???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Barreiros Vences

Nomes de citação

  • Vences, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
251A-C86A-DC11

Endereços de correio eletrónico

  • mvences@ispa.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2023
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado integrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"“Qualidade não é quantidade”, no entanto, “Quanto mais melhor”: Impactos da relação qualidade-quantidade em atitudes e comportamentos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2021
Concluído
Licenciatura em Ciências Psicológicas (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
18
2013/09 - 2015
Concluído
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A interacção entre pares na aprendizagem de melodias na Educação Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2009/09 - 2013/07
Concluído
Música, variante de Execução (Licenciatura)
Especialização em Flauta Transversal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2006/09 - 2010/07
Concluído
Produção e Tecnologias da Música (Curso de Especialização Tecnológica)
Escola Profissional de Imagem, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01 - 2019/01 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02 - Atual Colaboradora Companhia de Música Teatral, Portugal
2009/09/01 - Atual Flautista Orquestra Sinfónica Juvenil, Palco das Migalhas, e outros, Portugal
Teatro para bebés “O Casulo”, “Shh! Mozart às escuras” e “Vai e Vem” (2012-2018) Participação em vários concertos com diferentes agrupamentos de música clássica e jazz, Portugal
2016/09 - 2017/01 Professora de Educação Musical Park International School, Portugal
2014/09 - 2015/07 Coordenadora da Disciplina "Educação Musical" Escola Básica nº120 - Laranjeiras, Portugal
2012/09 - 2015/07 Professora de Educação Musical Escola Básica nº120 - Laranjeiras, Portugal
2012/09 - 2014/06 Professora de Flauta Transversal Clave e Som, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01 - 2023/06 Beliefs about the quantity-quality relation moderate individuals’ susceptibility to number of arguments in persuasion
WJCR/020/BI/2022
Bolseiro de Investigação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2017/01/01 - 2019/01/31 Projeto Estratégico do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2013
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Helena; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo Maria. "Emoção e contemplação na criação artística para a infância". Trabalho apresentado em Artepl’emoção – Fronteiras em ausência, Lisboa, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vences, Mariana; Loureiro, Filipe; Garcia-Marques, Teresa. "Do We Really Believe That “More Is Better”? Mapping Implicit and Explicit Associations Between Quantity and Quality". Journal of Behavioral Decision Making 37 4 (2024): https://doi.org/10.1002/bdm.2403.
    10.1002/bdm.2403
  2. Barbosa, Miguel; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Helena. "Babies’ engagement in music theater performances: A microanalytical study of the aesthetic experiences in early childhood.". Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts 17 1 (2023): 118-130. https://doi.org/10.1037/aca0000379.
    10.1037/aca0000379
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Helena; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo. "Notas sobre escuta e germinar da voz - uma procura no âmbito da arte para a infância". In Passaredo - os voos da voz na Educação Musical, editado por Marisa Fonterrada; Samuel Pontes; Paula Molinari. Brasil: EDUFMA, 2021.
    Publicado
  2. Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo; Vences, Mariana. "Arte: Singularidade e Pluralidade na Educação". In Inovação: na escola e pela escola, 45-63. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.
    Publicado
  3. Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo Ferreira; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Helena. "Envolvimento e experiência estética na primeira infância: narrativas corpo-voz". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, editado por Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo Maria, 240-281. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  4. Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo Ferreira; Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Helena. "Arte e educação para a primeira infância: o germinar da formação ‘Afinação do Olhar’". In Ecos de GermInArte - TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, editado por Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira; Rodrigues, Paulo Maria, 282-294. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Vences, Mariana; Loureiro, Filipe; Garcia-Marques, T.. "Crenças sobre a relação quantidade-qualidade". Trabalho apresentado em 17th National Meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (APPE), Lisboa, Portugal, 2023.
  2. Vences, Mariana; Robalo, João; Loureiro, Filipe. "Portuguese adaptation of the extra-short form of the Big Five Inventory (BFI-2-XS): Evidence for construct validity, reliability, and association with external criteria". Trabalho apresentado em XI SNIP, Vila Real, Portugal, 2022.
  3. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Afinar o olhar sobre a Infância através da observação de pais e bebés em contextos artísticos.". Trabalho apresentado em 2as Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança, Lisboa, Portugal, 2019.
  4. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Helena. "Performing arts for infancy: A video-based research". Trabalho apresentado em 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young’s children’s musical journeys, 2018.
Resumo em conferência
  1. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Sight Tuning: observation and interpretation of infant’s involvement in artistic performances". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo. "Colos de Música: A contribution to build inner gardens". Trabalho apresentado em International Symposium of Music Education and Didactic Materials, Santiago de Compostela, 2019.
    Publicado
  3. Vences, Mariana; Rodrigues, Paulo Maria; Rodrigues, Helena; Rodrigues, Paulo Ferreira. "O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”". Trabalho apresentado em 1º Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil, Évora, 2018.
    Publicado
  4. Almeida, Joana; Barbosa, Miguel; Vences, Mariana; Rodrigues, Helena. "A música no desenvolvimento da criança". Trabalho apresentado em 1º Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil sobre o bebé, Évora, 2018.
    Publicado
  5. Barbosa, Miguel; Vences, Mariana; Almeida, Joana; Rodrigues, Helena. "O envolvimento dos bebés em performances artísticas para a infância". Trabalho apresentado em 1º Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil sobre o bebé, Évora, 2018.
    Publicado
  6. Vences, Mariana; Barbosa, Miguel; Pereira, Ana Isabel; Rodrigues, Paulo; Rodrigues, Helena. "Performing arts for infancy: A video-based research". Trabalho apresentado em 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young’s children’s musical journeys, Shefa’Amr, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. ""Qualidade não é quantidade”, no entanto, “Quanto mais melhor"". Mestrado, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9426.
    10400.12/9426
  2. Vences, Mariana Barreiros. "A interação entre pares na aprendizagem de melodias na educação musical". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18263.

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2022. Canção da Terra.
  2. 2020. O Céu Por Cima de Cá.

Outros

Outra produção
  1. Orizuro. Edição de recursos vídeo publicados online. 2018. Magalhau, Luís; Vences, Mariana. https://vimeo.com/album/5453663.
  2. Afinação do Olhar. Edição de recursos de vídeo, publicados online. 2018. Vences, Mariana; Margalhau, Luís; Barbosa, Miguel. https://vimeo.com/album/5246917.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Sight Tuning: observation and interpretation of infant’s involvement in artistic performances IC CIPEM 2019
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019 Colos de Música: A contribution to build inner gardens International Symposium of Music Education and Didactic Materials
Facultade de Ciencias da Educación (Santiago de Compostela, Espanha)
2018/07 Performing arts for infancy: A video-based research 18th ISME Pre-Conference International Seminar: Young’s children’s musical journeys
Beit Almusica (Shefa'Amr, Israel)
2018/01/12 O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância: O Projeto GermInArte e a Formação Imersiva “Dabo Domo” 1º Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil sobre o bebé
Universidade de Évora/ Instituto Langage (Évora, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11/13 - 2018/11/15 Music Learning Theory for Elementary General com prof. Cynthia Taggart (2018/11/13 - 2018/11/15)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/09/19 - 2018/09/21 Music Learning Theory and Early Childhood Workshop com Prof. Beth Bolton (2018/09/19 - 2018/09/20)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/05/01 - 2015/05/03 2º Encontro de Flauta Transversal da Escola Superior de Música de Lisboa (2015/05/01 - 2015/05/03)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013/05/26 - 2013/05/27 1º Encontro de Flauta Transversal da Escola Superior de Música de Lisboa (2013/05/26 - 2013/05/27)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Psicologia Social Ciências Psicológicas (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - Atual Música e Desenvolvimento Social e Humano Música na Infância: Intervenção e Investigação (Pós-Graduação)
2020 - Atual Laboratório de Investigação I: Observação de Comportamentos Música na Infância: Intervenção e Investigação (Pós-Graduação)
2018 - Atual Formação Mil Pássaros Formação Mil Pássaros (Outros) Companhia de Música Teatral, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020 - 2020 ZygZag&Zoom - Laboratório de Criação e Formnação Formação Online (Outros) Companhia de Música Teatral, Portugal

Cine-Teatro Louletano, Portugal
2018 - 2020 Formação Transitiva Colos de Música – GermInArte Project -Workshop for teachers, musicians and other artists interested in childhood and early childhood musical interventions (0 to 6 years-old) Formação Transitiva Música para a Infância (Outros) Companhia de Música Teatral, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - 2011 Associação de Estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa Presidente