Identification
Personal identification
- Full name
- Cristina Martins
Citation names
- Martins, C.
Author identifiers
- Ciência ID
- FB1D-666A-8629
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2011
Concluded
|
PhD in Education specializing in Mathematics Didactics | Doutoramento em Educação especialidade Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento profissional de professores do 1.º Ciclo: Contributo da participação num programa de formação contínua em
Matemática " (THESIS/DISSERTATION)
|
18 valores, com louvor e distinção |
2002
Concluded
|
Master's Degree in Education, specialization in Pedagogical Supervision in Mathematics Teaching | Mestrado em Educação especialização
em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Implementação de portefólios com futuros professores do 2.º Ciclo: Uma experiência no estágio pedagógico de Matemática " (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1990
Concluded
|
Bachelor degree in 1st and 2nd Cycle of Basic Education Mathematics and Natural Sciences Variant | 1º e 2º Ciclo do Ensino
Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
"não aplicável" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 valores |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/08/03 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | ||
2017 - 2017 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2012 - 2013 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2010 - 2011 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2009 - 2009 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
2007 - 2008 | Assistant (University Teacher) | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021 - Current | Elected member of the 4rd Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do 4.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2017 a 2021 | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2008/04/22 - 2023 | Associate Professor of the Mathematics Department | Professora Adjunta do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/07/18 - 2021/07/18 | Vice-principal of ESE-IPB the 2017/2021 mandate | Subdiretora da ESE-IPB no mandato de 2017 a 2021 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/12/13 - 2021 | Elected member of the Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2017/09/13 - 2021 | Elected member of the 3rd Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2017 a 2021 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/09/13 - 2021 | Vice-president of the 3rd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Vice-Presidente do 3.º Conselho Técnico Científico quadriénio 2017 a 2021 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/10/02 - 2017/10/16 | Elected member of the Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Membro eleito do Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2013/09/10 - 2017/09/12 | Elected member of the 2nd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/09/10 - 2017/09/12 | Vice-president of the 2nd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Vice-Presidente do 2.º Conselho Técnico Científico quadriénio 2013 a 2017 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/07/11 - 2017/07/17 | Vice-principal of ESE-IPB the 2013/2017 mandate | Subdiretora da ESE-IPB no mandato de 2013 a 2017 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/07/23 - 2013/09/01 | Elected member of the 1st Technical-Scientific Board for the 2009/2013 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2009 a 2013 | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/12/29 - 2013/07/11 | Vice-president of the Pedagogical Board | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2004/09/01 - 2008/10/21 | Graded as 2nd term assistant teacher of the department of Mathematics | Equiparada a Assistente de 2.º Triénio do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09/01 - 2004/08/31 | 2nd term assistant teacher of the department of Mathematics | Assistente de 2.º Triénio do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1998/09/01 - 2001/08/31 | 1st term assistant teacher of the department of Mathematics | Assistente de 1.º triénio do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1996/09/01 - 1998/08/31 | Graded as 1st term assistant teacher of the department of Mathematics (Requisition/Invitation) | Equiparada a Assistente de 1.º triénio do Departamento de Matemática - Requisitada (convidada) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1990/09/05 - 1996/08/31 | Teacher of the 2nd cycle of basic education | Professora do 2.º Ciclo do Ensino Básico do 4.º Grupo | Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - Current | The Third Wave Lab |
Ongoing
|
2019 - 2021 | EGID3, Teaching Geometry, investing in Diagnosis, Difficulties and Challenges / Ensino da Geometria, investindo no Diagnóstico,
Dificuldades e Desafios
EGID3
Researcher
|
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UID/CED/04107/2019
UID/CED/04107/2019
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/10/01 - 2009/08/31 | O desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo da participação num programa de formação
contínua em matemática
SFRH/BD/38411/2007
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2005 - 2009 | Continuous Mathematics Education Program for Teachers of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education / Programa de Formação
Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PFCM
Researcher
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - Current | Projeto Enhancing Early Childhood Education and Care in Palestine CARE
R4966-05; SP: A17-0249-S005
Researcher
Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
ERASMUS +
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Online resource |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022 | Projetos migratórios para o ensino superior: Uma perspetiva a partir de vozes mulheres. | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022 | Projeto VIW: Conceção de um módulo de formação sobre migrações e género | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Estratégias de recolha e utilização de informação. Uma análise empírica. | Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Fake news - Um obstáculo a uma cidadania ativa. Uma análise em contexto académico | Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Trabalho colaborativo no estágio pedagógico da formação de professores: Uma experiência | XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Avaliação formativa online: O caso do teste em duas fases | Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | No país dos ângulos: Ensino exploratório e avaliação formativa em geometria | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Projeto Escolas Transformadoras: Integração da avaliação externa | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Vozes das lideranças sobre o currículo e a flexibilidade curricular | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022 | Crenças sobre a escola: Multiplicidade de olhares | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022 | Sucesso escolar: Conceito e fatores | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022 | Crenças, saberes e práticas de professores: Investigar para transformar | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Estratégias de ensino e aprendizagem: Foco de um projeto com professores do ensino superior. ; Lisboa, Portugal. | XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Novas aprendizagens essenciais: O desenvolvimento do pensamento computacional na aprendizagem dos números no 1.º ano de escolaridade | Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
|
2022 | A avaliação no estágio pedagógico: Relevância à formação integral do aluno | XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Escolas Transformadoras: Uma oportunidade de integração e desenvolvimento institucional no ensino superior | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Los centros educativos de Bragança ante la enseñanza de contenidos globales | VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
|
2022 | Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática | Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
|
2022 | O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study | Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXXII SIEM)
(Setúbal, Portugal)
|
2022 | Conexão de saberes e práticas de avaliação | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC 2022)
(Santarém, Portugal)
|
2022 | STE(A)M approach: Distinguishing and discussing meanings | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022 | Abordagem STEM: Enquadrar para projetar com legitimidade | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências em 2022 (IEMC 2022)
(Santarém, Portugal)
|
2022 | Abordagem STEAM: Articulação disciplinar e práticas letivas de professores | Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
|
2021 | Projeto MathE: Uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar | 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/21)
(València, Spain)
|
2021 | MathE: Ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual | XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
|
2021 | Retos de las migraciones femeninas transnacionales ¿hacia dónde vamos? | Seminario sobre Derechos Humanos, Migraciones y Género. Una mirada transnacional
(Sevilha , Spain)
|
2021 | Projeto VIW: Recorte de percursos de (in)visibilidade de mulheres lusófonas em Portugal | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
|
2021 | Vozes de mulheres imigrantes: Discursos sobre processos de inclusão | Colóquio internacional de línguas estrangeiras: Pensar a(s) liberdade(s): legados, práticas e projeções (CILE)
(Bragança, Portugal)
|
2021 | Voices of Imigrante Women: Trajetória para um ensino superior mais inclusivo | 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
(Viseu, Portugal)
|
2021 | Afinidades entre as orientações do ensino da Matemática no Brasil e Portugal | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
|
2021 | Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes. | XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
|
2021 | Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria | 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/21)
(València, Portugal)
|
2021 | Projeto MathE: Uma plataforma digital e muito mais | Encontro Regional de Professores de Matemática (AlgarMat 2021)
(Quarteira, Portugal)
|
2021 | Investigar as perspetivas dos professores e das lideranças escolares: Agir sobre a prática letiva | Ciência’21, Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia
(Lisboa)
|
2021 | Avaliação formativa: O comportamento interessa! | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
|
2021 | Content of the written reflection of a future mathematics teacher. | 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULearn21)
(Tenerife)
|
2021 | Vamos contribuir para a construção da cidadania na aula de Matemática, colaborativamente! | 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
(Viseu, Portugal)
|
2021 | EGID3: Conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos | XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
|
2021 | A procura e o encontro da matemática no pré-escolar: revistação de experiências | XXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos (EMPA2021)
(Bragança, Portugal)
|
2021 | Das perceções à implementação: Análise de um caso prático | VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC 2021)
(Madrid, Spain)
|
2019 | Abrindo Portas: desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education (INCTE 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education (INCTE 2019)
(Bragança)
|
2019 | Tarefas matemáticas: interseção entre a avaliação e a comunicação | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education ( INNODOCT/19)
(València, Portugal)
|
2019 | Avaliação, comunicação e tarefas: interação indispensável na aula de matemática | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
|
2019 | Tarefas matemáticas com vista à avaliação e à comunicação para a aprendizagem | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Princípios associados ao processo de avaliação: perceções de professores(as) | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Spain)
|
2019 | O que pensam os alunos sobre o processo de avaliação: um projeto na Prática de Ensino Supervisionada | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
|
2019 | Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Supervisão pedagógica de professores na Universidade Pedagógica de Moçambique: averiguando opiniões | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education ( INNODOCT/19)
(València, Portugal)
|
2019 | Perspetivando um programa de formação continua em supervisão numa instituição de ensino superior moçambicana | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas,(LUSOCONF2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: análise da práxis e finalidades | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Supervisão pedagógica na Universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores | IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
|
2019 | Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria | Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2019)
(Castelo Branco, Portugal)
|
2019 | Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a geometria e o seu ensino | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Portugal)
|
2019 | Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education (NNODOCT/19)
(València)
|
2019 | WIFItoo - O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais. | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2019)
(Castelo Branco, Portugal)
|
2019 | Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2019)
(Bragança)
|
2019 | Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
|
2019 | Avaliação e comunicação na aula de matemática: das perceções às práticas | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2018)
( Almada, Portugal)
|
2018 | Questionar a aprendizagem e para a aprendizagem. | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2018)
(Coimbra, Portugal)
|
2018 | Avaliação e comunicação: convergência ou distanciamento entre perceções e práticas | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
(Coimbra, Portugal)
|
2018 | Avaliação e comunicação: perceções e práticas de duas professoras de matemática | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018)
(Bragança, Portugal)
|
2018 | Arte & matemática: explorando conexões na sala de aula | Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2018)
(Almada, Portugal)
|
2018 | Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade | XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
(Braga)
|
2018 | Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018)
(Bragança, Portugal)
|
2018 | Reflexão dos futuros professores sobre as competências dos alunos | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
(Coimbra, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - 2026 | Abordagem STEAM nas Práticas Letivas de Matemática no Ensino Básico
Co-supervisor of Patrícia Bértolo Teixeira
|
Educação (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 - 2023 | Prática de Ensino Supervisionada - Avaliação formativa e cidadania: práticas de sala de aula complementares
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2. ° Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
Supervisor of João Carlos Castro
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2018 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunos
Supervisor of Pedro de Sousa Pimenta
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2018 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunos
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 - 2016 | Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos
Supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2013 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do
Ensino Básico
Supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2012 - 2014 | Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Scientific organization - semana da Matemática março 2023 (2023 - 2023)
Conference (President of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | committee member - Dia Internacional da Matemática (2023 - 2023)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific organization - Semana da Matemática março 2023 (2023 - 2023)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific organization – XXV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros A (2022 - 2022)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | Invited moderator at Sessão A - Didática e Formação de Educadores e Professores. VI Encontro Internacional de Formação na
Docência (INCTE’22). 2022.
Conference
|
VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE’22
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022 - 2022 | Invited moderator - sessão de Encerramento do 25.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat.
2022.
Conference
|
25.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2021 - 2021 | Invited moderator - Conferência Plenária "O novo programa de matemática para os primeiros anos: por uma educação matemática
para todo/as no século XXI, no XXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos"
Conference
|
no XXIV XXXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | Invited moderator - Conferência. XXIV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos
Conference
|
XXIV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2021 - 2021 | Invited moderator - Conferência "Das recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática aos novos programas
do ensino básico". 24.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática.
Conference
|
24.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021 - 2021 | Invited moderator - Oficina temática: Reflexão e ação para uma Escola Transformadora. II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento.
Conference
|
II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal Centro de Intervenção Para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 | Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência
de tarefas no 3.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Soraia Filipa Antunes Farinha (Master)
Escola Supeiror de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Portugal
|
2022 | Literatura para a infância nas aprendizagens matemáticas em contexto de creche: um cenário de aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Maria Margarida Leão Gordilho Hipólito Correia (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2022 | O Contributo do Jogo no Processo de Aprendizagem em Matemática
(Thesis) Arguer
|
Margarida Martins Paula de Carvalho (Master)
Nova School of Science and Technology, Portugal
|
2022 | O ensino de ciências no 4º ano do ensino fundamental: Um olhar sobre as atividades práticas/experimentais. Propostas pelos
manuais escolares
President of the jury
|
Katia Beatriz Teixeira de Oliveira (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2021 | Prática de Ensino Supervisionada: o jogo como fator de motivação para a aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
José Miguel Chegão Maçana (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2020 | Prática de Ensino Supervisionada - Práticas de avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais
no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Do dizer ao fazer
(Thesis) Arguer
|
Diana da Rocha Silva (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2019 | Prática de ensino supervisionada. O jogo na promoção do desenvolvimento de competências sociais
(Thesis) Arguer
|
Sandra Isabel de Moura Gonçalves (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2019 | Prática de ensino supervisionada - A exploração de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Ana Raquel Rebelo Pereira (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2019 | Prática de ensino supervisionada: estratégias de ensino e aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Adriana Filipa Branco Barbosa (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2018 | Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Maria Teresa de Almeida dos Santos Roque (Master)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Marta Daniela de Sousa Pessoa (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2017 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Alda Fernanda Peixoto Alves Correia (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2015 | Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Joana Isabel Marvilha Baptista (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2015 | Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Maria Ferreira Magalhães (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 | Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
José Eduardo Magalhães da Silva Costa (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 | Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Catarina Diegues Barradas (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 | Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Cristina Luísa Pires Onofre Carvalho (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Tânia da Glória de Freitas Monteiro (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
2014 | Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Sheila Marisa Casimiro Pires (Master)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | member of the scientific committee - IV Encontro de Boas Práticas Educativas
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2022 - 2022 | member of the scientific committee - Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Member
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2022 - Current | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2022) | Bragança |
2022 - Current | I Encontro Consórcio Montanha para o Conhecimento de Jovens Investigadores STEAM | Bragança |
2021 - Current | Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2021) | |
2020 - Current | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2020) | |
2018 - Current | Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2018) | |
2018 - Current | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018) | Bragança |
2017 - Current | II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2017) | Bragança |
2016 - Current | I Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2016) | Bragança |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2022/04/21 - 2022/05/05 | Call for applications for a Research Grant (BI) under the project "Project VIW - 2020-1-ESO1-KA203-082364"
President
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica |
2022/02/15 - 2022/03/01 | Call for applications for a Research Grant (BI) under the Project "VIW Project - 2020-1-ESO1-KA203-082364"
President
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica |
2021 - 2021 | Award of a Doctoral Research Grant in the thematic area of Teacher Training and Education Sciences under the FCT Research
Grant Regulations and the Research Grant Holder Statute, funded by the FCT.
Member
|
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica |
2021 - 2021 | Joint selection procedure to fill a post in the career and category of senior technician for the Polytechnic Institute of
Bragança
Member
|
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal | Instituto Politécnico de Bragança |
2019 - 2019 | Common tendering procedure for the establishment of a public employment relationship for an indefinite period, with a view
to filling two posts in the career and category of senior technician.
President
|
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal | Instituto Politécnico de Bragança |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - 2023 | Journal Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2017/12/17 - 2022/12/31 | Eduser (1645-4774) | IPB |
2020 - 2021 | Revista Pro-Posiçoes (1980-6248) | Universidade Estadual de Campinas |
2013 - 2019 | Quadrante (2183-2838 ) | Associação de Professores de Matemática |
Distinctions
Other distinction
1990 | Best student prize of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Bragança bestowed by the local Government authorities | Prémio do melhor aluno da ESE-IPB |