???global.info.a_carregar???
My background is in education, with a doctorate and master's degree respectively in Mathematics Didactics and Pedagogical Supervision in Mathematics Teaching, and a degree in Mathematics and Natural Sciences. I characterize my professional career by the balance between the scientific, pedagogical and organizational components. I coordinated the Project Study on Teachers' Beliefs, Knowledge and Practices (2019-2021), the result of an application to the Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure of the Intermunicipal Community of Terras de Trás-os-Montes. I am a teacher coordinator in the Mathematics department, where I have been teaching for 27 years, focusing on teacher training. My professional development is the result of public tenders. I am the course director and chair of the scientific committee of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. I was also director of the Degree in Basic Education (2022 and 2023), vice-president of the ESE Scientific Technical Council (2013-2021) and the Pedagogical Council (currently and 2011-2013); elected member of the 4th CTC (2021 to 2025) and previous ones; elected member of the IPB CTC (2013-2021). In the management of ESE-IPB, I hold the position of deputy director (2013-2020) and coordination of the Continuing Education Office (10 years). I have been a member of the Basic Education Research Center since its inception and was a collaborator in the Didactics and Mathematics Teacher Training Research Group at the University of Lisbon (2006 - 2020). I am a board member of the Portuguese Society for Research in Mathematics Education (2023-¿); I was a board member of ARIPESE (2013-2020). I have been a member of the Association of Mathematics Teachers since 1997. I am on the editorial boards of the journals: EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; Interações and Quadrante.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Martins

Nomes de citação

  • Martins, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
FB1D-666A-8629

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
PhD in Education specializing in Mathematics Didactics | Doutoramento em Educação especialidade Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento profissional de professores do 1.º Ciclo: Contributo da participação num programa de formação contínua em Matemática " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores, com louvor e distinção
2002
Concluído
Master's Degree in Education, specialization in Pedagogical Supervision in Mathematics Teaching | Mestrado em Educação especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Implementação de portefólios com futuros professores do 2.º Ciclo: Uma experiência no estágio pedagógico de Matemática " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990
Concluído
Bachelor degree in 1st and 2nd Cycle of Basic Education Mathematics and Natural Sciences Variant | 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/08/03 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2017 - 2017 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2013 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2011 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009 - 2009 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2007 - 2008 Assistente (Docente Universitário) Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Elected member of the 4rd Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do 4.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2017 a 2021 Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2008/04/22 - 2023 Associate Professor of the Mathematics Department | Professora Adjunta do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/18 - 2021/07/18 Vice-principal of ESE-IPB the 2017/2021 mandate | Subdiretora da ESE-IPB no mandato de 2017 a 2021 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12/13 - 2021 Elected member of the Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2017/09/13 - 2021 Elected member of the 3rd Technical-Scientific Board for the 2017/2021 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2017 a 2021 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 - 2021 Vice-president of the 3rd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Vice-Presidente do 3.º Conselho Técnico Científico quadriénio 2017 a 2021 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013/10/02 - 2017/10/16 Elected member of the Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Membro eleito do Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2013/09/10 - 2017/09/12 Elected member of the 2nd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2013 a 2017 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09/10 - 2017/09/12 Vice-president of the 2nd Technical-Scientific Board for the 2013/2017 mandate | Vice-Presidente do 2.º Conselho Técnico Científico quadriénio 2013 a 2017 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013/07/11 - 2017/07/17 Vice-principal of ESE-IPB the 2013/2017 mandate | Subdiretora da ESE-IPB no mandato de 2013 a 2017 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2009/07/23 - 2013/09/01 Elected member of the 1st Technical-Scientific Board for the 2009/2013 mandate | Membro eleito do 1.º Conselho Técnico Científico para o quadriénio 2009 a 2013 Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2011/12/29 - 2013/07/11 Vice-president of the Pedagogical Board | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2004/09/01 - 2008/10/21 Graded as 2nd term assistant teacher of the department of Mathematics | Equiparada a Assistente de 2.º Triénio do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2001/09/01 - 2004/08/31 2nd term assistant teacher of the department of Mathematics | Assistente de 2.º Triénio do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1998/09/01 - 2001/08/31 1st term assistant teacher of the department of Mathematics | Assistente de 1.º triénio do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1996/09/01 - 1998/08/31 Graded as 1st term assistant teacher of the department of Mathematics (Requisition/Invitation) | Equiparada a Assistente de 1.º triénio do Departamento de Matemática - Requisitada (convidada) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1990/09/05 - 1996/08/31 Teacher of the 2nd cycle of basic education | Professora do 2.º Ciclo do Ensino Básico do 4.º Grupo Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual The Third Wave Lab
Em curso
2019 - 2021 EGID3, Teaching Geometry, investing in Diagnosis, Difficulties and Challenges / Ensino da Geometria, investindo no Diagnóstico, Dificuldades e Desafios
EGID3
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - UID/CED/04107/2019
UID/CED/04107/2019
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/01 - 2009/08/31 O desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo da participação num programa de formação contínua em matemática
SFRH/BD/38411/2007
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2009 Continuous Mathematics Education Program for Teachers of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education / Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PFCM
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Projeto Enhancing Early Childhood Education and Care in Palestine CARE
R4966-05; SP: A17-0249-S005
Investigador
Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
ERASMUS +
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Patrícia Bértolo Teixeira; Cristina Martins; Helena Rocha. "STE(A)M approach: distinguishing and discussing meanings". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2374
  2. Cristina Martins; Céu Ribeiro; João Carvalho Sousa; Rosa Novo. "Beliefs about school: multiple perspectives". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2513
  3. Cristina Martins; Angelina Sanches; Ilda Freire-Ribeiro. "School success: concept, factors and strategies". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2512
  4. Cristina Martins; Cristina Mesquita; Graça Santos; Maria Raquel Patrício. "Leaders' voices on curriculum and curricular flexibility". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2529
  5. Sofia Bergano; Maria José Rodrigues; Benilde Moreira; Cristina Martins. "Migration projects for higher education: a perspective from women's voices". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2394
  6. Martins, C.; Sanches, A.; Mesquita, C.; Santos, G.; Freire-Ribeiro, I.; Sousa, J.; Ribeiro, M.; Patrício, R.; Novo, R.. "Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar". 2022.
  7. Serrazina, Lurdes ; Pires, M. V.; Martins, C.; Jacinto, Hélia ; Silvestre, A. I.. "Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática / A contribution from the Values Alignment Study to identify what the Portuguese teachers value in mathematics teaching". Trabalho apresentado em EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
    Publicado
  8. Ferreira, C.; Rodrigues, M. J.; Martins, C.. "Trabalho colaborativo: Uma experiência desenvolvida no estágio pedagógico da formação de professores". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE, 2022.
    Publicado
  9. Mestre, C.; Martins, C.; Tourais, C.; Guerra, I.. "Novas aprendizagens essenciais: O desenvolvimento do pensamento computacional na aprendizagem dos números no 1.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022), Almada, 2022.
    Publicado
  10. Pontes, I.; Martins, C.; Rodrigues, M. J.. "A avaliação no estágio pedagógico: Contributo para a formação integral do aluno". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE, 2022.
    Publicado
  11. Raposo, A.; Piedade, A.; Silveira, M.; Pataca, T.; Martins, C.; Rodrigues, M. J.; Bergano, S.; et al. "Escolas Transformadoras: Uma oportunidade de integração e desenvolvimento institucional no ensino superior". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, 2022.
    Publicado
  12. Silvestre, A. I.; Jacinto, H.; Carreira, S.; Serrazina, L.; Santos, E.; Pires, M. V.; Amado, N.; et al. "O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study". Trabalho apresentado em XXXII SIEM, Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2022.
    No prelo
  13. Teixeira, P. B. ; Martins, C.; Rocha, H.. "Abordagem STEAM: Articulação disciplinar e práticas letivas de professores". Trabalho apresentado em EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, Desenvolvimento Curricular, Almada, 2022.
    Publicado
  14. Manuel Vara Pires; Cristina Martins; João Sousa. "Content of the written reflection of a future mathematics teacher". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1473
  15. Barros, P. M.; Martins, C.; Pires, M. V.; Seabra, M.. "Projeto MathE: Uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar". Trabalho apresentado em INNODOCT/21, International conference on innovation, documentation and education, València, 2021.
    Publicado
  16. Martins, C.; Barros, P. ; Pires, M. V.; Seabra, M.. "Projeto EDIG3: Saberes prévios dos alunos em geometria". Trabalho apresentado em INNODOCT/21, International conference on innovation, documentation and education, València, 2021.
    Publicado
  17. Seabra, M.; Barros, P.; Pires, M. V: ; Martins, C.. "EGID3 project: Prior knowledge of future teachers in geometry". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Virtual Conference, 2021.
    Publicado
  18. Pires, M. V.; Martins, C.; Pereira, A. I.. "Developing tools for the e-learning platform MathE". Trabalho apresentado em International Conference The Future of Education (11th edition), 2020.
    Publicado
  19. Seabra, Marcela; Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino". 2019.
    10.17979/spudc.9788497497268
  20. Seabra, Marcela; Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino". 2019.
  21. Costa, M.; Rodrigues, M. J.; Martins, C.. "Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP". Trabalho apresentado em do IV Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2019, 2019.
    Publicado
  22. Martins, C.; Guerreiro, A.. "). Tarefas matemáticas com vista à avaliação e à comunicação para a aprendizagem". Trabalho apresentado em IV Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2019, 2019.
    Publicado
  23. Santos, D.; Zilhão, L.; Almoço, R.; Martins, C.; Rodrigues, M. J.. "Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: Análise da praxis e finalidades". Trabalho apresentado em IV Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2019, 2019.
    Publicado
  24. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade". 2018.
  25. Martins, Cristina; Cardoso, Mário. "Conexões: um projecto no 1.º ciclo do ensino básico". 2018.
  26. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Avaliação e comunicação na aula de matemática: das perceções às práticas". Trabalho apresentado em do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
    Publicado
  27. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Questionar a avaliação de e para a aprendizagem". Trabalho apresentado em EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  28. Martins, C.; Guerreiro, A.. "Avaliação e comunicação: convergência ou distanciamento entre perceções e práticas". Trabalho apresentado em do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Coimbra, 2018.
    Publicado
  29. Martins, C.; Guerreiro, A.. "Avaliação e comunicação: perceções e práticas de duas professoras de matemática". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, 2018.
    Publicado
  30. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho. "Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade". 2017.
  31. Espírito Santo, Maria do Céu Viegas de Carvalho do; Martins, Cristina. "Um passo em frente para a melhoria do ensino da Estatística: averiguação de conceções e práticas de ensino". 2017.
  32. Gonçalves, Adorinda; Sanches, Angelina; Martins, Cristina. "Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha". 2017.
  33. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Martins, Cristina. "Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante.". 2017.
  34. Baía, Isename Makeba de Sousa; Martins, Cristina. "Trabalho de grupo na aula de matemática: uma investigação em contexto santomense". 2017.
  35. Dinis, G. ; Martins, C.. "Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos". Trabalho apresentado em II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017, Bragança, 2017.
    Publicado
  36. Martins, C.. "In)Existência de articulação entre conceçoes e práticas no ensino da Estatística". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  37. Gonçalves, A.; Sanches, A.; Martins, C.. "Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha". Trabalho apresentado em II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017, Bragança, 2017.
    Publicado
  38. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Articulação entre avaliação e comunicação na aula de matemática: Contributos para a aprendizagem dos alunos". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  39. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação". Trabalho apresentado em XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  40. Martins, C.; Guerreiro, A.. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?". Trabalho apresentado em II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017, 2017.
    Publicado
  41. Martins, C.; Pires, M. V.. "Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe". Trabalho apresentado em II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017, 2017.
    Publicado
  42. Martins, C.; Pires, M. V.; Sousa, J.. "Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  43. Martins, C.. "Práticas letivas dos professores Santomenses no ensino da Estatística". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  44. Gonçalves, P.; Martins, C.. "Um projeto realizado na prática de ensino supervisionada: importância dos instrumentos de avaliação utilizados". Trabalho apresentado em 1.º Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2016, 2016.
    Publicado
  45. Martins, C.; Gonçalves, A.. "É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: Perceções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, 2016.
    Publicado
  46. Martins, C.; Gonçalves, A.. "Papéis e interacções no processo de supervisão: um olhar dos orientadores cooperantes". Trabalho apresentado em 1.º Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2016, 2016.
    Publicado
  47. Martins, C.; Pires, M. V.. "Investigar conceções e práticas do professor de matemática: Uma oportunidade de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal, 2016.
  48. Martins, C.; Santos, I.. "Práticas de avaliação na formação de educadores e de professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em CNaPPES.16, 2016.
    Publicado
  49. Martins, C.; Pires, M. V.; Sousa, J.. "A reflexão nos relatórios finais de estágios: Um balanço na área da matemática". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
    Publicado
  50. Pires, M. V.; Martins, C.; Sousa, J.. "Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: Recordação, racionalização ou reflexividade?". Trabalho apresentado em do CNaPPES.16, 2016.
    Publicado
  51. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Barros, Paula Maria. "Reflection on practices as teachers educators in statistics". 2015.
  52. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria". 2015.
  53. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática". 2015.
  54. Pires, Manuel Vara; Barros, Paula Maria; Martins, Cristina. "Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers". 2015.
  55. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores". 2015.
  56. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe". 2015.
  57. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores?". 2015.
  58. Martins, C.; Pires, M. V.. "Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe". Trabalho apresentado em CiEMeLP2015 – Grupos de discussão, Coimbra, 2015.
    Publicado
  59. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "O que guardamos do estudo das operações numéricas?!". 2014.
  60. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Relatório final de estágio: refletir é investigar?!". 2014.
  61. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos". 2014.
  62. Martins, C.; Santos, Leonor. "Program for continuous training in mathematics: Justifying its efficacy". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 37), Kiel, 2013.
    Publicado
  63. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim!". 2013.
  64. Sanches, Angelina; Martins, Cristina; Gonçalves, Adorinda. "Novo modelo de formação para a docência: que apreciação?". 2013.
  65. Fontoura, Ana Raquel; Ferreira, Ana Rita Rebelo; Ferraz, Célia; Ferreira, Sílvia Daniela Gomes; Cassis, Ana; Martins, Cristina. "Uma viagem pelos temas matemáticos do programa de matemática do ensino básico". 2013.
  66. Gonçalves, Adorinda; Sanches, Angelina; Martins, Cristina. "Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos?". 2013.
  67. Fontoura, Ana Raquel; Ferreira, Ana Rita Rebelo; Ferraz, Célia; Martins, Cristina. "Com os números racionais, Tobias diz-me para onde vais!". 2013.
  68. Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana. "Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training". 2013.
  69. Sanches, Angelina; Martins, Cristina; Gonçalves, Adorinda. "Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos". 2013.
  70. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "TPMET: a path to knowledge about mathematics". 2012.
  71. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "As tarefas como suporte à condução de aulas". 2012.
  72. Sanches, Angelina; Martins, Cristina; Gonçalves, Adorinda. "Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha". 2012.
  73. Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana; Ribeiro, C. Miguel. "Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD". 2012.
  74. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Planning teaching activity within continuous training program". 2011.
  75. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Utilização de materiais manipuláveis: a descoberta de novas potencialidades num contexto de formação contínua". 2010.
  76. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Caso Aida: uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática". 2010.
  77. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Reflection on pratice: content and depth". 2010.
  78. Ribeiro, C. Miguel; Martins, Cristina. "The impact of a professional development program in teacher's pratice". 2009.
  79. Martins, Cristina; Ribeiro, C. Miguel. "Aprofundando o conhecimento matemático para ensinar: algumas situações no âmbito de um programa de formação contínua". 2009.
  80. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão". 2009.
  81. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Continuous training in Mathematics: influence on the professional knowledge of elementary school teachers". 2009.
  82. Ribeiro, C. Miguel; Martins, Cristina. "O trabalho colaborativo como promotor de desenvolvimento profissional: perspectivas de formandos e formadores do PFCM". 2009.
  83. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Investigações matemáticas: um teste à sua eficácia". 2009.
  84. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática". 2009.
  85. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Barros, Paula Maria. "Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores". 2009.
  86. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Conhecimento profissional do professor de 1.º ciclo: integração teoria-prática". 2009.
  87. Barros, Paula Maria; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores". 2009.
  88. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Papel do portefólio na formação contínua em Matemática". 2009.
  89. Martins, Cristina. "Professional development of 1st cycle: basic education teachers: contribution of participating in a continuous programme of mathematics training". 2008.
  90. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Reflectindo sobre a prática: "Nunca tive um dia como o de ontem!".". 2008.
  91. Martins, Susana; Martins, Cristina. "Um projecto de estatística no 1.ºCiclo". 2008.
  92. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "A reflexão como um instrumento de formação no PFCM". 2008.
  93. Martins, Cristina; Mesquita, Elza; Cadeias, Joana; Carvalho, Juliana; Ferreira, Sara. "Metodologias de apoio ao raciocínio matemático". 2008.
  94. Rodrigues, Alexandrina; Maio, Carla; Martins, Cristina; Mesquita, Elza; Pereira, Filipa. "A Matemática que ajuda a "ser um cientista mais esperto do que o Einstein"". 2008.
  95. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "A reflexão escrita num contexto de formação". 2008.
Artigo em revista
  1. Sofia Bergano; Benilde Moreira; Maria José Rodrigues; Cristina Martins. "Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante". Cuestiones Pedagógicas (2022): https://doi.org/10.12795/CP.2022.i31.v1.03.
    10.12795/CP.2022.i31.v1.03
  2. Martins, C.; Pires, Manuel Vara. "A representação nos "Princípios e normas para a matemática escolar"". Educação e Matemática 166 (2022): 82-84.
    Publicado
  3. Mestre, C.; Martins, C.; Tourais, C.; Guerra, I.. "Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas, Números e Pensamento Computacional.". Educação e Matemática 166 (2022): 33-37. http://hdl.handle.net/10198/26844.
  4. Santamaría Cárdaba, N.; Martins, C.. "Los centros educativos de Bragança ante los retos globales: Un estudio de encuesta". Revista Pedagógica 34 (2022): 125-136. https://doi.org/10.24197/trp.1.2022.125-136.
  5. Santos, E.; Martins, C.; Martins, I.; Serra, S.. "Representações nas novas Aprendizagens Essenciais: Comparação de frações no 5.º ano de escolaridade.". Educação e Matemática 166 (2022): 67-70. http://hdl.handle.net/10198/26845.
  6. Santamaría-Cárdaba, N.; Martins, C.; Sousa, J.. "Mathematics Teachers Facing the Challenges of Global Society: A Study in Primary and Secondary Education in Spain". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 17 4 (2021): 1-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104772551&partnerID=MN8TOARS.
    10.29333/ejmste/10806
  7. Coelho, L. S.; Raposo, A.; Piedade, A.; Marques, H.; Teixeira, L.; Uva, M.; Fernandes, S.; et al. "Escolas Transformadoras: colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global.". Sinergias - diálogos educativos para a transformação social 11 (2020): 57-74. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Mesquita, Cristina; Mesquita, Elza; Rodrigues, Maria José; Cardoso, Mário; Martins, Cristina. "Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores". (2019): http://hdl.handle.net/10198/22669.
  9. Guerreiro, A.; Martins, C.. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática, 149-150, 49-52 149-150 (2018): 49-52. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2527.
  10. Dias, A. ; Fonseca, C.; Martins, C.; Freire-Ribeiro, I.. "A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil.". Sinergias: diálogos educativos para a transformação social 7 (2018): 71-81.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Dinis, G. ; Martins, C.. "Avaliação de atitudes, valores e comportamentos: uma investigação na formação de professores.". Educação e Matemática 148 (2018): 28-30.
    Publicado
  12. Martins, Cristina. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación 6 (2017): 395-399. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/14988.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
  13. Martins, Cristina; Sanches, Angelina; Gonçalves, Adorinda; Martins, Cristina. "Formação para a docência: cruzando perspetivas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 443-447. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/14926.
    10.17979/reipe.2017.0.06.3037
  14. Martins, Cristina. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação". XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2017): 330-342. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/14991.
  15. Martins, C.; Pires, M. V.; Sousa, J.. "Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante.". Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación 6 (2017): 400-404.
    Publicado
  16. Martins, C.; Freitas, S. L.; Ninke, A.. "Programa de internacionalização em Portugal: Pesquisa em aula de Matemática". Revista Educa – Revista Multidisciplinar em Educação 3 6 (2016): 70-91. http://hdl.handle.net/10198/14989.
    Publicado
  17. Martins, Cristina. "Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 (2015): 170-174. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/14990.
    http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.445
  18. Raposo, Sílvia Cristina; Veiga, Ana Cristina; Calado, Ana; Pereira, Filipa; Correia, Teresa I.G.; Martins, Matilde. "Fatores de risco para infeção associada a cateter venoso central:revisão sistemática". (2013): http://hdl.handle.net/10198/9496.
  19. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo". (2012): http://hdl.handle.net/10198/10979.
  20. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Refletir no âmbito do PFCM: algumas ideias emergentes.". (2011): http://hdl.handle.net/10198/8501.
  21. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10198/5423.
  22. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "O que é uma boa reflexão sobre a prática?". (2008): http://hdl.handle.net/10198/5435.
  23. Ponte, J. P.; Guerreiro, A.; Cunha, H. ; Duarte, J.; Martinho, H.; Martins, C.; Menezes, L.; et al. "A Comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática.". Revista Portuguesa de Educação 20 2 (2007): 39-74.
    Publicado
  24. Martins, C.. "O uso de portfolios na formação inicial de professores de Matemática.". Quadrante XVIII 1 (2004): 63-88.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, C.; Cristina M.; Freire-Ribeiro, I.. "Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.". In A Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação: Diagnóstico e Capacitação., 34-37. Lisboa, Portugal, 2022.
    Publicado
  2. Carvalho Sousa, J.; Martins, C.. "Tecnologias disruptivas no apoio à investigação por alunos do 1.º ano de Cursos Superiores Técnico-Profissionais". In Perspectivas docentes en la educación superior | Perspectivas de ensino na educação superior, 623-627. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2020.
    Publicado
  3. Cardoso, M.; Martins, C.; Mesquita, C.; Mesquita, E.; Rodrigues, M. J.. "A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada.". In Perspectivas docentes en la educación superior | Perspectivas de ensino na educação superior, 405-410. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2020.
    Publicado
  4. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho. "A reflexão escrita nos relatórios finais de estágio: um estudo na formação inicial de professores". Fundação Manuel Leão, 2019.
  5. Gonçalves, A.; Sanches, A.; Guerreiro, C. ; Martins, C.; Mesquita, C.; Mesquita, E.; Rodrigues, M. J.; Novo, R.. "Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão.". In Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional, 93-128. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  6. Martins, C.; Sanches, A.; Gonçalves, A.. "Formação para a docência: Refletindo sobre os processos supervisivos". In Investigaciones en el contexto universitário atual, 625-629. Ourense, Portugal: Educación Editora, 2014.
    Publicado
  7. Martins, C.; Santos, L.. "Programa de Formação Continua em Matemática: Um modelo a seguir". In Investigaciones en el contexto universitário atual, 631-635. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2014.
    Publicado
  8. Martins, C.; Santos, L.. "As tarefas como suporte à condução de aulas". In Investigação em educação matemática – Práticas de ensino da matemática, 455-466. Portalegre, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2012.
    Publicado
  9. Canavarro, A.; Martins, C.; Rocha, I.. "Avaliação na formação de professores: Alguns pontos para discussão.". In Avaliação em Matemática: Problemas e desafios, 287-296. Viseu, Portugal: Secção Portuguesa Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008.
    Publicado
  10. Martins, Cristina; Maia, Ema; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Pires, Manuel Vara. "O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática". In Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores, 59-82. Portugal: Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2002.
    Publicado
  11. Martins, C.; Maia, E.; Menino, H.; Rocha, I.; Pires, M.. "O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática". In Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores, 59-82. Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2002.
    Publicado
Livro
  1. Pires, Manuel Vara (Ed.); Ferreira, Rosa Tomás (Ed.); Domingos, António (Ed.); Martins, Cristina (Ed.); Martinho, Helena (Ed.); Vale, Isabel (Ed.); Amado, Nélia (Ed.); et al. Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2015.
Poster em conferência
  1. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional da Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, 2019.
  2. Seabra, Marcela; Martins, Cristina; Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara. "Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria". Trabalho apresentado em Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria., 2019.
  3. Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina; Santos, Dário; Zilhão, Lubacha; Almoço, Rogério. "Supervisão pedagógica de professores na Universidade Pedagógica de Moçambique: averiguando opiniões". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education, 2019.
    10.4995/INN2019.2019.11694
  4. Sanches, A.; Mesquita, E.; Freire-Ribeiro, I.; Martins, C.; Bergano, S.. "Educação para o Desenvolvimento na ESEB.". Trabalho apresentado em Jornadas Transfronterizas Educación para el desarrollo., 2017.
  5. Sanches, A.; Mesquita, E.; Martins, C.; Freire-Ribeiro, I.; Bergano, S.. "Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento". 2016.
Recurso online
  1. Terrón-Caro, T.; Cárdenas-Rodríguez, R.; Ortega-de-Mora, F.; Aleksic, K.; Bergano, S.; Biligha, P.; Chiappelli, T.; et al. Migrations, Gender and Inclusion in the European Context: An Interdisciplinary Approach. E-Learning Package. Voices of Immigrant Women. 2022. https://dx.doi.org/10.46661/rio.20220728_1.
Resumo em conferência
  1. Barros, Paula Maria; Martins, Cristina. "Implicação dos estudantes no processo de avaliação: estudo exploratório no ensino superior". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência, 2020.
    Publicado
  2. Seabra, Marcela; Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência, 2020.
    Publicado
  3. Martins, Cristina; Pires, Delmina; Mesquita, Elza; Mesquita, Cristina. "Sucesso educativo: um projeto em e para a ação". Trabalho apresentado em V Encontro International de Formação na Docência - INCTE, 2020.
    Publicado
  4. Martins, Cristina; Novo, Rosa; Sanches, Angelina; Patrício, Maria Raquel. "Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, Bragança, 2020.
    Publicado
  5. Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Seabra, Marcela. "MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 2019, 2019.
    Publicado
  6. Costa, Marisa; Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina. "Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, Bragança, 2019.
  7. Martins, Cristina; Mesquita, Cristina; Mesquita, Elza; Rodrigues, Maria José; Cardoso, Mário. "Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, 2019.
    Publicado
  8. Cardoso, Mário; Martins, Cristina; Mesquita, Cristina; Mesquita, Elza; Rodrigues, Maria José. "A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria CINDU 2019, 2019.
    Publicado
  9. Costa, Marisa; Martins, Cristina; Rodrigues, Maria José. "Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, Bragança, 2019.
    Publicado
  10. Silvestre, Ana Isabel; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais". Trabalho apresentado em XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2019, Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  11. Martins, Cristina; Santos, Graça. "Princípios associados ao processo de avaliação: perceções de professores(as)". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagogia, 2019.
    Publicado
  12. Santos, Graça; Martins, Cristina. "Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, 2019.
    Publicado
  13. Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina; Santos, Dário; Zilhão, Lubacha; Almoço, Rogério. "Perspetivando um programa de formação continua com e para supervisores". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, 2019.
    Publicado
  14. Seabra, Marcela; Barros, Paula Maria; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education, València, 2019.
    Publicado • 10.4995/INN2019.2019.10308
  15. Santos, Dário; Zilhão, Lubacha; Almoço, Rogério; Martins, Cristina; Rodrigues, Maria José. "Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: análise da praxis e finalidades". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, 2019.
    Publicado
  16. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo". Trabalho apresentado em IEMC2019: Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2019.
    Publicado
  17. Martins, Cristina; Rodrigues, Maria José; Santos, Dário; Zilhão, Lubacha; Almoço, Rogério. "Supervisão pedagógica na universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, Bragança, 2019.
    Publicado
  18. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho. "Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE, Bragança, 2019.
    Publicado
  19. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula". Trabalho apresentado em XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat 2018, Almada, 2018.
    Publicado
  20. Costa, Marisa; Rodrigues, Maria José; Martins, Cristina. "Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe: o papel da supervisão". Trabalho apresentado em XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos 2018, 2018.
    Publicado
  21. Freire-Ribeiro, I.; Bergano, S.; Martins, C.; Sanches, A.; Mesquita, E.. "Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação". 2017.
  22. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em XXIII Colóquio da AFIRSE, 2016.
    Publicado
  23. Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade?". Trabalho apresentado em CNaPPES, 2016.
    Publicado
  24. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática: ProfMat, 2015.
    Publicado
  25. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê!". Trabalho apresentado em XVI Encontro Regional de Professores de Matemática: RealMat, 2014.
    Publicado
  26. Fontoura, Ana Raquel; Ferreira, Ana Rita Rebelo; Ferraz, Célia; Ferreira, Sílvia Daniela Gomes; Martins, Cristina. "O jogo do Tobias: reflectindo sobre o seu desenvolvimento na aula de Matemática". Trabalho apresentado em 1º encontro Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos, 2013.
    Publicado
  27. Leopoldo, Estér; Rocha, Paula; Alegre, Rita; Martins, Cristina. "Revisitando os ovos misteriosos!". Trabalho apresentado em 1º encontro Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos, 2013.
    Publicado
  28. Martins, Cristina. "Tarefas matemáticas: nunca são demais!". Trabalho apresentado em BragançaMat, 2011.
  29. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Como estruturar uma reflexão sobre a prática?". Trabalho apresentado em A Matemática nos Primeiros Anos: XVI Encontro Nacional, 2011.
    Publicado
  30. Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara. "É necessário reflectir sobre a reflexão!". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional “A Matemática nos primeiros anos – Pré, 1.º e 2.º ciclos, 2011.
    Publicado
  31. Martins, Cristina; Santos, Leonor. "Que tal se trocássemos algumas ideias sobre reflexão?". Trabalho apresentado em SIEM 2011, 2011.
    Publicado
  32. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira?". Trabalho apresentado em ProfMat, 2011.
    Publicado
  33. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática?". Trabalho apresentado em RealMat09, 2009.
    Publicado
  34. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "Formação contínua em Matemática: a visão dos professores". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009.
    Publicado
  35. Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina. "O que está a mudar no conhecimento profissional?". Trabalho apresentado em Programa do ProfMat2008, 2008.
    Publicado
  36. Martins, Cristina; Rodrigues, Alexandrina; Maio, Carla; Pereira, Filipa; Cadeias, Joana; Carvalho, Juliana; Ferreira, Sara. "O valor certo em euros: a actividade lúdica no ensino da Matemática". Trabalho apresentado em Encontro Regional de Professores de Matemática, 2008.
    Publicado
  37. Martins, Cristina; Barros, Paula Maria. "Não sei em que mês nasci!". Trabalho apresentado em 24.º Encontro de Professores de Matemática – ProfMat 2008, 2008.
    Publicado
  38. Martins, Cristina; Barros, Paula Maria. "O Pacri na aula de Matemática?! O jogo na abordagem de conceitos.". Trabalho apresentado em Encontro Regional de Professores de Matemática - BragançaMat, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Paula do Sameiro Sousa. "Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10198/12716.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Projetos migratórios para o ensino superior: Uma perspetiva a partir de vozes mulheres. 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Projeto VIW: Conceção de um módulo de formação sobre migrações e género VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Estratégias de recolha e utilização de informação. Uma análise empírica. Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
2022 Fake news - Um obstáculo a uma cidadania ativa. Uma análise em contexto académico Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
2022 Trabalho colaborativo no estágio pedagógico da formação de professores: Uma experiência XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
2022 Avaliação formativa online: O caso do teste em duas fases Conferência ibérica (ieTIC2022)
(Bragança, Portugal)
2022 No país dos ângulos: Ensino exploratório e avaliação formativa em geometria VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Projeto Escolas Transformadoras: Integração da avaliação externa VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Vozes das lideranças sobre o currículo e a flexibilidade curricular 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Crenças sobre a escola: Multiplicidade de olhares 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Sucesso escolar: Conceito e fatores 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Crenças, saberes e práticas de professores: Investigar para transformar VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Estratégias de ensino e aprendizagem: Foco de um projeto com professores do ensino superior. ; Lisboa, Portugal. XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
2022 Novas aprendizagens essenciais: O desenvolvimento do pensamento computacional na aprendizagem dos números no 1.º ano de escolaridade Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
2022 A avaliação no estágio pedagógico: Relevância à formação integral do aluno XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal - A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: Contributos da Investigação
(Lisboa, Portugal)
2022 Escolas Transformadoras: Uma oportunidade de integração e desenvolvimento institucional no ensino superior VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Los centros educativos de Bragança ante la enseñanza de contenidos globales VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
(Bragança, Portugal)
2022 Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
2022 O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXXII SIEM)
(Setúbal, Portugal)
2022 Conexão de saberes e práticas de avaliação Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC 2022)
(Santarém, Portugal)
2022 STE(A)M approach: Distinguishing and discussing meanings 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 2022)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2022 Abordagem STEM: Enquadrar para projetar com legitimidade Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências em 2022 (IEMC 2022)
(Santarém, Portugal)
2022 Abordagem STEAM: Articulação disciplinar e práticas letivas de professores Encontro de Investigação em Educação Matemática - Desenvolvimento Curricular (EIEM 2022)
(Caparica, Portugal)
2021 Projeto MathE: Uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/21)
(València, Espanha)
2021 MathE: Ensinar e aprender geometria elementar num espaço virtual XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
2021 Retos de las migraciones femeninas transnacionales ¿hacia dónde vamos? Seminario sobre Derechos Humanos, Migraciones y Género. Una mirada transnacional
(Sevilha , Espanha)
2021 Projeto VIW: Recorte de percursos de (in)visibilidade de mulheres lusófonas em Portugal III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
2021 Vozes de mulheres imigrantes: Discursos sobre processos de inclusão Colóquio internacional de línguas estrangeiras: Pensar a(s) liberdade(s): legados, práticas e projeções (CILE)
(Bragança, Portugal)
2021 Voices of Imigrante Women: Trajetória para um ensino superior mais inclusivo 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
(Viseu, Portugal)
2021 Afinidades entre as orientações do ensino da Matemática no Brasil e Portugal III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
2021 Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes. XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
2021 Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/21)
(València, Portugal)
2021 Projeto MathE: Uma plataforma digital e muito mais Encontro Regional de Professores de Matemática (AlgarMat 2021)
(Quarteira, Portugal)
2021 Investigar as perspetivas dos professores e das lideranças escolares: Agir sobre a prática letiva Ciência’21, Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia
(Lisboa)
2021 Avaliação formativa: O comportamento interessa! III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)
(Bragança, Portugal)
2021 Content of the written reflection of a future mathematics teacher. 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULearn21)
(Tenerife)
2021 Vamos contribuir para a construção da cidadania na aula de Matemática, colaborativamente! 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
(Viseu, Portugal)
2021 EGID3: Conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos XXXVI Encontro de Nacional de Professores de Matemática (ProfMat2021)
(Santarém, Portugal)
2021 A procura e o encontro da matemática no pré-escolar: revistação de experiências XXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos (EMPA2021)
(Bragança, Portugal)
2021 Das perceções à implementação: Análise de um caso prático VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC 2021)
(Madrid, Espanha)
2019 Abrindo Portas: desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education (INCTE 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education (INCTE 2019)
(Bragança)
2019 Tarefas matemáticas: interseção entre a avaliação e a comunicação 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education ( INNODOCT/19)
(València, Portugal)
2019 Avaliação, comunicação e tarefas: interação indispensável na aula de matemática Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
2019 Tarefas matemáticas com vista à avaliação e à comunicação para a aprendizagem IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Princípios associados ao processo de avaliação: perceções de professores(as) XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Espanha)
2019 O que pensam os alunos sobre o processo de avaliação: um projeto na Prática de Ensino Supervisionada Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
2019 Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Supervisão pedagógica de professores na Universidade Pedagógica de Moçambique: averiguando opiniões 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education ( INNODOCT/19)
(València, Portugal)
2019 Perspetivando um programa de formação continua em supervisão numa instituição de ensino superior moçambicana II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas,(LUSOCONF2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: análise da práxis e finalidades IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Supervisão pedagógica na Universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores IV Encontro Internacional de Formação na Docência/4th International Conference on Teacher Education, (INCTE' 2019)
(Bragança, Portugal)
2019 Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2019)
(Castelo Branco, Portugal)
2019 Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a geometria e o seu ensino XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Portugal)
2019 Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education (NNODOCT/19)
(València)
2019 WIFItoo - O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais. XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2019)
(Castelo Branco, Portugal)
2019 Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2019)
(Bragança)
2019 Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (IEMC2019)
(Santarém, Portugal)
2019 Avaliação e comunicação na aula de matemática: das perceções às práticas XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2018)
( Almada, Portugal)
2018 Questionar a aprendizagem e para a aprendizagem. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2018)
(Coimbra, Portugal)
2018 Avaliação e comunicação: convergência ou distanciamento entre perceções e práticas XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
(Coimbra, Portugal)
2018 Avaliação e comunicação: perceções e práticas de duas professoras de matemática III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018)
(Bragança, Portugal)
2018 Arte & matemática: explorando conexões na sala de aula Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2018)
(Almada, Portugal)
2018 Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade XXI Encontro Nacional de Educadores e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
(Braga)
2018 Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018)
(Bragança, Portugal)
2018 Reflexão dos futuros professores sobre as competências dos alunos XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2018
(Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2026 Abordagem STEAM nas Práticas Letivas de Matemática no Ensino Básico
Coorientador de Patrícia Bértolo Teixeira
Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020 - 2023 Prática de Ensino Supervisionada - Avaliação formativa e cidadania: práticas de sala de aula complementares
Orientador
Mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2. ° Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
Orientador de João Carlos Castro
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2018 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunos
Orientador de Pedro de Sousa Pimenta
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada – A avaliação formativa ao serviço da aprendizagem dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 - 2016 Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2013 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2012 - 2014 Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Scientific organization - semana da Matemática março 2023 (2023 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 - 2023 committee member - Dia Internacional da Matemática (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023 - 2023 Scientific organization - Semana da Matemática março 2023 (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023 - 2023 Scientific organization – XXV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros A (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - 2022 Invited moderator at Sessão A - Didática e Formação de Educadores e Professores. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22). 2022.
Conferência
VI Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE’22
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 - 2022 Invited moderator - sessão de Encerramento do 25.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat. 2022.
Conferência
25.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática, BragançaMat
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2021 Invited moderator - Conferência Plenária "O novo programa de matemática para os primeiros anos: por uma educação matemática para todo/as no século XXI, no XXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos"
Conferência
no XXIV XXXIV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2021 - 2021 Invited moderator - Conferência. XXIV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos
Conferência
XXIV Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2021 - 2021 Invited moderator - Conferência "Das recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática aos novos programas do ensino básico". 24.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática.
Conferência
24.º Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Associação de Professores de Matemática, Portugal
2021 - 2021 Invited moderator - Oficina temática: Reflexão e ação para uma Escola Transformadora. II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento.
Conferência
II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Centro de Intervenção Para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade
Arguente
Soraia Filipa Antunes Farinha (Mestrado)
Escola Supeiror de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Portugal
2022 Literatura para a infância nas aprendizagens matemáticas em contexto de creche: um cenário de aprendizagem
Arguente
Maria Margarida Leão Gordilho Hipólito Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 O Contributo do Jogo no Processo de Aprendizagem em Matemática
Arguente
Margarida Martins Paula de Carvalho (Mestrado)
Nova School of Science and Technology, Portugal
2022 O ensino de ciências no 4º ano do ensino fundamental: Um olhar sobre as atividades práticas/experimentais. Propostas pelos manuais escolares
Presidente do júri
Katia Beatriz Teixeira de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2021 Prática de Ensino Supervisionada: o jogo como fator de motivação para a aprendizagem
Arguente
José Miguel Chegão Maçana (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2020 Prática de Ensino Supervisionada - Práticas de avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Do dizer ao fazer
Arguente
Diana da Rocha Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2019 Prática de ensino supervisionada. O jogo na promoção do desenvolvimento de competências sociais
Arguente
Sandra Isabel de Moura Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2019 Prática de ensino supervisionada - A exploração de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem
Arguente
Ana Raquel Rebelo Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2019 Prática de ensino supervisionada: estratégias de ensino e aprendizagem
Arguente
Adriana Filipa Branco Barbosa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2018 Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Maria Teresa de Almeida dos Santos Roque (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Marta Daniela de Sousa Pessoa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2017 Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Alda Fernanda Peixoto Alves Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2015 Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Isabel Marvilha Baptista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2015 Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Maria Ferreira Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
José Eduardo Magalhães da Silva Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Catarina Diegues Barradas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Cristina Luísa Pires Onofre Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
Arguente
Tânia da Glória de Freitas Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal
2014 Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Sheila Marisa Casimiro Pires (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2022) Bragança
2022 - Atual I Encontro Consórcio Montanha para o Conhecimento de Jovens Investigadores STEAM Bragança
2021 - Atual Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2021)
2020 - Atual Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2020)
2018 - Atual Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM 2018)
2018 - Atual III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018) Bragança
2017 - Atual II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2017) Bragança
2016 - Atual I Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2016) Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2023 Journal Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro
2017/12/17 - 2022/12/31 Eduser (1645-4774) IPB
2020 - 2021 Revista Pro-Posiçoes (1980-6248) Universidade Estadual de Campinas
2013 - 2019 Quadrante (2183-2838 ) Associação de Professores de Matemática

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/04/21 - 2022/05/05 Call for applications for a Research Grant (BI) under the project "Project VIW - 2020-1-ESO1-KA203-082364"
Presidente
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica
2022/02/15 - 2022/03/01 Call for applications for a Research Grant (BI) under the Project "VIW Project - 2020-1-ESO1-KA203-082364"
Presidente
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica
2021 - 2021 Award of a Doctoral Research Grant in the thematic area of Teacher Training and Education Sciences under the FCT Research Grant Regulations and the Research Grant Holder Statute, funded by the FCT.
Membro
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica
2021 - 2021 Joint selection procedure to fill a post in the career and category of senior technician for the Polytechnic Institute of Bragança
Membro
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal Instituto Politécnico de Bragança
2019 - 2019 Common tendering procedure for the establishment of a public employment relationship for an indefinite period, with a view to filling two posts in the career and category of senior technician.
Presidente
Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal Instituto Politécnico de Bragança

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2022 member of the scientific committee - IV Encontro de Boas Práticas Educativas
Membro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2022 - 2022 member of the scientific committee - Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Distinções

Outra distinção

1990 Best student prize of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Bragança bestowed by the local Government authorities | Prémio do melhor aluno da ESE-IPB