???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rute Alves Rosa

Nomes de citação

  • Rosa, Rute

Identificadores de autor

Ciência ID
0515-43E5-AFC9
ORCID iD
0000-0003-2707-3624

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2021/10/29
Concluído
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
18 Valores
2021/10/29
Concluído
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Os géneros de texto como instrumentos de aprendizagem da cidadania" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 Valores
2016/01 - 2020/01
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Texto e Discurso
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Muito Bom
2015
Concluído
Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Proposta interacionista para a prática da revisão de texto: o padrão discursivo dos textos académicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/01 - 2019/12/31 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2018/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidad Nacional de Rosario -Facultad de Humanidades y Artes , Argentina
Universidad Nacional de Rosario -Facultad de Humanidades y Artes , Argentina
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/01 - Atual A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise
PD/BD/113974/2015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia. "Modelo didático do artigo de opinião:". 2019.
  2. Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. "O contributo da noção de plano de texto para a formação de tradutores". 2019.
  3. Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute. "Mecanismos de reformulação no artigo científico". 2019.
  4. Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde. "Géneros de texto e dimensões do suporte". 2019.
  5. Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute. "O suporte digital na leitura e compreensão textual". 2019.
  6. Rosa, Rute. "Géneros de texto e tipos discursivos no ensino do Português como Língua estrangeira". 2018.
  7. Rosa, Rute. "Modelo didático do género artigo científico". 2018.
  8. Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia. "O graffiti como manifestação linguística e cultural no ensino de português como língua pluricêntrica". 2018.
  9. Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Ricciardi, Natalia. "O papel do graffiti na construção do poder". 2018.
  10. Jorge, Noémia de Oliveira; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Fidalgo, Marta. "Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica". 2018.
  11. Jorge, Noémia de Oliveira; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. "Práticas Textuais 17|18". 2018.
  12. Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia. "Das atividades sociais às propriedades dos textos". 2018.
  13. Rosa, Rute. "A noção de padrão discursivo". 2017.
  14. Rosa, Rute. "Proposta para um modelo didático do género artigo científico". 2017.
  15. Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde Alves; Leal, Audria Albuquerque; Jorge, Noémia de Oliveira. "Organizadores textuais e plano de texto". 2017.
  16. Rosa, Rute. "Atividades, géneros e plano de texto". 2017.
  17. Rosa, Rute. "O padrão discursivo dos textos académicos". 2015.
Artigo em revista
  1. Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde. "Géneros de texto e as dimensões do suporte". (2020): http://hdl.handle.net/10362/110590.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a16
  2. Silva, Paulo; Rosa, Rute. "O plano de texto do artigo científico". (2019): http://hdl.handle.net/10362/95054.
    https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350409
  3. Silva,Paulo Nunes da; Rosa,Rute. "O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas". (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400408.
  4. Rosa, Rute. "Modelo didático do gênero artigo científico". (2019): http://hdl.handle.net/10362/94965.
    https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33154
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, Matilde; Rosa, Rute. "Texto e construção de um posicionamento crítico". NOVA FCSH - CLUNL, 2020.
    https://doi.org/10.34619/vlvw-shi9
  2. Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia; Gonçalves, Matilde. "O papel do graffiti na construção do (contra)poder". Húmus | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), 2019.
  3. Jorge, Noémia; Coutinho, Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. "Práticas Textuais 17|18". Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), 2019.
  4. Rosa, Rute. "A ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica". NOVA FCSH - CLUNL, 2018.
Documento de trabalho
  1. Rosa, Rute. 2018. "A noção de padrão discursivo". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10362/124396.
  2. Rosa, Rute. 2017. "O plano de texto do comentário linguístico". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10362/124393.
  3. Rosa, Rute. 2016. "Proposta interacionista para a prática de revisão de texto". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10362/124387.
Livro
  1. Gonçalves, Matilde; Jorge, Noémia; Coutinho, Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. Práticas Textuais 18 | 19. NOVA FCSH - CLUNL. 2020.
    https://doi.org/10.34619/qsi5-fyuz
  2. Jorge, Noémia de Oliveira; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta; Rosa, Rute. Práticas textuais 17 | 18. Calameo. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Rosa, Rute Isabel Alves. "A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10362/97668.
  2. Rosa, Rute Isabel Alves. "Proposta Interacionista para a Prática de Revisão de Texto: o padrão discursivo dos textos académicos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10362/15754.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/01 Modelo didático do artigo de opinião: do ensino do género ao conhecimento explícito do funcionamento da língua VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/01 O contributo da noção de plano de texto para a formação de tradutores VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11 Modelo didático do artigo científico: contributos para a formação de professores de português como língua segunda e estrangeira VI Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa
. Faculdad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba (Córdoba, Argentina)
2018/11 O graffiti como manifestação linguística e cultural no ensino de português como língua pluricêntrica VI Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa
Faculdad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (Córdoba, Argentina)
2018/11 O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina II Jornada de Divulgación de Producciones Académicas
Faculdad de Humanidades Y Artes de la Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina)
2018/09 Géneros de texto e tipos discursivos no ensino do Português como Língua estrangeira I Jornadas de Portugués como Lengua Extranjera
(Buenos Aires, Argentina)
2018/09 Análise interlinguística do artigo de opinião: contributos para o ensino de Português e do Espanhol como Línguas Estrangeiras I Jornadas de Portugués como Lengua Extranjera; VII Jornadas de Español como Lengua Segunda y Extranjera
(Buenos Aires, Argentina)
2018/09 Práticas Textuais 17|18 – um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico
. Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/09 Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica XXXIV Encontro Nacional da APL
(Lisboa, Portugal)
2018/07 Das atividades sociais às propriedades dos textos: um estudo comparativo do comentário em redes sociais XII Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)
2018/07 O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal / Argentina Encontro Internacional Linguagens de Poder
(Braga, Portugal)
2018/07 O plano de texto do artigo científico: conteúdos e segmentação VII SIELP. Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Braga, Portugal)
2018/06 Modelo didático do género artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional SINEPLA. Simpósio Internacional sobre o Ensino do Português como Língua Adicional
(Londres, Reino Unido)
2018/05 O suporte digital na leitura e compreensão textual Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
(Aveiro, Portugal)
2018/01 A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas 17º WGT Balanços e perspetivas
(Lisboa, Portugal)
2017/10/24 Proposta para um modelo didático do género artigo científico VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal)
2017/09/29 Organizadores textuais e plano de texto: que relações? XXXIII Encontro Nacional da APL
(Évora, Portugal)
2017/09/29 A noção de padrão discursivo: um contributo para a caracterização dos géneros textuais XXXIII Encontro Nacional da APL
(Évora, Portugal)
2017/09/01 A noção de padrão discursivo: uma proposta para a caracterização dos géneros textuais V Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
(Rosario, Argentina)
2017/06/28 Atividades, géneros e plano de texto: relações hierárquicas de dimensões que se intersetam GRATO 2017 – Conferência Internacional Gramática & Texto
(Lisboa, Portugal)
2016/12 O plano de texto do comentário linguístico: uma proposta de análise 16º WGT Representação em G&T
(Lisboa, Portugal)
2016/11 A questão da atribuição de etiquetas de género: o caso do graffiti XI Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)
2016/01 Proposta interacionista para a prática de revisão de texto 15º WGT Representação em G&T
(Lisboa, Portugal)
2015/11 O padrão discursivo dos textos académicos X Fórum de Partilha Linguística
(Lisboa, Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/01 - 2018/12/01 Docente convidada responsável pelo Seminário de Linguística da Licenciatura em Português Seminário de Linguística (Licence)
Distinções

Outra distinção

2015 • Prémio melhor Mestre em Consultoria e Revisão Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal