???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lúcia Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Lúcia, F
  • Gomes, L

Identificadores de autor

Ciência ID
F71A-4FE8-81BB
ORCID iD
0000-0002-3281-2877

Telefones

Telefone
  • 217515500 (Profissional)

Moradas

  • Edificio U, Campo Grande 380,, 1749-024 L, Lisboa, lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/11/01 - 2018/12/18
Concluído
Didática das Atividades Físicas Desportivas (Doutoramento)
Especialização em Educação Física e Desporto
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal
"PERCEÇÕES DE PROFESSORES DAS OUTRAS ÁREAS DISCIPLINARES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. BARREIRAS E OPORTUNIDADES NA PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA ATIVOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção.
2016/10/01 - 2017/07/01
Concluído
Pós graduação em base de dados e ciências sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1996/11/01 - 1998/07/02
Concluído
Mestrado em Psicologia do Desporto (Mestrado)
Especialização em Psicologia do Desporto
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Imagética no Basquetebol. Treino de lance livre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1991/09/01 - 1996/07/31
Concluído
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Especialização em Educação Física e Desporto
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal
"Estágio pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Ensino Lusófona, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/09/01 - 2022/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/10 - 2027/10 Computational Techniques for Tabletop Games Heritage (GameTable) European Cooperation in Science and Technology
2023/09 - 2027/09 A European consortium to determine how complex, real-world environments influence brain development (ENVIRO-DEV)
CA22111
European Cooperation in Science and Technology
2023/11/01 - 2027 ACTIVUS
101134399
Em curso
2023/11/01 - 2027 ISC-Beyond Handicaps
101134075
Investigador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022/06/01 - 2024/06/01 MOVE4FUN
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Angelica Olander; Jenny Wilhelmsson; Paul A. Davis; Lúcia Gomes; Hugo V. Pereira; Diogo S. Teixeira; Markus B. T. Nyström. "An Exploration of Swedish Adolescents’ Experiences of Mobile Apps for Physical Activity". Psihologijske teme (2024): https://doi.org/10.31820/pt.33.1.5.
    10.31820/pt.33.1.5
  2. Lúcia Gomes; Diogo Teixeira; Malgorzata Slawinska; Paul Davis; Marcos López-Flores; Markus Nyström; Marlene Silva; António Palmeira; Hugo Pereira. "Adolescents' Perspectives on Smartphone Applications for Physical Activity Promotion: Insights from Focus Group Discussions". Retos (2024): https://doi.org/10.47197/retos.v56.104357.
    10.47197/retos.v56.104357
  3. Lúcia Gomes; João Martins; Madalena Ramos; Francisco Carreiro da Costa. "The Impact of Non-Physical Education Teachers’ Perceptions on the Promotion of Active and Healthy Lifestyles: A Cross-Sectional Qualitative Study". International Journal of Environmental Research and Public Health (2023): https://doi.org/10.3390/ijerph20032026.
    10.3390/ijerph20032026
  4. Lúcia Gomes; João Martins; Madalena Ramos; Francisco Carreiro da Costa. "Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study". Retos (2023): https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923.
    10.47197/retos.v47.93923
  5. Lúcia Gomes. "Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study.". Retos (2022): https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923.
  6. Miguel González-Valeiro; Sirley Andrea Bustamante-Castaño; Beatriz Elena Chaverra-Fernández; Lúcia Cristina Fonseca-Gomes; Rosa López-D'Amico; João Filipe da Silva Figueira-Martins; Alda Marysol Reyno-Freundt; Belén Toja-Reboredo; Henyer Ramón Zamora-Mota. "Estudio comparado: La Educación Física en Colombia, Chile, España, Portugal, República Dominicana y Venezuela". RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa (2019): https://doi.org/10.32541/recie.2019.v3i2.pp7-18.
    10.32541/recie.2019.v3i2.pp7-18
Capítulo de livro
  1. gomes, lucia. Autor correspondente: gomes, lucia. "Estilos de Ensino em Educação Física". In Educação Física Escolar. Referências para um ensino de qualidade., 87-107. Belo Horizonte, Brasil: R. Catunda & A. Marques (Eds.),, 2017.
    Publicado
  2. Martins, J, Gomes, L., & Carreiro da Costa (2017). Técnicas de Ensino para uma Educação Física. . In R. Catunda & A. Mar. "Técnicas de Ensino para uma Educação Física.". In Educação Física Escolar. Referências para um ensino de qualidade., 77-86. Belo Horizonte, Brasil: R. Catunda & A. Marques (Eds.),, 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/24 Physical Activity Promotion Apps for Adolescents - Narrative review of key behaviour change techniques and central features. 1 Pereira, H, Santos, D., Slawinska M., Davis, P; Lopez-Flores, M; Nyström, M. Silva, M. N.; Palmeira, P.L.; Gomes, L. (2023). Physical Activity Promotion Apps for Adolescents - Narrative review of key behaviour change techniques and central features. Oral communication presented at Congresso de Exe
Oral communication presented at Congresso de Exercise (Oeiras, Portugal)
2022/09/02 Opportunities or constraints through Physical Education and Sports past experiences. The 27th Annual Congress of European College of Sport Science, ECSS 2022. Sevilla, Spain. 2022-09-02 |
ECSS (Sevilha , Espanha)
2018/04/04 Teachers perceptions about physical education and physical education: a typology. AISEP World Congress 2018
AISEP (Edimburgo, Irlanda)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/17 Unveiling the reflective path of pre-service teachers: A year- long action research study in Physical Education settings
Arguente principal
Eugénia Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciencias do Desporto e de Educacao Fisica, Portugal