Identification
Personal identification
- Full name
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
Citation names
- Lopes, Eduardo
Author identifiers
- Ciência ID
- 7C1B-18D3-988C
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Italian | Beginner (A1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2015/09/15
Concluded
|
Agregação (Título de Agregado)
Major in Música e Musicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovado por Unanimidade |
2006
Concluded
|
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Major in Música e Computadores
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
N.A. |
2003
Concluded
|
PhD (Doutoramento)
University of Southampton, United Kingdom
"Just in Time: Towards a theory of rhythm and metre" (THESIS/DISSERTATION)
|
n/a |
1996
Concluded
|
Bachlelor of Music - Performance and Composition (Licenciatura)
Berklee College Of Music, United States
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
Summa Cum Laude (19 valores) |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/10/01 - Current | Full Professor (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
2016/09/23 - 2022/09/30 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
2006/03/15 - 2016/09/22 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1997/09/01 - 1999/09/01 | Instrumental Teacher | University of Southampton, United Kingdom |
1997/01/01 - 1999/08/31 | Docente colaborador | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
1997/01/01 - 1999/08/31 | Docente colaborador | Universidade de Évora, Portugal |
1993/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Percussão e Orquestra Orff | Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal |
1992/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Percussão | Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal |
1991/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Bateria e Percussão | Academia de Música de Espinho, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017/10/01 - 2020/09/30 | RE-HABITAR EL BARRIO: PROCESOS DE TRANSFORMACIÓN Y EMPODERAMIENTO ENTRE UNIVERSIDAD-ESCUELA- SOCIEDAD A TRAVÉS DE PRÁCTICAS
ARTÍSTICAS
EDU2017-84750- R
Researcher
Universitat de les Illes Balears Facultat de Filsofia i Lletres, Spain
|
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017/01/01 - 2017/12/31 | Projecto de Investigação e apoio à publicação de resultados na área do Ensino do Instrumento Musical
N.A.
Principal investigator
Universidade Federal de Goiás, Brazil
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Manual |
|
Preface / Postscript |
|
Artistic / Performance
Audio recording |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2020/02/27 | Música, Tecnologia e a Sociedade Contemporânea | Conversas com Ciência e Arte
Sociedade Harmonia Eborense
|
2019/11/28 | CESEM, Investigação em Música e Musicologia e as Áreas Âncora da UÉ | Encontros com Ciência
Universidade de Évora
|
2019/10/22 | Temáticas de Investigação em Música e Musicologia no Contexto de Programas de Doutoramento | Música e Investigação
Universidade Federal da Bahia
|
2019/09/21 | O Princípio do Mestre-Amador e a Necessidade de uma (nova) Informalidade na Aprendizagem Musical | International Conference CIPEM 2019
ESE-IPP (Porto)
|
2019/08/29 | Thinking and Playing Rhythmically in Today's Jazz: Understanding and realizing the perceptual qualities of rhythm and meter |
California Jazz Conservatory (Berkeley)
|
2019/06/20 | Música Popular na Mesa | IX Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brazil)
|
2019/04/08 | Instrumentos e Máquinas | Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
|
2019/04/08 | A Bateria como Instrumento Convencional e os 100 Anos da Técnica Não-Convencional de Vassouras | Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
|
2019/04/06 | Jazz em Movimento: (da) comunidade (ao) global |
Associação Cultural Move (Setúbal)
|
2019/03/16 | A História da Bateria na História do Jazz | Evora JazzFest
Câmara Municipal de Évora
|
2019/01/26 | Reflexos do Prato-de-Choque na História da Bateria |
Escola de Artes IFC (Seixal, Portugal)
|
2018/12/14 | Breve Introdução à Análise do Ritmo Musical: uma perspectiva fenomenológica |
Universidade de Aveiro
|
2018/09/19 | As Artes e a Universidade – A Performance Musical e a Acad |
Escola de Artes - Universidade de Évora
|
2018/06/20 | Ensino de Música na Universidade e a Sociedade | VIII Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brazil)
|
2018/04/13 | Aspectos Teóricos e de Investigação do Ritmo Musical |
Universidade de São Paulo
|
2018/04/13 | Teoria, Análise, e Percepção do Ritmo Musical |
USP - Ribeirão Preto (Brazil)
|
2018/04/11 | Princípios para a Pesquisa em Música e Artes Performativas no Séc- XXI |
USP - Ribeirão Preto (Brazil)
|
2017/09/01 | A Trilha Sonora da Nossa Vida: princípios sobre música, memória e movimento cénico | Instituto das Artes
Universidade de Brasília (Brazil)
|
2017/08/30 | Pesquisa em artes: processos para a investigação em música e artes performativas |
Universidade Federal de Goiás (Brazil)
|
2017/04/12 | Pesquisa em Música no Séc. XXI: desafios e oportunidades | Aula Magna Inaugural do Programa de Mestrado em Música
Universidade Federal de Goiás
|
2017/03/20 | Percepção e Prática do Ritmo Musical em Contexto de Musicoterapia | Música em Musicoterapia da Graduação em Musicoterapia
Universidade Federal de Goiás (Brazil)
|
2017/03/02 | Linguagem Musical para a Extensão no Ensino | II Semana Pedagógica
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (Brazil)
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2017/10/01 - Current | Diretor do Programa de Doutoramento em Música e Musicologia | Douto (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2016/09/01 - Current | Avaliador independente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Painel de Artes, Bolsas de doutoramento e pós-doutoramento
Evaluator
|
||
2016 - Current | Avaliador independente da Cyprus Research Promotion Foundation, para o programa RESTART 2016-2020 Programme for Research,
Technological Development and Innovation (Cyprus)
Evaluator
|
||
2013/09/03 - Current | Avaliador independente da Research Executive Agency da Comissão Europeia para o programa FP7-People/Marie Currie e H2020
Evaluator
|
Distinctions
Title
2020 | Drums and Percussion Yamaha Artist
Yamaha Corporation of America, United States
|
2020 | Endorser Zildjian Cymbals
Road Crew, Portugal
|
2020 | Endorser Remo Heads and Percussion
Road Crew, Portugal
|
Other distinction
1996 | Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, United States
|
1996 | Berklee International Grant
Berklee College Of Music, United States
|
1995 | Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, United States
|
1995 | Berklee International Grant
Berklee College Of Music, United States
|
1995 | International Grant |