???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Quaresma, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
0414-A3E4-8BA3
ORCID iD
0000-0002-0861-6016
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=xPMvxFkAAAAJ
Researcher Id
AAT-5779-2020
Scopus Author Id
56471538400

Endereços de correio eletrónico

  • mq@campus.ul.pt (Profissional)
  • maquaresma@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2012/09/17 - 2018/12/12
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and Honors
2013/11
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Educations (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
18
2010/12/14
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações: uma experiência de ensino. [Ordering and comparison of rational numbers in different representations: a teaching experient]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores (Excellent)
2005
Concluído
Degree in Mathematics and Science Teaching (grades 1-6) (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2021/07/01 - 2023/10/31 Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/01 - 2021/12 Investigador (Investigação) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/10/03 - 2020/02 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/09/17 - 2019/07/17 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2019/09/02 - 2023/10/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2020/09/04 - 2021/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2020/02 - 2020/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/09/01 - 2019/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/10/12 - 2014/08/31 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica José Saramago, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Guadalupe, Portugal
2008/04/21 - 2008/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) E B 2,3 de Cruz de Pau – Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Portugal
2006/05/02 - 2006/06/23 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento Vertical de Escolas Padre Abílio Mendes - Escola N.º 6 do Barreiro., Portugal
2006/04/03 - 2006/06/23 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/03/07 - 2005/05/27 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal
2004/03/08 - 2004/05/21 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal
2003/01/15 - 2003/03/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica do 1º Ciclo N.º3 de Setúbal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/05/29 - 2008/07/31 Pedagogical Director Mathnasium – Ginásio de Matemática do Barreiro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/03 - 2018/08 "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]"
SFRH/BD/97702/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/07 - 2023/10/31 Teachers' and facilitators' learning on Lesson Study in the Portuguese context
2020.02874.CEECIND
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019 - 2022 REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores. [Mathematical Reasoning and Teacher Education]
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/10/01 - 2021/06/30 MATHMot - Co-constructing mathematics motivation in primary education - A longitudinal study in six European countries project
Investigador
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
The Research Council of Norway
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers]
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Primary teachers' knowledge development in a lesson study.". Trabalho apresentado em 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Alicante, 2023.
    Publicado
  2. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Challenges for the development of lesson study in Portugal.". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    No prelo
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Lesson study in prospective mathematics teachers' education.". Trabalho apresentado em Twelfth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), Bolzano, 2022.
  4. Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in lesson study". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino da Matemática (SILSEM), 2021.
    Publicado
  5. Gomes, Paula; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. ""Quer explicar o que escreveu?" Discussões coletivas usando múltiplas representações durante e após um estudo de aula". Trabalho apresentado em EIEM 2021 Encontro em Investigação em Educação Matemática- Capacidades Matemátucas Transversais, 2021.
    Publicado
  6. Quaresma, Marisa. "Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups". Trabalho apresentado em ICMI Study 25, Lisboa, 2020.
    Publicado
  7. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teachers' Collaboration in a Mathematics Lesson Study.". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education CERME11, Utrech, 2019.
    Publicado
  8. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática". Trabalho apresentado em EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  9. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de matemática num estudo de aula na elaboração e análise de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "A adaptação dos estudos de aula ao contexto português". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  11. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study and curriculum development". Trabalho apresentado em II European Conference on Crriculum Studies, 2015.
    Publicado
  12. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Representações matemáticas e ações do professor no decorrer de uma discussão matemática". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Bragança, 2015.
    Publicado
  13. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação e processos de raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado
  14. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teaching actions conducting mathematical whole class discussions". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME 9), Praga, 2015.
    Publicado
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Conducting mathematical discussions as a feature of teachers’ professional practice". Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME9), Praga, 2015.
    Publicado
  16. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Teachers’ involvement and learning in a lesson study". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving, 2014.
    Publicado • 10.13140/2.1.2272.9285
  17. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Promover o desenvolvimento do raciocínio matemático: perspetivas de professoras num estudo de aula". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  18. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  19. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  20. Morais, Cristina; Cerca, Raquel; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  21. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  22. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A model to study teacher professional practice". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), Kiel, 2013.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana; Quaresma, Marisa. "Designing and using exploratory tasks". Trabalho apresentado em ICMI Study 22, Oxford, 2013.
    Publicado
  24. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Representações e raciocínio matemático nos números racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2013.
    Publicado
  25. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  26. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  27. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Formal and informal reasoning processes in comparing and ordering rational numbers". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  28. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A construção das partes e a reconstrução da unidade na compreensão dos números racionais". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Publicado
  29. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A aprendizagem da comparação e ordenação de números racionais através de uma abordagem exploratória". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), Póvoa do Varzim, 2011.
    Publicado
  30. Ponte, João Pedro da; Costa, Maria João; Quaresma, Marisa. "Conhecimento dos alunos sobre percentagens antes do ensino formal". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Aveiro, 2010.
    Publicado
  31. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Costa, Maria João. "Comunicação e representações na aprendizagem dos números racionais no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Encontro de investigação em educação matemática, Costa de Caparica, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bezerra, Cristina Alves; Quaresma, Marisa. "Desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores no contexto do Estudo de Aula". Revista Paranaense de Educação Matemática (2023): https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.325-349.
    Publicado • 10.33871/22385800.2023.12.29.325-349
  2. Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. ""O que descobriram?" Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2023): https://doi.org/10.30827/pna.v18i1.27033.
    Publicado • 10.30827/pna.v18i1.27033
  3. João Pedro da Ponte; Regina da Silva Pina Neves; Aluska Dias Ramos de Macedo; Marisa Quaresma. "Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula". PARADIGMA (2023): https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418.
    10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418
  4. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática". Educación Matemática (2023): https://doi.org/10.24844/EM3501.05.
    10.24844/EM3501.05
  5. Linda Cardoso; João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma. "The development of pedagogical content knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0027.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0027
  6. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Leading whole-class discussions: from participating in a lesson study to teaching practice". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0022.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0022
  7. João Pedro Mendes da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "Prospective mathematics teachers’ views of their learning in a lesson study". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2023): https://doi.org/10.30827/pna.v17i2.23896.
    10.30827/pna.v17i2.23896
  8. João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira. "The development of teachers' knowledge in a lesson study". International Journal for Lesson & Learning Studies (2023): https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2022-0025.
    10.1108/IJLLS-02-2022-0025
  9. Paula Gomes; Micaela Martins; Marisa Quaresma; Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Task design and enactment: Developing in-service and prospective teachers’ didactical knowledge in lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12172.
    10.29333/ejmste/12172
  10. Quaresma, Marisa; Neves, Regina; Macedo, Aluska. "Prática profissional e o estágio curricular supervisionado: Experiências com lesson study na formação inicial de professores de Matemática". Educação Matemática em Revista - RS (2022): https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.135-148.
    Publicado • 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.135-148
  11. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Teachers' learning in lesson study: insights provided by a modified version of the interconnected model of teacher professional growth". ZDM - International Journal on Mathematics Education (2022): https://publons.com/wos-op/publon/52566797/.
    10.1007/S11858-022-01367-1
  12. Paula Gomes; Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom". Acta Scientiae (2021): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6666.
    10.17648/acta.scientiae.6666
  13. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma. "Aprendizagens Profissionais de Professores Evidenciadas em Pesquisas sobre Estudos de Aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a26.
    10.1590/1980-4415v35n70a26
  14. Quaresma, Marisa; da Ponte, Joao Pedro. "DEVELOPING COLLABORATIVE RELATIONSHIPS IN LESSON STUDY". PNA-Revista de Investigacion en Didactica de la Matematica (2021): https://publons.com/wos-op/publon/52531000/.
    10.30827/PNA.V15I2.16487
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Prospective mathematics teachers’ learning in a lesson study.". International Journal for Lesson and Learning Studies (2020):
    Em revisão
  16. Da Ponte, Joao Pedro; Wake, Geoffrey; Quaresma, Marisa. "LESSON STUDY AS A LEARNING CONTEXT IN MATHEMATICS EDUCATION". INTERNATIONAL HANDBOOK OF MATHEMATICS TEACHER EDUCATION, VOL 3: PARTICIPANTS IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION, EDITION (2020): https://publons.com/wos-op/publon/56335704/.
    10.1163/9789004419230_005
  17. Quaresma, M.; Ponte, J. P.. "Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática [Primary Teachers’ Reflection and Collaboration Dynamics in a Mathematics Lesson Study]". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 368-388. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a18.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v33n63a18
  18. Scheller, Morgana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O formador na condução de sessões de um estudo de aula.". Revista Educere et Educare - dossiê Lesson Study em Matemática 14 32 (2019): http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21792.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers’ professional development". Educational Designer 3 11 (2018): http://www.educationaldesigner.org/ed/volume3/issue11/article45/.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática [Elementary teachers' professional development in interrelation with the context of mathematics teaching practice]". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 20 1 (2017): 71-94. https://doi.org/10.12802/relime.17.2013.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12802/relime.17.2013
  21. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores". Boletim GEPEM 71 2 (2017): 98-113. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4322/gepem.2017.039
  22. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "The challenge of mathematical discussions in teachers’ professional practice.". Didacticae 1 1 (2017): 45-59. http://hdl.handle.net/10451/28790.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1344/did.2017.1.45-59
  23. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática na elaboração de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula.". Quadrante 26 2 (2017): 43-68. http://hdl.handle.net/10451/36479.
    Publicado
  24. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática [Lesson Study as a Professional Development Process of Mathematics Teachers]". Bolema: Boletim de Educação Matemática 30 56 (2016): 868-891. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a01.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v30n56a01
  25. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Zetetike 23 2 (2016): 297. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646540.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v23i44.8646540
  26. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions". Educational Studies in Mathematics 93 1 (2016): 51-66. http://dx.doi.org/10.1007/s10649-016-9681-z.
    Publicado • 10.1007/s10649-016-9681-z
  27. Ponte, João Pedro da; Carvalho, Renata; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas.". Quadrante 25 2 (2016): 77-98. http://hdl.handle.net/10451/28786.
    Publicado
  28. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática". (2016): http://hdl.handle.net/10451/28722.
  29. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor". Revista da Faculdade de Educação (UNEMAT) 23 1 (2015): 131-150. http://hdl.handle.net/10451/22604.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula.". Quadrante 241 2 (2015): 111-134. http://hdl.handle.net/10451/22628.
    Publicado
  31. Mata-Pereira, Joana; da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa. "Teaching actions conducting mathematical whole class discussions". PROCEEDINGS OF THE NINTH CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME9) (2015): https://publons.com/wos-op/publon/27448943/.
  32. Quaresma, Marisa; da Ponte, Joao Pedro; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Monica. "Lesson study as a professional development framework to support an exploratory approach". PROCEEDINGS OF THE NINTH CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME9) (2015): https://publons.com/wos-op/publon/27448941/.
  33. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa. "Conducting mathematical discussions as a feature of teachers' professional practice". PROCEEDINGS OF THE NINTH CONFERENCE OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME9) (2015): https://publons.com/wos-op/publon/27448945/.
  34. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Representações e raciocínio dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória.". Revista Uni-Pluri/versidad 14 1 (2014): 102-114. http://hdl.handle.net/10451/22621.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Da Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Representations and reasoning processes in comparing and ordering rational numbers in an exploratory approach,Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória". Bolema - Mathematics Education Bulletin 28 50 (2014): 1464-1484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920555983&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v28n50a22
  36. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa; Baptista, Monica; Mata-Pereira, Joana. "TEACHERS' INVOLVEMENT AND LEARNING IN A LESSON STUDY". Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving (2014): https://publons.com/wos-op/publon/18347125/.
  37. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa. "Representations and mathematical reasoning of students in solving tasks involving rational numbers in an exploratory approach". Uni-pluriversidad (2014): https://publons.com/wos-op/publon/18347121/.
  38. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma; Ana Henriques; Henriques, Ana; Ponte, João Pedro. "Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória". BOLEMA 28 50 (2014): 1464-1484. http://hdl.handle.net/10451/22617.
    Publicado
  39. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa. "Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória". Uni-pluri/versidad 14 1 (2014): 102-114.
    Publicado
  40. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Ações do professor na condução de discussões matemáticas.". Quadrante 22 2 (2013): 55-81. http://hdl.handle.net/10451/22627.
    Publicado
  41. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. "Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula.". Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 9 18 (2013): 05-22. http://hdl.handle.net/10451/28782.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O papel do contexto nas tarefas matemáticas.". Interacções 8 22 (2012): 196-216. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1542.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor.". Interacções 20 (2012): 37-69. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/485.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática.". Educação Matemática em Foco 1 1 (2012): 9-29. http://hdl.handle.net/10451/28726.
    Acesso aberto • Publicado
  45. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Práticas profissionais dos professores de Matemática.". Avances en Investigación en Educación Matemática 1 1 (2012): 65-86. http://hdl.handle.net/10451/6558.
    Acesso aberto • Publicado
  46. Da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Professional practices of Mathematics teachers". Avances de Investigacion en Educacion Matematica (2012): https://publons.com/wos-op/publon/18347136/.
  47. da Ponte, Joao Pedro; Quaresma, Marisa. "FORMAL AND INFORMAL REASONING PROCESSES IN COMPARING AND ORDERING RATIONAL NUMBERS". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2012): https://publons.com/wos-op/publon/18347171/.
  48. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular". Quadrante 20 1 (2011): 55-81. http://hdl.handle.net/10451/6562.
    Publicado
  49. Quaresma, Marisa; da Ponte, Joao Pedro. "LEARNING RATIONAL NUMBERS USING DIFFERENT REPRESENTATIONS: AN EXPLORATORY APPROACH". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2011): https://publons.com/wos-op/publon/18347150/.
Artigo em revista (magazine)
  1. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Gomes, Paula. "Representações e raciocínio na aula de matemática", Educação e Matemática, 2022
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?", Educação Matemática, 2020
  3. Quaresma, Marisa; Morais, Cristina. "Uma surpreendente viagem ao Japão", Educação Matemática, 2016
  4. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "É mesmo necessário fazer planos de aula?", Educação Matemática, 2015
Capítulo de livro
  1. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Challenging Students to Develop Mathematical Reasoning". In Research in Mathematics Education, editado por Leikin, R., 147-167. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-18868-8_8
  2. Martins, Micaela; Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Refletir sobre discussões coletivas: contributos de estudos de aula com professores e futuros professores de Matemática". In Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores, editado por Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da; Gómez, Encarnación Soto, 167-194. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2022.
    Publicado
  3. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Estudos de aula na formação inicial de professores de Matemática". In Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores, editado por Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da; Gómez, Encarnación Soto, 335-360. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2022.
    Publicado
  4. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Exploratory mathematics teaching and the development of students’ use of representations and reasoning processes: An illustration with rational numbers.". In Science and mathematics education for 21st century citizens: challenges and ways forwards., editado por Laurinda Leite; Elizabeth Oldham; Ana S. Afonso; Floriano Viseu; Luis Dourado; Helena Martinho. Nova Science Publishers, 2020.
    Em revisão
  5. Ponte, João Pedro da; Wake, Geoffrey; Quaresma, Marisa. "Lesson study as a learning context in mathematics education". In The international handbook of mathematics teacher education: Participants in mathematics teacher education, editado por G. M. Lloyd; O. Chapman, 103-126. Leiden, Países Baixos: Brill/Sense, 2019.
    Publicado
  6. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Fitting Lesson Study to the Portuguese Context". In Mathematics Lesson Study Around the World, editado por M. Quaresma; C. Winsløw; S. Clivaz; J. P. Ponte; N. Shuilleabhain; A. Takahashi, 87-103. Países Baixos: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-75696-7_5
  7. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". In Formação de professores no Brasil e em Portugal: pesquisas, debates e práticas., editado por Adriana Loss; Ana Paula Caetano; João Pedro da Ponte, 227-249. Portugal: Appris, 2015.
    Publicado
  8. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa. "Exploratory Activity in the Mathematics Classroom". In Transforming Mathematics Instruction, editado por Y. Li; E. Silver; S. Li, 103-125. Países Baixos: Springer International Publishing, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-04993-9_7
  9. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 261-279. Portugal, 2014.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 361-375. Portugal, 2014.
    Publicado
  11. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 409-425. Portugal, 2014.
    Publicado
  12. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional.". In A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática., editado por J. Sousa; I. Cevallos, 61-82. Brasil: Editora CRV, 2014.
    Publicado
  13. Ponte, João Pedro da; Nunes, Cláudia; Quaresma, Marisa. "Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem.". In Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes., editado por A. C. Silva; M. Carvalho; R. G. Rêgo, 49-74. Brasil: UFMT, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Quaresma, M., Winsløw C., Clivaz S., Ponte J., Ní Shúilleabháin A., & Takahashi A. (Orgs.).. Mathematics Lesson Study Around the World. Springer International Publishing. 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-75696-7 • Editor
Poster em conferência
  1. Miguens, Ana Lúcia; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Selection and adaptation of problem-solving tasks for the promotion of computational thinking". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM) 2023, 2023.
  2. Miguens, Ana Lúcia; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. Autor correspondente: Miguens, Ana Lúcia. "Computational thinking in primary teachers' teaching practice: the contribution of lesson study". Trabalho apresentado em 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), 2023.
  3. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores para o desenvolvimento de conhecimento sobre raciocínio matemático". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2021.
  4. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Lesson Study in Portuguese Initial Teacher Education: Potentials and Challenges". Trabalho apresentado em Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 2021.
  5. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O Desenvolvimento de Conhecimento Matemático e Didático de Futuros Professores dos Primeiros Anos Através do Estudo de Aula". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
  6. Fonseca, A; Jesus, M; Peixoto, F.; Mata, Lourdes; Quaresma, Marisa. "Quão motivado estás para a matemática? Análise das propriedades psicométricas da escala de motivação para a matemática em alunos do 1º e 2º Ciclo.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  7. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study as a professional development framework to support an exploratory approach". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME 9), 2015.
  8. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Leaning rational numbers: An exploratory approach". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
Resumo em conferência
  1. Miguens, Ana Lúcia; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teachers' understanding of Computational Thinking for tasks design and and tasks sequencing". Trabalho apresentado em WALS conference 2023, Zwolle, 2023.
    Publicado
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Secondary school prospective mathematics teachers’ learning in a lesson study". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023, Zwolle, 2023.
  3. Cardoso, Linda; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "The development of mathematical knowledge of prospective primary teachers in a lesson study". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023, 2023.
  4. Faria, Filipa; Gomes, Paula; Martins, Micaela; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Facilitating Lesson Study: Exploring the actions and challenges of novice facilitators". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023, 2023.
  5. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Understanding Conflicts in Carrying LS in Portugal". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023, 2023.
  6. Miguens, Ana Lúcia; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O pensamento computacional na prática letiva dos professores do 1.º ciclo: Contributo formativo do estudo de aula". Trabalho apresentado em XIII Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2023.
  7. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Prospective mathematics teachers' perceptions about their learning experience in a lesson study". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2021, 2021.
    Publicado
  8. Gomes, Paula; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O desenvolvimento da prática letiva do professor de matemática do ensino secundário através do estudo de aula". Trabalho apresentado em X Forum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  9. Quaresma, M.; Ponte, J. P.. "Collaboration as a key feature of the lesson study as a professional development process". Trabalho apresentado em Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Winter Conference 2019, Braga, 2019.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Scheller, Morgana. "The Role of the Teacher Educator during Lesson Study Sessions". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference, Amesterdão, 2019.
  11. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Abordagem exploratória em estudos de aula em Matemática.". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
    Publicado
  12. Quaresma, Marisa; Winsløw, Carl. "Lesson/Learning Studies and Mathematics Education". Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2017.
    Publicado
  13. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as professional development process in mathematics for elementary teachers in Portugal". Trabalho apresentado em WALS conference 2016, Exeter, 2016.
    Publicado
  14. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em VII Fórum Jovens Investigadores, 2016.
    Publicado
  15. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em VI Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2015.
    Publicado
  16. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana. "Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática". Trabalho apresentado em CiEMeLP 2015, Coimbra, 2015.
  17. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Mathematical discussions as a challenge to teachers¿ professional practice". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  18. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by na exploratory task". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  19. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal". Trabalho apresentado em ECER, Budapest, 2015.
  20. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em V Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2014.
    Publicado
  21. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Lesson study as a professional development framework". Trabalho apresentado em ECER, Porto, 2014.
  22. Quaresma, Marisa. "Processos de raciocínio na ordenação e adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IV Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2013.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Developing students¿ reasoning with rational numbers". Trabalho apresentado em EARLI 15, Munich, 2013.
Tese / Dissertação
  1. Quaresma, Marisa. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: Duas Experiências no Ensino Básico. [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. https://renates2.dgeec.mec.pt/ppsqdet.asp.
  2. Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira, 1982-. "Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações : uma experiência de ensino". Mestrado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2451.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03 Lesson Study adaptation in Portugal: different lenses to analyse outcomes XV Summer Workshop in Mathematics
(Brasília, Brasil)
2023/02/14 Estudos de aula em Portugal Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study
Adriana Richit
2021/05 Lesson study na formação inicial de professores de Matemática: em foco a Iniciação à Prática Profissional e o Estágio Curricular Supervisionado Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática
(Brasil)
2021/02 O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática Ciclo de Conferências do ISPA – Instituto Universitário
(Portugal)
2020/02/05 Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups ICMI Study 25
INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICAL INSTRUCTION (Lisboa, Portugal)
2019/07/11 O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática em Portugal e no Brasil. [Lesson Study as a professional development process of mathematics teachers in Portugal and Brazil.] ProfMat 2019
APM (Castelo Branco, Portugal)
2018/11 Investigando a aula de Matemática: o contributo do estudo de aula (Painel plenário) [Investigating the Mathematics lesson: The Contribution of the Lesson Study (Plenary Panel)] Encontro em Investigação em Educação Matemática
(Coimbra, Portugal)
2016 Tasks, communication and mathematical reasoning: teachers’ professional learning in lesson studies 8th YERME Summer School
(Podebrady, República Checa)
2015 Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática [Lesson Studies as a Math Teacher Professional Development Strategy] CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
2015 Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by an exploratory task ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Mathematical discussions as a challenge to teachers’ professional practice ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Promoting the development of Mathematics reasoning: Teachers’ perspectives in a Lesson Study. ECER
(Budapeste)
2014 Lesson study as a professional development framework. (Studies in Mathematics teachers and teaching) ECER
(Porto, Portugal)
2014 Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola (Conferência com discussão) [Lesson Studies: A Context of Professional Development at School (Conference with Discussion)] ProfMat 2014
(Braga, Portugal)
2013 Developing students’ reasoning with rational numbers in comparing and ordering tasks. EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction Conference
(Munique, Alemanha)
2013 Práticas matemáticas promotoras de capacidades transversais nas atuais orientações curriculares [Mathematical practices that promote transversal skills in current curricular orientations] ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
2013 Projeto práticas profissionais dos professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers Project] ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
2012 Addition and subtraction of rational numbers: A teaching experiment with grade 5 students 6th YERME Summer School
(Faro, Portugal)
2012 Abordagens exploratórias como eixo central da mudança curricular em Matemática [Exploratory approaches as a central axis of mathematical curriculum change] XIX Colóquio da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - Atual Conhecimento profissional de futuros professores de matemática da educação básica do Brasil: experiências no estágio supervisionado no contexto do estudo de aula
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - Atual Desenvolvimento profissional de professores de aula de professores de Matemática do ensino superior do Brasil e de Portugal
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - Atual O desenvolvimento de conhecimento matemático e didático de futuros professores dos primeiros anos através do estudo de aula
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - Atual O raciocínio matemático e o uso da linguagem algébrica com compreensão no 8º ano
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - Atual O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores de matemática dos primeiros anos no estudo de aula
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2024 Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio supervisionado
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2024 Integrar o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2024 Aprendizagens profissionais dos futuros professores de matemática: uma experiência com estudo de aula.
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2024 O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/09 - 2023/11 Promoção da oralidade na aula de Língua Inglesa através do estudo de aula: Desenvolvimento profissional de professores.
Coorientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 - 2023 Contribuição do estudo de aula para o conhecimento e prática de professores de Cálculo Diferencial e Integral
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/09 - 2020/07/21 O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico Assíntotas ao gráfico de uma função
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2015/12/10 "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in the 3rd grade.]"
Orientador de Ricardo Jorge Costa de Vilhena
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/06 VII Encontro de Professores APM-IE –Desenvolvimento profissional e inovação curricular em matemática (2023/04/22)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2021/10 - 2022/09 MELSE III – Mathematics Education Lesson Study in Europe (2022/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/09 - 2022/06 VI Encontro de Professores APM-IE – Raciocínio matemático e representações (2022/05/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/09 - 2021/06 V Encontro de Professores APM-IE – Gestão curricular em Matemática (2021/05/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/03 - 2020/02 ICMI Study 25 on Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups. (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/10 - 2019/05 IV Encontro de Professores APM-IE - Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspectivas e práticas [APM-IE Teachers conference - Essential Mathematics Learning: Perspectives and Practices] (2019/05/11 - 2019/05/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/01 - 2016/07 VII FJI – Fórum Jovens Investigadores (2016/07/07 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/10 - 2016/05 Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning] Encontro Tarefas para o Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/01 - 2015/07 VI FJI – Fórum Jovens Investigadores (2015/07/07 - 2015/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/01 - 2014/07 V FJI – Fórum Jovens Investigadores (2014/07/01 - 2014/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/11 - 2019/07/11 Dinamização de Oficina de Investigação sobre a Prática no ProfMat 2019. [Dynamization of Research Workshop on Practice in ProfMat 2019 conference].
Encontro
ProfMat
2017/04 - 2017/04 Números racionais: Desafios para ensinar, desafios para aprender [Rational numbers: Challenges to teach, challenges to learn]
Mesa-redonda
ProfMat 2017
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/11 - 2016/11 Tasks for the development of mathematical reasoning (Practical session).
Conferência
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/10/10 - 2016/10/10 Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen with specialists from Elementary School attached to University of Tsukuba.
Oficina (workshop)
Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen
Department of Science Education, University of Copenhagen, Dinamarca
2016/08/13 - 2016/08/20 YESS8 Eight YERME Summer School
Conferência
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2016/06/20 - 2016/06/27 Lesson Study Immersion Program 2016, IMPULS Project, Tokyo, Japan
Oficina (workshop)
Lesson Study Immersion Program 2016
Mathematics Education Department of Tokyo Gakugei University, Japão
2016/01/18 - 2016/03/27 Research visit at the International Centre for Classroom Research (ICCR) following the international project Learning from Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics lessons.
Outro
Further education at ICCR
Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne, Austrália
2013/11/05 - 2013/11/08 Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season school focus on Design Based Research (by EERA))
Oficina (workshop)
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy
Universidad de Jaén, Espanha

EERA - European Educational Research Association, Alemanha

SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos
2013/07/12 - 2013/07/12 Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012/05/14 - 2012/05/14 Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012/02/03 - 2012/02/05 2012 ECO-ESCOLAS, educação para a sustentabilidade no âmbito da agenda 21. [2012 ECO-SCHOOLS, education for sustainability under the 21 agenda.]
Oficina (workshop)
Encontro ECO-ESCOLAS 2012
Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Portugal
2012/02/02 - 2012/02/04 Group Coordination – O desenvolvimento curricular na educação básica [Curriculum development in elementary and middle school]
Conferência
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem da noção, comparação e ordenação de números racionais (Sessão Prática) [Exploratory approach with multiple representations in the learning of notion, comparison and ordering of rational numbers (Pratical session)]
Conferência
ProfMat 2011
2009/09 - 2010/07 Teacher education program using action-research.
Oficina (workshop)
Melhoria das Aprendizagens e Educação para a Cidadania
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010/05 - 2010/06 Workshop on the use of interactive whiteboards in Basic Education
Oficina (workshop)
A utilização dos quadros interativos Multimédia (QIM) no contexto de aprendizagem
CFAE Ordem de Santiago, Portugal
2005/10/17 - 2006/03/20 Teacher education program on using manipulatives for teaching mathematics
Oficina (workshop)
Inovação em início de carreira – Materiais para o ensino da Matemática: Produzir, experimentar e reflectir
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/19 Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de física no contexto do estudo de aula
Vogal
Mauri Luís Tomkelski (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/02/08 O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula
Orientador
Paula Cristina Marques Gomes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/12/12 O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática
Vogal
Nicole Gaspar Duarte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/11/21 Pensamento algébrico nos anos iniciais: desvelar as aprendizagens profissionais de professores
Vogal
Miriam Criez Nobrega Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/11/16 Prática profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil em educação estatística, num contexto de trabalho colaborativo
Vogal
Flávia Batista Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/11/12 Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Vogal
Cília Cardoso Rodrigues da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/09/26 Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
Vogal
Sofia Isabel Andrade Graça (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/09/08 Estudo de aula de Matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de Matemática
Vogal
Crhistiane da Fonseca Souza (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2021/06/21 A orquestração instrumental na elaboração de uma tarefa matemática: Conhecimento e práticas profissionais do professor
Vogal
Maria Solange da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/01/20 Conhecimento didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos Números Racionais
Vogal
Nadia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/04/29 Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Arguente principal
Gonçalo Teixeira da Silva Cordeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/01/10 Diferenciar em Matemática: As Potencialidades das Tarefas Paralelas no Desenvolvimento do Cálculo Mental. [Differentiate in Mathematics: The Potentialities of Parallel Tasks in the Development of Mental Calculus.]
Presidente do júri
Catarina Sofia Fernandes Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12/10 "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in the 3rd grade.]"
Orientador
Ricardo Jorge Costa de Vilhena (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10 - 2023/10 Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM) 2023 Aveiro
2023/06 - 2023/07 World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference 2023 Zwolle
2023/05 - 2023/06 XXXIII Seminário de Investigação em Educação MAtemática Barcelos
2023 - 2023 e Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13) Hungria
2018/11/17 - 2018/11/18 Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] Coimbra
2015/10/24 - 2015/10/25 Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] Braga
2014/04/09 - 2014/04/10 XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática Braga

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - Atual International Electronic Journal of Mathematics Education Modestum
2024/01 - Atual Bolema: Boletim de Educação Matemática Universidade Estadual Paulista
2023/11 - Atual PNA Universidade de Granada
2023/05 - Atual International Journal of Educational Research Open Elsevier
2023/04 - Atual Medi@ções Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2023/03 - Atual Journal of Mathematics Teacher Education Springer
2021/12 - Atual Revista Portuguesa de Educação
2021/12 - Atual Zetetike: Revista de Educação Matemática
2021/05 - Atual Revista Paradigma Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay)
2020/07 - Atual International Journal for Lesson and Learning Studies Emerald Insight
2019/01 - Atual Quadrante
2018/09 - Atual Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Initiation to Professional Practice IV Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/02 - Atual Mathematics, Culture, and Reality Elementary School Teaching (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - Atual Initiation to Professional Practice III Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Qualitative Data Analysis Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Initiation to Professional Practice II Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Thematic Seminar Mathematics Education (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/02 - Atual Development of the key competencies for the 21st century. Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/09 - Atual Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/09 - Atual Research methodologies. Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/09 - Atual Fundamentals of Mathematics Education. Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/02 - Atual NVivo as a qualitative analysis tool. Education (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/02 - Atual Didactics of Numbers and Algebra Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/01 - Atual Numbers and algebra in Elementary School. Teacher education programme for in-service teachers (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/07 Mathematics teaching based on student activity Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/02 Research and Project Seminar Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/03 Lesson study: theory and practice. Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/05 - 2016/05 Tasks for Teaching Mathematics. Teacher education programme for in-service teachers (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/10 - 2014/06 Numbers and Algebra in Elementary school with Lesson Study Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/10 - 2014/06 Learning and Understanding Mathematics in Elementary School. Teacher education programme for in-service teachers Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2008/04/21 - 2013/08/31 Mathematics and Natural Sciences in grades 5 and 6. (Ensino básico 2º ciclo)
2006/05/02 - 2006/06/23 ICT project developed with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. (Ensino básico 1º ciclo)
2006/04/03 - 2006/06/23 CBTIC - ICT project developer with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. (Ensino básico 1º ciclo)
2005/03/07 - 2005/05/27 Mathematics and Natural Sciences to grade 6 (as trainee teacher). (Ensino básico 2º ciclo)
2004/03/08 - 2004/05/21 Mathematics and Natural Sciences to grade 5 (as trainee teacher). (Ensino básico 2º ciclo)
2003/01/15 - 2003/03/31 Elementary school - grade 4 (as trainee teacher). (Ensino básico 1º ciclo)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual WALS (World Association of Lesson Studies)
2009/03 - Atual Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association]
2009 - Atual SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education]

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/01 - Atual Portugal's representative at WALS (World Association of Lesson Studies) council Members
Membro
2009/09/01 - 2013/08/31 School coordinator of the Eco-Escolas project.
Coordenador
2009/09/01 - 2013/08/31 School coordinator of the SuperTmatik Championship school stage project.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/04/17 - 2020/04/17 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de Souza. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/24 - 2019/10/24 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Madalena Garreth Albino Hungulo. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/21 - 2019/10/21 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Paula Cristina Marques Gomes. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/14 - 2019/10/14 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Thuysa Schlichting de Souza. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal