???global.info.a_carregar???
Licenciada em Turismo pelo Centro Universitário Metodista (2008), com especialização em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e mestrado em Marketing Management pela Universidade do Algarve (Portugal). Atualmente, é estudante de doutoramento em Turismo (FCT Research Fellow) e Assistente Convidada na Faculdade de Economia, na Universidade do Algarve (Portugal). Tem experiência na área da gestão de eventos corporativos (segmento turismo de eventos) atuando, principalmente, como consultora e coordenadora de Eventos e Viagens de Incentivo. Principais interesses de investigação situam-se no âmbito do marketing de experiências e de destinos, marketing sensorial e experiências turísticas, eventos, turismo cultural e de património.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Carolina Bender

Nomes de citação

  • Bender, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
E916-7EF5-46FC
ORCID iD
0000-0001-8262-5466

Endereços de correio eletrónico

  • acbender@ualg.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2023
Em curso
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"Destinationscape: Developing a Scale and Testing a Framework" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2020
Concluído
Marketing Management (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
"A Dimensão Sensorial das Experiências: Uma Abordagem Qualitativa em Contextos Patrimoniais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012 - 2013
Concluído
Marketing Estratégico (Postgraduate Certificate)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
"Os Eventos como Alternativa de Marketing para o Mercado Hoteleiro de Porto Alegre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2008
Concluído
Turismo (Bachelor)
Centro Universitario Metodista, Brasil
"O Turismo Histórico-Cultural de Porto Alegre e o Programa Monumenta: Um Estudo de Caso sobre a Igreja Nossa Senhora das Dores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Coordenação CinTurs PhD Network Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2019 - 2020 Bolseiro Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Estágio de Integração na Investigação Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2018 - 2019 Bolseiro Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2017 Coordenadora de Eventos e Viagens de Incentivo Porto Brasil Viagens e Eventos, Brasil
2010 - 2013 Gestora de Eventos Porto Brasil Viagens e Eventos, Brasil
2009 - 2010 Room Service Attendant Royal Caribbean International, Reino Unido
2008 - 2009 Assessora de Captação de Eventos Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Brasil
2007 - 2008 Pesquisadora de Captação de Eventos Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2022 TurExperience - Tourist experiences' impacts on the destination image: searching for new opportunities to the Algarve
SAICT-ALG/39588/2018
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020 - 2020 TurAcess - Turismo Acessível e Inclusivo
10EX00028
10EX00028
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bender, Ana. "Sensory experiences in heritage contexts: A qualitative approach". European Journal of Tourism Research 36(2024) (2023): https://ejtr.vumk.eu/index.php/about/issue/view/46.
  2. Bender, Ana. "Hedonic experiences at heritage attractions: the visitors perspective". International Journal of Culture, Tourism And Hospitality Research 16 1 (2022): 138-151. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJCTHR-12-2020-0297/full/html.
    Publicado
  3. Bender, Ana. "The symbolism of the door knocker "Hand of Fatima": A proposal of sensory tourist experiences in the city of Lagos". 11 (2021): https://doi.org/10.17411/jacces.v11i2.324.
Capítulo de livro
  1. Bender, Ana. "Experiências Multissensoriais em Contextos Patrimoniais". In Marketing Sensorial: casos no retalho, hospitalidade e turismo. 2022.
Edição de livro
  1. Bender, Ana. Book of Cases on Public and Non-profit Marketing: Trends and Responsible Approaches in Tourism. 2023.
Resumo em conferência
  1. AGAPITO, DORA. "Problem-based learning na UC Gestão de Marketing". Trabalho apresentado em CNaPPES.23 – 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2023.
  2. Bender, Ana. "Exploring the conceptualization of destinationscape". Trabalho apresentado em TMS Algarve, 2022.
  3. Bender, Ana. "Sensory experiences in heritage contexts: a qualitative approach". Trabalho apresentado em TMS Algarve, 2022.
  4. Bender, Ana. "Módulos Experienciais, Memória e Intenções Comportamentais: A Perspectiva dos Turistas no Algarve". Trabalho apresentado em XIX Seminário ANPTUR, 2022.
  5. Bender, Ana. "Strategic Experiential Modules, Memory and Behavioural Intentions: The perspective of tourists to the Algarve". Trabalho apresentado em INVTUR 2021 International Conference “Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice”, 2021.
    Publicado
  6. Bender, Ana. "The Sensorial Dimensions of Experiences at Heritage Contexts: A Qualitative Perspective from Visitors". Trabalho apresentado em International Workshop Tourism and Hospitality Management, 2021.
    Publicado
  7. Bender, Ana. "The Hedonic Experience in Heritage Attractions: The Visitors Perspective". Trabalho apresentado em t-Forum 2020 Global Conference, 2020.
    Publicado
  8. Bender, Ana. "Dimensão Sensorial das Experiências em Contextos Patrimoniais". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Turismo & História - TURHIST 2019, 2019.
    Publicado
  9. Bender, Ana. "O turismo histórico-cultural de Porto Alegre e o Programa Monumenta: Um estudo sobre a Igreja Nossa Senhora das Dores". Trabalho apresentado em V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Destinationscape: an integrated and holistic conceptualization AHTMM2
(Itália)
2022 Exploring the Conceptualization of Destinationscape TMS Algarve
(Portugal)
2022 Sensory experiences in heritage contexts: a qualitative approach TMS Algarve
(Portugal)
2022 Módulos Experienciais, Memória e Intenções Comportamentais: A Perspectiva dos Turistas no Algarve XIX Seminário ANPTUR
(Brasil)
2021 The Sensorial Dimensions of Experiences at Heritage Contexts: A Qualitative Perspective from Visitors International Workshop Tourism and Hospitality Management (IWTHM2021)
(Portugal)
2021 Experiential modules, memory and behavioural intentions: The perspective of visitors to the Algarve InvTur Conference
(Portugal)
2020 The Hedonic Experience in Heritage Attractions: The Visitors Perspective t-Forum 2020 Global Conference
(Portugal)
2020 Mãos de Fátima em rotas culturais de Lagos Verão com Ciência - Seminário Turismo Acessível e Inclusivo
(Portugal)
2019 A Dimensão Sensorial das Experiências em Contextos Patrimoniais III Conferência Internacional de Turismo & História
(Portugal)
2008 O turismo histórico-cultural de Porto Alegre e o Programa Monumenta: Um estudo sobre a Igreja Nossa Senhora das Dores V Jornadas Antropologia Social
(Argentina)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A experiência de consumo dos turistas portugueses na região do Algarve - uma perspectiva de gênero (dissertação)
Coorientador
Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2022 - Atual Impacto da Pandemia COVID 19 nas viagens low cost: O caso do Abreu Express (relatório de estágio).
Orientador
Mestrado Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10 - 2023/04 XIV International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing - Organizing Committee (2022/12/16 - 2022/12/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2020 Bolsa para Iniciação Profissional dos Estudantes da UAlg - Projeto: t-Forum Global Conference - apoio à Comissão Organizadora (Secretariado e Marketing). (2020/11/04 - 2020/11/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Bolsa para Iniciação Profissional dos Estudantes da UAlg - Projeto: ICMD 2018: International Conference on Marketing and Design - apoio à Comissão Organizadora (Secretariado e Marketing). (2018/10/18 - 2018/10/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2017 Gestão de equipa e coordenação de atendimento aos clientes e fornecedores. Responsável pela gestão dos processos, controlo de briefings, prioridades e resultados. Planeamento, elaboração de orçamentos, desenvolvimento e operação da logística de eventos. Execução, acompanhamento e coordenação de eventos e viagens de incentivo (nacionais e internacionais), logística e operação de deslocamento aéreo e terrestre. Criação e produção de materiais de comunicação. Tipos de Eventos: Reuniões, Seminários, Treinamentos, Convenções, Viagens de Inventivo. (2013 - 2017)
2010 - 2013 Organização, operacionalização e monitorização de formações e eventos corporativos, desde a cotação com fornecedores ao seu fecho financeiro; logística de transporte terrestre e aéreo de passageiros e de materiais; Elaboração e coordenação de atividades extra-evento. (2010 - 2013)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Science communication with non-specialist audiences - essential skills (4h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal
2023 - 2023 Short Course_PLS-SEM: Fundamentos y Desarrollos Avanzados (Basic module/Advanced module) (20h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2023 - 2023 Visual Methods in Tourism Research: From Traditional Visuals to Big Data (2h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2023 - 2023 Short Course Experimental Research
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2022 - 2022 Introduction to Systematic Literature Review: A Practical Approach (3h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2022 - 2022 Scale Development: Theory, Application and Validation (3h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2022 - 2022 Presentation Design: how to make memorable slideshows (3h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal
2022 - 2022 Time management: strategies and tools for researchers (3h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal
2022 - 2022 Introduction to Qualitative Research (6h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2022 - 2022 Qualitative Data Analysis with NVivo (9h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2021 - 2021 Eventos Virtuais: Estratégias e ferramentas para mudar para uma experiência online (2h)
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 Formação Pedagógica Inicial de Formadores (90h)
Outro
Traininghouse/IEFP, Portugal
2019 - 2019 Curso Livre de História do Algarve (16h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 Design Thinking in Marketing, Tourism & Hospitality (3h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2019 - 2019 Color in Marketing and Branding - Tourism and Hospitality (3h)
Oficina (workshop)
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
2018 - 2018 Análise Qualitativa de Dados com o Software NVIVO 12 (12h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
2018 - 2018 Análise Estatística com o SPSS Statistics (12h)
Oficina (workshop)
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
2017 - 2017 Marketing de Serviços (16h)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre, Brasil
2017 - 2017 Marketing Turístico: Como criar experiências memoráveis para o novo turista (13h)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre, Brasil
2015 - 2015 Design de Eventos (8h)
Oficina (workshop)
2015 - 2015 Gestão de Projetos: da estratégia à ação (16h)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre, Brasil
2013 - 2013 Marketing de Relacionamento (16h)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre, Brasil
2012 - 2012 Produção Executiva, Projetos e Planejamento de Infraestrutura para Eventos (27h).
Oficina (workshop)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Sensory gardens as visitor experiences: Implications on well-being Joana de Almeida Antunes Ferreira (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2022 Sensory Marketing: The role of sensory stimuli in consumer behaviour in retail environment Carina Cristina Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2022 The Customer Experience at The Destination and Behavioura Intentions: Exploring the Role of Tourists’ Emotions David Alberto Encarnação Piedade (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2022 Experiência de Consumo Online: Um Olhar Sobre as Artes de Palco Jéssica Rodrigues de Aquino Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 Festival Terras Sem Sombra Descrição: Estágio de Integração na Investigação (CinTurs): colaboração no desenho do questionário; desenho da estrutura de base de dados em SPSS; inserção de dados empíricos na base SPSS; produção de outputs e colaboração na elaboração do relatório final. Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 Bolsa de Mérito
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal