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[ENG] Carla Sousa has a Bachelor’s Degree in Psychology, a Master’s Degree in Clinical and Health Psychology, and a Post-graduate degree in Applied Neuropsychology from Lusófona University. PhD student in Communication Sciences in the same university, she is also part of the Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies (CICANT) and was invited assistant professor in the Bachelor’s Degree in Videogames. Carla published several papers as an author and co-author in peer-reviewed journals, and has done communications in national and international conferences in the field of communication, media, and games. She was part of several national and international funded projects such has "Co-create assistive games for people with Intellectual Disability - ID Games” (2019-1-EL01-KA204-062517), "Game-Based Learning for Deaf Students - GBL4deaf” (LISBOA-01-0145-FEDER-032022), "Media Literacy for Living Together – MILT” (LC-OO865164-MILT), "Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional – GamiLearning” (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) and "Eco for Life – ECFOLI” (2014-2-CY02-KA205-000406). Currently, she is the principal investigator for Lusófona University in two projects funded in the scope of Erasmus + Program, "Youth for Youth – YFY” (2020-2-HU01-KA205-079126) and "Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games – TEGA” (2020-1-UK01-KA203-079248). Carla has also been involved in the organization of scientific events and in referee activities. In the scope of her work in Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos she is the scientifical coordinator of "Sentir +", a project in the field of multisensory stimulation for people with Intellectual Disability and seniors, funded by the award BPI la Caixa Capacitar 2019. / / [PT] Carla Sousa é licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e pós-graduada em Neuropsicologia Aplicada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Aluna do doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma universidade, onde faz parte do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) e foi professora assistente convidada da Licenciatura em Videojogos. Publicou diversos artigos como autora e co-autora em revistas especializadas com arbitragem científica, tendo realizado comunicações em congressos nacionais e internacionais na área da comunicação, dos media e dos jogos. Já integrou a equipa de diversos projetos nacionais e internacionais financiados, na área dos videojogos e educação para os media, tais como, os projetos "Co-create assistive games for people with Intellectual Disability - ID Games” (2019-1-EL01-KA204-062517), "Game-Based Learning for Deaf Students - GBL4deaf” (LISBOA-01-0145-FEDER-032022), "Media Literacy for Living Together – MILT” (LC-OO865164-MILT), "Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional – GamiLearning” (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) e "Eco for Life – ECFOLI” (2014-2-CY02-KA205-000406). Atualmente, é investigadora responsável da equipa da Universidade Lusófona em dois projetos financiados ao abrigo do programa Erasmus +, "Youth for Youth – YFY” (2020-2-HU01-KA205-079126) e "Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games – TEGA” (2020-1-UK01-KA203-079248). Tem estado também envolvida na organização de diversos eventos científicos e em atividades de arbitragem científica. Enquadrado no seu trabalho na Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos é a responsável científica do projeto "Sentir +", no âmbito da estimulação multissensorial para pessoas com deficiência intelectual e idosos, financiado pelo prémio BPI la Caixa Capacitar 2019.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA
Género
Feminino

Nomes de citação

  • SOUSA, CARLA

Identificadores de autor

Ciência ID
1A13-60F1-0B45
ORCID iD
0000-0003-1036-963X

Endereços de correio eletrónico

  • carla.patricia.sousa@ulusofona.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Carla_Sousa12 (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2017/10 - 2020/12
Em curso
Ciências da Comunicação [Communication Sciences] (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/06
Concluído
Neuropsicologia Aplicada [Applied Neuropsychology] (Pós-Graduação)
Especialização em Neuropsicologia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
16
2013/09 - 2016/06
Concluído
Psicologia Clínica e da Saúde [Clinical and Health Psychology] (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"A Influência do Autoritarismo e do Locus de Controlo nas Atitudes Homofóbicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2010/09 - 2013/07
Concluído
Psicologia [Psychology] (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

2015/10 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal

Docência no Ensino Superior

2021/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018/02 - 2019/08 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Outras Carreiras

2019/02/04 - 2021 Assistente Principal (Pessoal da Saúde - Técnico Superior de Saúde - Psicologia Clínica)
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Youth for Youth
2020-2-HU01-KA205-079126
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal

Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
European Comission
2021 - Atual GIM - Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos
CICANTseedGIM2021
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Universidade Lusófona, CICANT
2021 - Atual VRmnesis: training anamnesis in a VR setting
SeedILIND2021VR
Investigador
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
2020 - Atual TEGA - Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games
2020-1-UK01-KA203-079248
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal

Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
European Comission
2019 - Atual ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion
2019-1-EL01-KA204-062517
Investigador
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal

Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
European Comission
2020 - 2022/08 STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Nonformal Environment
2020-2-RO01-KA205-080819
Trainer
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
European Comission
2020 - 2021/01/04 Sentir + Promoção do bem-estar através da estimulação sensorial em pessoas com Deficiência Intelectual e Idosos
CT19-00066
Investigador responsável
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal
BPI
2019 - 2019 GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
LISBOA-01-0145-FEDER-032022
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2019 MILT - Media Literacy for Living Together
LC -OO865164-MILT
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
European Comission
2016 - 2018 GamiLearning - Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional
UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2017/02 ECFOLI - Eco for Life
2014-2-CY02-KA205-000406
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
European Comission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. SOUSA, CARLA; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Formação online e capacitação para a utilização, criação e co-criação de jogos como estratégia de inclusão de pessoas com deficiência intelectual: Experiências de um projeto europeu". Trabalho apresentado em V Encontro do Obervatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) - A deficiência face à crise pandémica: Desafios e respostas, 2020.
  2. SOUSA, CARLA. "Research in serious games for people with intellectual disability: a meta-analysis study". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies - ICDVRAT 2020, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Sousa, Carla; Luz, Filipe. "Developing a participatory game creation e-course in the field of Intellectual Disability". Trabalho apresentado em IEEE Conference of Games 2020, Osaka, 2020.
    10.1109/cog47356.2020.9231811
  4. SOUSA, CARLA; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. "Conceção de um e-course sobre processos participativos na criação de jogos como estratégia de capacitação na área da Deficiência Intelectual". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2020, Coimbra, 2020.
    Publicado
  5. Marcelino, Lilia; Costa, Conceição; Neves, José Carlos; SOUSA, CARLA. "Games for Education of Deaf Students: A Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em 12th European Conference on Game Based Learning - ECGBL2019, Odense, 2019.
    Publicado • 10.34190/gbl.19.113
  6. Neves, José Carlos; SOUSA, CARLA. "Developing Pedagogical Videogames to Support Math Learning in Deaf Children: A Work in Progress (Phases 1-3).". Trabalho apresentado em 13th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2019, 2019.
    Publicado • 10.34190/gbl.19.169
  7. Marcelino, Lilia; Sousa, Carla; Costa, Conceição. "Cognitive Foundations of Mathematics Learning in Deaf Students: a Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 2019, Palma, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.1425
  8. Costa, Conceição; SOUSA, CARLA; Tyner, Kathleen. "Níveis de Literacia Mediática em estudantes do 2º e 3º ciclos do ensino básico em Portuga". Trabalho apresentado em 5º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Aveiro, 2019.
    Publicado
  9. Sousa, C.; Cardoso, D.; Costa, C.; Tyner, K.. "Making games, making literacy: A case-study in formal educational contexts". Trabalho apresentado em 12th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2018, Nice, 2018.
    Publicado
  10. Neves, José Carlos; Nunes, Laura; SOUSA, CARLA. "A Case Study of Production and Application of Video Games for Teaching Mathematics to Deaf People". Trabalho apresentado em Play2Learn - The GamiLearning Conference, Lisboa, 2018.
    Publicado
  11. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Henriques, Sara; SOUSA, CARLA. "Games for Media and Information Literacy - Developing Media and Information Literacy skills in children through digital games creation". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN2017, Barcelona, 2017.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.1627
  12. SOUSA, CARLA; Henriques, Sara; Costa, Conceição. "Are Videogames a waste of time? - A multi-stakeholder approach". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 2017, Barcelona, 2017.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.1484
  13. Costa, C.; Tyner, K.; Henriques, S.; Sousa, C.. "Digital game creation for media and information literacy development in children". Trabalho apresentado em ECGBL 2017, Barcelona, 2017.
    Publicado
  14. Henriques, Sara; SOUSA, CARLA. "Drivers and Motivations to Game-Based Learning approaches - A perspective from parents and teachers". Trabalho apresentado em 11th International Technology, Education and Development Conference - INTED2017, Valencia, 2017.
    Publicado • 10.21125/inted.2017.1342
  15. Rosa, P.J.; Sousa, C.; Faustino, B.; Feiteira, F.; Oliveira, J.; Lopes, P.; Gamito, P.; Morais, D.. "The effect of virtual reality-based serious games in cognitive interventions: A meta-analysis study". Trabalho apresentado em 4th Workshop on ICTs for improving patients rehabilitation research tecniques - REHAB '16, Lisboa, 2016.
    Publicado • 10.1145/3051488.3051510
Artigo em revista
  1. SOUSA, CARLA. "Empowerment and ownership in intellectual disability gaming: review and reflections towards an able gaming perspective (2010-2020)". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 14-23.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/ijfma.v5.n1.02
  2. Sousa, Carla; Costa, Conceição. "Game creation to promote media and information literacy (MIL) skills in basic education teachers". Revista Lusófona de Educação 46 (2019): 139-152. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle46.09.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle46.09
  3. SOUSA, CARLA. "Game Review: EVERYTHING, DAVID OREILLY (2017)". Journal of Gaming & Virtual Worlds 11 3 (2019): 333-337. http://dx.doi.org/10.1386/jgvw.11.3.329_5.
    Publicado • 10.1386/jgvw.11.3.329_5
  4. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Rosa, Pedro J.; Sousa, Carla; Henriques, Sara. "Desenvolvimento e Validação da Escala de Literacia Mediática e Informacional para Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico em Portugal". Revista LUsófona de Educação 41 (2018): 11-28. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle41.01.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle41.01
  5. Sousa, Carla; Costa, Conceição. "Videogames as a learning tool: is game-based learning more effective?". Revista Lusófona de Educação 40 (2018): 199-210. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.13.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle40.13
  6. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Henriques, Sara; Sousa, Carla. "Game Creation in Youth Media and Information Literacy Education". International Journal of Game-Based Learning 8 2 (2018): 1-13. http://dx.doi.org/10.4018/ijgbl.2018040101.
    Publicado • 10.4018/ijgbl.2018040101
  7. Costa, C.; Sousa, C.; Rogado, J.; Henriques, S.. "Playing digital security: Youth voices on their digital rights". International Journal of Game-Based Learning 7 3 (2017): 11-25. https://www.doi.org/10.4018/IJGBL.2017070102.
    Publicado • 10.4018/IJGBL.2017070102
  8. Costa, C.; Tyner, K.; Henriques, S.; Sousa, C.. "A review of research questions, theories and methodologies for game- based learning". Journal of Content, Community and Communication 4 2 (2016): 2-16. https://www.amity.edu/gwalior/JCCC/A%20Review%20of%20Research%20Questions,%20Theories%20and%20Methodologies%20for%20Game-Based%20Learning.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Sousa, Carla. "Evaluation of the Effectiveness of Game Creation by Youth for Media and Information Literacy". In Global Perspectives on Gameful and Playful Teaching and Learning, editado por Farber, M, 193-209. IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2015-4.ch009
  2. Costa, Conceição; SOUSA, CARLA (1A13-60F1-0B45). "Media and Information Literacy (MIL) for social integration of Portuguese youth". In Media and information literacy in critical times: Re-imagining learning and information environments, editado por Tornero, José Manuel Pérez; Orozco, Guillermo; Hamburguer, Esther, 103-116. Barcelona, Espanha: UNESCO Chair on Media and Information Literacy for Quality Journalism Faculty of Communication Sciences, Autonomous University of Barcelona (UAB), 2020.
    Publicado
  3. SOUSA, CARLA. "Media and ICT as Promoters of School Readiness: Beliefs from Parents and Young Children". In Crianças, famílias e tecnologias. Que desafios? Que caminhos?, editado por Brito, Rita; Dias, Patrícia, 54-65. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. SOUSA, CARLA; Faustino, Bruno. "A eficácia das intervenções baseadas em videojogos na promoção de competências em pessoas com deficiência intelectual". Trabalho apresentado em IV Encontro ODDH - Deficiência, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2019.
  2. Rosa, Pedro J.; Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; SOUSA, CARLA. "Development and Validation of the Media and Information Literacy Scale (MILS) for the 2nd and 3rd Cycle of Basic Education in Portugal". Trabalho apresentado em XVI European Congress of Psychology, Moscow, Russia, 2019.
  3. Faustino, B.; Lopes, Paulo; Oliveira, Jorge; Marques, Telma; SOUSA, CARLA; Faustino, Bruno. "Rastreio Neuropsicológico e Estudo das Associações entre Metacognição e Sintomatologia em Indivíduos com Perturbação de Consumo de Substâncias: Estudo Exploratório Preliminar". Trabalho apresentado em V Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa da Psicossomática: Re-Pensar a Psicossomática, 2019.
  4. Costa, Conceição; Tyner, Kathleen; Henriques, Sara; SOUSA, CARLA. "Measuring media and information literacy (MIL) among students aged 9 to 14 years old from Portugal and Austin". Trabalho apresentado em 7th European Communication Conference - ECREA 2018, 2018.
  5. SOUSA, CARLA; Faustino, Bruno. "Reabilitação Neuropsicológica na Esquizofrenia: um estudo de revisão". Trabalho apresentado em I Encontro de Psiquiatria da Casa de Saúde da Idanha, 2016.
    10.13140/RG.2.2.18520.08967
  6. Costa, Conceição; Henriques, Sara; SOUSA, CARLA; Tyner, Kathleen. "Games for Media and Information Literacy Learning: Objectives, Research Design and recent Outcomes". Trabalho apresentado em UT-Austin I Portugal Conference, 2016.
    10.13140/RG.2.2.11137.45923
  7. SOUSA, CARLA; Gomes, Sara; Carvalho, Anabela; Ribeiro, Sónia; Vidigal, Catarina; Canário, Telma; Ramos, Anabela; Heitor, Maria João; Varandas, Pedro. "Recovery em utentes da Casa de Saúde da Idanha integrados num programa de reabilitação na comunidade". Trabalho apresentado em XI Congresso Nacional de Psiquiatria, 2015.
Relatório
  1. SOUSA, CARLA; Luz, Filipe Soares Branco da Costa. 2019. People with Intellectual Disability in Portugal – Report. http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10170.
  2. Costa, Conceição; SOUSA, CARLA; Alves, Pedro. 2017. State of Art in Web Forms (2012-2017) - A literature Review in HCI field. https://lightweightform.io/wp-content/uploads/2018/07/State-of-Art-in-Web-Forms-HCI-Field.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/03/09 Desenvolvimento de Jogos Inclusivos como Estratégia de Empowerment em Pessoas com Deficiência Intelectual Webinar Bolsas de Estudo Humanitas 2020 - Apresentação das Investigações a Decorrer
Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Lisbon (online), Portugal)
2020/01/20 A Intervenção do Psicólogo Clínico em Adultos com Deficiência Intelectual [The Clinical Psychologist's Intervention in Adults with Intellectual Disability] Seminário no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Instituto Piaget - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Almada, Portugal)
2019/06/26 Game-based Learning in Teachers’ Professional Development: Proposing a Game Creation Training to Promote Media and Information Literacy MILT conference – Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation
CICANT / Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2018/09/14 Projeto GBL4deaf - Videojogos Acessíveis a Surdos [GBL4deaf Project - Videogames Acessible for Deaf] Seminário Internacional - Educação Inclusiva, Atitudes que Transformam
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) / Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2017/11/23 Videogames as a Learning Tool: Measuring the efficacy of Game-Based Learning Interventions Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos / Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2017/11/23 Student Game Creation for Media and Information Literacy Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos / Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2017/09/28 Games for Media and Information Literacy - Developing Media and Information Literacy Skills in Children through Digital Games Creation Audiences 2030: Imagining a Future for Audiences
CEDAR (Consortium on Emerging Directions in Audience Research) / Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2017/05/10 Digital Game Creation for Media and Information Literacy in Children 11st European Conference on Game Based Learning - ECGBL 2017
(Graz, Áustria)
2017/05/05 Os Videojogos na Educação – A perspetiva de Pais, Professores e Estudantes [Videogames in Education - Parents', Teachers' and Students' perspective] 4º Congresso de Literacia Media e Cidadania
Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) (Porto, Portugal)
2016/12/11 Games for Learning – A research review (2010-2016) 6th European Communication Conference - ECREA 2016
European Communication Research and Education Association (ECREA) (Praga, República Checa)
2016/07/27 Game-based learning and media literacy - A research methodology review IAMCR Conference - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking ForwardIAMCR Conference - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) / University of Leicester (Leicester, Reino Unido)
2016/07/26 Inside the black-box: A path for children's rights in a digital connected presence IAMCR Pre Conference - Children’s and Young People’s Rights in the Digital Age
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) / London School of Economics and Political Science (LSE) (Londres, Reino Unido)
2016/07/13 Inside the black-box: playing digital security (Workshop) Playful Learning
(Manchester, Reino Unido)
2016/05/12 Os efeitos dos “Jogos Sérios” na Estimulação Cognitiva: um estudo de Metanálise [The effects of Serious Games in Cognitive Stimulation: a meta-analysis study] III Jornadas de Neuropsicologia Aplicada
Escola de Psicologia e Ciências da Vida - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10 - Atual Orientação de Estágio curricular no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Supervisor for an academic intership in the scope of Clinical and Health Psychology Master's Degree)
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal

Instituto Piaget de Almada, Portugal
2019/08/08 - 2019/08/12 Orientação de Estágio no âmbito da Especialização Avançada em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo [Supervisor for an internship in the scope of the advanced specialization in Autism Spectrum Disorder]
Orientador
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal

Instituto CRIAP, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06 - 2019/06 MILT conference – Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
2018/02 - 2018/04 Play2Learn - The GamiLearning Conference (2018/04/19 - 2018/04/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
2017/11 - 2017/11 Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames (VJ2017) (2017/11/23 - 2017/11/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, Portugal

Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
2013/03 - 2013/04 III Fórum Internacional de Psicologia Clínica [III International Forum on Clinical Psychology] (2013/04/11 - 2013/04/13)
Congresso (Outra)
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/02 - 2020/10 8th European Communication Conference - Communication and Trust: building safe, sustainable and promising futures (ECREA 2020) Braga, Portugal
2017/03 - 2017/06 IAMCR 2017 Conference - “Transforming Culture, Politics & Communication: New media, new territories, new discourses” Cartagena, Colômbia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/03 - Atual Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches Public Knowledge Project
2018/08 - 2020/11 Children and Youth Services Review (0190-7409) Elsevier
2020 - 2020 Journal of Research in Childhood Education (0256-8543) Routledge

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/03 - 2019/08 UX Design para Jogos Digitais [UX Design for Digital Games] Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/03 - 2018/08 Atelier de Escrita para Ambientes Multimédia [Writing Atelier for Multimedia Environments] Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos [Bachelor's Degree in Multimedia Applications and Videogames] (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/11/25 - Atual SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Member of the working groups: Communication and Education; Gender and Sexuality; and Young Researchers.
2018/08/27 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (no. 27910) Member
2018/06/11 - Atual ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (Member no. 1072)
Distinções

Outra distinção

2017 Bolsas de Doutoramento da Universidade Lusófona [PhD Scholarship]
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal