???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
Data de nascimento
1982/06/17
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Quaresma, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
0414-A3E4-8BA3
ORCID iD
0000-0002-0861-6016
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=xPMvxFkAAAAJ
Researcher Id
AAT-5779-2020
Scopus Author Id
56471538400

Endereços de correio eletrónico

  • mq@campus.ul.pt (Profissional)
  • maquaresma@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

  • http://www.ie.ulisboa.pt/docente/marisa-quaresma (Profissional)
  • https://www.researchgate.net/profile/Marisa_Quaresma (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2012/09/17 - 2018/12/12
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and Honors
2013/11
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Educations (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
18
2010/12/14
Concluído
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações: uma experiência de ensino. [Ordering and comparison of rational numbers in different representations: a teaching experient]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores (Excellent)
2005
Concluído
Degree in Mathematics and Science Teaching (grades 1-6) (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/01/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2021/01 - 2021/12 Investigador (Investigação) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/10/03 - 2020/02 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/09/17 - 2019/07/17 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2020/09/04 - 2021/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2020/02 - 2020/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/09/01 - 2019/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/10/12 - 2014/08/31 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica José Saramago, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Guadalupe, Portugal
2008/04/21 - 2008/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) E B 2,3 de Cruz de Pau – Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Portugal
2006/05/02 - 2006/06/23 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento Vertical de Escolas Padre Abílio Mendes - Escola N.º 6 do Barreiro., Portugal
2006/04/03 - 2006/06/23 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/03/07 - 2005/05/27 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal
2004/03/08 - 2004/05/21 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal, Portugal
2003/01/15 - 2003/03/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica do 1º Ciclo N.º3 de Setúbal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/05/29 - 2008/07/31 Pedagogical Director Mathnasium – Ginásio de Matemática do Barreiro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2018/08 "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]"
SFRH/BD/97702/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2027/06 Teachers’ and facilitators’ learning on Lesson Study in the Portuguese context
2020.02874.CEECIND
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2022 REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores. [Mathematical Reasoning and Teacher Education]
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012 - 2014 P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers]
FCT PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Quaresma, Marisa. "Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups". Trabalho apresentado em ICMI Study 25, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teachers’ Collaboration in a Mathematics Lesson Study.". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education CERME11, Utrech, 2019.
    Publicado
  3. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática". Trabalho apresentado em EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de matemática num estudo de aula na elaboração e análise de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "A adaptação dos estudos de aula ao contexto português". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  6. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study and curriculum development". Trabalho apresentado em II European Conference on Crriculum Studies, 2015.
    Publicado
  7. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Representações matemáticas e ações do professor no decorrer de uma discussão matemática". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Bragança, 2015.
    Publicado
  8. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação e processos de raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado
  9. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teaching actions conducting mathematical whole class discussions". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME 9), Praga, 2015.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Conducting mathematical discussions as a feature of teachers’ professional practice". Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME9), Praga, 2015.
    Publicado
  11. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Teachers’ involvement and learning in a lesson study". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving, 2014.
    Publicado • 10.13140/2.1.2272.9285
  12. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Promover o desenvolvimento do raciocínio matemático: perspetivas de professoras num estudo de aula". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  13. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  14. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Morais, Cristina; Cerca, Raquel; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  17. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A model to study teacher professional practice". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), Kiel, 2013.
    Publicado
  18. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana; Quaresma, Marisa. "Designing and using exploratory tasks". Trabalho apresentado em ICMI Study 22, Oxford, 2013.
    Publicado
  19. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Representações e raciocínio matemático nos números racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2013.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  21. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  22. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Formal and informal reasoning processes in comparing and ordering rational numbers". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A construção das partes e a reconstrução da unidade na compreensão dos números racionais". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Publicado
  24. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "A aprendizagem da comparação e ordenação de números racionais através de uma abordagem exploratória". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), Póvoa do Varzim, 2011.
    Publicado
  25. Ponte, João Pedro da; Costa, Maria João; Quaresma, Marisa. "Conhecimento dos alunos sobre percentagens antes do ensino formal". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Aveiro, 2010.
    Publicado
  26. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Costa, Maria João. "Comunicação e representações na aprendizagem dos números racionais no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Encontro de investigação em educação matemática, Costa de Caparica, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. Autor correspondente: Ponte, João Pedro da. "Teachers’ learning in lesson study: insights provided by a modified version of the interconnected model of teacher professional growth". ZDM Mathematics Education (2022): https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-022-01367-1.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Gomes, Paula; Quaresma, Marisa; da Ponte, João Pedro. "A lesson study with mathematics teachers: Learning about communication in the classroom". Acta Scientiae 23 5 (2021): 126-152. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6666.
    Publicado
  3. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma. "Aprendizagens Profissionais de Professores Evidenciadas em Pesquisas sobre Estudos de Aula". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a26.
    10.1590/1980-4415v35n70a26
  4. Quaresma, Marisa; da Ponte, João Pedro. "Developing collaborative relationships in lesson study.". PNA 15 2 (2021): 93-107. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/pna.v15i2.16487.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?". Educação Matemática (2020):
    Publicado
  6. Quaresma, M.; Ponte, J. P.. "Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática [Primary Teachers’ Reflection and Collaboration Dynamics in a Mathematics Lesson Study]". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 368-388. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a18.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v33n63a18
  7. Scheller, Morgana; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O formador na condução de sessões de um estudo de aula.". Revista Educere et Educare - dossiê Lesson Study em Matemática 14 32 (2019): http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21792.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers’ professional development". Educational Designer 3 11 (2018): http://www.educationaldesigner.org/ed/volume3/issue11/article45/.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática [Elementary teachers' professional development in interrelation with the context of mathematics teaching practice]". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 20 1 (2017): 71-94. https://doi.org/10.12802/relime.17.2013.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12802/relime.17.2013
  10. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores". Boletim GEPEM 71 2 (2017): 98-113. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4322/gepem.2017.039
  11. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "The challenge of mathematical discussions in teachers’ professional practice.". Didacticae 1 1 (2017): 45-59. http://hdl.handle.net/10451/28790.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1344/did.2017.1.45-59
  12. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática na elaboração de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula.". Quadrante 26 2 (2017): 43-68. http://hdl.handle.net/10451/36479.
    Publicado
  13. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática [Lesson Study as a Professional Development Process of Mathematics Teachers]". Bolema: Boletim de Educação Matemática 30 56 (2016): 868-891. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a01.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/1980-4415v30n56a01
  14. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Zetetike 23 2 (2016): 297. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646540.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v23i44.8646540
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions". Educational Studies in Mathematics 93 1 (2016): 51-66. http://dx.doi.org/10.1007/s10649-016-9681-z.
    Publicado • 10.1007/s10649-016-9681-z
  16. Ponte, João Pedro da; Carvalho, Renata; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas.". Quadrante 25 2 (2016): 77-98. http://hdl.handle.net/10451/28786.
    Publicado
  17. Quaresma, Marisa; Morais, Cristina. "Uma surpreendente viagem ao Japão". Educação Matemática 138 (2016): 17-21.
    Publicado
  18. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor". Revista da Faculdade de Educação (UNEMAT) 23 1 (2015): 131-150. http://hdl.handle.net/10451/22604.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula.". Quadrante 241 2 (2015): 111-134. http://hdl.handle.net/10451/22628.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "É mesmo necessário fazer planos de aula?". Educação Matemática 133 (2015): 26-35.
    Publicado
  21. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Representações e raciocínio dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória.". Revista Uni-Pluri/versidad 14 1 (2014): 102-114. http://hdl.handle.net/10451/22621.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Ações do professor na condução de discussões matemáticas.". Quadrante 22 2 (2013): 55-81. http://hdl.handle.net/10451/22627.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. "Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula.". Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 9 18 (2013): 05-22. http://hdl.handle.net/10451/28782.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "O papel do contexto nas tarefas matemáticas.". Interacções 8 22 (2012): 196-216. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1542.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor.". Interacções 20 (2012): 37-69. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/485.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática.". Educação Matemática em Foco 1 1 (2012): 9-29. http://hdl.handle.net/10451/28726.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Práticas profissionais dos professores de Matemática.". Avances en Investigación en Educación Matemática 1 1 (2012): 65-86. http://hdl.handle.net/10451/6558.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular". Quadrante 20 1 (2011): 55-81. http://hdl.handle.net/10451/6562.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Challenging students to develop mathematical reasoning.". In Mathematical challenges for all, editado por Rosa Leikin. Springer, 2020.
    Em revisão
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Exploratory mathematics teaching and the development of students’ use of representations and reasoning processes: An illustration with rational numbers.". In Science and mathematics education for 21st century citizens: challenges and ways forwards., editado por Laurinda Leite; Elizabeth Oldham; Ana S. Afonso; Floriano Viseu; Luis Dourado; Helena Martinho. Nova Science Publishers, 2020.
    Em revisão
  3. Ponte, João Pedro da; Wake, Geoffrey; Quaresma, Marisa. "Lesson study as a learning context in mathematics education". In The international handbook of mathematics teacher education: Participants in mathematics teacher education, editado por G. M. Lloyd; O. Chapman, 103-126. Leiden, Países Baixos: Brill/Sense, 2019.
    Publicado
  4. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Fitting Lesson Study to the Portuguese Context". In Mathematics Lesson Study Around the World, editado por M. Quaresma; C. Winsløw; S. Clivaz; J. P. Ponte; N. Shuilleabhain; A. Takahashi, 87-103. Países Baixos: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-75696-7_5
  5. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". In Formação de professores no Brasil e em Portugal: pesquisas, debates e práticas., editado por Adriana Loss; Ana Paula Caetano; João Pedro da Ponte, 227-249. Portugal: Appris, 2015.
    Publicado
  6. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa. "Exploratory Activity in the Mathematics Classroom". In Transforming Mathematics Instruction, editado por Y. Li; E. Silver; S. Li, 103-125. Países Baixos: Springer International Publishing, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-04993-9_7
  7. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 261-279. Portugal, 2014.
    Publicado
  8. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel. "Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 361-375. Portugal, 2014.
    Publicado
  9. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional.". In Práticas profissionais dos professores de Matemática., editado por João Pedro da Ponte, 409-425. Portugal, 2014.
    Publicado
  10. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Baptista, Mónica; Mata-Pereira, Joana. "Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional.". In A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina matemática., editado por J. Sousa; I. Cevallos, 61-82. Brasil: Editora CRV, 2014.
    Publicado
  11. Ponte, João Pedro da; Nunes, Cláudia; Quaresma, Marisa. "Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem.". In Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes., editado por A. C. Silva; M. Carvalho; R. G. Rêgo, 49-74. Brasil: UFMT, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Quaresma, M., Winsløw C., Clivaz S., Ponte J., Ní Shúilleabháin A., & Takahashi A. (Orgs.).. Mathematics Lesson Study Around the World. Springer International Publishing. 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-75696-7 • Editor
Poster em conferência
  1. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Lesson study as a professional development framework to support an exploratory approach". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Society for Research in Mathematics Education (CERME 9), 2015.
  2. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Leaning rational numbers: An exploratory approach". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2011.
Resumo em conferência
  1. Quaresma, M.; Ponte, J. P.. "Collaboration as a key feature of the lesson study as a professional development process". Trabalho apresentado em Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Winter Conference 2019, Braga, 2019.
    Publicado
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Scheller, Morgana. "The Role of the Teacher Educator during Lesson Study Sessions". Trabalho apresentado em World Association of Lesson Studies (WALS) International Conference, Amesterdão, 2019.
  3. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Abordagem exploratória em estudos de aula em Matemática.". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Quaresma, Marisa; Winsløw, Carl. "Lesson/Learning Studies and Mathematics Education". Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2017.
    Publicado
  5. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as professional development process in mathematics for elementary teachers in Portugal". Trabalho apresentado em WALS conference 2016, Exeter, 2016.
    Publicado
  6. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em VII Fórum Jovens Investigadores, 2016.
    Publicado
  7. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em VI Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2015.
    Publicado
  8. Quaresma, Marisa. "Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em V Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2014.
    Publicado
  9. Quaresma, Marisa. "Processos de raciocínio na ordenação e adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IV Fórum Jovens Investigadores, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Quaresma, Marisa. "O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: Duas Experiências no Ensino Básico. [Lesson study as a professional development process for mathematics teachers: Two experiments in elementary school]". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. https://renates2.dgeec.mec.pt/ppsqdet.asp.
  2. Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira, 1982-. "Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações : uma experiência de ensino". Mestrado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2451.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/02/05 Developing Collaborative Relationships in Lesson Study Groups ICMI Study 25
INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICAL INSTRUCTION (Lisboa, Portugal)
2019/07/11 O Estudo de Aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática em Portugal e no Brasil. [Lesson Study as a professional development process of mathematics teachers in Portugal and Brazil.] ProfMat 2019
APM (Castelo Branco, Portugal)
2018/11 Investigando a aula de Matemática: o contributo do estudo de aula (Painel plenário) [Investigating the Mathematics lesson: The Contribution of the Lesson Study (Plenary Panel)] Encontro em Investigação em Educação Matemática
(Coimbra, Portugal)
2016 Tasks, communication and mathematical reasoning: teachers’ professional learning in lesson studies 8th YERME Summer School
(Podebrady, República Checa)
2015 Estudos de aula como estratégia de desenvolvimento profissional do professor de matemática [Lesson Studies as a Math Teacher Professional Development Strategy] CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
2015 Reflecting on teaching decimal numbers: studying teacher learning in Portugal ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Teacher´s actions in a whole class mathematical discussion triggered by an exploratory task ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Mathematical discussions as a challenge to teachers’ professional practice ECER
(Budapeste, Hungria)
2015 Promoting the development of Mathematics reasoning: Teachers’ perspectives in a Lesson Study. ECER
(Budapeste)
2014 Lesson study as a professional development framework. (Studies in Mathematics teachers and teaching) ECER
(Porto, Portugal)
2014 Estudos de aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola (Conferência com discussão) [Lesson Studies: A Context of Professional Development at School (Conference with Discussion)] ProfMat 2014
(Braga, Portugal)
2013 Developing students’ reasoning with rational numbers in comparing and ordering tasks. EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction Conference
(Munique, Alemanha)
2013 Práticas matemáticas promotoras de capacidades transversais nas atuais orientações curriculares [Mathematical practices that promote transversal skills in current curricular orientations] ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
2013 Projeto práticas profissionais dos professores de Matemática [Professional Practices of Mathematics Teachers Project] ProfMat 2013
(Albufeira, Portugal)
2012 Addition and subtraction of rational numbers: A teaching experiment with grade 5 students 6th YERME Summer School
(Faro, Portugal)
2012 Abordagens exploratórias como eixo central da mudança curricular em Matemática [Exploratory approaches as a central axis of mathematical curriculum change] XIX Colóquio da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10 - Atual Conhecimento profissional de futuros professores de Matemática da Educação Básica do Brasil: Experiências no estágio supervisionado no contexto do estudo de aula
Orientador
Doutoramento em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/03 - Atual O desenvolvimento de conhecimento matemático e didático na formação inicial de professores os primeiros anos através do estudo de aula
Orientador
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula. [The knowledge and teaching practice of secondary school mathematics teachers participating in lesson studies.]
Orientador
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Aprendizagens Profissionais dos Futuros Professores de Matemática: Uma Experiência com Estudo de Aula. [Professional Learning of preservice Mathematics Teachers: A lesson study experience .]
Orientador
Education, specialisation in Mathematics Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/07/21 O raciocínio matemático dos alunos do 11.º ano de escolaridade no tópico Assíntotas ao gráfico de uma função
Orientador
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2015/12/10 "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in the 3rd grade.]"
Orientador de Ricardo Jorge Costa de Vilhena
Education, specialisation in Mathematics Educations (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/03 - 2020/02 ICMI Study 25 on Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups. (2020/02/03 - 2020/02/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/10 - 2019/05 IV Encontro de Professores APM-IE - Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspectivas e práticas [APM-IE Teachers conference - Essential Mathematics Learning: Perspectives and Practices] (2019/05/11 - 2019/05/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/01 - 2016/07 VII FJI – Fórum Jovens Investigadores (2016/07/07 - 2016/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/10 - 2016/05 Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático [Tasks to develop mathematical reasoning] Encontro Tarefas para o Ensino da Matemática [Conference Tasks to Mathematics Teaching] (2016/05/07 - 2016/05/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/01 - 2015/07 VI FJI – Fórum Jovens Investigadores (2015/07/07 - 2015/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/01 - 2014/07 V FJI – Fórum Jovens Investigadores (2014/07/01 - 2014/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/11 - 2019/07/11 Dinamização de Oficina de Investigação sobre a Prática no ProfMat 2019. [Dynamization of Research Workshop on Practice in ProfMat 2019 conference].
Encontro
ProfMat
2017/04 - 2017/04 Números racionais: Desafios para ensinar, desafios para aprender [Rational numbers: Challenges to teach, challenges to learn]
Mesa-redonda
ProfMat 2017
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/11 - 2016/11 Tasks for the development of mathematical reasoning (Practical session).
Conferência
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016/10/10 - 2016/10/10 Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen with specialists from Elementary School attached to University of Tsukuba.
Oficina (workshop)
Worhshop on Lesson Study at Hummeltofteskolen
Department of Science Education, University of Copenhagen, Dinamarca
2016/08/13 - 2016/08/20 YESS8 Eight YERME Summer School
Conferência
YESS8 Eight YERME Summer School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2016/06/20 - 2016/06/27 Lesson Study Immersion Program 2016, IMPULS Project, Tokyo, Japan
Oficina (workshop)
Lesson Study Immersion Program 2016
Mathematics Education Department of Tokyo Gakugei University, Japão
2016/01/18 - 2016/03/27 Research visit at the International Centre for Classroom Research (ICCR) following the international project Learning from Lessons: Studying the construction of teacher knowledge catalysed by purposefully-designed experimental mathematics lessons.
Outro
Further education at ICCR
Melbourne Graduate School of Education, University of Melbourne, Austrália
2013/11/05 - 2013/11/08 Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy (Season school focus on Design Based Research (by EERA))
Oficina (workshop)
Educational Design Research as a Means to Strengthen Relationships between Curriculum Research, Practice and Policy
Universidad de Jaén, Espanha

EERA - European Educational Research Association, Alemanha

SLO - Netherlands Institute for curriculum development, Países Baixos
2013/07/12 - 2013/07/12 Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes [Mathematics for all, Mathematics with all: Conference in memorium of Paulo Abrantes]
Conferência
Matemática para todos, Matemática com todos: Encontro em memória de Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012/05/14 - 2012/05/14 Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Conferência
Tools and teacher learning systems to support productive mathematical discussions (by Magdalene Lampert)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012/02/03 - 2012/02/05 2012 ECO-ESCOLAS, educação para a sustentabilidade no âmbito da agenda 21. [2012 ECO-SCHOOLS, education for sustainability under the 21 agenda.]
Oficina (workshop)
Encontro ECO-ESCOLAS 2012
Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Portugal
2012/02/02 - 2012/02/04 Group Coordination – O desenvolvimento curricular na educação básica [Curriculum development in elementary and middle school]
Conferência
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem da noção, comparação e ordenação de números racionais (Sessão Prática) [Exploratory approach with multiple representations in the learning of notion, comparison and ordering of rational numbers (Pratical session)]
Conferência
ProfMat 2011
2009/09 - 2010/07 Teacher education program using action-research.
Oficina (workshop)
Melhoria das Aprendizagens e Educação para a Cidadania
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010/05 - 2010/06 Workshop on the use of interactive whiteboards in Basic Education
Oficina (workshop)
A utilização dos quadros interativos Multimédia (QIM) no contexto de aprendizagem
CFAE Ordem de Santiago, Portugal
2005/10/17 - 2006/03/20 Teacher education program on using manipulatives for teaching mathematics
Oficina (workshop)
Inovação em início de carreira – Materiais para o ensino da Matemática: Produzir, experimentar e reflectir
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/04/29 Capacidade de Generalização em Sequências Crescentes com Estruturas Pictóricas em Alunos de 4.º ano
Arguente principal
Gonçalo Teixeira da Silva Cordeiro (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/01/10 Diferenciar em Matemática: As Potencialidades das Tarefas Paralelas no Desenvolvimento do Cálculo Mental. [Differentiate in Mathematics: The Potentialities of Parallel Tasks in the Development of Mental Calculus.]
Presidente do júri
Catarina Sofia Fernandes Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12/10 "Adição de números racionais: Uma experiência de ensino no 3.º ano. [Addition of rational numbers: A teaching experiment in the 3rd grade.]"
Orientador
Ricardo Jorge Costa de Vilhena (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/11/17 - 2018/11/18 Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] Coimbra
2015/10/24 - 2015/10/25 Encontro de Investigação em Educação Matemática [Conference of Research in Mathematics Education] Braga
2014/04/09 - 2014/04/10 XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática Braga

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/01 - Atual Quadrante
2018/09 - Atual Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2007-6819) Revista Latinoamericana e Investigacion en Matematica Educativa RELIME

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Initiation to Professional Practice IV Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/02 - Atual Mathematics, Culture, and Reality Elementary School Teaching (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - Atual Initiation to Professional Practice III Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Qualitative Data Analysis Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Initiation to Professional Practice II Mathematics Teaching (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Thematic Seminar Mathematics Education (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/02 - Atual Development of the key competencies for the 21st century. Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/09 - Atual Introduction to Educational Research Education and Training (Licenciatura) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/09 - Atual Research methodologies. Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/09 - Atual Fundamentals of Mathematics Education. Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/02 - Atual NVivo as a qualitative analysis tool. Education (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/02 - Atual Didactics of Numbers and Algebra Education, specialisation in Mathematics Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/01 - Atual Numbers and algebra in Elementary School. Teacher education programme for in-service teachers (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/07 Mathematics teaching based on student activity Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/02 Research and Project Seminar Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/03 Lesson study: theory and practice. Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/05 - 2016/05 Tasks for Teaching Mathematics. Teacher education programme for in-service teachers (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/10 - 2014/06 Numbers and Algebra in Elementary school with Lesson Study Teacher education programme for in-service teachers - Lesson study (Outros) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013/10 - 2014/06 Learning and Understanding Mathematics in Elementary School. Teacher education programme for in-service teachers Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2008/04/21 - 2013/08/31 Mathematics and Natural Sciences in grades 5 and 6. (Ensino básico 2º ciclo)
2006/05/02 - 2006/06/23 ICT project developed with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. (Ensino básico 1º ciclo)
2006/04/03 - 2006/06/23 CBTIC - ICT project developer with 1st, 2nd, 3rd and 4th-grade students. (Ensino básico 1º ciclo)
2005/03/07 - 2005/05/27 Mathematics and Natural Sciences to grade 6 (as trainee teacher). (Ensino básico 2º ciclo)
2004/03/08 - 2004/05/21 Mathematics and Natural Sciences to grade 5 (as trainee teacher). (Ensino básico 2º ciclo)
2003/01/15 - 2003/03/31 Elementary school - grade 4 (as trainee teacher). (Ensino básico 1º ciclo)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/03 - Atual Associação de Professores de Matemática [Mathematics Teachers Association]
2009 - Atual SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática [Portuguese Society of Research in Mathematics Education]

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/09/17 - Atual Support for the research activities carried out in the Unit for Research and Development in Education and Training. Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009/09/01 - 2013/08/31 School coordinator of the Eco-Escolas project.
Coordenador
2009/09/01 - 2013/08/31 School coordinator of the SuperTmatik Championship school stage project.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/04/17 - 2020/04/17 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de Souza. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/24 - 2019/10/24 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Madalena Garreth Albino Hungulo. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/21 - 2019/10/21 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Paula Cristina Marques Gomes. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/10/14 - 2019/10/14 Appreciation of the thesis project that integrates the Doctoral Course of the Doctoral Program in Education, specialization in Mathematics Eductation, Doctoral student Thuysa Schlichting de Souza. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Award Instituto de Educação/ Caixa Geral de Depósitos - Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal