???global.info.a_carregar???
Luís Miguel Almeida é um geógrafo, professor de Geografia e de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É também investigador integrado no Insight: Piaget Research Center for Ecological Human Development do Instituto Piaget e Professor Assistente Doutorado da Escola Superior de Educação Jean Piaget. O seu percurso académico inclui a licenciatura em Geografia e Planeamento Regional na FCSH-NOVA, uma pós-graduação em Gestão do Território, vertente Território e Desenvolvimento, também na FCSH-NOVA, e o mestrado em Ensino da História e da Geografia, igualmente na FCSH-NOVA. Além disso, concluiu o doutoramento em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde apresentou e defendeu a tese intitulada “Literacia em Avaliação de Professores: Desenvolvimento e Aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)”. Ao longo da sua carreira profissional, tem estado intimamente ligado ao ensino e aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). No domínio dos SIG, desempenhou funções de assistente de investigação na NOVA IMS e trabalhou em várias empresas do setor público e do setor privado, incluindo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Municípia, a Primesoft e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia. No âmbito do ensino, atualmente desempenha a função de professor no Colégio Atlântico, onde leciona as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) e as disciplinas de História (3º ciclo) e Geografia (3º ciclo). É também Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação Jean Piaget (Instituto Piaget), onde leciona as unidades curriculares de História de Portugal e de Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, na licenciatura em Educação Básica, e no CTeSP de Intervenção Educativa em Creche.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luis Miguel Pires Almeida
Data de nascimento
1983/06/05

Nomes de citação

  • Almeida, Luis

Identificadores de autor

Ciência ID
E113-C126-0B84
ORCID iD
0000-0001-9655-5876

Endereços de correio eletrónico

  • luis.almeida@ipiaget.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966023806 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Literacia em avaliação de professores: Desenvolvimento e aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2013
Concluído
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Avaliação das aprendizagens em História e em Geografia: uma experiência em Estágio Pedagógico. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2008
Concluído
Geografia e Planeamento Regional - Gestão do Território (Pós-Graduação)
Especialização em Território e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004/09/01 - 2007/06/30
Concluído
Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2017 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2012 - 2012 Gestão de Ciência e Tecnologia Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Atlântico, Portugal
2017 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Académico, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2016 LanDyn - Land use and cover change in Continental Portugal: characterization, driving forces and future scenarios
PTDC/CS-GEO/101836/2008
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2017 Modelo SIG para a delimitação da Reserva Ecológica Nacional de Almeirim
RENALMEIRIM
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluído
2013 - 2017 SIGGESC - Sistema de Informação Geográfica de Carreiras.
SIGGESC
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Plano Zambeze - Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Plano Multisectorial da Província e parte do Vale do Zambeze (PM) e Plano Especial de Ordenamento Territorial da Província de Tete (PEOTT)
PlanoZambeze
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2009 - 2012 New strategies to help homeless people in Lisbon city area
Homeless
Assistente de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010 Sistemas de Informação Geográfica no estudo do envelhecimento na cidade de Lisboa
ProjetoEqual
Desenvolvimento técnico
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "DO TEACHERS' CONTINUOUS TRAINING IMPROVE ASSESSMENT LITERACY?". 2021.
    Publicado • 10.35603/sws.iscss.2021/s08.34
  2. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "Literacia em avaliação de mestrandos em ensino: Dimensões em análise". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2019.
    Publicado
  3. Painho, Marco; Almeida, Luis. "SPATIAL DATA INFRASTRUCTURE FOR THE ZAMBEZI VALLEY (MOZAMBIQUE)". 2015.
    10.5593/SGEM2015/B22/S11.134
  4. Painho, M.; de Oliveira, T.H.; Almeida, L.M.; Boieiro, I.; Roxo, M.; Seabra, I.; Painho, Marco; Almeida, Luis. "The use of gis in the study of bus lines the case of Lisbon and Oporto metropolitan areas". 2014.
    10.5593/SGEM2014/B23/S11.125
Artigo em revista
  1. Almeida, Luis. "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA NA LITERACIA EM AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES". MLS Educational Research (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Almeida, Luis. Autor correspondente: Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação 36 1 (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    https://doi.org/10.21814/rpe.24079
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 O uso das WebQuest no ensino e aprendizagem da Diversidade Cultural e turmas de Geografia do 3ºCEB III Seminário Luso-Brasileiro de Geografia e Educação
IGOT - Universidade de Lisboa (Portugal)
2022 Perceções e competências em avaliação dos professores de Ciências Sociais e Humanas da Zona Pedagógica de Lisboa e Península de Setúbal V Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia
IGOT - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Literacia em avaliação de mestrandos em ensino: Dimensões em análise
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2017 Literacia em Avaliação dos Mestrandos em Ensino: Problematização, definição de objetivos e opções metodológicas II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 Estratégias de apoio aos sem-abrigo da cidade de Lisboa
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 New Strategies to help homeless people in Lisbon city area
CHPS - University of Columbia (New York, Estados Unidos)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual V Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia (2022)
Conferência (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2015 - Atual SGEM - International Multidisciplinary Scientific GeoConferences: The World Source of Geosciences (2015)
Conferência (Outra)
SWS Scholarly Society, Áustria
2023 - 2023 "Dos direitos das famílias LGBTQIA+ e Procriação Medicamente Assistida" - Aula Aberta com a participação da oradora Márcia Lima Soares (2023 - 2023)
Outro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 Comissão Organizadora do ENJIE II – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/06/16 O Estudo da População Mundial na Geografia do 8º ano: Contributo para a Educação para o Desenvolvimento.
Arguente principal
Ana Beatriz Rocha Justino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/06/16 Redes de transporte, telecomunicações e sustentabilidade: uma experiência didática na disciplina de Geografia no 11º ano de escolaridade
Arguente principal
Adriana Maria Pires de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Portuguesa de Educação (2183-0452)
2020 - Atual Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual História de Portugal Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - Atual Dinâmicas do Mundo Contemporâneo Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - Atual Dinâmicas do Mundo Contemporâneo Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2008 - 2009 Teorias e Políticas do Desenvolvimento Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal