???global.info.a_carregar???
Dr Luís Querido, Assistant Professor of Egas Moniz School of Health and Science and integrated member of Research Centre of Egas Moniz (Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz), has extensive experience (with professional ID - PPA) in clinical neuropsychology evaluation and intervention, and has published several research articles. He collaborated with FPUL until recently where he participated in several research projects from which most of his publications emerged.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Querido

Nomes de citação

  • Querido, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
E81A-D640-8E2A
ORCID iD
0000-0002-3848-8203

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Especial
Formação
Grau Classificação
2023/03/18 - 2023/03/18
Concluído
Avaliação Neuropsicológica com a BANC | Nível Avançado (Outros) (Outros)
Hogrefe, Portugal
2022/12/22 - 2022/12/22
Concluído
Formação Pedagógica Inicial (Outros)
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2022/09/23 - 2022/09/23
Concluído
Avaliação Neuropsicológica com a BANC | Nível Inicial (Outros)
Especialização em Neuropsicologia
Hogrefe, Portugal
2016/02/02
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Cognitiva
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento do conhecimento ortográfico lexical e sublexical no português europeu : relações com a leitura e a escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor com unanimidade
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - Atual Intimate Partner Violence among Portuguese Women in Different Stages of Life: Context Vulnerability, Neuropsychological Assessment and Prevention
IPV-PW
Investigador responsável
Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, Portugal
Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Salomé Vasconcelos; Sandra Fernandes; Luís Querido; Sara D. S. Ramos; Arlette Verhaeghe. "Influência da Condição Social no Declínio Mnésico, Risco de Demência e Depressão, e Envolvimento Social em Idosos Insulares". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (2023): http://dx.doi.org/10.21865/ridep71.1.05.
    10.21865/ridep71.1.05
  2. Luís Querido. "To adjust or not to adjust: Cut-off scores in performance validity testing in Portuguese older adults with dementia". Frontiers in Psychology (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.989432.
    10.3389/fpsyg.2022.989432
  3. Ferreira, Inês; Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Pires, Rute; Daugherty, Julia C; Hidalgo-Ruzzante, Natalia; Pérez-García, Miguel. "Validation of the Coin in Hand-Extended Version Among Older Adults With and Without Dementia". Archives of Clinical Neuropsychology 37 1 (2021): 91-103. http://dx.doi.org/10.1093/arclin/acab019.
    10.1093/arclin/acab019
  4. Querido, Luís. "Orthographic Knowledge, and Reading and Spelling: A Longitudinal Study in an Intermediate Depth Orthography". The Spanish Journal of Psychology (2021): http://dx.doi.org/10.1017/sjp.2021.3.
    10.1017/sjp.2021.3
  5. Querido, Luís. "Lexical and sublexical orthographic knowledge: relationships in an orthography of intermediate depth". Reading and Writing (2020): http://link.springer.com/article/10.1007/s11145-020-10052-2.
    10.1007/s11145-020-10052-2
  6. Fernandes, S.; Querido, L.; Pereira, M.; Domingues, M.. "Silent contextual reading fluency test for european Portuguese: A preliminary validation study with university students,Teste de Fluência na Leitura Silenciosa em Contexto para o Português Europeu: Estudo Preliminar de Validação com Estudantes Universitários". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 52 3 (2019): 87-98. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074612923&partnerID=MN8TOARS.
    10.21865/RIDEP52.3.07
  7. Daugherty, J.C.; Querido, L.; Quiroz, N.; Wang, D.; Hidalgo-Ruzzante, N.; Fernandes, S.; Pérez-García, M.; et al. "The Coin in Hand–Extended Version: Development and Validation of a Multicultural Performance Validity Test". Assessment (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85070255934&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1073191119864652
  8. Fernandes, S.; Querido, L.; Verhaeghe, A.; Araújo, L.. "What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5". Journal of Research in Reading 41 (2018): S102-S129. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059450467&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1467-9817.12248
  9. Fernandes, S.; Querido, L.; Verhaeghe, A.; Marques, C.; Araújo, L.. "Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension". Reading and Writing 30 9 (2017): 1987-2007. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021770056&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11145-017-9763-z
  10. Fernandes, S.; Simões, C.; Querido, L.; Verhaeghe, A.. "Text and word list oral reading fluency: A cross-sectional study among Portuguese adolescents,Fluência na leitura oral de texto e de palavras: Estudo transversal com adolescentes Portugueses". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 39 (2015): 113-124. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939499159&partnerID=MN8TOARS.
  11. Nys, J.; Ventura, P.; Fernandes, T.; Querido, L.; Leybaert, J.; Content, A.. "Does math education modify the approximate number system? A comparison of schooled and unschooled adults". Trends in Neuroscience and Education 2 1 (2013): 13-22. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878243125&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tine.2013.01.001
  12. Szwed, M.; Ventura, P.; Querido, L.; Cohen, L.; Dehaene, S.. "Reading acquisition enhances an early visual process of contour integration". Developmental Science 15 1 (2012): 139-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855966122&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1467-7687.2011.01102.x
  13. Fernandes, S.; Ventura, P.; Querido, L.; Morais, J.. "Reading and spelling acquisition in European Portuguese: A preliminary study". Reading and Writing 21 8 (2008): 805-821. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-52649085790&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11145-007-9093-7
  14. Ventura, P.; Kolinsky, R.; Querido, J.-L.; Fernandes, S.; Morais, J.. "Is phonological encoding in naming influenced by literacy?". Journal of Psycholinguistic Research 36 5 (2007): 341-360. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34547479755&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10936-006-9048-1
  15. Ventura, P.; Kolinsky, R.; Fernandes, S.; Querido, L.; Morais, J.. "Lexical restructuring in the absence of literacy". Cognition 105 2 (2007): 334-361. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548431023&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cognition.2006.10.002
Capítulo de livro
  1. Querido, Luís; Fernandes, Sandra. "Brincar com os números ajuda as crianças a aprender matemática?". In ED_ON - Educação, editado por Nuno Crato; Mónica Vieira, 22-24. Lisboa, Portugal: Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação., 2022.
    Publicado
  2. FERNANDES, SANDRA; QUERIDO, LUÍS; VERHAEGHE, ARLETTE; MARQUES, CATARINA. "The role of morphological awareness on literacy skills of Portuguese undergraduate college students". In Avances en Ciencias de la Educación y Aplicaciones en otra áreas. Volumen I., 212-212. Espanha: Dykinson, 2022.
    Publicado • 10.2307/jj.5076226.211
  3. "Phonological priming in spoken word production: Evidence from Portuguese". In Studies on the mind: A tribute to Carlos Brito-Mendes. / Estudos sobre aMente: Homenagem Carlos Brito-Mendes. Lisboa, Portugal: Edições Educa, 2005.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Fernandes, Sandra; Querido, Luís. "Reading, Writing, and Arithmetic: Typical and Atypical Cognitive Development". Behavioral Sciences (2023): https://www.mdpi.com/journal/behavsci/special_issues/Reading_Cognitive.
    Publicado
Livro
  1. Querido, Luís (Coord.). Atas do 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Equidade, Inclusão e Sustentabilidade na Prática da Psicologia da Saúde. Almada, Portugal: SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICOLOGIA DA SAÚDE. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Morais, J.; Araújo, L.; Leite, I.; Carvalho, C.; Fernandes, S.; Querido, Luís. Autor correspondente: Morais, J.. Criar leitores. Porto, Portugal: Livpsic.. 2012.
    Publicado
  3. I. Leite; Tânia Fernandes; L. Araújo; L. Querido; São Luís Castro; P. Ventura; J. Morais. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. 2006.
Tese / Dissertação
  1. Querido, Luís. "Desenvolvimento do conhecimento ortográfico lexical e sublexical no português europeu : relações com a leitura e a escrita". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10451/22852.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual Membro da Comissão Científica do 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2023/09/01 - 2024/02/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2023/09/01 - 2024/02/03 Membro da Comissão Organizadora do 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2023/09/01 - 2024/02/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal

Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
2023/07 - 2023/07 Membro da Comissão Organizadora do 6th International Congress of CiiEM—Immediate and Future Challenges to Foster One Health (2023/07 - 2023/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2022/05 - 2023/06 Membro da Comissão Organizadora XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MODELOS, METODOLOGIAS E APLICAÇÕES (2023/05/04 - 2023/05/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Portugal
2023/01/31 - 2023/02/03 III Jornadas Científicas Universitárias e Politécnicas da Egas Moniz (2023/01/31 - 2023/02/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/07 Poster: Influence of Social Conditions on Memory Decline, Risk of Dementia and Depression, and Social Involvement in Island Old People
Congresso
6th International Congress of CiiEM—Immediate and Future Challenges to Foster One Health
Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2023/05/23 - 2023/05/23 Poster: Influência da reserva cognitiva no funcionamento cognitivo de idosos portugueses: estudo preliminar
Congresso
XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica
Universidade do Algarve, Portugal
2022/10/19 - 2022/10/21 Poster: The role of morphological awareness on literacy skills of Portuguese undergraduate college students
Congresso
10th INTERNATIONAL CONGRESS OF EDUCATIONAL SCIENCES AND DEVELOPMENT

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/04 - Atual Reading and Writing (1573-0905) Spinger
2018 - Atual Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (1135-3848) Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Seminário de Estágio (Anual) Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2023/09 - Atual Seminário de dissertação (Anual) Mestrado em Psicologia Clínica e da saúde (Mestrado) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2023/02 - Atual Motivação e Emoções (2º Semestre) Licenciatura em Psicologia (Mestrado) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2023/02 - Atual Avaliação Psicológica com Adultos (2º Semestre) Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2022/09/01 - Atual Perceção e Atenção (1º Semestre) Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2022/09/01 - Atual Neuropsicologia Clínica (1º Semestre) Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2019 - 2019 Dificuldades especificas da aprendizagem. Dislexia, Disortografia e Discalculia do Desenvolvimento: compreender para intervir. (Outros) Serviço à comunidade, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Workshop: Dislexia, Disortografia e Discalculia do Desenvolvimento: Seleção, construção e uso fundamentado de técnicas de avaliação e intervenção (Outros) Serviço à comunidade, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2007 Psicolinguística Cognitiva (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2006 Cognição Visual (Licenciatura) Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica Membro da Direção
2016 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
2016 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Especialidade Avançada em Neuropsicologia
2016 - Atual European Association of Psychological Assessment Member
2014 - Atual Instituto de Psicologia das Relações Humanas Membro
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro efetivo

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual Presidente da Comissão Pedagógica do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Presidente / Vice-presidente
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal
2022/09 - Atual Subcomissão da Garantia da Qualidade do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
Instituto Universitário Egas Moniz, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/12 - Atual Frontiers in Psychology
2020 - Atual Reading & Writing Quarterly: Overcoming Learning Difficulties (1521-0693) Taylor & Francis
2018 - Atual Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica