???global.info.a_carregar???
A investigadora e docente Cláudia Eugénia Espinha Braga da Cruz Silva concluiu o mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês em 2019/11/05 e a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas em 2017/06/09, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Frequenta o programa doutoral em Educação na Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, desde 2022/09/23. Lecionou Português como Língua Estrangeira no âmbito de um estágio Erasmus+, na Faculdade de Artes da Universidade de Liubliana. Publicou 4 artigos em revistas especializadas, incidentes em temas como a crítica de cinema enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências de argumentação escrita, e o uso e design de videojogos didáticos no Ensino Secundário. Organizou 1 evento relacionado com a construção de videojogos para o ensino da gramática na unidade curricular de Português como Língua Estrangeira.
Identification

Personal identification

Full name
CLÁUDIA EUGÉNIA ESPINHA BRAGA DA CRUZ SILVA

Citation names

  • Silva, C

Author identifiers

Ciência ID
FE15-BF90-D128
ORCID iD
0009-0007-5839-9869

Email addresses

  • claudiaesilva@ua.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2022/09/23 - 2025/06/16
Ongoing
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"O Aluno como Designer de Videojogos – Uma Estratégia para a Promoção do Envolvimento na Educação Literária" (THESIS/DISSERTATION)
Defesa do Projeto (1.º ano) - 19 valores
2021/11/15 - 2022/06/25
Concluded
Re(aprender) a avaliar e ensinar nos cursos profissionais: o saber em ação (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
9,8 (escala de 1-10)
2017/09/15 - 2019/11/05
Concluded
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês (Mestrado)
Major in Português e Inglês como Língua Estrangeira
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Crítica de Cinema como Estratégia Didática para Trabalhar a Argumentação Escrita " (THESIS/DISSERTATION)
17
2018/05/14 - 2018/07/31
Concluded
Competência digital docente - inovação no ensino de línguas estrangeiras (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
9,5 (escala de 1-10)
2013/09/15 - 2017/06/09
Concluded
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Major in Bidisciplinar: Português e Inglês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/02/01 - 2024/05/31 Trainee Assistant (University Teacher) Faculty of Arts, University of Ljubljana, Slovenia
Faculty of Arts, University of Ljubljana, Slovenia
2023/09/22 - 2023/12/22 Lecturer (University Teacher) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020/09/15 - 2022/07/15 Professora de Português, Inglês e Área de Integração no Ensino Secundário Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2021/09/15 - 2022/07/05 Orientadora Educativa Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2020/09/15 - 2021/07/20 Professora de Português no Ensino Básico Colégio D. Duarte, Portugal
Colégio D. Duarte, Portugal
2020/06/15 - 2021/01/03 Formadora de Cultura, Língua e Comunicação (CLC) Escola de Moda do Porto, Portugal
Escola de Moda do Porto, Portugal
2018/09/15 - 2019/06/15 Professora Estagiária de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Colégio Luso-Francês, Portugal
Colégio Luso-Francês, Portugal
Outputs

Publications

Journal article
  1. Silva, Cláudia; Migueis, Marlene da Rocha. "Revisão da Literatura PRISMA sobre o Impacto do Uso e Design de Videojogos Educativos no Envolvimento do Aluno na Aprendizagem". Indagatio Didactica 15 3 (2023): 89-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/1165.
    Open access • Published
  2. Silva, Cláudia; Migueis, Marlene da Rocha; Moreira, Filipe. "A Position Paper on Digital Game-based Learning: Affective Potentialities of Playing And Designing Video Games in the Humanities Classroom". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 25 (2023): 1-15. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/15929.
    Published
  3. Silva, Cláudia. "A Crítica de Cinema como Estratégia Didática para Trabalhar a Argumentação Escrita". Palavras - revista em linha 3 3 (2020): 47-62. http://dx.doi.org/10.61248/pel.v3i3.81.
    10.61248/pel.v3i3.81
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/07/22 Students as Video Game Designers - Improving Learning Engagement in Literary Education V Seminário Internacional | Educação Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica do Porto (Portugal)
2023/02/03 Students as Video Game Designers - Improving Learning Engagement in Literary Education VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/02/14 Producing film reviews as a means towards learning argumentative writing 13th Meeting of Young Researchers of University of Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/03/15 - 2024/05/31 Organização de uma oficina de videojogos didáticos para alunos eslovenos de Português como Língua Estrangeira (2024/03/15)
Workshop
Faculty of Arts, University of Ljubljana, Slovenia