???global.info.a_carregar???
Eduardo Lopes studied classical percussion and drum set at the Rotterdams Conservatorium in the Netherlands. Holds a Bachelor Degree in Performance and Composition with the highest honours (Summa Cum Laude) from the Berklee College of Music in Boston-USA. He obtained a PhD in Music Theory from the University of Southampton-UK, under the supervision of Nicholas Cook. In 2015 he was award by unanimity the Habilitation in Music and Musicology at the University of Évora-Portugal. Throughout his career he has received many national and international prizes and scholarships. Performs on a regular basis with some of the most relevant Portuguese musicians and renown international artists such as: Mike Mainieri (Steps Ahead); Dave Samuels (Spyro Gyra); Myra Melford; Susan Muscarella; Kevin Robb, Phil Wilson; e Bruce Saunders. He has recorded several CDs, some of these as the main artist. Performed in concerts in Portugal, Spain, France, Netherlands, England, Scotland, Brazil, Japan, and the USA. He is Yamaha Artist (Europe), and endorses Zildjian cymbals and Remo. He is the author of many published texts and articles on the topics of performance practice; music theory and rhythm; jazz studies; and music education. He has taught at the University of Southampton-UK and at the Superior School of Music and Performing Arts, Porto-Portugal. From 2012 to 2016 he was the Head of the Department of Music at the University of Évora. During the academic period of 2016-1017 he was Full Visiting Professor in the School of Music and Scenic Arts at the Federal University of Goiás, Brazil. At the moment he is Full Professor in the Department of Music at the University of Évora; Head of the PhD program in Music and Musicology of the UÉ; Coordinator of the CESEM branch at the UÉ; co- editor of the Brazilian musicology journal HODIE; and editor of the Portuguese Journal of Music Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eduardo José Monserrate Tavares Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
7C1B-18D3-988C

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/09/15
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Música e Musicologia
Universidade de Évora, Portugal
Aprovado por Unanimidade
2006
Concluído
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Música e Computadores
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
N.A.
2003
Concluído
PhD (Doutoramento)
University of Southampton, Reino Unido
"Just in Time: Towards a theory of rhythm and metre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1996
Concluído
Bachlelor of Music - Performance and Composition (Licenciatura)
Berklee College Of Music, Estados Unidos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa Cum Laude (19 valores)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2016/09/23 - 2022/09/30 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2006/03/15 - 2016/09/22 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - 1999/09/01 Instrumental Teacher University of Southampton, Reino Unido
1997/01/01 - 1999/08/31 Docente colaborador Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
1997/01/01 - 1999/08/31 Docente colaborador Universidade de Évora, Portugal
1993/09/01 - 1994/07/31 Professor de Percussão e Orquestra Orff Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal
1992/09/01 - 1994/07/31 Professor de Percussão Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal
1991/09/01 - 1994/07/31 Professor de Bateria e Percussão Academia de Música de Espinho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2022/12/31 Instrumentarium XX1
Bolseiro de Integração na Investigação
Universitat de València, Espanha
Concluído
2017/10/01 - 2020/09/30 RE-HABITAR EL BARRIO: PROCESOS DE TRANSFORMACIÓN Y EMPODERAMIENTO ENTRE UNIVERSIDAD-ESCUELA- SOCIEDAD A TRAVÉS DE PRÁCTICAS ARTÍSTICAS
EDU2017-84750- R
Investigador
Universitat de les Illes Balears Facultat de Filsofia i Lletres, Espanha
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01/01 - 2017/12/31 Projecto de Investigação e apoio à publicação de resultados na área do Ensino do Instrumento Musical
N.A.
Investigador responsável
Universidade Federal de Goiás, Brasil
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4001 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4001/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lopes, Eduardo; Goodman, Ronald. "Non-Formal Learning as a Conduit Between Students’ Social World and Formal Learning: The ‘Rhythm Wave’ case study". Revista Portuguesa de Educação Musical 149 1 (2023): 1-16.
    Publicado
  2. Lopes, Eduardo; Menezes, José. "Cookin’: o jazz gravado ao ‘vivo’ e à ‘mesa’". Vortéx 11 1 (2023): 1-27.
    Publicado
  3. Lopes, Eduardo; Guerreiro, Lino. "Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI". Revista Portuguesa de Educação Musical 147 (2021): 32-41.
    Publicado
  4. Lopes, Eduardo; Verbisck, Edison. "Gesto Musical e Transcendência em Nigun, de Bloch". Per Music 1 41 (2021): 1-15.
    Publicado
  5. Lopes, Eduardo; Berbel-Goméz, Noemy; Diaz-Goméz, Maravillas. "Connecting Networks through Percussion: Rhythm as an Inclusive Practice in Socio-Educational Projects". Hodie 21 1 (2021): 1-28.
    Publicado
  6. Lopes, Eduardo; De Oliveira Medeiros, Ana Judite. "A Música como Linguagem dos Objetos e dos Afetos: uma perspectiva a partir de Walter Benjamin". Revista Dialectus 21 (2021): 296-317.
    Publicado
  7. Lopes, Eduardo; Verbisck, Edison. "Gesto Musical e Transcendência em Nigun, de Bloch". Per Musi 41 (2021): 1-15.
    Publicado
  8. Lopes, Eduardo; Berbel-Goméz, Noemy; Diaz-Goméz, Maravillas. "Connecting Networks through Percussion: Rhythm as an Inclusive Practice in Socio-Educational Projects". Revista HODIE 21 (2021):
    Publicado
  9. Lopes, Eduardo; Guerreiro, Lino. "Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI". Revista Portuguesa de Educação Musical 147 (2021): 32-41.
    Publicado
  10. Lopes, Eduardo; Quintas, Rui. "Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula". Revista Portuguesa de Educação Musical 146 (2020): 87-95.
    Publicado
  11. Lopes, Eduardo; Bastos, Celso. "Princípios da Identidade e da Harmonia Idiomática de Antonio Carlos Jobim". European Review of Artistic Studies 11 3 (2020): 3-28.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Lopes, Eduardo; Medeiros, Ana Judite Oliveira; Alves, Maria Lúcia. "O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica". Art Research Journal 7 2 (2020): 1-19.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Lopes, Eduardo; De Oliveira Medeiros, Ana Judite. "O ‘Canto do Sertão’ na ‘Bachiana no. 4’: uma perspetiva sociomusicológica". Art Research Journal 7 2 (2020): 1-19.
    Publicado
  14. Lopes, Eduardo. "Para una Didáctica de la Improvisación y Creatividad Musical". Revista Musifal 1 4 (2019): 4-21.
    Publicado
  15. Medeiros, Ana Judite Oliveira; Lopes, Eduardo. "O Sertão imaginado na Ária “Cantiga” das Bachianas Brasileiras". Revista Europeia de Estudos Artisticos 10 2 (2019): 42-63. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v10i2.197.
    Publicado • 10.37334/eras.v10i2.197
  16. De Oliveira Medeiros, Ana Judite; Lopes, Eduardo. "Música, Memória e Cultura: os romances medievais ibéricos na voz das rendeiras de Alcaçuz". Revista UFG 19 (2019): http://dx.doi.org/10.5216/revufg.v19i0.57154.
    10.5216/revufg.v19i0.57154
  17. Lopes, Eduardo; Tamara de Paula; Costa, Mário; Alcântara-Silva, Teresa. "Brief Review of Music and Embodied Cognition". Sonograma Magazine 41 (2019):
    Publicado
  18. Lopes, Eduardo. "Breve reflexão sobre o baterista ao longo da história: do entertainer ao solista". DEDiCA. Revista de Educação e Humanidades (dreh) 0 14 (2018): http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i14.7498.
    Publicado • 10.30827/dreh.v0i14.7498
  19. Marques, Mário; Lopes, Eduardo. "Aspetos do ritmo na linguagem musical de Daniel Schnyder". Revista Música 18 1 (2018): 47-66. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v18i1.147006.
    Publicado • 10.11606/rm.v18i1.147006
  20. Bernardo, Ana Cristina; Lopes, Eduardo. "Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical". Musica Theorica 2018 1 (2018): 1-32.
    Publicado
  21. Lopes, Eduardo. "Pesquisa e(m) Artes: uma reflexão sobre a interpretação musical e pesquisa". Revista Música Hodie 17 1 (2018): 99. http://dx.doi.org/10.5216/mh.v17i1.46688.
    Publicado • 10.5216/mh.v17i1.46688
  22. Bernardo, Ana Cristina; Lopes, Eduardo. "A METÁFORA PARA A INTERPRETAÇÃO MUSICAL: O ESTUDO DE CASO “UM SINO CONTRA O TEMPO”". Revista Europeia de Estudos Artisticos 8 1 (2017): 1-23. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v8i1.140.
    Publicado • 10.37334/eras.v8i1.140
  23. Lopes, Eduardo. "O Jazz como Paradigma da Democracia Contemporânea". Revista de Educação Musical 141 (2015): 38-45.
    Publicado
  24. Lopes, Eduardo. "O Ritmo e a Improvisação Musical como Veículo para a Extensão Universitária". Revista da Universidade Federal de Goiás XV 16 (2015): 9-22.
    Publicado
  25. Lopes, Eduardo; Gonçalves, André. "A Quantification of The Rhythmic Qualities of Salience and Kinesis". CRIS - Bulletin of the Centre for Research and Interdisciplinary Study 2013 1 (2013): 115-127. http://dx.doi.org/10.2478/cris-2013-0006.
    Publicado • 10.2478/cris-2013-0006
  26. Lopes, Eduardo. "Para Uma Conceptualização do Ritmo Musical e da Imagem em Movimento". Revista VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 11 2 (2012): 86-95.
    Publicado
  27. Lopes, Eduardo. "THE INDIVIDUAL AND THE GROUP: A practical lesson from the musical rhythm". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 1 (2012): 497-510.
    Publicado
  28. Lopes, Eduardo. "From Blues to Latin Just in Time: A rhythmic analysis". Jazz Research Journal 2 1 (2008): 55-82. http://dx.doi.org/10.1558/jazz.v2i1.55.
    10.1558/jazz.v2i1.55
  29. Lopes, Eduardo. "RHYTHM AND METER COMPOSITIONAL TOOLS IN A CHOPIN’S WALTZ". Ad Parnassum 6 11 (2008): 64-84.
  30. Lopes, Eduardo. "A MÉTRICA MUSICAL NA PERCEPÇÃO DE MOVIMENTO: o conceito gravitacional". Revista VIS Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 5 2 (2006): 32-41.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Lopes, Eduardo. "De A a Z da Música para a Educação por Eduardo Lopes", Newsletter da APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical, 2020
Capítulo de livro
  1. Lopes, Eduardo. "Novos Percursos na Direcionalidade do Tempo: questões de criatividade e estética(s) no ensino de música na contemporaneidade". In Musicologias em Interpelações Contemporâneas, editado por Climaco, Magda, 265-274. Curitiba: Appris, 2023.
    Publicado
  2. Lopes, Eduardo. "Ritmo Musical: conexiones culturales". In Experiencias Artísticas Comunitarias en Educación, 36-42. Madrid, Espanha: Morata, 2021.
    Publicado
  3. Lopes, Eduardo; Verbisck, Edison. "O Klezmer e o Violino: do teatro Yiddish à sala de concerto". In Linguística, Letras e Artes: culturas e identidades, 122-133. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020.
    Publicado
  4. Lopes, Eduardo. "Ritmo da Vida e da Música". In Ritmicidades cuerpos en jira, editado por Fonseca, Carla, 31-42. Buenos Aires, Argentina: Ritmo en las Artes, 2020.
    Publicado
  5. Lopes, Eduardo. "A Trilha Sonora da Nossa Vida: alguns princípios sobre Música, Memória e Movimento Cênico". In Musicologia & Diversidade, 796-818. Curitiba, Brasil: Appris, 2020.
    Publicado
  6. Lopes, Eduardo. "A Bateria como Instrumento Convencional e os 100 Anos da Técnica Não Convencional de Vassouras". In Música Instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI, 125-138. VN Famalicãp, Portugal: Editora Húmus, 2019.
    Publicado
  7. Lopes, Eduardo. "Do Mestre para o Discípulo: o ensino do instrumento musical na ‘Idade dos Novos Media’". In Formação e Supervisão : Técnicas, abordagens e experiências no ensino à distância, editado por Leonido, Levi, 106-115. ERAS Edições, 2017.
    Publicado
  8. Lopes, Eduardo; Alcântara-Silva, Teresa. "Ritmo Musical, Improvisação e Cognicão como Elementos Importantes na Formação do Instrumentista". In Tópicos de Pesquisa para o Ensino do Instrumento Musical, editado por Lopes, Eduardo, 234-251. Kelps, 2017.
  9. Lopes, Eduardo. "Para uma Ontologia da Investigação em Música no Séc. XXI". In Perspectivas da Investigação e(m) Artes - II, editado por Zurbach, Christine. Universidade de Évora, 2016.
    Publicado
  10. Lopes, Eduardo. "Investigação em Interpretação Musical: paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas". In Investigação em Artes – Perspectivas, editado por Zurbach, Christine; Ferreira, José Alberto, 23-36. Universidade de Évora, 2014.
  11. Lopes, Eduardo; Marques, Mário. "O GÉNERO MUSICAL NA IDENTIDADE DOS INSTRUMENTOS: O saxofone no séc. XX". In Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical, editado por Lopes, Eduardo, 149-175. Fundação Luis de Molina, 2013.
    Publicado
  12. Lopes, Eduardo. "Práticas Jazzísticas no Ensino do Instrumento". In Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI, editado por Lopes, Eduardo, 146-167. Fundação Luis de Molina, 2011.
  13. Lopes, Eduardo; Gaspar, Paulo. "A Interculturalidade na Música de Aaron Copland". In Tendiendo Puentes hacia la Interculturalidad, editado por Ramos, Fernando, 227-238. Ediciones K & L Granada – Spain, 2010.
  14. Lopes, Eduardo; Gaspar, Paulo. "Uma Lição de Benny Goodman: Estrutura, ritmo e melodia na improvisação". In Diálogo e Comunicação Intercultural. A Educação com as Artes, editado por Ramos, Fernando, 141-158. Universidad de Granada, 2009.
  15. Lopes, Eduardo; Gaspar, Paulo. "O Ensino do Jazz e da Música Erudita no Séc. XXI". In Música. Arte. Diálogo. Civilización, editado por Molina, Maria; Ramos, Fernando, 83-96. Universidad de Granada, 2008.
  16. Lopes, Eduardo; Cruz, Ricardo; Brisson, António; Paiva, Ana. "I-SOUNDS: Emotion-Based Music Generation for Virtual Environments". In Affective Computing and Intelligent Interaction, editado por Paiva, Ana; Prada, Rui; Picard, Rosalind. Springer Berlin Heidelberg, 2007.
Edição de livro
  1. Lopes, Eduardo. Livro de Resumos do I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Lopes, Eduardo. Proceedings of the VI International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. 2019.
    Editor
  3. Lopes, Eduardo. Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical. Brasil: Kelps. 2017.
    Editor
  4. Lopes, Eduardo. Proceedings of the V International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. CEGRAFE. 2017.
    Publicado
  5. Lopes, Eduardo. Proceedings of the IV International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. Fundação Luis Molina. 2015.
    Editor
  6. Lopes, Eduardo. Proceedings of the III International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. Fundação Luis de Molina. 2014.
    Editor
  7. Lopes, Eduardo. Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Fundação Luis de Molina. 2013.
  8. Lopes, Eduardo. Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. Fundação Luis de Molina. 2011.
    Editor
Livro
  1. Lopes, Eduardo. Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical. Vila Nova de Famalicão, Portugal: HÚMUS. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Lopes, Eduardo. Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical. Goiânia, Brasil: Kelps. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Lopes, Eduardo. Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Évora, Portugal: Fundação Luis de Molina. 2013.
    Publicado • Editor
  4. Lopes, Eduardo. Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. Évora, Portugal: Fundação Luis de Molina. 2011.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Lopes, Eduardo. A Bateria: estudos para estilos básicos. RussoMúsica. 2010.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Lopes, Eduardo. "Música e Convergências". Prefácio para Música HODIE. 2018.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Lopes, Eduardo; et al; CESEM (Produtor). 2022. "Sounds of a Jazz Octet". In Sounds of a Jazz Octet.
  2. Lopes, Eduardo; CESEM (Produtor). 2019. "Travessias". In Travessias - Eduardo Lopes invites Fabiano chagas.
  3. Lopes, Eduardo; CESEM (Produtor). 2015. "Musicking Shapes". In Musicking Shapes - Eduardo Lopes.
  4. Lopes, Eduardo; CDPDan (Produtor). 2012. "21 Terras". In 21 Terras - Soraia Silva.
  5. Lopes, Eduardo; Númerica (Produtor). 2012. "Tributo a Benny Goodman". In Tributo a Benny Goodman - Vários.
  6. Lopes, Eduardo; Campo das Letras (Produtor). 2006. "Canções a Brincar". In Canções a Brincar - João Loio.
  7. Lopes, Eduardo; Fortes e Rangel (Produtor). 1999. "Sons da Terra". In Sons da Terra - Eduardo Lopes.
  8. Lopes, Eduardo; Fortes e Rangel (Produtor). 1997. "10 Anos". In 10 Anos - Orquestra Orff do Porto.
  9. Lopes, Eduardo; Fortes e Rangel (Produtor). 1997. "Rai Timor". In Rai Timor - Vários.
  10. Lopes, Eduardo; fortes e Rangel (Produtor). 1994. "Mística Luz". In Mística Luz - Rogério Krieger.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/08 A Licenciatura em Música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás: o percurso dos Projetos Pedagógicos de Curso, legislação e sociedade XII Simpósio Internacional de Musicologia
University of Goias (Goiania, Portugal)
2023/07/06 O Enfoque na Aprendizagem como Princípio para um Ensino de Música Inclusivo: o que ensinámos; porquê e para quem. XII Simpósio Internacional de Musicologia
University of Goias (Goiania, Brasil)
2023/04/29 O que faz a Música ser Especial e o seu Ensino Especializado V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale do Sousa
Lousada Public Library (Lousada, Portugal)
2022/11/21 From Rosen to the 21st century: some thoughts on criticism, research, and music performance International Conference Charles Rosen: 2917-2012
Eugenio de Almeida Foundation (Porto, Portugal)
2022/09/29 A Improvisação na Interpretação Musical 1ª Jornadas de Música e Interpretação
Porto Superior School of Music (Porto, Portugal)
2022/05/23 COOKIN’: o jazz gravado ao ‘vivo’ e à ‘mesa’ The Ubiquitous Music Symposium
Federal University of Paraná (Brasil)
2022/02/12 A Interpretação no Ensino Especializado de Música e o Ensino do não-Especializável 2º Congresso do Ensino Especializado em Música, Fundação Calouste Gulbenkian
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
2021/12/13 Back to Basics: From rhythm to rhythm Colóquio Identidades e Comunidades Musicais
University of Minho (Braga, Portugal)
2021/11/24 Música ou Músicas: o que ensinamos e para quem? XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisbon, Portugal)
2021/11/09 A Prática Musical como Realização de Sociabilidade: democracia, o indivíduo e o grupo XI Simpósio Internacional de Musicologia e III Congresso da Associação Brasileira de Musicologia
University of Goiás (Goiania, Brasil)
2020/12/12 Investigação em Música na APEM XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisbon, Portugal)
2020/11/04 Percursos e Narrativas Inclusivas para a Investigação em Música e Musicologia II Encontro Internacional de Estudantes de Investigação em Música e Musicologia
University of Evora (Evora, Portugal)
2020/10/28 A Direcionalidade do Tempo, Novos Percursos, Estética(s), e Ensino de Música na Contemporaneidade. I Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação
University of Goias (Goiania, Brasil)
2020/06/21 Music Therapy and Parkinson’s Disease Neuroscience and Music VII: Connecting with music across the lifespam
(Aarhus)
2020/02/27 Música, Tecnologia e a Sociedade Contemporânea Conversas com Ciência e Arte
Sociedade Harmonia Eborense
2019/11/28 CESEM, Investigação em Música e Musicologia e as Áreas Âncora da UÉ Encontros com Ciência
Universidade de Évora
2019/10/22 Temáticas de Investigação em Música e Musicologia no Contexto de Programas de Doutoramento Música e Investigação
Universidade Federal da Bahia
2019/09/21 O Princípio do Mestre-Amador e a Necessidade de uma (nova) Informalidade na Aprendizagem Musical International Conference CIPEM 2019
ESE-IPP (Porto)
2019/08/29 Thinking and Playing Rhythmically in Today's Jazz: Understanding and realizing the perceptual qualities of rhythm and meter
California Jazz Conservatory (Berkeley)
2019/06/20 Música Popular na Mesa IX Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
2019/04/08 Instrumentos e Máquinas Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
2019/04/08 A Bateria como Instrumento Convencional e os 100 Anos da Técnica Não-Convencional de Vassouras Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
2019/04/06 Jazz em Movimento: (da) comunidade (ao) global
Associação Cultural Move (Setúbal)
2019/03/16 A História da Bateria na História do Jazz Evora JazzFest
Câmara Municipal de Évora
2019/01/26 Reflexos do Prato-de-Choque na História da Bateria
Escola de Artes IFC (Seixal, Portugal)
2018/12/14 Breve Introdução à Análise do Ritmo Musical: uma perspectiva fenomenológica
Universidade de Aveiro
2018/09/19 As Artes e a Universidade – A Performance Musical e a Acad
Escola de Artes - Universidade de Évora
2018/06/20 Ensino de Música na Universidade e a Sociedade VIII Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
2018/04/13 Aspectos Teóricos e de Investigação do Ritmo Musical
Universidade de São Paulo
2018/04/13 Teoria, Análise, e Percepção do Ritmo Musical
USP - Ribeirão Preto (Brasil)
2018/04/11 Princípios para a Pesquisa em Música e Artes Performativas no Séc- XXI
USP - Ribeirão Preto (Brasil)
2017/09/01 A Trilha Sonora da Nossa Vida: princípios sobre música, memória e movimento cénico Instituto das Artes
Universidade de Brasília (Brasil)
2017/08/30 Pesquisa em artes: processos para a investigação em música e artes performativas
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
2017/04/12 Pesquisa em Música no Séc. XXI: desafios e oportunidades Aula Magna Inaugural do Programa de Mestrado em Música
Universidade Federal de Goiás
2017/03/20 Percepção e Prática do Ritmo Musical em Contexto de Musicoterapia Música em Musicoterapia da Graduação em Musicoterapia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
2017/03/02 Linguagem Musical para a Extensão no Ensino II Semana Pedagógica
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (Brasil)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016/09/01 - Atual Avaliador independente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Painel de Artes, Bolsas de doutoramento e pós-doutoramento
Avaliador
2016 - Atual Avaliador independente da Cyprus Research Promotion Foundation, para o programa RESTART 2016-2020 Programme for Research, Technological Development and Innovation (Cyprus)
Avaliador
2013/09/03 - Atual Avaliador independente da Research Executive Agency da Comissão Europeia para o programa FP7-People/Marie Currie e H2020
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/10/01 - Atual Diretor do Programa de Doutoramento em Música e Musicologia Douto (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
Distinções

Título

2020 Drums and Percussion Yamaha Artist
Yamaha Corporation of America, Estados Unidos
2020 Endorser Zildjian Cymbals
Road Crew, Portugal
2020 Endorser Remo Heads and Percussion
Road Crew, Portugal

Outra distinção

1996 Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, Estados Unidos
1996 Berklee International Grant
Berklee College Of Music, Estados Unidos
1995 Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, Estados Unidos
1995 Berklee International Grant
Berklee College Of Music, Estados Unidos
1995 International Grant