Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Margarida Isabel Rangel Santos Henriques
Nomes de citação
- Rangel Henriques, Margarida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AA10-D3E4-B464
- ORCID iD
- 0000-0001-6584-4691
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005 - 2007
Concluído
|
Supervisora em Terapia Familiar (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
|
|
2001
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho, Portugal
"Narrativas e Agorafobia: Construção e Validação de uma Narrativa Protótipo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1996/02/14
Concluído
|
Psicologia Clínica e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Narrativa Protótipo na Agorafobia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1994 - 1995
Concluído
|
Post Graduate - Family Therapy (Especialização pós-licenciatura)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Portugal
|
Aproved |
1993 - 1995
Concluído
|
Post Graduate - Cognitive Narrative Therapy (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Aproved |
1993 - 1994
Concluído
|
Post Graduate - Portage Intervention Program (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Aproved |
1992 - 1993
Concluído
|
Post Graduate - Cognitive/Social Therapy (Postgraduate Certificate)
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Psicologia, Espanha
|
Aproved |
1989/10/03
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/04 - Atual | Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) | ProChild CoLAB, Portugal |
2016/01/05 - 2016/02/15 | Investigador visitante (Investigação) | Frankfurt University of Applied Sciences Institut fur Suchtforschung Frankfurt am Main, Alemanha |
Frankfurt University of Applied Sciences Institut fur Suchtforschung Frankfurt am Main, Alemanha | ||
1991 - 1993 | Investigador (Investigação) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
1989 - 1991 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/18 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09/18 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2001 - 2005 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
1996 - 2001 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
1993 - 1996 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/12/07 - Atual | Director of Doctoral Program in Psychology | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Coordenator fo the Clinical and Health Master in Psychology Department | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2013 - 2014 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/01/01 - Atual | Head of the Child and Adolescent Clinical Service of the Faculty of Psychology and Sciences of Education of University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2002 - Atual | Professor in Chlid Clinical Psychology Master | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1990 - Atual | Member of Clinical Child Psychology Department | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2005/02/14 - 2020/09/17 | Auxiliary Professor with definitively contract | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/06/29 - 2013/12/31 | Co-responsable of a colaboration with Social Security National Institute focus on elaboration of a Plan for Parent Formation to Adoption | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2004 - 2006 | Director of Faculty Pedagogic Committee | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2023 | Laboratório Colaborativo, ProChild - Against Poverty and Exclusion
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017 - 2021 | European Network on Individualized Psychotherapy Treatment of Young People with Mental Disorders
CA16102
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
1996 - 1998 | Parâmetros fisiológicos, estratégias de vinculação e esquemas cognitivo-emocionais em diferentes organizações psicopatológicas
PRAXIS/PCSH/P/PSI/87 /96
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1996 - 1998 | Organização BioComportamental e Representacional da Vinculação em Mães e Filhos-2ª fase: Estudo com suporte num sistema de
informação multimédia
43/96
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
1993 - 1994 | investigação Abordagem lntergeracional da Organização Bio-Comportamental e Representacional da Vinculação em Mães e Filhos,
financiado pela Fundação Bial
07/94
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
1992 - 1994 | Narrativas Protótipo, Estruturas Cognitivas e Psicopatologia
PCSH/C/PSI/267 /91
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
1992 - 1993 | Estudo Transcultural de Avaliação da Qualidade de Contextos para Crianças em Idade Precoce e do Seu Impacto no Desenvolvimento
e Educação Ulteriores
PSI/92
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/07/01 - 2022/06/30 | Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/07/01 - 2022/06/30 | Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/07/01 - 2022/06/30 | Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/07/01 - 2022/06/30 | Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade
positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade
positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade
positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/01 - 2021/06/30 | Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/01 - 2021/06/30 | Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/01 - 2021/06/30 | Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2017 | O desenvolvimento da história de vida em crianças que vivem com os pais biológicos versus as crianças que foram adoptadas”
/ “The development of the life story of children living with their biological vs. their adoptive parents
Projeto 6818
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação
multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação
multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação
multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison
with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison
with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison
with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Inhibited and indiscriminate attachment disordered behaviours in institutionally-reared children: A multilevel comparison
with autism spectrum disorders and Williams syndrome
PTDC/PSI-PCL/101506/2008
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2009 | Vinculação em bebés institucionalizados e competência narrativa dos seus principais cuidadores: estudo sobre a atividade cardíaca
do bebé na interação com a figura de cuidados através do BioBeAMS 2.0
Projeto 6818
Investigador
|
Concluído
|
2005 - 2009 | Narrative Production and Brain Structures in Williams Syndrome
POCTI/PSI/58364/2004
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Produção Narrativa e Organização Neuroanatómica no Síndrome de Williams
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/01 - 2008/08/31 | Narrative Production and Neuroanatomic Organization in Williams Syndrome
POCI/PSI/58364/2004
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/11 | Intervención en adopción: Avanzando en el de desarrollo de buenas practicas, simpósio organizado como chair. | 5th International Congress of Clinical and Heath Psychology with Children and Adolescents
AITANA - Espanha (Oviedo, Espanha)
|
2019/06 | Rescatando la vida de los niervos y la agresividad: un caso clínico ilustrando la terapia de reautoría con niños | VII Encuentro de la Asociación Española de Terapia Narrativa
Asociación Española de Terapia Narrativa Española (Palma de Maiorca, Espanha, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Parents affected by the suicide attempt of offspring
Orientador
|
Pos-PhD (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Oficina de escrita autobiográfica: Os efeitos da experiência narrativa na perspetiva da criança
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Exploring innovative moments with adolescents treated for depression
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Eles cresceram… E agora? Estudo longitudinal com famílias em pós-adoção
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O Poder da Terapia Narrativa para Problemas de Comportamento Realizada no Contexto de Acolhimento
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Estudo Exploratório sobre Associação entre a Adaptação Académica e Indicadores da Perturbação de Hiperatividade e Défice de
Atenção em Estudantes do Ensino Superior
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Prehospital emergency care for people who attempt suicide: Conceptions, practices and experiences of health professionals
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Da entrega à adoção: Sentidos de maternidade compartilhados por psicólogos do judiciário e o suporte às mulheres doadoras
Coorientador
|
PhD Sandwich (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Narrativas autobiográficas: Capítulos de vida de crianças com/sem percurso de adversidade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Evaluating the process and the impact of preparing children for adoption using PPCA - Program for Preparing Children for Adoption
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Comportamentos suicidários e atendimento nos serviços de urgência
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Projecto de investigação - Programa de preparação da criança para reunificação familiar
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Desenvolvimento da organização autobiográfica na infância: os capítulos da nossa vida
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Organização dos capítulos de vida na infância: qualidade, temáticas e orientação temporal
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Adoção, as palavras que nos vêm ao pensamento: estudo exploratório das representações de adultos da população geral
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O abuso sexual e outros maus-tratos na voz das crianças
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Representações dos profissionais de acolhimento face à medida de adotabilidade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Projeto de Vida de Adoção: Práticas e Dificuldades dos Técnicos em Acolhimento Residencial
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Impacto do Scaffolding nas Narrativas de Vida das Crianças: Manual de Análise da Interação Narrativa
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Foi bom termos arriscado!: a narrativa da díade parental na adoção de crianças mais velhas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Identidade Narrativa: Comparação Entre Adolescentes em Acolhimento Residencial e em Família
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Da coerência da narrativa de vida à projecção do self no futuro: estudo exploratório com adolescentes.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Validação do CUIDA para a população portuguesa e estudo exploratório com adotantes
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Integração da transição para a instituição: continuidade e descontinuidade do self em adolescentes
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Perspetivas de crianças adotadas sobre as suas relações familiares e sociais
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Influências da adoção na parentalidade: um estudo exploratório com adultos adotados
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Começou há dois anos...: a primeira etapa do ciclo vital na família por adoção
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Os medos, as perdas e as mudanças na vida das crianças institucionalizadas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Abertura da comunicação sobre a adoção no contexto escolar: experiências, perceções e ideias de pais e professores.
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Identificando o conhecimento social sobre o abuso sexual de crianças na Índia
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Produção de narrativas autobiográficas em crianças com percursos de vida típicos e atípicos: coerência estrutural, produtividade
e temáticas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Life Scripts e Life Story.
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | A equitação terapêutica e os seus efeitos: perspetiva dos pais e estudos de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Mind-mindedness em díades mãe-criança nos dois primeiros anos de adoção
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Script’s autobiográficos em crianças e adolescentes. Estudo piloto com uma amostra portuguesa
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Construção de um diálogo aberto entre a mãe e a criança: um estudo exploratório com famílias adoptivas e biológicas
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Relação entre dificuldades de aprendizagem e competência social no 1º ciclo
Coorientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2014 | A Construção Narrativa da Identidade em Jovens Adotados
Orientador
|
Pos PhD (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Conhecimento Autobiográfico de Crianças a Viver em Instituição. Macroestrutura temporal nas suas narrativas de vida
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Adaptação do questionário CUIDA para a população portuguesa: validação do parâmetro fidelidade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A Co-Construção Narrativa Mãe-Criança, Dinâmicas e Processos em Idade Pré-Escolar
Orientador
|
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação de Aconselhamento e Teste Vih/sida
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2007 | Suicidal behaviours: Explanations, current practices and difficulties of health professionals and the impact of a patient
suicide
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2007 | Trajectórias da recuperação da anorexia nervosa: narrativas de ex-pacientes e seus familiares
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2007 | Do acolhimento institucional à família adoptiva: implicações no desenvolvimento da criança.
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2003 - 2003 | Organização da matriz narrativa em crianças: coerência estrutural, complexidade de processo e diversidade de conteúdo
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/05/27 | O Processo Adotivo: Características psicossociais, disponibilidade emocional parental parental e desenvolvimento das crianças.
Arguente principal
|
Ana Susana Rocio de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019/04/24 | Preditores Individuais, Familiares e Extrafamiliares da Competência Social em Crianças Adotadas: Um Estudo Multi-informantes
Arguente
|
Joana Lara Ferreira Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/04/11 | Realidade Virtual e Simulação de Incidentes Críticos para Treino de Gestão de Stress e Emoções em Profissionais de Saúde
Arguente
|
Sílvia Maria Monteiro Quinta (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/03/02 | Processo de Adaptação em Famílias Adotivas – Cenários e Coreografias de Forças e Fragilidade
Arguente principal
|
Marta Isabel dos Santos Nunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2018 | Ambivalence in Psychotherapy: From measuting ambivalence to providing feedback to the therapist
Arguente principal
|
João Tiago Terra da Cruz Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2017/12/18 | Experiência de Perda e Ajustamento Psicológico em Adolescentes Adotados
Arguente
|
Raquel Fernanda Castro Barroso (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/10 | Ambivalence Resolution in Psychotherapy
Arguente principal
|
Cátia Sofia Macedo Braga (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2017 | Decision-making processes in child abuse situations
Arguente principal
|
Ana Isabel Fernandes dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Change of Self-Narratives in Depression: Core Conflictual Relationship Theme and Innovative Moments
Arguente principal
|
João Carlos Batista Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Resultados e evolução do processo terapêutico em terapia familiar. Adaptação de uma medida de avaliação (SCORE-15)
Arguente principal
|
Ana Margarida de Barros Vilaça (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/07/07 | A competência emocional nas narrativas das crianças maltradas não maltratadas
Arguente
|
Mariana Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/02/13 | Therapeutic Alliance an Client Feedback in Family Therapy Processes
Arguente principal
|
Carla Filomena César Dias da Costa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/12/19 | Prosodic Abilities in Typically developing Children and Those Diagnosed with Autism Spectrum Disorders: Clinical Implications
for Assessment and Intervention
Arguente
|
Marisa G. Filipe (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/06/13 | Do risco e proteção à disrupção ou sucesso da adoção: Vivências dos filhos e dos pais e práticas profissionais
Arguente
|
Sylvie Marinho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/01/13 | Complexidade Estrutural em Histórias Lidas e Produzidas em Crianças do 1º Ciclo: Uma abordagem Educativa
Arguente
|
Cidália Laurinda da Costa Ferreira Alves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/09/11 | Narrativa, mal-estar e interacção terapeutas-clientes em intervenção sistémica
Arguente principal
|
Maria Inês Franco Alexandre (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 | Acogimiento en Familia Ajena y Visitas de los Menores con sus Padres Biológicos
Arguente principal
|
María D. Salas Martínez (Doutoramento)
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Comunicación, Espanha
|
2010/03/24 | Promoção de competências sociais nas perturbações do espectro do autismo: programa para a aquisição de competências da teoria
da mente na síndrome de asperger ou autismo de elevado funcionamento
Arguente
|
Ana Isabel Brandão Campos Antunes Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009/01/30 | Narrativas ocultas no encontro terapêutico: o que terapeutas e clientes não revelam em psicoterapia
Arguente principal
|
Armanda Paula Cunha Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2008/09/18 | Vinculação, episódios emocionais e compreensão emocional nas perturbações alimentares
Arguente principal
|
Lúcia Maria Mendes Fragoso Neves (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2007 | Parar, pensar e avaliar a psicoterapia: contribuições da investigação de díades de terapeutas e clientes portugueses
Arguente principal
|
Maria Luísa Pereira Soares (Doutoramento)
Blanquerna Universitat Ramon Llull Facultat de Psicologia Ciències de l'Educació i de l'Esport, Espanha
|
2006 | Somatizaçao e expressão emocional- um estudo nos cuidados de saúde primários
Arguente principal
|
Vera Margarida Seabra de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2006 | Violência nas relações de intimidade: estudo sobre a mudança psicoterapêutica na mulher
Arguente principal
|
Marlene Alexandra Veloso de Matos (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2005/07/11 | Mudança narrativa em psicoterapia
Arguente principal
|
Paulo Alexandre Soares Moreira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2005/06/20 | Ansiedade Social na Adolescência: Avaliação e Trajectórias de Desenvolvimento
Arguente principal
|
Marina Cunha (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2004/12/17 | Construção e validação de uma narrativa protótipo para o alcoolismo
Arguente principal
|
Zélia Ângela Tato de Macedo Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2003/09/25 | A teoria da Vinculação na Prática da Psicoterapia
Arguente principal
|
Cristiano R. F. Nabuco de Abreu (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2003/01/13 | Narrativas, toxicodependência e significados: validação divergente da narrativa protótipo
Arguente principal
|
Maria José Soares Lima Ramos (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2003/01/10 | Da trama das minhas memórias o fio que tece a depressão: esquecimento dirigido e memória autobiográfica na depressão major
Arguente principal
|
Victor Manuel Martinez Pimentel Cláudio (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - 2018 | 9th European Society on Family Relations Conference | Porto, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Psychotherapy Research (1468-4381) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2014 - 2018 | Análise Psicológica | |
2015 - 2017 | Psicologia: Teoria e Prática | |
2015 - 2015 | Aletheia | |
2002 - 2006 | International Journal of Clinical and Health Psychology |
Distinções
Outra distinção
2019 | Menção Honrosa ao Poster: Emoção expressa entre familiares de jovens com e sem comportamentos suicidários: estudo comparativo. |
2014 | Recommended readings on suicide research Nov. 2013-April 2014 |
2013 | Key article - Selected Readings on Suicide Research May2013-Out 2013 |
2008 | The best poster - The voice of professionals about suicide juvenile: difficulties and needs 7th Congress of Suicidal Behaviours |