Identification
Personal identification
- Full name
- Irina Borges
Citation names
- Borges, Irina
Author identifiers
- Ciência ID
- A518-7FC0-C1ED
- ORCID iD
- 0009-0003-5975-9302
Email addresses
- irina.borges@uab.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Portuguese (Mother tongue) | |||||
| English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
| French | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2024/10/07 - 2027
Ongoing
|
Educação a Distância e E-Learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
|
2022/09 - 2024/06
Concluded
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI" (THESIS/DISSERTATION)
|
19 |
|
2019/09 - 2022/07
Concluded
|
Licenciatura em educação (Licenciatura)
Major in pedagogia Social
Universidade Aberta, Portugal
|
18 |
Affiliation
Science
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2024/05/15 - Current | Contracted Researcher (Research) | Universidade Aberta, Portugal |
Positions / Appointments
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2024/08 - Current | Investigadora colaboradora | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
| Universidade Aberta, Portugal |
Others
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2025/02 - 2025/07 | Tutora virtual | Universidade Aberta, Portugal |
| Universidade Aberta, Portugal | ||
| 2006 - 2024 | Tutora particular | Agência DNA Cascais Cascais um concelho empreendedor, Portugal |
Projects
Grant
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2025/05/15 - Current | AquiMeEncontro
Research Fellow
Universidade Aberta, Portugal
|
Ongoing
|
| 2024/04/01 - 2025/04/30 | Digender2palop
Research Fellow
Universidade Aberta, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Ongoing
|
Contract
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2024/05/01 - 2025/04/30 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos (DIGENDER2PALOP
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
|
Outputs
Publications
| Book |
|
| Book chapter |
|
| Conference abstract |
|
| Conference paper |
|
| Conference poster |
|
| Report |
|
| Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2025/12/12 | AquiMeEncontro em Pegões: o papel do Clube Europeu na integração de alunos migrantes e na construção de experiências de reconhecimento do outro. | II Encontro “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”
SPCE (Lisboa, Portugal)
|
| 2025/12/10 | CONSTRUÇÃO DE CULTURAS ESCOLARES INCLUSIVAS ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO MULTINÍVEL PARA ESTUDANTES MIGRANTES EM PORTUGAL | II Encontro “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”
SPCE (Lisboa, Portugal)
|
| 2025/11/10 | BUILDING INCLUSIVE SCHOOL CULTURES THROUGH MULTILEVEL INTEGRATION STRATEGIES FOR MIGRANT STUDENTS IN PORTUGAL | International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI)
Universidade de Sevilha (Sevilha , Spain)
|
| 2025/09/04 | A TABELA PERIÓDICA DE COMPETÊNCIAS: UM MAPA INOVADOR PARA A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO SÉCULO XXI | XVIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2025/02/06 | Digender2PALOP – estudo sobre a igualdade de género e a inclusão digital em escolas dos PALOP | XXXII Colóquio AFIRSE Portugal 2025 - Educação, Participação e Democracia - Contributos da Investigação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/12/05 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos | VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), VI Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e I Seminário
Internacional do PROFEI (SIPROFEI) - Encantar e Empoderar para Ressignificar uma Escola Inclusiva.
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) (São Paulo, Brazil)
|
| 2024/11/29 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos | VI Encontro da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa - A sustentabilidade da educação a Distância,
Aberta, Digital e em Rede.
Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) (Praia, Cape Verde)
|
| 2024/11/16 | Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos | XVII Congresso da SPCE - Educação, Liberdade e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FCPEUP) (Porto, Portugal)
|
| 2024/11/15 | Mapeando o(s) Futuro(s) da Educação: Uma Tabela Periódica de Competências para o Século XXI | XVII Congresso da SPCE - Educação, Liberdade e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2024/07/24 | Shaping 21st Century Skills: Towards Sustainable Curriculum Development Through Pedagogical Supervision | XVIII World Congress of Comparative Education Societies
Ithaca University (New York, United States)
|
| 2024/06/11 | TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA ESCOLA PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO EM PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS | OBVIE (observatório da vida nas escolas)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
