???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

Nomes de citação

  • Cardoso, Luís
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

Identificadores de autor

Ciência ID
0717-5CFA-A4EA
ORCID iD
0000-0003-3748-5593

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Literatura e Cinema: O OLhar de Jano. Vergílio Ferreira e o Espaço do Indizível" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado Por Unanimidade com Louvor e Distinção
2007
Concluído
Letras (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Literatura Comparada
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Literatura e Cinema: o Olhar de Jano. Vergílio Ferreira e o Espaço do Indizível" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996
Concluído
Mestrado em Literaturas Clássicas (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Para a história do humanismo renascentista em Portugal. Pedro Sanches e o sortilégio das musas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1995/09/01 - 2008/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2008 - 2008 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010/01/01 - 2018/11/30 Subdiretor do Mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura da ESEP, agora, Mestrado em Media e Sociedade Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2018 Conselho de gestão ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015/11/06 - 2018/04/11 Presidente da ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2010/02/23 - 2018/02/23 Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
1995/09/01 - 2008/08/31 Eq. a professor adjunto Docente e investigador Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2007 Investigação Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2021/07/01 - Atual Projeto Eco-Escola
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria José Varadinov; Luís Miguel Cardoso. "HIGHER EDUCATION AND THE LABOR MARKET: A DESIGN THINKING FRAMEWORK TO MEET THE SOFT SKILLS CHALLENGES AND DEVELOP PROFESSIONAL AWARENESS". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.2230
  2. Cardoso, Luís. "Redifying the teachers' role in higher education: enhancing the professional identity with soft skills". Trabalho apresentado em 3rd International Congress on Scientific Research, 2024.
    Publicado
  3. Mohan, A.; Gochhait, S.; Obaid, A.J.; Muthmainnah; Cardoso, M.. "Application of Big Data Analytics for Health Care – A Study on COVID-19". 2023.
    10.1063/5.0170679
  4. Al Yakin, A.; Cardoso, L.; Latief, A.; Muthmainnah; Arsyam, M.; Yusri, M.. "Inducing Virtual Reality to Improve Human-Virtual Social Interaction and Learning Perceptions". 2023.
    10.1007/978-3-031-51716-7_3
  5. Kovalenko, O.; Cardoso, L.; Bondarenko, T.; Nesterenko, R.. "Pedagogical innovation in engineering education: Technology and flipped classroom". 2023.
    10.1063/5.0173830
  6. Muthmainnah; Cardoso, L.; Al Yakin, A.; Tasrruddin, R.; Mardhiah, M.; Yusuf, M.. "Visualization Creativity through Shadowing Practices Using Virtual Reality in Designing Digital Stories for EFL Classroom". 2023.
    10.1007/978-3-031-51716-7_4
  7. Ana Jose; Luís Cardoso; Gastão Marques; Maria José Varadinov; Maria Cristina Guerra; Joanna Swietoniowska; Matteo Vignoli; Eric Guerci. "METHODOLOGY FOR THE DESIGN OF SOCIALLY RESPONSIBLE CURRICULUM". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2066
  8. Maria Varadinov; Luís Cardoso; Ana José; Gastão Marques; Cristina Guerra. "CURRICULUM DESIGN AND SOCIAL RESPONSIBILITY IN HIGHER EDUCATION". 2022.
    10.21125/inted.2022.0922
  9. Maria Varadinov; Luís Miguel Cardoso; Ana José; Gastão Marques; Cristina Guerra. "2030 – CHARTING THE FUTURE WITH SOCIAL RESPONSIBILITY". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2419
  10. Kovalenko, O.E.; Cardoso, L.M.; Kupriyanov, O.; Bondarenko, T.S.. "Online education and monitoring of quality indicators of e-learning use". 2021.
    10.1088/1757-899X/1031/1/012118
  11. Batuca, F.; Cardoso, L.; Gil, H.. "The collapse of cultural utopia and the birth of techno-utopia,O Colapso da Utopia Cultural e o Nascimento da Tecno-Utopia". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6877026
  12. Batuca, Filipe; Gil, Henrique; Cardoso, Luis. "The Collapse of Cultural Utopia and the Birth of Techno-Utopia". 2014.
Artigo em revista
  1. Conceição, Inês; Cardoso, Luís Miguel. "Um estudo em cibercultura: a comunicação digital de desporto no ciberespaço - estratégias da UEFA para promoção online do futebol feminino". Latin American Journal of Development 6 2 (2024): e2359. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv6n2-010.
    Publicado • 10.46814/lajdv6n2-010
  2. Santos, Gabriela Maria Severien dos; Souza Filho, José Mário de; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "THE IMPORTANCE OF DIGITAL GAME IN THE DIALOGUE BETWEEN FORMAL EDUCATION AND NON-FORMAL EDUCATION". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 8 (2024): 78-89. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i8.15059.
    Acesso aberto • Publicado • 10.51891/rease.v10i8.15059
  3. Vasconcelos, Maria Célia Gomes; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO PARA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROGRAMA MORADIA LEGAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, NO PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 6 (2024): 4389-4398. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i6.14525.
    Publicado • 10.51891/rease.v10i6.14525
  4. Luiz Marcelino de Oliveira; Marcela Tarciana Cunha Silva Martins; Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso. "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (2024): https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14413.
    10.51891/rease.v10i6.14413
  5. Vale, Dalva Menezes do; Cardoso, Luís Miguel. "A EDUCAÇÃO DIGITAL NA RESSOCIALIZAÇÃO". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 5 (2024): 2953-2965. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.14030.
    10.51891/rease.v10i5.14030
  6. Machado, Mafalda da Cruz Machado; Cardoso, Luís Miguel. "Literatura e desenvolvimento emocional: uma abordagem pedagógica ao reconhecimento de emoções negativas no livro "Onde Vivem os Monstros"". Latin American Journal of Development 6 2 (2024): e1647. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv6n2-001.
    Publicado • 10.46814/lajdv6n2-001
  7. Nur Kholis; Lilik Indriharta; Makherus Sholeh; Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso. "Understanding Adiwiyata School Artifacts in Cultivating Students’ Characters At Madrasah Ibtidaiyah". EDUKASI: Jurnal Penelitian Pendidikan Agama dan Keagamaan (2024): http://dx.doi.org/10.32729/edukasi.v22i1.1694.
    10.32729/edukasi.v22i1.1694
  8. Moura, Mychelle Ramos Ferreira de; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "A QUALIFICAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA ATRAVÉS DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EAD". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 4 (2024): 811-820. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i4.13503.
    10.51891/rease.v10i4.13503
  9. Dewi, Anita Candra; Sheik Mohamed; Kh. Atikur Rahman; Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso. "The Impact of Performance-Based Assessment on Academic Writing Instruction". Inspiring: English Education Journal 7 1 (2024): 186-200. http://dx.doi.org/10.35905/inspiring.v7i1.9030.
    Publicado • 10.35905/inspiring.v7i1.9030
  10. Souza, Alexandrino José dos Santos; Cardoso, Luís Miguel de Barros. "A REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA ATIVA A SER EMPREGADA NA EDUCAÇÃO". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 1 (2024): 887-902. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i1.12952.
    10.51891/rease.v10i1.12952
  11. Souza, Zelandia Maria dos Santos; Cardoso, Luís Miguel de Barros. "REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 1 (2024): 912-924. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i1.12954.
    10.51891/rease.v10i1.12954
  12. Tiné, Maria Augusta Dias; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "DIGITAL TECHNOLOGY IN CHILDREN'S EDUCATION". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10 1 (2024): 344-358. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i1.12907.
    10.51891/rease.v10i1.12907
  13. Cardoso, Luís; Lucas Filho, J. H.. "TECHNOLOGIES AND EDUCATION IN TEACHING PRACTICE: THE RELEVANCE OF DIGITAL LITERACY AND CONTINUOUS TRAINING FOR THE DEVELOPMENT OF TECHNOLOGICAL SKILLS AND COMPETENCIES". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9 12 (2024): 782-806. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i12.12590.
    Acesso aberto • Publicado • 10.51891/rease.v9i12.12590
  14. Ana Matías; Luís Cardoso. "Crisis communication: Theoretical perspectives and dynamics of a complex concept". VISUAL REVIEW. International Visual Culture Review / Revista Internacional de Cultura Visual 14 (2023): 1-15.
    10.37467/revvisual.v10.4597
  15. Cardoso, Luís. "Expanding on the use of YouMiMe as technology instructional design in learning". Pegem Journal of Education and Instruction 13 1 (2023): http://dx.doi.org/10.47750/pegegog.13.01.40.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47750/pegegog.13.01.40
  16. Muthmainnah; Ahmad Al Yakin; Luís Cardoso; Ahmed A. Elngar; Ibrahim Oteir; Abdullah Nijr Al-Otaibi. "Effects of Using VR on Computer Science Students’ Learning Behavior in Indonesia". Handbook of Computational Sciences (2023): https://publons.com/wos-op/publon/63227186/.
    10.1002/9781119763468.CH16
  17. Muthmainnah; Ahmad Al Yakin; Saikat Gochhait; Andi Asrifan; Ahmed A. Elngar; Luís Cardoso. "Satisfaction of Students Toward Media and Technology Innovation Amidst COVID-19". Handbook of Computational Sciences (2023): https://publons.com/wos-op/publon/63227184/.
    10.1002/9781119763468.CH17
  18. "Empowering Students’ Awareness for a Personalized Career Development. An Approach to Discover, Experiment, and Learn". Empowering Students' Awareness for a Personalized Career Development. An Approach to Discover, Experiment, and Learn (2022): https://publons.com/wos-op/publon/63227206/.
    10.31338/UW.9788323556947
  19. Matias, Ana; Cardoso, Luís. "DEFINING COMMUNICATION: FACTORS AND BARRIERS OF A COMPLEX CONCEPT". European Journal of Management and Marketing Studies 7 1 (2021): http://dx.doi.org/10.46827/ejmms.v7i1.1161.
    10.46827/ejmms.v7i1.1161
  20. Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "A arte como cristalização do absoluto e redenção do corpo: sacralidade e efemeridade em Cântico Final, na literatura e no cinema". FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária 26 (2021): 62-77. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i26p62-77.
    10.23925/1983-4373.2021i26p62-77
  21. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros; Batista, Margarida Cesário. "Communication, Cyberculture and Cinema: Baudrillard and Matrix: "the limit point between two worlds" ; Comunicación, Cibercultura y Cine: Baudrillard y Matrix: "el límite entre dos mundos"". (2020): https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/28016.
    10.22409/pragmatizes.v9i17.28016
  22. Luis Cardoso; Aline Negromonte. "Cinema, Media and Society: Futuristic perceptions - three iconic scientific fictions and their main characters". (2019): https://zenodo.org/record/3363880.
    10.5281/zenodo.3363880
  23. Cardoso, Luis Miguel; Trindade, Beatriz. "EDUCATION AND COMPARATIVE LITERATURE: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE EVOLUTION OF THE ROLE OF WOMEN IN SOCIETY AND ITS INFLUENCE IN THE CONSTRUCTION OF DISNEY PRINCESSES". (2019): https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/2520.
  24. Luis Cardoso. "LITERATURE AND SEMIOTIC READINGS IN FILM ADAPTATION: VERGILIO FERREIRA'S NOVEL MANHÃ SUBMERSA". (2019): https://zenodo.org/record/3590286.
    10.5281/zenodo.3590286
  25. Luis Miguel Cardoso; Daniela Maravilha. "EDUCATION AND COMPARATIVE LITERATURE: CLASSICAL AND MODERN FEMININE PORTRAITS - RAPUNZEL FROM THE GRIMM BROTHERS TO DISNEY'S FILM ADAPTATION". (2019): https://zenodo.org/record/3333917.
    10.5281/zenodo.3333917
  26. Luis Cardoso. "Vergílio Ferreira's novels and the influence of cinema". (2019): https://zenodo.org/record/3564441.
    10.5281/zenodo.3564441
  27. Cardoso, L.. "Comparative literature and film studies: The paradox of adaptations". International Journal of Scientific and Technology Research 8 10 (2019): 1348-1352. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073975635&partnerID=MN8TOARS.
  28. Cardoso, L.. "Education, curriculum and technology landmarks: The renewed concept of the “classroom of the future”". International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering 9 1 (2019): 4876-4881. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85075121244&partnerID=MN8TOARS.
    10.35940/ijitee.A4705.119119
  29. Luis Cardoso. "Vergílio Ferreira and Malraux: Literature, Existentialism and Cinema". (2019): https://zenodo.org/record/3564468.
    10.5281/zenodo.3564468
  30. Luis Cardoso; Aline Negromonte. "Cinema, Media and Society: The Trilogy of Life by Alejandro González Iñarritu". (2019): https://zenodo.org/record/3362904.
    10.5281/zenodo.3362904
  31. Luis Cardoso. "LITERATURE, SYMBOLISM AND IDENTITY IN VERGÍLIO FERREIRA: SPACE AND IDEOLOGY IN MANHÃ SUBMERSA – FROM THE NOVEL TO THE FILM". (2019): https://zenodo.org/record/3590282.
    10.5281/zenodo.3590282
  32. Luis Cardoso. "THE CENTRALITY AND ARCHETYPAL VALUE OF THE MAIN CHARACTER IN VERGILIO FERREIRA'S NOVEL MANHÃ SUBMERSA: THE DOUBLE APPROACH IN THE NOVEL AND THE FILM". (2019): https://zenodo.org/record/3590300.
    10.5281/zenodo.3590300
  33. Nilce Silva; Domingos Carlos Buque; Luís Miguel Cardoso; Maria de Jesus Fonseca; Silva, Nilce; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de Jesus. "Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: Brasil, Moçambique e Portugal (texto redigido segundo o Acordo Ortográfico)". (2016): https://doaj.org/article/434f228f359f4c1a9dd5c63f25ac8fd0.
  34. Luís Miguel Cardoso; Cardoso, Luís Miguel. "A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a nouvelle vague". (2016): https://doaj.org/article/804b348f0fa54a9ba9f688c8dd4587ef.
  35. Luís Miguel Cardoso. "Vergílio ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho". (2016): https://doaj.org/article/d40a6e64171241bcb54943bce0cd1f43.
  36. Cardoso, Luís Miguel. "A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a nouvelle vague". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8382.
  37. Cardoso, Luís Miguel. "Vergílio ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8383.
  38. Silva, Nilce; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de Jesus. "Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: Brasil, Moçambique e Portugal". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8354.
  39. Silva, Nilce; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de Jesus. "Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: Brasil, Moçambique e Portugal (texto redigido segundo o Acordo Ortográfico)". (2016): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8355.
  40. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Cyberculture and Film: Revisiting the paradox - city in Blade Runner ; Cibercultura y Cine: Revisitando la ciudad – paradoja en BladeRunner ; Cibercultura e Cinema: Revisitando a cidade-paradoxo em Blade Runner". (2015): https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10418.
    10.22409/pragmatizes2015.9.a10418
  41. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "José Cardoso Pires: um delfim da escrita dialéctica e transparente". Se as suas palavras despojadas de cultismos já não bastassem per se para afirmar a marca indelével no panorama narrativo contemporâneo português de José Cardoso Pires, talvez ousássemos iniciar esta singela homenagem evocando, prosaicamente para o autor, a memória de alguns dos prémios que recebeu. Na verdade, Cardoso Pires viu O Delfim figurar na lista dos Melhores Romances Estrangeiros do Ano e (2011): http://hdl.handle.net/10400.19/877.
  42. Silva, Nilce da; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de Jesus. "Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: brasil, moçambique e portugal (texto redigido segundo o Acordo Ortográfico)". (2008): http://hdl.handle.net/10400.19/373.
  43. Silva, Nilce da; Buque, Domingos Carlos; Cardoso, Luís Miguel; Fonseca, Maria de Jesus. "Notícia(s) do acordo ortográfico da língua portuguesa. Três olhares lusófonos: brasil, moçambique e portugal". (2008): http://hdl.handle.net/10400.19/371.
  44. Cardoso, Luís Miguel. "Vergílio Ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho". (2007): http://hdl.handle.net/10400.19/391.
  45. Cardoso, Luís Miguel. "A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a Nouvelle Vague". (2007): http://hdl.handle.net/10400.19/390.
  46. Cardoso, Luís Miguel. "Heteróclise e Polimorfismo da Cultura Portuguesa no Séc. XVIII". (1999): http://hdl.handle.net/10400.19/955.
  47. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "José Cardoso Pires: um delfim da escrita dialéctica e transparente". (1999): http://hdl.handle.net/10400.19/877.
  48. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "José Cardoso Pires: um delfim da escrita dialéctica e transparente". (1999): http://hdl.handle.net/10400.19/877.
  49. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "José Saramago , um prémio Nobel levantado do chão : uma escrita de subversão na subversão da escrita". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/830.
  50. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Luís António Verney e o Verdadeiro Método de Estudar: Um Pensamento Inovador entre Portugal e a Europa.". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/809.
  51. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "José Saramago , um prémio Nobel levantado do chão : uma escrita de subversão na subversão da escrita". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/830.
  52. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Luís António Verney e o Verdadeiro Método de Estudar: Um Pensamento Inovador entre Portugal e a Europa.". (1998): http://hdl.handle.net/10400.19/809.
  53. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Humanismo e Erasmismo no Renascimento português. Pedro Sanches e a musa de Roterdão: o (des)velado Cálamo de pendor Erasmista". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/760.
  54. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Duas nótulas queirosianas: II - Eça de Queirós e Emile Zola - do palimpsesto ao autógrafo, entre Les Rougon-Macquart e os Maias". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/749.
  55. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Duas nótulas queirosianas: I - O Crime do Padre Amaro como reflexo da evolução estético-ideológica de Eça de Queirós". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/762.
  56. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Duas nótulas queirosianas: I - O Crime do Padre Amaro como reflexo da evolução estético-ideológica de Eça de Queirós". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/762.
  57. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Duas nótulas queirosianas: II - Eça de Queirós e Emile Zola - do palimpsesto ao autógrafo, entre Les Rougon-Macquart e os Maias". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/749.
  58. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Humanismo e Erasmismo no Renascimento português. Pedro Sanches e a musa de Roterdão: o (des)velado Cálamo de pendor Erasmista". (1997): http://hdl.handle.net/10400.19/760.
Capítulo de livro
  1. Cardoso, L.. "Revolutionized Teaching by Incorporating Artificial Intelligence Chatbot for Higher Education Ecosystem". In Modeling and Analytics. Concepts, Technologies and Applications. Reino Unido: CRC Press. Taylor and Francis Group, 2024.
    No prelo
  2. Olena Kovalenko; Tetiana Bondarenko; Oleksandr Kupriyanov; Vasyl Yahupov; Luís Cardoso. "A Model of Two-Parameter Competitive Assessment of the Effectiveness of a Complex Sensorimotor Reaction of a Computer Operator". 2024.
    10.1007/978-3-031-53382-2_8
  3. Muthmainnah; Al Yakin, Ahmad; Massyat, Muhammad; Cardoso, Luís; Asrifan, Andi. "Determining the Skills Necessary for Online Seller–Buyer Communication to Avoid Frictional Unemployment Due to Skill Gaps". In Contemporary Challenges in Social Science Management: Skills Gaps and Shortages in the Labour Market, 113-135. Emerald Publishing Limited, 2024.
    10.1108/s1569-37592024000112a020
  4. Cardoso, Luís. "A typology of the (Im)Possible: Classical Studies on Adaptation". In Peninsular Identities, Transatlantic Crossings and Iberian Networks, editado por Gant, M., Edwards, S. & Relvas, S.. Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2024.
    Publicado
  5. Cardoso, Luís; Cardoso, Luis; Al Matari, Ali Said; Muthmainnah; Obaid, Ahmed J.. "Enabling Sustainable Learning Through Virtual Robotics Machine Mediation of Social Interactions Between Teachers, Students, and Machines Based on Sociology Lens". In Explainable Artificial Intelligence in the Digital Sustainability Administration, 55-76. Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-63717-9_4
  6. Muthmainnah, Muthmainnah; Cardoso, Luis; Alsbbagh, Yasir Ahmed Mohammed Ridha; Al Yakin, Ahmad; Apriani, Eka. "Advancing Sustainable Learning by Boosting Student Self-regulated Learning and Feedback Through AI-Driven Personalized in EFL Education". In Explainable Artificial Intelligence in the Digital Sustainability Administration, 36-54. Springer Nature Switzerland, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-63717-9_3
  7. Ahmad M. Al Yakin; A. Ramli Rasyid; Muhammad Massyat; Muthmainnah Muthmainnah; Anania B. Aquino; Thessa H. Noche; Luis Cardoso. "The Importance of Collaboration Between Human Intelligence and GenAI in Digitalization of Education". 2024.
    10.4018/979-8-3693-5762-0.ch006
  8. Al Yakin, Ahmad M.; Rasyid, A. Ramli; Massyat, Muhammad; Muthmainnah, Muthmainnah; Aquino, Anania B.; Noche, Thessa H.; Cardoso, Luis. "The Importance of Collaboration Between Human Intelligence and GenAI in Digitalization of Education". In Impact and Potential of Machine Learning in the Metaverse, 129-160. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-5762-0.ch006
  9. Al Yakin, Ahmad M.; Rasyid, A. Ramli; Massyat, Muhammad; Muthmainnah, Muthmainnah; Aquino, Anania B.; Noche, Thessa H.; Cardoso, Luis. "The Importance of Collaboration Between Human Intelligence and GenAI in Digitalization of Education". In Impact and Potential of Machine Learning in the Metaverse, 129-160. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-5762-0.ch006
  10. Kovalenko, Olena; Bondarenko, Tetiana; Hromov, Evhenyi; Cardoso, Luís; Zelenin, Hennadii; Olena Kovalenko; Tetiana Bondarenko; et al. "The Use of Computerized Laboratory and Training Complexes in Engineering and Pedagogical Education". In Learning in the Age of Digital and Green Transition, 420-427. Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-26190-9_43
  11. Al Yakin, Ahmad; Muthmainnah; Ganguli, Souvik; Cardoso, Luís; Asrifan, Andi. "Cybersocialization Through Smart Digital Classroom Management (SDCM) as a Pedagogical Innovation of “Merdeka Belajar Kampus Merdeka (MBKM)” Curriculum". In Advanced Technologies and Societal Change, 39-61. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-19-8967-4_3
  12. Cardoso, Luís. "Da narrativa literária à narrativa fílmica: a narratologia como fonte conceptual e metodologia operacional". In Literatura e Interculturalidade. Tessituras possíveis. Brasil: Editora UEG/Todas as Musas, 2023.
    Publicado
  13. Cardoso, Luís. "Da narrativa literária à narrativa fílmica: a narratologia como fonte conceptual e metodologia operacional". In Literatura e Interculturalidade. Tessituras possíveis, editado por Melo, S. et alii. Brasil: Editora UEG/Todas as Musas, 2023.
    Publicado
  14. Nur Aeni; null Muthmainnah; Alex Khang; Ahmad Al Yakin; Muhammad Yunus; Luís Cardoso. "Revolutionized Teaching by Incorporating Artificial Intelligence Chatbot for Higher Education Ecosystem". Informa UK Limited, 2023.
    10.1201/9781003400110-4
  15. Cardoso, Luís. "Effects of Using VR on Computer Science Students’ Learning Behavior in Indonesia. An Experimental Study for TEFL". In Handbook of Computational Sciences: A Multi and Interdisciplinary Approach. Wiley Online Library, 2023.
  16. Cardoso, Luís; Muthmainnah. "Transformation of Digitalization in Education: A Critical Review". In Multi approach in study. Nitya Publications, 2023.
    Publicado
  17. Cardoso, Luís. "Experiências de inovação pedagógica: um caminho para o sucesso". In Innovación en educación superior: un informe iberoamericano. Segunda parte. Colômbia: Editorial Universidad del Norte, 2023.
    Publicado
  18. Cardoso, Luís. "Satisfaction of Students Toward Media and Technology Innovation Amidst COVID-19". In Handbook of Computational Sciences: A Multi and Interdisciplinary Approach. Wiley Online Library, 2023.
    Publicado
  19. Cardoso, Luís. "Literature and Cinema: a narrative palimpsest in Vergílio Ferreira’s novels?". In Memory, Transition, and Transnationalism in Iberia, editado por Gant, M. & Relvas, S.. Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Publicado
  20. Aeni, N.; Muthmainnah; Khang, A.; Al Yakin, A.; Yunus, M.; Cardoso, L.. "Revolutionized Teaching by Incorporating Artificial Intelligence Chatbot for Higher Education Ecosystem". 43-76. 2023.
  21. Tetiana Bondarenko; Vasyl Yahupov; Volodymyr Streltsov; Olha Ahieieva; Luís Cardoso; Bondarenko, Tetiana; Yahupov, Vasyl; et al. "CCTV as an Element of the Quality Management System of the Learning Process in Education Institutions". In Mobility for Smart Cities and Regional Development - Challenges for Higher Education, 608-615. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-93907-6_65
  22. Maria José Varadinov; Gastão Marques; Ana José; Cristina Guerra; Luis Cardoso. "New world of work – new challenges". 2022.
    10.31338/uw.9788323556947.pp.15-30
  23. Bernardo Balboni; Luis Cardoso; Clio Dosi; Eric Guerci; Cristina Guerra; Jacek Jakiela; Ana José; et al. "Conclusions and further research". 2022.
    10.31338/uw.9788323556947.pp.199-202
  24. Balboni, Bernardo; Cardoso, Luis; Dosi, Clio; Guerci, Eric; Guerra, Cristina; Jakiela, Jacek; José, Ana; et al. "Introduction". In Empowering Students’ Awareness for a Personalized Career Development. An Approach to Discover, Experiment, and Learn, 9-14. University of Warsaw Press, 2022.
    10.31338/uw.9788323555636.pp.9-14
Livro
  1. Cardoso, Luís Miguel; Mendes, Teresa; Barradas, Filomena; Oliveira, Teresa; Henriques, Luís. Cultura Lusófona Contemporânea - Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo. 2019.
  2. Cardoso, Luís Miguel; Mendes, Teresa; Barradas, Filomena; Oliveira, Teresa; Henriques, Luís. Cultura Lusófona Contemporânea - Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Quina, Ana Cristina Corrula. "Da cibercultura ao product placement: A caracterização do protagonista em 007: "007 - contra Goldfinger", "007 - morre noutro dia" e "007 - skyfall"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/22894.
  2. Quina, Ana Cristina Corrula. "Da cibercultura ao product placement: A caracterização do protagonista em 007: "007 - contra Goldfinger", "007 - morre noutro dia" e "007 - skyfall"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/22894.
  3. Quina, Ana Cristina Corrula. "Da cibercultura ao product placement: A caracterização do protagonista em 007: "007 - contra Goldfinger", "007 - morre noutro dia" e "007 - skyfall"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/22894.
  4. Santos, Jorge Manuel Torres Ferreira dos. "O Cinema na Requisição das Mitologias da Pós-Modernidade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/8395.
  5. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Literatura e cinema : o olhar de Jano : Vergílio Ferreira e o espaço do indizível". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/737.
  6. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Literatura e cinema : o olhar de Jano : Vergílio Ferreira e o espaço do indizível". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/737.
  7. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. "Literatura e cinema : o olhar de Jano : Vergílio Ferreira e o espaço do indizível". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/737.

Outros

Outra produção
  1. Cibercultura e Cinema: Revisitando a cidade-paradoxo em BladeRunner. 2016. Luis Cardoso. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3802.7287.
    10.13140/RG.2.1.3802.7287
  2. A vanguarda e a dialéctica: uma nota sobre a Nouvelle Vague. Na Europa do pós-guerra, depois da experiência neo-realista, surge uma corrente, aparentemente (des)organizada, que possuía pontos de contacto com a cinematografia italiana, e que incluía como figura emblemática Alain Robbe-Grillet. Este movimento viria a reestruturar a concepção do romance e do cinema. Segundo Roland Barthes, não existe propriamente uma escola ou corrente que reunisse o já citado. 2007. Cardoso, Luís Miguel. http://hdl.handle.net/10400.19/390.
  3. Vergílio Ferreira entre a literatura e o cinema: esboço de um diálogo ao espelho. Em 1993, no texto Vergílio Ferreira e o Cinema, Lauro António reflecte, com um ponto de vista interessante e inovador, sobre o escritor português, evidenciando a pluralidade de relações entre a literatura e o cinema que o mesmo ilustra na sua vida e produção literárias. O realizador, homem da indústria cinematográfica mas também da crítica, soube colher, do seu contacto pessoal, das suas leituras. 2007. Cardoso, Luís Miguel. http://hdl.handle.net/10400.19/391.
  4. Heteróclise e Polimorfismo da Cultura Portuguesa no Séc. XVIII. A 22 de Outubro de 1689, a cidade ulissiponense vê nascer o filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia Isabel de Neubourg, D. João Francisco António José Bento Bernardo. O reinado do Magnânimo (1706-1750) mereceu interpretações e juízos diversos que oscilam entre o encómio e a reprovação, principalmente se recordarmos o comportamento pessoal do monarca, nada abonatório para a sua imagem moral, e as. 1999. Cardoso, Luís Miguel. http://hdl.handle.net/10400.19/955.
  5. Do grego antigo ao português contemporâneo: o sortilégio da língua e a epifania da cultura. Quando Martin Heidegger publica o decisivo Sein und Zeit (Ser e Tempo), em 1927, na revista de Husserl Jahrbuch f. Phil. Und phänomelog. Forschung, afirma-se, acima de tudo, um esforço singular para libertar das garras aduncas do esquecimento a questão do ser, num gesto titânico e prometeico do próprio pensamento. O centro da reflexão de Heidegger é o homem e o sentido do ser, o modo como aparece. 1998. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. http://hdl.handle.net/10400.19/767.
  6. Luís António Verney e o Verdadeiro Método de Estudar: Um Pensamento Inovador entre Portugal e a Europa.. Em Portugal, o século XVIII apresenta uma dimensão multímoda relativamente a estilos de época que nos possibilita identificar uma estética barroca retardatária, um neoclassicismo arcádico, um estilo rococó e um pré-romantismo em germinação que se irá afirmar progressivamente. Esta riqueza eclética de valores constitui, por excelência, uma epifania da renovação mental que se operou neste século e q. 1998. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. http://hdl.handle.net/10400.19/809.
  7. José Saramago , um prémio Nobel levantado do chão : uma escrita de subversão na subversão da escrita. A Literatura Portuguesa, qual universo riquíssimo em constelações com mundos e estrelas de criação estética, recebe agora um reconhecimento inequívoco e decisivo. A Língua Portuguesa, Pátria cultural de autores notáveis espalhados pelas estradas da lusofonia, pode encontrar agora em José Saramago um arauto universal, como o poderia encontrar, também como justo prémio, em muitos outros escritores q. 1998. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. http://hdl.handle.net/10400.19/830.
  8. Duas nótulas queirosianas: II - Eça de Queirós e Emile Zola - do palimpsesto ao autógrafo, entre Les Rougon-Macquart e os Maias. Em literatura, não raro encontramos posições críticas pautadas pelo maniqueísmo simplista que resvalam para o depauperamento do objecto de análise. Todavia, o leitor crítico deve procurar a compreensão multímoda que enforma uma reflexão pertinente e atenta. Esta premissa ilumina esta nótula sobre o autor de Os Maias, riquíssimo exemplo de um polifacetado percurso estético-ideológico. De facto, a o. 1997. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. http://hdl.handle.net/10400.19/749.
  9. Humanismo e Erasmismo no Renascimento português. Pedro Sanches e a musa de Roterdão: o (des)velado Cálamo de pendor Erasmista. O Manuscrito F.G. 6368 da Biblioteca Nacional de Lisboa, relicário da obra de Pedro Sanches, inclui um poema em 161 hexâmetros dactílicos, com o título De Superstitionibus Abrantinorum, ou seja, «Acerca das Superstições dos Abrantinos», que mereceu aturado estudo por parte do Doutor Américo da Costa Ramalho 1 e que se revela um texto basilar para a compreensão da personalidade do nosso humanista.. 1997. Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros. http://hdl.handle.net/10400.19/760.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2023 A Literatura Infantil e o Cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na Educação de Infância
Coorientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2022 - 2023 O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
Coorientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2020 - 2022/04/07 Ciberespaço, responsabilidade social corporativa e marketing social no futebol
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2020 - 2022/02/15 O discurso de ódio na sociedade contemporânea. Um estudo sobre a perceção dos estudantes do Politécnico de Portalegre
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2022 - 2022 O discurso de ódio na sociedade contemporânea. Um estudo sobre a perceção dos estudantes do Politécnico de Portalegre
Orientador
Média e Sociedade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Ciberespaço, responsabilidade social corporativa e marketing social no futebol: o caso da FIFA
Orientador
Média e Sociedade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Da cibercultura ao product placement: A caracterização do protagonista em 007. "007 - Contra Goldfinger", "007 - Morre noutro dia" e "007 - Skyfall"
Orientador
Jornalismo, Comunicação e Cultura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Da Cibercultura ao product placement: A caracterização do protagonista em 007. “007 – contra goldfinger”, “007 – morre noutro dia” e “007 – skyfall
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2013 A Construção da Utopia na Sociedade Ocidental. Literatura Utópica e Distópica: diálogos entre o texto literário e o texto fílmico
Orientador
Jornalismo, Comunicação e Cultura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2013 O Cinema na requisição das mitologias da pós-modernidade
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2011 - 2013 A Construção da utopia na Sociedade Ocidental. Literatura Utópica e Distópica: diálogos entre o texto literário e o texto fílmico
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2012 As redes sociais como instrumento de Relações Públicas. O caso das marcas Nike Football Portugal, Optimus, Swatch, TMN e Vodafone no Facebook
Orientador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/15 "FLÂNERIE NARRATIVA: CONTAÇÃO, MOSTRAÇÃO E OBSERVAÇÃO "
Arguente
Carlos Alberto Ossanes Nunes (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2020/11/29 Hannibal da Literatura para o Cinema – uma tradução intersemiótica,
Arguente
Marcos Staub (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2020/03/11 Imagens da mulher n’ A Paródia (1900-1905): a ironia na voz de Bordalo Pinheiro
Arguente
João Paulo Duque Lobe Guimarães (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/07/24 Significação musical em cinema: teorias e contextos
Arguente
Jorge Miguel Cecília Moniz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015/03/12 Modernização, Problema Cultural Luso-Brasileiro: um Estudo em torno da Revista de Portugal (1889-1892)
Arguente
Adriana Mello Guimarães (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal