???global.info.a_carregar???
Manuela Amado Francisco, é doutorada em Educação - especialidade de Educação a Distância e eLearning e mestre em Pedagogia do eLearning, desenvolvendo estudos sobre a acessibilidade na web em particular a pessoas utilizadoras de leitores de ecrã. Trabalha como Técnico Superior na Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria, com funções de Designer Instrucional e especialista em acessibilidade digital. É docente convidada e tutor na Universidade Aberta. Foi docente das UCs Informática I e II na ESAD-FRESS entre 2003-2010. Publicou vários trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 10 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Engenharia e Tecnologia com ênfase em Outras Engenharias e Tecnologias. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: acessibilidade e elearning inclusivo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuela Francisco

Nomes de citação

  • Francisco, Manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
ED14-64DB-4165
ORCID iD
0000-0002-4507-7859

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/manuela-francisco/ (Rede social)
  • http://ued.ipleiria.pt (Profissional)
  • https://imagedescription.wordpress.com/ (Académico)
  • https://lead.uab.pt/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2017
Concluído
Marketing Digital (Curso médio)
Google, Portugal
2017 - 2017
Concluído
O novo regulamento de proteção de dados (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 - 2015
Concluído
Educação - especialidade em educação a distÂncia e elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"elearning sensorial: multimodalidade e multisensorialidade da imagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011 - 2011
Concluído
Entrevista de Avaliação de Competências (Curso médio)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
2011
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"A descrição parametrizada da imagem para um e-Learning inclusivo e acessível. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2009 - 2009
Concluído
Curso de Formação de Formadores (Curso médio)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Introdução ao sistema operativo GNU/Linux (Curso médio)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005 - 2008
Concluído
Pedagogia do elearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Contributos para uma Educação Online Inclusiva: Estudo aplicado a casos de Cegueira e Baixa Visão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2007 - 2007
Concluído
Curso geral em propriedade intelectual (Curso médio)
Organisation Mondiale de la Propriété Intellectuelle, Suiça
2007 - 2007
Concluído
Bombons on-line (Nível 1) (Curso médio)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Modelação em 3D Studio VIZ (Curso médio)
Associação Empresarial da Região de Lisboa, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Formação contínua de formadores (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2002 - 2002
Concluído
CadMap (Curso médio)
Instituto de Soldadura e Qualidade, Portugal
2001 - 2001
Concluído
Architectural desktop 3 (Curso médio)
Mundisoft, Portugal
1999 - 1999
Concluído
Formação pedagógica de formadores (Curso médio)
AR-FOR, Portugal
1999 - 1999
Concluído
Gestão Empresarial (Curso médio)
AR-FOR, Portugal
1997 - 1997
Concluído
Softdesk arquitectura 8 (Curso médio)
Micrograf, Portugal
1996 - 1996
Concluído
Projecções tridimensionais assistidas por computador (Curso médio)
Gabinete de Estudos e Empreendimentos Técnicos, Portugal
1990 - 1994
Concluído
Artes decorativas interiores/Peritagem em arte-mobiliário (Licenciatura)
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal
15
1992 - 1992
Concluído
Iniciação ao CAD – versão 11 (Curso médio)
Centro de Formação da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, Portugal
1987 - 1987
Concluído
Curso de formadores do programa Inforjovem (Curso médio)
Fundação para a divulgação das Tecnologias de Informação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2010/02 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

2011/01/31 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

2003/03 - 2010/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico)
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal
2008/06 - 2008/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2000/06 - 2006/06 Outra Situação (Técnica)
AZLOT - Serviços de informática Lda., Portugal
2002/02 - 2004/12 Outra Situação (Técnica)
IATA - Instituto Aperfeiçoamento Técnico Acelarado, Portugal
2000/02 - 2004/12 Outra Situação (Técnica)
Mundisoft, Portugal
1994/09 - 2000/06 Outra Situação (Técnica)
Emanuel Gomes M - Aqrquitectura de Interiores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2018 GT.NECTS
Despacho n.º 10734/2017
Investigador
2010 - 2015 INOV.C
inovc2010
Desenvolvimento técnico
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 - 2014 ADLAB – AUDIO DESCRIPTION: LIFELONG ACCESS FOR THE BLIND
517992-LLP-1-2011-1-IT-ERASMUS-ECUE
Investigador
Universidade de Trieste, Itália
2009 - 2011 EU4ALL - ACCESSIBLE LIFELONG LEARNING FOR HIGHER EDUCATION
IST-FP6-034778
Desenvolvimento técnico
ATOS ORIGIN SOCIEDAD ANONIMA ESPANOLA , Espanha
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Francisco, Manuela; Josélia Neves; Norberto Sousa; Cláudio Esperança; Vitor Rodrigues; Nelson Jorge; Rita Cadima; et al. "Accessible e-learning - practices and research in the Polytechnic Institute of Leiria (Portugal)". Trabalho apresentado em Accessible E-Learning Online Symposium 16 December 2013, online, 2013.
    Publicado
  2. Francisco, Manuela; António Quintas-Mendes. "Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC". Trabalho apresentado em I Encontro Arca Comum, Braga, 2010.
    Publicado
  3. Rogério Costa; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Josélia Neves; Vitor Rodrigues. "Licenciaturas em regime de Ensino a Distância no IPLeiria – Modelo pedagógico adoptado". Trabalho apresentado em XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Coimbra, 2009.
    Publicado
  4. Josélia Neves; Francisco, Manuela; Rogério Costa. "Network learning: New solutions for all.". Trabalho apresentado em 7th International Congress on European distance and e-learning network (EDEN), Porto, 2009.
    Publicado
  5. Rogério Costa; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Josélia Neves; Vitor Rodrigues. "Modelo pedagógico adoptado nas licenciaturas em regime de ensino a distância no IPLeiria". Trabalho apresentado em 13º encontro Ibero-Americano de educação a distância (AIESAD), Lisboa, 2009.
    Publicado
  6. Josélia Neves; Francisco, Manuela; Cláudio Esperança. "Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?". Trabalho apresentado em EDUCARE, Porto, 2009.
    Publicado
  7. Francisco, Manuela; Josélia Neves. "“’Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos’: considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online”". Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Online, Lisboa, 2007.
    Publicado
  8. Rogério Costa; Josélia Neves; Francisco, Manuela; Nelson Jorge; Vitor Rodrigues. "Cursos On-line para Todos / Accessibility Solutions for on-line Courses". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Francisco, Manuela. "Ambientes virtuais inclusivos: o que são e para quem?", Jornal Açoriano Oriental, 2010
Artigo em revista
  1. Francisco, Manuela. "Accessible Options for Deaf People in e-Learning Platforms: Technology Solutions for Sign Language Translation.". Procedia Computer Science (2015): https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050915031166.
    10.1016/j.procs.2015.09.270
  2. Francisco, Manuela; Josélia Neves; Cláudio Esperança. "Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?". Educação, Formação & Tecnologias 2 2 (2009): 95-104. http://eft.educom.pt./index.php/eft/issue/view/8.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Francisco, Manuela; Josélia Neves. ""Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos" - Considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online.". In Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios, 164-181. Aracaju, Brasil, Brasil: Virtus Editora, 2010.
    Publicado
  2. Francisco, Manuela; António Quintas-Mendes. "Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC". In Infância no Digital, 123-129. Braga, Portugal: Arca Comum, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Manuela Francisco; Norberto Sousa. Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis. 2019.
    10.25766/r5pk-ws58
Manual
  1. Francisco, Manuela; Norberto Sousa. Guia para produção de conteúdos digitais acessíveis. Portugal. 2011.
  2. Francisco, Manuela; Nelson Jorge. Guia do estudante - Regime EaD do IPL. Portugal. 2008.
Tese / Dissertação
  1. Francisco, Maria Manuela Amado da Silva. "A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4957.
  2. Francisco, Maria Manuela Amado da Silva. "Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visão". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1273.

Outros

Outra produção
  1. Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, Manuela. 2018. Accessibility in web conferencing platforms BigBlueButton V0.81 and Colibri 2.0 (Adobe Connect): case IPLeiria. In the context of the eLearning platform (Moodle 2.7) accessibility evaluation of the IPLeiria, where a web conferencing system (BigBlueButton) was integrated, we held a test session, with screen readers, on this platform to verify the accessibility of the interface and the features available to the audience and to the presenter. These accessibility tests were also performed to the Colibri service. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/65.
  2. Martins, Paulo; Rodrigues, Henrique; Rocha, Tânia; Francisco, Manuela; Morgado, Leonel. 2015. Accessible options for deaf people in e-Learning platforms: technology solutions for sign language translation. http://hdl.handle.net/10400.2/4697.
    10.1016/j.procs.2015.09.270
  3. Mangas, Catarina; Freire, Carla; Francisco, Manuela. 2015. Inclusão e acessibilidade em ação : diferentes percursos, um rumo. “Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo” é a primeira publicação do Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) e tem como principal objetivo contribuir para a divulgação científica de práticas e estudos realizados nas áreas da inclusão e acessibilidade. Pretendese, desta forma, partilhar conhecimento com todos os interessados nestas temáticas, assumin. http://hdl.handle.net/10400.8/1602.
  4. Jorge, Nelson; Instituto Politécnico de Leiria; Francisco, Manuela; Instituto Politécnico de Leiria; Rodrigues, Carina; Instituto Politécnico de Leiria; Cadima, Rita; Instituto Politécnico de Leiria. 2014. Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria. A criação de oferta formativa numa modalidade de ensino a distância (EaD) trouxe novos desafios a uma instituição organizada para um ensino presencial e que teve de iniciar um caminho para se adaptar a esta nova realidade sem perder a qualidade das suas formações. A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeir. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2689.
  5. Francisco, Manuela. 2011. Palco do concerto "Explode" dos The Gift no Tivoli (18 de Março). Maqueta.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2010 - 2010 I Encontro UED sobre e-learning
Encontro (Outra)
Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
2007 - 2007 Gestão Pedagógica e Comunicacional na Educação online
Seminário (Outra)
Unidade de Ensino a Distâbcia do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011 - 2011 Formar para a Inclusão: Um Curso Online de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais
Seminário
V Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação
Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - 2014 Conhecer as WCAG - curso aberto Especialização (Curso médio) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 - 2010 Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Workshop web 2.0: ferramentas de webconferência Outra (Curso médio) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009 - 2009 Ensino Inclusivo com as TIC Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2011/06/30 - 2011 Ser estudante na UAb - Manuela Francisco Universidade Aberta

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/04 - Atual Laboratório de Educação a Distância
2011/01 - Atual iACT
Distinções

Outra distinção

2015 Prémio de Excelência académica
Universidade Aberta, Portugal