???global.info.a_carregar???
Catarina Oliveira Lucas. Concluiu o(a) Doutoramento em Advanced Mathematical Techniques and Applications em 2015 pelo(a) Universidade de Vigo, Mestrado em Master in Engineering Mathematics em 2007 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Licenciatura em Mathematics (Educational) em 2003 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Trainer: Courses for high-performance entrepreneurs: - Scalability and Replicability (Communication, Synergies and Partnerships). - Business Models: Sustainability, Sources and Financing Mechanisms. no(a) Winning Scientific Management, Leitor no(a) IPAM – Universidade Europeia – Laureate International Universities, Assistente convidado no(a) School of Education, Polytechnic Institute of Porto e Investigador Auxiliar (carreira) no(a) Institute of Public Health of University of Porto (ISPUP). Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros. Participou em 13 evento(s). Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 3 projeto(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Oliveira Lucas

Nomes de citação

  • Lucas, Catarina
  • Lucas, C.
  • Lucas, Catarina Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
001F-D3D7-DAF0
ORCID iD
0000-0002-0645-2169

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Advanced Mathematical Techniques and Applications (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude, with international mention
2007
Concluído
Master in Engineering Mathematics (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelos deformáveis aplicados à segmentação de lesões em imagens dermatológicas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
2003
Concluído
Mathematics (Educational) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1997
Concluído
Scientific-Technological course of Biotechnology (Ensino secundário)
Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/02 - 2020/01/02 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Institute of Public Health of University of Porto (ISPUP), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico Gaia, Portugal
2011/01/05 - 2019/12/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2016/02/22 - 2018/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) School of Education, Polytechnic Institute of Porto, Portugal
2017/09/16 - 2018/03/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) IPAM – Universidade Europeia – Laureate International Universities, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/12 - 2017/11/01 Trainer: Courses for high-performance entrepreneurs: - Scalability and Replicability (Communication, Synergies and Partnerships). - Business Models: Sustainability, Sources and Financing Mechanisms. Winning Scientific Management, Portugal
2002/09/01 - 2012/01/01 Mathematics teacher on basic and secondary education 2 private schools + 10 public schools of Portuguese Ministry of Education, Portugal
2004/09/01 - 2005/05/04 Project technician: - International conferences organization about developing employability, vocational training, creativity and business spirit. Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2015/12/18 Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional
SFRH/ BD/ 77335/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Vigo, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021/12/31 Propuestas para una enseñanza universitaria basada en el paradigma del cuestionamiento del mundo
RTI2018-101153-B-C21
Investigador Pós-doutorado
Universitat Ramon Llull IQS School of Management, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2019 - 2020/04/30 Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision medicine (DOCnet)
NORTE-01-0145-FEDER-000003
Investigador
Institute of Public Health from the University of Porto (ISPUP), Portugal
2016 - 2018/01/01 “Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network Chair”.
Investigador
Concluído
2013 - 2015/01/01 La modelización matemática para la formación del profesorado de secundaria: del algebra al cálculo diferencial
EDU 2012-39312-c03-03
Investigador
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Ministerio de Ciencia e Innovación de España
Concluído
2003 - 2005 DESSOL-Desenvolvimento Local através da Solidariedade
2001/EQUAL/A2/EE/288
Desenvolvimento técnico
Instituto Piaget, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Experiência de avaliação online numa unidade curricular de Matemática no Ensino Politécnico. CNaPPES.21, Livro de atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. 12-16 julho 2021.". Trabalho apresentado em 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  2. Lucas, C.. "Epidemiological Surveillance of Infection in Neonatology over eleven years". Trabalho apresentado em 48th Portuguese Congress of Neonatology, Lisbon, 2019.
    No prelo
  3. Barquero, B.; Florensa, I.; Jessen, B.; Lucas, Catarina; Wozniak, F.. "The external transposition of inquiry in mathematics education: impact on curriculum in different countries.". Trabalho apresentado em Twenty-fourth Icmi Study, Tsukuba, 2018.
    Publicado
  4. Lucas, Catarina; Couto, M.J. "Governmental and non-governmental initiatives to promote Digital Literacy in Spain". Trabalho apresentado em International Media Education Summit, Hong Kong, 2018.
    No prelo
  5. Couto, Maria João; Lucas, Catarina; Brites, Maria José; Pereira, Luís. "DIGITAL LITERACY IN EUROPE: BEST PRACTICES IN SIX COUNTRIES". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2018.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2018.0913
  6. Lucas, Catarina; Pacheco, F.; Mendes, M.; Pinto, M.; Leal, S.. "Introdução à Literacia Financeira no 1.º ciclo do Ensino Básico: Proposta de dinamização de um projeto com crianças do 3.º ano em Portugal". Trabalho apresentado em X Congreso Internacional de Didácticas de las Ciencias, Havana, 2018.
    No prelo
  7. Lucas,C.; Ruiz-Olarría, A.; Gascón, J.. "Esbozo de una praxeología para la enseñanza en torno al cálculo diferencial elemental". Trabalho apresentado em VI congrès international de la TAD, Grenoble, 2018.
    No prelo • 10.15359/epem.6.4
  8. Lucas, C.; Fonseca, C.; Casas, J.M.. "Modelling to analyze multidisciplinary phenomena and connect the mathematics of secondary university: The influenza a epidemic (H1N1)as a social, economic and health concern | La modelización para analizar fenómenos multidisciplinares y conectar las matemáticas de Secundaria - Universidad: La epidemia de gripe A (H1N1) como una preocupación Social, Económica y de Salud". 2017.
    Publicado • 10.23919/CISTI.2017.7975808
  9. Lucas, Catarina. "Reconstrução da unidade curricular Didática da Matemática em B-learning para a Formação de Professores em Portugal". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), Madrid, 2017.
    Publicado
  10. Lucas, Catarina. "Diagnósticos de conhecimentos e possíveis escolhas didáticas frente as dificuldades no ensino de matemática". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências, Salvador, 2016.
    Publicado
  11. Lucas, Catarina. "Modelação matemática na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências, Salvador, 2016.
    Publicado
  12. Lucas, Catarina. "Percurso de Estudo e Pesquisa e a Formação de Professores". Trabalho apresentado em 1.º Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática, Mato Grosso do Sul, 2016.
    Publicado
  13. Lucas, Catarina; Gascón, J.; Fonseca, C.; Casas, J.. "A utilidade do cálculo diferencial/integral na construção e estudo de modelos em contexto escolar". Trabalho apresentado em Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  14. Lucas, Catarina; Farias, L.. "O percurso de estudo e pesquisa no contexto da didática e da teoria antropológica do didático". Trabalho apresentado em II Seminário do NIPEDICMT, Salvador, 2016.
    Publicado
  15. Lucas, Catarina; Gascón, J.; Nicolás, P; Sierra, T.. "Une possible « raison d'être » du calcul différentiel élémentaire dans le domaine de la modélisation fonctionnelle lors du passage de l’enseignement secondaire à l’enseignement supérieur". Trabalho apresentado em 18éme École d’ Été de Didactique des Mathématique, Brest, 2015.
    Publicado
  16. Lucas, Catarina; Fonseca, C.; Gascón, J.. "La modelización funcional y la razón de ser del cálculo diferencial elemental en la enseñanza secundaria". Trabalho apresentado em 4ème Congrès International sur la Théorie Anthropologique du Didactique, Toulouse, 2013.
    Publicado
  17. Lucas, Catarina; Fonseca, C.; Gascón, J.. "La creación de secuencias de enseñanza y aprendizaje en los recorridos de estudio e investigación". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Lucas, C.. "A Matemática é para o menino e para a menina?", Jornal Público, 2016
Artigo em revista
  1. Lucas, C.. "Elaboração, análise e aplicação de um modelo epistemológico de referência para o ensino do conceito de função na Licenciatura em Matemática". Bolema Boletim de Educação Matemática (2021):
    No prelo
  2. Lucas, Catarina. "Esbozo de una praxeología para la enseñanza en torno al cálculo diferencial elemental". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2020):
    Publicado
  3. Lucas, Catarina; Gascón, Josep. "Las tres dimensiones del problema didáctico del cálculo diferencial elemental". Avances de Investigación en Educación Matemática 16 (2019): 40-56. http://dx.doi.org/10.35763/aiem.v0i16.277.
    Publicado • 10.35763/aiem.v0i16.277
  4. Lucas, Catarina; Gascón, Josep; Bon, Cecilio Fonseca; Casas, José. "El problema didáctico del cálculo diferencial elemental como confluencia de tres líneas de investigación desarrolladas en el ámbito de la TAD". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 (2019): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p464-479.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2019v21i4p464-479
  5. Lucas, C.; McDougall, Julian; Brites, Maria-José; Couto, Maria-João; Lucas, Catarina. "Digital literacy, fake news and education / Alfabetización digital, fake news y educación". Cultura y Educación 31 2 (2019): 203-212. http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2019.1603632.
    Publicado • 10.1080/11356405.2019.1603632 • Editor
  6. Lucas, Catarina; Cota, Manuel Pérez; Bon, Cecilio Fonseca; Mirás, José Manuel Casas. "Linking Mathematical Praxeologies With an Epidemic Model". International Journal of Technology and Human Interaction 15 2 (2019): 53-69. http://dx.doi.org/10.4018/ijthi.2019040105.
    Publicado • 10.4018/ijthi.2019040105
  7. Lucas, Catarina O.; Gascón Pérez, Josep; Fonseca Bon, Cecilio. "Razón de ser del cálculo diferencial elemental en la transición entre la enseñanza secundaria y la universitaria". Journal of Research in Mathematics Education 6 3 (2017): 283. http://dx.doi.org/10.17583/redimat.2017.2116.
    Publicado • 10.17583/redimat.2017.2116
  8. Lucas, Catarina. "Ventajas técnicas del GeoGebra en el desarrollo de la modelización funcional y del cálculo diferencial en Secundaria". Sensos-e (2015):
    Publicado
  9. Bon, C.F.; Pérez, J.G.; Lucas, C.O.. "Development of a reference epistemological model around the functional modelling | Desarrollo de un modelo epistemolÓgico de referencia en torno a la modelización funcional". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 17 3 (2014): 289-318. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84919615722&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.12802/relime.13.1732
  10. Lucas, C.; Fonseca, C.; Gascón, J.; Casas, J.. "The institutional didactic phenomenon of rigidity and the atomization of school mathematics organizations | O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares". Bolema - Mathematics Education Bulletin 28 50 (2014): 1327-1347. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920595883&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v28n50a16
  11. Lucas, Catarina. "Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar nos sistemas de ensino de Portugal e da Espanha: análise de um questionário". Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 16 1 (2014): 1-24.
    Publicado
  12. Catarina Lucas; Cecilio Fonseca; Josep Gascón; José Casas. "O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares". Boletim de Educação Matemática (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291232906017.
Capítulo de livro
  1. Florensa, Ignasi; Lucas, Catarina. "Describing Mathematical Activity: Dynamic and Static Aspects". In Advances in the Anthropological Theory of the Didactic, 343-352. Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-76791-4_27
  2. Lucas, Catarina; Fonseca, Cecilio; Gascón, Josep; Schneider, Maggy. "The phenomenotechnical potential of reference epistemological models". In Working with the Anthropological Theory of the Didactic in Mathematics Education, editado por Bosch, Marianna; Chevallard, Yves; García, F.J.; Monaghan, J., 77-98. London, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado • 10.4324/9780429198168-6
  3. Lucas, Catarina; Fonseca, C.; Gascón, J.; Casas, J.M.. "Incompletude da matemática escolar no ensino secundário de Portugal e Espanha". In A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e Fundamentos, editado por S. Almouloud; L. Farias; A. Henrique. Brasil: CRV, 2018.
    Publicado
  4. Fonseca, C.; Lucas, Catarina; Casas, J.. "Los recorridos de estudio e investigación en la construcción de buenas prácticas docentes". In Investigación y práctica en la educación superior / Investigación e práctica na educación superior, editado por P. Membiela; N. Casado; M.I. Cebreiros; M. Vidal. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2018.
    Publicado
  5. Lucas, Catarina; Couto, M. J.; Perea, M.. "Digital literacy and education: Spain". 2017.
    Publicado
  6. Lucas, Catarina; Gascón, J.. "El paso del cálculo diferencial elemental al avanzado: un recorrido de estudio e investigación en el ámbito de la microbiología". In Investigaciones en el contexto universitario actual / Investigacións no contexto universitario actual, editado por P. Membiela; N. Casado; Cebreiros, M. I.. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2014.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Lucas, C.. "Digital Literacy, Fake News and Education". Cultura y Educación 31 2 (2019):
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Lucas, Catarina; Gascón, J.; Fonseca, C.. "A didactic problem around the elementary differential calculus and functional modelling". Trabalho apresentado em Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Prague, 2015.
Relatório
  1. Lucas, C.. 2020. Report from Portugal: European Women in Mathematics 2020.
  2. Lucas, Catarina. 2015. Report from Portugal. European Women in Mathematics newsletter. http://www.europeanwomeninmaths.org/resources/newsletters/617/newsletter-no-26-2015.
Tese / Dissertação
  1. Lucas, Catarina. "Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional". Doutoramento, Universidade de Vigo, 2015. http://www.atd-tad.org/documentos/una-posible-razon-de-ser-del-calculo-diferencial-elemental-en-el-ambito-de-la-modelizacion-funcional/.
  2. Lucas, Catarina. "Modelos deformáveis aplicados à segmentação de lesões em imagens dermatológicas". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2007. PORBASE -Biblioteca Nacional de Portugal.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/02/02 - Atual Co-orientadora de Mestrado de Lorena Sisi, Universidad Nacional del Comahue, Neuquén, Argentina.
Coorientador
Universidad Nacional del Comahue, Argentina
2018/01/09 - Atual Co-orientadora de Pós-Doutoramento de Vera Machado no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).
Orientador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2020/09/01 - 2022/01/01 Orientação de estância de investigação de Kristina Markulin em colaboração com Marianna Bosch e numa parceria com o IQS School of Management, Universitat Ramon Llull (Barcelona).
Coorientador
Associació de Químics i Enginyers de l'Institut Químic de Sarrià, Espanha
2018 - 2020 Co-orientadora de Doutoramento Sandwich de Rochelande Felipe Rodrigues no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coorientador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/08 - Atual Palestra por convite sobre: Recorridos de Estudio e Investigación co-disciplinares para la enseñanza del Cálculo Diferencial en cursos de Salud
Conferência
Universidad Nacional del Comahue, Argentina
2018/08 - Atual Conferência por convite sobre "¿Cómo romper con el contrato didáctico habitual y provocar el cuestionamiento del mundo? Ejemplo de una propuesta para la enseñanza de la Matemática en la Escuela Secundaria".
Conferência
Facultad de Ciencias Exactas, UNICEN, Argentina
2016/11 - Atual Curso (Oficina) por convite: Percurso de Estudo e Pesquisa e a Formação de Professores
Oficina (workshop)
LaDiMa, 1.º Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática
2016/10 - Atual Palestra em Mesa Redonda por convite: “Diagnósticos de conhecimentos e possíveis escolhas didáticas frente as dificuldades no ensino de matemática”
Mesa-redonda
II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências
2016/10 - Atual Atelier por convite: Modelação matemática na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior
Oficina (workshop)
2015/09 - Atual The 17th EWM General Meeting INdAM Meeting of European Women in Mathematics
2015/06 - Atual Conferência plenária: Um modelo epistemológico de referência como resposta a um problema didático
Conferência
2015/06 - Atual Videoconferência plenária por convite: Algumas noções da Teoria Antropológica do Didático. Análise da relação entre o ensino do cálculo e o uso da modelagem funcional no ensino secundário português.
Conferência
Instituto Anísio Teixeira, Brasil
2015/06 - Atual Conferencia plenária: Construção de um modelo epistemológico de referência que articula o cálculo diferencial elementar e a modelagem funcional. Desenho, experimentação e avaliação de percursos de estudo e investigação.
Conferência
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2015/06 - Atual Conferencia plenária por convite: Esboço de um modelo epistemológico de referência e formulação do problema didático. Razão de ser «oficial» do cálculo diferencial elementar
Conferência
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2015/06 - Atual Conferencia plenária por convite: A teoria antropológica do didático. As condições que incidem sobre o desenvolvimento da modelagem matemática na transição do ensino Secundário/Médio para o ensino Universitário
Conferência
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2015 - Atual Vídeoconferência: O percurso de estudo e pesquisa no contexto da didática e da teoria antropológica do didático
Conferência
2014/01 - Atual Seminário: Una caracterización del modelo epistemológico dominante en torno a la modelización funcional y el cálculo diferencial en la enseñanza secundaria portuguesa.
Seminário
XI Seminario de investigación TAD de Barcelona
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/08 Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função: Analisando o Processo de Ensino e Aprendizagem e as Influências na Formação do Professor de Matemática
Arguente principal
Rochelande Felipe Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2019/08 Integração de noções didáticas nas praxeologias matemáticas no estudo da noção de função quadrática
Arguente principal
Edmo Fernandes Carvalho (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2018/08 Diseño, implementación y análisis de un Recorrido de Estudio e Investigación co-disciplinar en matemática y física en la Escuela Secundaria
Arguente principal
María Paz Gazzola (Doutoramento)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina
2018 Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao ensino médio
Arguente principal
Alexandre de Souza Barros (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016 ... no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar/Ensino do 1.º CEB/Ensino do 1.º e 2.º CEB
Arguente principal
Ana Soraia Castro Serôdio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - Atual CISTI
2015 - Atual Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
2013 - Atual Congressos Internacionais da TAD
2011 - Atual Seminários de Investigação em Educação Matemática

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Educación Matemática (2448-7821) Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C.
2019 - Atual Caminhos em Educação Matemática
2018 - Atual Cultura y Educación (1578-4118) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual International Journal of Technology and Human Interaction (1548-3916) IGI Global
2017 - Atual Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (1983-3156) Portal de Revistas PUC SP
2016 - Atual Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas (2174-6486) Universitat Autonoma de Barcelona
2016 - Atual Educación Editora

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/09/01 - Atual Member of the Scientific-Technical Council of ISPGAYA
Membro
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020 - Atual Membro da Comissão de Creditação do curso licenciatura em Gestão do ISPGAYA.
Membro
Instituto Superior Politécnico Gaia, Portugal
2018/06/01 - Atual Member of the Scientific Council of CEOS.PP.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/06/01 - 2019/08/01 Intensive Research Program: - Invited to conduct an Advanced Course: "Research in Didactics at University Level". - To participate as speaker and workshopper. Centre de Recerca Matematica, Espanha

Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2016/06 “A Matemática é para o menino e para a menina?” Jornal Público

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da Comissão Científica do ISPUP
Membro
Institute of Public Health from the University of Porto (ISPUP), Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão Científica do Intensive Research Programme (IRP) com o título: Advances in the anthropological theory of the didactic and their consequences in curricula and in Teacher Education
Membro
Centre de Recerca Matematica, Espanha
2018 - Atual Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro de Mulheres Matemáticas
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão Científica da CISTI’2018
Membro
2017 - Atual Membro da Comissão Científica da CISTI’2017
Membro
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências
Membro
Instituto Anísio Teixeira, Brasil
Distinções

Outra distinção

2016 Extraordinary Prize of Doctorate
Universidade de Vigo, Espanha
2016 Grant to distinguish excellent PhD students