???global.info.a_carregar???
Giulia Lamoni. É Investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa desde Novembro 2016. Foi Bolseira FCT em Pós-doutoramento na mesma instituição entre 2010 e 2016. O seu trabalho de investigação foca-se nas relações entre arte contemporânea e feminismos, produção artística contemporânea e processos migratórios, na história da arte contemporânea na América Latina através da articulação de perspectivas transnacionais, e nas histórias das relações entre praticas artísticas e educação experimental. Giulia Lamoni. She is FCT Researcher at the Institute of Art History of Universidade Nova de Lisboa since November 2016. She was a FCT Post-doctoral fellow at the same institution between 2010 and 2016. Her research focuses on the relations between contemporary art and feminisms, contemporary artistic production and migratory processes, the history of contemporary art in Latin America through the articulation of transnational perspectives, and the histories of the relations between artistic practices and experimental art education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Giulia Lamoni

Nomes de citação

  • Lamoni, Giulia

Identificadores de autor

Ciência ID
1C12-6C26-C214

Websites

  • http://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/ (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Doctorat en Arts et Sciences de l'art, option: Esthétique (Doutoramento)
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França
" Ecrire le rythme vital. Une approche de l'oeuvre scripto-visuelle d'Irma Blank" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très honorable avec félicitat
2008
Concluído
Master Profissionnel L'Art Contemporain et son exposition (Mestrado)
Sorbonne Université, França
"Le projet du Centre Pompidou-Alma au Palais de Tokyo (Mémoire du stage)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16.4/20
2004 - 2004
Concluído
No Vitrines, No artists, No Museums: Just a Lot of People with R.Tiravanija (Curso médio)
Domus Academy, Milano / Telecom Italia Future Center Venezia, Itália
2003
Concluído
MPhil in Textual and Visual Studies (Mestrado)
Trinity College, Dublin, Irlanda
""Text-Image" de Camille Utterback: un nouveau modèle d'interaction texte/image/corps" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2000
Concluído
Maîtrise en Littérature Générale et Comparée (Licenciatura)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
Très Bien
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016/02/01 - 2018/06/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outros

2016/11 - Atual Investigador FCT (Investigação Científica)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/04 - 2016/11 Investigador associado (Investigação Científica)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2010/11 - 2016/11 Investigador bolseiro FCT em Pós-Doutoramento (Investigação Científica)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010/01 - 2010/07 Assistente de curadoria / Chargée d´études (Sector cultural)
Musée National d´art moderne / Centre Pompidou, França
2008/09 - 2009/06 Assistente de curadoria / Chargée d’études (Sector cultural)
Musée National d´art moderne / Centre Pompidou, França
2004/09 - 2006/08 Leitora de Italiano (Docente Universitário)
Université Charles de Gaulle Lille 3, França
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual Pop, Experimental, Political. Women, Art and the Global Sixties in Latin America
IF/00537/2015
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2021 Mulheres, artes e ditadura – os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa
PTDC/ART-OUT/28051/2017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2018 - 2020/11 Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s
IF/00537/2015
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2020/01 MODERNIDAD(ES) DESCENTRALIZADA(S): ARTE, POLITICA Y CONTRACULTURA EN EL EJE TRANSATLANTICO DURANTE LA GUERRA FRIA II MoDe(s)2
HAR2017-82755-P
Investigador
Universitat de Barcelona, Departamento de Artes Visuales y Diseño. Facutad de Bellas Artes, Espanha
2010 - 2016/10 Projecto de pós-doutoramento: Perspectivas feministas sobre arte contemporânea no Brasil e em Portugal
SFRH / BPD / 70786 / 2010
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lamoni, Giulia. "“Para fazer uma obra de arte, é preciso construir uma casa? Algumas reflexões acerca da obra de Maria José Oliveira”". Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher extra 2019 (2019): 193-205.
    Publicado
  2. Lamoni, Giulia. "“Diario de Vida” Cecilia Vicuña’s artistic practice in London (1972-1975) (A letter to Carla Macchiavello)". Revista de Estudios Globales & Arte Contemporáneo 5 2018 (2018): 87-119. http://revistes.ub.edu/index.php/REGAC/article/view/27417?fbclid=IwAR0y-5Yu8OO3GaCXA14Cbtg6B0_sdLfLesKTwEHIRiptWf74qogfllhJUH4.
    Publicado • 10.1344/reg.2018.1.87-119
  3. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida Brito. ""Conexões Radicais: Feminismos, Curadoria e Colaboração"". Faces de Eva. Estudos sobre a mulher 38 (2017): 39-55.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Lamoni, Giulia. "‘‘Ti darei un bacio’: Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi’". n.paradoxa international feminist art journal 35 (2015): 76-83. http://www.ktpress.co.uk/nparadoxa-volume-details.asp?volumeid=35 .
    Publicado
  5. Lamoni, Giulia. "‘Seeing Through’, Migration, Home-making and Friendship in Lourdes Castro's Work of the 1960s and 1970s". Third Text 29 135-136 (2015): 266-286.
    Publicado • 10.1080/09528822.2016.1163870
  6. Lamoni, Giulia. "“cartazes para o museu do homem do nordeste by Jonathas de Andrade”". Manifesta Journal: Around Curatorial Practices 17 (2014): 70-76. http://www.manifestajournal.org/issues/futures-cohabitation-0#page-issuesfuturescohabitationcartazesparaomuseudohomemdonordestejonathasdeandrade.
    Publicado
  7. Lamoni, Giulia; Francesca Zappia. ""Weaving the Space We Still Call Home"". fkw journal: Zeitschrift für Geschlechterforschung und visuelle Kultur 57 (2014): n-n. http://www.fkw-journal.de/index.php/fkw/article/view/1310.
    Publicado
  8. Lamoni, Giulia. ""Autobiografia de todos: algumas notas sobre livros de artista(s)"". MARTE 5 (2014): 73-85.
    Publicado
  9. Lamoni, Giulia. "“African masks, family photographs and open suitcases: Rosana Paulino, Mónica de Miranda and Maimuna Adam”". N.paradoxa international feminist art journal / “Africa and its diasporas” 31 (2013): 5-14. http://www.ktpress.co.uk/nparadoxa-volume-details.asp?volumeid=31.
    Publicado
  10. Lamoni, Giulia. "“(Domestic) Spaces of resistance: three artworks by Anna Maria Maiolino, Letícia Parente and Anna Bella Geiger”". Artelogie, Recherches sur les arts, le patrimoine et la littérature d’Amérique Latine 5 (2013): na-na. http://www.red-redial.net/referencia-bibliografica-69538.html.
    Publicado
  11. Lamoni, Giulia. "“Célia Domingues” (entrevista)". Faces de Eva, Estudos sobre a mulher 28 (2012): 153-160.
    Publicado
  12. Lamoni, Giulia. "“Dé-couvrir. Ecriture et couture dans le discours autofictionnel de Tracey Emin“". Image & Narrative, Online Magazine of the Visual Narrative 9 22 (2008): n/a-n/a. http://www.imageandnarrative.be/inarchive/autofiction2/lamoni.html.
    Publicado
  13. Lamoni, Giulia. "“Les Eigenschriften d’Irma Blank. Le texte comme texture“". Textimage: revue d'étude du dialogue texte-image Varia 1 (2007): n/a-n/a. http://www.revue-textimage.com/02_varia/lamoni1.htm.
    Publicado
  14. Lamoni, Giulia. ""Sophie Podolski. Le Pays où tout est permis ou l’invention d’un nouveau langage"". Luna Park (nouvelle série) 3 (2006): 105-117.
    Publicado
  15. Lamoni, Giulia. "“Miti di un fare comune. Costruzione di un dialogo tra poesia e arti visive“". Contemporanea. Rivista di studi sulla letteratura e sulla comunicazione 2 (2004): 95-109.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lamoni, Giulia. "“Beyond the ‘Global Dream’: Transnational Challenges in the Modern and Contemporary art Museum", Wrong Wrong, 2017, http://wrongwrong.net/artigo/beyond-the-global-dream-transnational-challenges-in-the-modern-and-contemporary-art-museum.
  2. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves. ""Dentro e fora de uma colecção" interview with Pedro Lapa", Revista 4, 2014
Capítulo de livro
  1. Lamoni, Giulia. "“Following the traces of Yemanjá: Pop art, cultura popular and printmaking in Brazil”". In Pop Art and Beyond: Gender, Race and Class in the Global Sixties, editado por Kalliopi Minioudaki; Mona Hadler. Londres, Reino Unido: Bloomsbury, 2021.
    Em revisão
  2. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida Brito. "“The margin as a space of connection: Amélia Toledo, Mira Schendel and Salette Tavares in Lisbon”". In Arrival Cities. Migrating Artists and New Metropolitan Topographies, editado por Burcu Dogramaci. Leuven, Bélgica: Leuven University Press, 2020.
    No prelo
  3. Lamoni, Giulia; Brito Alves, Margarida. "“A fragile form of resistance: some thoughts on the work of Paola Anziché”". In La Terra Suona, Paola Anziché, 9-14. Roma: Viaindustriae, 2019.
    Publicado
  4. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida Brito; Filomena Serra. ""O Problema da co-habitação"". In Co-habitar (cat. exp.), 11-18. Lisboa: Documenta, 2018.
  5. Lamoni, Giulia. "“Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico”". In Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.), 9-15. Lisboa, Portugal: EGEAC, 2017.
    Publicado
  6. Lamoni, Giulia. "“Baralhando as cartas e multiplicando as imagens. Algumas notas acerca da obra de Cybele Varela”". In Cybèle Varela. Tropicalismo Remixed (cat. exp.), 44-45. Milano, Itália: Silvana Editore, 2017.
    Publicado
  7. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves. ""The Shell and the Oyster: On Making Domestic Space Public"". In Flâneur: New Urban Narratives, 16-24. Lisboa, Portugal: Procur.arte, 2016.
    Publicado
  8. Lamoni, Giulia. ""´… com imensas razões e um grande abraço´: Amplexos, abraços e outros enlaces no trabalho de José Escada"". In Eu não evoluo, viajo. José Escada Retrospectiva (cat. exp.), 18-23. Lisboa, Portugal: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.
    Publicado
  9. Lamoni, Giulia. "“Unfolding the present: some notes on Brazilian ´pop´”". In The World Goes Pop (cat.exp.), 59-71. London, Reino Unido: Tate Publishing, 2015.
    Publicado
  10. Lamoni, Giulia. ""Texto / Imagem: um percurso excêntrico"". In Salette Tavares (cat. exp.), 37-47. Lisboa, Portugal: FCG, 2014.
    Publicado
  11. Lamoni, Giulia. ""'Ti darei un bacio': algumas considerações acerca de utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi"". In Arte & Utopia (actas do colóquio), 150-157. Lisboa, Portugal: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea, 2013.
    Publicado
  12. Lamoni, Giulia. "“Domesticity Disrupted: Space and Gender in Ana Vieira's work of the 1970s"". In Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos (Actas do XIII Colóquio de Outono), 35-47. Vila Nova de Famalicão, Portugal: CEHUM/ Edições HUMUS, 2012.
    Publicado
  13. Lamoni, Giulia. "“Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação, exploração critica e desvio do pornografico no trabalho de Cosey Fanni Tutti e Annie Sprinkle"". In Arte & Erotismo (Actas do colóquio), 295-311. Lisboa, Portugal: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea, 2012.
    Publicado
  14. Lamoni, Giulia; Annalisa Rimmaudo. "“Entrevista a Mirtha Dermisache por Annalisa Rimmaudo y Giulia Lamoni”". In Mirtha Dermisache: Publicaciones y dispositivos editoriales (cat. exp.), 8-16. Buenos Aires, Argentina: Editorial de la Universidad Católica Argentina, 2011.
    Publicado
  15. Lamoni, Giulia. "“Linea Mentis: Irma Blank, Eva Sorensen, Gaspare”". In Linea Mentis (cat. exp.), 5-6. Torino, Itália: Galleria Raffaella De Chirico, 2011.
    Publicado
  16. Lamoni, Giulia. "“Philomela as Metaphor. Sexuality, Pornography and Seduction in the Textile Work of Tracey Emin and Ghada Amer”". In Contemporary Art and Classical Myth (reprinted by Routledge in 2016), editado por Isabelle Loring Wallace; Jennifer Hirsh, 175-197. Reino Unido: Ashgate, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Filomena Serra. Co-Habitar (cat. exp.). Lisboa, Portugal: Documenta. 2018.
    Publicado
  2. Lamoni, Giulia. Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.). Lisboa, Portugal: EGEAC. 2017.
  3. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Pedro Costa; José Luis Saldanha; Ana Isabel Soares; Miriam Tavares. Flaneûr: New Urban Narratives. Lisboa, Portugal: Procur.arte. 2016.
  4. Lopes, Rui Oliveira; Lamoni, Giulia; Alves, Margarida Brito. Global trends in modern and contemporary islamic art. Portugal: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 2015.
Edição de número de revista
  1. Lamoni, Giulia; Sirois, Katherine; Brito Alves, Margarida. "Revista de História da Arte nº 12, CRISE". Revista de História da Arte 12 (2015):
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Lamoni, Giulia. "“Adriana Varejão”, “Joana Vasconcelos”, “Sandra Vasquez de la Horra”, “Cybèle Varela”, “Jac Leirner”, “Helen Chadwick”, “Yolanda Penteado"". In Dictionnaire des créatrices. Editions Des Femmes, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Lamoni, Giulia; Autor: Camille Morineau, em colaboração com Giulia Lamoni. Artistes Femmes de 1905 à nos jours (de Camille Morineau en collaboration avec Giulia Lamoni). Paris, França: Centre Pompidou. 2010.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Miriam Tavares; Pedro Costa; José Luis Saldanha; Ana Isabel Soares. ""Introduction: New Urban Narratives of Flânerie?"". Lisboa, Portugal: Procurarte. 2016.
    Publicado
  2. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Rui Oliveira Lopes. ""Foreword: Global trends in Modern and Contemporary "Islamic" Art"". Lisboa, Portugal: FBAUL. 2015.
    Publicado
  3. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Katherine Sirois. ""Editorial: Crise"". Prefácio para Revista de História da Arte. Lisboa, Portugal: IHA FCSH UNL. 2015.
Recurso online
  1. Lamoni, Giulia. "Algarve, entre Minho e Ribatejo" (Acerca do trabalho de Emília Nadal). 2020. https://gulbenkian.pt/museu/novas-leituras/algarve-entre-minho-e-ribatejo/?fbclid=IwAR2zqUesxAcUmMk8AnjQ2MwFVDVL-ZHuZj6ymk4Whgha4ud8gy00g4RwyUU.
Tradução
  1. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves. "Museu". Porto, Portugal: Galeria Quadrado Azul. 2014.
  2. Lamoni, Giulia. L'Angelo Muto. Alessandria, Itália: Edizioni dell'Orso. 2011.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2020. "Co-curadoria da exposição "Earthkeeping / Earthshaking: arte, feminismos e ecologia", Galeria Quadrum, Lisboa".
  2. 2019. "Co-curadoria de "I hope you will drop by someday, unannounced", projecto de Rabbya Naseer, Livraria Sistema Solar, Lisboa".
  3. 2017. "Curadoria da exposição "Meridiano Pacífico" de Eugénia Mussa, Galeria Quadrum, Lisboa".
  4. 2016. "Co-curadoria da exposição "Co-Habitar", Casa das Galeotas (Casa da América Latina, UCCLA), Lisboa".
  5. 2008. "Co-curadoria da exposição Aperçus avant impressions / Bétonsalon, Paris".
  6. 2008. "Co-curadoria da performance: Tania Mouraud / Momentum: Back from India / Bétonsalon, Paris".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02/15 "Portuguese Pop: A Feminist Reading" TRANSNATIONAL FEMINISMS The Feminist Art Project Day of Panels at the College Art Association Conference 2020
College Art Association 108th Conference (Chicago, Estados Unidos)
2020/01/15 "Arte 'pop', cultura popolare e politica in Brasile: una prospettiva femminista" Ciclo di conferenze del Dottorato di ricerca in Storia dell'arte 2019-2020
Università La Sapienza (Roma)
2019/12/19 “Conversa sobre dois trabalhos audiovisuais da artista Anna Bella Geiger” Galeria Zé dos Bois
Galeria Zé dos Bois (Lisboa, Portugal)
2019/09/30 “How do we work together?” Conference Global Museum: Where do we go from here?
Hamburger Bahnhof (Berlin, Alemanha)
2019/07/01 “Dobras da terra: esculturas e outras obras de Lucia Pizzani” Colóquio Internacional Corpo, Sonho e Vida Afetiva
Univerisidade Portucalense (Porto, Portugal)
2019/04/03 "Ler e reler Tício Escobar, desde Portugal" Dia do Paraguay
FSCH UNL (LISBOA, Portugal)
2019/02/01 "Artistas e educação radical na América Latina (1960-1970): Ecos na Atualidade" Laboratório de crítica
Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, Brasil)
2019/01/31 "Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s: Presentation of the research project" "Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s": Presentation of the research project
Ateliê 397 (São Paulo, Brasil)
2019/01/09 "Who were our mothers in 1968? Historical traces, art and feminism" Spectres of others ’68: Aesthetic Genealogies and Global Activism
University of Barcelona (Barcelona, Espanha)
2018/12/13 "Artists an Radical Education in Latin America: 1960s-1970s" Public Presentation of the Project ARTISTS AND RADICAL EDUCATION IN LATIN AMERICA, 1960S—1970S
Academy of Fine Arts Vienna
2018/11/30 "The Margin as a Space of Connection: Mira Schendel, Amélia Toledo and Salette Tavares in Lisbon" Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies
University of Munich (Munich, Alemanha)
2018/11/08 "Alicia Barney’s ‘Diario Objecto’ or Sculpture as a Trace” RETHINKING THE PAST International Conference Memory / Archive / Document – Arts and Architecture
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
2018/10/26 "As artistas brasileiras e a gravura: cultura popular e política nos anos 60 e 70" Ciclo de seminários Womanart #2
CEHUM (Braga, Portugal)
2018/09/13 "Uma curadoria feminista?" Aula no Curso de Verão "Curadoria e outra(s) história(s): disputas, narrativas e produção de conhecimento", com Margarida Brito Alves Curso de Verão "Curadoria e outra(s) história(s): disputas, narrativas e produção de conhecimento"
FCSH UNL (Lisboa, Portugal)
2018/09/05 "Tearing an Object: Exploring the Tension Between Abstraction and Reality in Amelia Toledo’s Works on Paper" 6th International EAM Conference
University of Munster (Munster, Alemanha)
2018/07/06 “´A community of creation´: Anna Bella Geiger´s art courses at MAM RJ" Decolonizing Third World Feminism: Latin American Women Artists (1960-1980)
Haus der Kunst Munich (Munich, Alemanha)
2018/06/09 "Artists as Radical Educators in Latin America (1960s-1970s): A research project in progress" PRATIQUER, (SE) FORMER (AUX), (RE)PENSER ET QUESTIONNER LES PÉDAGOGIES ÉMANCIPATRICES – ACTUALITÉS & DÉBATS
ESPE Paris (Paris, França)
2018/05/25 Latin American Studies Association Conference / Discussant for the panel: Cuerpos Explícitos: Desire and Violence in Latin American and Latinx Performance Art, 1970 to the present (PART I) Panel Cuerpos Explícitos: Desire and Violence in Latin American and Latinx Performance Art, 1970 to the present (PART I)
Latin American Studies Association (Barcelona, Espanha)
2018/04/17 Conversas na Biblioteca Conversas na Biblioteca
Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2017/12/02 Narrativas e ´contra-narrativas´ da arte dos anos 70, a partir da América Latina: participação na mesa redonda Exposição Potência de Adversidade: Arte da América Latina nas coleções em Portugal
Pavilhão Branco (Lisboa, Portugal)
2017/10/27 “Para fazer uma obra de arte, é necessário habitar uma casa? Diálogos entre arte e feminismo em Portugal” Colóquio Género na arte
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2017/09/19 “‘dear Marc, ... ici un travail fou s´annonce...’: Al Berto nos arquivos da revista Luna Park” Colóquio ‘O que vejo já não se pode cantar – Al Berto’
Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal)
2017/04/19 “Arte e politica na América Latina nos anos 1960-1970: centros ex-cêntricos” ciclo de debates "É a guerra mas não tem de ser"
Museu du Aljube (Lisboa, Portugal)
2017/04/07 “A Community of Creation: Anna Bella Geiger´s art courses at MAM RJ” Association of Art Historians Annual Conference
University of Loughborough (Loughborough, Reino Unido)
2017/03/16 “Leonor Antunes’ ‘Research Imagination’” Conference Transnational Portuguese Women Artists
Universidade de Oxford (Oxford, Reino Unido)
2017/03/09 "Transnational challenges in the modern and contemporary art museum" Museum Reader
Museu do Chiado, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05/19 “Exploring Cecilia Vicuña´s Ruca Abstracta (1974) and A Journal of Objects for the Chilean Resistance (1973- 1974): Space, Places and Processes of Migration” Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/04/28 "Exploring the role of friendship in transnational artistic networks: Lourdes Castro in Paris (1960s-1970s)" International Conference Global Art Challenges
University of Barcelona / MACBA (Barcelona, Espanha)
2016/04/16 "We do not come from the same place...How come we speak the same language?" Symposium Feminisms and Curatorial Collaborations
Middlesex University, ICA (London, Reino Unido)
2016/01/28 "Mapeando Redes Artísticas Transnacionais: Mulheres, Artes e Migrações" Itinerâncias Críticas #28 / ciclo de conferências em estudos pós-coloniais e de género
CEHUM (Braga, Portugal)
2015/11/26 “Drawing transnational networks: feminist perspectives on contemporary art in Portugal, Brazil, and beyond” Workshop “The ´discovery´of queerness. Intricate trails of a travelling concept” (org. Melanie Klein)
Haus Kulturen der Welt (Berlin, Alemanha)
2015/06/13 “Maria Helena Vieira da Silva numa perspectiva transnacional” Olhares sobre Maria Helena Vieira da Silva
Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva (Lisboa, Portugal)
2015/05/22 “Objects/Resistance: Envisioning Responsibility in Cecilia Vicuña’s Work” Graduate conference Social Responsibility and Art since the 1960s,
Essex University (Colchester, Reino Unido)
2015/05/16 “O Brasil de Tropicália, da música às artes visuais” seminário A imaginação do Brasil: nação, cultura e política,
UNIPOP, Teatro A Barraca (Lisboa, Portugal)
2015/05/05 “Auto-retrato colectivo” Gender Trouble / conferência de Giulia Lamoni e Francesca Rayner
Teatro Maria Matos (Lisboa, Portugal)
2014/11/13 “Objects / Resistance: Political dimensions of Cecília Vicuña’s work” XVI Colóquio de Outono
CEHUM (Barga, Portugal)
2014/09/22 "The trans-figurative power of shadows: home and/as theatre in Lourdes Castro´s work" Trans-Figurations: Feminism, Art and Global Futures
New Walk Museum (Leicester, Reino Unido)
2014/08/30 “I would give you a kiss. Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi” 4th EAM International Conference
Helsinki University (Helsinki, Finlândia)
2014/06/20 Talk, Mira Schendel exhibition Mira Schendel exhibition
Serralves Museum (Porto, Portugal)
2014/02/15 "Weaving the spaces we still call home: Textiles, location, gender (and beyond)" Lecture Series Art – Research – Gender
Universität für angewandte Kunst Wien (Vienna, Áustria)
2014/02/12 “Lourdes Castro: a transnational cartography” College Art Association 102nd conference
College Art Association (Chicago, Estados Unidos)
2013/10/03 "'Ti darei un bacio': Algumas considerações sobre utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi" Coloquio internacional Arte & Utopia
FCSH UNL (Lisboa, Portugal)
2013/07/08 “Casas moveis, transparentes, abertas, com multiplas localizações... Notas sobre o 'habitar' no trabalho de algumas artistas contemporâneas” III Summer School CEHUM
CEHUM (Braga, Portugal)
2013/03/28 “Looking inland /looking at the sea” Art Connect Panel Discussion: Women Artists from Africa and its diaspora
Tiwani gallery (Londres, Reino Unido)
2013/03/14 “Babies, Boxes and Militaries: Brazilian female artists and Pop in the sixties" GLOBAL Pop Symposium
Tate Modern (Londres, Reino Unido)
2013/01/24 “Mulheres artistas no Brasil: algumas perspectivas criticas” Seminarios de doutoramento CEHUM/Literatura, Itinerários criticos
CEHUM (Braga, Portugal)
2012/11/09 "Brazilian Babies Suck Coca-Cola', Women Artists and Brazilian New Figuration in the Late Sixties" Third Annual Feminist Art History Conference
American University Washington (Washington DC, Estados Unidos)
2012/05/16 “Spaces of resistance: space, gender and political dissent in the work of Brazilian artists Anna Maria Maiolino, Anna Bella Geiger, and Letícia Parente" X Jornadas Internacionales de la Mujer / Negotiating Gendered Spaces
Universidade Complutense (Madrid, Espanha)
2012/03/02 “Speaking in silence: women making art under conditions of political oppression, Portugal / Brazil 1960-80" Sarah Lawrence's Annual Women History Conference / Women, the Arts and Activism
Sarah Lawrence College (New York, Estados Unidos)
2012/01/12 “Desenhar a ilegibilidade: grafías e livros de artistas de Irma Blank e Mirtha Dermisache” Seminarios de Doutoramento em Historia da Arte
FSCH UNL (Lisboa, Portugal)
2011/11/17 “Domestic Peace Disrupted: gender and space in Ana Vieira's work" XIII Colóquio de Outono: Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos
CEHUM (Braga, Portugal)
2011/06/15 “Feminine, Feminist, Political? Women Artists and Textile Materials in the U.S. and Portugal since the end of the 1990s" International Conference Women and the Arts: Dialogues in female creativity in the U.S. and beyond
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/05/13 “Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação e desvio do pornográfico na obra de Cosey Fanni Tutti e Annie Sprinkle" Colóquio Arte e Erotismo
FCSH UNL (Lisboa, Portugal)
2008/06/13 "Livres ouverts / Ouvrir les livres : le livre d’artiste selon Irma Blank" Journée d’études Publications d’artistes : travaux en cours
Université de Rennes II (Rennes, França)
2007/02/26 “Ur-buch ovvero Romanzo blu. La collaboration entre Irma Blank et Marosia Castaldi" International Conference Quand les écrivains se font critiques des autres arts
UMB de Strasbourg, France
2006/07/08 “Grafting Images on the Text. The Creative Dialogue between poet Edoardo Sanguineti and artist Carol Rama” Postgraduate Conference Incorporation in Literature
Edinburgh University (Edinburgh, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual "A imagem intangível: os usos da fotografia projetada na arte contemporânea"
Coorientador de Maura Castanheira Grimaldi
Comunicações e Artes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - Atual "Os Poderes do Abjeto na obra de três artistas latino-americanas"
Orientador de Margarida Firmino Vala Silva
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
IHA/FCSH, Portugal
2016 - Atual Declinações do vegetal na arte contemporânea, a partir de 1960: percepção, contexto e ecologia
Orientador de Catarina Marto
Doutoramento em Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Territórios de fronteira: interação palavra-imagem na arte contemporânea portuguesa
Coorientador de Mariana Marin Barbosa Gaspar
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - Atual A transgressão na contemporaneidade artística: performance e emancipação nos espaços artísticos e sociais
Orientador de Andreia Borges de Sá
Doutoramento em Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/12/13 - Atual Panel "Women and Experimental Art Education in Latin America", College Art Association 108th Annual Conference (2020/02/12 - 2020/02/15)
Conferência (Coorganizador)
College Art Association, Estados Unidos
2019/12/13 - Atual Simposio Arte e Feminismo em Portugal e em Espanha (2019/12/13)
Encontro (Coorganizador)
Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2019/10 - 2019/11 Ciclo de 3 encontros "Artists and Radical Education in Latin America" (Conferências de Hilary Robinson, Stephanie Weber e Cristiana Tejo) (2019/10 - 2019/11)
Conferência (Coorganizador)
IHA/FCSH, Portugal
2019/02/18 - 2019/02/19 What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade (2019/02/18 - 2019/02/19)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Culturgest, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal
2017/11/27 - 2017/11/28 Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade (2017/11/27 - 2017/11/28)
Congresso (Coorganizador)
Lisboa 2017 Capital Iberoamericana da Cultura / FCSH-UNL / CIEBA-FBAUL, Portugal
2017/03/29 - 2017/03/29 Beyond the “global dream”: Exploring transnational ways of working together (2017/03/29)
Encontro (Coorganizador)
Delfina Foundation, Reino Unido
2016/05/19 - 2016/05/20 Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s (2016/05/19 - 2016/05/20)
Conferência (Coorganizador)
IHA / AWARE / CAM FCSG, Portugal
2016 - 2016 Programação paralela da exposição "Co-habitar"
Encontro (Outra)
Casa da America Latina, UCCLA, Portugal
2015/05/12 - 2015/05/13 Flâneur, New Urban Narratives International Conference (2015/05/12 - 2015/05/13)
Conferência (Coorganizador)
Teatro São Luiz, Portugal
2014/11/19 - 2014/11/21 Global Trends in Contemporary Islamic Art (2014/11/19 - 2014/11/21)
Encontro (Coorganizador)
IHA FCSH / CIEBA FBAUL, Portugal
2014/08/29 - 2014/08/31 Panel Utopia as Dislocation, 4th EAM International Conference (2014/08/29 - 2014/08/31)
Congresso (Coorganizador)
European Network of Avant-garde and Modernism Studies, Alemanha
2013/04/23 - 2013/04/23 Sur Les Traces de Lygia Clark... de Paola Anziché e Irene Dionisio: projecção do filme e mesa redonda (2013/04/23 - 2013/04/23)
Encontro (Coorganizador)
Istituto Italiano de Cultura / Museu Berardo / IHA, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 "O Feminino e o Fotografico" Nicoli Braga (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Organic Materiality in 20th Century Art Vanessa Badagliacca (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 O Corpo é o Zero, Experimentalismo e participação. Os anos 90 da Arte Portuguesa Mafalda Marcos Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Poses, Figurações, Poéticas e Metáforas do Corpo. O Caso Singular da Mulher Reclinada Teresa Meruje (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 “Imagens Interditas? Limites e Rupturas em Representações Explícitas do Sexo no Pós-25 de Abril” LUÍS HERBERTO NUNES (Doutoramento)
2014 A Teia de Penélope - Encontros e Desencontros entre a Arte e o Artesanato na Época Contemporânea Inês Pereira Jorge (Mestrado)
2012 Pintura de paisagem em Portugal no século XX Henrique Coelho (Mestrado)
2011 Julião Sarmento dentro do texto: reflexões sobre encontros e desencontros da critica com a sua obra Bruno Marques (Doutoramento)
2011 O Espaço na criação artistica do século XX. Heterogeneidade, Tridimensionalidade, Performatividade Margarida Brito Alves (Doutoramento)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/02/12 - 2020/02/15 Panel "Women and Experimental Art Education in Latin America", College Art Association 108th Annual Conference CAA, Chicago
2019/02/18 - 2019/02/19 What has love got to do with it? Performance Intimidade, Afetividade Culturgest, Lisboa
2017/11/27 - 2017/11/28 Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade FCSH UNL
2016/05/19 - 2016/05/20 Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
2015/05/12 - 2015/05/13 International Conference Flâneur Teatro São Luiz, Lisboa
2014/07/03 - 2014/07/05 Lisbon Street Art & Urban Creativity 2014 International Conference FBAUL, Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/03/01 - 2020/04/15 Diacrítica (2183-9174) University of Minho
2019/08/01 - 2019/09/30 Revista Historia Autónoma (2254-8726) Servicio de Publicaciones de la Universidad Autónoma de Madrid
2019/02/01 - 2019/03/01 Revista de História de Arte IHA
2018/04/25 - 2018/06/25 Artl@s Bulletin École normale supérieure, CNRS
2016/08/30 - 2016/10/31 Visual Resources Taylor & Francis
2014/12/18 - 2015/12/18 Revista de História da Arte - Nº12: Crise / Crisis Instituto de História da Arte
2015/09/01 - 2015/10/15 Cadernos de Arte e Antropologia
2015/08/10 - 2015/09/01 TATE Papers TATE
2015/04/01 - 2015/08/10 RIHA journal RIHA

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02 - 2018/06 Historia das Artes Não Ocidentais Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/06 Sociologia da Arte (leccionada com Bruno Marques) Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/06 Historia das Artes Não Ocidentais (leccionada com Ana Balona de Oliveira) Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2017/01 Contemporary Art in Latin America: Transnational Perspectives (leccionada com Margarida Brito Alves) Mestrado (opção Livre proposta pelo IHA FCSH UNL) (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/06 Sociologia da Arte Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/05/02 - Atual College Art Association Membro
2017/07 - Atual LASA: Latin American Studies Association
2017/03 - Atual AAH: Association for Art History
2015/12 - Atual Research Network Critical Transcultural Perspectives
2013/04 - Atual GAPS CEHUM

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - 2017 Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 Museu do Chiado, CHAIA-UE, CICS.NOVA, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Brooks International Fellow
Delfina Foundation / Tate Modern Curatorial, Portugal
2015 Bourse de recherche à Paris 2015 / Travel Grant
Institut National d'Histoire de l´Art (INHA), Paris, Portugal
2014 Auxilio de Pesquisa nos Acervos do Museu de Arte Contemporânea na USP
Universidade de São Paulo (Brasil), Portugal
2014 Bolsa Paper USA
Fundação Luso-Americana, Portugal
2012 Bolsa Paper USA
Fundação Luso-Americana, Portugal
2010 Post-Doctoral Fellowship
FCT Portugal, Portugal