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Ana Cristina Conceição da Silva, concluiu o doutoramento em Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2001. É Professora Auxiliar no ISPA. Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área da Psicologia da Educação, domínio de especialização em Apredizagem da Leitura e Escrita. Os seus atuais interesses de investigação : Aprendizagem da leitura e escrita, a entrada no código alfabético, aprendizagem da ortografia, a aquisição de competências de produção textual.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Silva

Nomes de citação

  • Silva, C.
  • Silva, A. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
DB1B-6427-3C24
ORCID iD
0000-0001-6238-2663

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"***" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1992
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"***" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987
Concluído
Psicoterapia e Aconselhamento (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Membro do Conselho Cultural Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016 - Atual Director da Licenciatura em Educação Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/07 - 2020/11 Director de Unidade Orgânica Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2011 - Atual The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10 - 2021 Programa Integrado de Promoção de Literacia
Investigador convidado
Portugal Inovação Social, Portugal
Concluído
2006 - 2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
PDCT/PSI/56977/2004
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Interacção auto-regulada e aprendizagem da ortografia". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspectivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Almeida, T.; Silva, C.. "Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolar. V". Trabalho apresentado em Encontro CIED, Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Silva, C.; Farroupas, S. "O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coêrencia textual". Trabalho apresentado em . 12º Congresso de Psicologia Educacional, Lisboa, 2012.
    Publicado
  4. Silva, C.; Heijs, B.. "Folow-up in reading and the Reading Line". Trabalho apresentado em EFECOT-CIDREE Seminar, Bruxelas, 2010.
    Publicado
  5. Silva, C.. "Consciência Fonológica e Morfológica e a Natureza dos Erros Ortográficos em Crianças do Segundo Ano de Escolaridade Com e Sem Dificuldades de Aprendizagem". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  6. Almeida, T.; Silva, C.. "Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, Braga, 2009.
    Publicado
  7. Almeida, T.; Silva, C.. "O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escola". Trabalho apresentado em Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação, Lisboa, 2009.
    Publicado
  8. Almeida, T.; Silva, C.. "Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas.". Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda., Guarda, 2007.
    Publicado
  9. Sousa, M.; Silva, C.. "O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais". Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem, Guarda, 2007.
    Publicado
  10. Silva, C.. "Consciência explícita das regras ortográficas: A sua importância para o desempenho ortográfico". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  11. Mata Pereira, M.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  12. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M.. "O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  13. Silva, C.. "A evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita no sentido da fonetização". Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cristina Silva; Francisco Peixoto; Liliana Salvador. "“To give someone a fish or teach them how to fish?”: effects of a self-reflection tool on orthographic performance in Portuguese children". Reading and Writing (2021): https://doi.org/10.1007/s11145-021-10154-5.
    10.1007/s11145-021-10154-5
  2. Almeida, Tiago; Silva, Ana Cristina; Rosa, João. "Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions". Análise Psicológica 39 2 (2021): 229-245. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1848.
    10.14417/ap.1848
  3. Almeida, Tiago; Silva, Ana Cristina; Rosa, João. "Invented spelling intervention programmes: Comparing explicit and implicit instructions". Análise Psicológica 39 2 (2021): 229-245. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1848.
    10.14417/ap.1848
  4. Silva, Cristina; Peixoto, Francisco; Salvador, Liliana. "“To give someone a fish or teach them how to fish?”: effects of a self-reflection tool on orthographic performance in Portuguese children". Reading and Writing 34 10 (2021): 2481-2503. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-021-10154-5.
    10.1007/s11145-021-10154-5
  5. "Contributos da literatura infantil para o desenvolvimento da Empatia". Entreler 0 (2020): https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/3148/Entreler_0.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Almeida, Tiago; Silva, Ana Cristina. "Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção". 23 2 (2019): 1-11.
    Publicado • 10.1590/2175-35392019012948
  7. Silva, Ana Cristina; Borges, Sandra; Almeida, Tiago; Quintão, Sónia. "O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade". Análise psicológica 37 3 (2019): 355-369.
    10.14417/ap.1634
  8. Silva, C.; Almeida, T.. "Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: A necessidade de um modelo que integre os contributos das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística". Psicologia Escolar e Educacional, 22 1 (2018): 63-71.
    Publicado • 10.1590/2175-35392018019534
  9. Almeida, T.; Silva, C.. "Estabilidade gráfica das produções escritas de crianças de idade pré-escolar: Escrita cursiva e escrita a computador". Análise Psicológica XXXV4 4 (2017): 439-451.
    Publicado • 10.14417/ap.1249
  10. Borges, Sandra; Silva, C.. "A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade dos textos narrativos.". Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación 12 (2017): 331-336.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.12.3030
  11. Medeiros Borges, Sandra Maria; Silva, Ana Cristina. "A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade de textos narrativos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educacion 12 12 (2017): 331-336. https://redib.org/Record/oai_articulo3218822-a-revis%C3%A3o-como-um-instrumento-para-a-melhoria-da-qualidade-de-textos-narrativos.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.01.3030
  12. Silva, C.; Almeida, T.; Farroupas, S. "The Impact of Revision and Feedback on the Quality of Children´s Written Compositions". International Journal of Social Sciences & Educational Studies 3 2 (2016): 26-38. URL.
    Publicado
  13. Alves-Martins, M.; Albuquerque, Ana; Salvador, L.; Silva, C.. "Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade-pré-escolar". Psicologia, Teoria e Pesquisa 31 2 (2015): 137-144. URL.
    Publicado • 10.1590/0102-37722015021639137144
  14. Silva, C.; Almeida, T.. "Programas de intervenção das escritas inventadas: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista. ,". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 3 (2015): 613-622. URL.
    Publicado • 10.1590/1678-7153.201528320
  15. Martins, Margarida Alves; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana; Silva, Cristina. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar". Psicologia: Teoria e Pesquisa 31 2 (2015): 137-144.
    Publicado • 10.1590/0102-37722015021639137144
  16. Martins, Margarida Alves; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading". Educational Psychology 0 0 (2014): 1-15. URL.
    Publicado • 10.1080/01443410.2014.950947
  17. Alves-Martins, M.; Mata, M.; Silva, C.. "Conceptualizações Sobre a Linguagem escrita. Percursos de Investigação.". Análise Psicológica 32 2 (2014): 0-0.
    Publicado • 10.14417/ap.841
  18. Martins, M.A.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. "The impact of invented spelling on early spelling and reading". Journal of Writing Research 5 2 (2013): 215-237. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886816449&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  19. Silva, Ana Cristina. "O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças do 4º ano de escolaridade". Psicologia: Reflexão e Crítica 26 1 (2013): 177-183. http://apps.webofknowledge.com/full_record.do?product=UA&search_mode=GeneralSearch&qid=1&SID=V1VPQhmOMQ9BHjUmwtz&page=1&doc=1.
    Publicado • 10.1590/S0102-79722013000100019
  20. Martins, M.A.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. "The impact of invented spelling on early spelling and reading". Journal of Writing Research 5 2 (2013): 215-237. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886816449&partnerID=MN8TOARS.
  21. Silva, C.; Ribeiro, V.. "Erros ortográficos e competências metalinguísticas". Análise Psicológica 29 3 (2011): 391-402.
    Publicado
  22. Silva, A.C.; Ribeiro, V.. "Misspellings and metalinguistic skills | Erros ortográficos e competências metalinguísticas". Analise Psicologica 29 3 (2011): 391-401. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873140389&partnerID=MN8TOARS.
  23. Silva, Cristina; Almeida, Tiago; Alves Martins, Margarida. "Letter names and sounds: their implications for the phonetisation process". Reading and Writing 23 2 (2010): 147-172.
    Publicado • 10.1007/s11145-008-9157-3
  24. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M.. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of preschool children's writing". Applied Psycholinguistics 31 04 (2010): 693-709.
    Publicado • 10.1017/S0142716410000202
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    Publicado
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    Publicado
  28. Alves-Martins, M.; Silva, C.. "The impact of invented spelling on phonemic awareness". Learning and Instruction 16 1 (2006): 41-56.
    Publicado • 10.1016/j.learninstruc.2005.12.005
  29. Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Phonological abilities and writing among portuguese preschool children". European Journal of Psychology of Education 21 2 (2006): 163-182.
    Publicado • 10.1007/BF03173575
  30. Silva, C.. "Descobrir o princípio alfabético". Análise Psicológica 22 1 (2004): 187-193. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000100017&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  31. Silva, C.; Alves-Martins, M.. "Relations between children's invented spelling and the development of phonological awareness". Educational Psychology 23 1 (2003): 3-16.
    Publicado • 10.1080/0144341022000022979
  32. Silva, C.. "Uma Perspectiva Cognitiva e Cultural da Aprendizagem da Leitura". Revista da Escola Superior de Educação de Torres Novas 1 (2003): 67-70.
    Publicado
  33. Silva, C.; Alves-Martins, M.. "Phonological skills and writing of presyllabic children". Reading Research Quarterly 37 4 (2002): 466-483.
    Publicado • 10.1598/RRQ.37.4.6
  34. Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Letter names, phonological awareness and the phonetization of writing". European Journal of Psychology of Education 16 4 (2001): 605-617.
    Publicado • 10.1007/BF03173200
  35. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Almeida, T.. "A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica". Psicologia: Teoria, investigação e prática 1 (2001): 5-24.
    Publicado
  36. Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Os nomes das letras e a fonetização da escrita". Análise Psicológica 17 1 (1999): 49-63. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000100007&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  37. Silva, C.; Alves-Martins, M.. "O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura: Contributos e Limitações". Revista Portuguesa de Pedagogia 33 1 (1999): 73-90.
    Publicado
  38. Silva, C.. "Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento de para a formação de professores". Análise Psicológica 17 4 (1999): 637-652. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000400001&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  39. Silva, C.. "Orientações Curriculares e práticas educativas na aprendizagem da leitura: O fosso criado pelos manuais escolares". Psicologia, Educação e Cultura 1 (1998): 117-128.
    Publicado
  40. Silva, C.. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo". Análise Psicológica 15 2 (1997): 283-304.
    Publicado
  41. Silva, C.. "A avaliação de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar". Análise Psicológica 14 4 (1996): 553-563.
    Publicado
  42. Silva, C.. "Uma perspectiva preventiva das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita". Inovação 7 2 (1994): 201-213.
    Publicado
  43. Silva, C.. "Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas". Análise Psicológica 11 3 (1993): 371-377.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "Consciência Fonológica e conhecimento das Letras". 1-501. Brasil: Ministério da Educação, 2021.
    Publicado
  2. "O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar.". In Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo. Lisboa, Portugal: Ispa, 2019.
    Publicado
  3. Silva, C.; Almeida, Tiago. ". Escritas inventadas: comparação de dois programas que agem na zona proximal de desenvolvimento". In “Diversidade e Educação: Desafios Actuais, 2-303. Lisboa, Portugal: Ispa- Instituto Universitário, 2015.
    Publicado
  4. Almeida, Tiago; Silva, C.. "Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista os programas de intervenção de escritas inventadas". In Diversidade e Educação: Desafios Actuais, 2-303. Lisboa, Portugal: Ispa- Instituto Universitário., 2015.
    Publicado
  5. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. "Invented spelling and perspectives on spelling development: the necessity of an integrated cognitive model". In Preschool Children: Physical Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges, 58-68. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc, 2012.
    Publicado
  6. Silva, C.; Martins, M.. "Learning to write effectively: Current trends in European research". In The impact of open and closed vowels on the evolution of pre-school children´s writing, 23-26. London: Emerald Group Publishing Limited, 2012.
    Publicado
  7. Silva, C.. "Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais". In A Língua Portuguesa: Presente Futuro, 00-00. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
    Publicado
  8. Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Le rôle de la conscience phonologique dans l´apprentissage de la lecture: apports et limites". In Comprendre l´enfant apprenti lecteur, 00-00. Paris, França: Éditions Retz, 2000.
    Publicado
Edição de livro
  1. Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo.. Lisboa, Portugal: Ispa. 2018.
    Publicado
  2. Mata, Lourdes; Martins, Margarida Alves; Monteiro, M; Morgado, j; Peixoto, Francisco; Silva, C.; Castro Silva, J.. Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: Ispa- Instituto Universitário. 2015.
  3. Diversidade e Educação: Desafios Actuais.. Portugal: Ispa. 2015.
    Publicado
Livro
  1. Práticas de literacia em Jardim de Infância. O que dizem os educadores.. Lisboa, Portugal: Ispa. 2020.
    Publicado
  2. Silva, C.; Ferreira, S.. Jogos para aprender a ler e a escrever. Lisboa, Portugal: DGIDC, Ministério da Educação. 2013.
    Publicado
  3. Sim-Sim, I.; Silva, C.; Nunes, C.. Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância. Lisboa, Portugal: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2008.
    Publicado
  4. Silva, C.. Até à descoberta do princípio alfabético. Lisboa, Portugal: Gulbenkian. 2003.
    Publicado
  5. Carita, A.; Silva, C.; Monteiro, A.; Diniz, T.. Como ensinar a estudar. Lisboa, Portugal: Editorial Presença. 1998.
    Publicado
Manual
  1. Silva, C.. Estuda Comigo. 1996.
Poster em conferência
  1. Almeida, T.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. "Differences between fricatives and occlusive in the fonetization process". Trabalho apresentado em 13th European Conference on Developmental Psychology, 2007.

Outros

Outra produção
  1. XIII Colóquio de Psicologia e educação. 2015. Silva, C..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/16 Recurso a uma grelha auto-correctiva de erros ortográficos em situação individual vs a pares
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/07/06 Efeitos de um instrumento de auto-correção no desempenho ortográfico em contexto interactivo
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/06/28 Leitura em voz alta nas Bibliotecas - Como? Quando? Porquê?
Associação de Municípios da Região de Setúbal. (Montijo, Portugal)
2023/02/03 Promover a autorregulação no 3.º ciclo do ensino básico: Comparação de dois programas de métodos de estudo com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora
ENJIE (Porto, Portugal)
2022/09/04 Reflectir sobre as regras ortográficas é a condição necessária para as tornar explicitas.
, ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/12 Comparação de dois programas de métodos de estudo distintos nas estratégias de compreensão leitora, com vista à autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/09 Melhorar a ortografia é melhorar a capacidade para escrever.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/07 A utilização de uma grelha com regras ortográficas para melhorar o desempenho ortográfico
Universidade de Vila Real (Vila real, Portugal)
2022/07/05 Promover a autonomia e autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico: comparação de dois programas de métodos de estudo com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora
Univerisade de Vila Real (Vila Real, Portugal)
2022/06/04 Comparação de dois programas de métodos de estudo com vista à autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07 Autocorrecção: uma modalidade Pedagógica para a tomada de consciência das regras ortográficas na Língua Portuguesa.
Ispa (Lisboa)
2021/05 Ensinar a pescar: O papel da auto-regulação na explicitação de regras e no dessempenho ortográfico em crianças do ensino básico.
Universidade do Mindelo (Mindelo, Cabo Verde)
2021/04 Dar o peixe ou ensinar a pescar
Ispa (Lisboa, Portugal)
2020/09 Quero fazer a lista de compras da mãe” Razões para aprender a ler em contextos de educação de infância.
Universidade do Porto (Porto)
2020 The Impact of Revision and Interaction in Orthography Performance on Children from 3rd Grade
Univesidade de Atenas (Atenas, Grécia)
2019/07 “Aprender ortografia através de processos de revisão.
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/07 Interacção e aprendizagem auto-regulada da ortografia. III
Instituto de Educação. (Lisboa, Portugal)
2019/07 Ambientes e práticas de literacia no jardim-de-infância: Um estudo de âmbito nacional”
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Melhorar a produção textual em crianças do 5º ano de escolaridade
(Portugal)
2018 Práticas de literacia em Jardim de Infancia: Um estudo de âmbito Nacional
(Portugal)
2018 O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar.
(Portugal)
2017 Analysing the effect of two different invented spelling programs based that act on the zone of proximal development SILE 2017 International Symposium of educational literacy
SILE (Ajaccio, França)
2017 The impact of an intervention literacy programme with pre-school children from a very low social background. SILE 2017 International Symposium of educational literacy SILE 2017 International Symposium of educational literacy
SILE (Ajaccio, França)
2017 Handwriting and computer: what we can learn about the stability of children invented spelling SILE 2017 International Symposium of educational literacy International Symposium of educational literacy
SILE 2017 (Ajaccio, França)
2017 A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade dos textos narrativos. XIV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade de Braga e da Catalunha (Braga, Portugal)
2016 Programas de intervenção em escrita inventada e a apropriação do princípio alfabético. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Algarve.
(Portugal)
2016 Intervir na qualidade das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Algarve.
(Portugal)
2016 Aprender a ler e ler para aprender .IV Jornadas Pedagógicas . Vila Franca de Xira
(Portugal)
2016 Invented spelling: The effect of two interventions acting in the zone of proximal development. SIG Writing Conference. Liverpool Hope University
(Portugal)
2016 Invented spelling trainning programmes: comparing Knowledge-transmissive model and the construtivist model of learning. SIG Writing Conference. Liverpool Hope University.
2016 Invented spelling: the effect of two interventions programs. LESE Jornadas internacionais de leitura, Educação e Sucesso Escolar. CESPU- Vila Nova de Famalicão.
(Portugal)
2015 Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2015 Programas de intervenção de escritas inventada: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015
ISPA- Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2015 Impacto na qualidade das escritas inventadas: comparação de de programas de escrita inventada e consciência fonológica Colóquio Internacional, Psicologia e Educação
ISPA- Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2014 Early Litercy instruction: The role of invented spelling programs on spelling and reading Writing Reseach Across Borders
Universitè Paris Ouest (Paris, França)
2014 The impact of revision and explicit feedback on the quality of children´s composition Writing Research Across Borders
Université Paris Ouest (Paris, Portugal)
2014 Programas de escrita inventada em idade pré-escolar III Encontro Terapia da Fala e Educação
IPS Instituto Politecnico de Setubal (Setubal, Portugal)
2013 Revisão textual com e sem feedback VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 O impacto de programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese 9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all
Institut Universitaire de Formation des Maitres (Paris, França)
2013 O impacto de dois programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.
(Portugal)
2012 The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.
(Brasil)
2012 O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual.
(Portugal)
2011 A avaliação da componente fonológica I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala
(Porto, Portugal)
2011 The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade 7th European Conference on reading
(Mons, Bélgica)
2011 Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? EARLI
EARLI (Exeter, Reino Unido)
2011 Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? EARLI
EARLI (Exeter, Reino Unido)
2010 Ler antes de Aprender a ler
Sociedade Portuguesa da Língua (Lisboa, Portugal)
2010 O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita? Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
2010 Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
2010 The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
(Heidelberg, Alemanha)
2010 Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
EARLI (Heidelberg, Alemanha)
2010 The impact of an intervention literacy program with children from low social background from 1st grade 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
EARLI (Heidelberg , Alemanha)
2010 A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
(Braga, Portugal)
2010 Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade pré-escolar I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
(Braga, Portugal)
2010 Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E Sem Dificuldades De Aprendizagem VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
2009 Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
2009 Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer EARLI
EARLI (Amesterdão, Países Baixos)
2009 The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels EARLI
(Amesterdão, Países Baixos)
2008 Era uma vez um leitor... Antes de o ser VI Congresso THEKA
(Lisboa, Portugal)
2008 Training the phonetization process with the names or the sounds of letters 11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
( Lund, Suécia)
2008 How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle 11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Lund, Suécia)
2007 The name and the sound of letters The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
2007 Letters characteristics and the phonetization process The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
2007 Early writing programmes and the phonetization of children spelling The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
2007 Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
2007 O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
2007 Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing British Psychological Society: Annual Conference
(Reino Unido)
2006 A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2006 O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
2006 Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações das em crianças em idade pré-escolar VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
2006 O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
2006 The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling 10th international conference of the EARLY special interest group on writing
(Antuérpia, Bélgica)
2006 Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
2006 Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance 10th international conference of the EARLY special interest group on writing
(Antuérpia, Bélgica)
2005 Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia Primeiro Congresso da Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
2005 Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development XXII European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Espanha)
2004 Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais Língua Portuguesa: Presente e Futuro
Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Presidência da República (Portugal)
2004 The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge 9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting
(Genéve, Suiça)
2003 The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic 10th Biennal Conference of EARLY
EARLI (Padova, Itália)
2003 O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2003 Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2002 Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista IV Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas
(Torres Novas, Portugal)
2002 Descobrir o Princípio Alfabético XI Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2001 A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade II Encontro de Literatura infanto-juvenil
(Barreiro, Portugal)
2000 A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade Colóquio “Literacia”
(Torres Vedras, Portugal)
2000 Letter names and writing phonetization Writing Conference
EARLI (Verona, Itália)
1998 Na aprendizagem da linguagem escrita Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância
(Porto, Portugal)
1998 Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação
(Porto, Portugal)
1997 A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização X Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
1996 O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1996 O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1996 O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1996 A Noção de Número e Estratégias de quantificação I Colóquio de Psicologia Educacional
(Beja, Portugal)
1992 Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências fonológicas VII Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Desenvolvimento de dois programas de métodos de estudo para a promoção da autorregulação no 3.º CEB através de estratégias de compreensão leitora
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
2020 - Atual JUST ANOTHER STORYBOOK. CHILDREN’S LITERATURE CONTRIBUTION TO EMPATHY, ETHNIC IDENTITY AND READING MOTIVATION.
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
2018 - Atual , "O Impacto da Revisão na Qualidade de Composições de Crianças do 4º e 5º ano de Escolaridade"
Orientador
Ciências de Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Aprendizagem auto-regulada: Impacto de um instrumento de caracterização de práticas de literacia no desempenho dos educadores de infância
Orientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - Atual Evolução da leitura e escrita precoces: Comparação de programas de escritas inventadas e consciência fonológica
Orientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - Atual Motivações na sala de aula - Relações entre as motivações dos professores para ensino e a motivação dos seus alunos
Coorientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - Atual O impacto de dois programas de intervenção da escrita na evolução das conceptulaizações infantis sobre a escrita
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - Atual O nome e o som das letras nos processos de fonetização – da instrução ao conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita. Um estudo longitudinal do jardim-de-infância ao 1º ano
Orientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - Atual A análise das contribuições de cada uma das estratégias de instrução relativamente à construção de representações ortográficas
Orientador
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2015 A Apropriação da Noção de Número e da Resolução de Problemas Aritméticos na Triangulação Professor, Alunos e Manual Escolar
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Instruçao Transmissiva ou construtivista nos programas de escrita inventada? Impacto na qualidades das escritas inventadas de crianças em idade pré-escolar
Orientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento das competências emocionais em crianças compreendidas entre os 3 e os 5 anos através do programa ser e conhecer
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - 2013 A Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Revisão textual auxiliada em contexto de grupo
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervençã
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades de aprendizagem
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 A relação existente entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 3º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 O erro mora aqui: A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas inventadas
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 Na relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 A influências de duas estratégias de ensino na aquisição de uma regra ortográfica contextual
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e
Orientador
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 - 2007 Programa de treino para a indução do princípio alfabético
Orientador
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 As concepções sobre a escrita tendo em conta as dimensões de planificação, textualização e revisão de textos em alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2006 Nome e som das letras nos processos de fonetização
Orientador
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Análise à evolução do desempenho ortográfico em crianças do 2º, 3º e 4º ano em função da natureza das unidades linguísticas em que são cometidos erros
Orientador
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica
Orientador
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/07 - 2018/07 XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (2018/07 - 2018/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2015/07 - 2015/07 XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2015/07 - 2015/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
ISPA Instituto Universitário, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Diversidade e educação
Congresso
XIII Colóquio de Psicologia e educação
ISPA- IU, Portugal
2014 - 2014 Writing Research Across Borders III
Congresso
Writing Research Across Borders III
Université Paris-Ouest Nanterre La Défense, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01 A relação entre a aceitação/ rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académicos, a motivação para a aprendizagem e o desempenho académico do adolescente
Presidente do júri
Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2021 Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Arguente
Jionghao Zhao (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Ciências de Educação
Arguente
Educação, Sociedade e Desenvolvimento – do Mestre Jionghao Zhao (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Psicologia
Presidente do júri
Maria Edite de Oliveira (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2019 Cîencias da Educação
Presidente do júri
Rita Martins da Silva (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2019 Literacias e Educação
Arguente
Marilucia Maria da Silva (Doutoramento)
2015 Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via Ana Rita Lourenço Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul, Portugal
2015 Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Crenças, práticas e ambientes de literacia familiar: Um estudo exploratório. Alexandra Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Tipologia de erros de leitura no primeiro ciclo: avalaição de leitura oral de palavras Edília Alves Simões (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 O desenvolvimento metacognitivo de alunos do terceiro ciclo e as actividades de investigação na àrea das ciências. Jorge Osvaldo dias Santos Gonçalves (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Tipologias de erros de leitura 1º ciclo : Avaliação da leitura oral de palavras
Arguente
Èdlia Simões (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2015 O desenvolvimento metacognitivo de alunos do 3º ciclo e as atividades de investigação no ensino das ciências
Arguente
Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2015 Gerir salas de aula culturalmente diversas
Vogal
Ana Carla Cunha da Conceição (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
2014 Formação de palavras: a aquisição de alguns afixos derivacionais em Português e Inglês Maria Teresa Figueira Bailadeira dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Linguistica Geral
Arguente principal
Maria teresa dos Santos (Doutoramento)
2010 Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Evolução, processos e implicações de programas de intervenção ao nível da escrita
Arguente
Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta Martins (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/07 - 2015/07 Painel de avaliadores na fase de recurso da atribuição de bolsas da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prémio Fernando Namora
2013 Prémio Urbano Tavares Rodrigues