???global.info.a_carregar???
Marketing manager and professor at higher education institutions since 2002. PhD student in Business Sciences, with specialization in Marketing, completed the teaching part of the PhD in Business Economics (Madrid). Master's and Post-Graduate in Marketing, Graduate and Bachelor's in Marketing Management, and holds the Advanced Program of Management for Executives from the Portuguese Catholic University. Holds the titles of Specialist in Management and Administration, and in Marketing and Advertising, awarded by several Polytechnic Institutes. Business consultant and certified trainer, author of the concept and application of Talent Personal Branding, and creator of brands in this area. For more than 20 years, has held management positions in leading organizations, including the vice-presidency of the Digital Marketing Association. In 2025, completed her term as CEO of People Talent - Life Long Learning, a brand she founded.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Sofia Correia da Costa Viana

Nomes de citação

  • Viana, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
F51D-756E-B588
ORCID iD
0009-0002-6618-8184

Endereços de correio eletrónico

  • produtividadeigualalucro@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
Formação
Grau Classificação
2023/10 - 2027
Em curso
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Especialização em Marketing
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2023/06/27
Concluído
Marketing e Publicidade (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/10/01
Concluído
Programa Avançado de Gestão para Executivos (PAGE) (Diploma de especialização)
Universidade Católica Portuguesa Unidade de Investigação em Gestão e Economia, Portugal
2015/12/04
Concluído
Gestão e Administração (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/02/01
Concluído
Marketing e Publicidade (Título de especialista)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2014/04/04
Concluído
Marketing e Publicidade (Título de especialista)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2008 - 2010/05/28
Frequentou
Economia da Empresa (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Marketing
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
19 valores
2008/09/01
Concluído
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
18 valores (Muito Bom com Distinção)
2006/06/01
Concluído
Marketing (Pós-Graduação)
Universidade Independente, Portugal
2006/01/01
Concluído
Certificado de Aptidões Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2002/09/01
Concluído
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2001/07/01
Concluído
Gestão de Marketing (Bacharelato)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
(...)
2020 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2019 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Ensino Lusófona, Portugal
2019 - 2021 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria, Portugal
2008 - 2016 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal
2002 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2002 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2023 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Associação Portuguesa de Marketing Digital, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2002 - 2015 Director de Unidade Orgânica Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2021 Arguente Dissertações Mestrado Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Viana, Carla. "Integrating Digital Skills in Business and Marketing Education: Preparing for a Digital Work Environment". Recife, 2024.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-3-031-74751-9_30
Artigo em revista
  1. Clarisse Toniatti; Maria Manuela Martins Guerreiro; Carla Viana; Luis Pereira. "Emerging Branding Trends in the Post-COVID World". CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (2023): https://www.jsod-cieo.net/journal-tsw/index.php/jtsw/article/view/376.
    10.34623/QSTN-4P54
Capítulo de livro
  1. Carla Viana; Sofia Gomes. "Integrating Digital Skills in Business and Marketing Education: Preparing for a Digital Work Environment". 2025.
    10.1007/978-3-031-74751-9_30
  2. Duarte Xara-Brasil; Carla Viana; Maria Inês F. S. Cruz. "Digitalization and the Consumer Experience". In The Case of the Health Sector in Portugal. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9039-6.ch006
Poster em conferência
  1. Viana, Carla. "Digital Transformation in Healthcare: Consumer Experiencein Portugal’s Health Sector". 2023.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 O Impacte do Youtube Vídeo Selling no Comportamento de Compra de Chocolate na Geração Millennium
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020 - 2021 Emerging Trends on Branding in the Pos-Covid World
Coorientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Distinções

Prémio

2010 Negócio do Ano
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2008 EDP - University Challange
2003 Unidade - ENSIGEST
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2024 Melhor Docente 2023/2024
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Ciências da Administração, Portugal
2023 Medalha de Mérito
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal