???global.info.a_carregar???
Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares. Concluiu a Licenciatura em Psicologia em 2003/12/20 pela Universidade do Porto na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Bolseira de Doutoramento do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) no âmbito do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Participou em mais de 20 conferências nacionais e internacionais contando com a publicação dos resumos das suas comunicações. Participou na organização de 8 eventos científicos quer de âmbito nacional como internacional. Lecionou durante 2 anos letivos a Unidade Curricular optativa 'Mindfulness na Educação' no Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os seus campos de interesse e investigação incluem a Formação de professores; o desenvolvimento de identidades profissionais; o ativismo reflexivo; a criação de comunidades de práticas de investigação; as abordagens baseadas em mindfulness na educação; a investigação-ação; a cartografia; a ciência nómada. A sua atividade profissional, além da investigação inclui a atuação em contexto comunitários e o desenvolvimento de ações em escolas e no âmbito da educação de professores e professoras. É uma cidadã ativa colaborando voluntariamente e profissionalmente em diferentes associações da sociedade civil, nomeadamente a Associação Moving Cause, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte e a Agência Piaget para o Desenvolvimento.
Identification

Personal identification

Full name
Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares

Citation names

  • Soares, Filipa

Author identifiers

Ciência ID
2F12-FE9B-385C
ORCID iD
0000-0003-2416-0001

Telephones

Mobile phone
  • 925099196 (Personal)

Addresses

  • Rua D. Maria Pia, nº 115, 4390-198, Rebordões - Santo Tirso, Porto, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Italian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2018/09/05 - 2025/09/15
Ongoing
Programa Doutoral Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
1998/09/01 - 2003/12/20
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Ciências do Comportamento desviante
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
média 14 valores
2000/10/03 - 2001/06/16
Attended
Psicologia (Laurea)
Università degli Studi di Firenze Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia, Italy
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2021/03/10 - 2025/03/10 Bolseira de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2015/01/01 - 2021/01/03 Coordenadora de Projectos / formadora de Mindfulness na Educação Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal
2006/03/13 - 2012/07/31 Coordenadora de Projetos Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
2005/09/01 - 2006/02/24 Psicóloga Associación Bienestar y Desarollo, Spain
2006/01/26 - 2006/02/09 Educadora de Rua / mediadora Associación Bienestar y Desarollo, Spain
2004/09/01 - 2005/03/31 Estagiária Psicologia Associación Bienestar y Desarollo, Spain
2002/09/01 - 2003/07/31 Estagiária Psicologia / Técnica de Apoio à Vítima Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2020/11/01 - 2021/12/31 EUROPEAN EDUCATIONAL POLICIES NETWORK - EEPN
Research Fellow
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluded

Contract

Designation Funders
2011/01/01 - 2012/07/31 Projeto europeu NEWIP | The Nightlife Empowerment and Well-being Implementation Projec
Technical development
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Conseil de l'Union Europeenne
Concluded
2010/01/01 - 2012/07/31 CHECK!N LISBOA
DRLVT/LX/076/01/3
Other
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluded
2009/04/01 - 2011/03/31 CHECK!N VISEU
Researcher
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Caramelo, João; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Coelho, Rita; Soares, Filipa; Sousa, Inês; Mesquita, Joana; et al. Livro de Resumos do VII ENJIE (Encontro nacional de jovens investigadores em educação): Desafios Atuais na Investigação em Educação - Agendas Emergentes. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). 2023.
    Published
Conference abstract
  1. Lopes, Amélia; Soares, Filipa; Fernandes, Rita; Dotta, Leanete Thomas. "Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers". Paper presented in European Conference on Educational Research 2022, 2022.
    Published
  2. Soares, Filipa; Dotta, Leanete Thomas; Fernandes, Rita; Lopes, Amélia. "Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimas 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa". Paper presented in I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia, Porto, 2022.
    Published
Journal article
  1. Filipa Soares; Amélia Lopes; Carla Serrão; Elisabete Ferreira. "Fostering humanization in education: a scoping review on mindfulness and teacher education". Frontiers in Education (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2024.1373500.
    10.3389/feduc.2024.1373500
  2. Monteiro, Angélica; Guedes Teixeira, Elsa; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Fernandes, Preciosa; Soares, Filipa. "EDUCATION TOWARDS LITERACY AND DIGITAL CITIZENSHIP OF YOUNG PEOPLE: BEYOND BEING ONLINE". Revista Conhecimento Online 2 (2022): 89-107. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.2991.
    10.25112/rco.v2.2991
Report
  1. Soares, Filipa; Lopes, A.; Lopes, Amélia. 2021. Active citizenship skills and active digital citizenship skills in teaching and learning in the digital age...
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/07/18 Humanizar a educação de professores: as vivências de uma comunidade de prática de mindfulness 4th Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2023/08/22 Humanizing teacher education: exploring praxis for care, resistance, and agency in performative times. ECER
EERA (Glasgow, United Kingdom)
2023/02/15 A investigação-ação em educação Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
2023/02/03 Humanização e formação de professores: contributos de uma comunidade de prática baseada em mindfulness – um estudo exploratório. VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP & Centro de Investigação e Inovação em Educação | ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/01/14 Mindfulness para professores: ensinar de dentro para fora MINDFUL ELF DAY
Associação Portuguesa de Professores de inglês (online, Portugal)
2022/10/07 Programas baseados em mindfulness: impacto e tendências futuras. Seminário Brain and Spirituality: Perspectives and Challenges.
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) Universidade Católica. Braga (Braga, Portugal)
2022/09/02 Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers. ECER PLUS – European Conference on Educational Research
ECER (online)
2022/07/09 Humanização da Formação Inicial de Professores a partir de abordagens baseadas em mindfulness: uma revisão sistemática da literatura. I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
2022/07/09 Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimas 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia. FPCEUP. Porto.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
2022/02/16 Mindfulness no Ensino Superior: da redução de stress à humanização da Educação Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
2021/05/13 Policies and practices in active digital citizenship education for teachers and school leaders: perspectives from EEPN 2021 desk research Civic Education for Lithuanian and Global Success
Professional Development Institute of the VDU Education Academy (online, Lithuania)
2019/11/21 Cuidar a escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness XXVII Congresso Internacional INFAD “Psicologia e promoção da saúde na infância e adolescência”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/25 Cuidar a Escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/03/20 Mindfulness para Técnicos Psicossociais: cuidar de quem cuida Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
2019/01/30 Mindfulness para Professores: educar de dentro para fora Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
2017/06/30 Saúde Mental na Escola: resultados do Programa de Mindfulness para Escolas no Agrupamento de Escolas de Eiriz Jornadas de Saúde Escolar
Câmara Municipal de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira, Portugal)
2011/12/14 “Partygoers Mobility Evaluation Study” Club Health: International Conference on Nightlife, Substance Use and Related Health Issues
Club Health (Praga, Czech Republic)
2011/06/02 “CHECK!N: Gerir prazeres e riscos da noite com os jovens" Seminário ”Adolescência que desafios”
CPCJ Guimarães (Guimarães, Portugal)
2010/11/12 “Análise de Substâncias Ilícitas e Redução de Riscos” Seminário R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
2009/09/17 “Estratégias de Informação e Comunicação na Intervenção em Contextos festivos” Seminário In-Action
Recreative Safe Vibe - projeto de redução de riscos (Leiria, Portugal)
2007/11/17 apresentação de poster e formadora na Formação “ Redução de Riscos em Contextos Festivos” Seminário "Nada de Nós sem Nós"
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
2007/04/28 Comunicação “Jovens, Noite e Risco: Condições de possibilidade para a intervenção em Contextos festivos”
Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/11/03 - 2025/02/20 IV Escola de Inverno inED 2025 (2025/02/03 - 2025/02/07)
Other (Co-organisor)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/11/03 - 2024/02/28 III Escola de Inverno inED (2024/01/29 - 2024/02/03)
Other (Co-organisor)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2022/12/01 - 2023/02/22 II Escola de Inverno inED (2023/02/13 - 2023/02/17)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2021/05/05 - 2022/07/09 I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/11/03 - 2022/02/26 I Escola de Inverno inED (2022/02/14 - 2022/02/18)
Other (Co-organisor)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015/09/05 - 2019/09/08 Encontro Ser EducAção Trata-se de um Encontro anual que se realizou entre 2015 e 2019 na vila de Soajo, com apoio de várias entidades locais. É um encontro que reúne a comunidade local, famílias, educadores, investigadores, artistas e procurando criar espaços de vivência e reflexão entre a tradição e a inovação educativa. (2015/09/05 - 2019/09/08)
Meeting (Co-organisor)
Associação Moving Cause, Portugal
2017/09/01 - 2018/10/15 Organização do Módulo Fundamental, inserido no Percurso Formativo para Profissionais em MBCT - Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness, em parceria com o Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford. (2018/10/01 - 2018/10/07)
Other (Co-organisor)
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal

Oxford Mindfulness Centre, United Kingdom

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/05/10 - 2023/05/12 Moderação sessão de posters Encontro de Investigação Jovem IJUP 2023
Conference
Encontro de Investigação Jovem IJUP 23
Universidade do Porto, Portugal
2023/02/03 - 2023/02/04 Moderação sessão paralela Formação de Professores e práticas profissionais
Conference
VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2015/01/03 - Current Associação Moving Cause Colaboro voluntariamente com esta associação da sociedade civil desempenhando ao longo dos anos diferentes papéis, desde co-dinamizadora de projetos, nomeadamente o projeto Ser EducAção, como também Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral.
2014/01/03 - Current Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte membro da assembleia de pais; presidente da associação de pais; membro do conselho de direção enquanto representante de pais do núcleo da consolidação

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/03/02 - 2023/05/04 Unidade curricular Mindfulness e Educação Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/11/15 - 2006/11/15 Sessão de formação dobre o projecto CHECK!N no âmbito da disciplina de Psicologia do Comportamento Desviante, do curso de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto - Faculdade de Psiclogia e Ciências da Educação, Portugal