???global.info.a_carregar???
Ana Novo. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação com ênfase em Ciências da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Colaboração; Literacia da informação; Bibliotecas escolares; Professor bibliotecário; Portugal; Plágio; Trabalhos académicos; Ensino superior; Boas práticas; Universidade Aberta; Collaboration; Collaborative work; Educational success; Teacher librarian; School libraries; Qualitative analysis; Interviews; LIS education; Elearning; Information literacy; Digital literacy; Açores; Rede Regional de Bibliotecas Escolares; Sucesso escolar; Teacher librarians; Universidade Aberta de Portugal; Professores; Trabalho colaborativo; Processos de aprendizagem; Ensino secundário; Área Metropolitana do Porto; School library; Teachers; Librarian; Oporto Metropolitan Area; ODS::04:Educação de Qualidade; Desenvolvimento profissional; Docentes; Metacognição; Teacher professional development; Metacognition; Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares; Literacia; Desenvolvimento de competências; Promoção da leitura; ODS::10:Reduzir as Desigualdades; plágio; ensino superior; boas práticas; Information; Access; Professores bibliotecários; Literacia para os media; Rede Bibliotecas Escolares; MABE - Modelo Avaliação das Bibliotecas Escolares; Integridade académica; Propriedade literária e artística; Direitos de autor; ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas; Repositório Aberto; UAb; E-books; Printed Books; Information Behavior; University Libraries; Tecnologia da informação e comunicação; Necessidades educativas especiais; Alunos; Educação; Sucesso educativo; Recursos educacionais; Inclusão; Information and communication technology; Inclusion; Students with Special Educational Needs; Ciências da Comunicação; Profissional da Informação; Características do gestor estratégico; Geração Y; Biblioteca Escolar; Sucesso Escolar; Profissional da informação; características do gestor estratégico; geração Y; Insucesso escolar; Estudo empírico; Regional School Libraries Network; Teacher-librarian; School failure; Azores; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Academic achievement; Educational attainment; Originalidade; Turnitin; REA; Pós-graduação; Ciências da informação; Educação para os media; Aveiro; Digital; Ensino-aprendizagem; Informação; Comunicação; Internet; Rede de Bibliotecas Escolares; Setúbal; RBE; Communication; Acessibilidades; Bibliotecas municipais; Lisboa; Accessibility; Municipality libraries; Lisbon; Licenciatura em CID; Modelo Pedagógico Virtual; First degree in LIS; Virtual pedagogical model; Makerspace; Bibliometria; Altmetria; Bibliometrics; Altmetrics; Escolas básicas integradas; Acessibilidade; Bibliotecas Municipais; 02; Leitura; Estratégias; Conquista de leitores; Recursos digitais; Ensino das humanidades; Information communication technologies; Students with SEN; Bibliotecário escolar; Revisão da literatura; Short Learning Programmes; International cooperation; Professional development; Information science; Makerspaces; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Novo

Nomes de citação

  • Novo, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
D21F-18A8-CB8E
ORCID iD
0000-0002-9179-6352

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2005/09/01 - 2011/02/09
Concluído
Doutoramento em Ciências da Informação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Informação
Universidade de Évora, Portugal
"Biblioteca Escolar com ou Bibliotecário? Estudo de Impacto no sucesso escolar em Escolas Básicas Integradas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
UID/HIS/00057/2019
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 57 - 2011-2012 PEst-C/HIS/UI0057/2011
PEst-C/HIS/UI0057/2011
PEst-OE/HIS/UI0286/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Novo, Ana. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na UAb", 2017
Artigo em conferência
  1. Novo, Ana; Ochôa, Paula; Gaspar Pinto, Leonor; LEITÃO, PAULO; Penteado, Pedro; Lourenço, Alexandra. "Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus". Trabalho apresentado em 14ª Congresso Nacional BAD, Faro, 2023.
    Publicado
  2. Carvalho, Milena; Ochôa, Paula; Martins, Susana; Braga, Inês; Malheiro, Armando; Gouveia, Luís Borges; Pereira, Ana Alves; et al. "Dinamização de organizações, projetos e redes - A Ética e deontologia da informação: o debate necessário". Trabalho apresentado em Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje, Faro, 2023.
  3. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017". 2019.
  4. Novo, Ana. "Repositório Aberto: apoio à investigação e divulgação científica na Universidade Aberta". 2019.
  5. Silva, América; Novo, Ana. "ICT promoting the educational success of students with special educational needs (SEN)". 2019.
  6. Bastos, Glória; Novo, Ana; Casarin, Helen. "Short Learning Programmes (SLP) for professional development: results from an international collaborative experience (UAb-UNESP)". 2019.
  7. Jesus, Deise L.; Novo, Ana. "School libraries and makerspaces: a metric research". 2019.
  8. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta". 2018.
  9. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertations". 2018.
  10. Silva, Lázaro; Novo, Ana. "As bibliotecas escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBE". 2018.
  11. Novo, Ana. "Plágio no ensino superior: prevenção e boas práticas na Universidade Aberta". 2018.
  12. Novo, Ana; Vasconcelos, Ana Isabel. "Pós-graduação em ciências da informação". 2018.
  13. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competences". 2016.
    10.1007/978-3-319-52162-6
  14. Novo, Ana. "Collaboration and information literacy in portuguese school libraries: a challenge for the future". 2016.
  15. Novo, Ana. "Aprender em ambientes digitais". 2015.
  16. Novo, Ana. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta". 2015.
  17. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas". 2015.
  18. Novo, Ana. "Literacia da informação e colaboração nas escolas". 2015.
  19. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada". 2015.
  20. Novo, Ana. "Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada". 2015.
  21. Novo, Ana. "O profissional da Informação como ‘Super gestor’ : top 5 das suas características". 2015.
  22. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta". 2015.
  23. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo". 2015.
  24. Novo, Ana. "Academic achievement and/or educational attainment - the role of teacher librarians in students’ future". 2009.
  25. Novo, Ana. "The value of collaboration". 2009.
  26. Novo, Ana. "The value of collaboration: who, how, why". 2009.
  27. Novo, Ana; Calixto, José António. "Academic achievement and/or educational attainment : the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in Portugal". 2009.
  28. Novo, Ana. "Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?". 2008.
  29. Novo, Ana. "Are portuguese school libraries providing access to information for everyone?: the case of 20 selected ones". 2008.
  30. Novo, Ana. "Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo". 2006.
  31. Novo, Ana; Calixto, José António. "Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo: situação actual nas Escolas Básicas Integradas". 2006.
Artigo em revista
  1. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, Ana. "Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University Repository". Qualitative and quantitative methods in libraries 12 2 (2023): 183-195. https://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/789.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Costa, Magda Barradas; Novo, Ana. "Learning with the school library: multi literacies and collaboration". Qualitative and quantitative methods in libraries 12 2 (2023): 289-307. https://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/821.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Carvalho, Milena; Ochôa, Paula; Martins, Susana; Braga, Inês; Malheiro, Armando; Gouveia, Luís Borges; Alves Pereira, Ana; et al. "A Ética e deontologia da informação: o debate necessário". (2023): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2865.
  4. Melo, Luiza Baptista; Sanches, Tatiana; Sá, Isabel; Cruz, Célia; Novo, Ana. "Behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portuguese university libraries". (2021): http://hdl.handle.net/10451/48109.
  5. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. "Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta". (2018): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1739.
  6. Silva, Lázaro; Novo, Ana. "As Bibliotecas Escolares nos Açores: o sucesso escolar e os primeiros anos da RRBE". (2018): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1827.
  7. Novo, Ana. "Collaboration and information literacy in portuguese school libraries: a challenge for the future". QQML Journal (2016): http://www.qqml.net/papers/June_2016_Issue/5218QQML_Journal_2016_Novo_473-481.pdf.
  8. Novo, Ana. "O profissional da Informação como ‘Super gestor’". BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1361.
  9. Novo, Ana. "'Projeto Acessibilidades' em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa". BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/download/1232/pdf_10.
  10. Novo, Ana. "O profissional da informação como “Super gestor”: Top 5 das suas características". (2015): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1361.
  11. Novo, Ana. "'Projeto Acessibilidades' em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa : principais conclusões". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5098.
  12. Novo, Ana. "“Projeto Acessibilidades” em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa: principais conclusões". (2015): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/1232.
    10.48798/cadernosbad.1232
Capítulo de livro
  1. Ochôa, Paula; Novo, Ana. "Challenges to information literacy online learning in Higher Education: libraries, archives and museums digital strategic convergence". In Information Experience and Information Literacy, 227-238. Springer, 2024.
    Publicado
  2. Glória Bastos; Ana Novo. "Media and Information Literacy in Portuguese School Libraries: A Longitudinal Study with Elementary School Students". 2024.
    10.1007/978-3-031-52998-6_5
  3. Ana Novo; Paula Ochôa. "Challenges to Information Literacy Online Learning in Higher Education: Libraries, Archives, and Museums Digital Strategic Convergence". 2024.
    10.1007/978-3-031-52998-6_20
  4. Armando Malheiro; Milena Carvalho; Susana Martins; Paula Ochôa; Ana Novo; Maria Inês Braga; Sónia Estrela; Luís Borges Gouveia; Maria Beatriz Moscoso. "CONTRIBUTOS PARA A DISCUSSÃO DA ÉTICA E DEONTOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM PORTUGAL: PROPOSTA DE UM CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS GESTORES DE INFORMAÇÃO". 2024.
    10.37572/EdArt_30042414719
  5. Novo, Ana. "Prioridade nº 1 - Conquista de leitores". Portugal, 2010.
  6. Novo, Ana; Calixto, José António. "Prioridade nº 1 - Conquista de leitores: estratégias adoptadas em bibliotecas escolares". Edições Colibri, CIDEHUS-EU, BPE, 2010.
  7. Novo, Ana. "Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo". Portugal, 2007.
  8. Novo, Ana. "Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo : uma revisão da literatura". 2007.
Livro
  1. Bastos, Glória; Novo, Ana. Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares: 15 anos de atividade. Universidade Aberta. 2021.
    https://doi.org/10.34627/t4g7-c797
  2. Novo, Ana; Nobre, Ana; Simão, João; Pereira, Pedro. Plágio e integridade académica na sociedade da informação. Universidade Aberta. 2020.
    https://doi.org/10.34627/ftpm-hq41
  3. Nobre, Ana; Novo, Ana; Simão, João. Plágio e integridade académica na sociedade da informação / Plagiarism and academic integrity in the information society. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2020.
    Publicado
  4. Serap Kurbanoglu; Joumana Boustany; Sonja Špiranec; Esther Grassian; Diane Mizrachi; Loriene Roy; Tolga Çakmak. Information Literacy: Key to an Inclusive Society. Springer International Publishing. 2016.
    10.1007/978-3-319-52162-6
Tese / Dissertação
  1. Costa, Magda Barradas. "Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativa". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11452.
  2. Lindo, Filipe Tavares Mendes Azevedo da Costa. "Bibliotecas escolares: entre o físico e o digital". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10720.
  3. Jorge, Ana Magda de Oliveira Simões. "A biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do Porto". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9859.
  4. Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira. "Colaboração entre docentes e professores bibliotecários: estudo de caso numa biblioteca escolar". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9927.
  5. Jesus, Deise Lourenço de. "Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométrica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8560.
  6. Silva, Lázaro Manuel Lopes da. "As bibliotecas escolares nos Açores : perceções e expetativas dos professores bibliotecários". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7731.
  7. Silva, América. "As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6873.
  8. Guimarães, Ana Isabel Alves Vieira Novo. "Biblioteca escolar com ou sem bibliotecário?: estudo de impacto no sucesso escolar em escolas básicas integradas". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10174/15526.

Outros

Outra produção
  1. Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolar. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8478.
  2. Literacia da leitura: atividades, recursos e ferramentas. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Problematizar as questões relacionadas com a leitura nas suas várias vertentes.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8477.
  3. Literacia para os media. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer a existência de diferentes abordagens e técnicas para desenvolver a literacia da informação e para os media.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8435.
  4. Aprendizagens e literacias para o século XXI. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer o valor de novos modos de aprendizagem e de integração curricular associados à formação para as literacias.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8434.
  5. Literacia da informação: conceitos, modelos e atividades. A especificidade dos contextos escolares do século XXI, decorrente das mudanças tecnológicas e da introdução de ambientes digitais, exige uma nova atitude dos agentes educativos na sua relação com os alunos e com as suas aprendizagens, onde o domínio das literacias é um elemento crucial. Conhecer e explorar as potencialidades da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias, em especial na. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8436.
  6. Promoção da originalidade nos trabalhos académicos na UAb. Este texto foi elaborado no âmbito das funções do Grupo de Trabalho para a Promoção da Originalidade dos Trabalhos Académicos na UAb, onde se alertam os estudantes para a necessidade de cumprir a lei dos Direitos de Autor, referenciando sempre os trabalhos ou frases que não são de sua autoria. Refere-se ainda a existência do software Turnitin, disponível na Plataforma Moodle, recurso importante pa. 2017. Novo, Ana; Nobre, Ana; Pereira, Pedro; Simão, João. http://hdl.handle.net/10400.2/6686.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 Desafios da convergência digital para as instituições culturais, ensino e utilizadores
XX Encontro Regional Delegação BAD Açores (Angra do Heroísmo, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2026 O professor bibliotecário como promotor da diversidade e inclusão - um estudo sobre as suas práticas nas escolas da região de Basto
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 Uso das redes sociais na Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas, Campis de Manaus: estratégias de comunicação e promoção da leitura
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 Biblioteca escolar versus biblioteca pública: modelo de gestão e cooperação
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2026 O papel das parcerias e da cooperação na Rede de Bibliotecas do Município de Paredes
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 As bibliotecas escolares no 1º ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira: estudo de caso no concelho do Funchal
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do distrito de leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolar
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 A biblioteca escolar no acompanhamento de diferentes reestruturações educativas no sistema de ensino português e da mudança de paradigma na Educação - uma perspetiva historiográfica
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 Desenvolvimento de competências em literacia digital no 1º ciclo - sinergias entre docentes e biblioteca escolar
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2025 A biblioteca escolar da Escola Secundária Estrela Vermelha em Moçambique e as necessidades informacionais dos utilizadores: estudo de caso
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2024 Um olhar sobre o professor bibliotecário: perceção de uma comunidade de docentes sobre o papel e o perfil do professor bibliotexcário
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/01 - 2023/04/17 "Library Lessons": uma solução americana para um problema português?
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2022/10/03 As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura - Distrito de Setúbal
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01 - 2021/10/26 Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativa
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2021/01/13 Bibliotecas escolares: entre o físico e o digital
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/01 - 2020/06/30 A colaboração entre docentes e professores bibliotecários - estudo de caso da biblioteca escolar
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/01 - 2020/06 A Biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na área metropolitana do Porto
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01 - 2019/07/04 Makerspace em bibliotecas escolares: uma análise bibliométrica
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/01 - 2018/09/14 As bibliotecas escolares nos Açores: perceções e expetativas dos professores bibliotecários
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/01 - 2017/07/12 As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)
Orientador
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/03/14 - Atual Qualitative and quantitative methods in libraries (2241-1925) ISAST

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/10/07 - 2023/10/07 1º Fórum Internacional de Biblioeducação (1500 inscritos) "Ciência da Informação na UAb: um percurso formativo e de investigação

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2005 - Atual Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação Membro Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/04/12 - Atual Membro da Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional da Humanidades - Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2022/06/23 - 2023/05/05 Membro da Comissão Científica do 14ª Congresso Nacional BAD
Membro
Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal