???global.info.a_carregar???
Ana Novo. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação com ênfase em Ciências da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Colaboração; Literacia da informação; Bibliotecas escolares; Professor bibliotecário; Portugal; Plágio; Trabalhos académicos; Ensino superior; Boas práticas; Universidade Aberta; Collaboration; Collaborative work; Educational success; Teacher librarian; School libraries; Qualitative analysis; Interviews; LIS education; Elearning; Information literacy; Digital literacy; Açores; Rede Regional de Bibliotecas Escolares; Sucesso escolar; Teacher librarians; Universidade Aberta de Portugal; Professores; Trabalho colaborativo; Processos de aprendizagem; Ensino secundário; Área Metropolitana do Porto; School library; Teachers; Librarian; Oporto Metropolitan Area; ODS::04:Educação de Qualidade; Desenvolvimento profissional; Docentes; Metacognição; Teacher professional development; Metacognition; Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares; Literacia; Desenvolvimento de competências; Promoção da leitura; ODS::10:Reduzir as Desigualdades; plágio; ensino superior; boas práticas; Information; Access; Professores bibliotecários; Literacia para os media; Rede Bibliotecas Escolares; MABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolares; Integridade académica; Propriedade literária e artística; Direitos de autor; ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas; Repositório Aberto; UAb; E-books; Printed Books; Information Behavior; University Libraries; Tecnologia da informação e comunicação; Necessidades educativas especiais; Alunos; Educação; Sucesso educativo; Recursos educacionais; Inclusão; Information and communication technology; Inclusion; Students with Special Educational Needs; Ciências da Comunicação; Profissional da Informação; Características do gestor estratégico; Geração Y; Biblioteca Escolar; Sucesso Escolar; Profissional da informação; características do gestor estratégico; geração Y; Insucesso escolar; Estudo empírico; Regional School Libraries Network; Teacher-librarian; School failure; Azores; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Academic achievement; Educational attainment; Originalidade; Turnitin; REA; Pós-graduação; Ciências da informação; Educação para os media; Aveiro; Digital; Ensino-aprendizagem; Informação; Comunicação; Internet; Rede de Bibliotecas Escolares; Setúbal; RBE; Communication; Acessibilidades; Bibliotecas municipais; Lisboa; Accessibility; Municipality libraries; Lisbon; Licenciatura em CID; Modelo Pedagógico Virtual; First degree in LIS; Virtual pedagogical model; Makerspace; Bibliometria; Altmetria; Bibliometrics; Altmetrics; Escolas básicas integradas; Acessibilidade; Bibliotecas Municipais; 02; Leitura; Estratégias; Conquista de leitores; Recursos digitais; Ensino das humanidades; Information communication technologies; Students with SEN; Bibliotecário escolar; Revisão da literatura; Short Learning Programmes; International cooperation; Professional development; Information science; Makerspaces; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Novo

Citation names

  • Novo, Ana

Author identifiers

Ciência ID
D21F-18A8-CB8E
ORCID iD
0000-0002-9179-6352

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications - Information Science

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2005/09/01 - 2011/02/09
Concluded
Doutoramento em Ciências da Informação (Doutoramento)
Major in Ciências da Informação
Universidade de Évora, Portugal
"Biblioteca Escolar com ou Bibliotecário? Estudo de Impacto no sucesso escolar em Escolas Básicas Integradas" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2013/10/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Aberta, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
UID/HIS/00057/2019
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 57 - 2011-2012 PEst-C/HIS/UI0057/2011
PEst-C/HIS/UI0057/2011
PEst-OE/HIS/UI0286/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Bastos, Glória; Novo, Ana. Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares: 15 anos de atividade. Universidade Aberta. 2021.
    https://doi.org/10.34627/t4g7-c797
  2. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. Plágio e integridade académica na sociedade da informação. Universidade Aberta. 2020.
    https://doi.org/10.34627/ftpm-hq41
  3. Nobre, Ana; Novo, Ana; Simão, João. Plágio e integridade académica na sociedade da informação / Plagiarism and academic integrity in the information society. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2020.
    Published
  4. Serap Kurbanoglu; Joumana Boustany; Sonja Špiranec; Esther Grassian; Diane Mizrachi; Loriene Roy; Tolga Çakmak. Information Literacy: Key to an Inclusive Society. Springer International Publishing. 2016.
    10.1007/978-3-319-52162-6
Book chapter
  1. Ochôa, Paula; Novo, Ana. "Challenges to information literacy online learning in Higher Education: libraries, archives and museums digital strategic convergence". In Information Experience and Information Literacy, 227-238. Springer, 2024.
    Published
  2. Glória Bastos; Ana Novo. "Media and Information Literacy in Portuguese School Libraries: A Longitudinal Study with Elementary School Students". 2024.
    10.1007/978-3-031-52998-6_5
  3. Ana Novo; Paula Ochôa. "Challenges to Information Literacy Online Learning in Higher Education: Libraries, Archives, and Museums Digital Strategic Convergence". 2024.
    10.1007/978-3-031-52998-6_20
  4. Armando Malheiro; Milena Carvalho; Susana Martins; Paula Ochôa; Ana Novo; Maria Inês Braga; Sónia Estrela; Luís Borges Gouveia; Maria Beatriz Moscoso. "CONTRIBUTOS PARA A DISCUSSÃO DA ÉTICA E DEONTOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM PORTUGAL: PROPOSTA DE UM CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS GESTORES DE INFORMAÇÃO". 2024.
    10.37572/EdArt_30042414719
  5. Novo, Ana. "Prioridade nº 1 - Conquista de leitores". Portugal, 2010.
  6. Novo, Ana; Calixto, José António. "Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolares". Edições Colibri, CIDEHUS-EU, BPE, 2010.
  7. Novo, Ana. "Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo". Portugal, 2007.
  8. Novo, Ana. "Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literatura". 2007.
Conference paper
  1. Novo, Ana; Ochôa, Paula; Gaspar Pinto, Leonor; LEITÃO, PAULO; Penteado, Pedro; Lourenço, Alexandra. "Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus". Paper presented in 14ª Congresso Nacional BAD, Faro, 2023.
    Published
  2. Carvalho, Milena; Ochôa, Paula; Martins, Susana; Braga, Inês; Malheiro, Armando; Gouveia, Luís Borges; Pereira, Ana Alves; et al. "Dinamização de organizações, projetos e redes - A Ética e deontologia da informação: o debate necessário". Paper presented in Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje, Faro, 2023.
  3. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017". 2019.
  4. Novo, Ana. "Repositório Aberto: apoio à investigação e divulgação científica na Universidade Aberta". 2019.
  5. Silva, América; Novo, Ana. "ICT promoting the educational success of students with special educational needs (SEN)". 2019.
  6. Bastos, Glória; Novo, Ana; Casarin, Helen. "Short Learning Programmes (SLP) for professional development: results from an international collaborative experience (UAb-UNESP)". 2019.
  7. Jesus, Deise L.; Novo, Ana. "School libraries and makerspaces: a metric research". 2019.
  8. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta". 2018.
  9. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertations". 2018.
  10. Silva, Lázaro; Novo, Ana. "As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBE". 2018.
  11. Novo, Ana. "Plágio no ensino superior: prevenção e boas práticas na Universidade Aberta". 2018.
  12. Novo, Ana; Vasconcelos, Ana Isabel. "Pós-graduação em ciências da informação". 2018.
  13. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competences". 2016.
    10.1007/978-3-319-52162-6
  14. Novo, Ana. "Collaboration and information literacy in portuguese school libraries: a challenge for the future". 2016.
  15. Novo, Ana. "Aprender em ambientes digitais". 2015.
  16. Novo, Ana. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta". 2015.
  17. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas". 2015.
  18. Novo, Ana. "Literacia da informação e colaboração nas escolas". 2015.
  19. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada". 2015.
  20. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada". 2015.
  21. Novo, Ana. "O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas características". 2015.
  22. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta". 2015.
  23. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo". 2015.
  24. Novo, Ana. "Academic achievement and/or educational attainment - the role of teacher librarians in students’ future". 2009.
  25. Novo, Ana. "The value of collaboration". 2009.
  26. Novo, Ana. "The value of collaboration: who, how, why". 2009.
  27. Novo, Ana; Calixto, José António. "Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in Portugal". 2009.
  28. Novo, Ana. "Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?". 2008.
  29. Novo, Ana. "Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?: the case of 20 selected ones". 2008.
  30. Novo, Ana. "Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo". 2006.
  31. Novo, Ana; Calixto, José António. "Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo: situação actual nas Escolas Básicas Integradas". 2006.
Journal article
  1. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, Ana. "Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University Repository". Qualitative and quantitative methods in libraries 12 2 (2023): 183-195. https://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/789.
    Open access • Published
  2. Costa, Magda Barradas; Novo, Ana. "Learning with the school library: multi literacies and collaboration". Qualitative and quantitative methods in libraries 12 2 (2023): 289-307. https://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/821.
    Open access • Published
  3. Carvalho, Milena; Ochôa, Paula; Martins, Susana; Braga, Inês; Malheiro, Armando; Gouveia, Luís Borges; Alves Pereira, Ana; et al. "A Ética e deontologia da informação: o debate necessário". (2023): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2865.
  4. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Sá, Isabel; Cruz, Célia; Novo, Ana. "Behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portuguese university libraries". (2021): http://hdl.handle.net/10451/48109.
  5. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta". (2018): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1739.
  6. Silva, Lázaro; Novo, Ana. "As Bibliotecas Escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBE". (2018): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1827.
  7. Novo, Ana. "Collaboration and information literacy in portuguese school libraries: a challenge for the future". QQML Journal (2016): http://www.qqml.net/papers/June_2016_Issue/5218QQML_Journal_2016_Novo_473-481.pdf.
  8. Novo, Ana. "O profissional da Informação como ‘Super gestor’". BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1361.
  9. Novo, Ana. "'Projeto Acessibilidades' em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa". BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/download/1232/pdf_10.
  10. Novo, Ana. "O profissional da informação como “Super gestor”: Top 5 das suas características". (2015): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1361.
  11. Novo, Ana. "'Projeto Acessibilidades' em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa : principais conclusões". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5098.
  12. Novo, Ana. "“Projeto Acessibilidades” em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa: principais conclusões". (2015): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1232.
    10.48798/cadernosbad.1232
Newsletter article
  1. Novo, Ana. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na UAb", 2017
Thesis / Dissertation
  1. Costa, Magda Barradas. "Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativa". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11452.
  2. Lindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa. "Bibliotecas escolares: entre o físico e o digital". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10720.
  3. Jorge, Ana Magda de Oliveira Simões. "A biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do Porto". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9859.
  4. Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira. "Colaboração entre docentes e professores bibliotecários: estudo de caso numa biblioteca escolar". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9927.
  5. Jesus, Deise Lourenço de. "Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométrica". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8560.
  6. Silva, Lázaro Manuel Lopes da. "As bibliotecas escolares nos Açores : perceções e expetativas dos professores bibliotecários". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7731.
  7. Silva, América. "As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6873.
  8. Guimarães, Ana Isabel Alves Vieira Novo. "Biblioteca escolar com ou sem bibliotecário?: estudo de impacto no sucesso escolar em escolas básicas integradas". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10174/15526.

Other

Other output
  1. Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolar. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8478.
  2. Literacia da leitura: atividades, recursos e ferramentas. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Problematizar as questões relacionadas com a leitura nas suas várias vertentes.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8477.
  3. Literacia para os media. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer a existência de diferentes abordagens e técnicas para desenvolver a literacia da informação e para os media.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8435.
  4. Aprendizagens e literacias para o século XXI. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer o valor de novos modos de aprendizagem e de integração curricular associados à formação para as literacias.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8434.
  5. Literacia da informação: conceitos, modelos e atividades. A especificidade dos contextos escolares do século XXI, decorrente das mudanças tecnológicas e da introdução de ambientes digitais, exige uma nova atitude dos agentes educativos na sua relação com os alunos e com as suas aprendizagens, onde o domínio das literacias é um elemento crucial. Conhecer e explorar as potencialidades da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias, em especial na. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8436.
  6. Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na UAb. Este texto foi elaborado no âmbito das funções do Grupo de Trabalho para a Promoção da Originalidade dos Trabalhos Académicos na UAb, onde se alertam os estudantes para a necessidade de cumprir a lei dos Direitos de Autor, referenciando sempre os trabalhos ou frases que não são de sua autoria. Refere-se ainda a existência do software Turnitin, disponível na Plataforma Moodle, recurso importante pa. 2017. Novo, Ana; Nobre, Ana; Pereira, Pedro; Simão, João. http://hdl.handle.net/10400.2/6686.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/11/17 Desafios da convergência digital para as instituições culturais, ensino e utilizadores
XX Encontro Regional Delegação BAD Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024 - 2026 O professor bibliotecário como promotor da diversidade e inclusão - um estudo sobre as suas práticas nas escolas da região de Basto
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 Uso das redes sociais na Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas, Campis de Manaus: estratégias de comunicação e promoção da leitura
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 Biblioteca escolar versus biblioteca pública: modelo de gestão e cooperação
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 O papel das parcerias e da cooperação na Rede de Bibliotecas do Município de Paredes
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 As bibliotecas escolares no 1º ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira: estudo de caso no concelho do Funchal
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do distrito de leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 A biblioteca escolar no acompanhamento de diferentes reestruturações educativas no sistema de ensino português e da mudança de paradigma na Educação - uma perspetiva historiográfica
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 Desenvolvimento de competências em literacia digital no 1º ciclo - sinergias entre docentes e biblioteca escolar
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 A biblioteca escolar da Escola Secundária Estrela Vermelha em Moçambique e as necessidades informacionais dos utilizadores: estudo de caso
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2024 Um olhar sobre o professor bibliotecário: perceção de uma comunidade de docentes sobre o papel e o perfil do professor bibliotexcário
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2022/01 - 2023/04/17 "Library Lessons": uma solução americana para um problema português?
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2022/10/03 As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura - Distrito de Setúbal
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01 - 2021/10/26 Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativa
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2021/01/13 Bibliotecas escolares: entre o físico e o digital
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2020/06/30 A colaboração entre docentes e professores bibliotecários - estudo de caso da biblioteca escolar
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/01 - 2020/06 A Biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na área metropolitana do Porto
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01 - 2019/07/04 Makerspace em bibliotecas escolares: uma análise bibliométrica
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/01 - 2018/09/14 As bibliotecas escolares nos Açores: perceções e expetativas dos professores bibliotecários
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/01 - 2017/07/12 As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2005 - Current Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação Membro Associado

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022/04/12 - Current Membro da Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional da Humanidades - Universidade Aberta
Member
Universidade Aberta, Portugal
2022/06/23 - 2023/05/05 Membro da Comissão Científica do 14ª Congresso Nacional BAD
Member
Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2023/10/07 - 2023/10/07 1º Fórum Internacional de Biblioeducação (1500 inscritos) "Ciência da Informação na UAb: um percurso formativo e de investigação

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2023/03/14 - Current Qualitative and quantitative methods in libraries (2241-1925) ISAST
Distinctions

Award

2023 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal