Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Lopes de Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0B13-16BE-F5C7
- ORCID iD
- 0000-0002-4624-6589
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/07/15
Concluído
|
PhD Program in Pscyhology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A competência emocional nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2009/07/20
Concluído
|
Integrated Master course in Psychology (MIP) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The narratives of children in residential care: The role of the maltreatment experience in the construction of representational
models" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/12 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Clinical Supervision | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal | ||
2019 - Atual | Clinical Psychologist | Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal |
Instituto de Neurodesenvolvimento, Portugal | ||
2010/12/02 - 2019/07/31 | External collaborator in the Psychological Intervention Service with Children and Adolescents | Universidade do Porto, Portugal |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal | ||
2015/09 - 2018/12 | Clinical Psychologist | Oficina da Fala – Terapia da Fala e Apoio Psicológico, Unipessoal Lda. , Portugal |
Oficina da Fala – Terapia da Fala e Apoio Psicológico, Unipessoal Lda. , Portugal | ||
2016/03 - 2016/04 | Clinical Psychologist | Hospital CUF, Portugal |
Hospital CUF Porto, Portugal | ||
2009/12/01 - 2010/12/01 | Professional Internship | Universidade do Porto, Portugal |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | COST Action CA18138: Riseup-PPD: Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder. | European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento
UID/PSI/04375/2019
Universidade Lusiada Porto Centro de Investigacao em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/21 | Tools and methods used to assess maternal interpersonal functioning in the context of peripartum depression | Riseup-PPD International Conference – Knowledge and Implementation Gaps in Peripartum Depression: Innovation and Future Directions
Sofia University ‘St. Kliment Ohridski (Sofia, Bulgária)
|
2022/04/27 | Bullying e saúde mental: da vulnerabilidade à resiliência | Workshop Bullying e saúde mental, com a comunicação Bullying e saúde mental: da vulnerabilidade à resiliência, dinamizado
na , no dia 27 de abril de 2022.
Universidade Lusíada - Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/16 | Crossing the mountain of learning disabilities: an intervention focusing on reading and writing promotion | 4th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2017/11 | The case of Maria: between school learning and socioemotional development | 3rd International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Sevilha, Espanha)
|
2017/09 | O caso Maria: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento socioemocional. | 2ª Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/06 | O caso Beatriz: operacionalização do modelo psicolinguístico na avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita | Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Vila Nova de Famalicão)
|
2015/11 | A conversation about silence a clinical case of selective mutism in a school age child | I International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
AITANA (Valência, Espanha)
|
2015/09 | Story-stem responses of children with internalizing and externalizing problems | 17th European Conference on Developmental Psychology
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/09 | Self-conscious emotions and resolution of emotional conflicts in the narratives of maltreated and nonmaltreated children | 17th European Conference on Developmental Psychology
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/07 | Emotional expressiveness in maltreated and nonmaltreated chidren's narratives | 5th ENSEC Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/07 | Child, family, and school: A triadic perspective on assessment and intervention | 5th ENSEC Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/11 | Uma conversa sobre o silêncio: Caso clínico de mutismo seletivo numa criança de idade escolar | VII Congresso Internacional y XII Nacional de Psicologia Clínica.
Facultad de Psicologia de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2014/11 | Um modelo triádico de resposta às dificuldades de aprendizagem: o social, o emocional e o académico | VII Congresso Internacional y XII Nacional de Psicologia Clínica
Facultad de Psicologia de la Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2014/05 | O menino que foi esmagado pelos livros: as armadilhas da nosologia no processo de aprendizagem | Seminário Por uma Abordagem Não Medicalizante nem Patologizante da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
|
2013/07 | Assessment and intervention in learning disabilities: an operationalization of psycholinguist perspective | 35th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
|
2013/07 | Model of assessment and intervention in learning disabilities: a case illustration | 35th International School Psychology Association Conference.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
|
2013/07 | The role of self-conscious emotions in maltreated children sociomoral dilemmas resolution |
Faculty of Teacher Education, Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2013/05 | A triadic model for learning disabilities | 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis/IV Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Escola Superior de Saúde de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2013/05 | The role of self-conscious emotions in maltreated children sociomoral dilemmas resolution | Seminário Responsive Teaching Outreach Project
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, (Porto, Portugal)
|
2012/10 | A Psicometria na avaliação psicológica: Riscos da estandardização da normalidade. | Mesa Redonda Por uma Abordagem não Medicalizante, nem Patologizante da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/07 | Assessment and Intervention in learning disabilities: A case study | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011/07 | A parentalidade na perspetiva das crianças: Entrevista de Avaliação das Representações das Crianças acerca das Figuras Parentais | VIII Congresso Iberoamericana de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/02 | As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009/10 | As narrativas das crianças institucionalizadas: a experiência de maus-tratos e a construção dos modelos representacionais | Congresso Internacional do Desenvolvimento Sócio-Cultural, com a comunicação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03 - Atual | Regulação emocional, labilidade negativa e perceção sobre os estilos de liderança das/os treinadoras/es de adolescentes envolvidos
na prática desportiva
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2023/03 - Atual | Regulação emocional, labilidade negativa e sintomatologia ansiosa em crianças em idade escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica |
2023/03 - Atual | Regulação emocional, funcionamento cognitivo e desempenho escolar em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2022/01 - 2023/07 | Temperamento, regulação emocional e labilidade negativa em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2022/01 - 2023/07 | Regulação emocional, labilidade negativa e sintomatologia negativa em crianças em idade escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2022/01 - 2023/07 | Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021/01 - 2022/12 | Desempenho escolar e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021/01 - 2022/11 | Eficácia da psicoterapia em serviços assistidos por equinos na promoção do ajustamento socioemocional e autonomia de crianças
e adolescentes: estudo de revisão sistemática
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021/01 - 2022/11 | Regulação emocional, labilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021/01 - 2022/02 | Ajustamento socioemocional e envolvimento em comportamentos de bullying
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2021/01 - 2022 | Efeito do contexto pandémico na perceção da satisfação com a vida e das necessidades psicológicas básicas em adolescentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2020/01 - 2021/02 | Competências sociais e envolvimento em comportamentos de bullying em adolescentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2019/07 - 2019/12 | Valores, envolvimento com a sustentabilidade global e ocupação socioprofissional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07/27 - 2020/07/27 | Organization and facilitation of the workshop 'Normas APA - 7ª edição' in collaboration with the Association of Psychology Students of the Lusíada University Porto (2020/07/27 - 2020/07/27) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2018/09/19 - 2018/09/19 | Organization of the conference 'Inclusão: Construir o avião durante o voo', proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues (2018/09/19 - 2018/09/19)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2014/05/16 - 2014/05/16 | Organization of the seminar 'Por uma Abordagem não Medicalizante, nem Patologizante, da Educação' (2014/05/16 - 2014/05/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/05 - 2023/05 | Participation in the committee responsible for evaluating the curriculum vitae of candidates for the postdoctoral research
scholarship competition in the field of Psychology (ref. BIPD(6M)/educacao/2023), in the Psychology for Development Research
Center, Lusíada University - Porto (CIPD)
Avaliador
|
Universidade Lusíada Porto, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/13 - Atual | Internship Supervision | Master in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2024/01/31 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master in Clinical Psychology | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2023/09/13 - 2024/01/05 | Developmental Psychology of the Child and the Adolescent | Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2023/09 - 2024/01/05 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2023/02 - 2023/06 | Psychology of Thought and Intelligence | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2023/02 - 2023/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/05 | Internship Supervision | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2022/02 - 2022/06 | Psychology of Thought and Intelligence | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2022/02 - 2022/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/05 | Internship Supervision | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Developmental Psychology of Children and Adolescents | (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Psychology of Thought and Intelligence | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/06 | Internship Supervision | (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Psychology of Thought and Intelligence | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/06 | Internship Supervision | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Children and Adolescent Psychopathology | (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Helping and Therapeutic Relationship Skills | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/06 | Internship Supervision | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's Degree in Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2018/02 - 2018/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/06 | Internship Supervision | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/06 | Methods and Techniques of Intervention with Children and Adolescents | Master Degree in Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Clinical Assessment of Children and Adolescents | Master Degree in Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Behavioural and Cognitive Models | Bachelor's Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/10/31 - 2023/12/21 | Social Sciences | MDPI |
2022/11/15 - 2023/12/21 | International Journal of Environmental Research and Public Health | MPDI |
2023/08/21 - 2023/11/07 | Future | |
2023/04/14 - 2023/10/16 | Behavioral Sciences | MDPI |
2023/02/14 - 2023/07/20 | Health Care | MPDI |
2023/06/07 - 2023/06/07 | Education Sciences | MDPI |
2023/03/29 - 2023/04/07 | Sustainability | MDPI |
2022/07/08 - 2022/09/01 | Children | MDPI |
2020/08/01 - 2020/08/20 | Revista Educação, Sociedade & Culturas |