Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mauri Luís Tomkelski
Nomes de citação
- Tomkelski, Mauri
- Tomkelski, M. L.
- Tomkelski, Mauri L.
- Mauri Luís Tomkelski
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EE12-AC5C-866F
- ORCID iD
- 0000-0001-6395-7086
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=hlhj6acAAAAJ&hl=pt-BR
- LattesiD
- https://lattes.cnpq.br/6025436387150167
- Researcher Id
- AAS-5675-2021
- Scopus Author Id
- 57219272313
Endereços de correio eletrónico
- mauriluis@edu.ulisboa.pt (Profissional)
- mauri-ltomkelski@educar.rs.gov.br (Profissional)
- mauriluis@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+351) 920367763 (Pessoal)
- (+55) 5499176263 (Pessoal)
Moradas
- Av. Sete de Setembro, 222 AP 92, 99700-300, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil (Pessoal)
- Rua Maria Pimentel Montenegro, 6 - 3 Esq, 1500-440, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09 - 2024/02
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and Honors |
2015/03/01 - 2017/02/17
Concluído
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Master)
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Franciscana, Brasil
"O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões
de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática |
2002/03/01 - 2004/02/10
Concluído
|
Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate)
Especialização em Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
"Resolução Analítica, Numérica e Experimental da Equação do Calor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Especialista em Matemática e Física |
1996/02/01 - 2000/08/06
Concluído
|
Matemática (Licence)
Especialização em Licenciatura de Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil
|
Licenciado em Matemática e Física |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/08 - 2008/09 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil | ||
2006/08 - 2006/09 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998/03 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil | ||
2002/02 - 2020/03 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Legião da Cruz de Erechim, Brasil |
Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/04/01 - 2016/05/31 | O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões
de professores
Bolseiro de Mestrado
Universidade Franciscana, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Dimensões e contextos do desenvolvimento profissional docente
UFFS_2022
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Em curso
|
2022/06/01 - Atual | Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores
402748/2021-2
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2021/06/01 - Atual | Desenvolvimento Profissional de Professores
UFFS_2021
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Em curso
|
2021/06/01 - Atual | Conhecimento e desenvolvimento profissional de futuros professores e professores que ensinam matemática em estudos de aula
CNPq_2021
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2017/09 - Atual | Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2020/09 - 2023/08 | O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional (EAPDP)
FCT_2020
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/09/01 - 2022/12/31 | Aprendizagens profissionais de professores de matemática evidenciadas no contexto dos estudos de aula
UFFS_2020
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Concluído
|
2019/03/01 - 2022/12/31 | Conhecimentos e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática examinados no contexto dos estudos de
aula
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluído
|
2019/03 - 2021/12/31 | Aprendizagens profissionais de professores que ensinam matemática no contexto dos estudos de aula
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Em curso
|
2019/08/01 - 2020/07/31 | A colaboração profissional docente no contexto dos estudos de aula (lesson study)
Investigador
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/08/10 | Desenvolvimento do PCK de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula | 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brasil)
|
2023/05/18 | Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
(Brasil)
|
2023/05/17 | Lesson Study na Pós-graduação como via de Formação para a Docência no Ensino Superior | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM |
2022/08/19 | O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia: visão de professores da Educação Básica e Superior | Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Brasil)
|
2022/07/12 | Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula | 1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/22 | Aprendizagens Profissionais de Professores em Lesson Study | 9th International Congress of Educational Sciences and Development
(Espanha)
|
2021/07 | O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na visão de Professores | XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física (Brasil)
|
2021/05/12 | Conhecimento e Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brasil)
|
2021/05/12 | Conhecimento Didático de Professores de Física e Matemática em Lesson Study | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brasil)
|
2019/11/09 | Perspectivas Manifestadas pelos Professores da Educação Básica e Superior no Ensino de Tópicos de Nanociências e de Nanotecnologia | VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brasil)
|
2019/06/26 | Desenvolvimento do Conhecimento Didático de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula | X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/07/05 | Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino de Física no contexto dos Estudos de Aula | IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/17 - 2023/05/19 | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM (2023/05/17 - 2023/05/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/08/09 - 2023/08/11 | 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST - International History, Philosophy, and Science Teaching Group
Conferência
|
5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
|
2023/05/17 - 2023/05/19 | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Seminário
|
II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM |
2022/11/29 - 2022/12/01 | 4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022
Conferência
|
4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 |
2022/07/04 - 2022/07/05 | Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Conferência
|
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2022/02/14 - 2022/02/15 | Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Outro
|
Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2022 - 2022 | Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal
Conferência
|
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal |
2021/07/19 - 2021/07/30 | XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Simpósio
|
XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física, Brasil
|
2021/07/17 - 2021/07/17 | I Conferência Nacional Educação STEM
Conferência
|
I Conferência Nacional Educação STEM
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/07/05 - 2021/07/09 | II Jornada de Física do IFB
Outro
|
II Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brasil
|
2021/07/05 - 2021/07/05 | Estudos de aula na formação contínua de professores
Outro
|
Estudos de aula na formação contínua de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/07/02 - 2021/07/02 | XI Fórum de Jovens Investigadores
Outro
|
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/05/12 - 2021/05/14 | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Seminário
|
Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM |
2020/09/24 - 2020/12/15 | 5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar “Políticas de educação em tempos de pandemia
Encontro
|
5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/10/08 - 2020/10/09 | II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS
Outro
|
II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
|
2020/09/02 - 2020/09/05 | 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Conferência
|
22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
|
2020/06/22 - 2020/06/24 | I Jornada de Física do IFB
Outro
|
I Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brasil
|
2019/11/07 - 2019/11/09 | VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Encontro
|
VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brasil
|
2019/06/26 - 2019/06/27 | X Fórum de Jovens Investigadores
Outro
|
X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/02/15 - 2019/02/15 | Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Oficina (workshop)
|
Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/07/05 - 2018/07/06 | IX Fórum de Jovens Investigadores
Outro
|
IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12/12 | Abordagens de Educação Estatística em Livros Didáticos do quarto ano do Ensino Fundamental
Vogal
|
Simone Venturin (Outro)
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/05/17 - 2023/05/19 | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM | |
2021/05/12 - 2021/05/14 | Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Revisor Periódico
Avaliador
|
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil | |
2023/05/17 - 2023/05/19 | Comissão Científica do II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Avaliador
|
||
2021/05/12 - 2021/05/14 | Comissão Científica do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Avaliador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/07 - Atual | Assessoria Educacional - Educação Básica e Profissional | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/09/10 - Atual | Matemática | (Bachelor) | Faculdade Sul-Americana de Ensino e Aplicação - FASEA, Brasil |
2000/03 - Atual | Física - Ensino Médio | (Ensino secundário) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2019/08/23 - 2019/12/20 | Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental | Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2019/03/14 - 2019/11/30 | Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula | Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2019/04/18 - 2019/05/28 | Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio | Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2018/08/30 - 2018/12/20 | Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2018/03/27 - 2018/10/31 | Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra | Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2018/04/05 - 2018/06/20 | Curso de Robótica Educativa | Curso de Robótica Educativa (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2017/08/16 - 2017/12/20 | Formação Continuada de Professores de Matemática - Ensino Médio | (Graduado) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2000/03 - 2012/12 | Matemática - Ensino Médio | (Ensino secundário) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
2008/08 - 2008/09 | Física Moderna | Especialização em Física e Matemática (Postgraduate Certificate) | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil |
2006/08 - 2006/09 | Métodos Computacionais Aplicados a Física | Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate) | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil |
1998/03 - 2000/02 | Ciências - Educação Básica | (Ensino básico 3º ciclo) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
1998/03 - 2000/02 | Matemática - Educação Básica | (Ensino básico 3º ciclo) | Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2024 | Distinção e Louvor - Tese Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|