???global.info.a_carregar???
Klênio Barros is a scholarship holder at the Centre for Research in Psychology of Music and Music Education (CIPEM), at the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Porto (IPP) and an integrated researcher at the Institute of Ethnomusicology Centre for Studies in Music and Dance (INET - MD). He has a PhD in Ethnomusicology (2021) from the University of Aveiro, with research funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes/Brazil). He holds a Master's degree in Music (2014), with an emphasis on Ethnomusicology, from the University of Aveiro, a Postgraduate degree in Music, in the field of 20th and 21st Century Interpretive Practices (2011), a Bachelor's degree in Music (2009) and a Technical degree in Music (2005), from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN-Brazil). Among his most significant professional experiences is the position of Guest Professor at the School of Music of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN), from 2010 to 2012 and, more recently, his experience as a music teacher in the first cycle of basic education, for the Ílhavo City Council (Portugal) (2021-2022). He has published and presented academic work in the fields of Music Education, Ethnomusicology, Popular Music Studies and Music Performance at national and international events. He is a member of the organising committee of academic events held at the University of Aveiro and ESE | IPP. He is currently a scientific evaluator for the Jornadas de Etnomusicologia (XIII, IX and X), Colóquios Amazônicos de Etnomusicologia (VI, VII and VIII) and Encontro Regional Norte da ABET (Belém-PA, Brazil), and a master's student in Music Education at the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Klênio Jonessy de Medeiros Barros

Nomes de citação

  • Barros, Klênio

Identificadores de autor

Ciência ID
3016-0008-1235
ORCID iD
0000-0002-2374-1085

Telefones

Telemóvel
  • 913125243 (Pessoal)

Moradas

  • Rua de Anadia, n. 4, 3 esquerdo, 3810-208, Aveiro, Aveiro, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2024/10
Em curso
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Educação Musical
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/25
Concluído
Música (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Etnomusicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
"EXISTIR MUSICALMENTE Jazz, desafios comuns, políticas institucionais e processos de individuação em contextos de big band" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 - 2010)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/01 - 2012/01
Concluído
Curso de Pós-Graduação em Música (Postgraduate Certificate)
Especialização em Práticas interpretativas do século XX e XX1
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
"Três peças para trombone e piano de José Alberto Kaplan - aspectos técnicos e interpretativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
4,14 (aprovado)
2005/01/18 - 2009/08/18
Concluído
Música (Bachelor)
Especialização em Instrumento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
"Recital de conferência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
8.23 (aprovado)
2003/01 - 2007/06
Concluído
Técnico de Música (Licence)
Especialização em Instrumento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
8,51 (aprovado)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/18 - Atual Investigador (Investigação) Istituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) - Polo da ESE I.P Porto, Portugal
2023/09/01 - 2024/02/29 Investigador Contratado (Investigação) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/14 - 2012/01/14 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/18 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/12/01 - 2016 Reforço Orquestra Filarmonia das Beiras, Portugal
Orquestra Filarmonia das Beiras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/11/25 - 2011/11/27 Professor Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC), Brasil
Filarmônica 24 de Outubro, Brasil
2011/05/03 - 2011/05/07 Professor Associação Brasileira de Trombonistas, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2011/04/29 - 2011/04/30 Professor Departamento de Música AD Parnamirim, Brasil
Departamento de Música AD Parnamirim, Brasil
2006/07/22 - 2006/07/29 Professor Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Brasil
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, Klênio Jonessy de Medeiros. "Estratégias de estudo e otimização da música popular no espaço acadêmico: o protagonismo da big band Jerimum Jazz". Trabalho apresentado em I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universiade, Porto Alegre, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barros, Klênio; Barros, Samuel; Seixas, António. "Saberes emergidos na pandemia: o caso do Coletivo Brasileiro de Trombonistas". (2022): http://hdl.handle.net/10773/35064.
    10.5965/2525530407022022e0104
  2. Lima, Erickinson Bezerra de; Barros, Klênio. "Diálogos desclassificados: a música e a voz por trás da teoria da desclassificação, segundo passo". Orfeu 6 1 (2021): http://dx.doi.org/10.5965/2525530406012021e0019.
    Acesso aberto • 10.5965/2525530406012021e0019
  3. Bezerra de Lima, Erickinson; Barros, Klênio. "DIÁLOGOS DESCLASSIFICADOS Música e corpo-arquivo na construção de um saber inacabado, primeiros passos". Orfeu 5 2 (2020): 1-21. http://dx.doi.org/10.5965/2525530405022020e0006.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5965/2525530405022020e0006
  4. Barros, Klênio Jonessy de Medeiros. "Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1333.
    https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1333
Poster em conferência
  1. Barros, Klênio. "A teatralidade no constructo da performance musical: a composição do Clown na Sequenza V de Luciano Berio (1925-2003)". Trabalho apresentado em PERFORMA’15: Proceedings of the International Conference on Music Performance, 2015.
Resumo em conferência
  1. Barros, Klênio. "Do individual ao colectivo: a improvisação musical como um modo de pensar e agir socialmente". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
    Publicado
  2. Barros, Klênio. "Embarrassments in the field: the imbalance between the security of theory and the uneasiness of practice". Trabalho apresentado em I Jornadas de Etnomusicología y Antropología de la Música, Barcelona, 2015.
    Publicado
  3. Barros, Klênio. "O discurso musical de Radegundis Feitosa: a análise intertextual como veiculador de sentidos na performance musical". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Investigação em Música, Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Barros, Klênio. "Três peças para trombone e piano de José Alberto Kaplan: aspectos técnicos e interpretativos". Trabalho apresentado em Congresso Internacional "A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico", Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barros, Klênio Jonessy de Medeiros. "Existir musicalmente: jazz, desafios comuns, políticas institucionais e processos de individuação em contextos de big band". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10773/33532.
  2. Barros, Klênio Jonessy de Medeiros. "A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962–2010)". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13907.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Mendes, Helvio; Barros, Klênio; De Oliveira, Nery André Borges; Pedro Aragão; José Daniel Telles dos Santos; Marcelo Leite; Vinicius de Lucena; Independente (Produtor); Clube de Choro de Aveiro (Realizador). 2020. Santa Morena - Jacob do Bandolin - Roda de Choro de Aveito.
  2. Mendes, Helvio; Barros, Klênio; De Oliveira, Nery André Borges; José Daniel Telles dos Santos; Marcelo Leite; Vinicius de Lucena; Pedro Aragão; Independente (Produtor); Clube de Choro de Aveiro (Realizador). 2020. Choro Negro - Paulinho da Viola e Fernando Costa.
  3. Mendes, Helvio; Marcelo Leite; De Oliveira, Nery André Borges; Pedro Aragão; Vinicius de Lucena; Barros, Klênio; José Daniel Telles dos Santos; Independente (Produtor); Clube de Choro de Aveiro (Realizador). 2020. Um Xodó para mim - Dominguinhos - Roda de Choro de Aveiro.
  4. Mendes, Helvio; José Daniel Telles dos Santos; Borges, Nery; Marcelo Leite; Vínicius de Lucena; Pedro Aragão; Barros, Klênio; Clube de Choro de Aveiro (Realizador). 2020. Pedacinhos do Céu - Waldir Azevedo - Roda de Choro de Aveiro.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/10 Conexões OnLife: quando a Educação Musical, o Currículo Oculto e as Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) convergem para uma "segunda vida dos Currículos" (Comunicação aceite para apresentação na XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 25 anos). XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 25 anos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/02/02 "A viagem das músicas e tudo o que vai com as músicas": práticas inclusivas na Educação Musical em contextos multiculturais V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Eu vim de longe... eu vou p'ra longe - 50 anos de Educação em Democracia
Braga | Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/12/06 Da viagem das músicas à construção colaborativa do conhecimento: práticas de Ciência Cidadã na Educação Musical em contextos multiculturais I Seminário do G.A.T.A - Os sentidos do trabalho académico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/11/29 Educação Musical para além da superfície: a profundidade do currículo oculto na promoção de uma segunda vida dos currículos V Jornadas de Educação - Intervenção educativa e aprendizagens: realidades e desafios
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2016/06/02 De uma antropologia da música para uma antropologia musical: as diferentesfaces do trabalho de campo em Etnomusicologia. VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Futuros disputados
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/05/04 A viagem da língua e tudo o que vai com a língua: música popular brasileira einterlocução de culturas nos espaços noturnos da cidade do Porto. 3º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/12/09 "Foi no mês que vem": a contribuição das práticas de crowdfunding para a produção musical independente no Brasil. 3º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-ip'15
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/12/09 "Mas como é que é": mímesis e intertextualidade na análise, construção e efetivação da performance musical do choro Radega. 3º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-ip'15
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015/06/11 A aplicação da teoria da Intertextualidade na análise da performance musical: o caso particular do trombonista Radegundis Feitosa (1962-2010). Performa'15: encontros de investigação em performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/09 - 2023/11/11 Organização da Escola de Outono de 2023 | Autumn School 2023 Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança (Cartographies of the Present: exploring music education in a changing society). O evento decorreu de 9 a 11 de novembro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2023/11/09 - 2023/11/11)
Conferência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/07/07 - 2016/07/09 Membro da Comissão Organizadora do Congresso Música e Lusofonia em acervos de 78rpm. (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/12/05 - 2013/12/07 Membro da Comissão Organizadora do 2º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos em Música e Dança, Post-ip'13. (2013/12/05 - 2013/12/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/02 - 2024/02/02 Moderador da sessão 2.7 de comunicações, no âmbito do V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - "Eu vim de longe... eu vou p'ra longe - 50 anos de Educação em Democracia.
Conferência
V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - "Eu vim de longe… eu vou p’ra longe" – 50 anos de educação em democracia
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2023/05/31 - 2023/06/01 Participação na "Formação para professores: Transformação digital no ensino da música" que decorreu no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com transmissão simultânea via Zoom.
Encontro
DigiMusi Transformação digital no ensino elementar da música
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/07 - 2022/08 Avaliador científico na IX Jornada de Etnomusicologia VII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia e IV Encontro Regional Norte da ABET.
Avaliador
Associação Brasileira de Etnomusicologia, Brasil Associação Brasileira de Etnomusicologia
2021/08 - 2021/10 Avaliador científico na VIII Jornada de Etnomusicologia e o VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia
Avaliador
Associação Brasileira de Etnomusicologia, Brasil Associação Brasileira de Etnomusicologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/08/15 - 2022/08/22 Avaliador científico na Art Research Journal (ARJ): Revista de Pesquisa em Artes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual Membro da Equipe Editorial da "Revista Música, Psicologia e Educação", desempenhando funções de secretariado.
Membro
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) - Polo da ESE I.P Porto, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/06/05 - 2023/06/21 Avaliador científico na X Jornada de Etnomusicologia, VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Universidade Federal do Pará (Brasil)