???global.info.a_carregar???
Cristina Morais. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2019/03 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rational numbers; Representations; Elementary school; Collaboration; Números racionais; Numeral decimal; Representações; Processos de raciocínio matemático; Grandeza de um número; 1.º ciclo do ensino básico; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Números Racionais; Numerais Decimais; Extensões de Conhecimentos; Grandeza; Magnitude; Densidade; Density; Modelo; Model; Representation; Sentido de número; Cálculo mental; Estratégias de cálculo mental; Resolução de problemas; Aprendizagem; Number sense; Mental calculation; Problem solving; Learning environment; Reasoning; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Morais

Nomes de citação

  • Morais, Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
2419-F8C0-3A13
ORCID iD
0000-0002-3502-1288
Formação
Grau Classificação
2019/03
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A compreensão de números racionais: O Papel da representação decimal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2011
Concluído
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O cálculo mental na resolução de problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2005
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/07 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Externato da Luz, Portugal
Externato da Luz, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, Cristina. "Thinking about Mathematics classroom culture through spontaneous videos". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Publicado
  2. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "A learning path for rational numbers through different representations". 2019.
  3. Sagayama, S.; Yamaguchi, Y.; Takahashi, S.. "Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers". Trabalho apresentado em Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Dublin, 2017.
    Publicado • 10.1109/asru.1997.659116
  4. Morais, Cristina. "Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers.". Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical Reasoning fostered by (fostering) Transformations of Rational Number Representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  2. Cristina Morais; Maria de Lurdes Serrazina; Morais,Cristina; Serrazina,Maria de Lurdes. "Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 631-652. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a16.
    10.1590/1980-4415v32n61a16
  3. Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36245.
  4. Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36244.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  5. Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes. "Compreender a estrutura da representação em numeral decimal de número racional". Boletim GEPEM 73 (2018): 50-67. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2018.016.
    Publicado • 10.4322/gepem.2018.016
  6. Morais, Cristina. "Decimal Numbers: A Potential Bridge between Rational Numbers Representations". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790004.
    Publicado • 10.26711/007577152790004
  7. Morais, Cristina. "O cálculo mental na resolução de problemas de subtração.". Quadrante (2013):
Documento de trabalho
  1. Morais, Cristina. 2014. "Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico.". Documento de trabalho.
  2. Morais, Cristina. 2013. "Mental computation strategies in subtraction problem solving.". Documento de trabalho.
  3. Morais, Cristina. 2013. "Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade.". Documento de trabalho.
Tese / Dissertação
  1. Morais, Cristina. "A compreensão de números racionais : o papel da representação decimal". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38759.
  2. Morais, Cristina Maria da Silva; Morais, Cristina. "O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1211.