???global.info.a_carregar???
Denise Esteves holds a bachelor degree in Anthropology from the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra. She also holds a master degree in sociology from the Faculty of Economics of the same university. Currently, Denise Esteves is a member of the Observatory for Education Policies and Professional Development from the Centre of Social Studies of the University of Coimbra. Her PhD thesis was approved to public defense (December 2020). The thesis is entitled: "Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational Change". The PhD research was sponsored by the Portuguese National Funding Agency for Science, Research and Technology (FCT)(SFRH/BD/52279/2013). Her research aims to understand how collaborative learning communities and learning schools broaden the notion of education as a Human Right in practice and drive educational change. In the last years, she took part in national and international research projects on education, education policies, higher education. She took part in the International Assessment of Adult Competencies (Portugal) (PIACC- OECD) as Regional Fieldwork Manager with the main tasks of selecting and recruiting the fieldwork team (Oporto Region) and monitoring fieldwork stage during the pilot survey of the Programme for International Assessment of Adult Competencies in Portugal. As a trainee at the Directorate for Education and Skills - Policy Analysis and Implementation (OECD - EDU/PAI) she took part in the project Transforming Schools into Learning Organisations, and has also contributed to the implementation of two OECD Education Policy Reviews (country studies: Netherlands and Iceland). In 2018 and 2019, she was research manager on the H2020 project: URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS. She also has experience as a teacher in the school of Education, Polytechnic Institute. Her research interests are learning communities; learning schools; cognitive justice; human rights; education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Denise Esteves

Nomes de citação

  • Esteves, Denise

Identificadores de autor

Ciência ID
201D-62FC-ABAD
ORCID iD
0000-0002-9466-4099

Endereços de correio eletrónico

  • deniseesteves@gmail.com (Profissional)
  • deniseesteves@ces.uc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 239855570 (Profissional)

Moradas

  • Colégio de São Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087 , 3000 - 995, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/denise-esteves-8178822b/ (Profissional)
  • https://ces.uc.pt/en/ces/pessoas/investigadoras-es-juniores/denise-esteves (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/10 - 2020/12/31
Em curso
Human Rights in Contemporary Societies (Doutoramento)
Especialização em Direitos Humanos
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
"Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational Change " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007 - 2009
Concluído
Mestrado em Cidades e Culturas Urbanas (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2004/05
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Especialização em Antropologia social e cultural
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

2018/06/01 - 2019/10/15 Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/01/02 - 2018/01/01 Investigador visitante (Investigação)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015/08/17 - 2016/03/04 Estagiário de Investigação (Investigação)
OECD, França
2011/03/01 - 2014/07/31 Investigador (Investigação)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2010/02/01 - 2010/07/31 Investigador (Investigação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2008/03/01 - 2008/07/31 Investigador (Investigação)
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

2009/09/01 - 2013/07/29 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outras Carreiras

2004/09/01 - 2006/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Escola Profissional do Alto MInho Interior, Portugal

Outros

2013/10/01 - 2015/02/28 Adjunto de ensino: Apoio pedagógico a alunos do programa de intercâmbio Erasmus aos alunos de Gestão.
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2014/06/30 A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior. [The ethics of students and the tolerance of teachers towards academic fraud in higher education institutions.]
PTDC/CPE-CED/115915/2009
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2019/10/15 URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS.
776783
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
EU Framework Programme for Research and Innovation Science with and for Society
2007 - 2008/06/30 Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. [Students and their academic paths in higher education: success, insucess, factors and processes, promotion of good practices].
grant.Provided by PTCRIS: 81988
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Seixas, Ana Maria; Esteves, Denise; Almeida, Filipe; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo. "Creating a culture of academic integrity: the role of institutional policies among portuguese higher education institutions". 2014.
  2. Gama, P.; Almeida, F.; Seixas, A.; Peixoto, P.; Esteves, D.. "Ethics and academic fraud among higher education engineering students in Portugal". 2013.
    10.1109/CISPEE.2013.6701983
  3. Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana Maria; Almeida, Filipe; Esteves, Denise. "A ética dos alunos de administração e de economia no ensino superior: um estudo sobre a fraude académica em Portugal". 2012.
Artigo em revista
  1. Esteves, Denise. "As comunidades de aprendizagem em tempos líquidos [learning communities in liquid times]". CES CONTEXTO 28 (2021): 34-39.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Esteves, Denise. "Colaborar para innovar: contribuciones desde un caso portugués para rediseñar la noción de innovación educativa. [collaborate to innovate: contributions from a Portuguese case study to redesign the conception of educational innovation].". Revista Educación, Política y Sociedad [Journal Education, Policy and Society] (2018):
  3. Esteves, Denise; Almeida, Filipe; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise. "A ética dos alunos de administração e de economia no ensino superior". Revista de Administração Contemporânea, 17 (5) (2013): http://hdl.handle.net/10316/42585.
    10.1590/S1415-65552013000500007
Artigo em revista (magazine)
  1. Esteves, Denise; Peixoto, Paulo; Gonçalves, Ivo. "Os regulamentos de prestação de serviço docente", Revista do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP), 2011
Capítulo de livro
  1. Esteves, Denise; Santos-Carvalho, Ana. "Influência do Curso Avançado de Ciências Experimentais nas perceções dos alunos do 4º ano sobre o trabalho dos cientistas: um estudo de caso numa escola Ciência Viva. [The influence of the advanced science courses on the 4th grade student’s perceptions on science: a case study on one school from the “living science” school network]". In História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes. [History of science teaching: revisiting approaches, inovating knowledge], 461-487. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    No prelo
  2. Esteves, Denise Reis. "educação para todos: contributos, limitações e desafios do discurso do direito e do capital humano na salvaguarda da educação como direito humano. [Education for all: contributes, limitations and challenges of law and human capital in safeguarding the right to education].". In Direitos Humanos e os debates sobre a Dignidade Humana. [Human Rights and the debates on Human Dignity]. Editora da FURG, 2017.
  3. Esteves, Denise. "Repensar a Educação enquanto Direito Humano: Processo Colaborativos, Contextos Plurais e Práticas Inclusivas para a Transformação. [Rethinking Education as a Human Right: Collaborative processes, plural contexts and inclusive practices towards transformation.}". In Movimentos Sociais e Participacão. [Social Movements and Participation].. 2016.
  4. Esteves, Denise; Seixas, Ana maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana; Almeida, Filipe; Gama, Paulo. "Políticas institucionais em Portugal relativas à fraude académica". In Fraude e plágio na universidade. A urgência de uma cultura de fraude no ensino superior.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado • dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1123-5_8
  5. Almeida, Filipe; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana; Esteves, Denise; Gama, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana maria; Peixoto, Paulo; Gama, Paulo. "Uma cultura de integridade para o ensino superior. [a culture of integrity in the higher education subsystem].". In Fraude e plágio na universidade. A urgência de uma cultura de integridade no ensino superior.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1123-5_1
  6. Esteves, Denise; Leão, Tânia; Caetano, Ana. "Percursos focados na educação e com inflexões. [Academic paths focused on education and with inflections].". In Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Factores e Processos de Sucesso e Insucesso. [Students paths in Higher Education: factors and processes of sucess and insucess]., editado por Mundos Sociais. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Esteves, Denise Gayou Lima Reis. 2008. "A festa da Queima das Fitas no processo de construção simbólica da comunidade académica". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10316/48550.
Livro
  1. OECD. Netherlands 2016: Foundations for the Future. Paris, França: OECD. 2016.
    Publicado • 10.1787/9789264257658-en
  2. OECD. Education Policy Outlook 2015. Paris, França: OECD. 2016.
    Publicado • 10.1787/9789264225442-en
  3. Kools, Marco; Stoll, Louis. What makes a school a learning organisation? Education Working Paper No. 137. Paris, França: OECD Publishing. 2016.
    Publicado • doi.org/10.1787/19939019
  4. Almeida, Filipe; Seixas, Ana Maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana. Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. [Fraud and Plagiarism at the University: the urgency of an integrity culture in the Higher education subsystem].. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2016.
    10.14195/978-989-26-1123-5
  5. Esteves, Denise; Lopes, João Teixeira; Amaral, Patrícia. O Centro da Cultura: Estudo sobre os Públicos do Centro Cultural Vila Flor.. Guimarães, Portugal: A Oficina CIPRL. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Esteves, Denise; Ferreira, Claudino; Peixoto, Paulo; Moura, Adriano; Silva, Sílvia. 2013. Avaliação e desenvolvimento dos impactos das ações de mobilidade para estágios, por programa/ação, no Erasmus e Leonardo da Vinci. [Imapct evaluation of the mobility Actions of Erasmus and Leonardo da Vinci Programmes]..
  2. Esteves, Denise. 2008. Os Estudantes e os seus Trajetos no Ensino Superior: Sucesso e Insucesso, Fatores e Processos, Promoção de Boas Práticas.
Revisão de livro
  1. Esteves, Denise. "Strain, John; Barnett, Ronald; Jarvis, Peter (ed.) (2009). Universities, Ethics and Professions: Debate and Scrutiny. Nova Iorque: Routledge". http://hdl.handle.net/10316/44249.
Tese / Dissertação
  1. Esteves, Denise Gayou Lima Reis. "Estragar a mão : práticas culturais híbridas no campo das artes e ofícios". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10316/11889.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/10/12 Pequenos cientistas ao microscópio: como se percecionam os alunos portugueses enquanto cientistas. [Tiny scientists at the microscope: how Portuguese students perceived themselves as scientists]. V Congresso de Comunicação de Ciência
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/06/27 Colaborar para inovar: compartir visiones y desarollar prácticas colaborativas para la mejora de la escuela. [collaborate to innovate: shariing visions and developing collaborative practices towards schools improvement]. II simposio internacional de educación, Faculdad de Geografía y Historia, Universidade Complutense de Madrid
RIDECTEI Educación, Ciencia, Tecnología e Innovación (Madrid, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/02/12 - 2016/02/12 International Experts’ Meeting on the topic of Learning Schools with Marco Kools and Louise Stoll (2016/02/12 - 2016/02/12)
Seminário (Coorganizador)
OECD Directorate for Education and Skills, França
2014/05/08 - 2014/05/11 International Seminar on Academic Fraud: “A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior (2014/05/08 - 2014/05/11)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/12/02 - Atual VI Encuentro Internacional Comunidades de Aprendizaje, Barcelona.
Encontro
VI Encuentro Internacional Comunidades de Aprendizaje,
2016/06/10 - 2016/06/14 Summer School: Methods and Methodology in Educational Research, Educational Research, European Educational Research Association (EERA), Linz, Austria (English).
Encontro
Methods and Methodology in Educational Research
2015/06/06 - 2015/06/11 "Science and You" International Congress and "PhD Study Days" event, Université de Lorraine, Metz and Nancy, France
Congresso
Science and You and PhD Days
Université de Lorraine, França

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/04/01 - Atual Educación, Política y Sociedad (2445-4109) Grupo de Investigación sobre Políticas Educativas Supranacionales (GIPES), Universidad Autónoma de Madrid

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/06/01 - 2017/06/03 Member of the jury at the 25.º Concurso para Jovens Cientistas organised by the Fundação da Juventude, during the 11.ª Mostra Nacional. (invitation by the Ciência Viva national program)
Avaliador
Fundação da Juventude, Portugal Ciência Viva

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2004 - 2006 Designing and lecturing the "Community Studies" discipline to the students of the "Sociocultural Monitoring and Family Assistance"; coordination and tutoring of Professional Ability Tests (PAP). Animação sociocultural (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Profissional do Alto MInho Interior, Portugal
Distinções

Prémio

2012 Best paper award
Associação Nacional de Estudos Graduados e Pesquisa em Administração, Brasil

Título

2017 Ibero-American professional peer
REDIPE - Red Iberoamericana de Pedagogía, Espanha