???global.info.a_carregar???
Margarida Rangel Henriques. Completed the Doutoramento in Psicologia in 2001 by Universidade do Minho, Mestrado in Psicologia Clínica e do Desenvolvimento in 1996/02/14 by Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Licenciatura in Psicologia in 1989/10/03 by Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação and Postgraduate Certificate in Post Graduate - Cognitive/Social Therapy in 1993 by Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Psicologia. Is Member of Clinical Child Psychology Department in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Head of the Child and Adolescent Clinical Service of the Faculty of Psychology and Sciences of Education of University of Porto in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Professor in Chlid Clinical Psychology Master in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coordenator fo the Clinical and Health Master in Psychology Department in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Associate Professor in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação and Director of Doctoral Program in Psychology in Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Published 39 articles in journals. Has 2 book(s). Supervised 8 PhD thesis(es) e co-supervised 1. Supervised 34 MSc dissertation(s) e co-supervised 1. Has received 4 awards and/or honors. Participates and/or participated as Principal investigator in 1 project(s) and Researcher in 9 project(s). In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Adolescência; Diabetes; Escoliose; Experiências traumáticas; Escrita expressiva; Adolescence, Diabetes, Scoliosis, Traumatic experience, Expressive writing.; Adolescência, Diabetes, Escoliose, Experiências traumáticas, Escrita expressiva.; reunificação familiar; intervenção baseada na evidência Triplo P; parentalidade positiva; interação genes-ambiente; 1. Excesso de peso e obesidade na infância; Triplo P Lifestyle; Avaliação da eficácia da intervenção; comportamentos perturbados de vinculação; crianças intitucionalizadas; susceptibilidade diferencial; interacção genes-ambiente; Síndrome de Williams; Produção Narrativa; Organização Neuroanatómica; Fenótipo Neurocognitivo; 2. Intervenção parental baseada na evidência ; 2. Intervenção parental baseada na evidência ; 2. Intervenção parental baseada na evidência ; family reunification; evidence-based intervention Triple P; positive parenting; gene?environment interaction; Childhood overweight and obesity; Evidence based parenting intervention; Group Lifestyle Triple P ; Evaluation of intervention effectiveness; attachment disordered behaviours; insitutionally-reared children; differential susceptibility; genes X environment interaction; Williams Syndrome; Narrative Production; Neuroanatomic Organization; Neurocognitive Phenotype; Social; Motivation; Health; Language; Human development; Health and well-being; Cognition and learning; Psychology; Experimental and Applied; .
Identification

Personal identification

Full name
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques

Citation names

  • Rangel Henriques, Margarida

Author identifiers

Ciência ID
AA10-D3E4-B464
ORCID iD
0000-0001-6584-4691
Education
Degree Classification
2005 - 2007
Concluded
Supervisora em Terapia Familiar (Especialização pós-licenciatura)
Major in Psicologia Clínica
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
2001
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
"Narrativas e Agorafobia: Construção e Validação de uma Narrativa Protótipo" (THESIS/DISSERTATION)
1996/02/14
Concluded
Psicologia Clínica e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Narrativa Protótipo na Agorafobia" (THESIS/DISSERTATION)
Very Good
1994 - 1995
Concluded
Post Graduate - Family Therapy (Especialização pós-licenciatura)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
Aproved
1993 - 1995
Concluded
Post Graduate - Cognitive Narrative Therapy (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Aproved
1993 - 1994
Concluded
Post Graduate - Portage Intervention Program (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Aproved
1992 - 1993
Concluded
Post Graduate - Cognitive/Social Therapy (Postgraduate Certificate)
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Psicologia, Spain
Aproved
1989/10/03
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/01/04 - Current Invited Coordinator Researcher (Research) ProChild CoLAB, Portugal
2016/01/05 - 2016/02/15 Visiting Researcher (Research) Frankfurt University of Applied Sciences Institut fur Suchtforschung Frankfurt am Main, Germany
Frankfurt University of Applied Sciences Institut fur Suchtforschung Frankfurt am Main, Germany
1991 - 1993 Researcher (Research) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1989 - 1991 Researcher (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/09/18 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/09/18 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2016 - 2018 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001 - 2005 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1996 - 2001 Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1993 - 1996 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023/12/07 - Current Director of Doctoral Program in Psychology Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Current Coordenator fo the Clinical and Health Master in Psychology Department Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2009/01/01 - Current Head of the Child and Adolescent Clinical Service of the Faculty of Psychology and Sciences of Education of University of Porto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - Current Professor in Chlid Clinical Psychology Master Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1990 - Current Member of Clinical Child Psychology Department Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/02/14 - 2020/09/17 Auxiliary Professor with definitively contract Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/06/29 - 2013/12/31 Co-responsable of a colaboration with Social Security National Institute focus on elaboration of a Plan for Parent Formation to Adoption Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2006 Director of Faculty Pedagogic Committee Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2018 - 2023 Laboratório Colaborativo, ProChild - Against Poverty and Exclusion
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2017 - 2021 European Network on Individualized Psychotherapy Treatment of Young People with Mental Disorders
CA16102
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
European Cooperation in Science and Technology
Ongoing
1996 - 1998 Parâmetros fisiológicos, estratégias de vinculação e esquemas cognitivo-emocionais em diferentes organizações psicopatológicas
PRAXIS/PCSH/P/PSI/87 /96
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
1996 - 1998 Organização BioComportamental e Representacional da Vinculação em Mães e Filhos-2ª fase: Estudo com suporte num sistema de informação multimédia
43/96
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação Bial
Concluded
1993 - 1994 investigação Abordagem lntergeracional da Organização Bio-Comportamental e Representacional da Vinculação em Mães e Filhos, financiado pela Fundação Bial
07/94
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação Bial
Concluded
1992 - 1994 Narrativas Protótipo, Estruturas Cognitivas e Psicopatologia
PCSH/C/PSI/267 /91
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1992 - 1993 Estudo Transcultural de Avaliação da Qualidade de Contextos para Crianças em Idade Precoce e do Seu Impacto no Desenvolvimento e Educação Ulteriores
PSI/92
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2018/10/01 - 2022/09/30 Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/10/01 - 2022/09/30 Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/10/01 - 2022/09/30 Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/10/01 - 2022/09/30 Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/07/01 - 2022/06/30 Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/07/01 - 2022/06/30 Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/07/01 - 2022/06/30 Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/07/01 - 2022/06/30 Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/10/01 - 2021/09/30 Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/10/01 - 2021/09/30 Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/10/01 - 2021/09/30 Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/07/01 - 2021/06/30 Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/07/01 - 2021/06/30 Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/07/01 - 2021/06/30 Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016 - 2017 O desenvolvimento da história de vida em crianças que vivem com os pais biológicos versus as crianças que foram adoptadas” / “The development of the life story of children living with their biological vs. their adoptive parents
Projeto 6818
Principal investigator
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/08/31 Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007 - 2009 Vinculação em bebés institucionalizados e competência narrativa dos seus principais cuidadores: estudo sobre a atividade cardíaca do bebé na interação com a figura de cuidados através do BioBeAMS 2.0
Projeto 6818
Researcher
Concluded
2005 - 2009 Narrative Production and Brain Structures in Williams Syndrome
POCTI/PSI/58364/2004
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/09/01 - 2008/08/31 Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. André Moreira; Margarida Henriques. Escala de luto na adoção: uma nova medida de luto em adotados. 2022.
  2. André Moreira; Margarida Henriques. Efeitos do trauma e luto na identidade e bem-estar na adoção: preditores e intervenção. 2022.
  3. Henriques, Margarida R.; Domigues, Margarida; Teixeira, Diana Neves; Silva, Sara R.. Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Manual.. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler. 2017.
    Published
  4. Henriques, Margarida R.; Domigues, Margarida; Teixeira, Diana Neves; Silva, Sara Ramos. Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Diário de Bordo – Caderno do Profissional.. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler. 2017.
    Published
  5. Henriques, Margarida R.; Domingues, Margarida; Teixeira, Diana Neves; Silva, Sara Ramos. Programa de Preparação da Criança para a Adoção: Vou ter uma nova família – Caderno da Criança.. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler. 2017.
    Published
Book chapter
  1. Teixeira, Diana Neves; Narciso, Isabel; Henriques, Margarida R.. "Tónicos e desvitalizantes da intervenção com famílias em processo de reunificação". In Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens em Perigo ¿ Manual para Profissionais, edited by E. Magalhães; J. I. Baptista, 407-416. Portugal: Pactor, 2021.
    Published
Conference abstract
  1. Salomé, Filipa; Henriques, Margarida R.; Pedro Saraiva; Diogo Gomes. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Life Narrative Interview with Adolescents - Adaptation to Online". Paper presented in International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents (AITANA), Valência, 2023.
    Published
  2. Salomé, Filipa; Márcia Almeida; Pedro Saraiva; Henriques, Margarida R.. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Adolescents' life narrative coherence and their well-being and personality: Exploratory study". Paper presented in Narrative Identity Conference (N.ID), Lille, 2023.
    Published
  3. Salomé, Filipa; Almeida, Márcia; Henriques, Margarida R.. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Use of cognitive narrative approach with adolescents: A case study with an institutionalized girl with depression". Paper presented in Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, 2023.
    Published
  4. Márcia Almeida; Salomé, Filipa; Pedro Saraiva; Henriques, Margarida R.. "Co-construction of the life narrative with an adolescent: A case study within a cognitive-narrative approach". Paper presented in International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents (AITANA), Elche, 2022.
    Published
  5. Salomé, Filipa; Henriques, Margarida R.; Ana Catarina Canário; Gonçalves, Miguel. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Internal Dialogical Activity Scale". Paper presented in XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP), Vila Real, 2022.
    Published
  6. Salomé, Filipa; Ana Catarina Canário; Gonçalves, Miguel; Henriques, Margarida R.. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Internal dialogues, personality and life narrative coherence: An exploratory study with adolescents". Paper presented in 15º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP'22), Porto, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Elisa Klein-Peters; Inês Rothes; Isabel Cunha Nogueira; Fritz Mende; Margarida Henriques. "Histórias pessoais de tentativa de suicídio: análise dos comentários a vídeos no YouTube". 2022.
  2. Andreia Silva; Ana Paula Coutinho; Isabel Cunha Nogueira; Inês Rothes; Margarida Henriques. "Suicídio e linhas telefónicas de ajuda: scoping review". 2022.
  3. Isabel Cunha Nogueira; Inês Rothes; Ana Paula Coutinho; Margarida Henriques. "Cuidados de profissionais de emergência pré-hospitalar com pessoas que tentam suicídio: Conceções, práticas e experiências de profissionais de saúde". 2022.
Conference poster
  1. Teixeira, Diana Neves; Narciso, Isabel; Henriques, Margarida R.. "Tonics and devitalizers in intervention in Family Reunification processes. [PT - original title: Tónicos e desvitalizantes da intervenção em processos de Reunificação Familiar]". Paper presented in 2nd PhD Simposium UNORTE, 2023.
  2. Teixeira, Diana Neves; Narciso, Isabel; Henriques, Margarida R.. "Child Preparation Program for Reunification: an innovative construction method and its contents. [PT - original title: Programa de Preparação da Criança para a Reunificação: um método de construção inovador e os seus conteúdos]". Paper presented in 1st PhD Simposium UNORTE, 2022.
  3. Salomé, Filipa; Gonçalves, Miguel; Henriques, Margarida R.; Ana Catarina Canário. Corresponding author: Salomé, Filipa. "Internal Dialogical Activity Scale: The importance of acessing inner dialogues". Paper presented in International Congress of Clinical and Health Psychology in Children and Adolescents (AITANA), 2021.
  4. Canário, C.; Abreu-Lima, Isabel; Salomao, Sanmya; Barbosa-Ducharne, Maria; Henriques, Margarida R.; Serra de Lemos, M.; Cruz, O.. "REUNIRmais: Assessing the effectiveness of a parenting intervention in family preservation and reunification". Paper presented in EUSARF 2021: The perspective of the child, 2021.
  5. Ariana P. Lopes; Marina Serra de Lemos; Henriques, Margarida R.; António Fonseca Oliveira; Mendes, Maria Rosario. "Traumatic Experiences of Adolescents with Diabetes". 2020.
  6. Sousa, Mariana; Cavadas, I.; Henriques, Margarida R.. "Social skills as protective factors in the developmental pathway: a clinical study.". Paper presented in I International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents, 2015.
  7. Alves, Diana; Henriques, Margarida R.; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "O caso Maria: avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem". Paper presented in V Congresso Internacional e X Congresso Nacional de Psicologia Clínica V International Congress e X National Congress in Clinical Psychology, 2012.
  8. Henriques, Margarida R.; Alves, Diana; Sousa, Mariana; Lemos, Marina Serra. "A(braços) com os embaraços na leitura e na escrita: Um modelo de resposta". Paper presented in XXII Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência Abordagens Terapêuticas em Psicoterapia: Desafios e Controvérsias, 2011.
  9. Henriques, Margarida R.; Sousa, Mariana; Cavadas, I.. "A competência social como factor de resiliência na trajectória desenvolvimental: estudo com uma amostra clínica de crianças entre os 4 e os 14 anos.". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2010.
Journal article
  1. Lídia Guimarães; Ruxanda Baião; Catarina Costa; Marina Lemos; Margarida Rangel Henriques; Milena Paneque. "Genetic counselling supervision: Luxury or necessity? A qualitative study with genetic healthcare professionals in Portugal". European Journal of Medical Genetics (2024): http://dx.doi.org/10.1016/j.ejmg.2023.104908.
    10.1016/j.ejmg.2023.104908
  2. Svenja Taubner; Célia Sales; Filipa Vieira; Catarina Pinheiro Mota; Margarida Henriques; e outros. "Mediators of outcome in adolescent psychotherapy and their implications for theories and mechanisms of change: a systematic review". (2024): https://hdl.handle.net/10216/148513.
    10.1007/s00787-023-02186-9
  3. Filipa Salomé; Miguel M. Gonçalves; Catarina Canário; Margarida Henriques. "Internal dialogical activity scale-revised (IDAS-R): a portuguese adaptation study". (2024): https://hdl.handle.net/10216/150094.
    10.1080/10720537.2023.2222553
  4. Sonja Protic; Lutz Wittmann; Svenja Taubner; Sonia Conejo-Cerón; Yianna Ioannou; Erkki Heinonen; Andrea Saliba; et al. "Mediators of outcome in trauma-focused psychotherapy with youth: a systematic review". (2024): https://hdl.handle.net/10216/158256.
    10.1177/15248380231223264
  5. Lídia Guimarães; Ruxanda Baião; Catarina Costa; Marina Serra de Lemos; Margarida Henriques; Milena Paneque. "Genetic counselling supervision: luxury or necessity?: a qualitative study with genetic healthcare professionals in Portugal". (2024): https://hdl.handle.net/10216/156179.
    10.1016/j.ejmg.2023.104908
  6. Filipa Salomé; Miguel M. Gonçalves; Catarina Canário; Margarida Rangel Henriques. "Internal Dialogical Activity Scale - Revised (IDAS-R): A Portuguese Adaptation Study". Journal of Constructivist Psychology (2023): https://doi.org/10.1080/10720537.2023.2222553.
    10.1080/10720537.2023.2222553
  7. Filipa Salomé; Miguel M. Gonçalves; Catarina Canário; Margarida Henriques. "Internal dialogical activity scale-revised (IDAS-R): a portuguese adaptation study". (2023): https://hdl.handle.net/10216/150094.
    10.1080/10720537.2023.2222553
  8. Margarida Henriques; Carolina Pezzoni; Jorge Gato. "Adoção por casais do mesmo sexo: lentes cruzadas de profissionais e adotantes.". (2023): https://hdl.handle.net/10216/150087.
  9. Stephanie Alves; Catarina Gomes Ribeiro; Isabel Pastor; Margarida Henriques. "Integrating a child into an adoptive family in times of COVID-19: lessons learned from adopters' and professionals' views". (2023): https://hdl.handle.net/10216/153063.
    10.1016/j.childyouth.2023.107208
  10. Fritz Mende; João Batista; Sally O'Keeffe; Nick Midgley; Rui Braga; Miguel M. Gonçalves; Margarida Henriques. "Innovative moments with young patients treated for depression: an analysis of post-therapy interviews". (2023): https://hdl.handle.net/10216/152682.
    10.1002/cpp.2896
  11. Svenja Taubner; Célia Sales; Filipa Vieira; Catarina Pinheiro Mota; Margarida Henriques; e outros. "Mediators of outcome in adolescent psychotherapy and their implications for theories and mechanisms of change: a systematic review". (2023): https://hdl.handle.net/10216/148513.
    10.1007/s00787-023-02186-9
  12. Stephanie Alves; Ana Luz Chorão; Bárbara Caetano; Margarida Rangel Henriques; Isabel Pastor; Raquel Pires. "Post-Adoption Help-Seeking in Portugal: A Comprehensive Study on Parental Difficulties and Help-Seeking Behaviors and Perceptions". International Journal of Environmental Research and Public Health (2022): https://doi.org/10.3390/ijerph191811283.
    10.3390/ijerph191811283
  13. André Moreira; Margarida Henriques; José Rocha. "Trauma and Grief in Adoption". (2022): https://hdl.handle.net/10216/148868.
  14. Diana N. Teixeira; Isabel Narciso; Margarida Henriques. "Driving for success in family reunification: professionals' views on intervention". (2022): https://hdl.handle.net/10216/148865.
    10.3390/ijerph192416594
  15. Taubner, Svenja; Saliba, Andrea; Heinonen, Erkki; Protic, Sonja; Volkert, Jana; Adler, Asta; Barkauskiene, Rasa; et al. "Mediators and theories of change in psychotherapy with adolescents: a systematic review protocol". BMJ Open 11 3 (2021): e042411. http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042411.
    10.1136/bmjopen-2020-042411
  16. Henriques, Margarida Rangel; Fidalgo, Isabel; Teixeira, Diana Neves; Domingues, Margarida; Silva, Sara. "Child Preparation for Adoption as an Ethical Requirement during Pre-Placement: The PPCA". Adoption Quarterly (2020): 1-24. http://dx.doi.org/10.1080/10926755.2020.1834043.
    10.1080/10926755.2020.1834043
  17. Jorge Gato; Margarida Rangel Henriques; Daniela Leal. "Adoption by Lesbian Women and Gay Men: Perceived Challenges and Training Needs for Professionals in Portugal". Adoption Quarterly (2020): https://doi.org/10.1080/10926755.2020.1834044.
    10.1080/10926755.2020.1834044
  18. Rothes, Ines A.; Nogueira, Isabel C.; Coutinho da Silva, Ana P.; Henriques, Margarida R.. "When Emergency Patients Die by Suicide: The Experience of Prehospital Health Professionals". frontiers in Psychology 11 2036 (2020):
    Published • 10.3389/fpsyg.2020.02036
  19. Pedro Saraiva; Sara Silva; Tilmann Habermas; Margarida R. Henriques. "The acquisition of the cultural life script: children have a less normative and less sequential concept of the life course than adults". European Journal of Developmental Psychology (2020): https://doi.org/10.1080/17405629.2020.1768066.
    10.1080/17405629.2020.1768066
  20. Saraiva, Pedro; Silva, Sara; Habermas, Tilmann; Henriques, Margarida R.. "The acquisition of the cultural life script: children have a less normative and less sequential concept of the life course than adults". European Journal of Developmental Psychology 18 1 (2020): 96-111. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2020.1768066.
    10.1080/17405629.2020.1768066
  21. Henriques, Margarida R.. "Our history project: narrative identity and resilience in quilombo do areal.". International Journal of Development Research 10 08 (2020): 39573-39580.
    Published
  22. Henriques, Margarida R.. "Escritas de vida: uma experiência de criação autobiográfica na infância. Indagatio Didactica". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 73-90.
    Published
  23. Henriques, Margarida R.; Alves, D.. "A triadic model of intervention with students with learning disabilities: A case study". Revista E-Psi 9 2 (2020): 1-21. http://www.revistaepsi.com.
    Open access • Published
  24. Ariana Pinto Lopes; Marina Serra Lemos; Margarida Rangel Henriques; António Fonseca Oliveira; Rosário Mendes. "Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes". Análise Psicológica 37 3 (2019): 327-340. https://doi.org/10.14417/ap.1631.
    10.14417/ap.1631
  25. Lopes, Ariana Pinto; Lemos, Marina Serra; Henriques, Margarida Rangel; Oliveira, António Fonseca; Mendes, Rosário. "Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes". Análise Psicológica 37 3 (2019): 327-340. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1631.
    10.14417/ap.1631
  26. Rauktis, Mary Elizabeth; Rangel Henriques, Margarida; Acciaiuoli Barbosa-Ducharne, Maria; Cruz, Orlanda; Lemos, Marina S.; Lee, Julia. "Measuring the restrictiveness of Portuguese residential care for children and youth". International Journal of Social Welfare (2019): http://dx.doi.org/10.1111/ijsw.12402.
    10.1111/ijsw.12402
  27. Lopes,Ariana Pinto; Lemos,Marina Serra; Henriques,Margarida Rangel; Oliveira,António Fonseca; Mendes,Rosário. "Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes". (2019): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312019000300006.
  28. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Measuring the restrictiveness of portuguese residential care for children and youth". (2019): https://hdl.handle.net/10216/121306.
    10.1111/ijsw.12402
  29. Lopes, Ariana Pinto; Lemos, Marina Serra; Henriques, Margarida Rangel; Oliveira, António Fonseca; Mendes, Rosário. "Traumatic experiences in chronic illness: Reports of adolescents with scoliosis and diabetes". (2019): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1631.
  30. Henriques, Margarida R.; Silva, A.M.P.. "Effects of psychosocial interventions among people cared for in emergency departments after a suicide attempt: a systematic review.". PROSPERO 2019 CRD42019131040 (2019): http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/display_record.php?ID=CRD42019131040.
    Accepted
  31. Sousa, Marlene P.; Henriques, Margarida R.; Gonçalves, Miguel M.. "Mother-child Narrative Interaction in Adoptive Families: Differences Across Narrative Contexts". Journal of Child and Family Studies 27 9 (2018): 2871-2886. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-018-1131-3.
    10.1007/s10826-018-1131-3
  32. Vieira, A.G.; Henriques, M.R.. "Narrative construction of identity | A Construção narrativa da identidade". Psicologia: Reflexao e Critica 27 1 (2014): 163-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902212869&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722014000100018
  33. Rothes, I.A.; Henriques, M.R.; Leal, J.B.; Lemos, M.S.. "Facing a patient who seeks help after a suicide attempt: The difficulties of health professionals". Crisis 35 2 (2014): 110-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894661434&partnerID=MN8TOARS.
    10.1027/0227-5910/a000242
  34. Carneiro, A.; Dias, P.; Magalhães, C.; Soares, I.; Rangel-Henriques, M.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.. "Assessment of temperament at 13 and 24 months usingmaternal report: Validation of the portuguese version of infant characteristics questionnaire". Journal of Human Growth and Development 23 1 (2013): 71-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876350695&partnerID=MN8TOARS.
  35. Baptista, J.; Soaresb, I.; Henriquesa, M.. "Developmental Recovery After Adoption: Child and Adoptive Family's Characteristics | Recuperação Desenvolvimental Após a Adoção: Características da Criança e da Família Adotiva". Psicologia: Reflexao e Critica 26 2 (2013): 396-404. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882987901&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722013000200020
  36. Vieira, A.G.; Henriques, M.R.. "The narrative construction of identity in young adopted: The case Beno | A construção narrativa da identidade em jovens adotados: O caso Beno". Analise Psicologica 31 2 (2013): 145-157. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887527435&partnerID=MN8TOARS.
  37. Rothes, I.A.; Scheerder, G.; Van Audenhove, C.; Henriques, M.R.. "Patient suicide: The experience of flemish psychiatrists". Suicide and Life-Threatening Behavior 43 4 (2013): 379-394. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886408447&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/sltb.12024
  38. Rothes, I.A.; Henriques, M.R.; Correia, R.S.. "Patient suicide: The experience of Portuguese doctors and psychologists | Suicídio de um paciente: a experiência de médicos e psicólogos portugueses". Revista Portuguesa de Saude Publica 31 2 (2013): 193-203. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84890116832&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.rpsp.2013.05.002
  39. de Araújo, M.X.; Henriques, M.I.R.S.. "Which "difference does make a difference" in recovery of anorexia nervosa? | Que "diferença faz a diferença" na recuperação da anorexia nervosa?". Revista de Psiquiatria Clinica 38 2 (2011): 71-76. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79957952156&partnerID=MN8TOARS.
  40. Gonçalves, O.F.; Pinheiro, A.P.; Sampaio, A.; Sousa, N.; Férnandez, M.; Henriques, M.. "Autobiographical Narratives in Williams Syndrome: Structural, Process and Content Dimensions". Journal of Developmental and Physical Disabilities 23 4 (2011): 289-302. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959866685&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10882-011-9228-2
  41. Gonçalves, Ó.F.; Pinheiro, A.P.; Sampaio, A.; Sousa, N.; Férnandez, M.; Henriques, M.. "The narrative profile in Williams syndrome: There is more to storytelling than just telling a story". British Journal of Developmental Disabilities 56 2 (2010): 89-109. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954644779&partnerID=MN8TOARS.
  42. Sampaio, A.; Férnandez, M.; Henriques, M.; Carracedo, A.; Sousa, N.; Gonçalves, O.F.. "Cognitive functioning in Williams Syndrome: A study in Portuguese and Spanish patients". European Journal of Paediatric Neurology 13 4 (2009): 337-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-67349092919&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ejpn.2008.06.010
  43. Sampaio, A.; Sousa, N.; Férnandez, M.; Henriques, M.; Gonçalves, O.F.. "Memory abilities in Williams syndrome: Dissociation or developmental delay hypothesis?". Brain and Cognition 66 3 (2008): 290-297. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-39749107381&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.bandc.2007.09.005
  44. Machado, B.C.; Gonçalves, Ó. F.; Machado, P.P.P.; Henriques, M.R.; Roma-Torres, A.; Brandão, I.. "Anorexia nervosa: Divergent validity of a prototype narrative among anorexia relatives". International Journal of Clinical and Health Psychology 6 2 (2006): 243-252. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33646454439&partnerID=MN8TOARS.
  45. Gonçalves, Ó.F.; Prieto, M.F.; Sampaio, A.; Pérez, A.; Henriques, M.; Reis Lima, M.; Fuster, M.; Sousa, N.; Carracedo, Á.. "Cognitive profile in Williams syndrome: A case study". British Journal of Developmental Disabilities 51 2 (2005): 143-153. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-24144434104&partnerID=MN8TOARS.
Manual
  1. Rocha, Carla; Óscar Gonçalves; Henriques, Margarida R.; Alexandra Alves. Manual de Avaliação do Processo e Complexidade Narrativa. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2001.
    Published

Other

Other output
  1. Intervenção clinica na depressão e no luto. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165632.
  2. Seleção métodos qualitativos. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165621.
  3. Abordagens narrativas em psicoterapia. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165646.
  4. Modelo avaliação compreensiva. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165620.
  5. Sistematização métodos qualitativos. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165645.
  6. Uma abordagem embedded, qualitativa-quantitativa de análise de dados: sistema de análise de narrativas. 2024. Óscar Gonçalves; Margarida Henriques; e outros. https://hdl.handle.net/10216/165644.
  7. Grounded theory e um estudo exemplo. 2024. Margarida Henriques. https://hdl.handle.net/10216/165631.
Research technique
  1. No âmbito do projeto "Relação entre a co-construção da Identidade Narrativa, a Projeção no Futuro e o Bem-Estar na Adolescência", colaborei na conceção e implementação da "Co-Construction Life Narrative Interview with Adolescents (CLNIA)", que pretende promover a coerência, multiplicidade e complexidade das narrativas de vida dos/as adolescentes, através do andaime do/a entrevistador/a.. Almeida, Márcia; Salomé, Filipa; Henriques, Margarida R..
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/11 Intervención en adopción: Avanzando en el de desarrollo de buenas practicas, simpósio organizado como chair. 5th International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
AITANA - Espanha (Oviedo, Spain)
2019/06 Rescatando la vida de los niervos y la agresividad: un caso clínico ilustrando la terapia de reautoría con niños VII Encuentro de la Asociación Española de Terapia Narrativa
Asociación Española de Terapia Narrativa Española (Palma de Maiorca, Espanha, Spain)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - Current Parents affected by the suicide attempt of offspring
Supervisor
Pos-PhD (Other)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Oficina de escrita autobiográfica: Os efeitos da experiência narrativa na perspetiva da criança
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Exploring innovative moments with adolescents treated for depression
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Eles cresceram… E agora? Estudo longitudinal com famílias em pós-adoção
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 O Poder da Terapia Narrativa para Problemas de Comportamento Realizada no Contexto de Acolhimento
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Estudo Exploratório sobre Associação entre a Adaptação Académica e Indicadores da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em Estudantes do Ensino Superior
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Prehospital emergency care for people who attempt suicide: Conceptions, practices and experiences of health professionals
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 Da entrega à adoção: Sentidos de maternidade compartilhados por psicólogos do judiciário e o suporte às mulheres doadoras
Co-supervisor
PhD Sandwich (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Narrativas autobiográficas: Capítulos de vida de crianças com/sem percurso de adversidade
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Evaluating the process and the impact of preparing children for adoption using PPCA - Program for Preparing Children for Adoption
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Comportamentos suicidários e atendimento nos serviços de urgência
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Projecto de investigação - Programa de preparação da criança para reunificação familiar
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento da organização autobiográfica na infância: os capítulos da nossa vida
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Organização dos capítulos de vida na infância: qualidade, temáticas e orientação temporal
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Adoção, as palavras que nos vêm ao pensamento: estudo exploratório das representações de adultos da população geral
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 O abuso sexual e outros maus-tratos na voz das crianças
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Representações dos profissionais de acolhimento face à medida de adotabilidade
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Projeto de Vida de Adoção: Práticas e Dificuldades dos Técnicos em Acolhimento Residencial
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Impacto do Scaffolding nas Narrativas de Vida das Crianças: Manual de Análise da Interação Narrativa
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Foi bom termos arriscado!: a narrativa da díade parental na adoção de crianças mais velhas
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Identidade Narrativa: Comparação Entre Adolescentes em Acolhimento Residencial e em Família
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Da coerência da narrativa de vida à projecção do self no futuro: estudo exploratório com adolescentes.
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Validação do CUIDA para a população portuguesa e estudo exploratório com adotantes
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Integração da transição para a instituição: continuidade e descontinuidade do self em adolescentes
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Perspetivas de crianças adotadas sobre as suas relações familiares e sociais
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Influências da adoção na parentalidade: um estudo exploratório com adultos adotados
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Começou há dois anos...: a primeira etapa do ciclo vital na família por adoção
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Os medos, as perdas e as mudanças na vida das crianças institucionalizadas
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Abertura da comunicação sobre a adoção no contexto escolar: experiências, perceções e ideias de pais e professores.
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Identificando o conhecimento social sobre o abuso sexual de crianças na Índia
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Produção de narrativas autobiográficas em crianças com percursos de vida típicos e atípicos: coerência estrutural, produtividade e temáticas
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Life Scripts e Life Story.
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 A equitação terapêutica e os seus efeitos: perspetiva dos pais e estudos de caso
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Mind-mindedness em díades mãe-criança nos dois primeiros anos de adoção
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Script’s autobiográficos em crianças e adolescentes. Estudo piloto com uma amostra portuguesa
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Construção de um diálogo aberto entre a mãe e a criança: um estudo exploratório com famílias adoptivas e biológicas
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Relação entre dificuldades de aprendizagem e competência social no 1º ciclo
Co-supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2014 A Construção Narrativa da Identidade em Jovens Adotados
Supervisor
Pos PhD (Other)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Conhecimento Autobiográfico de Crianças a Viver em Instituição. Macroestrutura temporal nas suas narrativas de vida
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Adaptação do questionário CUIDA para a população portuguesa: validação do parâmetro fidelidade
Supervisor
Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 A Co-Construção Narrativa Mãe-Criança, Dinâmicas e Processos em Idade Pré-Escolar
Supervisor
Temas de Psicologia (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Avaliação de Aconselhamento e Teste Vih/sida
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 Suicidal behaviours: Explanations, current practices and difficulties of health professionals and the impact of a patient suicide
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 Trajectórias da recuperação da anorexia nervosa: narrativas de ex-pacientes e seus familiares
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 Do acolhimento institucional à família adoptiva: implicações no desenvolvimento da criança.
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2003 Organização da matriz narrativa em crianças: coerência estrutural, complexidade de processo e diversidade de conteúdo
Supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/05/27 O Processo Adotivo: Características psicossociais, disponibilidade emocional parental parental e desenvolvimento das crianças.
(Thesis) Main arguer
Ana Susana Rocio de Almeida (PhD)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/04/24 Preditores Individuais, Familiares e Extrafamiliares da Competência Social em Crianças Adotadas: Um Estudo Multi-informantes
(Thesis) Arguer
Joana Lara Ferreira Soares (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/04/11 Realidade Virtual e Simulação de Incidentes Críticos para Treino de Gestão de Stress e Emoções em Profissionais de Saúde
(Thesis) Arguer
Sílvia Maria Monteiro Quinta (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/03/02 Processo de Adaptação em Famílias Adotivas – Cenários e Coreografias de Forças e Fragilidade
(Thesis) Main arguer
Marta Isabel dos Santos Nunes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 Ambivalence in Psychotherapy: From measuting ambivalence to providing feedback to the therapist
(Thesis) Main arguer
João Tiago Terra da Cruz Oliveira (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/12/18 Experiência de Perda e Ajustamento Psicológico em Adolescentes Adotados
(Thesis) Arguer
Raquel Fernanda Castro Barroso (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07/10 Ambivalence Resolution in Psychotherapy
(Thesis) Main arguer
Cátia Sofia Macedo Braga (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017 Decision-making processes in child abuse situations
(Thesis) Main arguer
Ana Isabel Fernandes dos Santos (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 Change of Self-Narratives in Depression: Core Conflictual Relationship Theme and Innovative Moments
(Thesis) Main arguer
João Carlos Batista Silva (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 Resultados e evolução do processo terapêutico em terapia familiar. Adaptação de uma medida de avaliação (SCORE-15)
(Thesis) Main arguer
Ana Margarida de Barros Vilaça (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/07/07 A competência emocional nas narrativas das crianças maltradas não maltratadas
(Thesis) Arguer
Mariana Sousa (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/02/13 Therapeutic Alliance an Client Feedback in Family Therapy Processes
(Thesis) Main arguer
Carla Filomena César Dias da Costa (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/12/19 Prosodic Abilities in Typically developing Children and Those Diagnosed with Autism Spectrum Disorders: Clinical Implications for Assessment and Intervention
(Thesis) Arguer
Marisa G. Filipe (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/06/13 Do risco e proteção à disrupção ou sucesso da adoção: Vivências dos filhos e dos pais e práticas profissionais
(Thesis) Arguer
Sylvie Marinho (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/01/13 Complexidade Estrutural em Histórias Lidas e Produzidas em Crianças do 1º Ciclo: Uma abordagem Educativa
(Thesis) Arguer
Cidália Laurinda da Costa Ferreira Alves (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/09/11 Narrativa, mal-estar e interacção terapeutas-clientes em intervenção sistémica
(Thesis) Main arguer
Maria Inês Franco Alexandre (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 Acogimiento en Familia Ajena y Visitas de los Menores con sus Padres Biológicos
(Thesis) Main arguer
María D. Salas Martínez (PhD)
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Comunicación, Spain
2010/03/24 Promoção de competências sociais nas perturbações do espectro do autismo: programa para a aquisição de competências da teoria da mente na síndrome de asperger ou autismo de elevado funcionamento
(Thesis) Arguer
Ana Isabel Brandão Campos Antunes Aguiar (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/01/30 Narrativas ocultas no encontro terapêutico: o que terapeutas e clientes não revelam em psicoterapia
(Thesis) Main arguer
Armanda Paula Cunha Gonçalves (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2008/09/18 Vinculação, episódios emocionais e compreensão emocional nas perturbações alimentares
(Thesis) Main arguer
Lúcia Maria Mendes Fragoso Neves (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2007 Parar, pensar e avaliar a psicoterapia: contribuições da investigação de díades de terapeutas e clientes portugueses
(Thesis) Main arguer
Maria Luísa Pereira Soares (PhD)
Blanquerna Universitat Ramon Llull Facultat de Psicologia Ciències de l'Educació i de l'Esport, Spain
2006 Somatizaçao e expressão emocional- um estudo nos cuidados de saúde primários
(Thesis) Main arguer
Vera Margarida Seabra de Almeida (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2006 Violência nas relações de intimidade: estudo sobre a mudança psicoterapêutica na mulher
(Thesis) Main arguer
Marlene Alexandra Veloso de Matos (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2005/07/11 Mudança narrativa em psicoterapia
(Thesis) Main arguer
Paulo Alexandre Soares Moreira (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2005/06/20 Ansiedade Social na Adolescência: Avaliação e Trajectórias de Desenvolvimento
(Thesis) Main arguer
Marina Cunha (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004/12/17 Construção e validação de uma narrativa protótipo para o alcoolismo
(Thesis) Main arguer
Zélia Ângela Tato de Macedo Teixeira (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2003/09/25 A teoria da Vinculação na Prática da Psicoterapia
(Thesis) Main arguer
Cristiano R. F. Nabuco de Abreu (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2003/01/13 Narrativas, toxicodependência e significados: validação divergente da narrativa protótipo
(Thesis) Main arguer
Maria José Soares Lima Ramos (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2003/01/10 Da trama das minhas memórias o fio que tece a depressão: esquecimento dirigido e memória autobiográfica na depressão major
(Thesis) Main arguer
Victor Manuel Martinez Pimentel Cláudio (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2017 - 2018 9th European Society on Family Relations Conference Porto, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2019 - 2019 Psychotherapy Research (1468-4381) Informa UK (Taylor & Francis)
2014 - 2018 Análise Psicológica
2015 - 2017 Psicologia: Teoria e Prática
2015 - 2015 Aletheia
2002 - 2006 International Journal of Clinical and Health Psychology
Distinctions

Other distinction

2019 Menção Honrosa ao Poster: Emoção expressa entre familiares de jovens com e sem comportamentos suicidários: estudo comparativo.
2014 Recommended readings on suicide research Nov. 2013-April 2014
2013 Key article - Selected Readings on Suicide Research May2013-Out 2013
2008 The best poster - The voice of professionals about suicide juvenile: difficulties and needs 7th Congress of Suicidal Behaviours