Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Hugo Soeiro Sanches
Nomes de citação
- Sanches, Hugo Soeiro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D81B-D8EF-FAD4
- ORCID iD
- 0000-0002-5410-9920
Websites
- https://www.esmae.ipp.pt (Profissional)
- www.surunyo.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
| Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Galego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2014 Concluído | Estudos Artísticos (Doutoramento) Especialização em Especialidade: Estudos Musicais Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal ""Que sonoramente canta". A Música em línguas romance em Portugal no Século XVII. Estudo, edição crítica e interpretação do
                                       MM 229 da Universidade de Coimbra" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2009 - 2012 Concluído | Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal "Ornamentação na música de Weiss - estudo para uma abordagem sistemática" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 19 | 
| 2006 - 2009 Concluído | Música variante Música Antiga - Alaúde (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 20 | 
| 2004 - 2005 Concluído | Psicologia da Música (Pós-Graduação) Universidade do Porto, Portugal | 17 | 
| 1994 - 2000 Concluído | Licenciatura em Música, Variante de Instrumento - Ramo Cordas (guitarra) (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 17 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/07/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
| 2019/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2016 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2013/10 - 2017/09 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | 
| 2009/10 - 2013/09 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/01/01 - Atual | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Investigador
                                     Universidade de Coimbra, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2014 - Atual | Mundos e Fundos Investigador responsável
                                     Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal | Em curso | 
Produções
            Publicações
| Artigo em boletim informativo | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Artística / Interpretação
| Gravação vídeo | 
 | 
| Gravação áudio | 
 | 
| Interpretação musical | 
 | 
| Projeto de som | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2021/11/12 | Mel e Ouro - Os mundos poéticos dos cartapácios seiscentistas de Santa Cruz de Coimbra | X Encontro Nacional de Investigação em Música Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal) | 
| 2021/09/23 | Cânone, Marginalidade e Contexto - (re)cartografando e (re)interpretando a música do passado | I Simpósio Brasileiro de Musicologia – SiBraM Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) & Universidade Federal do Paraná (UFPR). (Plataforma digital, Brasil) | 
| 2019/11/08 | De fuego, y yelo. Os elementos da construção retórica dos discursos poético-musicais nos séculos XVI e XVII. | Jornadas Mundos e Fundos 2019 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2018/11/07 | Ensaladas, Romances e Vilancicos. Um breve olhar sobre a poesia cantada na Península Ibérica nos Séculos XVI e XVII | II Seminário de História da Música - A música de  Coimbra e Lisboa do século XVI A XVIII Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto) | 
| 2018/10/26 | Romances, vilancicos e ensaladas: Uma viagem pela poesia ibérica cantada nos séculos XVI e XVII | Jornadas Mundos e Fundos 2018 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2018/01/13 | Som, palavra e emoção - a música, os seus textos e os seus contextos | A literatura e as outras artes Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. (Coimbra, Portugal) | 
| 2018 | Uma Enselada Ibérica: os fluxos poético-musicais no espaço peninsular antes e após Alcácer Quibir | ALCÁCER QUIBIR: margens e contra-margens  Colóquio internacional FCSH Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Universitário Militar (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/10/27 | Para além do som - a dimensão política e a caracterização de tipos sociais na música de santa cruz de coimbra (ca. 1650) | Jornadas Mundos e Fundos 2017 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2017 | Exploring the evidence of the compositional process in 17th century Portuguese vernacular repertoire - the case study of a romance in Musical Manuscripts 229 and 235 of the Coimbra University General Library. | Tracking the Creative Process in Music 2017 University of Huddersfield/IRCAM (Huddersfield, Reino Unido) | 
| 2017 | Viva Zoão IV! - a música de Santa Cruz de Coimbra no contexto da Restauração da Independência. | VII Festival Internacional de Polifonia Portuguesa - Seminário: O BARROCO E A POLIFONIA EM PORTUGAL Fundação Cupertino de Miranda    (Coimbra, Portugal) | 
| 2017 | "Vindes de guerra ou de paz? - as difusas fronteiras entre devoção, política e teatro na música de Santa Cruz de Coimbra." | Encontro Académico - III Festival Portingaloise 2017 Portingaloise (grupo de investigação e performance em dança histórica) (Vila Nova de Gaia, Portugal) | 
| 2017 | Som, Palavra e Emoção - Retórica e teoria dos afectos no barroco musical. | IV Festival Internacional de Guitarra de Braga  (Braga, Portugal) | 
| 2016 | O voo dos Surunyos - Comunicando o Passado ao Presente. | PORTINGALOISE - FESTIVAL DE INVERNO Curso e Encontro Académico de Danças Antigas Portingaloise (grupo de investigação e performance em danças históricas) (Vila Nova de Gaia, Portugal) | 
| 2016 | Del Archivo al Mundo - Estudio y interpretación de la música vernácula de Santa Cruz de Coimbra | Congresso "Musicología aplicada al concierto: los estudios sobre performance en acción" Universidad Internacional de Andaluzia (Baeza - Espanha, Espanha) | 
| 2016 | Rasuras, borrões e transformações - Evidências do processo composicional no romance Bullicioso entre las flores. | Mundos e Fundos 2016: Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2015 | Concordâncias e discordâncias - Tentando montar o puzzle do MM 229 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra |  (Portugal) | 
| 2013 | Ornamentação na música para alaúde da primeira metade do século XVIII - autoridade versus individualidade | ENIM 2013 - Terceiro Encontro Nacional de Investigação em Música SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal) | 
| 2013 | Celebrando John Dowland - generalidades e singularidades da Era Dourada de música para alaúde em Inglaterra | Jornadas “Mundos e Fundos” 2013 CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2012 | A Investigação Vista Pelo Intérprete. Ornamentação na música de Silvius Leopold Weiss – estudo para uma abordagem sistemática | Jornadas “Mundos e Fundos” 2012 CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019/09 - 2020/12 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. Orientador | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Autenticidade no Barroco: uma abordagem preliminar à Performance Musical Orientador | Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de
                                 los afectos Coorientador | Mestrado em Interpretação Artística - Música Antiga (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018/10/01 - 2019/04/30 | XVI Curso Internacional de Música Antiga de ESMAE
                                 XVI ESMAE Internacional Early Music Course  (2019/04/14 - 2019/04/18) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2017/10 - 2018/02 | XV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
                                 XV ESMAE International Early Music Course (2018/02/11 - 2018/02/15) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2016/10 - 2017/04 | XIV Curso Internacional de Música Antiga da ESMAE
                                 XIV ESMAE Internacional Early Music Course (2017/04/07 - 2017/04/12) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2015/10 - 2016/04 | XIII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
                                 XIII International Early Music Course ESMAE/ESML (2016/03/28 - 2016/04/02) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal | 
| 2014/10 - 2015/04 | XII Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
                                 XII International Early Music Course ESMAE/ESML (2015/03/27 - 2015/04/01) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/07/30 | Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista Presidente do júri | Carlos Sánchez Leonardo (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2021/02/19 | Videojogos e desenhos animados como veículo da música clássica Orientador | Beatriz Moreira Carneiro (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2021/02/19 | Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra Orientador | Pedro Jorge Marques e Silva Nunes Martins  (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2020/06/12 | Bandas civis no terceiro quartel do século XX: Estudo de casos com as bandas de quatro concelhos. Arguente | Bruno César Pinto Madureira (Doutoramento) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2020/04/23 | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos hacia nuevos paradigmas
                                 O gesto e a guitarra clássica: Prolegomena para novos paradigmas Arguente principal | Alfonso Aguirre Dergal (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | 
| 2019/10/03 | Charamelas e Trombetas: Em torno da música na cronística portuguesa dos finais da Idade Média
                                 https://hdl.handle.net/10216/123145 Arguente principal | Ana Maria Santos Oliveira (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2018/07/16 | Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpa Arguente principal | Veronica Febbi (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | 
| 2016 | El fagot obligado en las óperas de Agostino Steffani (1654-1728): Análisis y edición crítica Arguente principal | Jose Arsenio Rueda Ocaña (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2016 | Matemática + retórica = música en el barroco: Los temperamentos alemanes (ca. 1681-1767) y su implicación en la teoría de los afectos | Moisés Maroto García (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
| 2016 | A viola da gamba e os temperamentos históricos - para um método de afinar a viola da gamba Arguente principal | Xurxo Lois Varela Díaz (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal | 
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2020/09/03 - Atual | Diálogos Musicais | |
| 2020/07/05 - Atual | A coffee with... | Michael Thallium | 
