???global.info.a_carregar???
Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira Marinho. Concluiu Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho em 2011. É Professor Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa. Especialista em Psicologia da Educação, especialidade avançada em NEE, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e CLINICAL AND HEALTH EDUCATION Specialist pelaEUROPSY. Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 6 trabalhos em atas de eventos, possui 11 capítulos de livros e 1 livro publicados. Envolvimento em projetos de investigação focados no desenvolvimento normativo e atípico, parentalidade, fatores de risco e proteção, psicopatologia do desenvolvimento. Possui 47 itens de produção técnica. Participou em 4 eventos no estrangeiro e 11 em Portugal. Orientou 1 tese de doutoramento e 43 dissertações de mestrado nas áreas de Psicologia e Ciências da Educação; orientadora de estágios curriculares e profissionais em Psicologia. Atualmente orienta 5 dissertações de Mestrado, em Psicologia e Ciências da Educação. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Problemas emocionais e do comportamento, Parentalidade, Intervenção Precoce, Educação Especial, Inclusão, Perturbações do desenvolvimento.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Cristina Moreira Marinho

Nomes de citação

  • Susana Marinho

Identificadores de autor

Ciência ID
F318-F0D3-F5E6
ORCID iD
0000-0001-7864-6774

Endereços de correio eletrónico

  • smarinho@ufp.edu.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 225071300 (Profissional)

Moradas

  • Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa/Universidade Fernando Pessoa. Praça 9 de Abril, 349, 4249-004, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2017
Concluído
Mindfulness para crianças e adolescentes (Practicum) (Curso médio)
Especialização em Psicologia (saúde mental infantil)
Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-estar, Portugal
2014/06/11 - 2014/06/11
Concluído
What Is an Evidence-Based Behavior Intervention? Choosing and Implementing Behavior Interventions That Work (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educational Psychology
National Center on Intensive Intervention (NCII) , Estados Unidos
2011 - 2011
Concluído
Conducting school-based behavioral assessments (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2011
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Problemas Emocionais, Comportamentais e de Realização Escolar: Concepções de Professores do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2010
Concluído
Systematic Reviews: How to critically appraise primary studies (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Curso de Intervenção com PEA baseado no modelo SCERTS (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009
Concluído
PASS Theory and the Assessment Battery (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007
Concluído
21º IAIM Infant Massage Instructor (Curso médio)
Associação Portuguesa de Massagem Infantil, Portugal
2003
Concluído
Curso de Sensibilização/ Iniciação à Língua Gestual Portuguesa (Curso médio)
Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, Portugal
2003
Concluído
VIII Curso Intensivo de Desenvolvimento (0-5 anos) (Curso médio)
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2002
Concluído
Curso Pós-Graduação sobre Perturbações do Desenvolvimento Infantil (Curso médio)
Hospital de Santa Maria, Portugal
1997 - 2000
Concluído
Psicologia da Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
"Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983 - 1988
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/10 - 2011/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001 - 2005 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989/01 - 2005/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental Braga, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09 - 1998/07 Director de Centro de educação especial Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental Braga, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - 2001/06 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 CE/UFP/PI - 111/18: SPED - Saúde e bem-estar em profissionais de saúde: qual o impacto da atividade de trabalho? / Health and well-being in healthcare workers: what is the impact of work activity?
CE/UFP/PI - 111/2018
Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/11/14 - Atual COMTEMP - The Relationship Between Communication Skills, Child Temperament, and Parenting Styles
COMTEMP
Investigador
Universidade Fernando Pessoa Instituto de Investigação Inovação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2017/10/01 - Atual The knots and the ties: Parental risk factors for internalized and externalized problems in children and adolescents
0000
Investigador responsável
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Em curso
2016 - 2022 Investigação no Âmbito da Prática Clínica na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa (CPP-UFP)
Sem financiamento
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mariana Moreira; Gabriela Almeida; Susana Marinho. "Avaliação dos efeitos de um programa de Intervenção Psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar". Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP2017, Porto, 2017.
    Publicado
  2. Susana Marinho; João A. Lopes. "Concepções de professores acerca dos comportamentos problemáticos em sala de aula: Um estudo no ensino básico". Trabalho apresentado em I SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, Braga, 2010.
    Publicado
  3. Susana Marinho. "Impact of Protective factors on Risk Pathways: Emotional and Behavior Problems in the School Context". Trabalho apresentado em I INTERNATIONAL CONGRESS ON FAMILY, SCHOOL AND SOCIETY “SPECIAL EDUCATION”- EDUCARE, Porto, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Susana Marinho; Maria Inês Costa; Ana Isabel Sani. Autor correspondente: Ana Isabel Sani. "The Tangled Web of Adolescent Emotions: Exploring Attachment, Depression, and Suicidal Ideation". Behavioral Sciences 14 X (2025): xxx-xxx.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.3390/xxxxx
  2. Cândida Silva; Susana Marinho; Joana Rocha; Candida Silva. "Perceptions, Knowledge, and Routines of Parents regarding Food Introduction Methods and their Relationship with Speech". Revista Chilena de Fonoaudiología 21 (2022): 1-13. https://doi.org/10.5354/0719-4692.2021.64453.
    Publicado • 10.5354/0719-4692.2021.64453
  3. Joana Rocha; Candida Silva; Susana Marinho. "Perceptions, Knowledge, and Routines of Parents regarding Food Introduction Methods and their Relationship with Speech". Revista Chilena de Fonoaudiología 21 (2022): 1-13.
  4. Joana Rocha; Fabiana de Jesus; Vânia Peixoto; Susana Marinho; Marisa Lousada. "Nonspeech oral motor exercises: Use and knowledge of speech-language pathologists working with people with speech sound disorders". Revista Chilena de Fonoaudiología 21 (2022): 1-19.
    Publicado
  5. Joana Rocha; Fabiana Jesus; Vania Peixoto; Susana Marinho; Marisa Lousada; Joana Rocha ; Peixoto, Vania; Susana Marinho; Marisa Lousa CE12-E6D4-886D. "Nonspeech Oral Motor Exercises: Use and Knowledge of Speech-Language Pathologists Working with People with Speech Sound Disorders". Revista Chilena de Fonoaudiología 21 (2022): 1-19. https://doi.org/10.5354/0719-4692.2022.64331.
    Publicado • 10.5354/0719-4692.2022.64331
  6. Cândida Silva; Susana Marinho; Joana Rocha. "Parents perceptions, knowledge and routines about food introduction methods and its relation with speech". Revista Chilena de Fonoaudiologia 21 (2022): 1-13.
    Publicado
  7. Moreira, Mariana Silva; Almeida, Gabriela Neves; Marinho, Susana Moreira. "Effects of an Educational Psychomotor Intervention program in preschool children". Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity 2 3 (2016): 326-342. http://dx.doi.org/10.17979/sportis.2016.2.3.1563.
    Publicado • 10.17979/sportis.2016.2.3.1563
  8. Susana Marinho; Gabriela Almeida; Mariana Moreira. "Efectos de un programa de Psicomotricidad Educativa en niños en edad preescolar". Sportis. Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad 2 3 (2016): 326-342.
    Publicado • 10.17979/sportis.2016.2.3.1563
  9. Susana Marinho; Maria Concepción Mirassol. "Práticas do Docente de Educação Especial: Uma Outra Visão". Sensos-e: Revista Multimédia de Investigação em Educação 1 2 (2015): 1-11. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6548.
    Publicado
  10. Ana Gomes; Susana Marinho. "Necessidades e Preocupações das Famílias de Crianças com Alterações de Linguagem em Intervenção Precoce". Cadernos da Comunicação e Linguagem 2 2 (2010): 77-92.
    Publicado
  11. Susana Marinho; João A. Lopes. "Concepções de professores acerca dos comportamentos problemáticos em sala de aula: Um estudo no ensino básico [Teachers’ conceptions about behavior problems in the classroom: a study in the elementary school]". Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" 1 (2010): 974-988.
    Publicado
  12. Gomes, Ana; Marinho, Susana. "Necessidades e preocupações das famílias de crianças com alterações de linguagem em intervenção precoce". (2010): http://hdl.handle.net/10284/2962.
  13. Susana Marinho; Ana Gomes; Daniela Vieira; Eva Antunes; Diana Teixeira. "Perturbações do Espectro do Autismo: Avaliação das Competências Comunicativas, Sociais e Linguísticas". Revista da Faculdade de Ciências da Saúde 4 (2007): 268-281.
    Publicado
  14. Andreia Castro; Gabriela Almeida; Susana Marinho. "Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora: A Psicomotricidade no Ensino Superior". Revista da Associação Portuguesa de Psicomotricidade 10 (2007): 59-63.
    Publicado
  15. Marinho, Susana; Gomes, Ana; Vieira, Daniela de Oliveira; Antunes, Eva Bolle; Teixeira, Diana. "Perturbações do espectro do autismo: avaliação das competências comunicativas, sociais e linguísticas". (2007): http://hdl.handle.net/10284/454.
  16. Susana Marinho; Ana Pacheco; Márcia Cardoso; Joana Almeida; Joana Figueiredo; Elisa Ferreira; Tatiana Cruz. "Avaliação e Intervenção nos Distúrbios da Linguagem". SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença 2 2 (2006): 289-308.
    Publicado
  17. Susana Marinho. "Quem Sou Eu: Um estudo sobre o Auto-conceito em Crianças e Pré-adolescentes com Deficiência Mental Ligeira". SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença 9 1 (2002): 9-22.
    Publicado
  18. Susana Marinho. "Distúrbios Emocionais e do Comportamento em Crianças e Adolescentes com Deficiência Mental.". Revista Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 6 1 (2001): 59-78.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Susana Marinho. "Intervenção Comunicativa nos Problemas de Comportamento", SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença, 2004
  2. Susana Marinho. "Educação e Transição para a Vida Adulta de Crianças e Jovens com Deficiência Acentuada", Comunicar/Repensar a Diferença, 2002
  3. Susana Marinho. "Desenvolvimento Social e Emocional na Infância: os primeiros passos.", SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença, 2001
  4. Susana Marinho. "Maus-tratos Infantis: Uma Trajectória de Risco", Revista SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença, 2000
Capítulo de livro
  1. Susana Marinho; Alves, Sónia Alexandra de Almeida Santos Pimentel ; Fonte, C.. Autor correspondente: Susana Marinho. "Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness: Intervenção em grupo com crianças e adolescentes". In Manual de Intervenção Psicológica em Grupos, editado por Rute F. Meneses. Portugal: Pcator, 2025.
    Em revisão
  2. Marianne Carvalho; Susana Marinho. "O BRINCAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL". In Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos. Brasil: CONHECIMENTO EDITORA em parceria com a PAIDEIA, 2023.
    Publicado
  3. Susana Marinho; Marie Seltzer. "Problemas de Comportamento ou Quando a Ansiedade Surge Mascarada na Infância: Um Caso Clínico". In Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: Estudo de casos da psicologia clínica e da justiça, editado por Carla Fonte; Sónia Caridade, 39-58. Portugal: Pactor, 2022.
    Publicado
  4. Lygia Senhoreto; Susana Marinho. "O Processo de Inclusão dos Alunos com NEE: Um estudo comparativo entre Escolas da Rede Privada de Ensino". In Reflexões sobre a Educação no Século XXI: Da tecnologia à Inclusão, editado por Paulo Sérgio Araújo; Daniely Rosa Lana Araújo; Luís Borges Gouveia. Belo Horizonte, Brasil: Publicações Conhecimento - Paideia, 2022.
    Publicado
  5. Lúcia Távora; Susana Marinho. "Desenvolvimento Típico e Atípico: o papel dos serviços de apoio à infância na educação inclusiva precoce". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, editado por Gouveia, Luis Borges; Fátima Coelho. Belo Horizonte, Brasil: Publicações Conhecimento - Paideia, 2022.
    Publicado
  6. Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima; Susana Marinho; Peixoto, Vania; Pedro Lucas Lima; Susana Marinho. "Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)". In Reflexões sobre a Educação no Século XXI: da Tecnologia à Inclusão, editado por Paulo Sérgio Araújo; Daniely Rosa Lana Araújo; Luís Borges Gouveia, 90-107. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento Editora, 2022.
    Publicado
  7. Pedro Lucas Lima; Susana Marinho; Peixoto, Vania. "Modelo SCERTS: Uma Prática de Inclusão para Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)". editado por Paulo Sérgio Araújo; Daniely Rosa Lana Araújo; Luís Borges Gouveia, 90-107. Brasil: Publicações Conhecimento - Paideia, 2022.
  8. Susana Marinho; Cândida Silva; Ana Filipa Santos. "A importância da alimentação infantil". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Edições Fernando Pessoa, 2021.
    Publicado
  9. Susana Marinho. "Perturbações do Espectro do Autismo e problemas emocionais e do comportamento: Cruzando saberes [Autism Spectrum Disorders and emotional and Behavioral Problems: Crossing Knowledges]". In TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E FONOAUDIOLOGIA: Atualização multiprofissional em saúde e educação, 73-84. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2013.
    Publicado
  10. Alexandre Frey P.Almeida; Rute Meneses; Susana Marinho; Carla Fonte; Susana Vaz Freitas. "Práticas interdisciplinares na Clínica Pedagógica de Terapia da Fala: O contributo da Psicologia [Interdisciplinary practice in the Pedagogical Clinic of Speech Therapy: Psychology contributions]". In Contextos da Audiofonologia., 63-84. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2010.
    Publicado
  11. Susana Marinho. "Efeitos da intervenção na leitura nas competências sociais e desempenho escolar de crianças com perturbações emocionais e do comportamento[Impact of Reading intervention on social skills and academic achievement in children with emotional and behavioral disorders]". In Contextos da Audiofonologia, 189-199. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2010.
    Publicado
  12. Pinto, Alexandre; Meneses, Rute; Marinho, Susana; Fonte, Carla; Freitas, Susana Vaz. "Práticas interdisciplinares na Clínica Pedagógica de terapia da fala – o contributo da psicologia". Edições Universidade Fernando Pessoa, 2010.
Entrada de dicionário
  1. Susana Marinho. "Perturbações Disruptivas do Controlo dos Impulsos e do Comportamento". In Comportamento e Saúde Mental. Pactor, 2019.
    Publicado
  2. Susana Marinho. "Perturbações do Neurodesenvolvimento". In Comportamento e Saúde Mental. Pactor, 2019.
    Publicado
  3. Susana Marinho. "Perturbações da Eliminação". In Comportamento e Saúde Mental, editado por Ana Sani; Carla Fonte; Laura Nunes; Sónia Alves; Sónia Caridade; Rui Estrada. Pactor, 2019.
    Publicado
  4. Susana Marinho. "Perturbação de Hiperatividade/Défice de atenção". In Comportamento e Saúde Mental, editado por Ana Isabel Sani; Carla Fonte; Laura Nunes; Sónia Alves; Sónia Caridade; Rui Estrada. Pactor, 2019.
    Publicado
  5. Susana Marinho. "Psicologia da Educação". In Comportamento e Saúde Mental. Pactor, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Susana Moreira Marinho. Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal [Psychopathology and mental disability: fragments in the crystal]. Braga, Portugal: Edições APPACDM. 2000.
    Publicado
Manual
  1. Susana Marinho. Manual de Docência de Psicopedagogia. Portugal. 2009.
  2. Susana Marinho. Manual de Doência de Psicopedagogia Aplicada. Portugal. 2009.
  3. Susana Marinho. Manual de Doência de Intervenção Precoce. Portugal. 2009.
  4. Susana Marinho. Manual de Docência de Fundamentos da Reabilitação. 2009.
  5. Susana Marinho. Manual de docência de Psicopedagogia Terapêutica. 2009.
  6. Susana Marinho. Manual de docência de Educação Especial. 2009.
  7. Susana Marinho. Manual de docência de Psicologia Aplicada. 2009.
  8. Susana Marinho. Manual de Docência de Psicopedagogia Terapêutica. Portugal. 2008.
  9. Susana Marinho. Manual de Docência de Intervenção Precoce. Portugal. 2007.
  10. Susana Marinho. Manual de Docência de Educação Especial. Portugal. 2007.
  11. Susana Marinho. Manual de Docência de Psicopedagogia Aplicada. Portugal. 2007.
  12. Susana Marinho. Manual de docência de Fundamentos de Reabilitação. Portugal. 2007.
Poster em conferência
  1. Susana Marinho; Lúcia Távora. "Estilos Parentais e Perceção de Autoeficácia em pais de crianças dos 0 aos 6 anos: F. de risco e proteção no desenvolvimento". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional OFEI - Semana da Infância, 2021.
  2. Helena Neto; Fátima Maia; Susana Marinho. "The speech and language therapist contribution to children and adolescents with multiple disabilities in the school context". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Terapia da Fala, 2020.
  3. Susana Marinho; Sónia Alves; Sónia Caridade; Ana Isabel Sani. "OS NÓS E OS LAÇOS: Risco parental e problemas de internalização e externalização em crianças e adolescentes". Trabalho apresentado em 4º CONGRESSO ORDEM DOS PSICOLOGOS PORTUGUESES, 2018.
  4. Candida Silva; Joana Rocha; Susana Marinho; Vânia Peixoto. "The Perception of Parents about the Importance of feeding in Speech.". Trabalho apresentado em 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  5. Susana Marinho; Alves, Sónia; ´Sani, A.; Caridade, S.. "Os Nós e os Laços: Fatores de risco parental na manifestação de problemas de internalização e externalização em crianças e adolescentes". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  6. Susana Marinho; Bruna Lima; Joana Cruz. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita". Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional, 7º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2012.
  7. Susana Marinho; Bruna Lima; Diana Moreira; Jessica Rodrigues; Sara Correia; Sara Guedes. "Promoção da Literacia no Contexto Familiar: O Papel do Terapeuta da Fala". Trabalho apresentado em I Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da UFP., 2011.
  8. Susana Marinho; Ana Gomes; Daniela Vieira; Eva Antunes. "AUTISM SPECTRUM DISORDERS: ASSESSMENT OF COMMUNICATIVE, SOCIAL AND LINGUISTIC SKILLS". Trabalho apresentado em I INTERNATIONAL CONGRESS ON FAMILY, SCHOOL AND SOCIETY “SPECIAL EDUCATION”- EDUCARE, 2009.
  9. Susana Marinho; Andreia Pereira. "Psychomotor Intervention in a Clinical Case of a 9 years old child with Learning Disabilities". Trabalho apresentado em 4th European Congress of Psychomotricity - Crossing Borders, 2008.
Resumo em conferência
  1. Susana Marinho; Alves, Sónia Alexandra de Almeida Santos Pimentel ; Ana Sani; Sónia Caridade. "“Os Nós e os Laços”: Risco Parental e Problemas de Internalização e Externalização em Crianças e Adolescentes". Trabalho apresentado em the 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
    Publicado
  2. Susana Marinho; Alves, Sónia; Sani, Ana; Caridade, S.; Sani, Ana Isabel; Caridade, Sónia. "“Nós e os Laços”: Risco parental e problemas de internalização e de externalização em crianças e adolescentes". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, Braga, 2018.
    Publicado
  3. Susana Marinho; João A. Lopes. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DOS PROBLEMAS EMOCIONAIS, COMPORTAMENTAIS E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO BÁSICO". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, 2011.
    Publicado
  4. Susana Marinho; João A. Lopes. "Patterns of classroom learning and behavior problems in junior high school students". Trabalho apresentado em 35th Annual Teachers Educators For Children with Behavioral Disorders Conference, Tempe, Arizona, 2011.
    Publicado
  5. Susana Marinho; Eva Antunes; Ana Gomes; Daniela Vieira. "AUTISM SPECTRUM DISORDERS: ASSESSMENT OF COMMUNICATIVE, SOCIAL AND LINGUISTIC SKILLS". 2009.
    Publicado
  6. Andreia Pereira. "Psychomotor Intervention in a Clinical Case of a 9 years old child with Learning Disabilities". Trabalho apresentado em 4th European Congress of Psychomotricity “Crossing Borders”, Amsterdam, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "CORRER RISCOS: ESTILOS PARENTAIS, INTERNALIZAÇÃO E EXTERNALIZAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2024.
  2. "A Perceção dos Pais sobre Práticas Parentais e a Relação com Problemas de Internalização e Externalização nos Adolescentes". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2024.
  3. Costa, Maria Inês Madureira Bolota Salgado e. "A perceção dos adolescentes face à vinculação, depressão e ideação suicida". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10284/11565.
  4. Araújo, Maria da Conceição Costa. "O envolvimento parental da família pela escola regular no processo de formação de alunos com NEE". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10742.
  5. Lima, Pedro Lucas Costa e Lopes de. "Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10741.
  6. Monteiro, Catarina Vieira. "Práticas parentais e problemas emocionais e do comportamento: a perspetiva de adolescentes". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10778.
  7. Garcia, Sophie. "Avaliação da ansiedade dentária na consulta de medicina dentária: perspetiva de crianças e pais em Portugal e França". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10564.
  8. Souza, Lygia Cristina Senhoreto de. "O processo de inclusão dos alunos com NEE: um estudo comparativo entre escolas particulares". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10114.
  9. Feitosa, Maria Aparecida Ferreira Gaia Lima. "Comunicação: práticas de professores do 1º ao 9º ano numa perspectiva inclusiva em escolas públicas na cidade de Maceió". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10136.
  10. Távora, Lúcia Menezes. "Estilos parentais e perceção de autoeficácia em pais de crianças dos 0 aos 6 anos: interface com fatores de risco e proteção no desenvolvimento precoce". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/8460.
  11. d’Azevedo, Patrícia Balzana. "Bruxismo e ansiedade na infância: contributos para uma terapêutica multidisciplinar". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/9271.
  12. Moreira, Ana Elisa Infante. "Avaliação e gestão da ansiedade dentária na consulta de odontopediatria: revisão narrativa". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/9426.
  13. Lima, Márcia Silva. "Alterações comportamentais na perturbação de hiperatividade/défice de atenção: controlo comportamental de interesse odontológico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10284/9233.
  14. Silva, Jorge Adriano Pires. "Representações sobre a aquisição da língua inglesa por estudantes brasileiros surdos: um estudo exploratório e fenomenológico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7379.
  15. Casteluber, Michelli Amaral. "A gestão escolar na sinalização do aluno com suspeita de Perturbação de Hiperatividade/ Déficit de Atenção (PHDA)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6847.
  16. Medina, Tânia Caroline Augusto. "Educação ambiental: uma estratégia colaborativa para mudança do comportamento de crianças em risco social". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6832.
  17. Maia, Verônica Cajaiba. "Intervenção precoce: uma análise da satisfação das famílias apoiadas no Município de Jequié". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6918.
  18. Barros, Cecília Georgina Domingues Gonçalves. "Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Bullying em contexto escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6521.
  19. Gonçalves, Ana Rita Ferreira. "O intérprete de língua gestual portuguesa e os seus desafios em sala de aula: metodologias a adotar na colaboração professor-intérprete". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6620.
  20. Silva, Cândida Olívia Barbosa da. "A perceção dos pais sobre a importância da introdução da alimentação no desenvolvimento da fala". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6216.
  21. Pacheco, Jessica. "O impacto das necessidades educativas especiais na família: perceções dos pais e cuidadores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5935.
  22. Oliveira, Diana Alexandra da Silva. "Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5014.
  23. Moreira, Mariana Silva Costa. "Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no neurodesenvolvimento e capacidade de aprendizagem em crianças no pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4887.
  24. Nunes, Maria do Rosário da Silva. "Estilos parentais e stress parental em pais com crianças em idade precoce". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4756.
  25. Rua, Adriana Elena Rodrigues. "Contributo para o desenvolvimento de um instrumento de investigação neuropsicológica: um estudo de validação da BIN em crianças portuguesas de 7 anos". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5192.
  26. Santos, Vera Cristiana Carrasquinho Mira dos. "Análise da influência reciproca entre competências matemáticas e competências de literacia emergente na educação Pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4810.
  27. Faria, Mariana Pereira Vieira de. "A transição para a vida pós-escolar dos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) numa escolaridade de 12 anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4709.
  28. Pinto, Paula Margarida de Almeida. "Atitudes dos professores do 1º Ciclo face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4710.
  29. Pinto, Ângela Daniela Moreira. "Competências sociais, problemas de comportamento e competências académicas: um estudo no 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4809.
  30. Saraiva, Isabel Margarida da Silva Vieira Neto. "Intervenção precoce na infância. PIIP que rumo?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4228.
  31. Mirassol, Maria Concepcion Alves. "Práticas do docente de educação especial: uma outra visão". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4220.
  32. Benevides, Joana da Costa. "Impacto das perturbações do espectro do autismo nas figuras parentais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4528.
  33. Pereira, Dora Isabel Aleixo. "Famílias de crianças com necessidades educativas especiais e a equipa de intervenção precoce: que relação?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3802.
  34. Gonçalves, Ana Tânia Santos. "Estilos parentais e o seu impacto no sucesso escolar dos alunos: um estudo numa escola TEIP 2". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3840.
  35. Gesteiro, Marta Raquel Ferreira. "A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4232.
  36. Cardoso, Ana Cristina das Neves Marques. "Inclusão: reflexão sobre as atitudes e as práticas docentes". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/7002.
  37. Vicente, Olga Pereira. "Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3877.
  38. Marques, Hélder Augusto Carreira. "Trissomia 21 e comportamentos disruptivos em sala de aula: estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3824.
  39. Rodrigues, Maria de Fátima Alves Gonçalinho da Silva. "A criança com Trissomia 21 e os fatores ambientais: um estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4185.
  40. Silva, Ana Margarida Ferreira. "Orientação vocacional para jovens com limitações ao nível das funções intelectuais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3878.
  41. Lima, Bruna Filipa Ribeiro. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2786.
  42. Marinho, Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira. "Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar : concepções de professores do Ensino Básico". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/14032.
  43. Magalhães, Emília Madalena Freire de. "Intervir precocemente: um estudo de caso à luz da psicologia". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10284/1578.
  44. Dias, Maria João Carvalho Ramos. "Comportamentos, atitudes e valores dos alunos numa sociedade tolerante". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10284/1408.
  45. Fernandes, Maria de Fátima Valente Martins. "Que intervenção precoce (? ¿): satisfação das famílias em intervenção precoce". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10284/1564.

Outros

Outra produção
  1. Projecto Educativo da APPACDM Distrital de Braga. 1996. Susana Marinho; Maria Goretti Ribeiro; Ana Paula Pereira; Fátima Moreira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06/13 "PAPIS - Um Programa de Promoção de Competências Parentais" Dias da Psicologia
Nucleo Psicologia da Associação de Estudante da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2019/06/13 “Adaptação e Validação da Escala de Ajustamento Parental e Familiar (PAFAS) para a população portuguesa” Dias da Psicologia
Nucleo Psicologia da Associação de Estudante da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2019/04/09 "Os Nós e os Laços: Risco parental na manifestação de problemas de externalização e internalização em crianças e adolescentes" Dias da Psicologia
Nucleo Psicologia da Associação de Estudante da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2017 Investir na Infância como Fator de Desenvolvimento da(s) Comunidade(s): Abordagens baseadas na evidência I Encontro de Psicologia - Centro Histórico do Porto
União de Freguesias do C. Histórico do Porto & Ordem dos Psicólogos Portogueses (região Norte) (Porto, Portugal)
2016 Liderança na sala de aula DEBATER A LIDERANÇA NA ESCOLA E EM CASA
I Have the Power (Porto, Portugal)
2014 Contributos para a promoção de trajetórias de desenvolvimento saudáveis na infância 10º Congresso Internacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Porto, Portugal)
2012 Perfis comportamentais e de realização escolar em alunos do Ensino Básico: A perceção dos professores 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2011 Concepções de professores acerca dos problemas emocionais, comportamentais e de aprendizagem em sala de aula: Uma abordagem no ensino básico XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña / Universidade do Minho (Coruña, Espanha, Espanha)
2011 Patterns of classroom learning and behavior problems in junior high school students 35th Annual Teacher Educators for Children with Behavioral Disorders - TECBD Conference
Arizona State University (Tempe, Phoenix, Estados Unidos)
2010 A Terapia Expressiva na intervenção psicomotora com crianças IX CONGRESSO MONDIALE DI PSICOMOTRICITÁ: LE INTELIGENZE DEL CORPO
Centro Italiano Studi e Ricerche in Psicologia e Psicomotricità (Verona, Itália)
2010 Concepções de professores acerca dos comportamentos problemáticos em sala de aula: Um estudo no ensino básico I SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”.
Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2010 “It takes a village to raise a child”: O Papel do Psicólogo na Intervenção Precoce Seminário Intervenção Psicológica ao Longo do Ciclo Vital
UFP (Porto, Portugal)
2009 Maus tratos infantis: Uma trajectória de risco para a Aprendizagem 3º Encontro Maus tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica
ASAS (Maia, Portugal)
2009 Envelhecimento (aging): A dimensão psicológica SABER VIVER MELHOR
UFP (Ponte de Lima, Portugal)
2009 Impact of Protective factors on Risk Pathways:Emotional and Behavior Problems in the School Context I INTERNATIONAL CONGRESS ON FAMILY, SCHOOL AND SOCIETY “SPECIAL EDUCATION”- EDUCARE
Universidade Fernando Pessoa/Fundação Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2009 Problemas Emocionais e de Comportamento e Realização Escolar: Concepções de Professores do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico I Mostra de Trabalhos de Doutoramento da EPsi
Direcção do Curso de Doutoramento em Psicologia (Braga, Portugal)
2009 (In)ACESSIBILIDADES: Risco ou Desafio? Sensibilização para a acessibilidade
ESCE ( Valença, Portugal)
2008 “Para uma prática interdisciplinar com alunos especiais” Jornadas de Terapia da Fala
Ess/FCS (Porto, Portugal)
2007 “Efeitos da intervenção na leitura nas competências sociais e desempenho escolar de crianças com perturbações emocionais e de comportamento 3º Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala
UFP (Porto, Portugal)
2007 Contributo da Psicologia para as Práticas Interdisciplinares Jornadas de Psicologia: Psicologia em Mudança
FCHS (Porto, Portugal)
2007 “A Transição para a Vida Adulta de Jovens com Necessidades Especiais”, Seminário “A Inserção Profissional da Pessoa com Deficiência como chave para a Inclusão Social”,
APADIMP (Penafiel, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/11 - 2022/02 MODELO SCERTS: UMA PRÁTICA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO (PEA)
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2019/11 - 2022/01 O ENVOLVIMENTO PARENTAL DA FAMÍLIA PELA ESCOLA REGULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS COM NEE
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2020/05 - 2021/11 Crescer no Desassossego: Risco, Proteção e Resiliência na Psicopatologia do Desenvolvimento
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2018/03 - 2021/11 "Meu filho meu mundo ou nosso mundo?" Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA.
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2018/02 - 2021/11 PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE/DÉFICE DE ATENÇÃO E LABILIDADE EMOCIONAL NA ESCOLA INCLUSIVA
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2020/07 - 2021/07/29 Avaliação da Ansiedade Dentária na Consulta de Medicina Dentária: Perspetiva de Crianças e Pais em Portugal e França
Orientador
Medicina Dentária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
2020/12 - 2021/07 Saúde Oral e Odontopediatria na Perturbação do Espectro do Autismo: Revisão Narrativa
Orientador
Medicina Dentária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
2020/10 - 2021/07 O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEE: Um estudo comparativo entre escolas particulares
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/09 - 2021/07 "COMUNICAÇÃO: Práticas de professores do 1º ao 9º ano numa perspectiva inclusiva em escolas públicas na cidade de Maceió"
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/10 - 2021/04 CONTEXTO SOCIOFAMILIAR E PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO MUNICÍPIO DE RIO DAS FLÔRES
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
FCHS - UFP, Portugal
2020/04/20 - 2020/09/03 Avaliação e gestão da ansiedade dentária na consulta de odontopediatria: revisão narrativa
Orientador
Medicina Dentária (Mestrado)
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa - Porto, Portugal
2019/09/19 - 2020/06/23 Bruxismo e ansiedade na infância: Contributos para uma terapêutica multidisciplinar
Orientador
Medicina Dentária
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa - Porto, Portugal
2019/07/10 - 2020/06/19 Alterações comportamentais na Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: controlo comportamental de interesse odontológico
Orientador
Medicina Dentária (Mestrado)
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa - Porto, Portugal
2018/11/26 - 2020/01/22 Estilos Parentais e Perceção de Autoeficácia em pais de crianças dos 0 aos 6 anos: Interface com fatores de risco e proteção no desenvolvimento precoce
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/09/12 - 2019/02/22 “Representações sobre a Aquisição da Língua Inglesa por Estudantes Brasileiros Surdos: Um Estudo Exploratório e Fenomenológico”
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2018/04/26 O INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA E OS SEUS DESAFIOS EM SALA DE AULA: METODOLOGIAS A ADOTAR NA COLABORAÇÃO PROFESSOR-INTÉRPRETE
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2018/03/07 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESTRATÉGIA COLABORATIVA PARA MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS EM RISCO SOCIAL
Orientador
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2018 INTERVENÇÃO PRECOCE: UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DAS FAMÍLIAS APOIADAS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ.
Orientador
2014 - 2018 Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Bullying em contexto escolar
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 O Impacto Das Necessidades Educativas Especiais Na Família: Implicações, Dificuldades e Perceções Dos Pais e Cuidadores
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Orientador
2015 - 2015 Práticas Educativas e Stress Parental em Crianças com Idades Precoces
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 O PERCURSO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DIFICULDADE INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTAL (DID), NA ESCOLA INCLUSIVA DE HOJE, NUMA ESCOLARIDADE DE 12 ANOS
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 ATITUDES DOS PROFESSORES DO 1º CICLO FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 Autoconceito, Autoestima e Rendimento Académico em Alunos do 11º ano de Escolaridade nos Cursos de Ciências e Tecnologias e Cursos Profissionais
Orientador
Ciências Sociais - Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2015 Avaliação dos efeitos de um programa de intervenção psicomotora precoce no desenvolvimento e aprendizagem de crianças no pré-escolar
Orientador
2012 - 2015 Contributo para o Desenvolvimento de um Instrumento de Investigação Neuropsicológica: Um estudo de Validação da BIN em crianças portuguesas de 7 anos
Orientador
Ciências Sociais - Psicologia (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - 2014 Competências Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Académicas no 2º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - 2014 Análise da Influência Recíproca entre competências matemáticas e competências de literacia emergente na educação pré-escolar
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais, em risco desenvolvimental e a equipa de Intervenção Precoce, que relação?
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 A Percepção dos Professores de Educação Especial acerca da eficácia dos apoios personalizados a alunos Disléxicos
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Orientação Vocacional de Jovens com Limitações ao Nível das Funções Intelectuais
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Estilos Parentais: O Impacto no sucesso escolar dos alunos
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Trissomia 21 e comportamentos disruptivos na sala de aula: Um estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 A valorização da Expressão Plástica no desenvolvimento da criança em idade Pré-Escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Inclusão: Reflexão sobre as atitudes e as práticas docentes
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Impacto das Perturbações do Espectro do Autismo nas Figuras Parentais
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Práticas do Docente de Educação Especial: Uma outra visão
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 O PIIP - Que Rumo?
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 A Criança com Sindrome de Down e os Fatores Ambientais: Um estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Intervir Precocemente: Um Estudo de Caso à Luz da Psicologia
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Que Intervenção Precoce: A satisfação das famílias em intervenção Precoce
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Comportamentos, atitudes e valores dos alunos numa sociedade tolerante
Orientador
Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 IV Congresso Ibérico de Educação Especial
Congresso (Outra)
1994 - 1994 II simposio Comunicar/Repensar a Diferença
Simpósio (Outra)
1989 - 1989 I Simposio Deficientes e Deficiência Mental
Simpósio (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 “Educação e Formação para Um Desenvolvimento Sem Desigualdades”
Encontro
Ciclo de Conferências 2018
(SPZN/FNE; UGT Porto, Portugal
2017 - 2017 O Eu e o Mim: O desencontro na narrativa identitária de uma Psicóloga Clínica-Docente
Encontro
I Colóquio sobre "O Estado da Arte" da Gestão de Conflitos em Portugal
FCHS - UFP, Portugal
2017 - 2017 Investir na Infância como Fator de Desenvolvimento da(s) Comunidade(s): Abordagens baseadas na evidência
Encontro
I Encontro de Psicologia, org. por
União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2017 - 2017 A importância do brincar para a criança
Encontro
Dias (R)Evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia da UFP, Portugal
2014 - 2014 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Congresso
10º Congresso Nacional de Psicologia da saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
2014 - 2014 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Congresso
10º COngresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
2014 - 2014 IV Congresso Ibérico de Educação Especial
Congresso
IV Congresso Ibérico de Educação Especial
2014 - 2014  III Congresso Internacional de Intervenção Psicológica:
Congresso
 III Congresso Internacional de Intervenção Psicológica:Capacitar a Escola em Tempos de Crise
Universidade Lusíada, Portugal
2012 - 2012 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
Congresso
12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA _IU, Portugal
2012 - 2012 Saberes em Conversa
Encontro
Sexualidades e Deficiência
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 II Jornadas Científicas de Psicomotricidade
Encontro
II Jornadas Científicas de Psicomotricidade
Associação Portuguesa de Psicomotricidade - Secção Norte, Portugal
2011 - 2011 XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Congresso
XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da coruña/Universidade do Minho, Espanha
2011 - 2011 35 th annual conference of Teacher Educators for Children with Behavioral Disorders (TECBD)
Conferência
The 35th Annual TECBD Conference On Severe Behavior Disorders of Children and Youth
TECBD - Teacher Educators for Children with Behavioral Disorders, Estados Unidos
2010 - 2010 I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em contextos educativos
Seminário
2009 - 2009 3º Encontro ASAS - Maus tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica
Encontro
3º Encontro ASAS - Maus tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica
ASAS - Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
2009 - 2009 I International Congress on family, school and society Special Education - EDUCARE
Congresso
I INTERNATIONAL CONGRESS ON FAMILY, SCHOOL AND SOCIETY “SPECIAL EDUCATION”
Universidade Fernando Pessoa/Fundação Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 I Mostra de Trabalhos de Doutoramento
Seminário
I Mostra de Trabalhos de Doutoramento da Escola de Psicologia
Escola de Psicologia - Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/01/22 Perspetivas sobre a Transição para a Vida Pós-escolar de Alunos com Dificuldade Intelectual
Arguente
Maria do Rosário de Araújo Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 "Práticas Educativas Parentais Positivas: Elaboração e Aplicação de um Programa a Cuidadoras de Crianças dos 3 aos 6 anos que Frequentam um Centro Comunitário do Grande Porto" Ana Isabel Mota Rocha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014/12/12 “A avaliação da comunicação da criança com perturbação do espetro do autismo: perspetiva de pais e de profissionais.”
Arguente principal
Luísa Hedviges Lopes de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 O contributo da música do desenvolvimento social, comunicacional e emocional da Pessoa com Perturbação do espetro do autismo Patricia Raquel Martins Ferreira Duarte da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, Portugal
2014 A formação e a colaboração dos docentes para uma resposta educativa às crianças com necessidades educativas especiais, numa perspetiva inclusiva Ana Carla FIgueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, Portugal
2014 Estimulação Multissensorial: contributo de um equipamento para o desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades educativas especiais Rui Eduardo Castro Alves (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 A Cooperação entre educadores de infância e docentes de Educação Especial na Inclusão de crianças com NEE. E as crianças indigo? Qual o seu lugar? Célia Francisco Romão (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 O novo programa da Matemática do Ensino Básico como fator de aprendizagem e de inclusão Maria Isabel Martins de Sousa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Perceção dos Educadores de Infância sobre a importância do brincar no infantário Micaela Vitorina Pereira Henriques (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 “A inclusão dos alunos com perturbações do espectro do autismo nas aulas de Educação Física” Nuno Tiago de Campos Timóteo Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, Portugal
2013 “A Formação de Professores e a Inclusão de Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo Anabela Gonçalves Esteves (Mestrado)
2013 Transição do 1.º ciclo para o 2.º ciclo de uma aluna com perturbação do espectro do autismo Sandra de Bessa Neto (Mestrado)
2013 Jogo e Competências Sociais no Meio Escolar João Armindo da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 A reação dos pais ao nascimento de uma criança com deficiência mental - implicações educacionais Cláudia Margarida Lourenço Marquês (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 TRANSTORNOS MENTAIS. CRENÇAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FACE A DOENTES E DOENÇAS MENTAIS Raquel Alexandra Nunes Roque dos Santos Luis (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Gerontopsicomotricidade: Programa de Incidência Preventiva Diana Oliveira Barbosa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Estilos Parentais e o seu Impacto no Sucesso Escolar dos Alunos: Um estudo numa Escola TEIP2 Ana Tânia Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 As atitudes dos Pais perante a Inclusão de crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção Cláudia Teresa Porém Luís Carvalho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Trissomia 21 e comportamentos disruptivos em sala de aula: Estudo de caso Helder Augusto Carreira Marques (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Famílias de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e a Equipa de Intervenção Precoce: Que relação? Dora Isabel Aleixo Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Regulação dos Afetos e Expressão Facial das Emoções em Arteterapia: Um estudo de caso Paula Maria Marta Ribeiro da Cruz (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Orientação Vocacional para jovens com limitações ao nível das funções intelectuais Ana Margarida Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Perceções dos Professores de Educação Especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia Olga Pereira Vicente (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 A valorização da Expressão Plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situação de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE Marta Raquel Ferreira Gesteiro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 O jogo dramático no ensino básico: Aplicação em crianças do 4º ano do 1º ciclo Marta Sofia Rodrigues Melrinho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Percurso escolar de jovens adultos sobredotados: análise dos fatores socioemocionais, familiares e académicos Carla Alexandra Teixeira Ganhão Victorino (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Deficiência Mental e Inclusão: Opiniões e percepções dos professores sobre os princípios e as práticas inclusivas aplicadas aos alunos com Deficiência Mental Maria Filomena Costa Gouveia de Almeida Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Disortografia: A escrita criativa na reeducação da escrita Carlos Jorge Ferreira Casal (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 As representações dos professores acerca da participação de alunos com NEE em diversas atviidades escolares Liliiana Raquel de Oliveira Ventura (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 A surdez na multideficiência: Estudo de caso Cátia Sofia Tomé Bernardes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A Inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo nas Aulas de Ed. Física do Pré-Escolar ao 9º ano, no Conceho de Vila Nova de Gaia Carla Isabel Mesquita de almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, Portugal
2012 As dificuldades de tomada de decisão vocacional e o auto-conceito em alunos do 8º e 9º anos de escolaridade Carina Melissa dos Santos Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A relação entre o apoio parental e os hábitos de estudo Teresa Maria d'Alte Carvalho Fontes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A memória de trabalho auditiva em crianças com Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção - PHDA Rita Cristina Corrêa de Faria (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Autismo e a inclusão escolar - Revisão de Literatura Diana Sofia Pereira Guimarães Teixeira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 "Intervenção Psicomotora numa criança com diagnóstico de sindrome de Asperger em co-morbilidade com PHDA Tânia Marina Palma Ribeiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Variáveis de Aprendizagem e o Auto Conceito em Alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade Tatiana Centeno Marta (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Deficiência Intelectual: Integração na Sociedade Ana Alexandrina Carvalho de Sousa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A satisfação profissional e a intervenção precoce - alunos em escolas com e sem NEE Ana Cláudia Vigário Santos Reis (Mestrado)
2012 “A aprendizagem cooperativa e o ensino na educação dos alunos com perturbações do espectro do autismo: comparação entre as escolas dos 3º e 4ºs anos com e sem UEEA Liliana Catarina Florim Semblano Teixeira (Mestrado)
2011 Consciência Fonológica e Aprendizagem da Leitura e da Escrita Bruna Filipa Ribeiro Lima (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Intervenção Psicomotora numa Criança com disfluência verbal Soraya González Viana (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 As Dificuldades da Família Cuidadora do Doente Vítima de AVC Gilberto Jorge Cardoso Queirós (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Intervir precocemente: Um estudo de caso à luz da Psicologia Emilia Madalena Freire Magalhães (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Os Perfis Psicomotores dos Adolescentes Institucionalizados do Lar São José Joana Felgueiras (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 "Evolução dos Factores Psicomotores numa criança com atraso global do desenvolvimento e perturbação de hiperactividade e défice de atenção Bárbara Inês Oliveira Monteiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Que Intervenção Precoce? Satisfação das Famíias em Intervenção Precoce Maria de Fátima Valente Martins Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2009 Comportamentos, atitudes e valores numa sociedade tolerante Maria João Carvalho Ramos Dias (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/07/14 - 2021/07/16 Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: Educação Inclusiva, Intervenção Precoce e Perturbação do Espectro do Autismo. https://conlubra2021.weebly.com/
2019/08/28 - 2019/08/30 II Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro do Autismo (CONLUBRA) Instituto de Educação I Institute of Education Universidade do Minho I University of Minho
2018/11/15 - 2018/11/17 VI Congresso Ibérico de Educação Especial Santa Casa da Misericórdia do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM)
2010/07/01 - 2011/01/20 SONHAR: Comunicar/repensar a diferença Edições APPACDM de Braga
2005/01/01 - 2005/12/31 SONHAR: Comunicar/Repensar a Diferença APPACDM de Braha
1994/05/03 - 2005/08/31 SONHAR: Comunicar/Repensar a Dferença APPACDM de Braga

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013 - 2023 membro das comissões de auto-avaliação do 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação: Educação Especial
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015/03 - 2015/03 Participação no painel de especialistas do VI Encontro Científico de Psicologia para análise e parecer sobre projetos de investigação dos alunos do 2.º ano do ciclo de estudos do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Especialista
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 - 2013 Painel de comentadores de Projetos de Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - Atual Educação Especial Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/09 - Atual Ética e Deontologia em Psicologia Psicologia (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018/09 - Atual Psicopedagogia Aplicada: NEE Terapêutica da Fala Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09 - Atual Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente Psicologia Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/07 - 2020 Desenvolvimento Psicomotor Fisioterapia (Mestrado integrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - 2014 A CIF-CJ na Avaliação Psicológica Extensão e divulgação científica (Curso médio) Clínica Pedagógica de Psicologia - Unidade de Investigação e Formação, Portugal
2014 - 2014 "Crianças com comportamentos problemáticos na sala de aula: Da identificação à intervenção" Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Lusíada, Portugal
2013 - 2013 Ética na Diferença Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Portugal
2012 - 2012 Avaliação do Desenvolvimento Infantil: Dos 0 aos 5 (SGS II) Especialização (Curso médio) ACADEMIA UFP, Portugal
2008/09 - 2012 Educação Especial Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/03 - 2011 Intervenção Precoce Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2011 Intervenção Precoce Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2011 Fundamentos da Reabilitação Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2011 Psicopedagogia Terapêutica Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2011 Intervenção Precoce Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Sexualidade na Deficiência Mental Especialização (Curso médio) XZ Consultores, SA – Gestão de IPSS's, Portugal
2010 - 2010 Avaliação do Desenvolvimento dos 0 aos 5 anos (SGS-II) Especialização (Curso médio) Clinica Pedagógica de Psicologia da UFP, Portugal
2009/03 - 2010 Psicopedagogia Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/03 - 2010 Avaliação e Intervenção Counitária Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/04 - 2009/07 Intervenção Precoce Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/04 - 2009/07 Psicopedagogia Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/04 - 2009/07 Psicologia da Sobredotação e do Talento Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Curso para Pais: Massagem do Bebé Outra (Curso médio)
2004 - 2004 “À conversa com os Pais” Outra (Curso médio) Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2003 - 2003 Avaliação do Desenvolvimento dos 0 aos 5 anos (Schedule of Growing Skills) Especialização (Curso médio) Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
2002 - 2002 “Modificação de Comportamento na DM: Problemas de Comportamento ou Comportamentos-Problema?” Aperfeiçoamento (Curso médio) APPACDM de Braga, Portugal
2002 - 2002 “Psicologia do Desenvolvimento e a Problemática da Deficiência Intelectual”, Aperfeiçoamento (Curso médio) CEFPI, Portugal
2001 - 2001 “A Deficiência Mental na Vida Adulta” Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro Sub-Regional de Segurança Social de Braga, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/03 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses membro efetivo (CP 10522); especialidade em Psicologia da Educação, especialidade avançada em NEE
2010/01 - Atual National Association of School Psychologists (NASP)
2007/01 - Atual Council for Exceptional Children (CEC)
2000/10 - 2010/12 Associação Pró-Ordem dos Psicólogos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/10/30 - Atual Cátedra Internacional de Bioética
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2023/12/28 - 2024/08/23 Comissão Científica do CONLUBRA - Congresso Luso Brasileiro de Educaçãao Inclusiva, 21, 22 e 23 de agosto de 2024
Membro
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2011/02 - 2023 Coordenação do Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/10 - Atual Revista Lusófona de Educação Universidade Lusófona
2017/10 - Atual REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO / MULTIMEDIA JOURNAL OF RESEARCH IN EDUCATION ESE - IPP, Centro de Investigação e Inovação em Educação Centre for Research and Innovation in Education
Distinções

Outra distinção

2007 Diploma Gratulatório
Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa - Porto, Portugal
1994 Sócia efectiva por mérito profissional
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga, Portugal