???global.info.a_carregar???
A investigadora e docente Cláudia Eugénia Espinha Braga da Cruz Silva concluiu o mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês em 2019/11/05 e a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas em 2017/06/09, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Frequenta o programa doutoral em Educação na Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, desde 2022/09/23. Lecionou Português como Língua Estrangeira no âmbito de um estágio Erasmus+, na Faculdade de Artes da Universidade de Liubliana. Publicou 4 artigos em revistas especializadas, incidentes em temas como a crítica de cinema enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências de argumentação escrita, e o uso e design de videojogos didáticos no Ensino Secundário. Organizou 1 evento relacionado com a construção de videojogos para o ensino da gramática na unidade curricular de Português como Língua Estrangeira.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CLÁUDIA EUGÉNIA ESPINHA BRAGA DA CRUZ SILVA

Nomes de citação

  • Silva, C

Identificadores de autor

Ciência ID
FE15-BF90-D128
ORCID iD
0009-0007-5839-9869

Endereços de correio eletrónico

  • claudiaesilva@ua.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/09/23 - 2025/06/16
Em curso
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"O Aluno como Designer de Videojogos – Uma Estratégia para a Promoção do Envolvimento na Educação Literária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Defesa do Projeto (1.º ano) - 19 valores
2021/11/15 - 2022/06/25
Concluído
Re(aprender) a avaliar e ensinar nos cursos profissionais: o saber em ação (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
9,8 (escala de 1-10)
2017/09/15 - 2019/11/05
Concluído
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês (Mestrado)
Especialização em Português e Inglês como Língua Estrangeira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Crítica de Cinema como Estratégia Didática para Trabalhar a Argumentação Escrita " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2018/05/14 - 2018/07/31
Concluído
Competência digital docente - inovação no ensino de línguas estrangeiras (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
9,5 (escala de 1-10)
2013/09/15 - 2017/06/09
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Especialização em Bidisciplinar: Português e Inglês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - 2024/05/31 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Faculty of Arts, University of Ljubljana, Eslovénia
Faculty of Arts, University of Ljubljana, Eslovénia
2023/09/22 - 2023/12/22 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/15 - 2022/07/15 Professora de Português, Inglês e Área de Integração no Ensino Secundário Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2021/09/15 - 2022/07/05 Orientadora Educativa Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2020/09/15 - 2021/07/20 Professora de Português no Ensino Básico Colégio D. Duarte, Portugal
Colégio D. Duarte, Portugal
2020/06/15 - 2021/01/03 Formadora de Cultura, Língua e Comunicação (CLC) Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2018/09/15 - 2019/06/15 Professora Estagiária de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Colégio Luso-Francês, Portugal
Colégio Luso-Francês, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Silva, Cláudia; Migueis, Marlene da Rocha. "Revisão da Literatura PRISMA sobre o Impacto do Uso e Design de Videojogos Educativos no Envolvimento do Aluno na Aprendizagem". Indagatio Didactica 15 3 (2023): 89-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/1165.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Silva, Cláudia; Migueis, Marlene da Rocha; Moreira, Filipe. "A Position Paper on Digital Game-based Learning: Affective Potentialities of Playing And Designing Video Games in the Humanities Classroom". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 25 (2023): 1-15. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/15929.
    Publicado
  3. Silva, Cláudia. "A Crítica de Cinema como Estratégia Didática para Trabalhar a Argumentação Escrita". Palavras - revista em linha 3 3 (2020): 47-62. http://dx.doi.org/10.61248/pel.v3i3.81.
    10.61248/pel.v3i3.81
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/22 Students as Video Game Designers - Improving Learning Engagement in Literary Education V Seminário Internacional | Educação Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica do Porto (Portugal)
2023/02/03 Students as Video Game Designers - Improving Learning Engagement in Literary Education VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/02/14 Producing film reviews as a means towards learning argumentative writing 13th Meeting of Young Researchers of University of Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/15 - 2024/05/31 Organização de uma oficina de videojogos didáticos para alunos eslovenos de Português como Língua Estrangeira (2024/03/15)
Oficina (workshop)
Faculty of Arts, University of Ljubljana, Eslovénia