Identification
Personal identification
- Full name
- Gisele Barbosa Pessanha
Citation names
- Pessanha, Gisele
Author identifiers
- Ciência ID
- 081D-513D-3A11
- ORCID iD
- 0009-0001-2640-8077
Email addresses
- gisele.pessanha@gmail.com (Professional)
Websites
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - General Languages Studies
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
| Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) |
| French | Beginner (A1) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Beginner (A1) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2025 - 2029
Ongoing
|
Didática das Línguas (Doutoramento)
Major in Ensino
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
|
|
2024/01
Concluded
|
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Major in Humanidades
Universidade do Minho, Portugal
"As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais
para aulas de PLNM." (THESIS/DISSERTATION)
|
19 valores |
|
2022
Concluded
|
TEFL (Licence)
Major in Ensino
The TEFL Academy-Leading EFL teacher Trainer Provider, Ireland
|
|
|
2012
Concluded
|
Educação a distância (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Brazil
|
|
|
2009 - 2009
Concluded
|
Género e Diversidade na escola (Licence)
Major in Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
|
|
2007 - 2009
Concluded
|
Mídias na Educação (Licence)
Major in Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
|
|
|
2003
Concluded
|
Letras- Inglês e Literaturas (Bachelor)
Major in Letras e Humanidades
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
|
Affiliation
Positions / Appointments
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2024/02 - Current | Professora de Português Língua Materna | BabeliUM, Portugal |
| Universidade do Minho, Portugal | ||
| 2023/06 - Current | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Global Language Services Ltd, United Kingdom |
| 2021/04 - Current | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Learnship, Germany |
| 2019/06 - Current | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Busuu, China |
| 2020 - 2022 | Professora de Português Língua Materna ( aulas online ) | Cricket elearning, United States |
| 2010/02 - 2019/12 | Técnico em Assuntos Educacionais | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil |
| 2005 - 2010 | Professora de português e inglês | Secretaria de educação do Rio de Janeiro, Brazil |
| CIEP, France | ||
| 2005 - 2010 | Professora de inglês | Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, Brazil |
| Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, Brazil |
Outputs
Publications
| Book |
|
| Book chapter |
|
| Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2024/11 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | Ensino e Aprendizagem de Português e Espanhol como línguas estrangeiras interfaces
Universidade de Sevilla (Spain)
|
| 2024/07 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | 5.° Encontro dos Mestrandos de Português da Universidade de Lille - EMEPLI
Universidade de Lille (France)
|
| 2022/06 | As representações histórico-socioculturais de Moçambique através de sua literatura de escrita feminina: contributos interculturais para aulas de PLNM. | IV Jornadas Princípios e Práticas na Formação em Línguas Estrangeiras
Universidade do Minho (Portugal)
|
| 2022/06 | Proposta didática para o conto Mutola, a ungida, de Paulina Chiziane: contributos interculturais para as aulas de PLE. | III Congresso On-line – Estratégias Inovadoras para o Ensino de PLE.
Grupo Sou Brasil (Brazil)
|
Event organisation
| Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2010 - 2019 | Organização da Jornada de Iniciação Científica da Universidade.
(2010)
Symposium (Co-organisor)
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil |
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2024/09 - Current | Prática de audição - conversação. | ||
| 2024/10 - 2024/10 | Os apagamentos histórico-etnorraciais nos livros didáticos de PLNM (Português Língua Não Materna). | Universidade Federal do Sul da Bahia, Brazil |
Distinctions
Award
| 2017 | Festival de Poesia
Marinha do Brasil, Brazil
|
