Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hugo Soeiro Sanches
Nomes de citação
- Sanches, Hugo Soeiro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D81B-D8EF-FAD4
- ORCID iD
- 0000-0002-5410-9920
Websites
- https://www.esmae.ipp.pt (Profissional)
- www.surunyo.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Galego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
""Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do
MM 229 da Universidade de Coimbra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009 - 2012
Concluído
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Ornamentação na música de Weiss - estudo para uma abordagem sistemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2006 - 2009
Concluído
|
Música variante Música Antiga - Alaúde (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
20 |
2004 - 2005
Concluído
|
Psicologia da Música (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
|
17 |
1994 - 2000
Concluído
|
Licenciatura em Música, Variante de Instrumento - Ramo Cordas (guitarra) (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2019/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013/10 - 2017/09 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2009/10 - 2013/09 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - Atual | Mundos e Fundos
Investigador responsável
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Projeto de som |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/11/12 | Mel e Ouro - Os mundos poéticos dos cartapácios seiscentistas de Santa Cruz de Coimbra | X Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/23 | Cânone, Marginalidade e Contexto - (re)cartografando e (re)interpretando a música do passado | I Simpósio Brasileiro de Musicologia – SiBraM
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) & Universidade Federal do Paraná (UFPR). (Plataforma digital, Brasil)
|
2019/11/08 | De fuego, y yelo. Os elementos da construção retórica dos discursos poético-musicais nos séculos XVI e XVII. | Jornadas Mundos e Fundos 2019
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/11/07 | Ensaladas, Romances e Vilancicos. Um breve olhar sobre a poesia cantada na Península Ibérica nos Séculos XVI e XVII | II Seminário de História da Música - A música de Coimbra e Lisboa do século XVI A XVIII
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2018/10/26 | Romances, vilancicos e ensaladas: Uma viagem pela poesia ibérica cantada nos séculos XVI e XVII | Jornadas Mundos e Fundos 2018
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/01/13 | Som, palavra e emoção - a música, os seus textos e os seus contextos | A literatura e as outras artes
Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Uma Enselada Ibérica: os fluxos poético-musicais no espaço peninsular antes e após Alcácer Quibir | ALCÁCER QUIBIR: margens e contra-margens Colóquio internacional
FCSH Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Universitário Militar (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/27 | Para além do som - a dimensão política e a caracterização de tipos sociais na música de santa cruz de coimbra (ca. 1650) | Jornadas Mundos e Fundos 2017
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Exploring the evidence of the compositional process in 17th century Portuguese vernacular repertoire - the case study of a romance in Musical Manuscripts 229 and 235 of the Coimbra University General Library. | Tracking the Creative Process in Music 2017
University of Huddersfield/IRCAM (Huddersfield, Reino Unido)
|
2017 | Viva Zoão IV! - a música de Santa Cruz de Coimbra no contexto da Restauração da Independência. | VII Festival Internacional de Polifonia Portuguesa - Seminário: O BARROCO E A POLIFONIA EM PORTUGAL
Fundação Cupertino de Miranda (Coimbra, Portugal)
|
2017 | "Vindes de guerra ou de paz? - as difusas fronteiras entre devoção, política e teatro na música de Santa Cruz de Coimbra." | Encontro Académico - III Festival Portingaloise 2017
Portingaloise (grupo de investigação e performance em dança histórica) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2017 | Som, Palavra e Emoção - Retórica e teoria dos afectos no barroco musical. | IV Festival Internacional de Guitarra de Braga
(Braga, Portugal)
|
2016 | O voo dos Surunyos - Comunicando o Passado ao Presente. | PORTINGALOISE - FESTIVAL DE INVERNO Curso e Encontro Académico de Danças Antigas
Portingaloise (grupo de investigação e performance em danças históricas) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2016 | Del Archivo al Mundo - Estudio y interpretación de la música vernácula de Santa Cruz de Coimbra | Congresso "Musicología aplicada al concierto: los estudios sobre performance en acción"
Universidad Internacional de Andaluzia (Baeza - Espanha, Espanha)
|
2016 | Rasuras, borrões e transformações - Evidências do processo composicional no romance Bullicioso entre las flores. | Mundos e Fundos 2016: Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015 | Concordâncias e discordâncias - Tentando montar o puzzle do MM 229 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra |
(Portugal)
|
2013 | Ornamentação na música para alaúde da primeira metade do século XVIII - autoridade versus individualidade | ENIM 2013 - Terceiro Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
|
2013 | Celebrando John Dowland - generalidades e singularidades da Era Dourada de música para alaúde em Inglaterra | Jornadas “Mundos e Fundos” 2013
CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012 | A Investigação Vista Pelo Intérprete. Ornamentação na música de Silvius Leopold Weiss – estudo para uma abordagem sistemática | Jornadas “Mundos e Fundos” 2012
CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - 2020/12 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra.
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Autenticidade no Barroco: uma abordagem preliminar à Performance Musical
Orientador
|
Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de
los afectos
Coorientador
|
Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2019/04/30 | XVI Curso Internacional de Música Antiga de ESMAE
XVI ESMAE Internacional Early Music Course (2019/04/14 - 2019/04/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017/10 - 2018/02 | XV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
XV ESMAE International Early Music Course (2018/02/11 - 2018/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/10 - 2017/04 | XIV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
XIV ESMAE Internacional Early Music Course (2017/04/07 - 2017/04/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/10 - 2016/04 | XIII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
XIII International Early Music Course ESMAE/ESML (2016/03/28 - 2016/04/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2014/10 - 2015/04 | XII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
XII International Early Music Course ESMAE/ESML (2015/03/27 - 2015/04/01)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/30 | Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
Presidente do júri
|
Carlos Sánchez Leonardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/02/19 | Videojogos e desenhos animados como veículo da música clássica
Orientador
|
Beatriz Moreira Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/02/19 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra
Orientador
|
Pedro Jorge Marques e Silva Nunes Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/06/12 | Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de casos com as bandas de quatro concelhos.
Arguente
|
Bruno César Pinto Madureira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/04/23 | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos hacia nuevos paradigmas
O gesto e a guitarra clássica: Prolegomena para novos paradigmas
Arguente principal
|
Alfonso Aguirre Dergal (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019/10/03 | Charamelas e Trombetas: Em torno da música na cronística portuguesa dos finais da Idade Média
https://hdl.handle.net/10216/123145
Arguente principal
|
Ana Maria Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/16 | Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa
Arguente principal
|
Veronica Febbi (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | El fagot obligado en las óperas de Agostino Steffani (1654-1728): Análisis y edición crítica
Arguente principal
|
Jose Arsenio Rueda Ocaña (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: Los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de los afectos | Moisés Maroto García (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | A viola da gamba e os temperamentos históricos - para um método de afinar a viola da gamba
Arguente principal
|
Xurxo Lois Varela Díaz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/09/03 - Atual | Diálogos Musicais | |
2020/07/05 - Atual | A coffee with... | Michael Thallium |