???global.info.a_carregar???
Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares. Concluiu a Licenciatura em Psicologia em 2003/12/20 pela Universidade do Porto na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Bolseira de Doutoramento do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) no âmbito do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Participou em mais de 20 conferências nacionais e internacionais contando com a publicação dos resumos das suas comunicações. Participou na organização de 8 eventos científicos quer de âmbito nacional como internacional. Lecionou durante 2 anos letivos a Unidade Curricular optativa 'Mindfulness na Educação' no Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os seus campos de interesse e investigação incluem a Formação de professores; o desenvolvimento de identidades profissionais; o ativismo reflexivo; a criação de comunidades de práticas de investigação; as abordagens baseadas em mindfulness na educação; a investigação-ação; a cartografia; a ciência nómada. A sua atividade profissional, além da investigação inclui a atuação em contexto comunitários e o desenvolvimento de ações em escolas e no âmbito da educação de professores e professoras. É uma cidadã ativa colaborando voluntariamente e profissionalmente em diferentes associações da sociedade civil, nomeadamente a Associação Moving Cause, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte e a Agência Piaget para o Desenvolvimento.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Gomes da Cruz de Morais Soares

Nomes de citação

  • Soares, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
2F12-FE9B-385C
ORCID iD
0000-0003-2416-0001

Telefones

Telemóvel
  • 925099196 (Pessoal)

Moradas

  • Rua D. Maria Pia, nº 115, 4390-198, Rebordões - Santo Tirso, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/05 - 2025/09/15
Em curso
Programa Doutoral Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
1998/09/01 - 2003/12/20
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Ciências do Comportamento desviante
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
média 14 valores
2000/10/03 - 2001/06/16
Frequentou
Psicologia (Laurea)
Università degli Studi di Firenze Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia, Itália
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/10 - 2025/03/10 Bolseira de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2015/01/01 - 2021/01/03 Coordenadora de Projectos / formadora de Mindfulness na Educação Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal
2006/03/13 - 2012/07/31 Coordenadora de Projetos Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
2005/09/01 - 2006/02/24 Psicóloga Associación Bienestar y Desarollo, Espanha
2006/01/26 - 2006/02/09 Educadora de Rua / mediadora Associación Bienestar y Desarollo, Espanha
2004/09/01 - 2005/03/31 Estagiária Psicologia Associación Bienestar y Desarollo, Espanha
2002/09/01 - 2003/07/31 Estagiária Psicologia / Técnica de Apoio à Vítima Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/11/01 - 2021/12/31 EUROPEAN EDUCATIONAL POLICIES NETWORK - EEPN
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Erasmus Plus
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2012/07/31 Projeto europeu NEWIP | The Nightlife Empowerment and Well-being Implementation Projec
Desenvolvimento técnico
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Conseil de l'Union Europeenne
Concluído
2010/01/01 - 2012/07/31 CHECK!N LISBOA
DRLVT/LX/076/01/3
Outra
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluído
2009/04/01 - 2011/03/31 CHECK!N VISEU
Investigador
Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal
Instituto da Droga e da Toxicodependência
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Filipa Soares; Amélia Lopes; Carla Serrão; Elisabete Ferreira. "Fostering humanization in education: a scoping review on mindfulness and teacher education". Frontiers in Education (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2024.1373500.
    10.3389/feduc.2024.1373500
  2. Monteiro, Angélica; Guedes Teixeira, Elsa; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Fernandes, Preciosa; Soares, Filipa. "EDUCATION TOWARDS LITERACY AND DIGITAL CITIZENSHIP OF YOUNG PEOPLE: BEYOND BEING ONLINE". Revista Conhecimento Online 2 (2022): 89-107. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.2991.
    10.25112/rco.v2.2991
Livro
  1. Caramelo, João; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Coelho, Rita; Soares, Filipa; Sousa, Inês; Mesquita, Joana; et al. Livro de Resumos do VII ENJIE (Encontro nacional de jovens investigadores em educação): Desafios Atuais na Investigação em Educação - Agendas Emergentes. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). 2023.
    Publicado
Relatório
  1. Soares, Filipa; Lopes, A.; Lopes, Amélia. 2021. Active citizenship skills and active digital citizenship skills in teaching and learning in the digital age...
Resumo em conferência
  1. Lopes, Amélia; Soares, Filipa; Fernandes, Rita; Dotta, Leanete Thomas. "Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research 2022, 2022.
    Publicado
  2. Soares, Filipa; Dotta, Leanete Thomas; Fernandes, Rita; Lopes, Amélia. "Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimas 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia, Porto, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Humanizar a educação de professores: as vivências de uma comunidade de prática de mindfulness 4th Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2023/08/22 Humanizing teacher education: exploring praxis for care, resistance, and agency in performative times. ECER
EERA (Glasgow, Reino Unido)
2023/02/15 A investigação-ação em educação Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
2023/02/03 Humanização e formação de professores: contributos de uma comunidade de prática baseada em mindfulness – um estudo exploratório. VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP & Centro de Investigação e Inovação em Educação | ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/01/14 Mindfulness para professores: ensinar de dentro para fora MINDFUL ELF DAY
Associação Portuguesa de Professores de inglês (online, Portugal)
2022/10/07 Programas baseados em mindfulness: impacto e tendências futuras. Seminário Brain and Spirituality: Perspectives and Challenges.
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) Universidade Católica. Braga (Braga, Portugal)
2022/09/02 Changes in Academic Profession Over the Last 30 Years: a Biographical Narrative Study Conducted With Veteran Teachers. ECER PLUS – European Conference on Educational Research
ECER (online)
2022/07/09 Humanização da Formação Inicial de Professores a partir de abordagens baseadas em mindfulness: uma revisão sistemática da literatura. I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
2022/07/09 Identidades académicas de docentes do ensino superior nos últimas 30 anos: um estudo exploratório de natureza biográfico-narrativa I Congresso Internacional Identidades, Escola e Democracia. FPCEUP. Porto.
Centro de Investigação e Intervenção Educativa | FPCEUP (Porto, Portugal)
2022/02/16 Mindfulness no Ensino Superior: da redução de stress à humanização da Educação Escola de Inverno inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação (online, Portugal)
2021/05/13 Policies and practices in active digital citizenship education for teachers and school leaders: perspectives from EEPN 2021 desk research Civic Education for Lithuanian and Global Success
Professional Development Institute of the VDU Education Academy (online, Lituânia)
2019/11/21 Cuidar a escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness XXVII Congresso Internacional INFAD “Psicologia e promoção da saúde na infância e adolescência”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/25 Cuidar a Escola: construção de culturas de saúde, bem-estar e cidadania em contexto escolar a partir de intervenções baseadas em Mindfulness II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/03/20 Mindfulness para Técnicos Psicossociais: cuidar de quem cuida Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
2019/01/30 Mindfulness para Professores: educar de dentro para fora Aprender a Educar
Universidade Católica Porto (Porto, Portugal)
2017/06/30 Saúde Mental na Escola: resultados do Programa de Mindfulness para Escolas no Agrupamento de Escolas de Eiriz Jornadas de Saúde Escolar
Câmara Municipal de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira, Portugal)
2011/12/14 “Partygoers Mobility Evaluation Study” Club Health: International Conference on Nightlife, Substance Use and Related Health Issues
Club Health (Praga, República Checa)
2011/06/02 “CHECK!N: Gerir prazeres e riscos da noite com os jovens" Seminário ”Adolescência que desafios”
CPCJ Guimarães (Guimarães, Portugal)
2010/11/12 “Análise de Substâncias Ilícitas e Redução de Riscos” Seminário R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
2009/09/17 “Estratégias de Informação e Comunicação na Intervenção em Contextos festivos” Seminário In-Action
Recreative Safe Vibe - projeto de redução de riscos (Leiria, Portugal)
2007/11/17 apresentação de poster e formadora na Formação “ Redução de Riscos em Contextos Festivos” Seminário "Nada de Nós sem Nós"
R3 - Rede Nacional de Redução de Riscos (Porto, Portugal)
2007/04/28 Comunicação “Jovens, Noite e Risco: Condições de possibilidade para a intervenção em Contextos festivos”
Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/03 - 2025/02/20 IV Escola de Inverno inED 2025 (2025/02/03 - 2025/02/07)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/11/03 - 2024/02/28 III Escola de Inverno inED (2024/01/29 - 2024/02/03)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2022/12/01 - 2023/02/22 II Escola de Inverno inED (2023/02/13 - 2023/02/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2021/05/05 - 2022/07/09 I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/11/03 - 2022/02/26 I Escola de Inverno inED (2022/02/14 - 2022/02/18)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015/09/05 - 2019/09/08 Encontro Ser EducAção Trata-se de um Encontro anual que se realizou entre 2015 e 2019 na vila de Soajo, com apoio de várias entidades locais. É um encontro que reúne a comunidade local, famílias, educadores, investigadores, artistas e procurando criar espaços de vivência e reflexão entre a tradição e a inovação educativa. (2015/09/05 - 2019/09/08)
Encontro (Coorganizador)
Associação Moving Cause, Portugal
2017/09/01 - 2018/10/15 Organização do Módulo Fundamental, inserido no Percurso Formativo para Profissionais em MBCT - Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness, em parceria com o Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford. (2018/10/01 - 2018/10/07)
Outro (Coorganizador)
Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, Portugal

Oxford Mindfulness Centre, Reino Unido

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/10 - 2023/05/12 Moderação sessão de posters Encontro de Investigação Jovem IJUP 2023
Conferência
Encontro de Investigação Jovem IJUP 23
Universidade do Porto, Portugal
2023/02/03 - 2023/02/04 Moderação sessão paralela Formação de Professores e práticas profissionais
Conferência
VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/03/02 - 2023/05/04 Unidade curricular Mindfulness e Educação Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/11/15 - 2006/11/15 Sessão de formação dobre o projecto CHECK!N no âmbito da disciplina de Psicologia do Comportamento Desviante, do curso de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto - Faculdade de Psiclogia e Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01/03 - Atual Associação Moving Cause Colaboro voluntariamente com esta associação da sociedade civil desempenhando ao longo dos anos diferentes papéis, desde co-dinamizadora de projetos, nomeadamente o projeto Ser EducAção, como também Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral.
2014/01/03 - Atual Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Ponte membro da assembleia de pais; presidente da associação de pais; membro do conselho de direção enquanto representante de pais do núcleo da consolidação