Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gisele Barbosa Pessanha
Nomes de citação
- Pessanha, Gisele
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 081D-513D-3A11
- ORCID iD
- 0009-0001-2640-8077
Endereços de correio eletrónico
- gisele.pessanha@gmail.com (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2025 - 2029
Em curso
|
Didática das Línguas (Doutoramento)
Especialização em Ensino
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
|
|
2024/01
Concluído
|
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Especialização em Humanidades
Universidade do Minho, Portugal
"As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais
para aulas de PLNM." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
|
2022
Concluído
|
TEFL (Licence)
Especialização em Ensino
The TEFL Academy-Leading EFL teacher Trainer Provider, Irlanda
|
|
|
2012
Concluído
|
Educação a distância (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Brasil
|
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Género e Diversidade na escola (Licence)
Especialização em Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
|
|
2007 - 2009
Concluído
|
Mídias na Educação (Licence)
Especialização em Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
|
|
2003
Concluído
|
Letras- Inglês e Literaturas (Bachelor)
Especialização em Letras e Humanidades
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Percurso profissional
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/02 - Atual | Professora de Português Língua Materna | BabeliUM, Portugal |
| Universidade do Minho, Portugal | ||
| 2023/06 - Atual | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Global Language Services Ltd, Reino Unido |
| 2021/04 - Atual | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Learnship, Alemanha |
| 2019/06 - Atual | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Busuu, China |
| 2020 - 2022 | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Cricket elearning, Estados Unidos |
| 2010/02 - 2019/12 | Técnico em Assuntos Educacionais | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
| 2005 - 2010 | Professora de português e inglês | Secretaria de educação do Rio de Janeiro, Brasil |
| CIEP, França | ||
| 2005 - 2010 | Professora de inglês | Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, Brasil |
| Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, Brasil |
Produções
Publicações
| Capítulo de livro |
|
| Livro |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/11 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | Ensino e Aprendizagem de Português e Espanhol como línguas estrangeiras interfaces
Universidade de Sevilla (Espanha)
|
| 2024/07 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | 5.° Encontro dos Mestrandos de Português da Universidade de Lille - EMEPLI
Universidade de Lille (França)
|
| 2022/06 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | IV Jornadas Princípios e Práticas na Formação em Línguas Estrangeiras
Universidade do Minho (Portugal)
|
| 2022/06 | Proposta didática para o conto Mutola, a ungida, de Paulina Chiziane: contributos interculturais para as aulas de PLE. | III Congresso On-line – Estratégias Inovadoras para o Ensino de PLE.
Grupo Sou Brasil (Brasil)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2010 - 2019 | Organização da Jornada de Iniciação Científica da Universidade.
(2010)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2024/09 - Atual | Prática de audição - conversação. | ||
| 2024/10 - 2024/10 | Os apagamentos histórico-etnorraciais nos livros didáticos de PLNM (Português Língua Não Materna). | Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil |
Distinções
Prémio
| 2017 | Festival de Poesia
Marinha do Brasil, Brasil
|
