???global.info.a_carregar???
Cristina Morais. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2019/03 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rational numbers; Representations; Elementary school; Collaboration; Números racionais; Numeral decimal; Representações; Processos de raciocínio matemático; Grandeza de um número; 1.º ciclo do ensino básico; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Números Racionais; Numerais Decimais; Extensões de Conhecimentos; Grandeza; Magnitude; Densidade; Density; Modelo; Model; Representation; Sentido de número; Cálculo mental; Estratégias de cálculo mental; Resolução de problemas; Aprendizagem; Number sense; Mental calculation; Problem solving; Learning environment; Reasoning; .
Identification

Personal identification

Full name
Cristina Maria da Silva Morais

Citation names

  • Morais, Cristina

Author identifiers

Ciência ID
2419-F8C0-3A13
ORCID iD
0000-0002-3502-1288
Education
Degree Classification
2019/03
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A compreensão de números racionais: O Papel da representação decimal" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor
2011
Concluded
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado)
Major in Educação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O cálculo mental na resolução de problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
18 valores
2005
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2022 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2022 - 2023 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Portugal
2005/07 - 2022 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Externato da Luz, Portugal
Externato da Luz, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - Current Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2018 - Current Cultura de sala de aula em Matemática
ESELX/IPL-CIED/2018/B05
Membro da Equipa
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "A flexibilidade no uso de representações na compreensão de números racionais.". In Contributos para o Desenvolvimento do Sentido de Número Racional, 63-84. APM - Associação de Professores de Matemática, 2020.
Conference paper
  1. Morais, Cristina. "Dificuldades ou oportunidades geradoras de aprendizagem dos números racionais? Uma perspetiva integradora do desenvolvimento numérico". Setúbal, 2022.
  2. Loureiro, Cristina; Morais, Cristina; Guerreiro, Helena Gil. "Thinking about Mathematics classroom culture through spontaneous videos". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
  3. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes ; Ponte, João Pedro da. "A learning path for rational numbers through different representations". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
  4. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes ; Ponte, João Pedro da. "Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais.". Paper presented in EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática, A Aula de Matemática, Coimbra, 2018.
  5. Loureiro, Cristina; Morais, Cristina; Guerreiro, Helena Gil. "Pensar a cultura de sala de aula em matemática com recurso a vídeos espontâneos.". Paper presented in EIEM 2018 – Encontro de Investigação em Educação Matemática, A Aula de Matemática, Coimbra, 2018.
  6. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers". Paper presented in Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Dublin, 2017.
    Published • 10.1109/asru.1997.659116
  7. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "Extensão de conhecimentos: Implicações na compreensão de numeral decimal.". Paper presented in XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2017.
  8. Morais, Cristina. "Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers.". Paper presented in 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2016.
  9. Morais, Cristina; Cerca, Raquel; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico.". Braga, 2014.
  10. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "Mental computation strategies in subtraction problem solving.". Paper presented in CERME 8, Antalya, 2013.
  11. Morais, Cristina. "Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade.". Lisboa, 2013.
  12. Morais, Cristina. "O cálculo mental na resolução de problemas: Um estudo no 1.º ano de escolaridade.". Paper presented in XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
Journal article
  1. Morais, Cristina. "Dificuldades ou oportunidades geradoras de aprendizagem dos números racionais? Uma perspetiva integradora do desenvolvimento numérico.". Educação e Matemática 165 (2022): 14-17.
  2. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical Reasoning fostered by (fostering) Transformations of Rational Number Representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  3. Cristina Morais; Maria de Lurdes Serrazina; Morais,Cristina; Serrazina,Maria de Lurdes. "Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 631-652. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a16.
    10.1590/1980-4415v32n61a16
  4. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes ; Ponte, João Pedro da. "Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos". Quadrante XXVII 1 (2018): 25-45. http://hdl.handle.net/10451/36245.
  5. Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes. "Compreender a estrutura da representação em numeral decimal de número racional". Boletim GEPEM 73 (2018): 50-67. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2018.016.
    10.4322/gepem.2018.016
  6. Morais, Cristina. "Menino cúbico". Educação e Matemática 147 (2018): 24-26.
  7. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "Decimal Numbers: A Potential Bridge between Rational Numbers Representations". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): 48-60. http://dx.doi.org/10.26711/007577152790004.
    10.26711/007577152790004
  8. Quaresma, Marisa; Morais, Cristina. "Uma surpreendente viagem ao Japão.". Educação e Matemática 138 (2016): 17-21.
  9. Morais, Cristina; Serrazina, Lurdes. "O cálculo mental na resolução de problemas de subtração.". Quadrante XXII 1 (2013): 53-76.
Thesis / Dissertation
  1. Morais, Cristina. "A compreensão de números racionais : o papel da representação decimal". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38759.
  2. Morais, Cristina Maria da Silva; Morais, Cristina. "O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1211.
Activities

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2017 - Current Educação e Matemática (2795-4730) APM - Associação de Professores de Matemática