???global.info.a_carregar???
Frederico Lopes (ORCID 0000-0002-1266-116X) holds a PhD (2017) in Human Movement Studies from the Faculade de Motricidade Humana-Universidade de Lisboa ; a MEd in Educational Sciences (2009) and a Degree in Psychology (2002). He is an Assistant Professor and Reseacher at Faculdade de Motricidade Humana (FMH-Ulisboa) and a member of the Motor Behavior Laboratory. He lectures on Motor Development; conducts research activities on the topics of children’s play, mobility and place interactions.; and works in community and school intervention projects related with children’s outdoor play, children’s participation and the design of playspaces. He is a co-founder of an NGO called “Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês”, in which he works as a Playworker on several projects related with play provision and play advocacy. Frederico Lopes is also an Invited Assistant Professor at ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida). Herein, he lectures on Ludicity and Culture in Education within the Master's degree in Preschool Education. He is a founding member of the Portuguese Branch of the International Play Association (IPA Portugal) and the Portuguese Council Member at the International Play Association (IPA).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Frederico Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, F.
  • Lopes, Frederico

Identificadores de autor

Ciência ID
3010-21A4-3AC0
ORCID iD
0000-0002-1266-116X

Endereços de correio eletrónico

  • fredericolopes@fmh.ulisboa.pt (Profissional)
  • fred.lopes3@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Estrada da Costa , 1499-002, Cruz Quebrada - Dafundo, Oeiras, Portugal (Profissional)
  • Rua Bartolomeu Dias, 170, 2ºC, 1400-031, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2017/01/05
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comportamento Motor
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Children’s Interactions in the City: the interplay of mobility, affordances and urban space." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2017/01
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Comportamento Motor
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade.
2009/12
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2002/07
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/02/15 - 2021/01/14 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011/10 - 2012/04 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa-Instituto de Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2020/09/01 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09 - 2020/02 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2003/09 - 2005/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - Atual PROMOVER O SUCESSO EM CADA ALUNO, EM CASCAIS NINGUÉM FICA PARA TRÁS
LISBOA-07-5266-FSE-000095
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017/03/16 - Atual Criação de espaços de jogo e de recreio em meio escolar no município de Cascais
P.03.04.01./2017/4
Desenvolvimento técnico
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Em curso
2018 - 2022 Brincapé
Desenvolvimento técnico
Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Portugal
Camara Municipal de Lisboa
Em curso
2017/10/15 - 2020/08/14 Moving and Learning Outside
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/12/03 - Atual Consultoria, formação e projeto participativo ao nível da requalificação de espaço de recreio e de lazer no Centro Infantil Olivais Sul (Fundação Aga Khan)
n/a
Desenvolvimento técnico
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Em curso
2017/05/18 - Atual Consultoria especializada nas áreas de Educação Física, Comportamento Motor, Espaços de Jogo Escolares e ao Ar Livre, e Desenvolvimento Motor da Criança e do Adolescente
Desenvolvimento técnico
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Em curso
2010/01 - 2013/01 Independent Mobility as a critical aspect of children’s development and quality of life
Investigador
Policy Studies Institute, Reino Unido
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. V. Pereira, Joana; Vila-Nova, Fabio; Veiga, Guida; Lopes, Frederico; Cordovil, Rita. "Associations between outdoor play features and children's behavior and health: A systematic review". Health & Place 87 (2024): 103235-103235. https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1353829224000637.
    10.1016/J.HEALTHPLACE.2024.103235
  2. Mariana Moreira; Guida Veiga; Frederico Lopes; Derek Hales; Rita Cordovil. "Quality of the Opportunities for Preschoolers’ Physical Activity in Portuguese Kindergartens". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13080830.
    10.3390/educsci13080830
  3. Joana V. Pereira; Jadiane Dionísio; Frederico Lopes; Rita Cordovil. "Playing at the Schoolyard: “The Who’s, the What’s and the How Long’s” of Loose Parts". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10020240.
    10.3390/children10020240
  4. Mariana Moreira; Guida Veiga; Frederico Lopes; Derek Hales; Carlos Luz; Rita Cordovil. "Kindergarten Affordances for Physical Activity and Preschoolers’ Motor and Social-Emotional Competence". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10020214.
    10.3390/children10020214
  5. Frederico Lopes; Mariana Moreira; Rita Cordovil; Brenda M.S. da Silva; Guida Veiga. "The Relationship between the Quality of Kindergartens’ Outdoor Physical Environment and Preschoolers’ Social Functioning". Education Sciences 12 10 (2022): 661-661. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12100661.
    10.3390/educsci12100661
  6. Avril Johnstone; Paul McCrorie; Rita Cordovil; Ingunn Fjørtoft; Susanna Iivonen; Boris Jidovtseff; Frederico Lopes; et al. "Nature-Based Early Childhood Education and Children’s Physical Activity, Sedentary Behavior, Motor Competence, and Other Physical Health Outcomes: A Mixed-Methods Systematic Review". Journal of Physical Activity and Health 19 6 (2022): 456-472. http://dx.doi.org/10.1123/jpah.2021-0760.
    10.1123/jpah.2021-0760
  7. Avril Johnstone; Anne Martin; Rita Cordovil; Ingunn Fjørtoft; Susanna Iivonen; Boris Jidovtseff; Frederico Lopes; et al. "Nature-Based Early Childhood Education and Children’s Social, Emotional and Cognitive Development: A Mixed-Methods Systematic Review". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 10 (2022): 5967-5967. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19105967.
    10.3390/ijerph19105967
  8. Frederico Lopes; Rita Cordovil; Cristiana Mercê; Marco Branco; David Catela; Elina Hasanen; Arto Laukkanen; et al. "Learning to Cycle: A Cross-Cultural and Cross-Generational Comparison". Frontiers in Public Health 10 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpubh.2022.861390.
    10.3389/fpubh.2022.861390
  9. "Learning to Cycle: From Training Wheels to Balance Bike". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 3 (2022): 1814-1814. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19031814.
    10.3390/ijerph19031814
  10. "Learning to Cycle: Are Physical Activity and Birth Order Related to the Age of Learning How to Ride a Bicycle?". Children 8 6 (2021): 487-487. http://dx.doi.org/10.3390/children8060487.
    10.3390/children8060487
  11. Cordovil, R.; Ribeiro, L.; Moreira, M.; Pombo, A.; Paulo, L.R.; Luz, C.; Veiga, G.; Lopes, F.. "Effects of the COVID-19 pandemic on preschool children and preschools in Portugal". Journal of Physical Education and Sport 21 52 (2021): 492-499. https://efsupit.ro/images/stories/februarie2021/Art%2052.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7752/jpes.2021.s1052
  12. Lopes, F.; Madeira, R.; Neto, C.. "O Direito das Crianças à Cidade apropriada como lugar de Liberdade e de (inter)Ação". Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número Temático - Direitos das crianças: abordagens críticas a partir das ciências sociais (2020): 31-52. https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/10134.
    Publicado
  13. Lopes, F.. "Nature-based early childhood education for child health, wellbeing and development: a mixed-methods systematic review protocol". Systematic Reviews 9 1 (2020): http://dx.doi.org/10.1186/s13643-020-01489-1.
    10.1186/s13643-020-01489-1
  14. Sandseter, E.B.H.; Cordovil, R.; Hagen, T.L.; Lopes, F.. "Barriers for Outdoor Play in Early Childhood Education and Care (ECEC) Institutions: Perception of Risk in Children’s Play among European Parents and ECEC Practitioners". Child Care in Practice 26 2 (2020): 111-129. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85075378269&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13575279.2019.1685461
  15. Flôres, F.S.; Rodrigues, L.P.; Copetti, F.; Lopes, F.; Cordovil, R.. "Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review". Perceptual and Motor Skills 126 3 (2019): 366-388. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061930186&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0031512519829271
  16. Lopes, F.; Cordovil, R.; Neto, C.. "Independent mobility and social affordances of places for urban neighborhoods: A youth-friendly perspective". Frontiers in Psychology 9 NOV (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056427495&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2018.02198
  17. Cordovil, R.; Lopes, F.; Neto, C.. "Children's (in)dependent mobility in Portugal". Journal of Science and Medicine in Sport 18 3 (2015): 299-303. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84925938234&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jsams.2014.04.013
  18. Lopes, F.; Cordovil, R.; Neto, C.. "Children's independent mobility in Portugal: Effects of urbanization degree and motorized modes of travel". Journal of Transport Geography 41 (2014): 210-219. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908404790&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jtrangeo.2014.10.002
Capítulo de livro
  1. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Neto, C.. "Immediate meaning of places: how SoftGIS surveys map digital multi-dimensional affordances of places?". In Studies in Perception & Action XV, editado por van Diijk, L., 19-22. Groningen, Países Baixos: Twentieth International Conference on Perception and Action, 2019.
    Publicado
  2. Moreira, M.; Cordovil, R.; Veiga, G.; Lopes, Frederico; Folgado, H.. "Competência motora e sócio-emocional e estratégias de exploração do espaço de recreio pela criança do pré-escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIV, editado por O’Hara, Kelly; Travassos, Bruno; Lourenço, Carla, 161-166. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  3. Pereira, Joana Vilar; Lopes, Frederico; Martins, Mariana; Jacinto, Joana; Cordovil, R.. "Affordances no recreio escolar: proposta de uma metodologia de observação". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIV, editado por O’Hara, Kelly; Travassos, Bruno, 149-159. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  4. Cordovil, R.; Lopes, Frederico; Quitério, A.. "Diferenças culturais na perceção parental dos benefícios e riscos de brincar no exterior". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIV, editado por O’Hara, Kelly; Travassos, Bruno; Lourenço, Carla, 123-130. Covilhã: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  5. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Quitério, A.. "Desenhar o brincar no exterior". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIV, editado por O’Hara, Kelly; Travassos, Bruno; Lourenço, Carla, 61-68. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  6. Cordovil, R.; Lopes, Frederico. "Projeto Moving and Learning Outside: Um Bom Exemplo De Colaboração Entre a Autarquia e a Universidade". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIV, editado por O’Hara, Kelly; Travassos, Bruno; Lourenço, Carla, 19-26. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  7. Cordovil, R.; Lopes, Frederico; Neto, C.. "Caracterização dos Espaços de Jogo e Recreio da Área Metropolitana de Lisboa em 2017". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIII, editado por Rodrigues, P.; Rebolo, A.; Vieira, F.; Dias, A.; Silva, L., 159-164. Lisboa, Portugal: Edições Piaget, 2018.
    Publicado
  8. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Neto, C.. "Moving and Learning Outside: um projecto de investigação-ação". In Estudos em Desenvolvimento Motor XIII, editado por Rodrigues, P.; Rebolo, A.; Vieira, F.; Dias, A.; Silva, L., 153-158. Lisboa, Portugal: Edições Piaget, 2018.
    Publicado
  9. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Neto, C.. "SoftGISchildren survey: a pilot study for feasibility". In 10º Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, editado por Rodrigues, L. P.; Clemente, F. M.; Lima, R., 111-119. Melgaço, Portugal: Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  10. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Neto, C.. "Crianças-Espacialistas na Cidade Social". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IX, editado por Serrano, J.; Petrica, J., 146-155. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2016.
    Publicado
  11. Lopes, Frederico; Neto, C.. "Social affordances and mobility of children in the city: proposal of a child-place interactional model". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII, editado por Lopes, P.V.; Gonçalves, C., 182-187. Bragança, Portugal: ESE:IPB, 2015.
    Publicado
  12. Lopes, Frederico; Neto, C.. "SoftGIS-Mapeador das mobilidades da criança: um estudo de caso.". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VII, editado por Neto, C.; Barreiros, J.; Cordovil, R.; Melo, F., 255-264. Cruz-Quebrada, Portugal, 2014.
    Publicado
  13. Lopes, Frederico; Neto, C.. "A criança e a cidade: a importância da (re)conciliação com a autonomia". In Desenvolvimento Motor na Infância, editado por Cordovil, R.; Barreiros, J., 265-292. Cruz-Quebrada, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2014.
    Publicado
  14. Lopes, Frederico; Neto, C.. "Independência de mobilidade das crianças nas cidades: a diversidade metodológica e as políticas públicas". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VI, editado por Carvalhal, M.; Coelho, E.; Barreiros, J.; Vasconcelos , O., 183-187. VilaReal, Portugal, 2013.
    Publicado
  15. Lopes, Frederico; Neto, Carlos. "O Risco e o Jogo de Atividade Física nas experiências da criança no envolvimento urbano". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V, editado por Mendes, R.; Barreiros, J.; Vasconcelos, O., 200-205. Coimbra, Portugal: ESE-COIMBRA, 2012.
  16. Cordovil, R.; Lopes, Frederico; Arez, C.; Tojo, A.; Moreno, D.; Shrubsall, S.; Henriques, F.; Neto, C.. "Independência de Mobilidade das crianças portuguesas". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V, editado por Mendes, R.; Barreiros, J.; Vasconcelos, O.. Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2012.
    Publicado
  17. Moreno, D.; Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Neto, C.. "Independência de mobilidade em contexto urbano nas crianças em idade escolar". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV, editado por Mouroço, P.; Vasconcelos, O.; Barreiros, J.; Matos, R., 261-268. Leiria: ESECS-IPL, 2011.
    Publicado
  18. Lopes, Frederico; Cordovil, R.; Moreno, D.; Pires, C.; Sardeira, M.; Neto, C.. "Independência de mobilidade em crianças de meios urbanos distintos". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV, editado por Mouroço, P.; Vasconcelos, O.; Barreiros, J.; Matos, R., 275-284. Leiria, Portugal: ESECS-IPL, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Neto, Carlos; Lopes, Frederico. Brincar em todo lado. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Cascais e APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância. 2018.
    Publicado
  2. Lopes, Frederico. Brincar em Cascais. Cascais, Portugal: Cercica, CRL. 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lopes, F.. "Children’s Interactions in the City: the interplay of mobility, affordances and urban space". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13206.