???global.info.a_carregar???
Mauri Luís Tomkelski. Doctor em Educação, especialidade da Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Lisboa, Portugal. Master em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil. Postgraduate Certificate em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Licence em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Professor Auxiliar no(a) Faculdade Sul-Americana de Ensino e Aplicação - FASEA. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 20 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Mestrado em 1 projeto(s), Investigador em 9 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino de Ciências e Matemática. Nanociências e Nanotecnologia. Ensino Médio e Superior.; Teaching Science and Mathematics. Nanoscience and Nanotechnology. High School and Higher Education.; Ciências e Matemática; Conhecimento Profissional; Desenvolvimento Profissional; Estudos de Aula; Educação Matemática; Colaboração Profissional; Aprendizagens Profissionais; Conhecimento Didático; Ensino de Física; Física Moderna; Métodos Computacionais; Matemática; Ciências; {Lesson study; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Desenvolvimento Profissional Docente; n/a; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mauri Luís Tomkelski

Nomes de citação

  • Tomkelski, Mauri
  • Tomkelski, M. L.
  • Tomkelski, Mauri L.
  • Mauri Luís Tomkelski

Identificadores de autor

Ciência ID
EE12-AC5C-866F
ORCID iD
0000-0001-6395-7086
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=hlhj6acAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/6025436387150167
Researcher Id
AAS-5675-2021
Scopus Author Id
57219272313

Endereços de correio eletrónico

  • mauriluis@edu.ulisboa.pt (Profissional)
  • mauri-ltomkelski@educar.rs.gov.br (Profissional)
  • mauriluis@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 920367763 (Pessoal)
  • (+55) 5499176263 (Pessoal)

Moradas

  • Av. Sete de Setembro, 222 AP 92, 99700-300, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil (Pessoal)
  • Rua Maria Pimentel Montenegro, 6 - 3 Esq, 1500-440, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017/09 - 2024/02
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and Honors
2015/03/01 - 2017/02/17
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Master)
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Franciscana, Brasil
"O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática
2002/03/01 - 2004/02/10
Concluído
Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate)
Especialização em Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
"Resolução Analítica, Numérica e Experimental da Equação do Calor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Especialista em Matemática e Física
1996/02/01 - 2000/08/06
Concluído
Matemática (Licence)
Especialização em Licenciatura de Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
Licenciado em Matemática e Física
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/08 - 2008/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
2006/08 - 2006/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/03 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2002/02 - 2020/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Legião da Cruz de Erechim, Brasil
Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/04/01 - 2016/05/31 O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores
Bolseiro de Mestrado
Universidade Franciscana, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual Dimensões e contextos do desenvolvimento profissional docente
UFFS_2022
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Em curso
2022/06/01 - Atual Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores
402748/2021-2
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2021/06/01 - Atual Desenvolvimento Profissional de Professores
UFFS_2021
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Em curso
2021/06/01 - Atual Conhecimento e desenvolvimento profissional de futuros professores e professores que ensinam matemática em estudos de aula
CNPq_2021
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2017/09 - Atual Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
2020/09 - 2023/08 O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional (EAPDP)
FCT_2020
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/09/01 - 2022/12/31 Aprendizagens profissionais de professores de matemática evidenciadas no contexto dos estudos de aula
UFFS_2020
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Concluído
2019/03/01 - 2022/12/31 Conhecimentos e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática examinados no contexto dos estudos de aula
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluído
2019/03 - 2021/12/31 Aprendizagens profissionais de professores que ensinam matemática no contexto dos estudos de aula
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Em curso
2019/08/01 - 2020/07/31 A colaboração profissional docente no contexto dos estudos de aula (lesson study)
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Tomkelski, Mauri Luís; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professors de Física e Matemática em Lesson Study". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2022.
    Publicado
  3. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. "Conhecimento e Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Adriana Richit; Adriana Salete Loss; Adriana Breda; Mauri Luís Tomkelski. "Formação para a docência no Ensino Superior a partir do Lesson Study". Praxis Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089.
    10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089
  2. Adriana Richit; João Pedro Da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Professional Collaboration among Elementary School Teachers in Lesson Study". Journal of Research in Mathematics Education - REDIMAT (2024): http://dx.doi.org/10.17583/redimat.14337.
    10.17583/redimat.14337
  3. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista. "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula". Sisyphus - Revista de Educação 11 2 (2023): 164-186. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28904.
    Publicado • 10.25749/SIS.28904
  4. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista; Adriana Richit. "Physics teachers' learning on the use of multiple representations in lesson study about Ohm's law". European Journal of Science and Mathematics Education 11 3 (2023): 427-444. https://doi.org/10.30935/scimath/12906.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30935/scimath/12906
  5. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista; Adriana Richit. "Professional Learning of Physics Teachers in Lesson Study: Exploring Inquiry Tasks". Acta Scientiae (2022): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7019.
    10.17648/acta.scientiae.7019
  6. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Meanings of mathematics teaching forged through reflection in a lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12325.
    10.29333/ejmste/12325
  7. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática em Lesson Study". Educação Matemática em Revista - RS 1 23 (2022): 189-197. https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197.
    Publicado • 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197
  8. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski; Andriceli Richit. "Understandings of perimeter and area mobilized with an exploratory approach in a lesson study". Acta Scientiae (2021): http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6226.
    10.17648/acta.scientiae.6226
  9. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Secondary School Mathematics Teachers' Professional Learning in a Lesson Study". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5067.
    10.17648/acta.scientiae.5067
  10. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula". Educar em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0104-4060.69346.
    10.1590/0104-4060.69346
  11. Mauri Luís Tomkelski; Greice Scremin; Solange Binotto Fagan. "Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior". Ciência & Educação (Bauru) 25 3 (2019): 665-683. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030014.
    Publicado • 10.1590/1516-731320190030014
  12. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 100 254 (2019): 54-81. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961.
    Publicado • 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
  13. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "A Matemática na Escola dos Sem-Terra: Uma Abordagem Etnomatemática". Boletim GEPEM 52 1 (2008): 49-68. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/335/317.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. "Apresentação: Lesson Study em Matemática". In Lesson Study em Matemática, 9-14. Curitiba/PR, Brasil: Editora CRV, 2023.
    Publicado
  2. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís; Santos Júnior, Edson Cordeiro. "Possibilidades Formativas e Pedagógicas dos Estudos de Aula". In Lesson Study em Matemática, 113-120. Curitiba/PR, Brasil: Editora CRV, 2023.
    Publicado
  3. Elisandra Motim Freschi; Ângela Berto de Anhaia; Ronaldo Roncálio; Sarisse Pissetti de Melo; Tomkelski, Mauri Luís. "Abordagem do Tópico 'Paralelepípedo Retângulo' em um estudo de aula: uma proposta de aula de investigação para o 3º ano do ensino médio". In Lesson Study em Matemática, 95-101. Curitiba/PR, Brasil: Editora CRV, 2023.
    Publicado
  4. Richit, Adriana; Franceschi, Luzielli; Tomkelski, Mauri Luís. "Curricular Development of the Mathematic in Lesson Study: elementary school teachers perspectives". In Innovación e investigación educativa para la formación docente., 1312-1324. Madri, Espanha: Dykinson, 2021.
    Publicado • 10.2307/j.ctv2gz3t2s.108
  5. Tomkelski, M. L.; Scremin, Greice; Fagan, Solange Binotto. "O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores das áreas de ciências e matemática". In Tecnologias na Formação e Prática Docente, 131-156. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021.
    Publicado
  6. Richit, Adriana; Pasa, Bárbara Cristina; Tomkelski, Mauri Luís. "Abordagens Matemáticas com Scratch: articulando representação e investigação de conceitos". In Aprendizagem Online, 291-298. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. Lesson Study em Matemática. Curitiba/PR, Brasil: EDITORA CRV. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Mauri Luís Tomkelski; Baptista, Mónica. "Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Desenvolvimento do PCK de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula". Trabalho apresentado em 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST, Porto Alegre, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Mauri Luís Tomkelski; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das multirrepresentações num estudo de aula". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Franceschi, Luzielli; Adriana Richit; Tomkelski, M. L.; Andriceli Richit. "Desenvolvimento Curricular da Matemática em um Estudo de Aula nos Anos Iniciais". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Publicado
  5. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Tomkelski, Mauri Luís. "O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores". Mestrado, Universidade Franciscana, 2017. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/587.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/08/10 Desenvolvimento do PCK de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brasil)
2023/05/18 Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
(Brasil)
2023/05/17 Lesson Study na Pós-graduação como via de Formação para a Docência no Ensino Superior II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2022/08/19 O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia: visão de professores da Educação Básica e Superior Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Brasil)
2022/07/12 Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula 1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Aprendizagens Profissionais de Professores em Lesson Study 9th International Congress of Educational Sciences and Development
(Espanha)
2021/07 O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na visão de Professores XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física (Brasil)
2021/05/12 Conhecimento e Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brasil)
2021/05/12 Conhecimento Didático de Professores de Física e Matemática em Lesson Study Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brasil)
2019/11/09 Perspectivas Manifestadas pelos Professores da Educação Básica e Superior no Ensino de Tópicos de Nanociências e de Nanotecnologia VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brasil)
2019/06/26 Desenvolvimento do Conhecimento Didático de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/07/05 Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino de Física no contexto dos Estudos de Aula IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM (2023/05/17 - 2023/05/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/08/09 - 2023/08/11 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST - International History, Philosophy, and Science Teaching Group
Conferência
5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Seminário
II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2022/11/29 - 2022/12/01 4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022
Conferência
4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022
2022/07/04 - 2022/07/05 Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Conferência
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2022/02/14 - 2022/02/15 Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Outro
Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2022 - 2022 Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal
Conferência
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal
2021/07/19 - 2021/07/30 XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Simpósio
XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física, Brasil
2021/07/17 - 2021/07/17 I Conferência Nacional Educação STEM
Conferência
I Conferência Nacional Educação STEM
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 II Jornada de Física do IFB
Outro
II Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brasil
2021/07/05 - 2021/07/05 Estudos de aula na formação contínua de professores
Outro
Estudos de aula na formação contínua de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/02 XI Fórum de Jovens Investigadores
Outro
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/05/12 - 2021/05/14 Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Seminário
Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
2020/09/24 - 2020/12/15 5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar “Políticas de educação em tempos de pandemia
Encontro
5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/10/08 - 2020/10/09 II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS
Outro
II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
2020/09/02 - 2020/09/05 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Conferência
22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
2020/06/22 - 2020/06/24 I Jornada de Física do IFB
Outro
I Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brasil
2019/11/07 - 2019/11/09 VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Encontro
VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores
Outro
X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/02/15 - 2019/02/15 Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Oficina (workshop)
Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/07/05 - 2018/07/06 IX Fórum de Jovens Investigadores
Outro
IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12/12 Abordagens de Educação Estatística em Livros Didáticos do quarto ano do Ensino Fundamental
Vogal
Simone Venturin (Outro)
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2021/05/12 - 2021/05/14 Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/04/01 - Atual Revisor Periódico
Avaliador
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
2023/05/17 - 2023/05/19 Comissão Científica do II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Avaliador
2021/05/12 - 2021/05/14 Comissão Científica do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/07 - Atual Assessoria Educacional - Educação Básica e Profissional Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/10 - Atual Matemática (Bachelor) Faculdade Sul-Americana de Ensino e Aplicação - FASEA, Brasil
2000/03 - Atual Física - Ensino Médio (Ensino secundário) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/08/23 - 2019/12/20 Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/03/14 - 2019/11/30 Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/04/18 - 2019/05/28 Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2018/08/30 - 2018/12/20 Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2018/03/27 - 2018/10/31 Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2018/04/05 - 2018/06/20 Curso de Robótica Educativa Curso de Robótica Educativa (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2017/08/16 - 2017/12/20 Formação Continuada de Professores de Matemática - Ensino Médio (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2000/03 - 2012/12 Matemática - Ensino Médio (Ensino secundário) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
2008/08 - 2008/09 Física Moderna Especialização em Física e Matemática (Postgraduate Certificate) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
2006/08 - 2006/09 Métodos Computacionais Aplicados a Física Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
1998/03 - 2000/02 Ciências - Educação Básica (Ensino básico 3º ciclo) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
1998/03 - 2000/02 Matemática - Educação Básica (Ensino básico 3º ciclo) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
Distinções

Outra distinção

2024 Distinção e Louvor - Tese Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal