Não Materna (PLNM) Fundação Aga Khan, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/02/01 - 2015/05/31 Programa Fernão Mendes Pinto
Outra
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2025 Projet Human (101144478) /CERV-2023-EQUAL (EU: Program Citizens, Equality, Rights, Values))
101144478
Investigador
European Union
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Albino, Susete. "Desenvolvimento: origem e percurso de um conceito". Trabalho apresentado em Lusoconf 2022 - IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2022.
    Publicado
  2. Susete Albino (SA). "Tendências e dinâmicas da atual cooperação internacional para o desenvolvimento". 2022.
  3. Susete Albino (SA); Albino, Susete. "Apoio da cooperação internacional na (re)edificação do sistema educativo de Timor-Leste". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021, Bragança, 2022.
    Publicado • 10.34620/lusoconf.2021
  4. Susete Albino (SA). "A internacionalização das políticas públicas de educação em Timor-Leste". 2019.
  5. Albino, Susete. "A Internacionalização das Políticas Públicas de Educação em Timor-Leste: Definição de um Quadro Conceptual e Analítico de Investigação". Trabalho apresentado em COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Albino, Susete. ""Olhos de coruja olhos de gato bravo", de Luís Cardoso: género e relações de poder". Portuguese Studies Review 32 1 (2024): https://maproom44.com/psr/bk_issues.html.
    Acesso aberto • No prelo
  2. Albino, Susete. "Memória, hibridismo e subalternidade em "O plantador de abóboras de Luís Cardoso"". Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 40, jul./dez. 2023 40 (2023): 92-103. https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/924/599.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Albino, Susete. "Um olhar sobre a língua portuguesa em Timor-Leste". Ipsis verbis (Luanda) 2 (2022):
    Acesso aberto • No prelo
  4. Albino, Susete. "O Português Língua Não Materna no currículo nacional: Trajetória de uma política educativa". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 77-93. https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/840.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25512
  5. Albino, Susete. "(Re)Edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e Desafios Atuais". Cadernos de Estudos Africanos 39 (2020): 31-55. https://journals.openedition.org/cea/4773.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.4000/cea.4773
Capítulo de livro
  1. Albino, Susete; Susete Albino (SA). "Time and space configurations in Luís Cardoso's O Plantador de Abóboras". In Proportion; Harmonies; Identities. Time and Space. PHI 2022., editado por Monteiro, {Maria do Ros{\'a, 407-412. Leiden: CRC Press/Balkema - Taylor & Francis Group, 2023.
    Publicado • 10.1201/9781003260554
Manual
  1. Albino, Susete; Ana Sofia Lemos. Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira B1. Díli, Timor - Leste: Camões, I.P.. 2021.
    Publicado
  2. Albino, Susete; Ana Sofia Lemos. Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira - A2. Díli, Timor - Leste: Camões, I.P.. 2021.
    Publicado
  3. Albino, Susete; Lemos, Ana Sofia. Gramática Passo a Passo - 9.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  4. Albino, Susete; Lemos, Ana Sofia. Gramática Passo a Passo - 6º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  5. Albino, Susete; Lemos, Ana Sofia. Gramática Passo a Passo - 5.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  6. Albino, Susete; Lemos, Ana Sofia. Gramática Passo a Passo - 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  7. Albino, Susete; Lemos, Ana Sofia. Gramática Passo a Passo - 7.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  8. Albino, Susete; Mascarenhas, Lúcia. ABC em Português - Níveis A1.1/A1.2 - Professor. Porto: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  9. Albino, Susete; Mascarenhas, Lúcia. ABC em Português - Nível A1.2 - Aluno. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  10. Albino, Susete; Mascarenhas, Lúcia. ABC em Português - Nível A1.1 - Aluno. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  11. Falas Português? – B1 - Professor. Portugal. 2011.
  12. Albino, Susete. Caderno de Atividades - Falas Português? - B1. Porto, Portugal: Porto Editora. 2010.
  13. Albino, Susete; Castro, Manuel. Falas Português?- B1 - Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2009.
    Publicado
  14. Albino, Susete; Castro, Manuel. Falas Português?- B1 - Aluno. Porto, Portugal: Porto Editora. 2009.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Susete Albino (SA). "Percurso e papel da língua portuguesa em Timor-Leste". 2021.
  2. Susete Albino (SA). "Tendências e dinâmicas da atual cooperação internacional para o desenvolvimento". 2021.
  3. Albino, Susete. "Dimensions of Identity in "La Traversée", by Mouloud Mammeri". Trabalho apresentado em Innovation, Invention and Memory in Africa- IV CHAM International Conference, Lisboa, 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.22582/cham2019prg
  4. Albino, Susete. "A Internacionalização das Políticas Públicas de Educação em Timor-Leste: Definição de um Quadro Conceptual e Analítico de Investigação". Trabalho apresentado em COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade, Lisboa, 2018.
    Publicado
  5. Albino, Susete. "Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso- Afro-Brasileiro, Lisboa, 2018.
    Publicado
  6. Albino, Susete. "Política Educativa e Línguas de Ensino no Currículo do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino da República Democrática de Timor-Leste: Decreto-Lei N.º 4/2015". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso- Afro-Brasileiro, Lisboa, 2018.
    Publicado
  7. Susete Albino (SA). "Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste". 2018.
Revisão de livro
  1. Soraia Lourenço. Autor correspondente: Soraia Lourenço. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Prevenção e Investigação Criminal B2 (Co-coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste – Prevenção e Investigação Criminal – B2 (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  2. Sofia Fernandes Gaspar. Autor correspondente: Sofia Fernandes Gaspar. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira B2 (coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste – Criminalidade Económico Financeira – B2 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  3. Ana Sofia Lemos; Albino, Susete. Autor correspondente: Ana Sofia Lemos. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira B1 (coordenação científica e pedagógica e coautoria)". Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  4. Sofia Fernandes Gaspar. Autor correspondente: Sofia Fernandes Gaspar. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Prevenção e Investigação Criminal - B1 (Coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste – Prevenção e Investigação Criminal – B1 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  5. Sara Morgadinho Lopes; Marta Dineia Gamito. Autor correspondente: Marta Dineia Gamito. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - B2 (coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - B2 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  6. Pereira, Mónica; Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro. Autor correspondente: Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - B1 (coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - B1 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  7. Marta Dineia Gamito; Sara Morgadinho Lopes. Autor correspondente: Marta Dineia Gamito. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - B1 (coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - B1 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  8. Nuno Almeida. Autor correspondente: Nuno Almeida. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - B2 (co coordenação científica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - B2 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  9. Mónica Pereira; Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro. Autor correspondente: Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - A2 (coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Financeira - A2 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  10. Albino, Susete; Ana Sofia Lemos. Autor correspondente: Ana Sofia Lemos. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira - A2 (coordenação científica e pedagógica e coautoria)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Criminalidade Económico Financeira - A2 Total, (2021): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  11. Sara Morgadinho Lopes; Marta Dineia Gamito. Autor correspondente: Marta Dineia Gamito. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - A2 (co-coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Auditoria Social - A2 Total, (2020): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  12. Osvaldo Campos. Autor correspondente: Osvaldo Campos. "Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Prevenção e Investigação Criminal - A2 (co-coordenação científica e pedagógica)". Revisão de Língua Portuguesa para Fins Específicos em Timor-Leste - Prevenção e Investigação Criminal - A2 Total, (2020): https://www.osanpovunian.tl/pt/conteudo/recursos-publicacoes.
    Publicado
  13. Albino, Susete; Carvalho, Susana Sousa. "Cultura e História de Portugal - Volume 2 - Níveis B2/C1 - Aluno - Revisão Científica". Revisão de Cultura e História de Portugal - Volume 2 - Níveis B2/C1 - Aluno (2013): https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/cultura-e-historia-de-portugal-volume-2-niveis-b2-c1/14663007.
    Publicado
  14. Albino, Susete; Mascarenhas, Lúcia. "Cultura e História de Portugal - Volume 1 - Níveis A2/B1 - Aluno - Revisão Científica". Revisão de Cultura e História de Portugal - Volume 1 - Níveis A2/B1 - Aluno (2013): https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/cultura-e-historia-de-portugal-volume-1-niveis-a2-b1/14160633.
    Publicado
  15. Albino, Susete; Carvalho, Susana Sousa; Mascarenhas, Lúcia. "Cultura e História de Portugal - EPE - Níveis - A2/B1 e B2/C1 - Professor - Revisão Científica". Revisão de Cultura e História de Portugal – EPE – níveis - A2/B1 e B2/C1 – Professor (2013): https://www.portoeditora.pt/epe/projetos/culturaehistoriadeportugal.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Albino, Susete da Conceição Costa. "Políticas Educativas, cooperação e desenvolvimento em Timor-Leste desde a independência (2002-2015)". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/112191.
  2. Albino, Susete. "Aprendizagem do Português em Angola: Para uma Didática do Texto Literário no Subsistema de Ensino Regular - 1.º Ciclo do Secundário". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2007.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/06 Portuguese Language Acquisition (L2) within CAC framework: an analysis of materials production in Timor-Leste MATSDA / NOVA FCSH Conference
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/02/21 Modelos e critérios de análise de materiais didáticos Seminário de Análise e Produção de Materiais Didáticos - Mestrado de Português Língua Segunda e Estrageira
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/12/05 Timor-Leste: Língua, Cultura e Identidade Comunicação - Seminário de Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Departamento de Estudos Portugueses, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/06/29 Olhos de coruja olhos de gato bravo, de Luís Cardoso: Género e relações de poder Encontro Internacional O Mundo Lusofono e suas Diásporas
Associação de Estudos Lusófonos (Toronto, Canadá)
2023/06/20 Produção de materiais para o ensino do português de nível técnico em instituições públicas timorenses Conferência Internacional "Ensino, Formação, Investigação"
CHAM-Centro de Humanidades (Lisboa, Portugal)
2022/10/13 Desenvolvimento: origem e percurso de um conceito Lusoconf 2022 - IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/10/07 Time and Space Configurations in Luís Cardoso - O Plantador de Abóboras 8.º Congresso Internacional Multidisciplinar PHI/ 8th Multidisciplinary International Congress PHI: Tempo e Espaço/ Time and Space
(Porto, Portugal)
2022/06/30 A inscrição da voz feminina no território espácio-temporal timorense em "O plantador de Abóboras" de Luís Cardoso Conferência Internacional "Mulher, Género e Interseccionalidade no Mundo Lusófono"
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2022/06/27 Timor-Leste: História, Política e Percurso da Língua Portuguesa Seminário de Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2021/10/14 Apoio da cooperação internacional na (re)edificação do sistema educativo de Timor-Leste III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas – LUSOCONF2021
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2021/10/14 Tendências e dinâmicas da atual cooperação internacional para o desenvolvimento III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas – LUSOCONF2021
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2021/10/07 Percurso e papel da língua portuguesa em Timor-Leste Segundo Fórum Internacional de Língua Portuguesa – FoLP2
Cátedra de Língua Portuguesa da Universidade Católica de Angola (Luanda, Angola)
2021/07/22 Ação da cooperação internacional na 1.ª reforma curricular de Timor-Leste IV Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2019/06/27 A (Re)Edificação do Sistema Educativo da República Democrática de Timor-Leste The Lusophone World: Global and Local Communities – International Conference
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/11/09 A Internacionalização das Políticas Públicas de Educação em Timor-Leste: Definição de um Quadro Conceptual e Analítico de Investigação COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/11 Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste IV Colóquio Luso- Afro-Brasileiro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/11 Política Educativa e Línguas de Ensino no Currículo do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino da República Democrática de Timor-Leste: Decreto-Lei N.º 4/2015 IV Colóquio Luso- Afro-Brasileiro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/07 Dimensions of Identity in "La traversée", by Mouloud Mammeri Innovation, Invention and Memory in Africa – IV CHAM International Conference
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Timor-Leste: História, Cultura e Educação Seminário de Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/07/14 Resources Centers: A Tool to Support the Education System in Guiné-Bissau Conferência “Finding Pathways in Education”
Universidade Nacional Timor Lorosa’e and Victoria University (Díli, Timor - Leste)
2015 Timor-Leste: História, Cultura e Sociedade Seminário de Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Projeto - Oficina de Português Língua Não Materna no Agrupamento de Escolas de Vialonga Seminário de Ensino do Português como L2 e LE
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/07/06 Que Projeto? Quem Projeta? Para Quem se Projeta? TEIP – Melhorar as aprendizagens, educar para a cidadania
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2010/07/06 As Novas Aventuras do Ulisses TEIP – Melhorar as aprendizagens, educar para a cidadania
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2010 Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna - Da Legislação à Prática ILNOVA, Cursos de Verão
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna no Agrupamento de Escolas de Vialonga Seminário de Ensino do Português como L2 e LE
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/09 Materiais Didáticos de PLNM - Manuais Falas Português? 8.º Congresso de Lusitanistas
Universidade de Munique (Munique, Alemanha)
2009/07/08 A Redescoberta da Língua TEIP – Melhorar as aprendizagens, educar para a cidadania
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. (Setúbal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/11 - Atual Proposta de didatização da obra "Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito", de Ondjaki, para aprendentes de Português Língua Não Materna de nível C1
Coorientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - Atual Materiais didáticos para a aula de PLNM do 1.º ciclo
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - Atual Cantar a Tristeza aos ouvidos de quem "não a entende": a utilização da obra poética no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - Atual Proposta de materiais para o ensino do português para fins comerciais na China
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - Atual A integração dos refugiados do Médio Oriente em Portugal: desafios linguísticos e aprendizagem do português como língua de acolhimento
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01 - Atual Integração e inclusão dos alunos de PLNM no ensino secundário
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01 - Atual Museus e espaços museológicos no ensino-aprendizagem língua estrangeira
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01 - Atual O podcast como ferramenta de ensino e de aprendizagem do português europeu língua estrangeira
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/06 - Atual A dimensão pós-colonial nos manuais de História portugueses
Coorientador
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - 2024/06/07 Desenvolvimento da oralidade no ensino-aprendizagem de PLNM no 3.º ciclo e Secundário: atividades, desafios e estratégias
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - 2024/06/07 O Self-Directed Learning (SDL) na aprendizagem do português em Macau : análise da aplicação: "Diz-lá"
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - 2024/05/29 O ensino comunicativo baseado em tarefas: o caso dos aprendentes universitários chineses de PLE
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10 - 2024/05/03 Ensino de PLE para fins comerciais: o caso dos aprendentes chineses adultos em Angola
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 - 2023/12/20 Ensino do português como língua de acolhimento: ações de educação não formal em Portugal
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 - 2023/06/23 O ensino-aprendizagem do português como língua de acolhimento em contexto de reclusão: um estudo de caso
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 - 2023/05/26 Ensino do português a trabalhadores chineses do setor da manutenção e conservação de edifícios no contexto dos PALOP: uma proposta de conteúdos digitais para o nível A2
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 - 2023/05/19 Ensino do português como língua estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos - nível A1
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09 - 2023/05/11 Ensino do português no contexto universitário chinês: proposta de conteúdos digitais para o estudo de textos literários no nível proficiente - C1
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/10 - 2023/02/06 Projeto de Tese de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global - "Integração e inclusão dos alunos de PLNM no ensino secundário português"
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/05 - 2023/01/19 Projeto de Tese de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global - "Museus e espaços museológicos no ensino-aprendizagem de português língua estrangeira"
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/14 - 2023/01/17 Projeto de Tese de Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global - "O Podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem do português europeu língua estrangeira"
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2022/12/02 O Sistema de Avaliação e Certificação das Aprendizagens no Ensino Português no Estrangeiro
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2022/11/25 Proposta de didatização da obra Ynari: A menina das cinco tranças, de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02 - 2022/06/09 Projeto de Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses - "A dimensão pós-colonial nos manuais de História portugueses"
Coorientador
Estudos Anglo-Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2022/03/25 Ensino a distância do PLNM aos alunos do ensino básico em tempos de pandemia: análise dos módulos do nível iniciação do Estudo em Casa
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022/01/21 Políticas Educativas de Acesso à Educação Formal de Qualidade para Todos na Guiné-Bissau (2000-2015)
Orientador
Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 O Ensino da Competência da Escrita no 10.º Ano de Escolaridade na Escola Secundária Geral N.º 1 de Lautém
Orientador
Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2016 - 2016 A Importância da Literatura na Disciplina de Português no 10.º Ano de Escolaridade do Ensino Secundário Geral
Orientador
Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2015 - 2015 Análise das Propostas de Escrita do Manual Escolar de Língua Portuguesa do 5.º Ano do Ensino Básico de Timor-Leste
Orientador
Língua Portuguesa (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11 - 2024/06 Membro da Comissão Organizadora do MATSDA and Universidade Nova de Lisboa/ FCSH Conference - 'Materials for developing communicative ability' (2024/06/05 - 2024/06/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 - 2023/06 Congresso Internacional "Educação, Formação, Investigação" (2023/06/19 - 2023/06/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06/20 - 2023/06/20 Moderação da sessão paralela 4
Congresso
Congresso Internacional "Ensino, Formação, Investigação"
CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/07/17 - 2019/07/17 Moderador do Painel P33 - Literatures: theory, critique and production
Conferência
Innovation, Invention and Memory in Africa – IV CHAM International Conference
CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/07 O "Self-Directed Learning" (SDL) na aprendizagem do português em Macau: Análise da aplicação "Diz lá!"
Orientador
Keng Hang Leung (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/06/07 Desenvolvimento da oralidade no ensino-aprendizagem de PLNM no 3.º ciclo e Secundário: atividades, desafios e estratégias
Orientador
Raquel Pinto Santana de Marquês Alfaiate (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/05/29 O ensino comunicativo baseado em tarefas: o caso dos aprendentes universitários chineses de PLE
Orientador
Ka I Ieong (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/05/03 Ensino de PLE para fins comerciais: o caso dos aprendentes chineses adultos em Angola
Orientador
Shen Yongzhong (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/03/20 Dificuldades de uso das preposições “de” e “em” no ensino secundário de PLE em Macau
Arguente
Lemuel Aglosolos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2024/02/09 Inclusão de alunos imigrantes no 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Beatriz Francisco da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/12/20 Ensino de Português como Língua de Acolhimento: Ações de Educação Não Formal em Portugal
Vogal
Maria Helena Valinhas Valença Pinto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/07/15 Análise do manual didático "Português para Ensino Universitário" para o ensino de PLE na China Continental
Presidente do júri
Wang Lange (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/06/23 O ensino-aprendizagem do português como língua de acolhimento em contexto de reclusão: Um estudo de caso
Orientador
Rui Manuel da Costa Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/06/22 Dois retratos da mulher na literatura pós-colonial: Maria Firmina dos Reis e Paulina Chiziane
Presidente do júri
Maria Inêsa Godinho Guarda (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/26 Ensino do português a trabalhadores chineses do setor da manutenção e conservação de edifícios no contexto dos PALOP: uma proposta de conteúdos digitais para o nível A2
Orientador
Yangyang Chen (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/15 Ensino do português como língua estrangeira em regime de e-learning: uma proposta de conteúdos digitais diferenciados para hispanofalantes e anglófonos - nível A1
Orientador
Maria João Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/11 Ensino do português no contexto universitário chinês: proposta de conteúdos digitais para o estudo de textos literários no nível proficiente - C1
Orientador
Gan Wenwen (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/04 Ensino de PLNM no 3.º ciclo e secundário e PLA a adultos
Presidente do júri
Beatriz Soares Carraço (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/05/03 Ensino do português em Macau: O papel dos professores não nativos
Arguente
Hio Iong Wong (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/12/02 O Sistema de Avaliação e Certificação das Aprendizagens no Ensino Português no Estrangeiro
Orientador
Ana Luísa Fernandes da Silva Johane Tendeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/11/25 Proposta de didatização da obra "Ynari: A menina das cinco tranças", de Ondjaki, para alunos de Português Língua Não Materna
Orientador
Bárbara Corcino Correia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 Comunicação e oralidade no ensino aprendizagem de PLE
Vogal
Madalena Pestana Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/05 O ensino do português como língua estrangeira e língua de herança em França
Vogal
Leonor Carreira Baião (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/03/03 Ensino a distância do PLNM aos alunos do ensino básico em tempos de pandemia: análise dos módulos do nível iniciação do Estudo em Casa
Orientador
Xu Runjiao (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/01/25 Políticas Educativas de Acesso à Educação Formal de Qualidade para Todos na Guiné Bissau (2000- 2015)
Orientador
Marceano Tomas Urem da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/10/15 A Prática de Oralidade no Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário na Guiné-Bissau
Vogal
Cadafi Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/08/29 A Figura do Contratado nas Aulas de Literatura Angolana da 11.ª Classe
Arguente principal
Lídia Marta Vindula (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2016 A Compreensão da Leitura em Língua Portuguesa no 10.º Ano, na Escola Secundária Rainha da Paz
Arguente
Júlio Naz Obe (Outro)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2016 Estudo Comparativo das Lendas Tasi Benu, de Maubara e Tasi Benu, de Liquiçá
Arguente
Emiliano Pinto Nunes (Outro)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03 - 2024/06 LIVRO DE ATAS - VIII Jornadas Pedagógicas do Centro de Língua Portuguesa | 2023 UNTL
2023/03 - 2023/04 Livro de Artigos Selecionados das VII Jornadas Pedagógicas - Ler e Falar o Mundo em Língua Portuguesa | 2022 (978-989-53844-3-3) UNTL
2022/11/01 - 2022/12 Portuguese Studies Review (1057-1515) Éditions Baywolf

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/04/27 - 2024/06/22 Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: Da Teoria à Prática: Curso de Formação (2.ª ed) Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: Da Teoria à Prática: Curso de Formação (2.ª ed) (Outros) Associação de Professores de Português, Portugal
2024/02/15 - 2024/05/23 Literaturas e Culturas dos Países ce Língua Portuguesa Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/01/20 - 2024/03/09 Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: Da Teoria à Prática: Curso de Formação Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: Da Teoria à Prática: Curso de Formação (Outros) Associação de Professores de Português, Portugal
2024/01/08 - 2024/01/31 Criação de conteúdos digitais para o ensino do português língua materna e língua não materna - Curso CAN - Luís Krus - Formação ao Longo da Vida Curso CAN - Criação de conteúdos digitais para o ensino do português língua materna e língua não materna (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/09/28 - 2024/01/18 Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03/01 - 2023/05/31 Análise e Produção de Materiais Didáticos Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02/27 - 2023/05/29 Ensino a Distância: Teoria e Prática Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/02 - 2022/06 Ensino a Distância: Teoria e Prática Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/02/07 - 2022/02/15 Ensino do Português nos Contextos Macaense e Timorense Curso de Ano Novo (CAN) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2022/01 Análise e Produção de Materiais Didáticos Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02 - 2021/06 Análise e Produção de Materiais Didáticos Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/08 - 2016/12 Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa Licenciatura em Educação (Licence) Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2016/08 - 2016/12 Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Diplomático e das Relações Internacionais (níveis B1/B2) Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Diplomático e das Relações Internacionais (níveis B1/B2) Instituto de Estudos Diplomáticos - Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste, Timor - Leste
2016/04 - 2016/08 Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Diplomático e das Relações Internacionais (níveis A1/ A2) Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Diplomático e das Relações Internacionais (níveis A1/A2) Instituto de Estudos Diplomáticos - Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste, Timor - Leste
2015/08 - 2015/12 Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa Licenciatura em Educação (Licence) Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2015/08 - 2015/12 Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Empresarial (Níveis A1/A2) Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Empresarial (Níveis A1/A2) Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2014/08 - 2015/08 Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Administrativo (Níveis A1/A2) Língua Portuguesa para Fins Específicos: Contexto Administrativo (Níveis A1/A2) Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2014/08 - 2014/12 Português Geral (níveis A1/A2) Licenciatura em Engenharia Civil (Licence) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2014/08 - 2014/12 Português Geral (níveis B1/B2) Licenciatura em Engenharia Civil (Licence) Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2014/05 - 2014/08 Português para fins gerais e académicos (nível B1) Curso de preparação de bolseiros de mestrado e doutoramento Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor - Leste
2008 - 2012 Curso online de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa Plataforma de ensino a distância (Outros) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/11 - 2024/06 Membro da Comissão Organizadora do MATSDA and Universidade Nova de Lisboa/ FCSH Conference - 'Materials for developing communicative ability'
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/06/19 - 2023/06/21 Membro das Comissões Organizadora e Científica do Congresso Intenacional "Educação, Formação, Investigação"
Membro
CHAM Centro de Humanidades, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/02/06 - 2023/02/06 Membro do júri - Projeto de Doutoramento "Integração e inclusão dos alunos de PLNM no ensino secundário" Universidade Aberta, Portugal
2023/01/19 - 2023/01/19 Membro do júri - Projeto de Doutoramento "Museus e espaços museológicos no ensino-aprendizagem língua estrangeira" Universidade Aberta, Portugal
2023/01/17 - 2023/01/17 Membro do júri - Projeto de Doutoramento "O podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem do português europeu língua estrangeira" Universidade Aberta, Portugal
2022/06/09 - 2022/06/09 Membro do júri - Projeto de Doutoramento "A dimensão pós-colonial nos manuais de História portugueses" Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal