Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
- Data de nascimento
- 1982/06/17
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Quaresma, Marisa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0414-A3E4-8BA3
- ORCID iD
- 0000-0002-0861-6016
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=xPMvxFkAAAAJ
- Researcher Id
- AAT-5779-2020
- Scopus Author Id
- 56471538400
Endereços de correio eletrónico
- mq@campus.ul.pt (Profissional)
- maquaresma@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/marisa-quaresma (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Marisa_Quaresma (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/09/17 - 2018/12/12
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino
básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and Honors |
2013/11
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
18 |
2010/12/14
Concluído
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações: uma experiência de ensino. [Ordering and comparison
of rational numbers in different representations: a teaching experient]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores (Excellent) |
2005
Concluído
|
Degree in Mathematics and Science Teaching (grades 1-6) (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2011/01/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2021/01 - 2021/12 | Investigador (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/10/03 - 2020/02 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2018/09/17 - 2019/07/17 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/02 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2020/09/04 - 2021/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
2020/02 - 2020/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09/01 - 2019/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/10/12 - 2014/08/31 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica José Saramago, Portugal |
2008/09/01 - 2009/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Guadalupe, Portugal |
2008/04/21 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | E B 2,3 de Cruz de Pau – Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Portugal |
2006/05/02 - 2006/06/23 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento Vertical de Escolas Padre Abílio Mendes - Escola N.º 6 do Barreiro., Portugal |
2006/04/03 - 2006/06/23 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2005/03/07 - 2005/05/27 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal |
2004/03/08 - 2004/05/21 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal |
2003/01/15 - 2003/03/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica do 1º Ciclo N.º3 de Setúbal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/05/29 - 2008/07/31 | Pedagogical Director | Mathnasium – Ginásio de Matemática do Barreiro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2018/08 | "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino
básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]"
SFRH/BD/97702/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2027/06 | Teachers’ and facilitators’ learning on Lesson Study in the Portuguese context
2020.02874.CEECIND
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2022 | REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores. [Mathematical Reasoning and Teacher Education]
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2012 - 2014 | P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers]
FCT PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/02/05 | Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups | ICMI Study 25
INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICAL INSTRUCTION (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/11 | O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática em Portugal e no Brasil. [Lesson Study as a professional development process of mathematics teachers in Portugal and Brazil.] | ProfMat 2019
APM (Castelo Branco, Portugal)
|
2018/11 | Investigando a aula de Matemática: o contributo do estudo de aula (Painel plenário) [Investigating the Mathematics lesson: The Contribution of the Lesson Study (Plenary Panel)] | Encontro em Investigação em Educação Matemática
(Coimbra, Portugal)
|
2016 | Tasks, communication and mathematical reasoning: teachers’ professional learning in lesson studies | 8th YERME Summer School
(Podebrady, República Checa)
|
2015 | Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática [Lesson Studies as a Math Teacher Professional Development Strategy] | CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
|
2015 | Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by an exploratory task | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Mathematical discussions as a challenge to teachers’ professional practice | ECER
(Budapeste, Hungria)
|
2015 | Promoting the development of Mathematics reasoning: Teachers’ perspectives in a Lesson Study. | ECER
(Budapeste)
|
2014 | Lesson study as a professional development framework. (Studies in Mathematics teachers and teaching) | ECER
(Porto, Portugal)
|
2014 | Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola (Conferência com discussão) [Lesson Studies: A Context of Professional Development at School (Conference with Discussion)] | ProfMat 2014
(Braga, Portugal)
|
2013 | Developing students’ reasoning with rational numbers in comparing and ordering tasks. | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013 | Práticas matemáticas promotoras de capacidades transversais nas atuais orientações curriculares [Mathematical practices that promote transversal skills in current curricular orientations] | ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
|
2013 | Projeto práticas profissionais dos professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers Project] | ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
|
2012 | Addition and subtraction of rational numbers: A teaching experiment with grade 5 students | 6th YERME Summer School
(Faro, Portugal)
|
2012 | Abordagens exploratórias como eixo central da mudança curricular em Matemática [Exploratory approaches as a central axis of mathematical curriculum change] | XIX Colóquio da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/10 - Atual | Conhecimento profissional de futuros professores de Matemática da Educação Básica do Brasil: Experiências no estágio supervisionado
no contexto do estudo de aula
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/03 - Atual | O desenvolvimento de conhecimento matemático e didático na formação inicial de professores os primeiros anos através do estudo
de aula
Orientador
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/09 - Atual | O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula. [The
knowledge and teaching practice of secondary school mathematics teachers participating in lesson studies.]
Orientador
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/09 - Atual | Aprendizagens Profissionais dos Futuros Professores de Matemática: Uma Experiência com Estudo de Aula. [Professional Learning
of preservice Mathematics Teachers: A lesson study experience .]
Orientador
|
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/09 - 2020/07/21 | O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico Assíntotas ao gráfico de uma função
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013/09 - 2015/12/10 | "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in
the 3rd grade.]"
Orientador de Ricardo Jorge Costa de Vilhena
|
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/03 - 2020/02 | ICMI Study 25 on Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups. (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018/10 - 2019/05 | IV Encontro de Professores APM-IE - Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspectivas e práticas [APM-IE Teachers conference
- Essential Mathematics Learning: Perspectives and Practices] (2019/05/11 - 2019/05/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2016/01 - 2016/07 | VII FJI – Fórum Jovens Investigadores (2016/07/07 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/10 - 2016/05 | Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning] Encontro Tarefas para o
Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | VI FJI – Fórum Jovens Investigadores (2015/07/07 - 2015/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/01 - 2014/07 | V FJI – Fórum Jovens Investigadores (2014/07/01 - 2014/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/11 - 2019/07/11 | Dinamização de Oficina de Investigação sobre a Prática no ProfMat 2019. [Dynamization of Research Workshop on Practice in
ProfMat 2019 conference].
Encontro
|
ProfMat |
2017/04 - 2017/04 | Números racionais: Desafios para ensinar, desafios para aprender [Rational numbers: Challenges to teach, challenges to learn]
Mesa-redonda
|
ProfMat 2017
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2016/11 - 2016/11 | Tasks for the development of mathematical reasoning (Practical session).
Conferência
|
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2016/10/10 - 2016/10/10 | Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen with specialists from Elementary School attached to University of Tsukuba.
Oficina (workshop)
|
Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen
Department of Science Education, University of Copenhagen, Dinamarca
|
2016/08/13 - 2016/08/20 | YESS8 Eight YERME Summer School
Conferência
|
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2016/06/20 - 2016/06/27 | Lesson Study Immersion Program 2016, IMPULS Project, Tokyo, Japan
Oficina (workshop)
|
Lesson Study Immersion Program 2016
Mathematics Education Department of Tokyo Gakugei University, Japão
|
2016/01/18 - 2016/03/27 | Research visit at the International Centre for Classroom Research (ICCR) following the international project Learning from
Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics lessons.
Outro
|
Further education at ICCR
Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne, Austrália
|
2013/11/05 - 2013/11/08 | Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season
school focus on Design Based Research (by EERA))
Oficina (workshop)
|
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy
Universidad de Jaén, Espanha
EERA - European Educational Research Association, Alemanha SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos |
2013/07/12 - 2013/07/12 | Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with
all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
|
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/05/14 - 2012/05/14 | Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
|
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012/02/03 - 2012/02/05 | 2012 ECO-ESCOLAS, educação para a sustentabilidade no âmbito da agenda 21. [2012 ECO-SCHOOLS, education for sustainability
under the 21 agenda.]
Oficina (workshop)
|
Encontro ECO-ESCOLAS 2012
Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Portugal
|
2012/02/02 - 2012/02/04 | Group Coordination – O desenvolvimento curricular na educação básica [Curriculum development in elementary and middle school]
Conferência
|
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem da noção, comparação e ordenação de números racionais
(Sessão Prática) [Exploratory approach with multiple representations in the learning of notion, comparison and ordering of
rational numbers (Pratical session)]
Conferência
|
ProfMat 2011 |
2009/09 - 2010/07 | Teacher education program using action-research.
Oficina (workshop)
|
Melhoria das Aprendizagens e Educação para a Cidadania
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010/05 - 2010/06 | Workshop on the use of interactive whiteboards in Basic Education
Oficina (workshop)
|
A utilização dos quadros interativos Multimédia (QIM) no contexto de aprendizagem
CFAE Ordem de Santiago, Portugal
|
2005/10/17 - 2006/03/20 | Teacher education program on using manipulatives for teaching mathematics
Oficina (workshop)
|
Inovação em início de carreira – Materiais para o ensino da Matemática: Produzir, experimentar e reflectir
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/04/29 | Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Arguente principal
|
Gonçalo Teixeira da Silva Cordeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01/10 | Diferenciar em Matemática: As Potencialidades das Tarefas Paralelas no Desenvolvimento do Cálculo Mental. [Differentiate in
Mathematics: The Potentialities of Parallel Tasks in the Development of Mental Calculus.]
Presidente do júri
|
Catarina Sofia Fernandes Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/10 | "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in
the 3rd grade.]"
Orientador
|
Ricardo Jorge Costa de Vilhena (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/11/17 - 2018/11/18 | Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] | Coimbra |
2015/10/24 - 2015/10/25 | Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] | Braga |
2014/04/09 - 2014/04/10 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Braga |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Quadrante | |
2018/09 - Atual | Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) | Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - Atual | Initiation to Professional Practice IV | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/02 - Atual | Mathematics, Culture, and Reality | Elementary School Teaching (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09 - Atual | Initiation to Professional Practice III | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/02 - Atual | Qualitative Data Analysis | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/02 - Atual | Initiation to Professional Practice II | Mathematics Teaching (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - Atual | Thematic Seminar | Mathematics Education (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/02 - Atual | Development of the key competencies for the 21st century. | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/09 - Atual | Introduction to Educational Research | Education and Training (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/09 - Atual | Research methodologies. | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/09 - Atual | Fundamentals of Mathematics Education. | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/02 - Atual | NVivo as a qualitative analysis tool. | Education (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/02 - Atual | Didactics of Numbers and Algebra | Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/01 - Atual | Numbers and algebra in Elementary School. | Teacher education programme for in-service teachers (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Mathematics teaching based on student activity | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Research and Project Seminar | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/03 | Lesson study: theory and practice. | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/05 - 2016/05 | Tasks for Teaching Mathematics. | Teacher education programme for in-service teachers (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10 - 2014/06 | Numbers and Algebra in Elementary school with Lesson Study | Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10 - 2014/06 | Learning and Understanding Mathematics in Elementary School. | Teacher education programme for in-service teachers | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2008/04/21 - 2013/08/31 | Mathematics and Natural Sciences in grades 5 and 6. | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2006/05/02 - 2006/06/23 | ICT project developed with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. | (Ensino básico 1º ciclo) | |
2006/04/03 - 2006/06/23 | CBTIC - ICT project developer with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. | (Ensino básico 1º ciclo) | |
2005/03/07 - 2005/05/27 | Mathematics and Natural Sciences to grade 6 (as trainee teacher). | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2004/03/08 - 2004/05/21 | Mathematics and Natural Sciences to grade 5 (as trainee teacher). | (Ensino básico 2º ciclo) | |
2003/01/15 - 2003/03/31 | Elementary school - grade 4 (as trainee teacher). | (Ensino básico 1º ciclo) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009/03 - Atual | Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association] | |
2009 - Atual | SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/17 - Atual | Support for the research activities carried out in the Unit for Research and Development in Education and Training. | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2009/09/01 - 2013/08/31 | School coordinator of the Eco-Escolas project.
Coordenador
|
|
2009/09/01 - 2013/08/31 | School coordinator of the SuperTmatik Championship school stage project. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/17 - 2020/04/17 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de Souza. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/24 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Madalena Garreth Albino Hungulo. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/21 - 2019/10/21 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Paula Cristina Marques Gomes. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/14 | Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Thuysa Schlichting de Souza. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em
Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |