???global.info.a_carregar???
Filipe Gaspar is a PhD candidate at Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), developing the project “From History to the Daily Life of Operetta in Lisbon: From the middle of the nineteenth century to the end of the 1920s”. He earned a Masters degree in Musicology, with the dissertation “Ciríaco de Cardoso e ‘O burro do Sr. Alcaide’: percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular”. He is a Researcher in training at the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM), as a member of the Music in the Modern Period research group, the Opera Studies Research Cluster, and NEMI – Nucleus of Studies in Music in the Press. He was a team member of the research project “‘Theatre for Laughing’: Musical Comedy in Portuguese-language Theatres (1849-1900)” (CESEM – NOVA FCSH). Currently, his main research topics are: nineteenth-century musical theatre, music in the periodical press, operetta, café-concert, theatre and globalization, and modernity. Between 2015 and 2017, he wrote opera performance reviews for Glosas online magazine. Since 2015, he has been writing program notes for performances of Teatro Nacional de São Carlos and Orquestra Sinfónica Portuguesa. He was Secretary of the Board of SPIM – Portuguese Society of Music Research (2013-2015).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe Gaspar

Nomes de citação

  • Gaspar, Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
2A11-265D-257E

Endereços de correio eletrónico

  • fgaspar@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • CESEM NOVA FCSH. Colégio Almada Negreiros, 3.º andar, sala 354, Campus de Campolide, 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/filipe-gaspar/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Da História ao Quotidiano da Opereta em Lisboa: De meados do século XIX ao final da década de 1920" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020/06/08
Concluído
Theatre and Globalization (Outros)
Ludwig-Maximilians Universität München (LMU) - Institut für Theaterwissenschaft / Department of Theatre Studies, Alemanha
100%
2017/05/12
Concluído
Análise de dados qualitativos assistida por computador com recurso a MAXQDA (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/01
Concluído
Social Network Analysis (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
2017
Concluído
Ciências Musicais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências Musicais Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18 valores
2015
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2013
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2007
Concluído
Enfermagem (Licenciatura)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Outros

2015 - Atual Redação de notas de programa de concerto
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE, Portugal
2017/01/01 - 2019/12/31 Bolseiro de Doutoramento do Programa Doutoral "Música como Cultura e Cognição" - PD/BD/132377/2017
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/01/01 - 2017/01/01 Bolseiro de Investigação do Programa Doutoral "Música como Cultura e Cognição" - PD/BI/114018/2015
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2017 Crítico musical
Glosas, Portugal
2012/11/01 - 2013/11/01 Bolseiro de Investigação no projecto "Teatro para Rir": A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900) - PTDC/EA T-MMU/098/2008
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2011/11/01 - 2012/08/01 Estagiário na Biblioteca/Arquivo: digitalização de partituras de operetas e outras obras dramáticas, predominantemente da segunda metade do século XIX até início do século XX
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2008/01/01 - 2011/11/01 Enfermeiro (Programa de Saúde Infantil; Programa de Saúde da Visão)
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - Atual Da história ao quotidiano da opereta em Lisboa: de meados do século XIX ao final da década de 1920
PD/BD/132377/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2012 - 2013/11/01 "Teatro para Rir": A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)
PTDC/EAT-MMU/098104/2008
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gaspar, Filipe; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). "Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX". Trabalho apresentado em III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, 2016.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Gaspar, Filipe. "’Tristão e Isolda’ de Richard Wagner no CCB", Glosas, 2017, http://glosas.mpmp.pt/tristao-e-isolda-ccb/.
  2. Gaspar, Filipe; Mariana Calado. "Nabucco no São Carlos", Glosas, 2016, http://glosas.mpmp.pt/nabucco-sao-carlos/.
  3. Gaspar, Filipe. "Diálogos no São Carlos: de quem é o grito que resiste?", Glosas, 2016, http://glosas.mpmp.pt/dialogos-no-sao-carlos-grito-resiste/.
  4. Gaspar, Filipe. "Pépito de Offenbach no Teatro Ibérico", Glosas, 2016, http://glosas.mpmp.pt/pepito-offenbach-no-teatro-iberico/.
  5. Gaspar, Filipe. "Requiem de Verdi encerra temporada da Gulbenkian", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/requiem-verdi-encerra-temporada-da-gulbenkian/.
  6. Gaspar, Filipe. "A propósito de um concerto com Annette Dasch", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/berlioz-annette-dasch-na-gulbenkian/.
  7. Gaspar, Filipe. "O cavaleiro das mãos irresistíveis: uma antevisão", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/um-certo-cavaleiro/.
  8. Gaspar, Filipe. "Brahms e Schumann no CCB: à procura da radicalidade…", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/brahms-schumann-no-ccb-procura-da-radicalidade/.
  9. Gaspar, Filipe. "Entre o curricular e o profissional: estratificação no meio musical lisboeta", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/curricular-profissional-estratificacao-no-meio-musical-lisboeta/.
  10. Gaspar, Filipe. "Ainda o Conservatório: mediatização internacional e petições em curso", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/ainda-o-conservatorio-mediatizacao-internacional-e-peticoes-em-curso/.
  11. Gaspar, Filipe. "Espaço Garagem: da informalidade a um repto ao Poder Central", Glosas, 2015, http://glosas.mpmp.pt/espaco-garagem-da-informalidade-um-repto-ao-poder-central/.
Capítulo de livro
  1. Gaspar, Filipe. "«Sou delicado é de nascença...»: representações da não-normatividade de género na opereta oitocentista em Portugal". In Música Género Sexualidades - Musical Trouble, After Butler. Portugal: Húmus, 2020.
    Em revisão
  2. Gaspar, Filipe. "As temporadas de Verão no Teatro de S. João e a recepção portuguesa de Offenbach (1865-1868)". In O velho Teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, editado por Cymbron, Luísa; Ana Isabel Vasconcelos. Portugal: Húmus, 2020.
    Aceite para publicação
Livro
  1. Gaspar, Filipe. Música Género Sexualidades - Musical Trouble, After Butler. Portugal: Húmus. 2020.
    Em revisão
Poster em conferência
  1. Gaspar, Filipe. "Nascimento do Café-Concerto em Lisboa: Entretenimento músico-teatral em meados do século XIX". Trabalho apresentado em Encontro Ciência ‘18, 2018.
Resumo em conferência
  1. Gaspar, Filipe; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "Café-Concert in Lisbon: a Musical Theatre Spectacle Venue connecting the Local and the International". Trabalho apresentado em Singing Speech and Speaking Melodies: Musical Theatre (1650-1918): International Conference, Oviedo, 2019.
    Publicado
  2. Gaspar, Filipe; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "Café-Concerto para uma Lisboa burguesa: entretenimento e distinção a partir do discurso jornalístico". Trabalho apresentado em ENIM 2018 – VIII Encontro de Investigação em Música, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Gaspar, Filipe. "Representações do espetáculo músico-teatral como formas de agência: o caso da Ilustração Portuguesa (1903-1908)". Trabalho apresentado em ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música, Braga, 2017.
    Publicado
  4. Gaspar, Filipe. "A receção de Jacques Offenbach em Portugal: a ação do Teatro de São João a partir da imprensa periódica coeva". Trabalho apresentado em O Velho Teatro de São João do Porto (1798-1908): História, Cultura e Políticas do Espetáculo Operático e Teatral no Longo Século XIX, Porto, 2017.
    Publicado
  5. Gaspar, Filipe. "Entre vozes, risos e o tilintar das taças: o espetáculo músico-teatral como experiência de lazer e de trabalho em cafés e casinos da Lisboa oitocentista". Trabalho apresentado em ENIM 2016 – VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
    Publicado
  6. Gaspar, Filipe. "What is Portuguese musicology committed to?". Trabalho apresentado em SysMus15 – International Conference of Students of Systematic Musicology, Leipzig, 2015.
    Publicado
  7. Gaspar, Filipe; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "A crítica à Monarquia nos mecanismos de produção e recepção da opereta". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Investigação em Música, Cascais, 2013.
    Publicado
  8. Gaspar, Filipe. "A crítica à Monarquia nos mecanismos de produção e recepção da opereta O Burro do Sr. Alcaide". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Investigação em Música, Cascais, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gaspar, Paulo Filipe Lopes da Luz. "Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide: percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2015. http://hdl.handle.net/10362/17641.

Outros

Outra produção
  1. Gaspar, Filipe. 2020. Concerto de Ano Novo. Notas de programa do Concerto de Ano Novo do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Municipal Joaquim Benite (Almada). Obras de Ottorino Respighi, Franz Léhar, Emmerich Kálmán e Leonard Bernstein..
  2. Gaspar, Filipe. 2019. «Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.». Notas de programa do Concerto de Ano Novo do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Municipal Joaquim Benite (Almada). Obras de Maurice Ravel, Leonard Bernstein, Erich Korngold, Johann Strauss II, Reynaldo Hahn, Emmérich Kálmán, George Gershwin, Cole Porter, Giacomo Puccini e Dmitri Shostakovich..
  3. Gaspar, Filipe. 2018. De Espanha, nem bom vento...: o mundo musical ibérico entre o Romantismo e a Belle-Époque. Notas de programa do concerto "De Espanha, nem bom vento...: o mundo musical ibérico entre o Romantismo e a Belle-Époque", dos Serões Musicais do Palácio da Pena. Obras de Manuel García, Pauline Viardot, Gioacchino Rossini, Antonio Reparaz, Juan Goula, Sebastián Iradier, José Francisco Arroyo, João Arroyo, José A. Ribas, Alexandre Rey-Colaço e Francisco Barbieri.. https://www.parquesdesintra.pt/wp-content/uploads/2018/03/Seroes2018_23_24_MAR_Site.pdf.
  4. Gaspar, Filipe. 2018. A música germânica e o "Concerto" em Portugal. Notas de programa do Concerto pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, o trompetista Jorge Almeida e direção musical de Rossen Gergov, no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). Obras de Ludwig van Beethoven, Joseph Haydn e Robert Schumann..
  5. Gaspar, Filipe. 2016. Le Pouvoir Comique: insubordinação feminina no palco da opereta. Notas de programa do Concerto de Ano Novo do Teatro Nacional de São Carlos. Obras de Franz Lehár, Johann Strauss II, Jacques Offenbach e Rudolf Sieczinski..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/24 Opereta em síntese Seminário de Espetáculo Músico-Teatral, Curso de Mestrado em Artes Cénicas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/12/06 Notas sobre opereta Seminário de Espetáculo Músico-Teatral, Curso de Mestrado em Artes Cénicas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/06/02 Da História do Quotidiano da Opereta em Lisboa: Do ultimo quartel do século XIX ao final da década de 1920: Apresentação de projeto de investigação III Simpósio Informal do CESEM
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/05/04 Da Cultura Visual na Produção de Distinção: A vida musical lisboeta na imprensa ilustrada (1903-1933) Oficina de História e Imagem
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07/01 A opereta enquanto mediação do ideário do progresso em Portugal de 1890 a 1910 V Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/12/04 Representações da não-normatividade de género na opereta oitocentista em Portugal Colóquio Musical Trouble: after Butler…
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/30 Percursos de formação de compositores portugueses de comédia musical oitocentista: o caso de Ciríaco Cardoso I Simpósio informal do CESEM
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/06 Percursos de um músico português oitocentista entre Portugal e o Brasil Seminário de História da Música em Portugal, Curso de Mestrado em Ciências Musicais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/20 A opereta e suas relações com a sociedade lisboeta de 1891: reflexões acerca de 'O Burro do Sr. Alcaide' Congresso Internacional “As Práticas da Comédia”
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/01 Crítica musical e recepção de O Burro do Sr. Alcaide pela imprensa lisboeta de 1891 Colóquio de Sociologia da Música: Problemáticas da Música no Quotidiano
Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/12 - 2019/12/14 IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (2019/12/12 - 2019/12/14)
Congresso (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/06/24 - 2019/06/25 International Conference “Opera and the City: Technologies of displacement and dissemination” (2019/06/24 - 2019/06/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017/05/18 - 2017/05/19 “I am not there” – International Conference on Bob Dylan (2017/05/18 - 2017/05/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2016/10/04 - 2016/10/06 Bilateral International Conference Portugal/Italy Performance Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation (2016/10/04 - 2016/10/06)
Congresso (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2014/11/21 - 2014/11/22 IV ENIM – Encontro Nacional de Investigação em Música (2014/11/21 - 2014/11/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013/11/01 - 2013/11/03 III ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música (2013/11/01 - 2013/11/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013/06/20 - 2013/06/22 Congresso Internacional “As Práticas da Comédia” (2013/06/20 - 2013/06/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - 2015 Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Secretário da Direção
Distinções

Prémio

2014 Prémio de Mérito e Excelência: Licenciaturas : 2013.2014
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outra distinção

2017 Melhores Mestres 2015/2016
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal