???global.info.a_carregar???
JOÃO ANTÓNIO MADEIRAS PEREIRA. Concluiu o(a) Título de Agregado em Engenharia Informática e de Computadores em 2018/06/05 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Doutoramento em Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1996/12/06 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Mestrado em Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores em 1989/01/01 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1984 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. É Professor Associado com Agregação no(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Coordenador da Área Científica "Graphics and Interaction" no(a) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID). Publicou mais de 120 artigos científicos em revistas internacionais da especialidade (23), em capítulos de livros (7), autor de livros (1), editor/co-editor de livros e actas de conferência científicas internacionais (7), editor de edições especiais de revistas científicas (2), em conferências internacionais (77 dos quais 14 são publicações em arquivo), revistas nacionais (5) e em actas de conferência nacionais (38). O impacto das publicações está patente na página Google Scholar, que lista mais de 1400 citações (h-index: 14) em Novembro de 2020. Na vertente de orientação científica, João Madeiras Pereira supervisionou cerca de uma centena de alunos, destacando-se 3 orientações e 4 coorientações de teses de Doutoramento, 48 teses de Mestrado (4 em pré-Bolonha), 31 Trabalhos Finais de Curso de Licenciatura (pré-Bolonha) e 21 bolsas de investigação no âmbito de projetos científicos internacionais e nacionais. Coordenou, como responsável pela equipa de investigação do INESC-ID, 12 projetos científicos financiados quer pela União Europeia (8), quer pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (4). Foi Investigador Principal em 3 projetos da FCT. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Computação Gráfica interactiva ; Iluminação global, Visualização gráfica para Jogos e Simulação, Volumes de dados 3D; Jogos Sérios, Patrimonio Cultural; Educação ambiental.
Identification

Personal identification

Full name
JOÃO ANTÓNIO MADEIRAS PEREIRA

Citation names

  • PEREIRA, JOÃO
  • João Pereira
  • João Madeiras Pereira

Author identifiers

Ciência ID
FC1E-BBF7-D753
ORCID iD
0000-0002-8120-7649
Education
Degree Classification
2018/06/05
Concluded
Habilitation in Computer Science and Engineering (Título de Agregado)
Major in Computer Graphics
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Approved by Unanimity
1996/12
Concluded
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Cinerealismo em Arquitecturas Paralelas de Uso Geral" (THESIS/DISSERTATION)
Louvor e Distinção (Magna Cum Laude)
1989/01/01
Concluded
MsC in in Electrical and Computer Engineering (Mestrado)
Major in Digital Electronics
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Simulação e Projecto de Sistemas em ECL: um Sistema de Transmissão de Vídeo" (THESIS/DISSERTATION)
Very Good (unanimity)
1984
Concluded
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
15 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1996 - 2009 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2006 - 2007 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2000 - 2005 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
1998 - 2000/12/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
1989 - 1996 Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
1984 - 1989 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Coordinator of "Graphics and Interaction" Research Group Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2013 Coordinator of Master´s Program in Computer Science and Engineering (Alameda campus) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2002 - 2007 Vice-Presidente na Comissão Executiva do Departamento de Engenharia Informática Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016 - 2018/05/31 IT-MEDEX: Interactive Tablets for Collaborative Scenarios Related to 3D Medical Image Exploration
PTDC/EEI-SII/6038/2014
Researcher
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2016 A-MOP: Algorithms for Macro-Molecular Pocket Detection
UTAP-EXPL/QEQ-COM/0019/2014
Researcher
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2014/09/30 GaLA - Game and Learning Alliance
FP7-ICT-2009-5/Project number 258169
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Community Research and Development Information Seventh Framework Programme Research and Innovation Security
2009 - 2012/11/30 TARGET-Transformative, Adaptive, Responsive and enGaging EnvironmenT
FP7-ICT-2007.4.3 (number 231717)
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Community Research and Development Information Seventh Framework Programme Research and Innovation Security
2008 - 2011/02/28 VIZIR - Visualização Interactiva de Enormes Volumes de Informação 3D em Arquitecturas Paralelas
PTDC/EIA/66655/2006
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008 - 2010/12 MAXIMUS
FP7-2170396
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Community Research and Development Information Seventh Framework Programme Research and Innovation Security
2005 - 2008/03/31 CleanDrive - Simulador Educacional para uma Condução Segura e Ambiental
POCI/AMB/59917/2004
PPCDT/AMB/59917/2004
PPCDT/AMB/59917/2004
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Instituto de Engenharia Mecânica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2007/12/31 TeDance - Uma Visão da Expansão Tecnológica da Dança
POCTI/EAT/61564/2004
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2004 - 2007/12/31 IMPROVE: Improving Display and Rendering Technology for Virtual Environments
FP6-2003-IST-2
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Community research and development Information Sixth Framework Research and Innovation
2006 - 2007/09 SATIN - Sound And Tangible Interfaces for Novel Product Design
FP6-IST-5-034525
Researcher
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Community research and development Information Sixth Framework Research and Innovation
2000 - 2003/12/31 Realising the Potential of Networked Simulations in Europe
RTP11.13
Researcher
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
European Comission
2000 - 2003/12 Realising the Potential of Networked Simulations in Europe
RTP11.13
European Comission
1996 - 1998/11/30 RESOLV (Reconstruction Using Scanned Laser and Video)
ACTS - AC021
Principal investigator
European Comission
1991 - 1993 Síntese de Imagens e Movimento por Computador
PMCT/C/TIT/442/90
Principal investigator
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); João Brisson; António Coelho; Alfredo Ferreira; Mário Rui Gomes. Introdução à Computação Gráfica. Portugal: FCA. 2018.
    Published
Book chapter
  1. Sousa, Maurício; Mendes, Daniel; Medeiros, Daniel; Ferreira, Alfredo; Pereira, João Madeiras; Jorge, Joaquim; Sousa, M.; et al. "Remote Proxemics". 47-73. 2016.
    10.1007/978-3-319-45853-3_4
  2. Ribeiro, Claudia; Antunes, Tiago; Pereira, João; Monteiro, Micaela. "Critical Transport: A Serious Game to Teach the Recommendations for the Transport of Critically Ill Patients". In Gamification: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, 1586-1608. IGI Global, 2015.
    Published • 10.4018/978-1-4666-8200-9.ch080
  3. Sousa, Maurício; Mendes, Daniel; Ferreira, Alfredo; Pereira, João Madeiras; Jorge, Joaquim. "Eery Space: Facilitating Virtual Meetings Through Remote Proxemics". In Human-Computer Interaction – INTERACT 2015, 622-629. Springer International Publishing, 2015.
    Published • 10.1007/978-3-319-22698-9_43
  4. Ribeiro, Claudia; Fernandes, João; Pereira, João. "Didactical Competence Modeller: Dynamic Story Creation for Serious Games". In New Horizons in Web Based Learning, 39-48. Springer Berlin Heidelberg, 2014.
    Published • 10.1007/978-3-662-43454-3_5
  5. Ribeiro, Claudia; Monteiro, Micaela; Pereira, João Madeiras; Antunes, Tiago; Baalsrud Hauge, Jannicke. "Sepsis Fast Track: A Serious Game for Medical Decision Making". In Serious Games Development and Applications, 68-81. Springer International Publishing, 2014.
    Published • 10.1007/978-3-319-11623-5_7
  6. Tomé, Rita Marques; Pereira, João Madeiras; Oliveira, Manuel. "Using Serious Games for Cognitive Disabilities". In Serious Games Development and Applications, 34-47. Springer International Publishing, 2014.
    Published • 10.1007/978-3-319-11623-5_4
  7. Ribeiro, Claudia; Fernandes, João; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Didactical Competence Modeller: Dynamic Story Creation for Serious Games". In New Horizons in Web Based Learning - ICWL 2012, 39-48. Springer Berlin Heidelberg, 2014.
    Published • 10.1007/978-3-662-43454-3_5
  8. Ribeiro, C.; Pereira, J.; Calado, C.; Ferreira, C.. "Challenges of Introducting Serious Games and Virtual Worlds in Educational Curriculum". In Cases on Digital Game-Based Learning, 425-450. United States: IGI Global, 2013.
    Published • 10.4018/978-1-4666-2848-9.ch022
  9. Bruno, L.; Pereira, J.; Jorge, J.. "A new approach to walking in place". In Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 370-387. Springer-Verlag, 2013.
    Published • 10.1007/978-3-642-40477-1_23
  10. Ribeiro, C.; Pereira, J.; Borbinha, J.. "Creating awareness of emergency departments healthcare values using a serious game". In European Conference on Technology Enhanced Learning, 502-507. Springer, 2013.
    Published • 10.1007/978-3-642-40814-4_46
  11. Raposo, F.; Santos, G.; Pereira, J.. "SimClinic - An auxiliary tool for evaluation on clinical case settings". In Serious Games Development and Applications (LNCS), 37-50. Springer, 2013.
    Published • 10.1007/978-3-642-40790-1_4
  12. Ribeiro, Cláudia; Monteiro, Micaela; Corredoura, Sofia; Candeias, Fernanda; Pereira, João. "Games in Higher Education". In New Pedagogical Approaches in Game Enhanced Learning, 228-247. IGI Global, 2013.
    10.4018/978-1-4666-3950-8.ch012
  13. Vidal, Bruno; Pereira, João Madeiras; Santos, Guilherme. "SimBody: An Interactive Simulator". 265-282. 2012.
    10.4018/978-1-4666-1903-6.ch013
  14. Santos, E.; Ribeiro, C.; Fradinho, M.; Pereira, J.. "Digital storytelling for competence development". In New Horizons in Web-Based Learning - ICWL 2010 Workshops, 35-44. Springer Berlin Heidelberg, 2011.
    10.1007/978-3-642-20539-2_5
  15. Fradinho Oliveira, M.; Andersen, B.; Pereira, J.; Seager, W.; Ribeiro, C.. "The use of integrative framework to support the development of competences". In Serious Games Development and Applications - SGDA 2011, 117-128. Springer Berlin Heidelberg, 2011.
    Published • 10.1007/978-3-642-23834-5_11
  16. PEREIRA, JOÃO. "ANICOMDA: ANImation COmposition from a Motion Capture Database". In TeDance – Perspectives on Technologically Expanded Dance. Portugal: FMH - Edições, 2009.
    Published
  17. Santos, Pedro; Stork, André; Gierlinger, Thomas; Pagani, Alain; Araújo, Bruno; Jota, Ricardo; Bruno, Luis; et al. "IMPROVE: Collaborative Design Review in Mobile Mixed Reality". In Virtual Reality (Lecture Notes in Computer Science), 543-553. Springer Berlin Heidelberg, 2007.
    Published • 10.1007/978-3-540-73335-5_59
  18. Santos, Pedro; Stork, André; Gierlinger, Thomas; Pagani, Alain; Araújo, Bruno; Jota, Ricardo; Bruno, Luis; et al. "IMPROVE: Designing Effective Interaction for Virtual and Mixed Reality Environments". In Human-Computer Interaction. Interaction Platforms and Techniques, 689-699. Springer Berlin Heidelberg, 2007.
    Published • 10.1007/978-3-540-73107-8_77
  19. Santos, Pedro; Stork, André; Gierlinger, Thomas; Pagani, Alain; Araújo, Bruno; Jota, Ricardo; Bruno, Luis; et al. "IMPROVE: Advanced Displays and Interaction Techniques for Collaborative Design Review". In Virtual Reality, LNCS, 376-385. Springer Berlin Heidelberg, 2007.
    Published • 10.1007/978-3-540-73335-5_41
  20. Leevers, David; Gil, Pedro; Lopes, Francisco Martinho; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Castro, José; Gomes-Mota, João; Ribeiro, M. Isabel; et al. "An autonomous sensor for 3D reconstruction". In Multimedia Applications, Services and Techniques — ECMAST'98, 13-25. berlin, Germany: Springer Berlin Heidelberg, 1998.
    Published • 10.1007/3-540-64594-2_82
  21. PEREIRA, JOÃO. "Parallel Processing on a Transputer-based Graphics Board". In Advances in Computer Graphics Hardware III, 201-212. Amesterdão: Springer-Verlag, 1990.
    Published
Conference paper
  1. Almeida, Tiago; Pereira, Joao M.; Jorge, Joao. "Evaluation of Antialiasing Techniques on Mobile Devices". Paper presented in 2019 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI), 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955084
  2. Sousa, Nuno; Sena, David; Papadopoulos, Nikolaos; Pereira, João. "Acceleration Data Structures for Ray Tracing on Mobile Devices". Paper presented in GRAPP'19 - 14th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, Praga, 2019.
    10.5220/0007575403320339
  3. Medeiros, Daniel; dos Anjos, Rafael K.; Mendes, Daniel; Pereira, João Madeiras; Raposo, Alberto; Jorge, Joaquim. "Keep my head on my shoulders!". Paper presented in 24th ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology - VRST '18, 2018.
    10.1145/3281505.3281511
  4. Silvestre, Andre; Pereira, Joao; Costa, Vasco. "A Real-Time Terrain Ray-Tracing Engine". Paper presented in 2018 International Conference on Graphics and Interaction (ICGI), 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602735
  5. Sousa, M.; Mendes, D.; Dos Anjos, R.K.; Medeiros, D.; Ferreira, A.; Raposo, A.; Pereira, J.M.; Jorge, J.. "Creepy tracker toolkit for context-aware interfaces". Paper presented in ISS '17 - ACM International Conference on Interactive Surfaces and Spaces, 2017.
    Published • 10.1145/3132272.3134113
  6. T. Reis, Nuno; S. Costa, Vasco; M. Pereira, João. "Coherent Ray-Space Hierarchy Via Ray Hashing and Sorting". Paper presented in GRAPP 2017 - 12th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, Porto, 2017.
    Published • 10.5220/0006098001950202
  7. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Non-homogeneous grids for CPU-GPU ray tracing". Paper presented in 23rd Portuguese Meeting on Computer Graphics and Interaction (EPCGI 2016), Covilhã, 2016.
    Published • 10.1109/EPCGI.2016.7851186
  8. Ribeiro, C.; Kuffner, R.; Fernandes, C.; Pereira, J.. "3D annotation in contemporary dance: Enhancing the creation-tool video annotator". Paper presented in 3rd International Symposium on Movement and Computing - MOCO '16, 2016.
    10.1145/2948910.2948961
  9. Ribeiro, C.; Monteiro, M.; Hauge, J.B.; Pereira, J.; Antunes, T.. "Sepsis Fast Track: A simulation game for Clinical education based on the Sepsis Fast Track protocol". Paper presented in SeGAH’2016, Orlando, 2016.
    Published • 10.1109/SeGAH.2016.7586226
  10. Vasco Costa; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "Efficient Grid Construction on Streaming Architectures". Paper presented in CGI 2015 : Computer Graphics International, Strasbourg, 2015.
  11. Neto, João; Ribeiro, Claudia; Pereira, João; Neto, Maria João. "Virtual Agents and Multi-modality of Interaction in Multimedia Applications for Cultural Heritage - A Case Study". Paper presented in GRAPP 2015 - 10th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, Berlin, 2015.
    10.5220/0005312404460453
  12. Mauricio Sousa; Daniel Mendes; Alfredo Ferreira; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "Eery Proxemics: Proximidade à Distância usando Múltiplas Superfícies". Paper presented in EPCG 2014 - 21º Encontro Português de Computação Gráfica, Leiria, 2014.
    Published
  13. Vasco Costa; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "Ray Reordering Techniques for GPU Ray-Cast Ambient Occlusion". Paper presented in EPCG’14 - 21º Encontro Português de Computação Gráfica, Leiria, 2014.
    Published
  14. Daniel Mendes; Maurício Sousa; PEREIRA, JOÃO; Alfredo Ferreira; Joaquim Armando Pires Jorge. "Enabling Remote Proxemics through Multiple Surfaces". Paper presented in CMIS 2014 - Workshop on Collaboration Meets Interactive Surfaces: Walls, Tables, Tablets and Phones, Dresden, 2014.
    Published
  15. Claudia Ribeiro; Elise Lavoué; Karim Sehaba; PEREIRA, JOÃO; Hauge Jannicke Baalsrud. "Identifying Engagement with Learning in Serious Games". Paper presented in 1st Workshop on Learning Analytics for and in serious games (LASG 2014) in conjunction with the 9th European Conference on Technology Enhanced Learning (EC-TEL 2014), Gratz, 2014.
    Published
  16. Ribeiro, C.; Tiago, J.; Monteiro, M.; Pereira, J.. "SeGTE: A serious game to train and evaluate basic life support". Paper presented in GRAPP 2014 - 9th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, 2014.
    Published
  17. Ribeiro, C.; Antunes, T.; Monteiro, M.; Pereira, J.. "Serious games in formal medical education: An experimental study". Paper presented in VS-GAMES’13 - 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications, 2013.
    Published • 10.1109/VS-GAMES.2013.6624240
  18. Sena, D.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Costa, V.. "Physics-based water interaction and shading: The SiViFlow algorithm". Paper presented in WSCG'2013 - 21st International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, Pilsen, 2013.
    Published
  19. Costa, V.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Joaquim Armando Pires Jorge. "Compressed grids for GPU Ray tracing of large models". Paper presented in WSCG'2013 - 21st International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, Pilsen, 2013.
    Published
  20. Costa, V.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Joaquim Armando Pires Jorge. "Fast compression of meshes for GPU ray-tracing". Paper presented in WSCG'2013 - 21st International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, 2013.
    Published
  21. Claudia Ribeiro; Borbinha, José; Tribolet, José Manuel Nunes Salvador; PEREIRA, JOÃO. "Using Agent-based Simulation to Understand Cooperation in Business Organizational Settings". Paper presented in WSC’12 - Winter Simulation Conference, Berlin, 2012.
    10.5555/2429759.2430234
  22. Vasco Costa; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Joaquim Armando Pires Jorge. "Ray Tracing of Large Models on a Multi-Projection Display". Paper presented in EPCG’12 - 20º Encontro Português de Computação Gráfica, Viana do Castelo, 2012.
    Published
  23. Ribeiro, C.; Borbinha, J.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Tribolet, J.. "A General Process for Developing Business Simulations Games". Paper presented in SIMULTECH 2012 - 2nd International Conference on Simulation and Modeling Methodologies, Roma, 2012.
    Published • 10.5220/0004061001900193
  24. João Fernandes; Cláudia Ribeiro; PEREIRA, JOÃO. "Collaborative Negotiated Deliberation Managing Protocol for Emergent Narrative in Educational Environments". Paper presented in VideoJogos 2011 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Porto, 2011.
    Published
  25. Neto, João N.; Silva, Ricardo; Neto, João P.; Pereira, João Madeiras; Fernandes, João. "Solis'Curse - A Cultural Heritage Game Using Voice Interaction with a Virtual Agent". Paper presented in VS-GAMES 2011 - Third International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications, 2011.
    Published • 10.1109/vs-games.2011.31
  26. Pedro Lopes; Alfredo Ferreira; PEREIRA, JOÃO. "Battle of the DJs: An HCI perspective on Traditional, Virtual, Hybrid and Multitouch DJing". Paper presented in NIME 2011 - 11th International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Oslo, 2011.
    Published
  27. Costa, V.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Compact rectilinear grids for the ray tracing of irregular scenes". Paper presented in WSCG 2011 - 19th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, Pilsen, 2011.
    Published
  28. Lopes, Pedro A.; Ferreira, Alfredo; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Multitouch interactive DJing surface". Paper presented in 7th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology - ACE '10, Taipei, 2010.
    Published • 10.1145/1971630.1971639
  29. Pedro Lopes; PEREIRA, JOÃO; Alfredo Ferreira. "Interação Multi-toque no contexto do DJing". Paper presented in nteracção 2010 - 4ª Conferência Nacional Interacção humano-computador, Aveiro, 2010.
    Published
  30. Luís Carlos Bruno; Bruno Araújo; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Joaquim Armando Pires Jorge. "Locomoção Virtual via Movimento Físico do Utilizador: Controlo de Velocidade do Avatar". Paper presented in Interacção 2010 - 4ª Conferência Nacional Interacção humano-computador, Aveiro, 2010.
    Published
  31. Ricardo Cadete; Nuno Duro; Bruno Araújo; PEREIRA, JOÃO. "iMoted- 3D Virtual Reality Solution for Assembly, Integration and Test of the Space Segment". Paper presented in SESP 2010 – International Workshop on Simulation for European Space Programmes, 2010.
    Published
  32. Figueiredo, M.; Oliveira, J.; Araújo, B.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "An efficient collision detection algorithm for point cloud models". Paper presented in GraphiCon 2010 – 20th International Conference on Computer Graphics and Vision, 2010.
    Published
  33. Ribeiro, C.; Jepp, P.; Pereira, J.; Fradinho, M.. "Lessons learnt in building serious games and virtual worlds for competence development". Paper presented in Workshop Experimental Interactive Learning in Industrial Management of the IFIP Working Group 5.7, Milan, 2010.
    Published
  34. Costa, V.; Pereira, J.M.. "Multi-level grid strategies for ray tracing: Improving render time performance for row displacement compressed grids". Paper presented in GRAPP 2010 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, 2010.
    Published
  35. Jepp, P.; Fradinho, M.; Pereira, J.M.. "An agent framework for a modular serious game". Paper presented in VS-GAMES 2010 Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications, 2010.
    Published • 10.1109/VS-GAMES.2010.25
  36. Saraiva, C.; Oliveira, J.F.; Pereira, J.M.. "A multi-cellular orthographic projection approach to image-based rendering". Paper presented in WSCG 2010 - 18th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, 2010.
    Published
  37. Costa, Vasco; Pereira, Joao; Jorge, Joaquim. "Multi-Level Hashed Grid Construction Methods". Paper presented in WSCG 2010 - 18th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, Pilsen, 2010.
    Published
  38. Saraiva, Carlos; Oliveira, Joao Fradinho; Pereira, Joao Madeiras; Skala, V. "A Multi-Cellular Orthographic Projection Approach to Image-Based Rendering". Paper presented in WSCG 2010, 18th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Pilsen, 2010.
    Published
  39. Bruno Araújo; Ricardo Jota; Alfredo Ferreira; PEREIRA, JOÃO. "Dispositivo de Interacção para Ecrã de Grandes Dimensões". Paper presented in 17º Encontro Português de Computação Gráfica - EPCG 2009, Covilhã, 2009.
    Published
  40. José Braz; Tiago Ribeiro; PEREIRA, JOÃO; Donovan Tissot; Clément Tremblier. "Uma Arquitetura Experimental para Composição de Animações". Paper presented in 17º Encontro Português de Computação Gráfica, Covilhã, 2009.
    Published
  41. Saraiva, Carlos; Oliveira, J.; Pereira, J.; Araújo, B.. "A Comparison of Orthographic and Perspecive Projections in the Generation of Textures for Billboards". Paper presented in 17º Encontro Português de Computação Gráfica, 2009.
    Published
  42. Oliveira, João F.; Oliveira, Adriano; Boavida, João; Catarino, Luis; Araújo, Bruno; Pereira, João M.; Jorge, Joaquim. "Value added 3D modelling of Laser scanned and photogrammetric data". Paper presented in 17º Encontro Português de Computação Gráfica, Covilhã, 2009.
    Published
  43. Jota, R.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Jorge, J.A.. "A comparative study of interaction metaphors for large-scale displays". Paper presented in CHI 2009, 2009.
    10.1145/1520340.1520629
  44. Aguiar, R.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Braz, J.. "GaDeVi :Game development integrating tracking and visualization devices into virtools". Paper presented in GRAPP'09 – 4th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, Lisboa, 2009.
    Published
  45. Lourenço, Pedro; Almeida, Miguel; Pereira, João Madeiras. "Balloons, an Augmented Virtuality computer game". Paper presented in ZON Digital Games 2008, 2008.
  46. Alfredo Ferreira; marco vala; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "EditION: A Collaborative Calligraphic Tool to Manage Virtual Environments". Paper presented in VL/HCC Workshop on Sketch tools for diagramming, 2008.
    Published
  47. Oliveira, M.; Pereira, J.. "Extensible virtual environment systems using system of systems engineering approach". Paper presented in 17th International Conference on Artificial Reality and Telexistence - ICAT 2007, 2007.
    Published • 10.1109/ICAT.2007.30
  48. Fernandes, Vitor; Guerreiro, Tiago; Araújo, Bruno; Jorge, Joaquim; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Extensible middleware framework for multimodal interfaces in distributed environments". Paper presented in Ninth International Conference on Multimodal Interfaces (ICMI 2007), Nagoya, 2007.
    Published • 10.1145/1322192.1322230
  49. Costa, Vasco; Pereira, João Madeiras; Dias, José Miguel Salles. "Tecnologias CAVE-HOLLOWSPACE para a Mina do Lousal". Paper presented in 15º Encontro Português de Computação Gráfica, Oeiras, 2007.
    Published
  50. Ricardo Jota; Bruno Araújo; Luís Bruno; José Dias; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "Interface Caligráfica para Ecrãs de Larga Escala". Paper presented in 15º Encontro Português de Computação Gráfica, Oeiras, 2007.
    Published
  51. Pereira, J. A. M.; Gonçalves, G.; Loureiro, L.; Sena, D.; Portugal, J. O.; Farias, T.. "CLEANDRIVE–A Safe And Environmentally Friendly Driving Simulator". Paper presented in Clean Air 2007 - 9th International Conference on Energy for a Clean Environment, 2007.
    Published
  52. Paulo Abreu; PEREIRA, JOÃO; Luis O. Silva. "Exposing Stream Processors as Grid Services: a GPGPU Example". Paper presented in IBERGRID´07, IberIAN GRID INFRASTRUCTURE CONFERENCE, 2007.
    Published
  53. Tiago Guerreiro; Vitor Fernandes; Bruno Araújo; Joaquim Armando Pires Jorge; PEREIRA, JOÃO. "Plataforma Extensível para Interfaces Multimodais". Paper presented in 2ª Conferência Nacional em Interacção Pessoa-Máquina, Braga, 2006.
    Published
  54. Paulo Abreu; PEREIRA, JOÃO; Luis O. Silva. "A Distributed Memory GPU Implementation of the Boris Particle Pusher Algorithm". Paper presented in EGPGV´06 - 6th Eurographics Symposium on Parallel Graphics and Visualization 2006, Braga, 2006.
    Published
  55. Ferreira, Alfredo; Vala, Marco; Madeiras Pereira, J. A.; Jorge, Joaquim A.; Paiva, Ana; Jorge, J. "A Calligraphic Interface for Managing Agents". Paper presented in WSCG 2006 - The 14th International Conference in Central Europe on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision, 2006.
    Published
  56. de Araújo, Bruno Rodrigues; Guerreiro, Tiago; Jota, Ricardo; Jorge, Joaquim A.; Pereira, João M.. "Leme Wall: Desenvolvendo um sistema de Multi-projecção". Paper presented in 13º Encontro Português de Computação Gráfica, Vila Real, 2005.
  57. Pereira, José Braz; Pereira, João. "TARCAST: Uma Taxonomia para Sistemas de Realidade Aumentada". Paper presented in 13º Encontro Português de Computação Gráfica, Vila Real, 2005.
    Published
  58. Manuel Oliveira; PEREIRA, JOÃO. "A New Development Methodology and Reference Architecture for Virtual Environment Systems". Paper presented in VSMM 2005 - 11th International Conference on Virtual Systems and Multimedia, Ghent, 2005.
    Published
  59. Luís Carlos Bruno; PEREIRA, JOÃO. "SIMGRUA – A Virtual Simulator for Training". Paper presented in 2nd International Conference on Multimedia and ICTs in Education (m-ICTE2003), Badajoz, 2003.
    Published
  60. Pereira, José Braz; PEREIRA, JOÃO; António Veloso. "VIDA: Visualizador Interativo de Dados (Biomecânicos) Aumentados". Paper presented in 12º Encontro Português de Computação Gráfica, Porto, 2003.
    Published
  61. Andreas Nyberg; Wim Huiskamp; Richard Harris; PEREIRA, JOÃO. "Verification and Validation - Process Definition and Tool Development Within Euclid RTP 11.13". Paper presented in 2003 EURO Simulation Interoperability Workshop, 2003.
    Published
  62. Batista, H.; Costa, V.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Games of War and Peace: Large scale simulation over the Internet". Paper presented in VSMM 2001 - 7th Int. Conf. on Virtual Systems and Multimedia, 2001.
    Published • 10.1109/VSMM.2001.969718
  63. Pires, P.; Pereira, J.. "Dynamic algorithm binding for interactive walkthroughs". Paper presented in SIBGRAPI‘2001, Florianópolis, 2001.
    Published • 10.1109/SIBGRAPI.2001.963050
  64. Pedro Pires; PEREIRA, JOÃO. "Dynamic Algorithm Selection: A New Approach to the Real-Time Rendering of Complex Scenes Problem". Paper presented in 10º Encontro Português de Computação Gráfica, Lisboa, 2001.
    Published
  65. Vasco Costa; Helder Baptista; PEREIRA, JOÃO. "Jogos de Guerra e Paz". Paper presented in 10º Encontro Português de Computação Gráfica, Lisboa, 2001.
    Published
  66. Oliveira, Manuel; Crowcroft, Jon; Slater, Mel; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Component framework infrastructure for virtual environments". Paper presented in Third international conference on Collaborative virtual environments - CVE '00, San Francisco, 2000.
    Published • 10.1145/351006.351030
  67. Antunes, Cláudia; Lynce, Inês; Pereira, João Madeiras; Martins, João Pavão. "Realidade Virtual em Subvisão". Paper presented in 9º Encontro Nacional de Computação Gráfica, Leiria - Marinha Grande, 2000.
    Published
  68. Artur Caetano; PEREIRA, JOÃO. "Representação de Agentes Autónomos em VRML 97". Paper presented in 9º Encontro Português de Computação Gráfica, Leiria - Marinha Grande, 2000.
    Published
  69. Lopes, J. M. Brisson; Gomes, M. R.; Bernardo, J. C.; Jorge, J.; Pereira, J. M.. "Restructuring Computer Graphics and Visualisation Curricula at IST". Paper presented in GVE’99 Computer Graphics and Visualization Education’99, Coimbra, 1999.
  70. PEREIRA, JOÃO. "Learning 3D Visualisation with MALUDA". Paper presented in GVE’99 Computer Graphics and Visualization Education’99, Coimbra, 1999.
  71. PEREIRA, JOÃO; Mário Rui Gomes. "ScanlineFlow Rasterization – A Sort-Last Algorithm for Polygon Rendering on a Multicomputer". Paper presented in International Conference on Visual Computing ICVC’99, Goa, 1999.
    Published
  72. PEREIRA, JOÃO; Pedro Gil; Francisco Lopes; João Gonçalves; Vitor Sequeira; Maria Isabel Ribeiro; David Hogg; David Leevers. "Virtual Environments Creation with an Autonomous Robot". Paper presented in VSMM’98 - 4th IEEE Int. Conf. on Virtual Systems and Multimedia, Gifu, 1998.
    Published
  73. PEREIRA, JOÃO; Pedro Gil; Francisco Lopes. "A Human-Computer Interface for a Robotic System". Paper presented in VSMM’98 - 4th IEEE Int. Conf. on Virtual Systems and Multimedia, Gifu, 1998.
    Published
  74. Pedro Gil; Francisco Lopes; PEREIRA, JOÃO. "Client/Server Software Architecture for a Robotic System". Paper presented in 3rd Portuguese Conference on Automatic Control, Coimbra, 1998.
    Published
  75. PEREIRA, JOÃO; Pedro Gil; Francisco Lopes. "An Human-Computer Interface for a Robotic System". Paper presented in Eurographics' 98, Lisboa, 1998.
    Published
  76. De Oliveira, M.F.D.; João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753). "Virtual Worlds-a virtual environment architecture". Paper presented in Computer Graphics International 1998, Hannover, 1998.
    Published • 10.1109/cgi.1998.694280
  77. PEREIRA, JOÃO; Manuel Oliveira. "The Design of a Virtual Environment Architecture". Paper presented in IEEE Youth Forum in Computer Science and Engineering (YUFORIC), Stuttgart, 1998.
  78. PEREIRA, JOÃO; Mário Rui Gomes. "Rasterização Concorrente por Fluxo de Linhas: Um Novo Algoritmo por Composição de Imagem". Paper presented in 8º Encontro Português de Computação Gráfica, Coimbra, 1998.
    Published
  79. PEREIRA, JOÃO; Charles Wüthrich; Mário Rui Gomes. "Full-Frame Merging for Sort-Last Polygon Rendering on a Multicomputer". Paper presented in WSCG’96 - Fourth International Conference in Central Europe on Computer Graphics and Visualization, Pilsen, 1996.
    Published
  80. PEREIRA, JOÃO. "Computer Graphics Rendering on a SIMD Processor Array". Paper presented in IC5 Wg 5.10 Workshop on Virtual Environments, Coimbra, 1994.
  81. PEREIRA, JOÃO; Mário Rui Gomes. "PGC: Um Processador Gráfico Concorrente". Paper presented in SIBGRAPI - III Simpósio Brasileiro em Computação Gráfica e Processamento de Imagem, Gramado, 1990.
    Published
  82. Pereira, Joao M.; Veiga, Pedro M.. "Multiplexing/demultiplexing system of television components at 229.5 Mbps". 1989.
  83. PEREIRA, JOÃO; Mário Rui Gomes; Carlos Vinagre; F. Reis. "Transputers on Computer Image Generation". Paper presented in 1º Encontro Luso-Alemão em Computação Gráfica, Lisboa, 1988.
  84. PEREIRA, JOÃO; Mário Rui Gomes; Carlos Vinagre; F. Reis. "Parallel Processing on a Transputer-based Graphics Board". Paper presented in Third Eurographics Workshop on Hardware for Computer Graphics, Nice, 1988.
    Published
Conference poster
  1. Blasilli, Graziano; Lenti, Simone; Palleschi, Alessia; PEREIRA, JOÃO; Raidou, Renata Georgia. "CrossWidget: a D3.js Plugin to Support Multiple Scented Cross Filtering Activities". Paper presented in EUROVIS 2019, 2019.
  2. Gu, Gibeom; Kim, Duksu; PEREIRA, JOÃO; Raidou, Renata Georgia. "Accurate and Memory-Efficient GPU Ray-Casting Algorithm for Volume Rendering Unstructured Grid Data". Paper presented in Eurovis 2019, 2019.
    10.2312/EURP.20191150
  3. Vasco Costa; PEREIRA, JOÃO; Joaquim Armando Pires Jorge. "Multi-Level Hashed Grids for Ray-Tracing". Paper presented in High Performance Graphics 2009, 2009.
  4. Fernandes, V.; Guerreiro, T.; Araújo, B.; Jorge, J.; Pereira, J.. "Extensible middleware framework for multimodal interfaces in distributed environments". Paper presented in HCI 2007 - 12th International Conference on Human-Computer Interaction, 2007.
    10.1145/1322192.1322230
Edited book
  1. PEREIRA, JOÃO. Serious Games Development and Applications. Springer Berlin Heidelberg. 2011.
    Published • 10.1007/978-3-642-23834-5
  2. Ranchordas, AlpeshKumar; Pereira, Joao Madeiras; Araújo, Hélder J.; Tavares, João Manuel R. S.. Computer Vision, Imaging and Computer Graphics. Theory and Applications - VISIGRAPP 2009 Revised Selected Papers. Springer Berlin Heidelberg. 2010.
    10.1007/978-3-642-11840-1
  3. Pereira, J.M.; Richard, P.. GRAPP 2009 - Proceedings of the 4th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications: Foreword. INSTICC Press. 2009.
    Published
  4. Ranchordas, A.; Araújo, H.J.; Pereira, J.M.; Braz, J.. Computer Vision and Computer Graphics. Theory and Applications - VISIGRAPP 2008 Revised Selected Papers. Springer Berlin Heidelberg. 2009.
    Published • 10.1007/978-3-642-10226-4
  5. Braz, J.; Nunes, N.J.; Pereira, J.M.; Sampaio, P.. GRAPP 2008 - Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Graphics Theory and Applications: Foreword. 2008.
    Published
  6. Braz, José; Ranchordas, AlpeshKumar; Araújo, Hélder J.; Pereira, Joao Madeiras. Computer Vision and Computer Graphics. Theory and Applications: International Conference VISIGRAPP 2007 Revised Selected Papers. 2008.
    Published • 10.1007/978-3-540-89682-1
  7. Braz, J.; Vazquez, P.P.; Pereira, J.M.. GRAPP 2007 - Proceedings of the 2nd International Conference on Computer Graphics Theory and Applications. 2007.
    Published
Journal article
  1. Rafael K. dos Anjos; João Pereira; José Gaspar. "A navigation paradigm driven classification for video-based rendering techniques". Computers & Graphics 77 (2019): 205-216. https://doi.org/10.1016/j.cag.2018.10.017.
    Published • 10.1016/j.cag.2018.10.017
  2. dos Anjos, Rafael Kuffner; Ribeiro, Claudia Sofia; Lopes, Daniel Simões; Pereira, João Madeiras. "Stroke-based splatting: an efficient multi-resolution point cloud visualization technique". The Visual Computer 34 10 (2018): 1383-1397. http://dx.doi.org/10.1007/s00371-017-1420-7.
    Published • 10.1007/s00371-017-1420-7
  3. dos Anjos, Rafael Kuffner; Fernandes, Carla; Pereira, João Madeiras. "3D Flashback: An Informative Application for Dance". ERCIM News 108 (2017): 33-34.
    Open access • Published
  4. Bruno, L.; Sousa, M.; Ferreira, A.; Pereira, J.M.; Jorge, J.. "Hip-directed walking-in-place using a single depth camera". International Journal of Human Computer Studies 105 (2017): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85015823109&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1016/j.ijhcs.2017.03.006
  5. Simões, T.; Lopes, D.; Dias, S.; Fernandes, F.; Pereira, J.; Jorge, J.; Bajaj, C.; Gomes, A.. "Geometric Detection Algorithms for Cavities on Protein Surfaces in Molecular Graphics: A Survey". Computer Graphics Forum 36 8 (2017): 643-683. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020111651&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1111/cgf.13158
  6. dos Anjos, R.; Pereira, J.M.; Gaspar, J.A.; Fernandes, C.. "Multiview layered depth image". Journal of WSCG 25 2 (2017): 115-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027255830&partnerID=MN8TOARS.
    Published
  7. Lousada, P.; Costa, V.; Pereira, J.M.. "Bandwidth and memory efficiency in real-time ray tracing". Journal of WSCG 25 1 (2017): 49-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027050871&partnerID=MN8TOARS.
  8. Martins, Jorge R.; Costa, Vasco S.; Pereira, João M.; Jorge R. Martins; Vasco S. Costa; Jo?o M. Pereira. "Efficient Hair Rendering with a GPU Cone Tracing Approach". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) 8 1 (2017): 1-19.
    Published • 10.4018/IJCICG.2017010101
  9. Boyle, E.A.; Hainey, T.; Connolly, T.M.; Gray, G.; Earp, J.; Ott, M.; Lim, T.; et al. "An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games". Computers and Education 94 (2016): 178-192. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84950275273&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1016/j.compedu.2015.11.003
  10. Vasco Costa; João M. Pereira; Joaquim A. Jorge. "Accelerating Occlusion Rendering on a GPU via Ray Classification". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 6 2 (2015): 1-17.
    Published • 10.4018/IJCICG.2015070101
  11. Ribeiro, C.; Antunes, T.; Pereira, J.; Monteiro, M.. "Critical transport: A serious game to teach the recommendations for the transport of critically Ill patients". International Journal of Game-Based Learning 4 4 (2014): 71-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922918157&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.4018/ijgbl.2014100105
  12. Ribeiro, Claudia; Farinha, Carla; Pereira, João; da Silva, Miguel Mira. "Gamifying requirement elicitation: Practical implications and outcomes in improving stakeholders collaboration". Entertainment Computing 5 4 (2014): 335-345.
    Published • 10.1016/j.entcom.2014.04.002
  13. Oliveira, A.; Oliveira, J.F.; Pereira, J.M.; de Araújo, B.R.; Boavida, J.. "3D modelling of laser scanned and photogrammetric data for digital documentation: the Mosteiro da Batalha case study". Journal of Real-Time Image Processing 9 4 (2014): 673-688. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857666693&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11554-012-0242-0
  14. Pereira, Joao; Figueiredo, Mauro; Oliveira, João; Araújo, Bruno. "Collision Detection for Point Cloud Models With Bounding Spheres Hierarchies". International Journal of Virtual Reality (IJVR) 11 2 (2012): 37-43.
    Published
  15. Fernandes, Joao; Duarte, Diogo; Ribeiro, Claudia; Farinha, Carla; Pereira, Joao Madeiras; da Silva, Miguel Mira; DeGloria, A; DeFreitas, S. "iThink: A game-based approach towards improving collaboration and participation in requirement elicitation". Procedia Computer Science 15 (2012): 66-77.
    Open access • Published • 10.1016/j.procs.2012.10.059
  16. Blažic, Andrej Jerman; Ribeiro, Claudia; Fernandes, João; Pereira, João; Arh, Tanja. "Analysing the Required Properties of Business Simulation Games to Be Used in E-Learning and Education". Intelligent Information Management 04 06 (2012): 348-356. http://dx.doi.org/10.4236/iim.2012.46039.
    Published • 10.4236/iim.2012.46039
  17. dos Anjos, R.K.; Pereira, J.M.; Oliveira, J.F.. "Collision detection on point clouds using a 2.5+D image-based approach". Journal of WSCG 20 2 (2012): 145-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867473209&partnerID=MN8TOARS.
    Published
  18. Abreu, P.; Fonseca, R.A.; Pereira, J.M.; Silva, L.O.. "PIC codes in new processors: A full relativistic PIC code in CUDA-enabled hardware with direct visualization". IEEE Transactions on Plasma Science 39 2 (2011): 675-685. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951676288&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1109/TPS.2010.2090905
  19. de Araújo, B.R.; Guerreiro, T.; Fonseca, M.J.; Jorge, J.A.; Pereira, J.M.; Bordegoni, M.; Ferrise, F.; Covarrubias, M.; Antolini, M.. "An haptic-based immersive environment for shape analysis and modelling". Journal of Real-Time Image Processing 5 2 (2010): 73-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77953539994&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1007/s11554-009-0139-8
  20. Jota, R.; de Araújo, B.R.; Bruno, L.C.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "IMMIView: A multi-user solution for design review in real-time". Journal of Real-Time Image Processing 5 2 (2010): 91-107. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77953538944&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.1007/s11554-009-0141-1
  21. Oliveira, Manuel; Jordan, Joel; Pereira, Joao; Jorge, Joaquim; Steed, Anthony. "Analysis domain model for shared virtual environments". The International Journal of Virtual Reality 8 4 (2009): 1-30.
    Published
  22. Braz, José M.; Pereira, João M.. "Tarcast: Taxonomy for augmented reality casting with web support". The International Journal of Virtual Reality 7 4 (2008): 47-56.
    Published
  23. PEREIRA, JOÃO; Guilherme Santos; Hugo Mardolcar. "Agent-based Artificial Intelligence in Lost Ages Game". VIRtual - Portuguese Journal of Computer Graphics (2005):
  24. PEREIRA, JOÃO; José Braz. "VIDA – Interactive Viewer of Augmented (biomechanical) Data". VIRtual-Portuguese Journal of Computer Graphics (2004):
    Published
  25. Manuel Fradinho Oliveira; J. Crowcroft; Mel Slater; PEREIRA, JOÃO. "JADE: Java Adaptive Dynamic Environment". VIRtual-Revista Electrónica de Visualização, Sistemas Interativos e Reconhecimentos de Padrões (2000):
    Published
  26. PEREIRA, JOÃO; Artur Caetano. "Representação de Agentes Autónomos em VRML 97". VIRtual-Revista Electrónica de Visualização, Sistemas Interativos e Reconhecimentos de Padrões (2000):
    Published
  27. Oliveira, Manuel; Crowcroft, Jon; Slater, Mel; Pereira, João. "JADE: Java Adaptive Dynamic Environment". VIRtual-Revista Electrónica de Visualização, Sistemas Interactivos e Reconhecimentos de Padrões (2000):
    Published
  28. Caetano, Artur; Pereira, João. "Representação de Agentes Autónomos em VRML 97". VIRtual-Revista Electrónica de Visualização, Sistemas Interactivos e Reconhecimentos de Padrões (2000):
    Published
  29. Pereira, J. M.; Wuthrich, C. A.; Gomes, M. R.. "Full-frame merging for sort-las polygon rendering on a multicomputer". Journal of Winter School of Computer Graphics/Proceedings WSCG’96 4 1 (1996): 217-231.
    Published
  30. João Madeiras Pereira (FC1E-BBF7-D753); Mário Rui Gomes. "SIMD Techniques for Computer Graphics Rendering". INESC Journal of Research & Development 5 1 (1995):
    Published
Preface / Postscript
  1. Joan-Arinyo, R.; Pereira, J.M.. "Computer Graphics Forum: Guest editorial". Preface to Computer Graphics Forum, 1743-1744. John Wiley & Sons. 2010.
    Published • 10.1111/j.1467-8659.2010.01823.x
  2. Santos, P.; Pereira, J.M.; Stork, A.. "Guest editorial of the special issue on improving display and rendering technologies for virtual environments". Preface to Journal of Real-Time Image Processing, 71-72. Springer. 2010.
    Published • 10.1007/s11554-010-0152-y
Thesis / Dissertation
  1. PEREIRA, JOÃO. "Cinerealismo em arquitecturas paralelas de uso geral". PhD, Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, 1996.
  2. PEREIRA, JOÃO. "Simulação e Projecto de Sistemas em ECL: um Sistema de Transmissão de Vídeo". Master, Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, 1989.

Other

Other output
  1. Pereira, Jmlb. 2008. A realidade aumentada na engenharia biomédica: Estado da arte.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019/09 - 2020/10/01 Interactive Physics-Based Rendering with AI-Accelerated Denoiser
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - 2020/10/01 Global Illumination with GPU Vertex Connection and Merging
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018/09 - 2019/11/29 Real-Time Global Illumination on Mobile Devices using Reflective Shadow Maps
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - 2018/06 Ray Tracing Acceleration Structures on Mobile Environments
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012/10 - 2018/06 Multiview Layered Depth Image: A Data Representation for 3D Flashback
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017/09 - 2018/05/30 Evaluation of Antialiasing Techniques on Mobile Devices
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2017/12/12 Virtual Tour na Fundação Calouste Gulbenkian - para uma interpretação sensorial do espaço construído. O caso de estudo: Sede e Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2017/11/16 Parallel GPU Boolean Evaluation for CSG Ray-Tracing
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2017/06/02 A Real-Time Terrain Ray-Tracig Engine
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Strategies to Accelerate Deformable and Rigid Bodies Simulation: A non-polygonal approach to contact detection
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2017 A sketch-based interface for modeling articulated figures
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016/11/22 PE2LGP: Do texto à língua Gestual (e vice-versa)
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016/11/10 Bandwidth and Memory Efficiency in Real-Time Ray Tracing
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016/06/02 OpTix versus Embree using Vertex Connection and Merging
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2016 - 2016 Cone Tracing of Human Hair Fibers
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2016 Varying regions of interest for interactive visualization of macromolecules
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2015/10/30 Coherent Ray-Space Hierarchy via Ray Hashing and Sorting
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2015/06 A Serious Game for Cognitive Disabilities
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006 - 2015/03 Grid-Based Acceleration Techniques for Real-Time Ray Tracing
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2014/11/05 SketchHouse - Interface caligráfica para criar plantas e atribuir propriedades térmicas
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
2013 - 2014/11/04 Visualizing Business Process Costs
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009/10 - 2014/07 Serious Games for Learning: A Model of Driving Attributes for the Medical Domain
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2014 Sepsis Fast Track: A Simulation Game for Clinical Education based on the Sepsis Fast Track Process
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2008/01 - 2013/07 Direct Interactive 3D Modeling in a Semi-Immersive Environment
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2012 - 2013/05/29 SimClinic - An Auxiliary Tool for Evaluation on Clinical Case Settings
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2005 - 2013/02/08 Caminhar no Lugar: Novas Abordagens de Controlo da Velocidade e da Direção do Deslocamento Virtual
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 SInEHma- towards a multimodal Stereocopic INteractive Environment for HumAn centered data processing and visualization
Supervisor
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 Sensory Based Framework for a Visually Realistic Architectural Modeling
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 Game-Based Learning Applied to Project Management Professional Certification
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 Dynamic Difficulty Adaptation
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 Agentes Virtuais e Interação Multimodal em Aplicações Multimedia para Património Cultural
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2013 - 2013 Um jogo sério sobre realidade económica/financeira de Portugal
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2011 - 2012/11/06 Physics-based Water Interaction and Shading: The SiViFlow Algorithm
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2011 - 2012/05/31 Volumes encadeados de propagação da luz utilizando uma base de funções esféricas radiais
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2011/10 Image-based Collision Detection
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2011/10 Conceptual Model for Creating and Managing Emergent Narrative Experiences in Educational Environments
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2011/06 Interactive Simulations for Health Education: A Case Study on the Cardiovascular Disease in Portugal
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2011/06 Animação Anatomicamente Correcta de um Humanóide
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2011 - 2011 Interactive Simulations for Health Education: A Case Study on the Cardiovascular Disease in Portugal
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2011 - 2011 Non-photorealistic rendering de gravuras portuguesas do seculo XVI
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2004 - 2010/12 Multiscale High Performance Computing in Plasma Physics: fine and coarse parallelism in simulation and visualization
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - 2010/11/03 Mt-DJing: Multitouch DJing Table
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009 - 2010/06/04 IMOTED – Interacção em Ambientes Imersivos Aplicado ao Domínio do Aeroespacial
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2002/08 - 2010/05 Ambientes Virtuais Distribuídos para Simulação e Monitorização de Tráfego Marítimo
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2010 LaSMUDE: Large Scale Multi-User Design Environment
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2010 DYNAPLOT: Dynamic Plot Game Engine
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2010 - 2010 Simulação Rodoviária em tempo real para aplicações interactivas
Supervisor
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2008 - 2009/11/17 Visualização Interativa de Grandes Volumes de Dados
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008/11/14 Navegação Aumentada em Mundos Virtuais
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008/11/13 Traffic Atlas
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008/11 Visualização e Segmentação de Dados Médicos
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008/11 UrbanSketch – Introdução Expedita de Paisagens Urbanas via Interfaces Multimodais
Co-supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007/09 - 2008/10/27 Desenvolvimento de um Casual Game
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2007 - 2008/10 Extensão de Engine Gráfico
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006 - 2007/11/13 BALLONS
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006 - 2007/11 INTERACTIVE CARDS
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006 - 2007/10/29 COLONY
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2006 - 2007/10/26 Concepção e Desenvolvimento de um Jogo 3D para Computador utilizando o software VIRTOOLS e Tecnologia de Seguimento
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2003 - 2004/11/03 Uma Arquitetura para Ambientes Virtuais Distribuídos de larga Escala na Internet
Supervisor
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2002/10 - 2004/04/02 Visualização Tridimensional Aumentada de Dados Biomecânicos de Esforço Muscular
Supervisor
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2002 - 2003/11/28 Ambiente Virtual para Simulação da Operação de uma Grua no Processo de Extracção de Mármores de uma Pedreira
Supervisor
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2002 - 2003/03/25 Dynamic Algorithm Binding for Interactive Walkthroughts
Supervisor
Engenharia Informática e de Computadores (Master)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/06 - 2019/06 Chair of Eurographics Symposium on Parallel Graphics and Visualization, EGPGV’19 (2019/06 - 2019/06)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/06 - 2019/06 Co-Chair EUROVIS 2019 (Posters session) (2019/06 - 2019/06)
Conference (Co-organisor)
2016/05/09 - 2016/05/13 Local Chair EUROGRAPHICS 2016 (2016/05/09 - 2016/05/13)
Conference (Co-organisor)
2011/09 - 2011/09 Chair of conference "Serious Games Development and Applications - 2011" (SGDA'11) (2011/09 - 2011/09)
Conference (President of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2009/02/05 - 2009/02/08 Chair of GRAPP'09 – 4th International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, organizada por INSTICC em colaboração com Eurographics e ACM Siggraph; 5-8 Fevereiro 2009, Lisboa, Portugal (2009 - 2009/02/08)
Conference (President of the Organising Committee)
Instituto Para Os Sistemas e Tecnologias de Informação Controlo e Comunicação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/12/04 Sparse Reconstruction of Multidimensional Light Transport Signals
(Thesis) Main arguer
César Morais Perdigão (PhD)
Universidade do Minho, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2013/06 - Current Association for Computing Machinery (ACM) Member
2012/05 - Current Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) / Computer Society (Senior Member) Senior Member
1996/01 - Current Eurographics

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/11/07 - 2020/11/10 SIBGRAPI 2020 - the 33rd Conference on Graphics, Patterns and Images
2020/02/27 - 2020/02/29 GRAPP 2020: 15th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2019/10/28 - 2019/10/31 SIBGRAPI 2019 - the 32nd Conference on Graphics, Patterns and Images
2019/02/25 - 2019/02/27 GRAPP 2019: 14th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2018/10 - 2018/10 SIBGRAPI 2018 - the 31st Conference on Graphics, Patterns and Images
2018/01/27 - 2018/01/29 GRAPP 2018: 13th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2017/06 - 2017/06 WSCG’17 (Board of Reviewers) - 25th International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision
2017/05 - 2017/05 SCCG'2017 - Spring Conference on Computer Graphics,
2017/04/24 - 2017/04/28 EUROGRAPHICS 2017 EUROGRAPHICS
2017/02 - 2017/02 GRAPP 2017: 12th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2016/05/09 - 2016/05/13 EUROGRAPHICS 2016 EUROGRAPHICS
2016/04/27 - 2016/04/29 SCCG'2016 - Spring Conference on Computer Graphics
2016/02/27 - 2016/02/29 GRAPP 2016: 11th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2015/06/03 - 2015/06/04 JSCG 2015 - The Joint Conference on Serious Games
2015/04/22 - 2015/04/24 SCCG'2015 - Spring Conference on Computer Graphics
2015/03/11 - 2015/03/14 GRAPP 2015: 10th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications
2014/10/20 - 2014/10/22 SIACG 2014 - Ibero-American Symposium on Computer Graphics
2014/10/09 - 2014/10/10 SGDA 2014: The Fifth International Conference on Serious Games Development & Applications
2014/06/02 - 2014/06/05 WSCG’14 – 22nd International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision
2014/01/05 - 2014/01/08 GRAPP 2014: 9th International Conference on Computer Graphics Theory and Application
2013/09/25 - 2013/09/27 SGDA 2013: 4th International Conference on Serious Games Development & Applications
2013/06/24 - 2013/06/27 WSCG’13 - 21th International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision
2012/06/25 - 2012/06/28 WSCG’12 - 20th International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision
2012/02/24 - 2012/02/26 GRAPP 2012: International Conference on Computer Graphics Theory and Application

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2011/01 - Current Journal of Real-Time Image Processing – JRTIP (Springer) (1861-8200) Springer
Distinctions

Award

2016 Prémio Professor José Luís Encarnação 2016
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2013 VS-GAMES 2013 Best Paper
2012 VS-GAMES 2012 Best Paper
2004 Melhor Demonstrador Multimédia
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2002 Prémio Fujitsu-Siemens para o melhor trabalho de fim de curso 2001/2002 na área de Computação Gráfica e Multimédia
2000 Prémio Jovem Investigador
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
1994 1994 MasPar Challenge Contest - 2nd place
MasPar Computer Corporation , United States

American Express Bank Ltd, United States

Title

2018 Professor Excelente
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 Professor Excelente
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 Professor Excelente
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal