???global.info.a_carregar???
Manuela Francisco holds a PhD in Education - specialization in distance education and eLearning (2015) and a Master in eLearning Pedagogy (2008), Universidade Aberta, with studies about accessible and inclusive eLearning. She is a Visiting Professor at Universidade Aberta. Currently taken unpaid leave from her Learning Designer position at Instituto Politécnico de Leiria, to pursue post-doctoral studies on Universal and dynamic Open Educational Resources applied to UNESCO Heritage (Project ID: UID4372/FCT-FA-PPhD2021-06). She has published 6 articles in specialized journals, 2 book chapters,1 book, and several papers in conference proceedings. She organized two events. She was co-adviser of 1 master's thesis. Received 1 academic honor. Participates and/or participated as an accessible eLearning expert in 6 national and European projects (EU4All, ADLAB, INOV.C, RUN-EU, BAES, GT-NETCS), Researcher in 1 project (EduTech), Principal Researcher in 3 projects (HelaHeduki, 15 HISTÓRIAS PARA INCLUIR, GT-eLIA). She was part of the team that revised the WCAG 2.0 Portuguese version. She works in the areas of Social Sciences with emphasis on educational sciences and Technologies. She interacted with 31 collaborators in co-authorship of scientific works. In her CiênciaVitae the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production are: Inclusion; eLearning; Sign Language; Deaf people; Assistive technologies; Distance education; Inclusive education; Accessibility; Blindness; Digital technologies; Eye diseases; Visual disability; Image description; Internet; Courses production and implementation; Educational technology; Higher Education; Digital skills; Learning process; Robotics; LMS; Pedagogical practices.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuela Francisco

Nomes de citação

  • Francisco, Manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
ED14-64DB-4165
ORCID iD
0000-0002-4507-7859

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/manuela-francisco/ (Rede social)
  • https://imagedescription.wordpress.com/ (Académico)
  • https://lead.uab.pt/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/01/03 - 2024/12/31
Em curso
Proposal for a Universal and Dynamic Open Educational Resource model applicable to the UNESCO World Heritage in Portugal (Post-doctoral) (Pós-doutoramento)
Especialização em Inclusive open education
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/08 - 2021/12/13
Concluído
Digital learning assessment (Outros)
Especialização em Education
Universidade Aberta, Portugal
20
2020 - 2021
Concluído
IAAP WAS Certification Preparation Curriculum (Outros)
Deque Systems, Estados Unidos
2020 - 2021
Concluído
Web Accessibility Curriculum (Outros)
Deque Systems, Estados Unidos
2018 - 2018
Concluído
Accessibility of eLearning (Outros)
The Open University Department of Education, Reino Unido
2017 - 2017
Concluído
Digital Marketing (Curso médio)
Google, Portugal
2017 - 2017
Concluído
The new data protection regulation (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 - 2015
Concluído
Education - specialty in distance education and elearning (Doutoramento)
Especialização em PhD in Education
Universidade Aberta, Portugal
"The parameterized image description for an inclusive and accessible eLearning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2008 - 2008
Concluído
GNU/Linux Operation System introduction (Curso médio)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005 - 2008
Concluído
Elearning pedagogy (Mestrado)
Especialização em Master in Education
Universidade Aberta, Portugal
"Contributions to an Inclusive Online Education: Study applied to cases of Blindness and Low Vision" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2007 - 2007
Concluído
Intellectual property (Curso médio)
Organisation Mondiale de la Propriété Intellectuelle, Suiça
1990 - 1994
Concluído
Interior decorative arts - Art-furniture (Licenciatura)
Especialização em Bachelor
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2010/02 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2003/03 - 2010/07 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/31 - 2021/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007/01 - 2011/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/06 - 2006/06 Outra Situação (Técnica) AZLOT - Serviços de informática Lda., Portugal
2002/02 - 2004/12 Outra Situação (Técnica) IATA - Instituto Aperfeiçoamento Técnico Acelarado, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual EduTech - Asistencia Tecnológica a la Accesibilidad en la Educación Superior Virtual
Investigador
Universidad de Alcalá, Espanha
European Union
Em curso
2020 - 2021 RUN-EU Regional University Network - European University
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
European Union
Em curso
2016 - 2018 GT.NECTS
Investigador
Concluído
2010 - 2015 INOV.C
Desenvolvimento técnico
Universidade de Coimbra, Portugal
Concluído
2011 - 2014 ADLAB – AUDIO DESCRIPTION: LIFELONG ACCESS FOR THE BLIND
Investigador
Universidade de Trieste, Itália
Concluído
2009 - 2011 EU4ALL - ACCESSIBLE LIFELONG LEARNING FOR HIGHER EDUCATION
Desenvolvimento técnico
ATOS ORIGIN SOCIEDAD ANONIMA ESPANOLA , Espanha
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - Atual GT-eLia: Grupo de Trabalho em eLearning inclusivo e acessível
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2023/02/28 HelaHeduki: Práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas em contextos especializados.
PTIN/UID4372-LE@D/012022
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
2017 - 2021 BAES - Biblioteca Aberta do Ensino Superior
BAES
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto, Portugal
Em curso
2018 - 2019 Projeto Livro "15 HISTÓRIAS PARA INCLUIR "
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Francisco, Manuela. "Teacher training as a starting point to support the initial challenges of emergency remote learning - case study". Trabalho apresentado em International Symposium on Computers in Education, Málaga, 2021.
    Publicado
  2. Francisco, Manuela. "Pedagogical training strategies in Higher Education". Trabalho apresentado em International Conference New Perspectives in Science Education, 2020.
    Publicado
  3. Francisco, Manuela; Josélia Neves; Norberto Sousa; Cláudio Esperança; Vitor Rodrigues; Nelson Jorge; Rita Cadima; et al. "Accessible e-learning - practices and research in the Polytechnic Institute of Leiria (Portugal)". Trabalho apresentado em Accessible E-Learning Online Symposium 16 December 2013, online, 2013.
    Publicado
  4. Francisco, Manuela; António Quintas-Mendes. "Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC". Trabalho apresentado em I Encontro Arca Comum, Braga, 2010.
    Publicado
  5. Rogério Costa; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Josélia Neves; Vitor Rodrigues. "Licenciaturas em regime de Ensino a Distância no IPLeiria – Modelo pedagógico adoptado". Trabalho apresentado em XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Coimbra, 2009.
    Publicado
  6. Josélia Neves; Francisco, Manuela; Rogério Costa. "Network learning: New solutions for all.". Trabalho apresentado em 7th International Congress on European distance and e-learning network (EDEN), Porto, 2009.
    Publicado
  7. Rogério Costa; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Josélia Neves; Vitor Rodrigues. "Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime de ensino a distância no IPLeiria". Trabalho apresentado em 13º encontro Ibero-Americano de educação a distância (AIESAD), Lisboa, 2009.
    Publicado
  8. Josélia Neves; Francisco, Manuela; Cláudio Esperança. "Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?". Trabalho apresentado em EDUCARE, Porto, 2009.
    Publicado
  9. Francisco, Manuela; Josélia Neves. "“’Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos’: considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online”". Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online, Lisboa, 2007.
    Publicado
  10. Rogério Costa; Josélia Neves; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Vitor Rodrigues. "Cursos On-line para Todos / Accessibility Solutions for on-line Courses". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Francisco, Manuela. "Ambientes virtuais inclusivos: o que são e para quem?", Jornal Açoriano Oriental, 2010
Artigo em revista
  1. "Perusall: uma simbiose entre machine learning e pedagogia". Indagatio Didactica (2022): vol. 14 n.º 1 (2022)-vol. 14 n.º 1 (2022). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/29626.
    10.34624/ID.V14I1.29626
  2. Francisco, Manuela. "Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle.". Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning 5 1 (2022): 29-37. https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4508.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Francisco, Manuela; Amado, Cristina. Autor correspondente: Francisco, Manuela. "Strategy inspired by inquiry-based Learning using Perusall to improve co- and self-regulation.". Open Praxis (2022):
    Submetido
  4. Francisco, Manuela. Autor correspondente: Francisco, Manuela. "Beyond localization: Making learning spaces accessible to all". QScience Connect 2021 3 (2021): http://dx.doi.org/10.5339/connect.2021.tii.2.
    Publicado • 10.5339/connect.2021.tii.2
  5. Francisco, Manuela; Amado, Cristina. Autor correspondente: Francisco, Manuela. "Perusall’s Machine Learning Towards Self-regulated Learning". Innovative Technologies and Learning. ICITL 2021. Lecture Notes in Computer Science 13117 (2021): 49-58. https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-91540-7_6.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-91540-7_6
  6. Francisco, Manuela. "Estratégias de active learning para uma aula ativa". Interacções (2019): Vol 15 No 52 (2019):-Vol 15 No 52 (2019):. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/19113.
    10.25755/INT.19113
  7. Francisco, Manuela. "Accessible Options for Deaf People in e-Learning Platforms: Technology Solutions for Sign Language Translation.". Procedia Computer Science (2015): https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050915031166.
    10.1016/j.procs.2015.09.270
  8. Francisco, Manuela; Josélia Neves; Cláudio Esperança. "Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?". Educação, Formação & Tecnologias 2 2 (2009): 95-104. http://eft.educom.pt./index.php/eft/issue/view/8.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Francisco, Manuela; Josélia Neves. ""Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos" - Considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online.". In Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios, 164-181. Aracaju, Brasil, Brasil: Virtus Editora, 2010.
    Publicado
  2. Francisco, Manuela; António Quintas-Mendes. "Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC". In Infância no Digital, 123-129. Braga, Portugal: Arca Comum, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Manuela Francisco; Norberto Sousa. Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis. 2019.
    10.25766/r5pk-ws58
Manual
  1. Francisco, Manuela; Norberto Sousa. Guia para produção de conteúdos digitais acessíveis. Portugal. 2011.
  2. Francisco, Manuela; Nelson Jorge. Guia do estudante - Regime EaD do IPL. Portugal. 2008.
Resumo em conferência
  1. Francisco, Manuela. Autor correspondente: Francisco, Manuela. "Reflection on human and automatic image description in eLearning context". Trabalho apresentado em International conference EDEN Eleventh Research Workshop, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Francisco, Maria Manuela Amado da Silva. "A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4957.
  2. Francisco, Maria Manuela Amado da Silva. "Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visão". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1273.

Outros

Outra produção
  1. Accessibility in web conferencing platforms BigBlueButton V0.81 and Colibri 2.0 (Adobe Connect): case IPLeiria. In the context of the eLearning platform (Moodle 2.7) accessibility evaluation of the IPLeiria, where a web conferencing system (BigBlueButton) was integrated, we held a test session, with screen readers, on this platform to verify the accessibility of the interface and the features available to the audience and to the presenter. These accessibility tests were also performed to the Colibri service. 2018. Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, Manuela. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/65.
  2. Inclusão e acessibilidade em ação : diferentes percursos, um rumo. “Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo” é a primeira publicação do Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) e tem como principal objetivo contribuir para a divulgação científica de práticas e estudos realizados nas áreas da inclusão e acessibilidade. Pretendese, desta forma, partilhar conhecimento com todos os interessados nestas temáticas, assumin. 2015. Mangas, Catarina; Freire, Carla; Francisco, Manuela. http://hdl.handle.net/10400.8/1602.
  3. Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria. A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeir. 2014. Jorge, Nelson; Instituto Politécnico de Leiria; Francisco, Manuela; Instituto Politécnico de Leiria; Rodrigues, Carina; Instituto Politécnico de Leiria; Cadima, Rita; Instituto Politécnico de Leiria. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2689.
  4. Palco do concerto "Explode" dos The Gift no Tivoli (18 de Março). Maqueta. 2011. Francisco, Manuela.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01/01 - Atual Educação digital na formação profissional dos alunos com Necessidades Educativas Especiais: estudo de caso
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010 - 2010 I Encontro UED sobre e-learning
Encontro (Outra)
Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
2007 - 2007 Gestão Pedagógica e Comunicacional na Educação online
Seminário (Outra)
Unidade de Ensino a Distâbcia do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - 2020 Oradora convidada com a apresentação Avaliação: Como, O quê, Para quê na Mesa-redonda Internacional: “Perspectivas em EAD na contemporaneidade: visões em época de pandemia”
Conferência
XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
2011 - 2011 Formar para a Inclusão: Um Curso Online de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais
Seminário
V Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação
Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 El uso del blog como herramienta para brindar estratégias psicopedagógicas– un estudio con docentes de la enseñanza superior de la PUCE, Ecuador Yessenia Fernanda Medina Paspuel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 Integración de la robótica mediante el uso de la plataforma Arduino para el aprendizaje de matemáticas en el aula Juan Agnelio Villacís Salazar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Seguridad en los ninos mediante herramientas de control parental que permita a los padres supervisar el uso de internet
Arguente
Cindy Ines Coronel Rojas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Participacion de los padres en la educacion sexual escolar de sus hijos: contribuciones de la plataforma Logos. Caso aplicado en la Unidad Educativa San Luis Gonzaga
Arguente
Liliana Maribel León Vera (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Los mapas mentales como estrategia de comprensión lectora y recursos tecnológicos de apoyo
Arguente
Roxana Isabel Guzmán Larrea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 Aplicación de la metodologia aula invertida en la asignatura de ingles para el aprendizaje de gramatica y vocabulario en los estudiantes de 10mos. años del Instituto Nacional Mejia en la ciudad de Equito - Ecuador
Arguente
Elena Isabel Calderón Delgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015/02/01 - Atual Includit Politécnico de Leiria
2015 - 2015 V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e III Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Acessibilidade em educação e formação Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - Atual Educação e internet Educação (Licenciatura) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2010 Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais Aperfeiçoamento (Outros) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/09/01 - Atual UID-FCT nº 5507, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Politécnico de Leira Membro colaborador
2016/10/01 - Atual ACCESSIBLE PORTUGAL Membro do Conselho Fiscal
2016/04 - Atual UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D), Universidade Aberta Membro integrado
Distinções

Outra distinção

2015 Prémio de Excelência académica
Universidade Aberta, Portugal