Identification
Personal identification
- Full name
- Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente
Citation names
- Vicente, Inês
- Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente
Author identifiers
- Ciência ID
- F51E-1C67-49BF
Email addresses
- miv@esmae.ipp.pt (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Portuguese (Mother tongue) | |||||
| English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | |
| French | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Elementary (A2) | Advanced (C1) | |
| Spanish; Castilian | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Intermediate (B1) | Proficiency (C2) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2015/03/18
Concluded
|
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Major in Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Darkness Performing Sensitiveness" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
|
2014/11/30
Concluded
|
Curso de Doutoramento em Educação Artística (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
|
2003/09/03 - 2005/07/06
Concluded
|
Master of Arts in Voice Studies - enquanto Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian - Reconhecido pela Universidade do Porto,
nos termos do disposto do artigo 4º, do Decreto-Lei n.º341/2007, de 12 de Outubro, com o registo nº 110/2009 (Master)
Major in Voz para Teatro/Criação Cénica
Royal Central School of Speech and Drama, United Kingdom
|
|
|
1999/10/29 - 2000/12/11
Concluded
|
Licenciatura Bi-Etápica em Estudos Teatrais (Licenciatura)
Major in Direcção de Actores
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
"Hoje é o dia do meu aniversário: um percurso teatral em Tadeusz Kantor" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
|
2000
Concluded
|
TOEFL - Test of English as a Foreign Language/Test of Written English (Outros)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
|
|
1996/07/23
Concluded
|
Curso Superior de Teatro (Bacharelato)
Major in Direcção de Cena
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
|
|
1996/01/04 - 1996/05/19
Concluded
|
Theatre Course / Dartington College of Arts, UK - ao abrigo do Projecto ERASMUS, Janeiro/Maio 1996 (Bachelor)
Major in Acting/directing - ao abrigo do Projecto ERASMUS
Falmouth University, United Kingdom
|
|
|
1992/07/15
Attended
|
Biologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
|
1992
Concluded
|
3º Curso Internacional de Pedagogia Musical sob orientação de Pierre Van Hawe, Instituto Orff do Porto (Outros)
Instituto Orff do Porto, Portugal
|
|
|
1991
Concluded
|
2º Curso Internacional de Pedagogia Musical sob orientação de Pierre Van Hawe, Instituto Orff do Porto (Outros)
Instituto Orff do Porto, Portugal
|
|
|
1990
Concluded
|
1º Curso Internacional de Pedagogia Musical sob orientação de Pierre Van Hawe, Instituto Orff do Porto (Outros)
Instituto Orff do Porto, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2023/03/01 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2019/10/01 - 2023/02/28 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2017 - 2019 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2007/10/01 - 2017/09/17 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2016/10/01 - 2017/07/30 | Visiting Professor (University Teacher) | Universidade do Porto, Portugal |
| 2012/09/17 - 2013/02/21 | Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
| 2008 - 2009 | Visiting Professor (University Teacher) | ISAVE - Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
| 1997/01/02 - 2003/09/30 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Positions / Appointments
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2017/12/13 - Current | Membro Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Others
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2022/03/22 - Current | Membro Colaborador_i2ADS | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
| 2022/03 - 2022/05 | Professora convidada orientação de workshop | ACE/Escola de Artes do Espectáculo, Portugal |
Outputs
Publications
| Book chapter |
|
| Conference paper |
|
Artistic / Performance
| Artistic performance |
|
| Program / Show |
|
| Theatre play |
|
Other
| Other output |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2021/05 | Comentadora painel de discussão: 8º EPRAE – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, investigadora e professora-artista convidada para a Roda de Conversa sobre "Gestos Artísticos, Artes Performativas e Educação", evento organizado pelo Doutoramento em Educação Artística e pelo i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nos dias 21 e 22 de Maio de 2021 |
(Porto, Portugal)
|
| 2018/01 | Winter School – Arts-based research: how do the artistic and the educational entangle? - Guest speaker para a Network 29 da EERA (European Educational Research Association) – Research on Arts Education, Guimarães, 23-25 Janeiro 2018 |
(Guimarães, Portugal)
|
| 2016/05 | Novos Conceitos da Voz: de A a Z (arte e ciência), oradora convidada como docente da área de Teatro – ESMAE, no I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, departamento de voz, Santo Tirso, 15 Maio 2016 |
(Portugal)
|
| 2016/01 | Obstáculos – oficina de pesquisa para 4º EPREA – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, NEA- i2ADS – FBAUP, Porto, 13, 14 e 15 Janeiro 2016 |
(Porto, Portugal)
|
| 2014/09 | ‘Dissonant’ Practices - Research Workshop – ECER 2014 Porto – European Conference on Educational Research, EERA Network: 29. Research on Arts Education (ECER Main Conference), Universidade do Porto, Setembro 2014 |
(Porto, Portugal)
|
| 2013/11 | Knowing Bodies, workshop com Catarina Almeida, Cristina Mendanha e Samuel Guimarães para o curso de Doutoramento em Educação Artística de FBAUP – UP, 21 e 28 Novembro 2013 |
(Porto, Portugal)
|
| 2013/09 | Site Specific Creation as a Critical Thinking Tool to Articulate Action and Writing in the Context of Art Education Practice, Comunicação e Oficina na European Conference on Educational Research (ECCER), Istambul, sob o tema Creativity and Innovation in Educational Research, 10-13 Setembro 2013 |
(Istambul, Turkey)
|
| 2012/09 | As A Matter Of Fact – Exchanging Materials, Symposium Paper para a European Conference in Educational Research (ECCER), Cádiz, Espanha, sob o tema The Need for Educational Research to champion Freedom, Education and Development for All, 18-21 Setembro 2012 |
(Cádiz, Spain)
|
| 2012/07 | Exchanging Materials: Collaborative Teaching Practice, com Samuel Guimarães, integrando o painel da Conferência 5th ELIA Teacher’s Academy 2012, promovida e organizado por ELIA - European League of Intstitutes of the Arts, em parceria com a FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo-IPP, Porto, Julho 2012 |
(Porto, Portugal)
|
| 2012/04 | Ponto de cruz: como é que em ‘Workshop Colaborativo’ podemos partilhar possibilidades e processos (mais do que resultados) de práticas dissonantes?, co-orientação com Samuel Guimarães, integrada no 2EI_EA - II Encontro Internacional sobre Educação Artística, organização: Faculdade de Belas Artes UP, Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação UP, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Colectivo de Acção e Investigação (ID_CAI), Porto, Abril 2012 |
(Porto, Portugal)
|
| 2011/04 | Diversidade de estilos na voz falada, comunicação para Jornadas PENSAR A VOZ – Painel 2 / Voz Profissional, organizadas pela ESTSP - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – IPP, a propósito das comemorações do Dia Mundial da Voz, Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, 16 Abril, 2011 |
(Porto, Portugal)
|
| 2009 | "Falar em, com, para público" – Conferência Encenada, Braga, Aveiro e Porto (Teatro Helena Sá e Costa), 2009 |
(Braga / Aveiro / Porto, Portugal)
|
| 2007/02 | "Voz Falada Artística: Pontes com outras Oralidades", integrada na Jornada “Diz(cursos) em Voz, Pontos e Pontes…”, organizada pelo Prof. André Araújo do curso de Terapêutica da Fala da ESTSP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto) – IPP, Porto, Fevereiro 2007 |
(Porto, Portugal)
|
Supervision
| Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2024 - 2025 | Voz é Corpo em Performance: contributos da Semiótica da Canção para a Atuação Cénica para Intérpretes de Música Popular Brasileira
http://hdl.handle.net/10400.22/30283
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2024 - 2025 | Uma vida em delírio ou a tentativa de não esquecer
http://hdl.handle.net/10400.22/30331
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2024 - 2025 | A Banda: a música e o teatro num diálogo cénico – A Era da Surdez http://hdl.handle.net/10400.22/30343
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11 - 2024/11/08 | MARIAS: desdobramento da Mulher em Mulheres, da Artista em Artistas
http://hdl.handle.net/10400.22/26910
Supervisor
|
Artes Cénicas_Especialização em Criação Teatral (Direção Artística e Interpretação) (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11 - 2024/07/18 | Ver com os olhos de outrem
http://hdl.handle.net/10400.22/25921
Supervisor
|
Artes Cénicas_Especialização em Criação Teatral (Direção Artística e Interpretação) (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11 - 2024/07/18 | Que Lastros?
http://hdl.handle.net/10400.22/25916
Supervisor
|
Artes Cénicas_Especialização em Criação Teatral (Direção Artística e Interpretação) (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2022/11 - 2023/11/30 | O meu teatro de outros com quem escrituro
http://hdl.handle.net/10400.22/24366
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2022/11 - 2023/11/20 | Alegria Audio Walk - uma criação colaborativa
http://hdl.handle.net/10400.22/24373
Supervisor
|
Artes e Tecnologias do Som (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2022/11 - 2023/11/15 | A assistência de encenação na produção teatral: um estudo de caso no espetáculo Lear
http://hdl.handle.net/10400.22/24336
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021 - 2022 | Orientação do Trabalho Final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de António Júlio da Costa Ribeiro, com o título "Primeiro o corpo. Não. Primeiro o lugar. Não. Primeiro ambos.", Prova Final
a 25 de julho de 2022
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2020 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Figurino, ESMAE – IPP, de Luís Miguel Lacerda
de Oliveira Sandão, com o título “ESQUISSO: Grafismo e Vestuário como Ferramentas de Criação Teatral”, monografia do espetáculo“como
é que chegamos aqui?”, da Associação Ethos, Pathos, Logos, 12 de Outubro de 2021 no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim;
autor da exposição “Ainda estamos aqui” na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Póvoa do Varzim, para a Prova Final a 2 Novembro
2021
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Ana Rita Camões Reis, com o título “MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica”, Prova Final 11 de fevereiro
de 2021
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019 - 2021 | Orientação do Trabalho Final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Evandro Baradel, com o título “A Preparação transformada em Criação_Guia prático para 'actores'”, Prova Final 15 Fevereiro
2021
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Gabriella Álvarez Modesto, com o título “Histéricas Históricas”, Prova Final 12 de Fevereiro de 2021.
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Som, ESMAE – IPP, de Frederico Eduardo Viana
Serrano, com o título “OnAir_dar a ver”, Prova Final 18 Fevereiro 2021
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Susana Isabel Pereira de Azevedo Brandão, com o título “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não
só)” . Prova Final 8 de novembro de 2019
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Leonor Guise Carvalho, com o título “Limiares_Shared Being”, monografia do projecto de pesquisa em criação cénica apresentado
em 26 e 28 Junho 2019. Prova Final 6 de novembro de 2019
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Antón Coucheiro Faílde, com o título “Teatro Reativo” um projecto de pesquisa em criação cénica estreado a 20 Junho 2019,
sala Preta da ESMAE. Prova Final 8 de novembro de 2019
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2017 - 2018 | Orientação do projecto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE-IPP, com
o título “Do outro lado”: um projecto para ensaiar trocas entre o masculino e o feminino. 19 a 29 Abril com reposição de 4
a 6 Maio 2018, Sala de Bolso/Assédio, Miragaia, de Sara Raquel Mendes Soares Gomes da Costa, Prova Final 16 Julho 2018
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2017 - 2018 | Orientação do projecto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE-IPP, com
o título Correspondência – Projecto Artístico de J. D, 16 a 19 de Maio de 2018, Museu Júlio Dinis – uma casa ovarense, Ovar,
de Leandro Gonçalves Ribeiro, Prova Final Junho 2018.
Supervisor
|
Artes Cénicas (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, com o título "O nada em potência de tudo",
reflexão escrita complementar ao Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação que resultou no espectáculo teatral intitulado “Para
saber onde acaba/o” apresentado nos dias 13, 14 e 15 de Julho 2017 nas instalações de um antigo talho na Rua do Lidador em
Vila do Conde e foi desenvolvido em colaboração com um grupo de adolescentes da associação Camaleões d’Alma, de Júlia Costa
e Silva Mendes Rodrigues, Prova Final 3 Novembro 2017
Supervisor
|
Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "La Petit Mort: uma possibilidade de materialização
cénica sobre o silêncio", 28 a 30 de Junho, Sala PRETA, ESMAE, de Joana Gomes Martins, ESMAE-IPP, Setembro 2017
Supervisor
|
Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Tu. E os outros? – a influência das redes
sociais na alteração do comportamento humano", estreado no Festival SET – Semana das Escolas de Teatro, ESMAE, de Renato Luís
Morais, Julho 2017.
Supervisor
|
Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2015 - 2016 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Príncipe Feliz, projecto com o tema:
Passados com alma"_Teatro com crianças institucionalizadas, no lar de infância e juventude Obra do Frei Gil, Maria de Fátima
Soares. Estreia na sala preta da ESMAE, Junho 2016
Supervisor
|
Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2014/11/03 - 2015/11/03 | Co-orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Dois", de Susana Isabel Pereira
Santos Oliveira, estreia no FITEI, Junho 2015
Co-supervisor
|
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
| 2012 - 2013 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Personagem em tempo real", de Rita
Rodrigues da Silva Reis, Junho 2013
Supervisor
|
Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2010/12/15 - 2011/12/15 | Co-orientação de Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "A caixa da luz mágica, um "não-lugar"
de encontro: exercício teatral", de Liliana Vanessa Ferreirinho Afonso Soares de Abreu, desenvolvido no Centro de Reabilitação
da APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra. Junho
2011
Co-supervisor
|
Mestrado em Teatro - Especialização em Encenação e Interpretação (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
| 2008/11/01 - 2009/06/11 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Perfil Adequado", de Liliana Margarida
Rocha, 2009
Supervisor
|
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
| 2008 - 2009 | Orientação de Estágio Profissional Técnico e Artístico, da actriz, terapeuta da fala e professora de voz Marta Carvalho, para
o Voz&Nós – Centro de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Voz
Supervisor
|
Jury of academic degree
| Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2025/07/25 | "A Banda: a música e o teatro num diálogo cénico – A Era da Surdez”
Supervisor
|
Simão Collares Sirgado Rodrigues (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2025/07/18 | "Uma vida em delírio ou a tentativa de não esquecer”
Supervisor
|
Priscila Clemente Martin de Paula (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2025/07/18 | "Voz é corpo em performance: contributos da semiótica da canção para a atuação cénica para intérpretes de música popular brasileira”
Supervisor
|
Anahi Clara Santos Nogueira (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2024/11/08 | "MARIAS: desdobramento da Mulher em Mulheres, da Artista em Artistas”
Supervisor
|
Inês Marques Fernandes (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2024/07/18 | "Ver com os olhos de outrem”
Supervisor
|
Maria Constança Barroso Antunes (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2024/07/18 | "Que Lastros?”, 18 de julho de 2024.
Supervisor
|
Ana Luísa Soares Queirós (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11/30 | "O meu teatro de outros com quem escrituro”
Supervisor
|
Maria do Céu de Sousa Ribeiro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11/20 | "Alegria áudio Walk - uma criação colaborativa”
Supervisor
|
Felipe Gomes de Lima (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2023/11/15 | "A assistência de encenação na produção teatral: um estudo de caso no espetáculo Lear”
Supervisor
|
Hélia Margarida Cerqueira Proença Martins (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2022/12/02 | “De Penélope em Penélope - uma Odisseia em três atos"
(Thesis) Arguer
|
ANA AZEVEDO VARGAS E PIRES (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2022/07/25 | "Primeiro o corpo. Não. Primeiro o lugar. Não. Primeiro ambos."
Supervisor
|
António Júlio da Costa Ribeiro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021/11/02 | “ESQUISSO: Grafismo e Vestuário como Ferramentas de Criação Teatral”
Supervisor
|
Luís Miguel Lacerda de Oliveira Sandão (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021/02/18 | “OnAir_dar a ver”
Supervisor
|
Frederico Eduardo Viana Serrano (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021/02/15 | “A Preparação transformada em Criação_Guia prático para 'actores'”
Supervisor
|
Evandro Baradel (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021/02/12 | “Histéricas Históricas”
Supervisor
|
Gabriella Álvarez Modesto (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2021/02/11 | “MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica”
Supervisor
|
Ana Rita Camões Reis (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019/11/08 | “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”
Supervisor
|
Susana Isabel Pereira de Azevedo Brandão (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019/11/08 | “Teatro Reativo”
Supervisor
|
Antón Coucheiro Faílde (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019/11/06 | “Limiares”
Supervisor
|
Leonor Guise Carvalho (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2019/10/29 | “Uma companhia de teatro profissional e a comunidade - Um estudo de caso”
President of the jury
|
Leonel Augusto Ranção Silva (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2018/07/26 | "Correspondência – Projeto Artístico de J. D,"
Supervisor
|
Leandro Gonçalves Ribeiro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2018/07/16 | “Do outro lado”: um projeto para ensaiar trocas entre o masculino e o feminino”
Supervisor
|
Sara Raquel Mendes Soares Gomes da Costa (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2017/11/15 | "Tu. E os outros? – a influência das redes sociais na alteração do comportamento humano"
Supervisor
|
Renato Luís Morais (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2017/11/13 | "La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio"
Supervisor
|
Joana Gomes Martins (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2017/11/03 | "O nada em potência de tudo"
Supervisor
|
Júlia Costa e Silva Mendes Rodrigues (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2016/10/28 | “Don Giovanni ou o Imorigerado Imortal”
(Thesis) Arguer
|
Paulo Sousa Costa (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
| 2016/08/01 | Júri_arguente principal, das Provas de Programa Doutoral em Música – Especialização em Performance, de Deborah Moraes Gonçalves
de Oliveira, com a tese: “A Expressividade do Corpo na Performance Vocal” - Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação
e Arte, 2016
(Thesis) Main arguer
|
Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
| 2016/06 | "Príncipe Feliz, projeto com o tema: Passados com alma_Teatro com crianças institucionalizadas, no lar de infância e juventude
Obra do Frei Gil"
Supervisor
|
Maria de Fátima Soares (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2015/06/07 | Integra o Júri, na qualidade de arguente principal, das Provas Públicas de Doutoramento em Educação Artística de Georgina
Furtado Franca com a tese: “Uma experiência de intervenção performática em busca de outra Narrativa na aprendizagem da arte”
- FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 7 Junho 2015
(Thesis) Main arguer
|
Georgina Furtado Franca (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
| 2013/12/20 | “Tudo no Lugar Certo”
(Thesis) Arguer
|
Miguel Maia Marques (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
| 2013/06 | "Personagem em tempo real"
Supervisor
|
Rita Rodrigues da Silva Reis (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
| 2012/11/22 | “E se não houver castelo?”
(Thesis) Arguer
|
Sandra Brito (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
|
| 2012/11/22 | “Frida Kahlo: viva la vida”
(Thesis) Arguer
|
Vânia Silva (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
|
| 2011 | "Perfil Adequado"
Supervisor
|
Liliana Margarida Rocha (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
Committee member
| Activity description Role |
Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2021/11/16 - Current | Integra a Comissão de Acessibilidade e Inclusão, por nomeação do presidente da ESMAE para a sua criação.
Member
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2022/04/22 - 2022/05/20 | Integra a Comissão Eleitoral, por nomeação do presedidente da ESMAE, com vista à eleição do(a) Diretor(a) do Departamento
de Teatro da ESMAE
Member
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2020/10/14 - 2021/10/14 | Membro da Subcomissão Científica de Creditação de competências e reconhecimento de graus de Mestrado na área científica de
Artes Cénicas (em conformidade com o artigo 3º, alínea g) do regimento do CTC)
Member
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Conference scientific committee
| Conference name | Conference host | |
|---|---|---|
| 2025/06 - 2025/06 | 9ºeiea_ENCONTRO INTERNACIONAL sobre EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - redes de resistência e transformação | Universidade do Porto - Faculdade de Belas-Artes |
| 2025/05 - 2025/05 | SAR25 - 16th International Conference on Artistic Research | Universidade do Porto - Faculdade de Belas-Artes |
| 2017/09 - 2017/09 | Encontro Cultura Natura | Universidade do Porto e Teatro do Frio, Porto |
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2024 - Current | Oficinas de Interpretação II - Showcase - 3º ano Interpretação - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2024 - Current | Produção II (apoio Voz/Elocução) - 2º ano - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2024 - Current | Produção V (apoio/Interpretação) - 3º ano - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2024 - Current | Voz Canto e Texto II - trabalho de voz-texto - 2º ano Interpretação | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2024 - Current | Voz Canto e Texto III - Teatro Radiofónico - 2º ano Interpretação | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2023 - Current | Laboratório de Criação Teatral - 1º ano MAC - especialização em Criação Teatral | MAC - Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2023 - Current | Criação Cénica - 1º ano MAC - todas as especializações - UC com apresentação pública | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2023 - Current | Projeto de Investigação - 2º ano MAC - especialização em Criação Teatral | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2023 - Current | Introdução ao Projeto - 1º ano Interpretação | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2023 - Current | Residência de Integração - 1º ano Teatro - todas as variantes | Licenciatura em Teatro - todas as variantes | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2022 - Current | LAP - Laboratório de Artes Performativas - 1º ano PDCA | Doutoramento em Criação Artística | Universidade de Aveiro, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
| 2008 - Current | Dissertação ou Projeto ou Estágio - orientação - 2º ano mestrado - especialização: Encenação e Interpretação | Mestrado em Teatro (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2024 - 2024 | Produção I - encenação - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - todas as variantes | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2023 - 2024 | Fórum de Investigação - 1º ano MAC - todas as especializações | MAC - Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
| 2018/03 - 2023/06 | Pesquisa Artística II - 1º ano MAC | Mestrado em Artes Cénicas - especialização: Interpretação e Direção Artística (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2022/03 - 2022/05 | Voz na Interpretação | 1º ano do curso de Artes do Espectáculo, variante de Interpretação | Academia Contemporânea do Espetáculo, Portugal |
| 2017 - 2022 | Projeto Teatral - 1º ano - especialização Interpretação e Direção Artística | Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2007 - 2022 | Oficina de Teatro - 1º ano - Teatro todas as variantes | Licenciatura em Teatro - todas as variantes | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2018/10 - 2019/01 | Interpretação e Projeto II - B. Brecht - 2º ano Interpretação - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - variante Interpetação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2017/10 - 2018/02 | Interpretação e Projeto IV - Gil Vicente - 3º ano Interpretação - UC com apresentação pública | Licenciatura em Teatro - variante Interpretação | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2009/04 - 2017/06 | PESQUISA TEATRAL II - 1º ano - (Pesquisa Prática em Encenação/Direcção de Actores) - UC com apresentação pública | Mestrado em Teatro - especialização: Encenação e Interpretação (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
| 2016 - 2017 | Pós-Graduação em Estudos de Performance - Unidade Curricular: Práticas Performativas | Pós-Graduação em Estudos de Performance (Pós-Graduação) | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
| 2012/09/17 - 2013/02/21 | Licenciatura em Teatro da ESAD.CR. - Unidade Curricular: Encenação no Teatro da Palavra | Licenciatura em Teatro (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
| 2008 - 2009 | Pós-Graduação em Ciências da Voz - Unidade Curricular: Voz Profissional – Voz Falada |
Other jury / evaluation
| Activity description | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2024/04 - 2024/04 | Integra o Júri das provas para a atribuição do Título de Especialista, na área de na área de Artes/Teatro/Interpretação, de António Adérito Lopes – Instituto Politécnico de Lisboa, 15 de abril de 2024. | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| 2024/03 - 2024/03 | Integra o Júri das provas para a atribuição do Título de Especialista, na de área de Teatro, cód. CNAEF 212 - Artes do Espetáculo, de Claire Margaret Binyon – Instituto Politécnico do Porto - ESMAE, 25 de março 2024. | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
| 2024 - 2024 | Provas de qualificação para Doutoramento: Integra o Júri do projeto de investigação apresentado ao Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – FBAUP, com o título: “Não muda o fazer, mas mudou o fazer_percorrer de práticas teatrais e a incorporação dos seus conceitos”, de Sara Vicente, para as Provas de Qualificação do Doutoramento em Educação Artística - FBAUP, 12 junho 2024. | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
| 2020/09 - 2020/09 | Provas de qualificação para Doutoramento: Integra o Júri do projeto de investigação apresentado ao Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – FBAUP, com o título: “Há quanto tempo não estamos aqui? Uma escrita sobre negras práticas teatrais”, de Pedro Vilela, para as Provas de Qualificação do Doutoramento em Educação Artística - FBAUP, 15 setembro 2020. | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
| 2020/09 - 2020/09 | Provas de qualificação para Doutoramento: Integra o Júri do projeto de investigação apresentado ao Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – FBAUP, com o título: “A letra A- Uma carta ao Passado.”, de João Neto Ventura Lança Coelho, para as Provas de Qualificação do Doutoramento em Educação Artística - FBAUP, 15 setembro 2020. | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
| 2019/05 - 2019/05 | Integra o Júri das provas para a atribuição do Título de Especialista na área de Artes/Teatro/Encenação, de Martim Samora Correia Pedroso – Instituto Politécnico de Lisboa, 6 maio 2019. | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| 2019/02 - 2019/02 | Integra o Júri das provas para a atribuição do Título de Especialista na área de Artes/Teatro/Voz/Música, de João Miguel Esgalhado Henriques – Instituto Politécnico de Lisboa, 6 fevereiro 2019. | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| 2018/07 - 2018/07 | Provas de qualificação para Doutoramento: Integra o Júri Projeto de pesquisa apresentado como requisito de qualificação da investigação para acesso ao Programa doutoral em Educação Artística (PDEA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o título: TEATRO EM COMUNIDADES: A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS TEATRAL E O LUGAR DE FALA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, de Wellington Oliveira, 22 junho 2018. | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
| 2018 - 2018 | Provas de qualificação para Doutoramento: Integra o Júri Projeto de pesquisa apresentado como requisito de qualificação da investigação para acesso ao Programa doutoral em Educação Artística (PDEA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o título: “O mundo à cabeça – abordagens teatrais a partir de estudos etnográficos”, de Manuel Fernando Gonçalves Moreira, 22 junho 2018. | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Distinctions
Title
| 2014 | Título de Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Other distinction
| 2003 | Bolsa de Especialização e Valorização Profissional, no estrangeiro, atribuída pelo Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste
Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
