???global.info.a_carregar???
Mauri Luís Tomkelski. Doctor em Educação, especialidade da Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Lisboa, Portugal. Master em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil. Postgraduate Certificate em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Licence em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Professor Auxiliar no(a) Faculdade Sul-Americana de Ensino e Aplicação - FASEA. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 20 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Mestrado em 1 projeto(s), Investigador em 9 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino de Ciências e Matemática. Nanociências e Nanotecnologia. Ensino Médio e Superior.; Teaching Science and Mathematics. Nanoscience and Nanotechnology. High School and Higher Education.; Ciências e Matemática; Conhecimento Profissional; Desenvolvimento Profissional; Estudos de Aula; Educação Matemática; Colaboração Profissional; Aprendizagens Profissionais; Conhecimento Didático; Ensino de Física; Física Moderna; Métodos Computacionais; Matemática; Ciências; {Lesson study; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Desenvolvimento Profissional Docente; n/a; .
Identification

Personal identification

Full name
Mauri Luís Tomkelski

Citation names

  • Tomkelski, Mauri
  • Tomkelski, M. L.
  • Tomkelski, Mauri L.
  • Mauri Luís Tomkelski

Author identifiers

Ciência ID
EE12-AC5C-866F
ORCID iD
0000-0001-6395-7086
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=hlhj6acAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/6025436387150167
Researcher Id
AAS-5675-2021
Scopus Author Id
57219272313

Email addresses

  • mauriluis@edu.ulisboa.pt (Professional)
  • mauri-ltomkelski@educar.rs.gov.br (Professional)
  • mauriluis@gmail.com (Personal)

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 920367763 (Personal)
  • (+55) 5499176263 (Personal)

Addresses

  • Av. Sete de Setembro, 222 AP 92, 99700-300, Erechim, Rio Grande do Sul, Brazil (Personal)
  • Rua Maria Pimentel Montenegro, 6 - 3 Esq, 1500-440, Lisboa, Lisboa, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Upper intermediate (B2) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2017/09 - 2024/02
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula" (THESIS/DISSERTATION)
Approved with distinction and Honors
2015/03/01 - 2017/02/17
Concluded
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Master)
Major in Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Franciscana, Brazil
"O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores" (THESIS/DISSERTATION)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática
2002/03/01 - 2004/02/10
Concluded
Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate)
Major in Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
"Resolução Analítica, Numérica e Experimental da Equação do Calor" (THESIS/DISSERTATION)
Especialista em Matemática e Física
1996/02/01 - 2000/08/06
Concluded
Matemática (Licence)
Major in Licenciatura de Matemática e Física
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
Licenciado em Matemática e Física
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2008/08 - 2008/09 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
2006/08 - 2006/09 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1998/03 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2002/02 - 2020/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Legião da Cruz de Erechim, Brazil
Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2015/04/01 - 2016/05/31 O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores
Master Student Fellow
Universidade Franciscana, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded

Contract

Designation Funders
2022/09/01 - Current Dimensões e contextos do desenvolvimento profissional docente
UFFS_2022
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Ongoing
2022/06/01 - Current Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores
402748/2021-2
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2021/06/01 - Current Desenvolvimento Profissional de Professores
UFFS_2021
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Ongoing
2021/06/01 - Current Conhecimento e desenvolvimento profissional de futuros professores e professores que ensinam matemática em estudos de aula
CNPq_2021
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2017/09 - Current Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula
Principal investigator
Universidade de Lisboa, Portugal
Ongoing
2020/09 - 2023/08 O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional (EAPDP)
FCT_2020
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2020/09/01 - 2022/12/31 Aprendizagens profissionais de professores de matemática evidenciadas no contexto dos estudos de aula
UFFS_2020
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Concluded
2019/03/01 - 2022/12/31 Conhecimentos e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática examinados no contexto dos estudos de aula
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluded
2019/03 - 2021/12/31 Aprendizagens profissionais de professores que ensinam matemática no contexto dos estudos de aula
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Ongoing
2019/08/01 - 2020/07/31 A colaboração profissional docente no contexto dos estudos de aula (lesson study)
Researcher
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. Lesson Study em Matemática. Curitiba/PR, Brazil: EDITORA CRV. 2023.
    Published
Book chapter
  1. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. "Apresentação: Lesson Study em Matemática". In Lesson Study em Matemática, 9-14. Curitiba/PR, Brazil: Editora CRV, 2023.
    Published
  2. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís; Santos Júnior, Edson Cordeiro. "Possibilidades Formativas e Pedagógicas dos Estudos de Aula". In Lesson Study em Matemática, 113-120. Curitiba/PR, Brazil: Editora CRV, 2023.
    Published
  3. Elisandra Motim Freschi; Ângela Berto de Anhaia; Ronaldo Roncálio; Sarisse Pissetti de Melo; Tomkelski, Mauri Luís. "Abordagem do Tópico 'Paralelepípedo Retângulo' em um estudo de aula: uma proposta de aula de investigação para o 3º ano do ensino médio". In Lesson Study em Matemática, 95-101. Curitiba/PR, Brazil: Editora CRV, 2023.
    Published
  4. Richit, Adriana; Franceschi, Luzielli; Tomkelski, Mauri Luís. "Curricular Development of the Mathematic in Lesson Study: elementary school teachers perspectives". In Innovación e investigación educativa para la formación docente., 1312-1324. Madri, Spain: Dykinson, 2021.
    Published • 10.2307/j.ctv2gz3t2s.108
  5. Tomkelski, M. L.; Scremin, Greice; Fagan, Solange Binotto. "O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores das áreas de ciências e matemática". In Tecnologias na Formação e Prática Docente, 131-156. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2021.
    Published
  6. Richit, Adriana; Pasa, Bárbara Cristina; Tomkelski, Mauri Luís. "Abordagens Matemáticas com Scratch: articulando representação e investigação de conceitos". In Aprendizagem Online, 291-298. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Published
Conference abstract
  1. Mauri Luís Tomkelski; Baptista, Mónica. "Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study". Paper presented in II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2023.
    Accepted
  2. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Desenvolvimento do PCK de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula". Paper presented in 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST, Porto Alegre, 2023.
    Accepted
  3. Mauri Luís Tomkelski; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das multirrepresentações num estudo de aula". Paper presented in 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Published
  4. Franceschi, Luzielli; Adriana Richit; Tomkelski, M. L.; Andriceli Richit. "Desenvolvimento Curricular da Matemática em um Estudo de Aula nos Anos Iniciais". Paper presented in 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Published
  5. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula". Paper presented in 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Tomkelski, M. L.; Baptista, Mónica. "Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study". Paper presented in II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM, 2023.
    Accepted
  2. Tomkelski, Mauri Luís; Baptista, Mónica. "Conhecimento Didático de Professors de Física e Matemática em Lesson Study". Paper presented in Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2022.
    Published
  3. Richit, Adriana; Tomkelski, Mauri Luís. "Conhecimento e Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula". Paper presented in Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2022.
    Published
Journal article
  1. Adriana Richit; Adriana Salete Loss; Adriana Breda; Mauri Luís Tomkelski. "Formação para a docência no Ensino Superior a partir do Lesson Study". Praxis Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089.
    10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089
  2. Adriana Richit; João Pedro Da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Professional Collaboration among Elementary School Teachers in Lesson Study". Journal of Research in Mathematics Education - REDIMAT (2024): http://dx.doi.org/10.17583/redimat.14337.
    10.17583/redimat.14337
  3. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista. "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Física sobre o uso das Múltiplas Representações num Estudo de Aula". Sisyphus - Revista de Educação 11 2 (2023): 164-186. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28904.
    Published • 10.25749/SIS.28904
  4. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista; Adriana Richit. "Physics teachers' learning on the use of multiple representations in lesson study about Ohm's law". European Journal of Science and Mathematics Education 11 3 (2023): 427-444. https://doi.org/10.30935/scimath/12906.
    Open access • Published • 10.30935/scimath/12906
  5. Mauri Luís Tomkelski; Mónica Baptista; Adriana Richit. "Professional Learning of Physics Teachers in Lesson Study: Exploring Inquiry Tasks". Acta Scientiae (2022): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7019.
    10.17648/acta.scientiae.7019
  6. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Meanings of mathematics teaching forged through reflection in a lesson study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12325.
    10.29333/ejmste/12325
  7. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática em Lesson Study". Educação Matemática em Revista - RS 1 23 (2022): 189-197. https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197.
    Published • 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197
  8. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski; Andriceli Richit. "Understandings of perimeter and area mobilized with an exploratory approach in a lesson study". Acta Scientiae (2021): http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/6226.
    10.17648/acta.scientiae.6226
  9. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "Secondary School Mathematics Teachers' Professional Learning in a Lesson Study". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5067.
    10.17648/acta.scientiae.5067
  10. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula". Educar em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0104-4060.69346.
    10.1590/0104-4060.69346
  11. Mauri Luís Tomkelski; Greice Scremin; Solange Binotto Fagan. "Ensino de Nanociência e Nanotecnologia: perspectivas manifestadas por professores da educação básica e superior". Ciência & Educação (Bauru) 25 3 (2019): 665-683. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030014.
    Published • 10.1590/1516-731320190030014
  12. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 100 254 (2019): 54-81. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961.
    Published • 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
  13. Adriana Richit; Mauri Luís Tomkelski. "A Matemática na Escola dos Sem-Terra: Uma Abordagem Etnomatemática". Boletim GEPEM 52 1 (2008): 49-68. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/335/317.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Tomkelski, Mauri Luís. "O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia na Educação Básica e Superior: uma análise a partir das compreensões de professores". Master, Universidade Franciscana, 2017. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/587.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/08/10 Desenvolvimento do PCK de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brazil)
2023/05/18 Aprendizagens Profissionais de Professores Física e Matemática sobre o uso das Multirrepresentações no contexto de um Lesson Study II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
(Brazil)
2023/05/17 Lesson Study na Pós-graduação como via de Formação para a Docência no Ensino Superior II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2022/08/19 O Ensino de Tópicos de Nanociência e de Nanotecnologia: visão de professores da Educação Básica e Superior Semana Nacional de Nanotecnologia e Nanociências
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Brazil)
2022/07/12 Conhecimento Didático de Professores de Física sobre o uso das Multirrepresentações num Estudo de Aula 1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Aprendizagens Profissionais de Professores em Lesson Study 9th International Congress of Educational Sciences and Development
(Spain)
2021/07 O Ensino de Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia na visão de Professores XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física (Brazil)
2021/05/12 Conhecimento e Desenvolvimento Profissional de Professores em Estudos de Aula Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brazil)
2021/05/12 Conhecimento Didático de Professores de Física e Matemática em Lesson Study Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
(Brazil)
2019/11/09 Perspectivas Manifestadas pelos Professores da Educação Básica e Superior no Ensino de Tópicos de Nanociências e de Nanotecnologia VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Física (Porto Alegre, Brazil)
2019/06/26 Desenvolvimento do Conhecimento Didático de Professores de Física no Contexto do Estudo de Aula X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/07/05 Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino de Física no contexto dos Estudos de Aula IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM (2023/05/17 - 2023/05/19)
Seminar (Member of the Organising Committee)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/08/09 - 2023/08/11 5ª Conferência Latinoamericana do IHPST - International History, Philosophy, and Science Teaching Group
Conference
5ª Conferência Latinoamericana do IHPST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brazil
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Seminar
II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2022/11/29 - 2022/12/01 4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022
Conference
4.ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022
2022/07/04 - 2022/07/05 Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Conference
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Estadual
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2022/02/14 - 2022/02/15 Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Other
Jornada Pedagógica 2022 - SEDUC/RS
Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2022 - 2022 Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal
Conference
Conferência Nacional de Educação 2022 - CONAE - Etapa Municipal
2021/07/19 - 2021/07/30 XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Symposium
XXIV Simpóstio Nacional de Ensino de Física
Sociedade Brasileira de Física, Brazil
2021/07/17 - 2021/07/17 I Conferência Nacional Educação STEM
Conference
I Conferência Nacional Educação STEM
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 II Jornada de Física do IFB
Other
II Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brazil
2021/07/05 - 2021/07/05 Estudos de aula na formação contínua de professores
Other
Estudos de aula na formação contínua de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/02 XI Fórum de Jovens Investigadores
Other
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/05/12 - 2021/05/14 Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Seminar
Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
2020/09/24 - 2020/12/15 5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar “Políticas de educação em tempos de pandemia
Meeting
5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/10/08 - 2020/10/09 II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS
Other
II Escola do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brazil
2020/09/02 - 2020/09/05 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Conference
22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
2020/06/22 - 2020/06/24 I Jornada de Física do IFB
Other
I Jornada de Física do IFB
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Taguatinga, Brazil
2019/11/07 - 2019/11/09 VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Meeting
VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física, Brazil
2019/06/26 - 2019/06/27 X Fórum de Jovens Investigadores
Other
X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/02/15 - 2019/02/15 Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Workshop
Workshop Virtual Exchange: Formar Professores Tele Colaborativos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/07/05 - 2018/07/06 IX Fórum de Jovens Investigadores
Other
IX Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018/12/12 Abordagens de Educação Estatística em Livros Didáticos do quarto ano do Ensino Fundamental
Thesis Member
Simone Venturin (Other)
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brazil

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/05/17 - 2023/05/19 II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
2021/05/12 - 2021/05/14 Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM

Consulting

Activity description Institution / Organization
2017/07 - Current Assessoria Educacional - Educação Básica e Profissional Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021/09/10 - Current Matemática (Bachelor) Faculdade Sul-Americana de Ensino e Aplicação - FASEA, Brazil
2000/03 - Current Física - Ensino Médio (Ensino secundário) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2019/08/23 - 2019/12/20 Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2019/03/14 - 2019/11/30 Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula Ensino e Aprendizagem de Física no Ensino Médio no contexto dos Estudos de Aula (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2019/04/18 - 2019/05/28 Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio Curso em Robótica Educativa para Professores do Novo Ensino Médio (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2018/08/30 - 2018/12/20 Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2018/03/27 - 2018/10/31 Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra Investigações Matemáticas no Ambiente Geogebra (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2018/04/05 - 2018/06/20 Curso de Robótica Educativa Curso de Robótica Educativa (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2017/08/16 - 2017/12/20 Formação Continuada de Professores de Matemática - Ensino Médio (Graduado) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2000/03 - 2012/12 Matemática - Ensino Médio (Ensino secundário) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
2008/08 - 2008/09 Física Moderna Especialização em Física e Matemática (Postgraduate Certificate) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
2006/08 - 2006/09 Métodos Computacionais Aplicados a Física Especialização em Matemática e Física (Postgraduate Certificate) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brazil
1998/03 - 2000/02 Ciências - Educação Básica (Ensino básico 3º ciclo) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil
1998/03 - 2000/02 Matemática - Educação Básica (Ensino básico 3º ciclo) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brazil

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2023/04/01 - Current Revisor Periódico
Evaluator
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
2023/05/17 - 2023/05/19 Comissão Científica do II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - II SILSEM
Evaluator
2021/05/12 - 2021/05/14 Comissão Científica do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - I SILSEM
Evaluator
Distinctions

Other distinction

2024 Distinção e Louvor - Tese Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal