???global.info.a_carregar???
Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente. Concluiu o Doutoramento em Educação Artística em 2015/03/18 pelo(a) Universidade do Porto-Faculdade de Belas Artes. Master in Voice Studies (Theatre), 2005, Central School of Speech and Drama - London University (enquanto bolseira da Fundação Caloust Gulbenkian). É professora na ESMAE (Escola Superior e Artes do Espectáculo_IPP) desde 1997. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes Performativas (teatro e performances afins).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente

Nomes de citação

  • Vicente, Inês
  • Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente

Identificadores de autor

Ciência ID
F51E-1C67-49BF

Endereços de correio eletrónico

  • miv@esmae.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2023/10/16 - 2023/10/18
Concluído
Formação contínua: WOP - Workshop "Objetos em cena: memória, História e histórias", com direção de Xavier Bobés (Outros)
Especialização em Teatro/Criação Cénica
festival fimp'23, Portugal
2015/03/18
Concluído
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Darkness Performing Sensitiveness" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/11/30
Concluído
Curso de Doutoramento em Educação Artística (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2003/09/03 - 2005/07/06
Concluído
Master of Arts in Voice Studies - enquanto Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian - Reconhecido pela Universidade do Porto, nos termos do disposto do artigo 4º, do Decreto-Lei n.º341/2007, de 12 de Outubro, com o registo nº 110/2009 (Master)
Especialização em Voz para Teatro/Criação Cénica
Royal Central School of Speech and Drama, Reino Unido
1999/10/29 - 2000/12/11
Concluído
Licenciatura Bi-Etápica em Estudos Teatrais (Licenciatura)
Especialização em Direcção de Actores
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
"Hoje é o dia do meu aniversário: um percurso teatral em Tadeusz Kantor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000
Concluído
TOEFL - Test of English as a Foreign Language/Test of Written English (Outros)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
1996/07/23
Concluído
Curso Superior de Teatro (Bacharelato)
Especialização em Direcção de Cena
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1996/01/04 - 1996/05/19
Concluído
Theatre Course / Dartington College of Arts, UK - ao abrigo do Projecto ERASMUS, Janeiro/Maio 1996 (Bachelor)
Especialização em Acting/directing - ao abrigo do Projecto ERASMUS
Falmouth University, Reino Unido
1992/07/15
Frequentou
Biologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/10/01 - 2023/02/28 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007/10/01 - 2017/09/17 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016/10/01 - 2017/07/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2012/09/17 - 2013/02/21 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1997/01/02 - 2003/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/12/13 - Atual Membro Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/22 - Atual Membro Colaborador_i2ADS Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Vicente, Inês; Guimarães, Samuel. Autor correspondente: Guimarães, Samuel. ""Posições para Uma Roda" [https://i2ads.up.pt/publicacoes/desassossegos/]. In Desassossegos: Ata expandida do 8º EPRAE, edited by Midori, Amanda; Pereira, Ana Mafalda; Nascimento, Joana; Gomes, Maria de Lurdes; Barreira, Maria Inês, pp. 129 -132. Porto: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2022. isbn | issn 978-989-9049-27-7.". In Desassossegos: Ata expandida do 8º EPRAE, editado por Midori, Amanda; Pereira, Ana Mafalda; Nascimento, Joana; Gomes, Maria de Lurdes; Barreira, Maria Inês Pereira, 129-132. Porto, Portugal: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2022.
    Publicado
  2. Vicente, Inês; Many, Eric; Guimarães, Samuel. Autor correspondente: Vicente, Inês. "Vicente, Inês. "Onde está a Avó? - Um espectáculo para crianças dos 3 aos 5 anos". in Como Abordar… A Metodologia de Trabalho de Projecto, edited by Many, Eric; Guimarães, Samuel, pp. 174-189. Porto: Areal Editores, 2006. ISBN 972-627-912- 7.". In Como Abordar A Metodologia de Trabalho de Projecto, 174-189. Porto, Portugal: Areal Editores, 2006.
    Publicado

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2023. Direção Cénica de "O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO"- Mendelssohn / Shakespeare, Direção Musical Jan Wierzba, Compositores, Coro de Câmara, Solistas, Atores e Orquestra Clássica da ESMAE, THSC, Porto, 5 outubro.
  2. 2023. Encenação de "PORVIR", com Quico Serrano (Desenho de Som, pós-produção áudio e sonorização), projeto criado pela Burilar para integrar o programa Atos no âmbito da "Odisseia Nacional" (Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Município de Tomar), Casa Manuel Guimarães, Tomar, 10 e 11 junho 2023..
  3. 2023. Encenação de "REVERSO", Café-Concerto Francisco Beja, ESMAE, Porto, 17 abril 2023..
  4. Sé Catedral do Porto; Igreja Matriz de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. 2022. Direcção de Actores na "Paixão Segundo São Marcos" (reconstrução), de J.S. Bach, com Direcção Artística de Barbara Francke, Coro de Câmara, Instrumentistas, Solistas e Atores da ESMAE, 29 março 2022 - Sé Catedral do Porto e 31 de março 2022 - Igreja Matriz de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão..
  5. 2022. Criação e direção da peça sonora "Como é que é, em âlfandega da Fé?", com Quico Serrano (captação, sonoplastia e pós-produção áudio), resultante da acção INSTALAR LEITURAS, incluida no projecto BIOS fronteira 2021 e 2022 | Histórias incompletas, no âmbito do ProMuseus - Programa de Apoio Financeiro a Museus da RPM, promovido pelo SE da Fundação Museu do Douro, Alfândega da Fé, nov 2022.
  6. 2022. Criação e direção da peça sonora "GARGANTA DOURO - filme sonoro", com Quico Serrano (captação, sonoplastia e pós-produção áudio), resultante da acção INSTALAR LEITURAS, incluida no projecto BIOS fronteira 2021 e 2022 | Histórias incompletas, no âmbito do ProMuseus - Programa de Apoio Financeiro a Museus da RPM, promovido pelo Serviço Educativo da Fundação Museu do Douro, Sabrosa, setembro 2022.
  7. 2022. Criação e direção da peça sonora "Em chegando a Coleja...", com Quico Serrano (captação, sonoplastia e pós-produção áudio), resultante da acção INSTALAR LEITURAS, incluida no projecto BIOS fronteira 2021 e 2022 | Histórias incompletas, no âmbito do ProMuseus - Programa de Apoio Financeiro a Museus da RPM, promovido pelo SE da Fundação Museu do Douro, Carrazeda de Anciães, setembro 2022.
  8. 2022. Criação e direção da peça sonora "Amor é fogo que arde sem se ver...", com Quico Serrano (captação, sonoplastia e pós-produção áudio), resultante da acção INSTALAR LEITURAS, incluida no projecto BIOS fronteira 2021 e 2022 | Histórias incompletas, no âmbito do ProMuseus - Programa de Apoio Financeiro a Museus da RPM, promovido pelo SE da Fundação Museu do Douro, Sta. Marta de Penaguião, maio 2022.
  9. 2022. Criação e direção da peça sonora "Lenda da Mulher-Homem", com Quico Serrano (captação, sonoplastia e pós-produção áudio), resultante da acção INSTALAR LEITURAS, incluida no projecto BIOS fronteira 2021 e 2022 | Histórias incompletas, no âmbito do ProMuseus - Programa de Apoio Financeiro a Museus da RPM, promovido pelo SE Fundação Museu do Douro, Tabuaço, março 2022.
  10. 2021. Remontagem da Encenação da Opereta "Pomme D'Api" de J. Offenbach, para o Mimarte - 21ª edição do Festival de Teatro de Braga, Grande Auditório do Altice Forum Braga, Julho 2021..
  11. 2018. Encenação da Opereta "Pomme D'Api" de J. Offenbach, pela companhia All'Opera, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, 29 Setembro 2018..
  12. 2018. Aconselhamento artístico para a criação de "Lulu" - encenação de Nuno M Cardoso – TNSJ, Maio-Junho 2018..
  13. 2015. Criação e Performance de "PEEP SHOW", espectáculo para a 6ª edição do Festival SET – Semana das Escolas de Teatro, Porto, 7 Julho 2015..
  14. 2015. Criação e Performance de "DARKNESSperformingSENSITIVNESS - a piece for an Audience", espectáculo para prova de Doutoramento em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Aula Magna da FBAUP, 18 Março 2015..
  15. 2014. Criação e Performance de "Comment on dit ça en portugais? Dura... Duras...", performance integrada no programa "O sol estava sobre si – diz ela" – Espaço Mira, Porto, comemorações do centenário do nascimento de Marguerite Duras, integrado nas comemorações da FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 19 Abril 2014..
  16. 2014. Performance (e autoria) de "Os Souffleurs", no 2nd Encounter on Practices of Research in arts education, NEA-i2ADS, FBAUP – Universidade do Porto, Janeiro 2014 e na abertura do Doutoramento em Educação Artística – FBAUP-UP, 2013/14..
  17. 2011. Criação e interpretação de "Alguém Chamou?" – Performance para festival TELL 1 artista = 1 euro, produção Cassiopeia: Tempo – Teatro Municipal de Portimão, Pequeno Auditório, 24 Novembro 2011; Teatro Lethes – Faro, 25 Novembro 2011..
  18. 2010. Criação de "Os Souffleurs" – Performance para festival TELL 1 artista = 1 euro, produção Pé de Cabra, Passos Manuel, Porto, Novembro 2010..
  19. 2009. Encenação de "A Grande Ópera em Concerto" - Gala de Ópera, produção Tudo Ópera/Engenho das Ideias, Museu do Carro Eléctrico, Porto, Julho 2009..
  20. 2009. Encenação e Interpretação da Conferência Encenada "Falar em, com, para público", Braga, Aveiro e Porto (Teatro Helena Sá e Costa), Abril 2009..
  21. 2009. "Onde está a avó?" – Digressão Nacional, 2004 / Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2005 / Fundação de Serralves (Serralves em Festa), 2006 / Fundação Museu do Douro - Teatro de Vila Real, 2008 / Teatro da Garagem - Teatro Taborda, Lisboa, 2008 / CCVF Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães, 2009..
  22. 2009. Encenação (co-criação com Rui Damas) do espectáculo "A Fuga das cores", (para crianças dos 3 aos 5 anos), Produção Fundação Ciência e Desenvolvimento/Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, Porto, Março 2009..
  23. 2008. Encenação de "Outros Perigos!", a partir de "Desertos - Evento Didáctico seguido de um Poema Grátis" de Carlos J. Pessoa, Projecto final dos alunos da Licenciatura em Teatro da ESMAE (Grupo2), CACE Cultural, Festial SET – Semana das Escolas de Teatro, Porto, Julho 2008..
  24. 2008. Encenação de "Eva à L'Orange", texto de Sandra Barros, pela companhia Tenda de Saias, Teatro Latino, Porto, Maio 2008..
  25. 2007. Encenação de "Bagatelas", a partir de "As Sete Portas, Bagatelas" de Botho Strauss, Produção I – Exercício Final do 1º ano do Curso Superior de Teatro, ESMAE, Porto, Junho 2007..
  26. 2007. Encenação (co-criação com Rui Damas) do espectáculo "KABRRRUMMM", Co-produção Serviço Educativo Fundação Museu do Douro / Teatro de Vila Real, Maio 2007..
  27. 2006. Encenação da Ópera "O Empresário" de W. A. Mozart, libreto de Gottlieb Stephanie der Jüngere (tradução e adaptação de Virgílio Melo), Direcção Musical de António Saiote (Produção Porto Bairro a Bairro/Câmara Munic.Porto, STCP/Museu do Carro Eléctrico, Univ. Católica Portuguesa/Pólo do Norte e Drama per Música), Museu do Carro Eléctrico, Porto, Julho 2006..
  28. 2006. Preparação Vocal e Elocução em "Plasticina", de Vassili Sigarev (tradução António Pescada), Encenação de Nuno Cardoso (Produção Teatro Nacional São João), Teatro Carlos Alberto/TNSJ, Porto.
  29. 2005. Encenação de "Shake-spear", a partir de textos de W. Shakespeare, Produção I - Exercício Final do 1º ano do Curso Superior de Teatro, ESMAE, Porto, Junho 2005..
  30. 2003. Assistência de Encenação em "Gretchen", a partir de Urfaust de Goethe, Encenação de Nuno M. Cardoso, (Co-produção TNSJ e Cão Danado) Teatro Nacional S. João, Porto, Novembro 2003..
  31. 2003. Encenação (co-criação com Rui Damas) do espectáculo "Onde Está a Avó?", (para crianças dos 3 aos 5 anos), Produção Fundação Ciência e Desenvolvimento/Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, Porto, Março 2003..
  32. 2003. Encenação de "Terapia em Grupo", a partir de "O Sangue no Pescoço do Gato" de R.W. Fassbinder, Produção I - Exercício Final do 1º ano do Curso Superior de Teatro, ESMAE, Porto, Junho 2003..
  33. 2002. Assistência de Encenação em "Punch and Judy, Ópera em um acto", de Harrison Birtwistle, libreto de Stephen Pruslin, Remix Ensemble, Direcção Musical de Stefan Asbury, Encenação José Wallenstein (Co-produção Casa da Música/Teatro Nacional São João, Apoio British Council) Teatro Nacional São João, Porto, Setembro 2002..
  34. 2002. Assistência de Encenação em "Purificados", de Sarah Kane, com Encenação de Nuno Cardoso (co-produção Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Helena Sá e Costa e Ao cabo Teatro) Teatro Helena Sá e Costa, Porto, Fevereiro 2002. Itinerância: Viseu, Teatro Viriato; Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente; Lisboa, Teatro Nacional D. Maria II..
  35. 2001. Encenação (co-criação com Rui Damas) do espectáculo "Maria, a formiga", (para crianças dos 3 aos 5 anos), Produção Serviço Educativo da Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Porto, Dezembro 2001..
  36. 2001. Assistência de Encenação em "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett, Encenação de José Wallenstein, (Produção Teatro Nacional São João/PoNTI), Porto, Novembro 2001..
  37. 2001. Assistência de Encenação em "Antes dos Lagartos", de Pedro Eiras, Encenação de Nuno Cardoso, (Produção DRAMAT/Teatro Nacional São João/PoNTI 2001), Porto, Novembro 2001..
  38. 2001. Assistência de Encenação em "PRJ X Oresteia", Encenação de Nuno Cardoso, texto de Regina Guimarães, integrado no ciclo Teatros do Outro promovido pela Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, Estabelecimento Prisional-Paços de Ferreira, Fevereiro 2001..
  39. 2000. Encenação (co-criação com Rui Damas) e Interpretação de "Bolhas, Banho e Barbatanas" (espectáculo para crianças dos 3 aos 5 anos), encomenda do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea, Fundação de Serralves, Porto, Maio 2000..
  40. 1998. Assistência de Encenação no espectáculo "Esboço Sobre a Ansiedade", com texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem, Belém Clube, Lisboa, Fevereiro.
  41. 1998. Encenação, com Jorge Andrade, José Espada e Maria João Vicente, de "Deuses Geniaes, Histórias de A Mar" (Co-produção Teatro da Garagem EXPO´98), Lisboa, 1998..
  42. 1998. Assistência de Encenação e Direcção de Cena em "A Menina que Foi Avó - peça teatral em jeito de conto de fadas" in: "Pentateuco Manual de Sobrevivência para o Ano 2000", texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem - FESTIVAL DOS 100 DIAS - Centro Cultural de Belém, Lisboa, 16 a 18 maio.
  43. 1998. Assistência de Encenação e Direcção de Cena em "Escrita da Água – no rasto de Medeia " in: "Pentateuco Manual de Sobrevivência para o Ano 2000", texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem - Rivoli Teatro Municipal do Porto.
  44. 1997. Assistência de Encenação e Direcção de Cena em "Desertos – evento didáctico seguido de um poema grátis" in: "Pentateuco Manual de Sobrevivência para o Ano 2000", texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem - T.N.D.Maria II, Lisboa.
  45. 1997. Assistência de Encenação e Direcção de Cena em "O Homem que Ressuscitou – epifania em 20 estações" in: "Pentateuco Manual de Sobrevivência para o Ano 2000", texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem – Belém Clube, Lisboa.
  46. 1997. Assistência de Encenação e Direcção de Cena em "Peregrinação ¿ o fio de Ariadne " in: "Pentateuco Manual de Sobrevivência para o Ano 2000", texto e encenação de Carlos J. Pessoa, Teatro da Garagem - Centro Cultural de Belém, Lisboa.
  47. 1996. Assistência de Encenação na ópera "Édipo, Tragédia do Saber", de António Pinho Vargas, texto Pedro Paixão, Encenação José Wallenstein, Produção Culturgest / Rivoli Teatro Municipal do Porto, Culturgest, Lisboa, 1996. Digressão – Porto, Teatro Nacional São João..
Programa de rádio / tv
  1. Bernardo Santo-Tirso. 2022. Rádio ESMAE: "E POR FALAR EM TEATRO - INÊS VICENTE".

Outros

Outra produção
  1. 2021. Performance/worshop: Utterings+++"! {Tricks & Habits}", at We're All Bats Listening Arts Channel, workshop de investigação com performance final, zoom - 11 Abril 2021.. 2021. We're All Bats Listening Arts Channel.
  2. 2021. Interpretação - Voz off no espetáculo "PLASTI_CIDADE", pelo coletivo Licksickdick, com Texto e Direcção de Simão Collares, promovido por Jazz ao Centro - teatro & arte | performance - SALÃO BRAZIL JACC, sala principal, Coimbra, Abril 2021. 2021. Collares, Simão.
  3. Participação na performace para lançamento do livro: Brayshaw, T., Fenemore, A., & Witts, N. (2019). The Twenty-First Century Performance Reader (1st ed.). Routledge – criação de Theresa Brayshaw, co-editora, ESMAE, Porto, 11 janeiro 2020. 2020. Brayshaw, Theresa.
  4. Voice coach e Lyrics Advisor no álbum "Sweet Symphony" da banda OWAN, produção de Quico Serrano/Estúdio d’Aguda, lançamento 31 Janeiro 2019. 2019. Daniel Boone.
  5. Performer em "Fountain" de Steffi Weismann, Fundação de Serralves, com apresentação pública no contexto do Festival Serralves em Festa, Porto, 31 Maio 2015. 2015. Steffi Weismann.
  6. CD - Participação como Recitante na obra "Estudos Incomunicantes I/B", para dois pianos, oito vozes e recitante, de Álvaro Salazar - CD Gravado na Casa da Música/Sala de Ensaio 1, Porto, 26-27 Dezembro 2013 e 14 Janeiro 2014, Edição Atelier de Composição. 2014. Salazar, Álvaro.
  7. Voice coach e Lyrics Advisor no álbum "And now you" da banda OWAN, produção de Quico Serrano/Estúdio d'Aguda, lançamento 30 Abril 2014. 2014. Daniel Bonne.
  8. 2013. Ute Wassermann's VoiceLab, co-criação e performance, Fundação de Serralves, com apresentação pública no contexto do Festival Serralves em Festa, Junho 2013. 2013. Wassermann, Ute; Vicente, Inês.
  9. Participação no Atelier 200, oficina/leitura encenada de excertos da obra "As Troianas" de Eurípides, resultando numa vídeo-instalação internacional com a participação de mais cinco teatros europeus e suas comunidades. Direcção de Cristina Carvalhal, Nuno Cardoso, Nuno M Cardoso, Victor Hugo Pontes e o realizador João Tuna, TNSJ Porto, Outubro 2013. 2013. Cristina Carvalhal; Nuno Cardoso; Nuno M Cardoso; Victor Hugo Pontes; João Tuna.
  10. Recitante na obra "Estudos Incomunicantes I/B", para dois pianos, oito vozes e recitante, de Álvaro Salazar, estreia absoluta no Festival Música Viva 2012 Dar Voz! - Centro Cultural de Belém, Lisboa, 18 Setembro 2012. 2012. Salazar, Álvaro.
  11. Dramatização Coreográfica para "O Que é Isso Que a Música Tem Dentro?", espectáculo comemorativo dos 25 Anos do Instituto Orff do Porto, Teatro Helena Sá e Costa, 8 e 9 Julho 2012. 2012. Vicente, Inês.
  12. 2012. Dobragem para o Filme de Animação "Indiana Bones vem jantar ao bairro", Montagem e Edição Tânia Duarte & Ícaro, produção de ESPALHAFITAS - Secção de Cinema/PALHA de Abrantes - Associação de desenvolvimento Cultural, 7º ANIMAIO, Maio 2012. https://vimeo.com/43149051. 2012. Duarte, Tânia; Ícaro.
  13. Acção_performativa para a inauguração da exposição de "É a minha própria casa, mas creio que vim fazer uma visita a alguém" de Manuel Santos Maia, inserido no projecto de Arte Contemporânea da Casa da Imagem "IMAGENS LATENTES", sob direcção artística de Cristina Mateus e Maria Mire, Vila Nova de Gaia, Outubro 2012. 2012. Vicente, Inês; Manuel Santos Maia.
  14. Direcção da "ACÇÃO PERFORMATIVA" a partir de textos de Ana Haterly para o Grupo de Pesquisa em Performance – SINTOMA, Mini-Residência no Panóptico do Hospital Conde de Ferreira, Porto, Abril 2012. 2012. Vicente, Inês.
  15. Intérprete na LEITURA PERFORMATIVA de "A ordem do Discurso" de Michel Foucault, grupo SINTOMA, Panóptico, Porto, abril 2012. 2012. Michel Foucault.
  16. Actriz em "Olhos de Vidro", videoclip da Banda Dealema, Realização Miguel Januário, Produtora Riot Films, Porto, Maio 2010. 2010. Miguel Januário; Dealema.
  17. Actriz em "Bar Aberto", videoclip Cabaret Fortuna de Alberto Almeida, Realização Henrique Silva, Produtora Riot Films, Porto, Março 2010. 2010. Henrique Silva; Alberto Almeida.
  18. Performer e co-criadora: a turma improvável, proposta de Samuel Guimarães para Uma Certa Falta de Coerência, Espaço gerido por artistas para apresentação e discussão de projectos em torno da arte, 1.A Turma Improvável. (Conversa), 2.Exercício de Liberdade. (Acção), 3.'A ordem do discurso' de Michel Foucault. (Leitura), Porto, Novembro 2008. 2008. Guimarães, Samuel; Vicente, Inês.
  19. Actriz do elenco do Teatro Universitário do Porto em "De Súbito…" a partir de B. Brecht, Edward Bond e Bernardo Soares, Encenação de António Capelo, 1995. 1995. António Capelo; B. Brecht, Edward Bond e Bernardo Soares.
  20. Actriz do elenco do Teatro Universitário do Porto em "Teatr" de M. Bulgakov, Encenação de António Capelo, 1994. 1994. António Capelo; M. Bulgakov.
  21. Actriz do elenco do Teatro Universitário do Porto em "As Sete Portas" de Botho Strauss, Encenação de António Capelo, 1993. 1993. António Capelo.
  22. 1992. Dobragem de episódios da série "Aventuras no Largo do Arco-Íris", Rádio Televisão Portuguesa, Porto, 1992. 1992. Rádio Televisão Portuguesa.
  23. Figuração especial em "Hors Saison", filme de Daniel Schmidt, 1992. 1992. Daniel Schmidt.
  24. Actriz do elenco do Teatro Universitário do Porto em "Arlequim Rei dos Ogres" de M. Lesage, Encenação de João Cardoso, 1991. 1991. João Cardoso; M. Lesage.
  25. Coreografia para a peça "O Jardim das Cerejeiras" de A. Tchekov, Encenação de Rogério de Carvalho, TEAR, Porto, 1989. 1989. Rogério de Carvalho; A. Tchekov; Vicente, Inês.
  26. Coreografia para a peça "O Retábulo da Peste" de Ingmar Bergman, Encenação de António Capelo, Teatro Universitário do Porto, 1989. 1989. António Capelo; Ingmar Bergman; Vicente, Inês.
  27. Coreografia para a peça "Egano de Galuzzi" de Domingos de Oliveira, com encenação de António Capelo, Teatro Universitário do Porto, 1989. 1989. António Capelo; Domingos de Oliveira; Vicente, Inês.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05 Comentadora painel de discussão: 8º EPRAE – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, investigadora e professora-artista convidada para a Roda de Conversa sobre "Gestos Artísticos, Artes Performativas e Educação", evento organizado pelo Doutoramento em Educação Artística e pelo i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nos dias 21 e 22 de Maio de 2021
(Porto, Portugal)
2018/01 Winter School – Arts-based research: how do the artistic and the educational entangle? - Guest speaker para a Network 29 da EERA (European Educational Research Association) – Research on Arts Education, Guimarães, 23-25 Janeiro 2018
(Guimarães, Portugal)
2016/05 Novos Conceitos da Voz: de A a Z (arte e ciência), oradora convidada como docente da área de Teatro – ESMAE, no I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, departamento de voz, Santo Tirso, 15 Maio 2016
(Portugal)
2016/01 Obstáculos – oficina de pesquisa para 4º EPREA – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, NEA- i2ADS – FBAUP, Porto, 13, 14 e 15 Janeiro 2016
(Porto, Portugal)
2014/09 ‘Dissonant’ Practices - Research Workshop – ECER 2014 Porto – European Conference on Educational Research, EERA Network: 29. Research on Arts Education (ECER Main Conference), Universidade do Porto, Setembro 2014
(Porto, Portugal)
2013/11 Knowing Bodies, workshop com Catarina Almeida, Cristina Mendanha e Samuel Guimarães para o curso de Doutoramento em Educação Artística de FBAUP – UP, 21 e 28 Novembro 2013
(Porto, Portugal)
2013/09 Site Specific Creation as a Critical Thinking Tool to Articulate Action and Writing in the Context of Art Education Practice, Comunicação e Oficina na European Conference on Educational Research (ECCER), Istambul, sob o tema Creativity and Innovation in Educational Research, 10-13 Setembro 2013
(Istambul, Turquia)
2012/09 As A Matter Of Fact – Exchanging Materials, Symposium Paper para a European Conference in Educational Research (ECCER), Cádiz, Espanha, sob o tema The Need for Educational Research to champion Freedom, Education and Development for All, 18-21 Setembro 2012
(Cádiz, Espanha)
2012/07 Exchanging Materials: Collaborative Teaching Practice, com Samuel Guimarães, integrando o painel da Conferência 5th ELIA Teacher’s Academy 2012, promovida e organizado por ELIA - European League of Intstitutes of the Arts, em parceria com a FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo-IPP, Porto, Julho 2012
(Porto, Portugal)
2012/04 Ponto de cruz: como é que em ‘Workshop Colaborativo’ podemos partilhar possibilidades e processos (mais do que resultados) de práticas dissonantes?, co-orientação com Samuel Guimarães, integrada no 2EI_EA - II Encontro Internacional sobre Educação Artística, organização: Faculdade de Belas Artes UP, Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação UP, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Colectivo de Acção e Investigação (ID_CAI), Porto, Abril 2012
(Porto, Portugal)
2011/04 Diversidade de estilos na voz falada, comunicação para Jornadas PENSAR A VOZ – Painel 2 / Voz Profissional, organizadas pela ESTSP - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – IPP, a propósito das comemorações do Dia Mundial da Voz, Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, 16 Abril, 2011
(Porto, Portugal)
2009 "Falar em, com, para público" – Conferência Encenada, Braga, Aveiro e Porto (Teatro Helena Sá e Costa), 2009
(Braga / Aveiro / Porto, Portugal)
2007/02 "Voz Falada Artística: Pontes com outras Oralidades", integrada na Jornada “Diz(cursos) em Voz, Pontos e Pontes…”, organizada pelo Prof. André Araújo do curso de Terapêutica da Fala da ESTSP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto) – IPP, Porto, Fevereiro 2007
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Primeiro o corpo. Não. Primeiro o lugar. Não. Primeiro ambos.
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 A preparação transformada em criação – guia prático para ‘actores’
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Histéricas históricas
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 On Air, dar a ver
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 ESQUISSO: grafismo e vestuário como ferramentas de criação teatral
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 Limiares - shared being
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2019 Teatro Reactivo
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 “Do outro lado”: um projecto para ensaiar trocas entre o masculino e o feminino
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Correspondência - Projeto Artístico de J.D.
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 O nada em potência de tudo
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 Tu. E os Outros? - A influência das redes sociais na alteração do comportamento humano
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2016 Passados com alma - projeto teatral no Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil - Ramalde
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014/11/03 - 2015/11/03 "Dois" - Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação
Coorientador
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 - 2013 Personagem em tempo real
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010/12/15 - 2011/12/15 "A caixa da luz mágica, um "não-lugar" de encontro: exercício teatral". Trabalho desenvolvido no Centro de Reabilitação da APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra.
Coorientador
Mestrado em Teatro - Especialização em Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008/11/01 - 2009/06/11 "Perfil Adequado" - Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação
Orientador
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/09/17 - 2013/02/21 Unidade Curricular: Encenação no Teatro da Palavra (Licenciatura)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/16 - Atual Integra a Comissão de Acessibilidade e Inclusão, por nomeação do presidente da ESMAE para a sua criação.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/04/22 - 2022/05/20 Integra a Comissão Eleitoral, por nomeação do presedidente da ESMAE, com vista à eleição do(a) Diretor(a) do Departamento de Teatro da ESMAE
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/10/14 - 2021/10/14 Membro da Subcomissão Científica de Creditação de competências e reconhecimento de graus de Mestrado na área científica de Artes Cénicas (em conformidade com o artigo 3º, alínea g) do regimento do CTC)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Distinções

Título

2014 Título de Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outra distinção

2003 Bolsa de Especialização e Valorização Profissional, no estrangeiro, atribuída pelo Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal