Identification
Personal identification
- Full name
- Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares
Citation names
- Soares, Filipa
Author identifiers
- Ciência ID
- 2F12-FE9B-385C
- ORCID iD
- 0000-0003-2416-0001
Telephones
- Mobile phone
-
- 925099196 (Personal)
Addresses
- Rua D. Maria Pia, nº 115, 4390-198, Rebordões - Santo Tirso, Porto, Portugal (Personal)
Websites
- www.serintegral.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | |
Italian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2018/09/05 - 2025/09/15
Ongoing
|
Programa Doutoral Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
|
1998/09/01 - 2003/12/20
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Major in Ciências do Comportamento desviante
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
média 14 valores |
2000/10/03 - 2001/06/16
Attended
|
Psicologia (Laurea)
Università degli Studi di Firenze Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia, Italy
|
Affiliation
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/03/10 - 2025/03/10 | Bolseira de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal (...) |
||
2015/01/01 - 2021/01/03 | Coordenadora de Projectos / formadora de Mindfulness na Educação | Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal |
2006/03/13 - 2012/07/31 | Coordenadora de Projetos | Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal |
2005/09/01 - 2006/02/24 | Psicóloga | Associación Bienestar y Desarollo, Spain |
2006/01/26 - 2006/02/09 | Educadora de Rua / mediadora | Associación Bienestar y Desarollo, Spain |
2004/09/01 - 2005/03/31 | Estagiária Psicologia | Associación Bienestar y Desarollo, Spain |
2002/09/01 - 2003/07/31 | Estagiária Psicologia / Técnica de Apoio à Vítima | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/11/01 - 2021/12/31 | EUROPEAN EDUCATIONAL POLICIES NETWORK - EEPN
Research Fellow
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2011/01/01 - 2012/07/31 | Projeto europeu NEWIP | The Nightlife Empowerment and Well-being Implementation Projec
Technical development
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
|
Conseil de l'Union Europeenne
Concluded
|
2010/01/01 - 2012/07/31 | CHECK!N LISBOA
DRLVT/LX/076/01/3
Other
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
|
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluded
|
2009/04/01 - 2011/03/31 | CHECK!N VISEU
Researcher
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
|
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Conference abstract |
|
Journal article |
|
Report |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/07/18 | Humanizar a educação de professores: as vivências de uma comunidade de prática de mindfulness | 4th Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
|
2023/08/22 | Humanizing teacher education: exploring praxis for care, resistance, and agency in performative times. | ECER
EERA (Glasgow, United Kingdom)
|
2023/02/15 | A investigação-ação em educação | Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
|
2023/02/03 | Humanização e formação de professores: contributos de uma comunidade de prática baseada em mindfulness – um estudo exploratório. | VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP & Centro de Investigação e Inovação em Educação | ESE-IPP (Porto, Portugal)
|
2023/01/14 | Mindfulness para professores: ensinar de dentro para fora | MINDFUL ELF DAY
Associação Portuguesa de Professores de inglês (online, Portugal)
|
2022/10/07 | Programas baseados em mindfulness: impacto e tendências futuras. | Seminário Brain and Spirituality: Perspectives and Challenges.
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) Universidade Católica. Braga (Braga, Portugal)
|
2022/09/02 | Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers. | ECER PLUS – European Conference on Educational Research
ECER (online)
|
2022/07/09 | Humanização da Formação Inicial de Professores a partir de abordagens baseadas em mindfulness: uma revisão sistemática da literatura. | I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2022/07/09 | Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimas 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa | I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia. FPCEUP. Porto.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2022/02/16 | Mindfulness no Ensino Superior: da redução de stress à humanização da Educação | Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
|
2021/05/13 | Policies and practices in active digital citizenship education for teachers and school leaders: perspectives from EEPN 2021 desk research | Civic Education for Lithuanian and Global Success
Professional Development Institute of the VDU Education Academy (online, Lithuania)
|
2019/11/21 | Cuidar a escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness | XXVII Congresso Internacional INFAD “Psicologia e promoção da saúde na infância e adolescência”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/10/25 | Cuidar a Escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness | II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/03/20 | Mindfulness para Técnicos Psicossociais: cuidar de quem cuida | Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
|
2019/01/30 | Mindfulness para Professores: educar de dentro para fora | Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06/30 | Saúde Mental na Escola: resultados do Programa de Mindfulness para Escolas no Agrupamento de Escolas de Eiriz | Jornadas de Saúde Escolar
Câmara Municipal de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira, Portugal)
|
2011/12/14 | “Partygoers Mobility Evaluation Study” | Club Health: International Conference on Nightlife, Substance Use and Related Health Issues
Club Health (Praga, Czech Republic)
|
2011/06/02 | “CHECK!N: Gerir prazeres e riscos da noite com os jovens" | Seminário ”Adolescência que desafios”
CPCJ Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
2010/11/12 | “Análise de Substâncias Ilícitas e Redução de Riscos” | Seminário R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
|
2009/09/17 | “Estratégias de Informação e Comunicação na Intervenção em Contextos festivos” | Seminário In-Action
Recreative Safe Vibe - projeto de redução de riscos (Leiria, Portugal)
|
2007/11/17 | apresentação de poster e formadora na Formação “ Redução de Riscos em Contextos Festivos” | Seminário "Nada de Nós sem Nós"
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
|
2007/04/28 | Comunicação “Jovens, Noite e Risco: Condições de possibilidade para a intervenção em Contextos festivos” |
Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/11/03 - 2025/02/20 | IV Escola de Inverno inED 2025 (2025/02/03 - 2025/02/07)
Other (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2023/11/03 - 2024/02/28 | III Escola de Inverno inED (2024/01/29 - 2024/02/03)
Other (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2022/12/01 - 2023/02/22 | II Escola de Inverno inED (2023/02/13 - 2023/02/17)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2021/05/05 - 2022/07/09 | I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2021/11/03 - 2022/02/26 | I Escola de Inverno inED (2022/02/14 - 2022/02/18)
Other (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2015/09/05 - 2019/09/08 | Encontro Ser EducAção Trata-se de um Encontro anual que se realizou entre 2015 e 2019 na vila de Soajo, com apoio de várias
entidades locais. É um encontro que reúne a comunidade local, famílias, educadores, investigadores, artistas e procurando
criar espaços de vivência e reflexão entre a tradição e a inovação educativa. (2015/09/05 - 2019/09/08)
Meeting (Co-organisor)
|
Associação Moving Cause, Portugal |
2017/09/01 - 2018/10/15 | Organização do Módulo Fundamental, inserido no Percurso Formativo para Profissionais em MBCT - Terapia Cognitiva Baseada em
Mindfulness, em parceria com o Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford. (2018/10/01 - 2018/10/07)
Other (Co-organisor)
|
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal Oxford Mindfulness Centre, United Kingdom |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/05/10 - 2023/05/12 | Moderação sessão de posters Encontro de Investigação Jovem IJUP 2023
Conference
|
Encontro de Investigação Jovem IJUP 23
Universidade do Porto, Portugal
|
2023/02/03 - 2023/02/04 | Moderação sessão paralela Formação de Professores e práticas profissionais
Conference
|
VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2015/01/03 - Current | Associação Moving Cause | Colaboro voluntariamente com esta associação da sociedade civil desempenhando ao longo dos anos diferentes papéis, desde co-dinamizadora de projetos, nomeadamente o projeto Ser EducAção, como também Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral. |
2014/01/03 - Current | Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte | membro da assembleia de pais; presidente da associação de pais; membro do conselho de direção enquanto representante de pais do núcleo da consolidação |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/03/02 - 2023/05/04 | Unidade curricular Mindfulness e Educação | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2006/11/15 - 2006/11/15 | Sessão de formação dobre o projecto CHECK!N no âmbito da disciplina de Psicologia do Comportamento Desviante, do curso de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto | (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto - Faculdade de Psiclogia e Ciências da Educação, Portugal |